daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Transportes e Infraestruturas

Transportes e Infraestruturas » Rodovias | Ferrovias | Aviação



Reply

 
Thread Tools
Old December 8th, 2007, 05:22 PM   #1
Marco Bruno
Les cites obscures
 
Marco Bruno's Avatar
 
Join Date: Aug 2003
Location: Lisbon
Posts: 7,203
Likes (Received): 357

Autódromo Internacional do Algarve

Algarve vai ter autódromo internacional

Num investimento de cerca de 200 milhões de euros, o Algarve Motor Park, que vai ser implantado numa área de 308 hectares, irá integrar um autódromo internacional, um kartódromo, um parque desportivo, um parque tecnológico e um hotel de cinco estrelas
TEXTO DE FERNANDA PEDRO
Acerca de cinco quilómetros de Portimão, está a nascer um dos maiores projectos do Algarve. Numa área de 308 hectares vai ser construído o Algarve Motor Park, um empreendimento que conta com um autódromo internacional, um kartódromo, um circuito TT, um parque tecnológico, um pavilhão desportivo e um complexo turístico. Um projecto que terá um investimento na ordem dos 200 milhões de euros e que poderá contribuir para que a fórmula 1 volte novamente a Portugal.


Promovido pelo Parkalgar este projecto pretende dinamizar em termos competitivos a região do Algarve. Não só pela construção da pista internacional como das empresas de cariz tecnológico que se poderão instalar ali. A par destes equipamentos, o próprio hotel irá contribuir para a criação de mais postos de trabalho. Com uma área total de construção de 90 mil metros quadrados esta obra será construída numa única fase e de forma muito rápida. Para o efeito, está prevista a conclusão total para Outubro de 2008. A gestão do projecto está a cargo da MACE, uma empresa com larga experiência na engenharia sobretudo nos sectores de infra-estruturas, do imobiliário e da construção.


Paulo Pinheiro, administrador da Parkalgar, refere que este projecto faz todo o sentido no Algarve. “Temos um clima excepcional neste canto do país ao longo de todo o ano e esse é um dos factores mais importantes para o sucesso do projecto. Esperamos 20 mil turistas por ano aqui no Algarve e se complementarmos o autódromo com o parque tecnológico, o pavilhão desportivo e o hotel, são mais-valias que trazemos para a região”, refere o promotor.


A pista principal foi projectada por 65 engenheiros e homologada pela Federação Internacional do automóvel (FIA) e Federação Internacional do Motociclismo (FIM). Trata-se de uma pista que poderá acolher provas e testes para Fórmula 1, GP2, FIA GT, A1GP, Le Mans Series, WTCC, FIA GT, Moto GP, Superbikes, Endurance, Supersport, etc. Só este espaço ocupará uma área de 98 hectares. A pista apresenta diversos desníveis semelhante ao circuito belga de Spa. Terá 4865 metros de perímetro, a recta da meta 956 metros e apresenta 64 variantes do percurso.


No total terá uma ocupação de 80.000 lugares, dos quais 15 mil VIP e 65 mil de bancada. Com peões poderá atingir cem mil. Só a bancada principal terá uma altura de 32 metros o equivalente a um edifício de 10 andares. O Paddock será o maior da Europa com 92.990 metros quadrados. Serão construídas 52 boxes e a nível de infra-estruturas será composto por um espaço de escritórios, uma torre de cronometragem, um «media center», um centro médico, restaurantes, áreas de lazer, helioporto, torre VIP com seis pisos e 30 mil árvores plantadas em redor do circuito.


Já o Kartódromo, aprovado pela comissão internacional de Karting, será instalado uma área comercial, um restaurante, um «paddock» e 30 boxes.


O hotel de cinco estrelas será explorado pela cadeia hoteleira Radisson, a terceira maior do mundo e será constituído por 200 quartos, Spa, «courts» de ténis, piscina e estará localizado a um quilómetro e meio da pista. A exploração turística implica ainda 160 apartamentos com tipologias que vão desde o T1 ao T4.


O parque tecnológico - Algarve Innovation Center, terá uma ligação à pista e, como tal, pode albergar empresas de cariz tecnológico ligadas ao sector automóvel. O complexo desportivo com 16.000 metros quadrados integrará um ginásio, clínica, «squash», Spa e campos de futebol.


Para Carlos Cruz, director da MACE, este projecto constitui um grande desafio não só pelos prazos mas também sob o aspecto tecnológico, “o promotor quer receber aqui todas as provas e a nível técnico temos de estudar as situações possíveis mais avançadas a nível de betumes, de controlo e cronometragem. Por isso, estamos a falar de uma construção de alta complexidade”. Para o responsável, os maiores obstáculos em termos técnicos, além dos prazos, são os três milhões de metros cúbicos de terra entre escavação e aterro, “também a bancada com 400 metros de comprimento em betão armado e finalmente a parte técnica, como a cronometragem ou «media center», requerem tempo em termos de verificação”.


Trata-se, sem dúvida, de um obra complexa e que irá dotar o Algarve e o país de um circuito capaz de acolher novamente as provas de Fórmula 1.


podem consultar os renders aqui, na edição de 8 dezembro 2007:
http://impresa.newspaperdirect.com/epaper/viewer.aspx
Marco Bruno no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old December 8th, 2007, 06:12 PM   #2
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,713
Likes (Received): 21

__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 06:30 PM   #3
Mateus_
Urban rules
 
Join Date: Feb 2007
Location: Paris / Monção
Posts: 1,437
Likes (Received): 2

a ver se volta a F1!
Mateus_ no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 07:09 PM   #4
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,713
Likes (Received): 21

Isso é que era espectacular! Já faz falta!
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 07:26 PM   #5
Mateus_
Urban rules
 
Join Date: Feb 2007
Location: Paris / Monção
Posts: 1,437
Likes (Received): 2

pois ja!
Mateus_ no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 08:36 PM   #6
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 2,000
Likes (Received): 2

Em teoria já está em obras, mas já tentei por varias vezes encontrar fotos dessas obras e não consigi encontrar nada.
Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 08:43 PM   #7
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 2,000
Likes (Received): 2

Ups... desta vez consegui encontrar!!







Encontrei aqui (há mais fotos)

Last edited by Viriatox; December 8th, 2007 at 09:26 PM.
Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 08:45 PM   #8
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 80,322
Likes (Received): 838

boA
__________________
::: Portuguese Forum :::

The Latest Photo Reports: Porto Alto :: Aveiras de Cima :: Rio Maior :: Marinhas do Sal :: Santa Comba Dão :: Tondela


Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 09:05 PM   #9
fidalgo
the mitty
 
fidalgo's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Setuþalmela
Posts: 5,387
Likes (Received): 2916

há duas semanas foi abordado no jornal autosport, e há muito debatido no forum.

O AutoSport dá à estampa esta semana na edição impressa um interessante trabalho sobre o novo autódromo de Portimão, o Algarve Motor Park, onde pode ficar a conhecer em detalhe tudo o que está previsto para aquele empreendimento.

Muito mais do que um simples circuito, o Algarve Motor Park é um moderno e polivalente autódromo, do melhor que vai passar a existir na Europa. Daqui a dez meses já se farão ouvir os motores das potentes Superbikes, mas para que fique a conhecer todos os detalhes, não perca a interessante reportagem desta semana no jornal AutoSport.

Alguns detalhes:

- Investimentos de 200 milhões de euros
- Área de 308 hectares
- Moderno e polivalente autódromo (64 configurações possíveis)
- Kartódromo Internacional
- Parque Tecnológico
- Complexo Desportivo
-Complexo Turístico




200 milhões de euros de investimento, 308 hectares de terreno, cinco equipamentos de excelência que se complementam que têm como âncora um moderno e polivalente autódromo - do melhor que vai passar a existir na Europa. Do sonho à realidade distam agora pouco mais de dez meses. E para que não restam dúvidas, é mesmo aqui em Portugal e ficará pronto já em Outubro do próximo ano. Não acredita? Fomos lá para ver...

Quase sete anos depois de ser apresentado o primeiro esboço, o denominado Algarve Motor Park deixou o papel e começou finalmente a ser projectado no terreno, num processo agora irreversível. Pelo meio, muitas etapas tiveram de ser vencidas: da reformulação do Plano Directório Municipal, que inicialmente só abrangia 42 hectares de zona de equipamento (dos 300 que contemplam a obra); passando pela obrigatória declaração de Interesse Público, só resolvida em 2005; até ao indispensável Estudo de Impacto Ambiental e posterior resolução do Conselho de Ministros para a rectificação do Plano de Pormenor, concedida apenas a 12 de Julho último; e isto para só citarmos as mais importantes. O aspecto positivo desta longa espera foi que tudo foi sendo aperfeiçoado, de tal modo que chegaram a existir dez versões diferentes do circuito até ser encontrada a definitiva, num processo seguido a par e passo pelos responsáveis da FIA e FIM.

Contagem acelerada

Mas, ultrapassadas todas as barreiras burocráticas, o processo tomou o seu rumo normal e entrou mesmo na sua fase mais célere, primeiro com a desmatação e preparação do terreno, iniciada logo em Setembro, e agora com a construção das infra-estruturas, prevendo-se que os primeiros edifícios comecem a ser erguidos já a partir desta semana, também porque o relógio entrou em contagem acelerada, ou não estivesse o prazo de execução de (quase) todo o complexo contratualizado para o início de Outubro do próximo ano, a tempo do novo Autódromo Internacional do Algarve receber a sua primeira prova oficial, o Mundial de Superbikes, a 26 de Outubro.

Projectado na totalidade pela empresa algarvia Parkalgar, num investimento privado que ronda os 200 milhões de euros, o Algarve Motor Park vai ocupará uma área de 308 hectares, estando localizado na serra da Pereira, sítio do Escampadinho, na freguesia da Mexilhoeira Grande, a menos de dez minutos de Portimão e a apenas 4,6 km do nó com a A22 (Via do Infante), de onde nascerá um canal de acesso directo ao futuro Autódromo Internacional de Portimão.

Aquando da nossa visita, na última quinta-feira, estavam ao serviço cerca de 300 trabalhadores e 72 máquinas. Contudo, no pico da obra, a estimativa da Parkalgar é que estejam envolvidas mais de três mil pessoas. Quando em funcionamento, o Algarve Motor Park criará seis centenas de postos de trabalho directos e perto de 1.300 indirectos.


Primeira fase do projecto só não terá Complexo Desportivo

Algarve Motor Park terá inauguração em simultâneo

Todos os equipamento do novo Algarve Motor Park vão ser inaugurados a conta-gotas, à boa maneira portuguesa. «Em boa verdade, esta primeira fase do projecto corresponderá praticamente a todo o Algarve Motor Park, excepção feita ao Complexo Desportivo, que deverá ficar concluído apenas no primeiro trimestre de 2009, embora admita que também o hotel não fique logo concluído a 100 por cento, por tratar-se de uma das obras mais complexas.

Em relação ao Parque Tecnológico, pelo menos um edifício (com 10 mil metros quadrado) estará já em pleno funcionamento, enquanto o resto será depois adaptado à procura», esclareceu Paulo Pinheiro.

Embora tratando-se de um projecto «100 por cento nacional», em termos de concepção e execução, a sua gestão foi entregue à “Mace”, uma multinacional inglesa que tem em mãos obras como o futuro Estádio Olímpico de Londres ou o novo terminal no Aeroporto de Orly, em Paris.

Rentável? Claro que sim

Mas de que modo poderá ser este investimento, de capital 100 por cento privado, rentabilizado no futuro? A pergunta era quase sacramental, mas a resposta não se fez esperar: «Entendo e até compreendo o cepticismo de alguns, embora a maioria das pessoas se esqueça que os autódromos são rentáveis no resto mundo, tudo dependendo da sua gestão.

Este circuito, por exemplo, foi projectado de raiz para ser ocupado de forma contínua ao longo do ano, aproveitando o que de melhor o Algarve tem para oferecer, como o seu clima. É evidente que temos um leque diversificado de actividades previstas, para além das próprias provas nacionais e internacionais, desde apresentações comerciais a track-days, passando ainda por outros eventos que estão a ser preparados, um deles de características bem curiosas», adiantou Paulo Pinheiro. «Objectivamente, cada uma das áreas do projecto foi pensada para ser rentável por si só. E o circuito não será excepção».


Um dos melhores e mais modernos da Europa

Autódromo tem 64 configurações possíveis

O futuro Autódromo Internacional do Algarve foi concebido para ser um dos melhores e mais modernos circuitos da Europa, aliando um conjunto de equipamentos e infra-estruturas que se potenciam mutuamente, concentrando um sem número de possibilidades.

Aproveitando o relevo natural do terreno, a pista apresenta diferentes desníveis logo a partir do final da longa recta da meta (os únicos 965 metros que são efectivamente planos), a fazer lembrar o exigente circuito belga de Spa, sendo talvez o ponto mais impressionante o mergulho de 28 metros previsto para a zona oposta à recta principal, até porque antecederá uma subida com 18 metros! A este constante sobe e desce juntam-se 16 curvas (9 para a direita e 7 para a esquerda) para todos os gostos e… corações que perfazem 31,7 por cento do perímetro total do traçado, com 18 metros de largura na recta da meta e 14 no restante.

Pensado para responder a todas as necessidades, o circuito poderá ter nada menos do que 64 versões diferentes, graças à conjugação de pequenas variantes no seu miolo. Significa isto que a pista pode ir desde os 3.824 metros até aos 4.628, dimensão da versão Grand Prix (GP). Mas se o traçado promete impressionar, a área envolvente não lhe ficará atrás, a começar pelo Padock, que passará a ser um dos maiores da Europa, com uma área de 90 mil metros quadrados, incluindo 56 boxes (o Estoril tem 32), por cima das quais ficarão 56 camarotes VIP, um Media Centre com capacidade para mil jornalistas e, ex-libris do projecto, uma torre VIP, prevista para a parte mais elevada do interior circuito, com cinco pisos e parque de estacionamento na cave, vocacionada sobretudo para empresas ou particulares abastados.

Até 150 mil lugares

Além de uma bancada principal para 16 mil pessoas e zona de peão para cerca de dez a 15 mil espectadores, existirão em redor de todo o traçado um total de 37 módulos que perfazem entre 40 a 45 mil lugares sentados, mas que futuramente poderão ser expandidos (num segundo módulo superior) até um máximo de 150 mil lugares. Também devido ao revelo natural do terreno, o público poderá contar com uma visão bastante alargada, quase periférica, do circuito.


Algarve Motor Park “quer” cinco campeonatos mundiais

Além do Mundial de Superbikes, Superstock (1000cc) e Supersport (600c), a 25 e 26 de Outubro próximo, e da última ronda do PTCC/ITCC, a 1 e 2 Novembro, outras provas estão já em estudo para o Circuito Internacional do Algarve.

A ideia dos responsáveis da Parkalgar é «garantir, de futuro, mais cinco campeonatos mundiais anualmente», podendo estar para breve a confirmação do FIA GT, DTM e WTCC, embora os contactos se estendam também ao GP2, F3, A1 GP, Le Mans Series, World Series by Renault ou MotoGP. Quanto à F1, «essa é uma questão que nos ultrapassa, pois não depende de nós, apesar da pista ficar também apta também a receber esses monolugares».


Kartódromo ou mini-autódromo?



Quando for concluído, o Kartódromo Internacional do Algarve será um dos maiores da Europa, graças aos seus 2.200 metros de perímetro e aos 12 metros de largura constantes da sua pista, quase mais parecendo um mini-autódromo, podendo inclusivamente ali ser disputadas corridas de turismo, além de testes específicos.

Proporcionando um total de 168 combinações possíveis, poderá ter até três pistas a funcionar em simultâneo, apoiadas por um Paddock próprio com 600 metros quadrados e 30 boxes, além de área comercial, restaurante e parque de estacionamento para 960 carros.


no diario da republica
http://dre.pt/pdf1sdip/2007/10/19000/0702107036.pdf

e ainda
http://www.iambiente.pt/IPAMB_DPP/docs/RNT1334.pdf
fidalgo está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 09:37 PM   #10
daniel322
Registered User
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 20,842
Likes (Received): 312

Quote:
Originally Posted by fidalgo View Post
faz lembrar um pouco o traçado do Autódromo Fernanda Pires da Silva (Estoril)

daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 09:38 PM   #11
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 2,000
Likes (Received): 2

Render da futura Torre Vip, situada na zona central do circuito:



E este edificio é o que se ve acima e a direita no render que colocou o fidalgo (a linha verde clara). Acho que pertence ao parque tecnologico a ser criado, mas não tenho a certeza.



Panorâmica (pena a foto ser pequenina):


Last edited by Viriatox; December 8th, 2007 at 10:16 PM.
Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 10:04 PM   #12
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,713
Likes (Received): 21

Bom projecto! Podiam era ter investido mais pois 200 milhões de euros não dão para muito!
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 10:30 PM   #13
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 2,000
Likes (Received): 2

Também já se sabe quem vai gerir o hotel.

Rezidor abre dois Radisson no Algarve em 2009

Presstur 19-11-2007 (15h27) Em 2009 o grupo hoteleiro Rezidor vai abrir dois hotéis Radisson no Algarve, e até essa altura, vai abrir 20 mil quartos, contando com mais uma unidade em Paris (França), uma em Yalta (Ucrânia), uma em Brno (República Checa) e outra em St. Helens (Reino Unido).

Em comunicado, o presidente e CEO da empresa, Kurt Ritter, diz-se “particularmente orgulhoso dos novos hotéis em Portugal, que representam passos importantes para o nosso crescimento no Sul da Europa”.

As duas unidades serão um hotel Radisson e um Radisson residence, ambos em Portimão e com abertura prevista para o terceiro trimestre de 2009.

O Radisson Hotel Portimão terá 192 quartos, dois restaurantes, um bar, facilidades para congressos e incentives, uma área de lazer com piscine interior e exterior, e facilidades de Spa & Wellness e um campo de ténis.

A unidade está inserida no projecto Algarve Motor Park, o qual inclui uma pista de corridas, para receber eventos nacionais e internacionais, uma pista de karting, um parque de lazer e tecnológico, e uma unidade de apartamentos turísticos, gerida pela Rezidor, o Radisson Residence Portimão, que vai contar com 160 apartamentos de quatro tipologias (entre os 55 e os 180 metros quadrados), uma área de lazer, uma área de recepção e um restaurante, que serve pequenos almoços. (...)
Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 10:31 PM   #14
mynuster
E.I.!
 
mynuster's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Viseu
Posts: 7,878
Likes (Received): 26

grande projecto! excelente!
__________________
mynuster no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 10:42 PM   #15
JGuerreiro
world citizen
 
JGuerreiro's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Mozambique
Posts: 518
Likes (Received): 0

Very good ALLgarve!

Vá lá que este projecto arrancou, o centro de estágios do Erikson é que nem vê-lo devido as burocracias.
JGuerreiro no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2007, 11:52 PM   #16
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia
 
Daniel_Portugal's Avatar
 
Join Date: Sep 2005
Location: PORTO Metro Area
Posts: 28,503
Likes (Received): 31

como com pouco dinheiro se consegue fazer um alta projecto como este!

parabens! excelente!
__________________
pila
Daniel_Portugal no está en línea   Reply With Quote
Old December 9th, 2007, 01:01 AM   #17
encarnado
Bending Realities...
 
Join Date: Nov 2007
Posts: 1,917
Likes (Received): 2

Com este projecto espero que consigam com que a F1 volte a Portugal.
Andaram a fazer tanta porcaria no Autodromo do Estoril e nada.
__________________
Remember, remember, the fifth of November, gunpowder treason and plot. I know of no reason why the gunpowder treason should ever be forgot. Ideas do not bleed, they do not feel pain...
encarnado no está en línea   Reply With Quote
Old December 9th, 2007, 01:03 AM   #18
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,713
Likes (Received): 21

Pois, o caso do Autódromo do Estoril foi uma vergonha!
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old December 9th, 2007, 01:05 AM   #19
Tom_Lisboa
Registered User
 
Tom_Lisboa's Avatar
 
Join Date: Jul 2007
Location: Lisboa
Posts: 1,123
Likes (Received): 1

este projecto ja eh velho .. ouve-se flar nele a anos ..

e infelizmente .. creio q sera mto dificil a volta da f1 .. acompanho .. e acho q a tendencia eh ir para garndes paises (tirando os tradicionais, feito hungria) .. d qualquer jeito .. eh mto dificil em um pais como pt .. onde ja mostrou uma vez ser incapaz .. voltar a ter. espero mto q tenha .. torço memso .. mas acho q vai ser dficil.
__________________
re
Tom_Lisboa no está en línea   Reply With Quote
Old December 9th, 2007, 01:06 AM   #20
encarnado
Bending Realities...
 
Join Date: Nov 2007
Posts: 1,917
Likes (Received): 2

Depois de tanto dinheiro lá enterrado com reconstruções, arranjos e remendos e a F1 não voltou.
A ver se em Portimão não cometem os mesmos erros e fazem tudo como deve ser.
__________________
Remember, remember, the fifth of November, gunpowder treason and plot. I know of no reason why the gunpowder treason should ever be forgot. Ideas do not bleed, they do not feel pain...
encarnado no está en línea   Reply With Quote


Reply

Tags
algarve, autódromo, internacional, portimão

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 10:55 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu