daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 2 votes, 5.00 average.
Old January 21st, 2008, 07:21 AM   #81
Raphael_San
Registered User

Raphael_San's Avatar

Likes (Received): 17

Em relação aos faróis , semáforos ou sinais como são conhecidos por nós capixabas, o sistema será como você disse, os VLTs não precisarão parar, os semáforos fecharão para os carros priorizando a passagem dos bondes. Não sendo influenciados por sinalizações ou tráfegos, eles andarão com velocidade média de 60 km/h, que é uma coisa rara aqui em Vitória, principalmente nos horários mais caóticos.
Raphael_San no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old February 9th, 2008, 11:36 PM   #82
Raphael_San
Registered User

Raphael_San's Avatar

Missão francesa chega a Vitória para conhecer
o Plano de Mobilidade Urbana

Chega a Vitória, neste domingo à noite (10), uma missão da Agence Française de Développement (AFD). Na segunda (11) e terça-feira (12), eles vão conhecer o Plano de Mobilidade Urbana, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória e que inclui como alternativa de transporte urbano o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A AFD é uma agência francesa com sede em Paris e representação no Brasil que financia projetos que tem como uma das condições a redução de emissão de gás carbônico e a contenção do processo de aquecimento global, segundo explicou o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera.

Os franceses farão uma visita técnica que inclui a realização do percurso do VLT, proposto pela Prefeitura de Vitória. Segundo Frizzera, a missão é importante para que a AFD avalie técnica e financeiramente a viabilidade de financiar a implantação do metrô de superfície na cidade. A missão é constituída por Xavier Hoang, expert em Transports Urbains na sede da AFD em Paris; Olivier Godron, diretor da agência residente da AFD em Brasília; Antoine Grimaud, encarregado de projeto da agência residente da AFD em Brasília e Eric Bouvard, assistente técnico em Desenvolvimento Urbano da Embaixada da França no Brasil.

A AFD, cuja filial foi instalada no ano passado em Brasília, é um banco público voltado para financiar, com juro baixo e longo prazo de amortização, projetos de países em desenvolvimento. No Brasil, a agência francesa mostrou-se interessada em investir nas áreas de habitação, saneamento e mobilidade urbana, tendo como princípio o desenvolvimento sustentável. Segundo informações divulgadas no site do Ministério das Cidades, normalmente os projetos financiados pela agência custam entre 30 e 50 milhões de euros.

O projeto da Prefeitura propõe dois traçados para o VLT: um que ligará Jardim América ao Terminal de ônibus de Laranjeiras, na Serra, e outro ligando esse ao Terminal de Vila Velha. Serão construídas 37 estações, sendo quatro subterrâneas, das quais três no centro de Vitória - Praça Getúlio Vargas, Praça Oito, Parque Moscoso - e uma no Shopping Vitória. O metrô de superfície tem capacidade para carregar 400 passageiros por viagem, totalizando 20 mil por hora. O VLT está orçado em R$ 920 milhões para a Região Metropolitana. (Angèle Murad)
Old February 10th, 2008, 01:43 AM   #83
tnq13
Registered User

Likes (Received): 4

O que me dá raiva é o governo vendendo gato por lebre! VLT é VLT! Metrô é Metrô! Mas eles teimam em querer enganar a população...
tnq13 no está en línea   Reply With Quote
Old February 10th, 2008, 01:46 AM   #84
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Likes (Received): 27

Pois é, aí é complicado.
Bucs no está en línea   Reply With Quote
Old February 10th, 2008, 10:40 AM   #85
Rafael_Rosato
Registered User

Rafael_Rosato's Avatar

Likes (Received): 441

Eu quero ver tudo isso pronto de pertoooooo(e de dentro tbm )!!!!!!!!

E com o crescimento da metropole, almentam-se as linhas de VLT(assim espero)... Vitoria que ja deve ser linda(ainda nao conheço ) com VLT e esse projeto(LINDO!) nao preciso nem concluir...
Quando a metro, nao vejo nescessidade nem agora, nem em curto e medio prazo, mesmo com um forte crescimento... os VLTs resolvem bem os problemas(logico sempre melhorando e almentando o numero de linhas) ...

Quote:
Originally Posted by tnq13 View Post
O que me dá raiva é o governo vendendo gato por lebre! VLT é VLT! Metrô é Metrô! Mas eles teimam em querer enganar a população...
Realmente! Chato isso, estraga a campanha do projeto... mais como ja falaram aqui, o importante é que a cidade vai ganha o VLT!!!!!!!!!

Last edited by Rafael_Rosato; February 15th, 2008 at 02:13 AM.
Rafael_Rosato no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 02:40 AM   #86
pedrovitoria
Registered User

pedrovitoria's Avatar

Likes (Received): 2

Ótimo esse projeto, apesar de que eu duvide de que saia.
pedrovitoria no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 03:55 PM   #87
João Paulo
Vitória/Vila Velha-Brazil

João Paulo's Avatar

Likes (Received): 77

Acho fantástico o projeto mas tenho lá minhas dúvidas se vai sair do papel, embora o momento de se pensar neste tipo de transporte alternativo deve ser agora já que se batido o martelo o sistema só se implantaria daqui há uns 4 ou 5 anos ou seja melhor pensar antes do que o aparecimento de um verdadeiro caos no transporte coletivo da Grande Vitória.
João Paulo no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 04:15 PM   #88
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 622

Essa é a calçada dos meus sonhos! Quando será que vão fazer algo parecido?

Essas paradas foram copiadas de SP?
São bem parecidas com nossas paradas de ônibus.
Olhem:

Last edited by Tlag; February 11th, 2008 at 05:07 PM.
Tlag no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 06:45 PM   #89
Raphael_San
Registered User

Raphael_San's Avatar

Realmente, muito parecido.
Old February 11th, 2008, 06:48 PM   #90
Raphael_San
Registered User

Raphael_San's Avatar

Franceses têm pré-disposição em construir metrô da Grande Vitória

Folha Vitória

Os membros da Agence Française de Développement (AFD), que estão no Estado desde a noite deste domingo para conhecer o plano de mobilidade urbana de Vitória, estão "pré-dispostos" em investir na construção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Vitória. A revelação é do secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Táurio Tessarolo, que esteve reunido com os franceses na manhã desta segunda-feira.

"Há algum tempo eles já haviam demonstrado interesse no projeto. Então, há uma pré-disposição em nos apoiar. Mas não teremos uma resposta imediata. Eles estão aqui para conhecer a cidade e estudar a viabilidade financeira do metrô", explicou, ressaltando que um projeto da prefeitura já teria constatado essa viabilidade.

A AFD é uma agência francesa com sede em Paris e representação no Brasil que financia projetos que tem como uma das condições a redução de emissão de gás carbônico e a contenção do processo de aquecimento global.

A comissão fica no Estado até a noite desta terça-feira. "Eles devem deixar Vitória já com um posicionamento claro sobre a viabilidade do projeto", afirmou o secretário, confirmando, no entanto, que ainda não há previsão para uma segunda visita.

A missão é constituída por Xavier Hoang, expert em Transports Urbains na sede da AFD em Paris; Olivier Godron, diretor da agência residente da AFD em Brasília; Antoine Grimaud, encarregado de projeto da agência residente da AFD em Brasília e Eric Bouvard, assistente técnico da Embaixada da França no Brasil.
Old February 11th, 2008, 06:55 PM   #91
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Likes (Received): 62

Bem... Na Europa os VLTs são conhecidos como "metrôs leves", correto ?

Se o VLT for concorrente dos ônibus em algumas linhas e for um transporte de mais qualidade, acho que pode sim substituí-los nessas linhas.

Agora, claro que o tronco não deve ser o VLT. Ainda mais em uma cidade que ainda há de crescer muito, como Vitória.
Old February 12th, 2008, 02:06 AM   #92
Vitor_RMGV
Registered User

Vitor_RMGV's Avatar

Likes (Received): 21

Quote:
Originally Posted by tnq13 View Post
Vitor, acho que construir um Metrô é besteira por causa da demanda e pra quem falou, acredito que embora não seja segregada, a faixa do VLT é só pro VLT, penso que os faróis serão controlados de tal maneira que o VLT não precise parar neles... acredito que o VLT funcione mais ou menos como um corredor de ônibus é de média capacidade e acho que é suficiente pra cidade, sem contar que ajuda a deixar a cidade mais bonita, mas daqui 10 anos acho que não via ter pra onde correr, tem que ser metrô, mesmo!
Em questão à faixa exclusiva do VLT...
Vitória já tem Avenidas pequenas de no máximo 3 faixas para cada sentido, como a Avenida Nossa Senhora da Penha, Avenida Vitória, Avenida Saturnino de Brito, Avenida Fernando Ferrari, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes... Bom, umas dessas vias simplesmente se tornarão uma simples avenida de 2 faixas pra cada sentido com um bonde circulando no meio, e nao adianta pensar em Avenida grande em Vitória pq não temos espaço... Nunca haverá uma "Presidente Vargas" ou uma "Nova de Julho" em Vitória, nem se a cidade tiver 6 milhões de habitantes... Isso é um motivo grande pelo qual sou contra esse VLT, o projeto é bonito, sim, é chamativo, também... Porém nao acho que seja útil como um VLT deveria ser para uma cidade

Em questão aos 10 anos, considerando o tempo que levará pra ele ser discutido, como já está sendo, como por exemplo por nós aqui no SSC, o tempo que levará pra começarem as obras depois de aprovado e o tempo que levará pra essas obras terminarem... OBS: SE NÃO PARAREM NO ANDAMENTO!!!
e o caos que viverá a cidade com homens trabalhando no meio da Reta da Penha, Fernando Ferrari e na Avenida Vitória durante esse tempo todo... Será que vale a pena mesmo? Até ficar tudo prontinho esses 10 anos serão suficientes? Eu acho que não... Pq do jeito que a GV cresce, eu diria que nisso a mesma estaria com uns 1,8 milhões...
Vitor_RMGV no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2008, 02:25 AM   #93
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 1648

Vitor, hoje a Grande Vitória já possui 1,7 habitantes.
RodrigoVix está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 12th, 2008, 02:28 AM   #94
Vitor_RMGV
Registered User

Vitor_RMGV's Avatar

Heheh... Então minhas fontes são velhas...
Digamos uns 2 milhões então?
Old February 12th, 2008, 02:30 AM   #95
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 1648

Daqui 10 anos a população da Grande Vitória crescerá muito mais que isto!
RodrigoVix está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 12th, 2008, 01:41 PM   #96
Joas
Registered User

Joas's Avatar

Likes (Received): 4536

Só sai VLT se o prefeito de Vitória virar Governador do estado em 2010. Caso contrário fica tudo no papel e na boa intenção. Política é fogo.
Joas no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2008, 05:29 PM   #97
Raphael_San
Registered User

Raphael_San's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vitor_RMGV View Post
Em questão à faixa exclusiva do VLT...
Vitória já tem Avenidas pequenas de no máximo 3 faixas para cada sentido, como a Avenida Nossa Senhora da Penha, Avenida Vitória, Avenida Saturnino de Brito, Avenida Fernando Ferrari, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes... Bom, umas dessas vias simplesmente se tornarão uma simples avenida de 2 faixas pra cada sentido com um bonde circulando no meio, e nao adianta pensar em Avenida grande em Vitória pq não temos espaço... Nunca haverá uma "Presidente Vargas" ou uma "Nova de Julho" em Vitória, nem se a cidade tiver 6 milhões de habitantes... Isso é um motivo grande pelo qual sou contra esse VLT, o projeto é bonito, sim, é chamativo, também... Porém nao acho que seja útil como um VLT deveria ser para uma cidade

Em questão aos 10 anos, considerando o tempo que levará pra ele ser discutido, como já está sendo, como por exemplo por nós aqui no SSC, o tempo que levará pra começarem as obras depois de aprovado e o tempo que levará pra essas obras terminarem... OBS: SE NÃO PARAREM NO ANDAMENTO!!!
e o caos que viverá a cidade com homens trabalhando no meio da Reta da Penha, Fernando Ferrari e na Avenida Vitória durante esse tempo todo... Será que vale a pena mesmo? Até ficar tudo prontinho esses 10 anos serão suficientes? Eu acho que não... Pq do jeito que a GV cresce, eu diria que nisso a mesma estaria com uns 1,8 milhões...

Vitor, em relação ao tempo de discussão do projeto... já passou, o projeto é de 2003. Foi comprovada a vialbilidade do sistema e se ainda não saiu é por falta de vontade política do governador, veja o caso da nova ponte que ligará Vitória a Vila Velha, foi discutido??? Foi apresentado à população??? O governador disse que a ponte só sairá com participação federal??? Claro que não!!! Eles simplesmente resolveram construir e pronto... ano que vem as obras já começam. E tem algo me dizendo que essa pressa na construção da ponte é justamente pra abafar o projeto do VLT, agora a desculpa do governo vai ser a falta de recursos devido ao gasto com a nova ponte.

Sobre o caos nas nossas avenidas caso o projeto saia, o que você prefere? Fazer agora enquanto a população é de 1,7 milhão ou você vai esperar ultrapassar os 2 milhões para fazer alguma intervenção??? Eu não me importaria em pegar engarrafamentos durante um ano por causa de obras de melhorias no trânsito, pior é você pegar engarrafamentos sempre e não ver nada sendo feito.
Old February 12th, 2008, 06:35 PM   #98
Vitor_RMGV
Registered User

Vitor_RMGV's Avatar

Quote:
Originally Posted by Raphael_San View Post

Vitor, em relação ao tempo de discussão do projeto... já passou, o projeto é de 2003. Foi comprovada a vialbilidade do sistema e se ainda não saiu é por falta de vontade política do governador, veja o caso da nova ponte que ligará Vitória a Vila Velha, foi discutido??? Foi apresentado à população??? O governador disse que a ponte só sairá com participação federal??? Claro que não!!! Eles simplesmente resolveram construir e pronto... ano que vem as obras já começam. E tem algo me dizendo que essa pressa na construção da ponte é justamente pra abafar o projeto do VLT, agora a desculpa do governo vai ser a falta de recursos devido ao gasto com a nova ponte.

Sobre o caos nas nossas avenidas caso o projeto saia, o que você prefere? Fazer agora enquanto a população é de 1,7 milhão ou você vai esperar ultrapassar os 2 milhões para fazer alguma intervenção??? Eu não me importaria em pegar engarrafamentos durante um ano por causa de obras de melhorias no trânsito, pior é você pegar engarrafamentos sempre e não ver nada sendo feito.
Por mais que esse projeto seja de 1980... ou 2003, ele foi apresentado no final do ano passado, eu lembro nas eleições quando ele disse que fará um metrô de superfície, mais na época nem me importei, pq pra mim isso nao ia acontecer nunca no mandato dele... E mesmo se aqui nao fosse o Brasil, e nao houvesse essa sacanagem toda da política, e se esse VLT fosse mesmo se tornar realidade em breve, antes do projeto ser apresentado, eu nao iria dar opinião nenhuma, pq eu nao sabia que tal linha passará no meio da Reta da Penha, no meio da Fernando Ferrari e no meio da Av. Vitória, estreitando nossas avenidas e ainda sim querendo por VLT em uma das faixas da 3ª ponte, nossa, oque mais me dá raiva é essa idéia de fazer a 3ª ponte de vítima do VLT também... Se fossem vias exclusivas para os trens sem alteração nenhuma no trânsito de veículos, tudo bem.

"E tem algo me dizendo que essa pressa na construção da ponte é justamente pra abafar o projeto do VLT"

Concordo com vc, e acho isso bom...

Quanto à pergunta que me fizeste, eu prefiro que se esqueça esse VLT, e comecem a pensar em um metrô metropolitano subterrâneo que daqui a uns anos comece a se tornar realidade, um VLT também não seria tão breve assim, um metrô será mais útil e segurará o trânsito por muito mais tempo, e esse lance aí de que é caro, e de que o solo é rochoso, é pq estamos no Brasil mesmo, esses caras tem muito dinheiro, bastante... A pobre Fernando Ferrari tá em contrução e quando estiver bonitinha já vão quebrar ela denovo pra por esses bondes...

Last edited by Vitor_RMGV; February 12th, 2008 at 06:51 PM.
Old February 12th, 2008, 06:48 PM   #99
Vitor_RMGV
Registered User

Vitor_RMGV's Avatar

Aliás, seria um sonho entrar na estação Jardim da Penha, trocar de linha na estação da Curva da Jurema (Shopping Vitória) e depois só sair em Itaparica...
Old February 12th, 2008, 09:17 PM   #100
BrunoVix
Registered User

BrunoVix's Avatar

Likes (Received): 1297

Franceses estão prontos para investir no VLT

VLT vai começar a ser construído por Vitória

Quase dois meses depois da apresentação dos estudos de viabilidade sobre o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) ou metrô de superfície, o projeto teve mais um avanço. A novidade é que pela proposta as obras vão começar pela capital.

O anúncio foi feito ontem durante a visita de uma comitiva francesa, da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), um banco público francês que veio com a missão de conhecer o projeto e avaliar a viabilidade técnica e financeira.

Tanto o secretário de Desenvolvimento da Cidade de Vitória, Kleber Frizzera, quanto o secretário de Mobilidade Urbana e Assuntos Metropolitanos de Vitória, Taurio Tessarolo, disseram que a tendência é começar as obras pelos locais onde há maior fluxo de passageiros: avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha.

Só que eles destacaram que essa certeza só virá com o projeto de execução. “É certo que comece pela capital, mas é possível, que as obras sejam feitas simultaneamente em vários pontos de Vitória”, destacou Frizzera.

Sobre qual seria o primeiro município contemplado com a ligação, Frizzera ponderou: “Essa resposta depende da questão técnica, financeira e da decisão política”.

Quanto ao prazo, eles explicaram que é possível fazer o projeto de execução em até um ano, embora ainda não dê para afirmar quando essa etapa deve começar.

“A vinda da comitiva representa uma fase intermediária, entre a apresentação dos estudos, em dezembro, e o começo do projeto executivo”, observou Taurio.

Feito o projeto executivo e havendo recursos liberados, a estimativa é que a obra seja feita em dois anos em todo o traçado, que vai cortar mais de 30 bairros na Grande Vitória, interligando os terminais de Laranjeiras, na Serra, centro de Vila Velha e Jardim América (Cariacica).

Embora o processo licitatório seja internacional, o tempo previsto para abrir a concorrência é de 90 dias. A partir daí, o prazo é de 18 meses para produzir os equipamentos e entregá-los.

“Hoje temos duas grandes empresas, uma francesa e outra canadense, fornecedoras desses tipos de vagões. Em dezembro viajei para a França onde visitei a empresa Alstom”, contou Frizzera.

Já Taurio lembrou ainda que o tempo da obra vai depender das características de cada local. “A implantação depende de obstáculos físicos, das condições do solo”, disse.

Franceses estão prontos para investir

Com uma avaliação positiva sobre o metrô de superfície, os franceses estão prontos para investir no desenvolvimento do projeto. Isso significa colocar dinheiro para financiar a obra, estimada em R$ 920 milhões, e possibilitar a interligação entre os municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha pelos trilhos.

“O projeto é de grande qualidade ao imaginar o que vai ser a cidade daqui a 10, 20 anos. Assim, podem ser tratados alguns problemas antes que se tornem muito graves. Nesse sentido, é um projeto estratégico não só para a cidade de Vitória, mas para toda a região”, disse o engenheiro de projetos Xavier Hoang, da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Para a liberação de recursos, a comitiva da instituição – composta ainda pelo diretor Olivier Godron e o encarregado de missão Antoine Grimaud – apresentou duas condições.

Uma delas segue um dos princípios da Agência, que é o de financiar projetos que proporcionem a redução da poluição atmosférica. Essa também é uma das metas da Prefeitura de Vitória, com a implantação do metrô.

A outra exigência é que haja um consenso entre prefeituras, governos estadual e federal para a execução do projeto.

Questionados se, caso as duas condições sejam atendidas, a AFD vai financiar o metrô, Olivier respondeu prontamente.

“Evidentemente. Somos um banco de desenvolvimento público, como o BNDES no Brasil, e nós mostramos em Curitiba, por exemplo, que podemos agir rapidamente e ser bastante competitivos em relação a outros bancos que vão emprestar fundos.”

Olivier observou, ainda, que o fato de haver representação da agência em Brasília facilita o diálogo entre as partes interessadas.

Xavier acrescentou que a AFD trabalha de maneira descentralizada e acompanha de perto a execução do projeto. “É importante que o metrô traga ganhos para todos, sejam os usuários, sejam os parceiros atuais e futuros”, destacou.

Eles conheceram o projeto numa reunião na Prefeitura, durante a qual o prefeito João Coser falou sobre a proposta do município e os secretários Táurio Tessarolo e Kleber Frizzera expuseram aspectos técnicos do projeto, como o traçado do metrô.

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules