daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 2 votes, 5.00 average.
Old February 15th, 2008, 11:10 PM   #121
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 8

Se der tudo certo, a mesma empresa que for fazer o VLT de VIX vai ser a mesma que vai construir o VLT de BSB, isso é claro se não existirem concorrentes.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 16th, 2008, 06:20 AM   #122
juniorzzi
on my way to the OR trail

juniorzzi's Avatar

Likes (Received): 2125

Pelo que pde observar, a Alston praticamente domina essa área de construção de todo tipo de metrô, VLT, monorail...
juniorzzi no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2008, 06:48 AM   #123
Pesquisadorbsb
BANNED

Mas acho que o MP não vai querer deixar que a concorrência seja direcionada apenas para uma empresa.
Old February 16th, 2008, 04:49 PM   #124
Raphael_San
Registered User

Raphael_San's Avatar

Likes (Received): 15

Tomara que fique entre a Alstom e a Siemens, pra mim, as duas melhores do setor.
Raphael_San no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2008, 10:01 PM   #125
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

Quote:
Originally Posted by Raphael_San View Post

Você está falando da primeira etapa das obras??? De acordo com a matéria as obras seriam iniciadas por Vitória, priorizando os trechos de maior fluxo de veículos como as avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha, nos outros municípios as obras só começariam após uma captação maior dos recursos destinados ao projeto, aí já com participação das próprias prefeituras envolvidas, dos governos estadual e federal.

Agora se você está querendo saber sobre o trajeto percorrido, o primeiro trecho do sistema irá do Terminal Laranjeiras até o final da Reta da Penha, e de acordo com os técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento, a intenção é construir a estação central justamente nesse ponto que fará a bifurcação da linha, não tenho certeza, a qualidade do mapinha na versão pdf não ficou muito boa, mas pelo que eu entendi uma seguirá por cima pegando a 3ª Ponte em direção à Vila Velha, e a outra seguirá por um trecho misto, sendo subterrâneo da estação central até o início da avenida Vitória e também no Centro de Vitória, e sendo de superfície durante todo o trajeto da avenida Vitória e 5 Pontes, seguindo até o fim da linha já em Cariacica.

5 Pontes? Interessante... ela vai ficar então exclusiva para o VLT??

Quanto à travessia do VLT para VV, acho improvável que ele cruze a baía através da 3a ponte, mas sim utilizando a "quarta ponte" (túnel rodoferroviário, sobre o leito do canal).
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2008, 05:09 AM   #126
juniorzzi

juniorzzi's Avatar

Presidente Lula recebe Projeto do Metrô da Grande Vitória orçado em R$ 915 milhões

O presidente Luis Inácio Lula da Silva, os ministros da Educação, Cidades e Transportes, Fernando Haddad, Márcio Fortes e Alfredo Pereira do Nascimento, respectivamente, participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço para implantação do sistema de esgoto sanitário de Santo Antônio e outros 21 bairros adjacentes.

Na solenidade, realizada no início da tarde desta terça-feira, no Palácio Anchieta, o prefeito João Coser e o prefeito em exercício Sebastião Balarini informaram que o investimento será de R$ 44.486.556,40 e tornará a cidade de Vitória na primeira capital do país a contar com 100% de esgoto tratado.

João Coser aproveitou a ocasião para fazer um pedido ao presidente. Ele entregou o projeto básico do Veículo Leve sobre Trilhos, conhecido popularmente como metrô de superfície, cujo valor para implantação em toda Grande Vitória está orçado em R$ 915 milhões. “Temos mais de 500 mil pessoas que circulam na cidade. A construção do metrô de superfície não é mais uma idéia. Estamos conversando com o ministro Márcio Fortes. O Estado e os municípios têm capacidade de financiamento, pois o investimento gira em torno de R$ 900 milhões e R$ 1 bilhão. Queremos agir de forma preventiva antes que o deslocamento seja comprometido”, disse.

O presidente, por sua vez, depois de deixar o Palácio Anchieta, onde almoçou com autoridades políticas do Estado, afirmou que a construção do metrô de superfície é uma necessidade de Vitória. Ele também incentivou o prefeito a intensificar a idéia em torno do projeto executivo do metrô . "Se você tem o projeto executivo que possa rapidamente providenciar financiamento e a licitação, a obra tende a ficar pronta com rapidez".

O presidente Lula lembrou que as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador estão com obras do metrô em andamento. “Ao finalizar esta fase vamos analisar novos projetos para outras cidades”, comentou. “Se atuarmos na hora certa, certamente nós vamos facilitar a vida das pessoas que moram na Grande Vitória, fazendo com que os trabalhadores cheguem em casa mais cedo".
Old February 20th, 2008, 05:59 PM   #127
tnq13
Registered User

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by Ar-Nimruzîr View Post

5 Pontes? Interessante... ela vai ficar então exclusiva para o VLT??

Quanto à travessia do VLT para VV, acho improvável que ele cruze a baía através da 3a ponte, mas sim utilizando a "quarta ponte" (túnel rodoferroviário, sobre o leito do canal).
SOB, né, já que é um túnel??

Uma coisa que me irrita é chamar o VLT de METRO! NÃO É METRO! me irrita os governantes vendendo gato por lebre.
tnq13 no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2008, 07:19 PM   #128
Joas
Registered User

Joas's Avatar

Likes (Received): 1912

Quote:
Originally Posted by tnq13 View Post

Uma coisa que me irrita é chamar o VLT de METRO! NÃO É METRO! me irrita os governantes vendendo gato por lebre.
Na Europa esse tipo de transporte é chamado de metrô tambem.
Não importa se terá 1000 km ou 1 km de extenção, é a mesma coisa.
Joas no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2008, 09:29 PM   #129
Pesquisadorbsb
BANNED

Eu não sei, mas observo que no centro das grandes cidades estão querendo tirar os transporte individual (carros e motos), aqui em Brasília tem espaço de sobra para fazerem os estacionamentos remotos (junto com as estações de metrô, vlt e vlp) se realmente isso acontecer, a guerra que existe de carros disputando vagas no centro do plano piloto vai acabar.

E acredito que o mesmo vai acontecer com Vitória entre outras. E com certeza vai haver um grande ganho de qualidade de vida. Menos poluição e mais saúde.
Old February 21st, 2008, 01:20 AM   #130
juniorzzi

juniorzzi's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post
Eu não sei, mas observo que no centro das grandes cidades estão querendo tirar os transporte individual (carros e motos), aqui em Brasília tem espaço de sobra para fazerem os estacionamentos remotos (junto com as estações de metrô, vlt e vlp) se realmente isso acontecer, a guerra que existe de carros disputando vagas no centro do plano piloto vai acabar.

E acredito que o mesmo vai acontecer com Vitória entre outras. E com certeza vai haver um grande ganho de qualidade de vida. Menos poluição e mais saúde.
Esse é um dos motivos que levou a AFD a querer fianciar o projeto....
DIminuição nas emissoes de gases estufa....
Old February 21st, 2008, 01:56 PM   #131
Ar-Nimruzîr

Ar-Nimruzîr's Avatar

Quote:

Sim, é um túnel, porém vai ser construído sobre o leito do canal; ou seja, vai utilizar secções pré-moldadas, que serão fixadas no fundo do canal.
Old February 22nd, 2008, 05:07 AM   #132
tnq13
Registered User

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post

Acho que não é assim tão simples... tem um cara aqui do fórum, mesmo que mora em Brasília e deu o exemplo da rotina dele, mostrando que o carro é muito mais interessante pra ele, pois o tempo é muuuuito menor que usar metro pra ir até o trabalho dele, não lembro quem foi.

Se o sistema tiver intervalo muito grande e for muito cheio, as pessos continuarão usando carro... tem que ser algo muito bem feito para funcionar...
tnq13 no está en línea   Reply With Quote
Old February 22nd, 2008, 08:26 AM   #133
Rz Vix
Registered User

Likes (Received): 0

Concordo com Ramos...
Existem vários pontos neste projeto que poderiam ser revistos e corrigidos...Vix merece algo maior...o problema q enfrentamos de congestionamento e deficiencia de transporte publico não será resolvido com essa linha de VLT...
Algum dos problemas que identifiquei e acho q poderiam mudar:
*o alargamento da Av. Beira Mar...aquele canteiro gigante no meio das pistas será um local abandonado...já q o VLT está no subsolo, pq esse canteiro não passa p o lado do canal criando um parque linear...mas não, continua uma calçada...
* qual o valor arquitetonico dos armazens do porto?????? NENHUM!!! Pq eles não são demolidos de uma vez liberando uma mega área para any coisas melhores do que eles...Vix não possui uma relação com o mar, nao existe relacao ilha-mar-continente, e esse projeto engessa isso mais ainda, ao manter o armazem como estação....
Quando a Terceira Ponte foi feita-inaugurada, foi vista como exagero...como Ramos disse, não acho q o VLT atenderia a demanda...
Rz Vix no está en línea   Reply With Quote
Old February 22nd, 2008, 08:27 PM   #134
Raphael_San
Registered User

Raphael_San's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rz Vix View Post
Concordo com Ramos...
Existem vários pontos neste projeto que poderiam ser revistos e corrigidos...Vix merece algo maior...o problema q enfrentamos de congestionamento e deficiencia de transporte publico não será resolvido com essa linha de VLT...
Algum dos problemas que identifiquei e acho q poderiam mudar:
*o alargamento da Av. Beira Mar...aquele canteiro gigante no meio das pistas será um local abandonado...já q o VLT está no subsolo, pq esse canteiro não passa p o lado do canal criando um parque linear...mas não, continua uma calçada...
* qual o valor arquitetonico dos armazens do porto?????? NENHUM!!! Pq eles não são demolidos de uma vez liberando uma mega área para any coisas melhores do que eles...Vix não possui uma relação com o mar, nao existe relacao ilha-mar-continente, e esse projeto engessa isso mais ainda, ao manter o armazem como estação....
Quando a Terceira Ponte foi feita-inaugurada, foi vista como exagero...como Ramos disse, não acho q o VLT atenderia a demanda...

Ninguém aqui disse que o VLT seria solução ou que o projeto sozinho atenderia a demanda. Concordo quando você diz que precisaríamos de algo maior, mas dentro de nossa realidade, esse projeto é que tem chance de alcançar maior êxito, e de sair em menor tempo. Você concordou com o Ramos porque cometeu o mesmo erro dele, apenas viu as imagens e não procurou ler todo o projeto.

Os ônibus não serão extintos da cidade, continuarão existindo, só que nos trechos de maior demanda, como na Fernando Ferrari, Reta da Penha e Centro, em vez de permitir que trocentas linhas de ônibus pecorram as avenidas, invadindo todas as faixas, sempre lotadas e contribuindo para os engarrafamentos, algumas linhas do Transcol (os municipais continuarão existindo), serão substituídas pelo VLT, sendo que cada veículo poderá transportar até 400 passageiros, com intervalos de 3 à 5 minutos entre um e outro e com prioridade total no trânsito, ou seja, não precisarão disputar espaço com os carros nem parar nos semáforos, e isso é muita coisa!!!

Pra muita gente, principalmente para quem só usa o carro, essas mudanças podem representar nada, mesmo com o VLT os engarrafamentos continuarão existindo, mas para o trabalhador que depende do transporte coletivo, a possibilidade de poder usufruir de um transporte que seja rápido, seguro, pontual e confortável já será uma grande vitória. A intenção da prefeitura é essa mesmo, ela espera que as pessoas aqui da capital que utilizam o carro começem a perceber que não serão afetados pelo trânsito quando utilizam o VLT, e dessa forma, passarão a utilizar mais o transporte coletivo. Com menos carros nas ruas e somado às outras intervenções na rede viária da RM e que já foram anunciados pela prefeitura e pelo governo, a tendência é que os engarrafamentos diminuam, mas volto a dizer que nenhum dos projetos anunciados representam a solução final dos problemas viários da capital.

Sobre o alargamento da Beira-mar e a utilização dos armazéns do Porto concordo inteiramente com você, agora sobre a relação de Vitória com o mar, ela existe, se está engessada é porque alguns de nossos governantes não são capacitados no assunto, o sistema aquaviário não deu certo porque as ligações feitas pelas barcas eram mal planejadas, as pessoas esperam eficiência, se mostrarem algo eficiente, todo mundo vai utilizar.
Old February 23rd, 2008, 09:43 AM   #135
Pesquisadorbsb
BANNED

Quote:
Acho que não é assim tão simples... tem um cara aqui do fórum, mesmo que mora em Brasília e deu o exemplo da rotina dele, mostrando que o carro é muito mais interessante pra ele, pois o tempo é muuuuito menor que usar metro pra ir até o trabalho dele, não lembro quem foi.

Se o sistema tiver intervalo muito grande e for muito cheio, as pessos continuarão usando carro... tem que ser algo muito bem feito para funcionar...
Mas isso vai depender dos deslocamentos, por exemplo, se realmente o sistema funcionar aqui em Brasília, em vez da pessoa utilizar o carro para ir ao Park Shopping, vai utilizar o VLT, agora, para compras em padarias, com certeza não funciona né, o percusso é muito pequeno, uns 250 metros e olhe lá.

E nesse caso, nenhum sistema no mundo funciona para distancias inferiores a 500 metros.
Old February 23rd, 2008, 04:04 PM   #136
juniorzzi

juniorzzi's Avatar

pow, vcs usam carro pra percorrer distancias de 250m?
Old February 26th, 2008, 03:22 AM   #137
Vitor_RMGV
Registered User

Vitor_RMGV's Avatar

Likes (Received): 13

Tirar linhas do Transcol eu nao acho que seja uma boa idéia... Por mais que hajam várias linhas hoje, quem sair de casa pra pegar um transcol na Dante Micheline, vai pegar um transcol na Dante Micheline, e o problema não será a lotação dos ônibus, já que o VLT iria diminuir essa massa, mais sim seria o maior tempo que demorariam os ônibus para passarem, oras, se já demora 30 min pra passar um transcol indo pro terminal de VV, se tirar mais linhas demorará mais ainda...
Vitor_RMGV no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2008, 01:39 PM   #138
Ar-Nimruzîr

Ar-Nimruzîr's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vitor_RMGV View Post
Tirar linhas do Transcol eu nao acho que seja uma boa idéia... Por mais que hajam várias linhas hoje, quem sair de casa pra pegar um transcol na Dante Micheline, vai pegar um transcol na Dante Micheline, e o problema não será a lotação dos ônibus, já que o VLT iria diminuir essa massa, mais sim seria o maior tempo que demorariam os ônibus para passarem, oras, se já demora 30 min pra passar um transcol indo pro terminal de VV, se tirar mais linhas demorará mais ainda...

O VLT deve reduzir a presença dos Transcols "amarelos" (inter-terminais). Por outro lado, linhas perimetrais devem ser em sua maioria mantidas, além da criação de diversas linhas alimentadoras.

Um transporte sobre trilhos, ao contrário do que muitos pensam, não compete com ônibus: quando bem planejado e integrado, ambos os sistemas se complementam!
Old February 26th, 2008, 02:24 PM   #139
Joas
Registered User

Joas's Avatar

Likes (Received): 1912

Eu não consigo entender ainda porque já não colocaram em circulação os ônibus bi-articulados nas principais rotas na GV., só tem articulados. O que o Vitor falou será realidade, menos ônibus e com intervalo maior. Quem faz a festa são os trombadinhas que ficam nas proximidades dos pontos e os passageiros cada vez mais atemorizados e por mais tempo, até chegar o primeiro ônibus. Tem gente que pega qualquer ônibus, mesmo que seja de uma rota mais longa apenas para sair do ponto.

" VLT URGENTE ".
Joas no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2008, 10:38 PM   #140
Raphael_San
Registered User

Raphael_San's Avatar

Será um tremendo erro de planejamento se as linhas que passam em Camburi, como o Vitor mencionou, forem reduzidas. O corte terá que ser nas linhas onde o VLT passará, acredito que será assim, pois a maior parte dos ônibus do Transcol são via Reta da Penha. Em Camburi só passam 4 linhas, os Terminais: - Itacibá, Vila Velha, Campo Grande e Dom Bosco, este último será extinto quando o terminal for desativado, ou seja, só teremos 3 linhas via Camburi. Se todas essas linhas da Dante Michelini passassem a ser articuladas (só o Terminal Campo Grande que é), com certeza reduziríamos as lotações, eu moro em Jardim Camburi, eles passam em frente da minha rua e o único horário em que os ônibus não passam lotados é a partir das 21 hs, mesmo assim as linhas que passam no shopping Vitória passam sempre cheios.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules