daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old December 26th, 2007, 03:59 AM   #1
Escher
Registered User

Escher's Avatar

Likes (Received): 2

Rodovia Interoceânica: Rio Branco/Acre - Puerto Maldonado/Peru

Fiz essa viagem semana passada, de Rio Branco até Puerto Maldonado no Peru. Depois peguei um avião a Cusco, já que não tinha tempo nem pessoal disposto a enfrentar esse trecho de carro, que é muito complicado e que, devido ao asfaltamento, está mais perigoso ainda.

Ainda em Rio Branco

Senador Guiomard, a uns 40km de RB

Paisagem típica do trecho brasileiro, muitas fazendas.

A estrada é assim o tempo todo, praticamente. Entre Brasiléia e Assis Brasil, que é o trecho mais novo, é mais estreita. Achei um absurdo, pois foge completamente do padrão das rodovias federais que é de 3,75m pra cada faixa, fora acostamento. Imagina o que a empreitera não faturou... (e quem deveria fiscalizar tb!!)

Brasiléia/Epitaciolândia (não soube dizer em qual das 2 estava, não tem indicação). Essas duas cidades fazem fronteira com a Bolívia e quem vai para o Peru tem que parar na Polícia Federal daqui para registrar a saída do país. Uma das coisas mais bizarras que já vi, pois não há nada informando isso, não há qualquer fiscalização disso e ainda temos mais 110km de estrada até o Peru!! Ou seja, quem não sabe, descobre ao entrar no Peru que tem que dar meia volta e voltar 110km pra carimbar o passaporte!!!!

Ponte com sinal pois só passa 1 sentido por vez.

Lembram da estorinha acima sobre a burocracia?? Pois é, está aqui o posto para a Aduana Integrada pronto, completamente ÀS MOSCAS pois não há pessoal suficiente!!! Mais uma demonstração para o que serve a CPMF!!

Ponte da Integração

Lado peruano, Iñapari. Notem que a estrada meio que acaba, entra na cidade. Aqui outra bagunça, você tem que achar na cidade o posto de Imigração e dar entrada no passaporte. Depois na saída da cidade a aduana onde você pega a autorização para rodar com o carro no país. Eles colam um adesivo no vidro autorizando. Logo depois, um bloqueio da Policia Nacional onde uns guardas com um "papo esquisito" te liberam depois de ouvir que somos "solamente turistas".

Rua de Iñapari

"Seu Madruga", o chefe da Aduana.

Saindo de Iñapari, temos 100km de estrada bem parecidos com o do Brasil, mas melhor sinalizados e a estrada mais larga. (Parece que a Odebrecht não conseguiu economizar aqui). Os outros 100km até Maldonado estão em asfaltamento e por isso é um pouco tumultuado, muitas máquinas na pista, sistema PARE/SIGA toda hora, o que acaba multiplicando o tempo de viagem.

Propagando do governo sobre a estrada.

Não é uma trincheira, é um quebra molas!!! Tem vários nesse trecho ainda sem obras mas são todos sinalizados.

Trecho que passa por uma das poucas vilas no caminho.

Balsa para cruzar o rio Madre de Dios (rio Madeira no Brasil). Puerto Maldonado fica do outro lado.

Podemos ver os pilares construídos da ponte. Parece que a obra está parada há anos, apesar do governo brasileiro já ter liberado todo o dinheiro para a construção. Conversando com uns políticos locais em Cusco, me falaram que não ficará pronta tão cedo! Parece que será estaiada ou suspensa, e os cabos encomendados na Europa foram esquecidos no tempo sem tratamento, no "ameno" clima amazônico. Resultado, apodreceram e vão ter que ser feitos novos!!! Ahhhh, adoro o Terceiro Mundo!!!

Aqui começa outra novela. Como os carros brasileiros pagam o dobro dos peruanos para cruzar (não me perguntem por que!!), quando a gente chega inicia-se um alvoroço entre os balseiros pois todos querem levar nossos carros!! Depois de 20 minutos do porto parado por causa da disputa, tive que sair do carro e quase parti pra grosseria com o "responsável" pelos embarques. Aí então conseguimos embarcar.

Street view de Puerto Maldonado!! Deve haver 20 motos e 15 tak-taks pra cada carro, sem exagero!!

Minhas reflexões da viagem:

1) Não adianta asfaltar e dizer que será um novo eixo de exportação nacional. É preciso readequar a estrada em vários trechos, principalmente nas cidades e inclusive em trechos recém construídos, que estão estreitos até para uma caminhonete. O esperado tráfego de caminhões demandará um arco rodoviário em Brasiléia/Epitaciolândia, não há como as cidades absorverem isso (até uma ponte com só 1 sentido por vez tem!!). A mesma coisa vale para Puerto Maldonado.

2) Os dois governos têm que negociar procedimentos/regras comuns a fim de fazer funcionar a Aduana Integrada, que já está pronta. A precariedade em que se encontra hoje o procedimento aduaneiro inviabiliza qualquer intercâmbio comercial mais firme entre os dois países.

3) O governo brasileiro tem que pressionar o peruano para agilizar o término da ponte sobre o Madre de Dios, que foi financiada por ele juntamente com o resto da estrada. Isso me foi afirmado pelos próprios peruanos, dentre os quais os únicos contra o projeto são os balseros, que obviamente não tem por que ter opinião diferente.

Quanto a viagem, foi excelente! Depois vejo de arranjo um tempo para colocar as fotos de Cusco, que me surpreendeu!!
Escher no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 26th, 2007, 04:08 AM   #2
Inconfidente
Chile Edition

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 708

Realmente a infra é péssima, o Peru deveria investir mais na estrada. Pois para ir à praia é muito mais fácil o acreano ir ao pacífico do que ir ao atlântico, com a estrada boa, alguma cidade litorânea do Peru se beneficiaria bastante.

Já o Brasil deveria pensar melhor porque estrada sem duplicar é só mais um gargalo. Solução para exportar produtos do Acre, só com uma ferrovia mesmo.
Old December 26th, 2007, 04:23 AM   #3
danielsale
Registered User

danielsale's Avatar

Likes (Received): 1

caramba! recorrido muito legal, so que realmente essa estrada do pacifico para funcionar como tal vai demorar no minimo 10 anos pelo que vi pelas fotos falta quase tudo.
danielsale no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2007, 04:59 AM   #4
Kléston
Registered User

Kléston's Avatar

Likes (Received): 0

Muito legal o relato... Como você citou a respeito da ponte, difícil entender porque na mesma estrada uma ponte passa um carro por vez e a nova com quatro faixas..
Outra coisa.. muito segura essa balsa da travessia... =PP

Mas tá loco, essa região é a cara do Paraguai aqui pros lados de Foz..
Até os carros são TODOS os mesmos..
Kléston no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2007, 05:32 AM   #5
Davizão AC
DAVI

Davizão AC's Avatar

Likes (Received): 84

Eu já havia tirado algumas fotos da estrada do pacífico há alguns anos mas só até iñapari mesmo, pois em 2005 ainda não tinham começado o asfaltamento no lado peruano. Estou muito ancioso para ir daqui de Rio Branco até Cusco de carro. Bom sobre o que você falou é verdade, aquela ponte que tem somente um sentido por vez é a que separa Epitaciolândia de Brasiléia, bastante antiga por sinal mas pelo o que o governo daqui do acre vem falando nessa estrada, é quase certo que logo logo irão construir uma ponte decente alí. Sobre a largura da estrada isso é realmente complicado. O problema é a quantidade de dinheiro que é gasto numa obra daqui... A nossa região é considerada a pior do Brasil e uma das piores do mundo para se construir uma estrada. O material granular (solo) é péssimo, a região é umida, chuvas intensas, é acidentada, com grandes areas de varzeas, inundações e enchentes.
Além disso, na nossa região, não se produz brita, cimento, asfalto, mantas, macadames hidraúlicos... enfim, nada vem daqui, somente a areia...

Quote:
caramba! recorrido muito legal, so que realmente essa estrada do pacifico para funcionar como tal vai demorar no minimo 10 anos pelo que vi pelas fotos falta quase tudo.
A previsão da estrada estar completamente asfaltada no Peru é até 2010.
Old December 26th, 2007, 06:09 AM   #6
gusbrum
Registered User

gusbrum's Avatar

Likes (Received): 446

Muito boas fotos, e tambem gostei do estilo jornalistico delas...
Gostei tambem das suas impressões sobre a estrada. Muito bom trabalho. Parabens.
gusbrum no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2007, 06:44 AM   #7
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 1700

Poxa, que bacana! A gente aqui perto louco pra fazer essa viagem e vc já fez... eheh...
Ficaram muito legais as fotos e todo o relato da viagem, bem detalhado mesmo, parece uma reportagem da Quatro Rodas.
Confesso que fiquei meio decepcionado com o que vi, pois as imagens que eu tinha visto dessa rodovia são de áreas como aquela da ponte, onde a pista tem quatro faixas, tudo pintadinho, cheio de placas pra todo lado, etc. E as fotos de Puerto Maldonado que eu já tinha visto mostravam uma cidade um pouco mais bem cuidada que essa que eu acabei de ver. Enfim, essa coisa da pista mais estreita que o normal, ponte onde só passa um sentido por vez, a desorganização na fronteira (dos dois lados), essa discriminação de carro brasileiro pagar o dobro, a ponte que era pra estar pronta mal começou e nem tem previsão pra terminar, enfim, achei um pouco desanimador...

Mas é como alguém aí disse, acho que ainda vão uns 10 anos pra esse "eixo de integração" se tornar um de fato. Até porque não dá pra querer que uma região que era o "fim da linha" nos dois países até pouco tempo atrás se transforme de forma tão intensa e tão rápida sem uma séries de "ajustes" que só o tempo e uma boa dose de competência administrativa (que infelizmente não é o forte de nenhum dos dois países) poderão trazer.

E só uma correção: o Rio Madre de Diós não é o Madeira. O Rio Madeira é formado pelos rios Mamoré e Beni, ambos provenientes da Bolívia.

No mais, parabéns pela "reportagem" e obrigado por compartilhar conosco.
Old December 26th, 2007, 01:07 PM   #8
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 19

Uau...fantástico!!!
Eu sempre sonho em fazer essa viagem, uma pena que não foste de carro de Puerto Maldonado até Cusco, é nesse trecho que ocorre toda a transição da selva para as pedras. Poxa, estavam em 2 carros com tração 4x4, bem que poderiam ter ido de carro hein! hehehehehe
Bem, mesmo assim fico muito satisfeito em ver as imagens...e me conforta que ainda não vi ninguém conhecido fazer a viagem por completa.
Old December 26th, 2007, 03:34 PM   #9
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Likes (Received): 94

Muito show!!!

Fantástica viagem e fotos! Eu fico delirando só de pensar que talvez algum dia eu faça uma viagem destas! O que mata realmente é essa corrupção desenfreada!! Aff!

Aguardo ansioso pra ver as fotos de Cuzco!
sdçs..
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2007, 03:47 PM   #10
Rondon
:)

Rondon's Avatar

Likes (Received): 774

Gostei de saber como andam as obras da rodovia. Pelo que fiquei sabendo, até de noite trabalham na pavimentação!

Não sei se observaram, mas numa das fotos estão construindo uma ponte (com a placa de "Peligro"), quer dizer, vamos também olhar os pontos positivos.

PS: e Senador Guiomard está a 25 km de Rio Branco, e não 40...
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2007, 03:54 PM   #11
Rondon

Rondon's Avatar

Quote:
Originally Posted by mcuri View Post
Minhas reflexões da viagem:

1) Não adianta asfaltar e dizer que será um novo eixo de exportação nacional. É preciso readequar a estrada em vários trechos, principalmente nas cidades e inclusive em trechos recém construídos, que estão estreitos até para uma caminhonete. O esperado tráfego de caminhões demandará um arco rodoviário em Brasiléia/Epitaciolândia, não há como as cidades absorverem isso (até uma ponte com só 1 sentido por vez tem!!). A mesma coisa vale para Puerto Maldonado.
A ponte só com um sentido fica entre o Brasil e a Bolívia, fora da Interoceânica (portanto, sem nenhum problema para rodovia). Por ela não passam caminhões e nem ônibus (justamente para inibir a atividade descontrolada de sacoleiros).

Ah, e outra coisa: o trecho brasileiro passa por manutenção constante.

Last edited by Rondon; December 26th, 2007 at 04:00 PM.
Old December 26th, 2007, 03:59 PM   #12
Rondon

Rondon's Avatar

Quote:
Originally Posted by danielsale View Post
Mas vê fotos é diferente de estar lá...

As obras, assim como qualquer outra estrada no mundo, tem diversas frentes de trabalho. O que vc viu aí é apenas uma frente de pavimentação e construção, existe várias outras em diferentes partes da rodovia.
Old December 26th, 2007, 04:04 PM   #13
Rondon

Rondon's Avatar

Quote:
A readequação agora é jogar dinheiro fora. Pra quê readequar agora, se a estrada ainda não tem esse fluxo todo de caminhões.

Readequa agora pra daqui a três anos... aí quando chegar lá, a estrada vai estar toda deteriorada. Aí vão ter que fazer tudo de novo...

É planejamento.
Old December 26th, 2007, 05:14 PM   #14
will .
Registered User

will .'s Avatar

Likes (Received): 89

ah...que viagem

um dia gostaria de fazer isso

bom thread
will . no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2007, 06:42 PM   #15
Escher
Registered User

Escher's Avatar

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
E só uma correção: o Rio Madre de Diós não é o Madeira. O Rio Madeira é formado pelos rios Mamoré e Beni, ambos provenientes da Bolívia.

No mais, parabéns pela "reportagem" e obrigado por compartilhar conosco.

Obrigado BR 364!! Só para esclarecer um pouco mais, o Madre de Diós entra na Bolívia, onde é afluente do Beni. Que mais tarde se junta com o Mamoré para formar o Madeira!
Old December 26th, 2007, 06:46 PM   #16
Escher
Registered User

Escher's Avatar

Quote:
Originally Posted by CH View Post
Uau...fantástico!!!
Eu sempre sonho em fazer essa viagem, uma pena que não foste de carro de Puerto Maldonado até Cusco, é nesse trecho que ocorre toda a transição da selva para as pedras. Poxa, estavam em 2 carros com tração 4x4, bem que poderiam ter ido de carro hein! hehehehehe
Bem, mesmo assim fico muito satisfeito em ver as imagens...e me conforta que ainda não vi ninguém conhecido fazer a viagem por completa.
Pois é cara, por mim eu ia mesmo. Algumas pessoas que foram comigo já fizeram de carro até Lima, as fotos são impressionantes!! Mas o tempo era curto porque meu motivo principal da viagem foi um casamento em Rio Branco!
Old December 26th, 2007, 06:54 PM   #17
Escher
Registered User

Escher's Avatar

Quote:
Originally Posted by BIG_PVH View Post
A ponte só com um sentido fica entre o Brasil e a Bolívia, fora da Interoceânica (portanto, sem nenhum problema para rodovia). Por ela não passam caminhões e nem ônibus (justamente para inibir a atividade descontrolada de sacoleiros).

Ah, e outra coisa: o trecho brasileiro passa por manutenção constante.
BIG PVH, a ponte que tem na foto não é a ponte Internacional com a Bolívia, que também tem passagem pra só um veículo. É a ponte que liga Brasiléia e Epitaciolândia, ou seja, quem vai para Assis Brasil tem que passar nela!!

Quanto a manutençao do trecho, a estrada está lisinha. Mas fica perigosa à noite no trecho entre Brasiléia/Assis Brasil pois os caminhões ocupam um pouco mais da metade da pista (pista estreita) e pelo menos metade do trecho não conta com qualquer sinalização horizontal.
Old December 26th, 2007, 07:00 PM   #18
Rondon

Rondon's Avatar

Eu tinha esquecido desta ponte
Fotos tiradas por mim hein...

Ponte entre as cidades de Brasiléia e Epitaciolândia (são limítrofes), e são grudadas também com Cobija (as três cidades são grudadas)

Brasiléia a esquerda da ponte e Epitaciolândia pra cá da ponte
Cobija-Bolívia não aparece na foto

Old December 26th, 2007, 07:01 PM   #19
Rondon

Rondon's Avatar

Neste thread aqui
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=502569
Old December 26th, 2007, 11:24 PM   #20
Arquivista
Goldfinger

Arquivista's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
A estrada é assim o tempo todo, praticamente. Entre Brasiléia e Assis Brasil, que é o trecho mais novo, é mais estreita. Achei um absurdo, pois foge completamente do padrão das rodovias federais que é de 3,75m pra cada faixa, fora acostamento. Imagina o que a empreitera não faturou... (e quem deveria fiscalizar tb!!)

Furo um pneu ou o carro da problema(Será que o seguro me acha num lugar desses), lá vai eu jogar o carro no meio do mato Acostamento é importante Oderbrecht !!!!!!!

Quote:
Brasiléia/Epitaciolândia (não soube dizer em qual das 2 estava, não tem indicação). Essas duas cidades fazem fronteira com a Bolívia e quem vai para o Peru tem que parar na Polícia Federal daqui para registrar a saída do país. Uma das coisas mais bizarras que já vi, pois não há nada informando isso, não há qualquer fiscalização disso e ainda temos mais 110km de estrada até o Peru!! Ou seja, quem não sabe, descobre ao entrar no Peru que tem que dar meia volta e voltar 110km pra carimbar o passaporte!!!!
A coisa mais maluca que já vi !!!

ººMas muito bom o relato que você deu sobre as condições e impressões da viagem. Já serve de aviso pra quem vai se aventurar pra esses bandas de lá.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules