SkyscraperCity Forum banner

[SP-ABC] São Caetano - Bairro Barcelona

39K views 34 replies 30 participants last post by  Robert_Cyber 
#1 ·
São Caetano do Sul - SP
Bairro Barcelona



O Bairro Barcelona é um dos 15 bairros da cidade de São Caetano do Sul, no Grande ABC, em São Paulo.

Apresenta forte presença de descendentes dos imigrantes espanhóis que ali se radicaram, resultando daí o nome do bairro.

Foi loteado pela Sociedade Anônima Fábrica Votorantim, no começo dos anos 20. No total setenta quadras, até hoje um dos mais extensos loteamentos de São Caetano. A Votorantim chegou a construir várias casas negociadas diretamente com os pioneiros moradores.

O centro comercial do bairro, que se concentra basicamente no eixo da Rua Taipas, foi revitalizado recentemente, com troca do mobiliário urbano e nivelamento de calçadas. É servido, nessa parte do centro comercial, por duas linhas municipais e duas linhas intermunicipais, além de muitas outras linhas que passam pela Avenida Goiás e Rua Alegre.

Vamos às fotos:


1 - Comércio na Rua Taipas



2 -



3 - Os novos pontos de ônibus, com um mapa esquemático das linhas de ônibus.



4 - O mapa das linhas (já vandalizado :eek:hno:)



5 - Novas placas de rua



6 - Algo que foi muito bem feito, aproveitaram o terreno da linha de transmissão da Eletropaulo, e fizeram um grande parque linear



7 -



8 -



9 -



10 - Esse parque linear se estende por quase todo o terreno da Eletropaulo, até a estação de trem de São Caetano.



11 - Tótem com informações sobre o bairro



12 - E um mapa do comércio na Rua Taipas



13 - Cruzamento da Rua Taipas com a Rua Oriente, principal cruzamento dessa parte do bairro



14 -



15 -



16 -



17 -



18 - Nos cruzamentos secundários, não há nada de mais.



19 -



20 -



21 -



22 -



23 - Escola Estadual 28 de Julho



24 -



25 - Praça da escola



26 -



27 - Mapa completo de São Caetano (a cidade é muito pequena mesmo!)



28 - Divisão dos bairros



29 - Destaque para o Bairro Barcelona (também vandalizado :()



30 - Mapa em um ponto de táxi



31 - Igreja Ortodoxa Ucraniana



32 - Casinhas nas ruas secundárias



33 -



34 - Rua Flórida x Rua Oriente



35 - Rua Flórida



36 - Calçadas niveladas



37 - Onde termina a parte nova



38 - Rua Alegre. Termina na...



39 - Divisa com Santo André



Espero que tenham gostado.
 
See less See more
40
#3 ·
é, o urbanismo é excelente, mas as construções ficam devendo, a minha impressão sobre São Caetano se resume a isso com raras exceções.

O Nome antigo do Bairro Barcelona, era "Ressaca".

A Prefeitura de São Caetano trabalha bem, tem muito dinheiro, e vem gastando bem há tempos, além disso, é uma cidade de 140.000 habitantes e 14 Km2, muito pequena se comparada com as próprias vizinhas, Santo André, e São Bernardo.

Valeu Lipe, ótimas as fotos!
 
#7 ·
Muito bom o urbanismo, quando estibe em SC reaprei na troca de calçadas, achei que era só no centro, mas pelo visto é em toda a cidade, legal!

Achei os semáforos bem estilosos, só que um pouco baixos, um caminhão mais alto leva ele embora...

E muito boa essa idéia do parque linear, isso poderia ser copiado em outras cidades

Ah, a cidade precisa de mais árvores tb, ou melhor, árvores até que em, mas são muito mirradas, as ruas deveriam ser repletas de grandes árvores

Valeu pelas fotos, lipe
 
#15 ·
Belas fotos!

O que eu mais gostei é do calçamento do cruzamento da foto 22. Já a pintura do cruzamento da foto 14 é de extremo mal gosto, claro, na minha opinião. Também gostei das novas placas de ruas, ficaram bem legais, ainda que pudessem conter mais informações.

Valeu Lipe :D
Também achei algumas cores um pouco "extravagantes", principalmente porque tenho problemas para enxergar vermelho e azul juntos.

Obrigado pelos comentários :)
 
#17 ·
A primeira vez que fui a São Caetano gostei muito, achei o centro da cidade bem limpo e organizado.Quanto a esse bairro(O barcelona), eu não conhecia. Gostei do conceito de parque linear, em outras cidades da grande SP isso ajudaria na não formação de favelas nos terrenos da CPTM, gostei da Igreja Ortodoxa Ucraniana(aqui em Carapicuíba tem uma Russa que segue esse mesmo estilo, qualquer dia eu posto uma foto dela) e no geral achei o bairro bem agradável pena o vandalismo! Obrigado por nos mostrar + essa parte da cidade Felipe:eek:kay:
 
#19 ·
Eu também nem sabia da existência desse bairro, só conheci porque peguei por um tempo a linha de ônibus Sacomã - Santo André, que passa por esse bairro, e achei muito peculiar, por isso decidi mostrar.

Obrigado pelos comentários :eek:kay:
 
#21 ·
A prefeitura de São Caetano está de parabéns mesmo!!
O urbanismo desta cidade é magnífico!!! Calçadas próprias, sinalizações bem feitas e sobre tudo as informações sobre a cidade e os bairros por todos os lados!!
Eu adoro a Av. Goias. Praticamente aquela Av é a cidade de São Caetano!!
Eu gostei de ver como eles são "ufanistas", colocando o nome da cidade em tudo!!!
Só achei que o shopping de São Cateano poderia ser melhor... :lol:
Mas não tem problema. Tem dois gigantes em Santo André que é rapidinho para ir :nuts:
Ahhh as casas de rock ai de SCS é show também!!
:cheers:
 
#22 · (Edited)
cara,
Por que eu nunca vejo esses moleques pixando e destruindo bens públicos / privados?
Gostaria de ter essa sorte.

Parabéns pelas fotos.

Realmente SCS investe bastante em urbanismo.
Falta vida cultural na cidade, creio eu, e bons restaurantes, embora tenha alguns, e bons setores comerciais..

O terreno enorme da antiga cerâmica bem que poderia ser usado para criação de museus / teatros ou coisas relacionados à vida cultural, ou um bom setor comercial que não fosse um shopping, qualquer coisa interessante fora levantar mais um bairro novo no último espaço existente na cidade para se fazer algo interessante.
 
#23 ·
SCS realmente é uma ótima cidade pra se morar. Boa educação, bom sistema de saúde, bom urbanismo (poderia ser melhor, mas comparado com as cidades vizinhas é um paraíso). Mas não é uma cidade que "impressiona" pela sua beleza. São construções normais, porém dentro de uma ótima cidade, bem cuidada e com niveis de qualidade de vida altíssimos.

Resumindo: como diria o Chaves, "Não é assim, nooossa, que cidade bonita, que linda que é essa cidade"...mas é legal :)

Valeu lipe pelas fotos!
 
#27 ·
Andei pelo Barcelona por uns tempos, quando a empresa na qual eu trabalhava (EDS) tinha um escritório lá (no antigo Buso Palace).
Fizeram um trabalho excelente de urbanismo.
Só tenha cuidado ao atravessar na faixa de pedestres. Nesta hora você se lembra que está no Brasil e os motoristas não respeitam as leis de trânsito. :eek:hno:
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top