daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Portugal em Imagens > Lisboa

Lisboa Área Metropolitana de Lisboa

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

View Poll Results: Qual a melhor zona?
Restelo/Pedrouços 3 13.64%
Belém 6 27.27%
Lapa 6 27.27%
Telheiras/Parque dos Principes 5 22.73%
Quinta do Lambert/Parque Europa 2 9.09%
Alta de Lisboa 1 4.55%
Campo de Ourique 6 27.27%
Olivais/Encarnação 3 13.64%
Alvalade 7 31.82%
Areeiro/Alameda 4 18.18%
Anjos/Arroios 2 9.09%
Estefania 2 9.09%
Entrecampos 2 9.09%
Avenidas Novas/Picoas 6 27.27%
São Sebastião/Bairro Azul 6 27.27%
Braamcamp/Avenida 5 22.73%
Parque das Nações 12 54.55%
Chiado 7 31.82%
Baixa 3 13.64%
Bairro Alto/Bica 3 13.64%
Costa do Castelo/Alfama 3 13.64%
São Bento/Principe Real 7 31.82%
Santos/Madragoa 1 4.55%
Mouraria/Socorro 1 4.55%
Torel/Pena 3 13.64%
Graça 2 9.09%
Alto de Santo Amaro/Alcantara 2 9.09%
Benfica/Carnide 1 4.55%
Laranjeiras/Quinta dos Barros 3 13.64%
Outro 2 9.09%
Multiple Choice Poll. Voters: 22. You may not vote on this poll

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old January 13th, 2008, 11:47 PM   #1
marcoaraujo
Registered User

Likes (Received): 0

Qual a melhor zona para se viver em Lisboa?

Sei que faltam aí muitas zonas... mas estas custumam destacar-se pela positiva

Sponsored Links

Old January 13th, 2008, 11:51 PM   #2
napolit
Registered User

Parque das naçoes, por ter um urbanismo muito bom, boas comunicaçoes por transporte público, por ser o bairro com mais zona verde, por ser o único bairro onde pode-se passeiar em bicicleta e passeiar sem problemas de carros e por ter o único centro comercial que gosto do mundo (por a sua beleza, nao porqeu goste das lojas!), além de ter uma das vistas mais lindas de Lisboa.

Das outras opçoes, nao gostava muito de nenhuma delas. Gosto de bairros como Alameda ou Alvalade, mas nao gostava de viver na Avenida da Liberdada, nem na Avda Fontes Pereira de Melo. Também nao gostava na Baixa (tal e como está agora, sem ser totalmetne peadonalizada). O mesmo com o Chiado. Das Amoreiras para viver, também nao gostava muito. Gosto de Saldanha (especialmente Avenida Valbom), o problema é que há muitos carros e a muita velocidade nesse bairro.
napolit no está en línea   Reply With Quote
Old January 14th, 2008, 12:14 AM   #3
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Likes (Received): 214

apesar de aparentemente ser a mais poluída da capital, adorava ter um apartamento na Avenida da Liberdade! Tem o charme e a classe que mais nenhuma outra tem em Lisboa!
Old January 14th, 2008, 12:15 AM   #4
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Likes (Received): 2

Baixa da cidade claro. Viver na Baixa da cidade é um luxo, e se esta está desertificada não é certamente pela falta de interesse que tem, mas sim pelos preços exorbitantes que aqui se praticam.

Viver em qualquer baixa de qualquer cidade é sempre um dos lugares de eleição. Quem me dera a mim viver na Baixa da minha cidade.

Outra zona bastante boa agora é o parque das nações, que muito sinceramente poderia ter sido muito mais do que é na realidade, não obstante continua a ser uma zona de eleição da cidade de Lisboa e no país. Se vivesse na zona de Lisboa, optaria talvez por Oeiras pela proximidade com o mar, se vivesse no município seria na Baixa ou no PDN.

Em todo o caso o meu voto foi Baixa
Old January 14th, 2008, 12:41 AM   #5
marcoaraujo
Registered User

O ppl do Porto podia fazer 1 topico similar (não faço pk nao conheço as zonas do Porto tão bem...)

Estou indeciso entre chiado e av. liberdade

a av. liberdade é linda e cheia de charme. O problema é que com um apartamento lá com carros sempre a passar e a buzinar à porta... nc ia ter descanso (para n falar da poluição)

mas que é a mais linda avenida do país disso nao ha duvida (pelo menos para mim é )
Old January 14th, 2008, 12:50 AM   #6
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Vou fazer então Boa sugestão
Old January 14th, 2008, 12:52 AM   #7
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

…Restelo, que é ainda hoje a única zona de qualidade, enquanto bairro residêncial…

É a própria vida que tem de mudar…

Crónicas de Coimbra,…país profundo…
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old January 14th, 2008, 01:02 AM   #8
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 187

Eu gostaria muito de viver em Campo de Ourique ou no Castelo mas votei no Chiado

The Latest Photo Reports: Aires

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old January 14th, 2008, 01:14 AM   #9
Fern
...

Fern's Avatar

Likes (Received): 96

Penso que a Lapa/Estrela, Principe Real e Restelo mereciam estar nesta votacao.
Votei no Chiado apenas porque penso que a Avenida da Liberdade com as suas faixas laterais e estacionamento selvagem e' demasiado caotica para ser aproveitada ao maximo.
A zona do Parque Eduardo VII tb nao e' ma.
Old January 14th, 2008, 02:30 AM   #10
CS-TOA
A310/A330/A340

CS-TOA's Avatar

Gostava de viver no Chiado ou na zona das Avenidas Novas... Mas não... moro no fim do mundo!
Old January 14th, 2008, 02:34 AM   #11
LealSenado
Registered User

Quote:
Originally Posted by O Prof Godin View Post
…Restelo, que é ainda hoje a única zona de qualidade, enquanto bairro residêncial…

Não chega, julgo que havia potencialidades para o tornar ainda melhor.
LealSenado no está en línea   Reply With Quote
Old January 14th, 2008, 02:45 AM   #12
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 497

Em Lisboa, apesar da degradação de algumas casas, escolheria os bairros antigos como Alfama, Mouraria ou assim porque gosto do espírito daqueles bairros antigos, então se tivesse vistas para o Tejo e o casario melhor ainda... escolhe-los-ia sobretudo pela vida existente ali, coisa que acho mais estéril nalgumas avenidas apesar dos acessos e comodidades...
Old January 14th, 2008, 03:07 AM   #13
Reflex
cenas...

Reflex's Avatar

Likes (Received): 83

Há 2 zonas que adoraria morar: Campo de Ourique e Alvalade.
No entanto o 1º tem o problema do estacionamento caótico e da falta de transportes. O 2º nem tanto, mas também anda longe de estar bem.

Em relação à pergunta escolho a Av.Liberdade. Não a avenida em si, mas a zona circundante, tipo Sta Marta, S.José. Eu conheço extraordinariamente bem a zona e é fantástico porque ali se tem o melhor de 2 mundos: por um lado tem-se a pacatez dos bairros típicos (ha transversais de S. Jose onde as velhinhas se sentam em banquinhos nas ruas...) e está-se a 150 metros da principal avenida da cidade, com os transportes todos que se possam imaginar.
E melhor que tudo - e eu sei do que estou a falar porque já o fiz diversas vezes! - pode-se sempre dizer "vamos dar uma volta à Baixa", e em 10 minutos a pé está-se no Rossio ou no Chiado.
Old January 14th, 2008, 03:47 AM   #14
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Likes (Received): 17

Honestamente acho que nenhuma dessas opções é a melhor. Não considero que vivo no melhor sitio de Lisboa (embora está certamente acima da média) e mesmo assim não trocava assim tão facilmente por nenhum desses lugares. Chumbam todos num ou outro factor que procuro quando vejo casas. Os factores que olho mais (para além da qualidade dos prédios em si) são:

Transportes - Tenho de ter boas conexões com qualquer ponto da cidade de carro. Para além disso, dado o caos que a cidade está a nivel de automóveis, hoje em dia o facto de ter bons transportes públicos pesa muito. É mts vezes mais rápido fazer alguns percursos de transportes publicos do que carro. Estacionamento tb é importante.

Vida de Bairro - Diversidade de comercio e serviços na nossa rua é um luxo que não abdico. É óptimo ter padarias, cafés/restaurantes/esplanadas, serviços de comida pronta pa levar para casa, lavandarias, minimercados, farmácias, bancos, etc à porta de casa. Uma boa quantidade destes estabelecimentos também garantem que a rua tenha vida.

Sossego/poluição - Claramente um factor. Não poder abrir uma janela sem vir logo o sabor de fumos e barulho é deprimente. Espaços verdes e pacificos à volta são oasis numa cidade.

Segurança - Acho que n preciso de explicar.

Aplicando então estes critérios fica:

Baixa -
Transportes - Falta de estacionamento compensa nos publicos.
Vida de bairro - (mts cafés e serviços perto) embora pudesse ter mais.
Sossego/poluição - Bem.....sossegado é que não é. Só de pensar em ter de enfrentar todos os dias os vendedores agressivos, as multidões e os turistas etc da baixo . Espaços verdes também não abundam.
Segurança não é das piores. À noite é um pouco desertico.
Rossio - Igual à baixa

Chiado - Transportes- Falta óbvia de estacionamento, publicos lentos.
Vida de bairro - (mts cafés e serviços perto) embora pudesse ter mais.
Sossego/poluição - Bolas. De noite n deve dar pa dormir perto do bairro alto.
Segurança Se formos amigos dos dealers.....então sim .

Av. da Liberdade -
Transportes - falta estacionamento. De resto está muito bem servido a nivel de transportes colectivos.
Vida de bairro - Mas isso existe??? Agora a sério, a avenida não é para morar. As ruas mais po interior têm alguma coisita.
Sossego/poluição - LOL. É dos sítios (senão mm o sítio) com mais poluição e trafego de lisboa (fora das vias rápidas claro).
Segurança - Não sei bem mas acho que não é dos piores sitios.

Amoreiras -
Transportes - falta estacionamento. Está bem servido de autocarros mas a falta de metro é evidente.
Vida de bairro - Não é das piorzitas não.
Sossego/poluição - Depende se morarmos nos eixos de acesso ou não. As amoreiras mm são caoticas.
Segurança - Sinto-me seguro ali, mas podia ter mais iluminação em certos sitios

Parque das Nações -
Transportes - Os predios têm estacionamento. Para ir po PDN existem mts transportes (a qq hora) mas não distribuem bem nas zonas residenciais.
Vida de bairro - Uma das grandes queixas das pessoas que conheço que lá moram. Ainda não está muito equipado em termos daquilo que disse que faz esta vida.
Sossego/poluição - De dia tem mt gente de noite nem por isso excepto para quem mora por cima dos bares que deve ter barulho
Segurança - Já tive de levar mts amigas minhas mm à porta. As partes não ribeirinhas/afastadas dos bares são deserticas e até algo escuras (para a zona) de noite. Alguns arruaceiros tb de noite. De dia é normal.

Como vêm nenhum levou classificação geral positiva.

Last edited by _Rick_; January 14th, 2008 at 04:20 AM.
_Rick_ no está en línea   Reply With Quote
Old January 14th, 2008, 04:11 AM   #15
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Sítios bastante bons para mim são Lapa/Estrela, Restelo e Campo de ourique (embora os transportes por estas zonas são por vezes bastante maus).

Alvalade é dos melhores sítios em termos gerais mas depende um pouco de que parte. Existe algum contraste mm dentro de alvalade. Zonas mais inseguras que outras. Zonas mais ricas que outras.
O maior problema se calhar é mm as razias dos aviões LOL.

Eu até gosto bastante da minha zona (S. Domingos de Benfica). Não é certmente a melhor mas é bastante equilibrada em diversos aspectos. Tem bons transportes rodoviários (proximidade ao eixo norte-sul e segunda circular) e publicos (estações de metro, terminal rodoviário/ferroviário de Sete Rios), uma excelente vida de bairro com tudo o que possamos querer (até loja do cidadão). Diversos espaços verdes (zardim zoologico, uma quinta enorme onde até pastam cabras, e a mata de S Domingos de Benfica que é a parte norte de monsanto). E claro, aquele grande colosso que é o estádio da Luz . A escola publica (Delfim santos) era, pelo menos quando eu andava lá, a escola modelo de Lisboa.

Telheiras também conheço bem mas é demasiado residencial para mim. (ou seja n é mau de morar mas se queremos alguma distração mais vale ir pa outro sitio).

Carnide não é das zonas mais ricas mas é das freguesias que eu conheço com mais activadades de bairro. A revista mensal é optima e a freguesia promove diversas actividades culturais. É também das freguesias mais diversificadas tendo a aldeia velha de carnide (quem entra diria que esta numa aldeia do interior e come-se igualmente bem ) e a menos de 1 km o Colombo (ainda é o maior shopping do país e daqui a uns tempos, com as torres, um grande colosso de escritórios).

Last edited by _Rick_; January 14th, 2008 at 04:58 AM.
Old January 14th, 2008, 04:37 AM   #16
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

És bastante crítico!

Algumas das coisas que consideras desvantagens eu considero vantagens. Gosto imenso da "falta de sossego"

Para mim sossego é na casa de campo... na cidade gosto precisamente do contrário. Até porque seja qual for a zona da cidade, por mais calma que seja, nunca tem o sossego de um campo.

Já os transportes públicos são fundamentais para mim
Old January 14th, 2008, 05:12 AM   #17
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Daniel_Portugal View Post
És bastante crítico!

Algumas das coisas que consideras desvantagens eu considero vantagens. Gosto imenso da "falta de sossego"

Para mim sossego é na casa de campo... na cidade gosto precisamente do contrário. Até porque seja qual for a zona da cidade, por mais calma que seja, nunca tem o sossego de um campo.

Já os transportes públicos são fundamentais para mim
LOL sou um bocado sou. É um dos meus defeitos/qualidades.

No entanto quanto ao sossego depende. Confesso que sou menino de cidade e também tal como tu gosto de actividade à minha volta. Num periodo no estrangeiro tentei morar num sitio mais pacato e detestei. Mudei de casa ao fim de 2 meses (porque não consegui mudar antes). Como disse na vida de bairro, um bairro tem de ter pessoas na rua. Tem de ter actividades. Mas trafego intenssissimo como se encontra em algumas ruas de Lisboa é que não. O ideal é ter pessoas na rua mas pouco barulho/poluição de carros.
As pessoas só me incomodam quando é como na baixa. Multidões que passas o tempo todo a desviar-te e principalmente a evitar a praga dos vendedores agressivos. Aquela gente irrita-me. Acho que morasse lá num dia que estivesse com mau humor era capaz de fazer uma cena no meio da rua para ver se os vendedores aprendiam a não chatear tanto. Ainda por cima sabemos que eles ganham a vida enganando as pessoas. Que praga.
Old January 14th, 2008, 05:16 AM   #18
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

o que me irrita mais nesses nucleos extremamente densos de gente por todos os lados são os pedintes. aqui na Baixa por vezes é chato... um assunto qualquer na Baixa para se fazer, é logo uma mão cheia de pedintes aqui e ali. aí deve ser a mesma coisa. quanto a ter-me que desviar das pessoas enquanto estou a andar... adoro isso! ver uma cidade a fervilhar de gente vale o esforço que temos de fazer para andar nas ruas Já agora se quiseres, vê o thread semelhante a este sobre o Porto.
Old January 14th, 2008, 05:28 AM   #19
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Daniel_Portugal View Post
o que me irrita mais nesses nucleos extremamente densos de gente por todos os lados são os pedintes. aqui na Baixa por vezes é chato... um assunto qualquer na Baixa para se fazer, é logo uma mão cheia de pedintes aqui e ali. aí deve ser a mesma coisa. quanto a ter-me que desviar das pessoas enquanto estou a andar... adoro isso! ver uma cidade a fervilhar de gente vale o esforço que temos de fazer para andar nas ruas Já agora se quiseres, vê o thread semelhante a este sobre o Porto.
Tens pedintes mas não são muitos (ou se calhar já sou eu que estou habituado).
Pedintes em Lisboa é mais no metro. Aí sim ha bastantes.

No Porto também já há a praga dos vendedores agressivos??? A ultima vez que fui já foi ha 4 anos e ainda não se notava tanto pelo menos. É que até os comerciantes já refilam. As pessoas passam a vida a fugir deles e já nem param para ver as montras . No outro dia um chegou a agarrar-me no braço. Haja paciencia.

Quanto ao thread do Porto fizeste bem em pôr fotos Certas zonas não conheço tão bem (infelizmente). Sempre que vou fico-me pelos mesmos sitios. Os fotografos de serviço podiam também pôr neste thread sff.
Old January 14th, 2008, 05:38 AM   #20
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Chegarem ao ponto de agarrar no braço não. estás a falar de comerciantes ambulantes? isso não é ilegal. os que aqui há têm as suas "montras" montadas na rua, e vão falando... mas não chateiam ninguém. normalmente são pretos ou indianos a fazer esse tipo de montras na rua... vendendo quase sempre coisas como colares e afins. depois tens aquelas a vender de tudo... kd tá chuva vendem guardas-chuva, quando tá sol vendem meias... não há paciencia... "é 3 a 5 euros!"

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules