daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

Reply

Thread Tools
Old January 15th, 2008, 03:05 AM   #1
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Likes (Received): 88

Finalmente!! Minhas viagem à Goiânia. Fotos e impressões de um turista. Parte 1

Finalmente depois de algumas semanas consegui postar minhas fotos da viagem que fiz a Goiânia.
Tirei quase 2000 fotos e tive que selecionar algumas mesmo assim ficaram 400 que eu vou postar em dois threads
Primeiramente quero me desculpar pela qualidade e pelo enquadramento de algumas fotos. A grande maioria delas foi tirada de dentro do carro em movimento.

Link para a segunda parte
http://www.skyscrapercity.com/showth...5#post17721015

Bem vamos as minhas impressões sobre a cidade de Goiânia.
Começando pelo aeroporto que foi minha porta de entrada na minha primeira visita à cidade.

Aeroporto
O aeroporto como muitos devem saber ainda é antigo e muito pequeno, não condiz com o porte da cidade, mas não é feio. Ainda bem que o novo já está em construção.

Transito
No aeroporto peguei um táxi. A partir daí comecei a conhecer a cidade realmente. O caminho que leva do aeroporto para o centro da cidade e o bairro que eu fiquei não é dos mais bonitos. A região perto do aeroporto não é a área mais bonita da cidade, mas não é tão degradada assim.
Nesse caminho conheci o transito de Goiânia, que diga-se de passagem é bem louco, os motoristas adoram correr e avançar sinais. A motorista do táxi, pra não pegar o sinal vermelho, passou por cima da calçada de um posto de gasolina quase atropelando um pedestre. Quase não vi guardas de transito em mais de uma semana que fiquei na cidade a maioria da fiscalização é eletrônica, talvez por isso os motoristas dirijam desse jeito.

Bairros
Fiquei hospedado no apartamento de um amigo no Setor Oeste, um bairro muito bom, muito bem cuidado, bastante verticalizado também. Deve ser um dos mais valorizados da cidade. Onde fica o Jardim Zoológico.
Um dos bairros que mais gostei na cidade foi o setor Marista. Um bairro pouco verticalizado e com muitas mansões e muito bem cuidado como boa parte da cidade.

Transporte
Tentei usar o transporte publico(ônibus), mas sempre passam muuuuito cheios. Pensei que em Belém tivesse ônibus velhos mas vi em Goiânia ônibus jurássicos. Hehehe. Pra pegar um táxi também é difícil. Se alguém for a Goiânia e quiser andar de táxi separe logo o telefone de um radio táxi pq os eles não costumam rodar a cidade atrás de clientes. Eles ficam parados nos pontos. Perguntei a um motorista pq e ele me justificou falando q o combustível tava caro(sendo q nem é tão caro assim o combustível. Aqui em Belém é muito mais caro e os táxis rodam na cidade). Se for alugar um carro compre logo um mapa da cidade, mas acho q mesmo assim não ia dar certo. Pra quem não conhece as ruas de Goiania a cidade é um pouco confusa pra dirigir sozinho, algumas ruas não seguem a ordem da numeração, mas depois de alguns dias já conhecia os caminhos e se tornou um pouco mais fácil dirigir.

Bares, lojas e afins
A cidade tem muitos barzinhos freqüentei alguns nos Setores Oeste, Bela Vista, Marista e Bueno. As pessoas têm o costume de “happy hour”, achei estranho chegar em alguns bares as 23 h, por exemplo, e o bar estar vazio ou as pessoas estarem indo embora. Sem falar q nenhum tinha musica ao vivo. To acostumado a freqüentar aqui em Belém e a maioria dos bares têm musica nem que seja no aparelho de som. Nem isso tinha nos bares de la.
Uma coisa que achei engraçado foi quando o meu colega ligou pra pedir uma pizza e o cara da pizzaria disse que não poderia entregar pq estavam com muitos pedidos. Nunca tinha visto isso acontecer. Hehehehe.
O comercio da cidade é bastante variado. As lojas não ficam concentradas em áreas dos bairros. São espalhadas por diversas ruas. É cheio de butiques e lojas muito bonitas nos setores “mais favorecidos” digamos assim.
Almocei em restaurantes self service muito bons e baratos. Comida muito boa mesmo. O povo adora comer pequi la. Em todos tinham um prato de pequi ou então uma tal de guariroba um “negocio” muito amargo.

Povo
O povo é muito simpático. O sotaque parece com o de mineiro do interior, ou será que o mineiro do interior tem sotaque de goiano?

Clima
Quando cheguei o tempo estava chuvoso e um pouco frio. Muito bom. Mas depois o tempo começou a esquentar e a umidade baixou. Ai conheci o clima da cidade. Meus lábios ressecaram e meu nariz sangrava. Usava manteiga de cacau 24 h nos lábios. So melhorou quando cheguei aqui

Limpeza, arborização e paisagismo
A cidade é relativamente limpa e muito bem cuidada, as praças e os canteiros das avenidas são floridos. Tem um paisagimo muito bonito. Não sei se é a cidade que tem mais arvores por habitante no Brasil, mas é uma cidade muito arborizada com certeza.

Turismo
Não ha muitas opções pra um turista visitar, fora o conjunto art decor que dizem ser o maior do brasil e alguns museus. A cidade é cheia de parques e praças, mas não ha muita coisa que a diferencie de outras cidades nesse aspecto turistico. A não ser o turismo de compra de roupas que é muito grande ou o turismo de negócios que deve existir mas nao conheço nada a respeito.Definitivamente Goiania não é uma cidade turística.

Favelas
Uma questão polemica no fórum. Alguns foristas de goiânia já chegaram a dizer que a cidade não possuía favelas. Andei por muitos bairros e não vi nenhuma favela mesmo. Vi algumas construções de baixa renda na beira de uma marginal e alguns bairros bem menos favorecidos na periferia da cidade. Vou mostrar em algumas fotos. Não vi barracos e bairros com ruas de terra típicas de uma favela. Esses bairros menos favorecidos na periferia tinham ruas largas e pavimentadas. So as casas que mostravam que o lugar era de pessoas de baixa renda, pois não tinham acabamento externo. A maioria não estava rebocada. Estavam com o tijolo aparente. Ate pode ter alguma favela na cidade mas deve ser pequena. O fato é que andei muito pela cidade e não vi nenhuma coisa que numa outra capital é bem mais fácil de se identificar.

Segurança
Isso foi o que mais me chamou atenção na cidade. Goiânia é uma cidade muito segura. Andei pela cidade sem medo. Vi pessoas falando tranqüilamente pelas ruas, falando ao celular, caminhando à noite sem preocupação. Não poderia esperar isso de uma capital.

Goiânia é uma metrópole com ares de cidade de interior.

Bem pessoal tentei passar pra voces as minhas impressões da cidade. Posso ter me esquecido de alguma coisa, mas se lembrar eu posto. Tem algumas fotos que alguns foristas da cidade podem não gostar, mas so quis mostrar que Goiânia é uma cidade como outra qualquer, que não é perfeita, mas que com certeza tem uma qualidade de vida muito boa. Sem duvida uma das melhores do país.

1 chegando em Goiania

2

3 Vista do ap que eu fiquei no Setor Oeste nesse terreno da foto provavelmente sairá um novo predio

4 Avenida Assis Chateaubriand ao fundo a praça Tamandaré onde acontece a feira da Lua nos sabados

5 Vista do bairro. A area verde é o zoológico de Goiania

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

Last edited by Belcity; January 15th, 2008 at 05:25 PM.
Belcity no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 15th, 2008, 03:05 AM   #2
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

Last edited by Belcity; January 15th, 2008 at 03:48 AM.
Old January 15th, 2008, 03:07 AM   #3
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

Last edited by Belcity; January 15th, 2008 at 03:55 AM.
Old January 15th, 2008, 03:07 AM   #4
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

100

101

102

103

104

105

106

107

108

109

110

111

112

113

114

115

116

117

118

119

120

121

122

123

124

125

126

127

128

129

130

131

132

133

134

135

136

137

138

139

140

141

142

143

144

145

146

Last edited by Belcity; January 15th, 2008 at 03:58 AM.
Old January 15th, 2008, 03:08 AM   #5
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

147

148

149

150

151

152

153

154

155

156

157

158

159

160

161

162

163 Reparem na placa da foto q tirei no Alphaville

Last edited by Belcity; January 15th, 2008 at 07:08 PM.
Old January 15th, 2008, 03:12 AM   #6
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Likes (Received): 375

Thread completo, Belcity! Goiânia é a cidade onde mora mais da metade da minha família.
De fato, contempla vários aspectos da bela metrópole goiana, que é uma das mais interessantes do Brasil.
A cidade é muito bonita e repleta de áreas verdes, que valorizam e dão um aspecto muito agradável aos principais bairros.
O trânsito é meio confuso, mas pode melhorar desde que haja alguns pequenos ajustes no sistema viário e de transporte urbano.
A rede de prestação de serviços é fantástica, melhor do que a de algumas capitais mais populosas.
Só não entendo o porquê do aeroporto Santa Genoveva ser tão pequeno. A cidade merece um aeroporto digno de uma metrópole.

Last edited by Manauense; January 15th, 2008 at 03:20 AM.
Manauense no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2008, 03:16 AM   #7
Carlosh2
BANNED

Likes (Received): 0

Goiânia é isso aí. Vc conheceu praticamente tudo.
Carlosh2 no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2008, 03:19 AM   #8
TiagoSS
Sergipe, Êta Terrinha Boa

TiagoSS's Avatar

Likes (Received): 51

Parabéns pelo thread Belcity. Gostei da idéia de expor sua opinião sobre a cidade sob as perspectivas urbanísticas, geográficas,... Tenho que concordar que Goiânia tem uma qualidade de vida muito boa. Em suma a cidade é agradável.

Obs:

1. De fato, o clima seco das cidades do Centro-Oeste é incômodo e causa mal-estar em muitas pessoas.

2. Põe menos foto na primeira página (da próxima vez), pois fica muito pesado. Sugiro, inclusive, que você as disitribua nas próximas "páginas" ou noutros thread.

Abraço

Last edited by TiagoSS; January 15th, 2008 at 04:10 AM.
TiagoSS no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2008, 03:25 AM   #9
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Quote:
Originally Posted by TiagoSS View Post
Reservado para post.
hauahauha
Old January 15th, 2008, 03:29 AM   #10
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Quote:
Originally Posted by Manauense View Post
Thread completo, Belcity! Goiânia é a cidade onde mora mais da metade da minha família.
De fato, contempla vários aspectos da bela metrópole goiana, que é uma das mais interessantes do Brasil.
A cidade é muito bonita e repleta de áreas verdes, que valorizam e dão um aspecto muito agradável aos principais bairros.
O trânsito é meio confuso, mas pode melhorar desde que haja alguns pequenos ajustes no sistema viário e de transporte urbano.
A rede de prestação de serviços é fantástica, melhor do que a de algumas capitais mais populosas.
Só não entendo o porquê do aeroporto Santa Genoveva ser tão pequeno. A cidade merece um aeroporto digno de uma metrópole.
O aeroporto é bem pequeno mesmo
ainda bem q ja estao construindo o novo
vi no site da infraero que entregariam no segundo semestre de 2008 mas pelo andar das obras acho dificil
na segunda parte vou mostrar fotos da obra
Old January 15th, 2008, 03:32 AM   #11
Vittariano

Vittariano's Avatar

Likes (Received): 8

Bah...Goiânia tem uma bela densidade! Bonitas fotos...adorei aquele viaduto, super diferente! Belo thread, Belcity!
Old January 15th, 2008, 03:38 AM   #12
carecife
Registered User

carecife's Avatar

Likes (Received): 40

Nossa quantas fotos... otimo passeio por Goiania , minha segunda cidade!!!
Old January 15th, 2008, 03:39 AM   #13
Baianóide
BAHIA

Baianóide's Avatar

Likes (Received): 35

Boas fotos belcity, Goiânia me recorda seus parques, foi legal para eu rever a cidade.

O Brasil não é uma nação, são várias nações. Autonomia é o caminho. FEDERALISMO DE VERDADE JÁ!
Baianóide no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2008, 03:42 AM   #14
Carlosh2
BANNED

Likes (Received): 0

Faltou o centrão de Goiânia.
Carlosh2 no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2008, 03:50 AM   #15
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Quote:
Originally Posted by Carlosh2 View Post
Faltou o centrão de Goiânia.
vou postar algumas fotos na segunda parte

mas sao poucas

acho q amanha preparo o outro thread
Old January 15th, 2008, 04:00 AM   #16
TiagoSS
Sergipe, Êta Terrinha Boa

TiagoSS's Avatar

Likes (Received): 51

Quote:
Originally Posted by Belcity View Post
hauahauha

Que foi? Pensei que o thread era pra reservar espaço. Daí reservei o meu tb. Primeira fila sabe como é né, são sempre os locais mais privilegiados; sempre valorizadas (menos em sala de cinema tipo "stadium").
Old January 15th, 2008, 04:03 AM   #17
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Quote:
Originally Posted by TiagoSS View Post

Que foi? Pensei que o thread era pra reservar espaço. Daí reservei o meu tb. Primeira fila sabe como é né, são sempre os locais mais privilegiados; sempre valorizadas (menos em sala de cinema tipo "stadium").
:P

eu reservei meu espaço pra ninguem comentar antes de terminar postar as fotos, bestão

hehehe
Old January 15th, 2008, 04:20 AM   #18
Bruno Ctba
Registered User

Bruno Ctba's Avatar

Likes (Received): 96

Goiânia é uma baita cidade !!!
Bruno Ctba no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2008, 09:15 AM   #19
CEARENSE
É apenas recalque...

CEARENSE's Avatar

Likes (Received): 804

Excelente thread açaizim, deu pra ter uma noção muito grande da cidade de Goiania que até então era um pouco mistério pra mim

bom, a cidade é impecavelmente MUITO ARBORIZADA, deu pra notar muito bem isso, os parques, canteiros centrais, jardins residenciais, é notável a preocupação da população em manter esse ver, em algumas areas, o urbanismo da cidade é excelente, noutras, deixa um pouco a desejar (na média de cidades brasileiras)
outra coisa que me chamou atenção foi a grande quantidade de prédios, gyn tem uma DENSIDADE muito grande, tem algumas fotos que me parecem ser de algumas periferias de SP, de tao densas que são, são muitos predios pro porte da cidade, agora outra coisa tenho que salientar, o que ela tem de QUANTIDADE de prédio, ela PERDE em qualidade dos mesmos, PQP, vendo assim no geral, DÁ MEDO, tem algumas fotos que assuta pela quantidade de predios horriveis, mal acabados, desgastados e principalmente com aquele VELHO PADRAO anos 70 (caixotes de cores brancas, pardas, cinzas), ou seja, uma completa VISÃO DO INFERNO, acho que a cidade consegue até esconder bem isso devido a grande quantidade de verde, até que no final fica uma sintonia boa, mas isso definitivamente foi o que emporcalhou a cidade.

esse ALPHAVILLE Flamboyant é d+, como todos os alphas, tem um padrão de construção e urbanismo excelente, e esse de GYN parece ja está bastante adiantado em construções, o de Salvador e Fortaleza começaram a constuir com um pouco menos de 1 ano, tá ficando denso ainda.

no mais, EU ADOREI GYN, vai aquela velha pergunta, TEM VAGUINHA PRA MIM AE ? eu sou tããããããõ LEGAL !

My threads:
CEARENSE no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2008, 11:37 AM   #20
Rodrigo U.
Registered User

Likes (Received): 6

Parabéns cara,vc conheceu Goiânia inteira!

A foto 43 está magnífica!

E realmente a segurança é o que a cidade tem de melhor!
Rodrigo U. no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules