daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 5 votes, 5.00 average.
Old August 4th, 2012, 08:56 PM   #1701
afonso_bh
mineirinho..

afonso_bh's Avatar

Smile

Quote:
Originally Posted by besantos View Post
Eu ainda não tenho uma opinião muito bem formada sobre essa torre de Londres.

Devo confessar que sou um tanto alienado com relação às vanguardas artísticas, não sei até que ponta essa torre se comunica bem com as artes plásticas atuais.

A minha primeira impressão é de trambolho também. Mas, por algum motivo que não sei qual, essa torre me cativa.

Talvez seja pelo simples fato de tentar fazer alguma coisa diferente. Só pode errar muito quem ousa muito. Mas também só esses podem descobrir caminhos novos.

A minha maior crítica à Torre de Brasília é justamente essa. Independentemente de ser feia ou mal-acabada ou ajustar-se bem à paisagem , para mim o seu maior defeito é simplesmente ser mais do mesmo.

É impressionante como o Brasil regrediu tanto do ponto de vista de mentalidade artística nos últimos 40/50 anos. De uma geração atrevida, vanguardista e iconoclasta nascida na Semana de Arte Moderna, não sobrou pedra sobre pedra.

Não fazemos absolutamente nada de novo e relevante. Nossa literatura está medíocre, nossa música está medíocre, nossa dramaturgia é simplesmente patética. Nem preciso tecer comentários sobre a arquitetura, um verdadeiro show de horrores.

Na minha opinião, o Brasil vive um saudosismo que flerta perigosamente com a alienação da inovação.

E o maior reflexo que eu vejo disso, porque é um setor que acompanho com mais detalhe até por participar do fórum, é justamente a questão da arquitetura e urbanismo. Existe uma mania quase obsessiva em preservar um patrimônio que simplesmente não existe.

Em São Paulo engessam a cidade de todas as formas possíveis, limitando altura, há movimentos para preservar edifícios absolutamente triviais. No Rio de Janeiro a derrubada de qualquer prédio com mais de 5 anos é um verdadeiro circo, qualquer pavilhão medíocre do porto é tratado como um patrimônio mundial de arquitetura. Em Brasília, condenamos o transporte público à miséria porque as paradas de ônibus de concreto são "tombadas".

Paradas de ônibus!

Isso para não falar da absoluta trivialidade dos projetos residenciais. Não há sequer um, um único, valor arquitetônico agregado aos projetos dos residenciais do Plano Piloto desde a sua concepção original por Lúcio Costa. O que se constrói no Noroeste é a mesma coisa que construíram nas primeiras quadras da Asa Sul ainda em 1959. Só que com vidros verdes em vez de cobogós.

Algumas quadras ainda tentaram mudar esse panorama, temos a 207 sul, tem uma outra na Asa Norte (acho que 107) que tem prédios muito diferentes também. Mas é só. E isso já foi feito há muitos anos.

O ponto que chegamos é o seguinte: São Paulo está com uma safra de bons edifícios comerciais. Nenhum deles é absolutamente maravilhoso, são apenas projetos atuais, em compasso com a média da arquitetura do exterior para esse tipo de edifício. Mas no mar de lama que se tornou a nossa produção, ganham o status de ícones.

O Brasil precisa de um movimento vanguardista para nos tirar desse marasmo intelectual.
A 107 Norte eu conheço bem, pois moro na 307. Outro dia fui lá ver um prédio que eu gosto muito (um branco de frente para o eixinho). Uma simpática moradora, ouvindo-me falar bem das características do edifício, convidou-me pra conhecer o apt dela. Lindo! Ela fez algumas modificações, mas teve respeito com o projeto original. Aliás, a revitalização que fizeram há alguns anos foi muito feliz, pois tiveram a classe de manter o projeto modernista, deixando-o ainda mais bonito. O hall de entrada é parada obrigatória pra qualquer admirador de arquitetura.

Quem tem tempo pra explorar de verdade as superquadras acha cada coisa maravilhosa, que dá gosto de ver. A gente conhece muito bem os edifícios comerciais modernistas (o Brasil todo tem grandes exemplos). Agora, só Brasília tem um conjunto enorme de residenciais modernistas. E quando você para pra reparar é que vê a beleza deles.

O problema é falta de manutenção (novidade!) de alguns deles. Mas quando o pessoal cuida ou revitaliza (todo dia se vê algum prédio sendo reformado), mantendo o projeto original, o que nem sempre ocorre, é que dá pra ver o quão são belos os residenciais modernistas.

O turista que visita Brasília tem a obrigação de tirar uns 3 dias só pra visitar as superquadras e se admirar com a arquitetura, o urbanismo e o paisagismo modernista.

Duas quadras que recomendo recentemente são a SQS 109 e a SQN 106.
afonso_bh no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 5th, 2012, 03:32 AM   #1702
david!bsb
David Rodrigues

david!bsb's Avatar

Likes (Received): 73

Foto que eu vi no facebook

Foto: Ferreira

http://www.facebook.com/photo.php?fb...type=1&theater
david!bsb no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2012, 05:15 AM   #1703
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

Likes (Received): 654

Quote:
Originally Posted by MikeVonJ View Post
Fiquem felizes que aqui em BSB não fizeram algo assim.
Ahh pelo amor de deus né?? Mil vezes ter essa The Orbit de Londres do que a """"torre"""" do """"Oscar Niemeyer""""".

A torre de Londres pode ter um aspecto estranho mas ela foi planejada de acordo com a arquitetura vigente no momento, possui tecnicas de construção atuais, assim como os materiais, enfim, é uma obra que retrata o nosso tempo. É atual.

A do """"""Niemeyer"""""" é comparável aos Neo Clássicos de São Paulo.
aleochi no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2012, 07:56 AM   #1704
PapaleuPaes
Registered User

PapaleuPaes's Avatar

Likes (Received): 218

Quote:
Originally Posted by david!bsb View Post

Fotos da torre durante o dia:

PapaleuPaes no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2012, 08:01 PM   #1705
Naipesky
Registered User

Naipesky's Avatar

Likes (Received): 1946

Quote:

poxa, dessa distancia ainda percebe-se as falhas de acabamento...
Old August 5th, 2012, 10:57 PM   #1706
JogadorDeSimCity
Capitalista de direita

JogadorDeSimCity's Avatar

Likes (Received): 2940

Poderia ser mais alta, entretanto achei a torre bonita. Pena que ela tem aquela estrutura de ferro na ponta. Poderiam ter concretado até o topo, sobrando apenas uma espaço menor para os aparelhos de transmissão.
JogadorDeSimCity está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 6th, 2012, 12:58 AM   #1707
besantos
lost and found

besantos's Avatar

Likes (Received): 2130

Quote:
Originally Posted by afonso_bh View Post
A 107 Norte eu conheço bem, pois moro na 307. Outro dia fui lá ver um prédio que eu gosto muito (um branco de frente para o eixinho). Uma simpática moradora, ouvindo-me falar bem das características do edifício, convidou-me pra conhecer o apt dela. Lindo! Ela fez algumas modificações, mas teve respeito com o projeto original. Aliás, a revitalização que fizeram há alguns anos foi muito feliz, pois tiveram a classe de manter o projeto modernista, deixando-o ainda mais bonito. O hall de entrada é parada obrigatória pra qualquer admirador de arquitetura.

Quem tem tempo pra explorar de verdade as superquadras acha cada coisa maravilhosa, que dá gosto de ver. A gente conhece muito bem os edifícios comerciais modernistas (o Brasil todo tem grandes exemplos). Agora, só Brasília tem um conjunto enorme de residenciais modernistas. E quando você para pra reparar é que vê a beleza deles.

O problema é falta de manutenção (novidade!) de alguns deles. Mas quando o pessoal cuida ou revitaliza (todo dia se vê algum prédio sendo reformado), mantendo o projeto original, o que nem sempre ocorre, é que dá pra ver o quão são belos os residenciais modernistas.

O turista que visita Brasília tem a obrigação de tirar uns 3 dias só pra visitar as superquadras e se admirar com a arquitetura, o urbanismo e o paisagismo modernista.

Duas quadras que recomendo recentemente são a SQS 109 e a SQN 106.
Que sorte, Afonso. Eu tenho muita vontade de conhecer aqueles imóveis por dentro.

O que voce falou é absolutamente verdadeiro. Aliás, em Brasília, tirando os melhores edifícios governamentais, a arquitetura de melhor qualidade está nos residenciais mais antigos, há verdadeiras jóias modernistas.

Há bons comerciais, mas a maioria é simplesmente medíocre.

Mas no caso dos residenciais há muitos exemplos de excelente arquitetura.

É uma pena que mesmo em uma área pretensamente nobre o descaso com o visual seja tao agudo. Em alguns edifícios perdeu-se toda a harmonia graças a intervençoes feitas pelos moradores sem qualquer padronizaçao. Vira uma favela.

Lamentável.
Old August 7th, 2012, 03:18 PM   #1708
snt3000
trinta zero zero

snt3000's Avatar

Likes (Received): 57

Se tiverem a chance, folheiem o livro A Invenção da Superquadra, de Mateus Gorovitz. Ele e sua equipe fizeram uma compilação dos edifícios residenciais mais importantes de Brasíla, há muitas excelentes obras de arquitetura. Pena que a população ignore a importância.
snt3000 no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2012, 05:58 PM   #1709
afonso_bh
mineirinho..

afonso_bh's Avatar

Concordo, Besantos.

snt3000, esse livro não vende em livraria nenhuma! Você tem?

Em termos de urbanismo, as quadras que eu mais gosto são o conjunto 307, 308 e 108 Norte. Há bastante espaço para os carros estacionarem e circularem (tem quadra aí que é um auê entrar e sair delas), os jardins dos prédios são amplos e todas têm pracinhas centrais, que são um charme à parte.

Também gosto da arquitetura dos edifícios dessas quadras, mas precisa cuidar. O bloco que eu moro mesmo precisa pintar e reformar os halls de entrada, apesar do nosso jardim ser muito bonito.

Em conjunto com outros moradores, fiz uma lista das reformas que o bloco precisa e o síndico gostou. O problema é que quase ninguém vai nas assembleias e quem vai normalmente são moradores antigos que vetam quase todas as melhorias. Eu entendo que nem todos os moradores têm poder aquisitivo iguais, mas é preciso começar a fazer, mesmo que demore 5 anos pra fazer tudo.

Se tiverem a oportunidade, visitem o bloco H da 307 (prédio branco, logo à esquerda da entrada). Eles revitalizaram os jardins, colocaram piso intertravado, ficou lindo e fizeram uma entrada clássica, simples, mas de muito bom gosto. Custou uma nota, mas eles fizeram pouco a pouco. O bloco vizinho ao meu, o G, também fez uma bela reforma.

Quando as coisas são bem cuidadas, não há como não notar a beleza delas.
Old August 7th, 2012, 08:31 PM   #1710
snt3000
trinta zero zero

snt3000's Avatar

Likes (Received): 57

Ele não foi vendido, foi uma edição comercial. Talvez ache em algum sebo, mas acho difícil, foi disputado a tapa na época.
Mas quem tiver muita curiosidade pode ir consultar (ou pegar emprestado, se tiver carteirinha) na biblioteca da UnB:
http://consulta.bce.unb.br/pergamum/...o_dados_acervo

Uma hora vou tentar ir ver esse bloco da asa norte.
snt3000 no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2012, 06:22 PM   #1711
afonso_bh
mineirinho..

afonso_bh's Avatar

Valeu! Minha namorada é formada na UnB, mas acho que a carteirinha dela ainda é válida. Vou ver se ela consegue pra mim.
Old August 8th, 2012, 08:03 PM   #1712
Houshmman
My God is always eternal!

Houshmman's Avatar

Likes (Received): 1252

Quote:

O que são esses três pontos em cima da torre?????
Houshmman no está en línea   Reply With Quote
Old August 9th, 2012, 12:09 AM   #1713
Jota Ferro
Registered User

Jota Ferro's Avatar

Likes (Received): 1695

Quote:
Originally Posted by Houshmman View Post
O que são esses três pontos em cima da torre?????
OVNIS que ao ver a torre acharam que estavam chegando em casa.....
Old August 9th, 2012, 04:14 AM   #1714
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

Likes (Received): 654

Monumento à Celulite

aleochi no está en línea   Reply With Quote
Old August 9th, 2012, 10:19 AM   #1715
vinex
BANNED

Likes (Received): 56

^

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vinex no está en línea   Reply With Quote
Old August 9th, 2012, 10:23 AM   #1716
vinex
BANNED

Likes (Received): 56

O acabamento da torre ficou um lixo...E quando começar a chover vai ficar aqueles rastros pretos por toda a torre Arghhh

image hosted on flickr

image hosted on flickr

A vista

image hosted on flickr

Marcio Bittencourt
vinex no está en línea   Reply With Quote
Old August 10th, 2012, 02:51 AM   #1717
Houshmman
My God is always eternal!

Houshmman's Avatar

Likes (Received): 1252

Quote:
Originally Posted by Jota Ferro View Post
OVNIS que ao ver a torre acharam que estavam chegando em casa.....

Mas sério... o que são?

Quote:
Originally Posted by aleochi View Post
Monumento à Celulite

Houshmman no está en línea   Reply With Quote
Old August 24th, 2012, 03:29 AM   #1718
NewCrucks
Registered User

NewCrucks's Avatar

Likes (Received): 428

Qualidade total das fotos... Foi mal aê

Lá longe... Uma "cruz" branca desfocada na linha do horizonte

fonte

--------------------------------------

fonte

emerson_nb liked this post
NewCrucks no está en línea   Reply With Quote
Old August 24th, 2012, 06:36 AM   #1719
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 2647

Essas últimas fotos estão ótimas, acho que são as melhores que foram postadas por aqui. Dão a dimensão exata da torre e do local onde ela foi erguida. Obrigado por postá-las.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old August 24th, 2012, 06:39 AM   #1720
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 2647

Aliás, tem cada foto incrível de Brasília no site desse Bento Viana:

http://bentoviana.wordpress.com/2012...sta-do-ceu-45/

Vale a pena a visita.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags