daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old November 11th, 2011, 06:16 PM   #541
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Likes (Received): 673

Quote:
Originally Posted by Gusnas View Post
Eu acho que é a quantidade de gente. BH na década de 40 devia ter a população de Divinópolis mas o espaço da área central da cidade já era o mesmo de hoje. Imagina só tirar uma foto da Rua Espírito Santo a altura da Igreja São José e não haver nenhum carro e nenhum transeunte. Gente demais (como hoje) gera muita pressão sobre a infraestrutura fazendo com que a exigência premente de mobilidade urbana destrua a estética anteriormente existente.
Mas não é só nesse sentido.

Pegue de exemplo o que era a perifeira, os bairros simples, de 60, 70 anos atrás. Provavelmente hoje são bairros mais centrais e de classe média, mas a gente ainda encontra muito resquício de construção daquela época: Santo André, Sagrada Família, Pompéia, Nova Suíssa, Calafate, Padre Eustáquio
são alguns exemplos.

A impressão que eu tenho é que antigamente as casas simples não seguiam a linha telha de zinco + parede sem reboco (ou sem pintura). Não estou aqui me referindo às favelas, que já existiam e, essas sim, eram muito piores que hoje em dia, geralmente sem infra alguma e barracos de nmadeira e pau a pique.

Mas você vai hoje em um bairro de periferia e é assustador a falta de mínima preocupação com estética.

Também acho que nas pequenas cidades do interior, até uns 20 anos atrás ainda era assim, as casas mais simples, você via que eram pobres, mas eram até bonitinhas, pitadinhas, com telha colocial e um jardim na frente. Agora "descambou geral" para todo lado... Fui a pouco tempo na terra do meu pai e vi muita construção no esquema telha de zinco + parde sem reboco ou sem pintura, algo que não se via 20 anos atrás. Triste...
observador_bh no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 12th, 2011, 12:32 AM   #542
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Likes (Received): 3871

Quote:
Originally Posted by observador_bh View Post
Mas não é só nesse sentido.

Pegue de exemplo o que era a perifeira, os bairros simples, de 60, 70 anos atrás. Provavelmente hoje são bairros mais centrais e de classe média, mas a gente ainda encontra muito resquício de construção daquela época: Santo André, Sagrada Família, Pompéia, Nova Suíssa, Calafate, Padre Eustáquio
são alguns exemplos.

A impressão que eu tenho é que antigamente as casas simples não seguiam a linha telha de zinco + parede sem reboco (ou sem pintura). Não estou aqui me referindo às favelas, que já existiam e, essas sim, eram muito piores que hoje em dia, geralmente sem infra alguma e barracos de nmadeira e pau a pique.

Mas você vai hoje em um bairro de periferia e é assustador a falta de mínima preocupação com estética.

Também acho que nas pequenas cidades do interior, até uns 20 anos atrás ainda era assim, as casas mais simples, você via que eram pobres, mas eram até bonitinhas, pitadinhas, com telha colocial e um jardim na frente. Agora "descambou geral" para todo lado... Fui a pouco tempo na terra do meu pai e vi muita construção no esquema telha de zinco + parde sem reboco ou sem pintura, algo que não se via 20 anos atrás. Triste...
Meu pai fala muito isso a respeito da terra dele, Peçanha. Ele achava a cidade antigamente com jeito de presépio, toda bem feitinha como vc está descrevendo. Hoje ele acha a cidade enfeiou e ficou bem descaracterizada.
Gusnas no está en línea   Reply With Quote
Old November 12th, 2011, 12:36 AM   #543
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Quote:
Originally Posted by escobarbh View Post
Tem razão Gusnas, ter carro naquela época era para poucos.
No acervo digitalizado da revista Veja, tem uma reportagem na edição de 03/09/1969, pág. 22, sobre o trânsito no Brasil em que é mencionado que Belo Horizonte tinha 75.000 carros naquele ano. E, em uma outra reportagem de 16/04/1969, pág. 34, li que a quantidade de carros no Brasil saltou de 785.106, em 1957, para 2.900.000, em 1969, ou seja, 4 vezes mais. E, ainda nessa mesma reportagem, há um quadro comparativo, dizendo que em 1957, havia uma relação de 1 carro para cada 81 habitantes. Aplicando essa proporção de 1957 (ano em que certamente já havia muito mais carros no Brasil) em 1948, com os dados dessas fotos que informam uma população de 300.000 habitantes, teríamos algo em torno de 3700 carros.
Mesmo se considerarmos que Belo Horizonte é uma capital e sua média certamente era maior que de cidades do interior, ainda assim o número de carros em BH devia ser bem pequeno. Acho que se tivesse uns 10.000 carros tinha muito.
De fato. Curioso que muitas casas antigas e belas que vemos nessas fotos e que ainda existem, na sua grande maioria viraram comércio ou clínicas. Essas casas perderam a habitabilidade para os dias de hoje por vários motivos, e dentre eles, o fato de as garagens destas casas muito dificilmente comportarem mais de um carro (isso quando existiam).
Old November 12th, 2011, 12:38 AM   #544
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Pessoal, estou com 43 fotos de BH da década de 60 que pincelei em uma visita ao Arquivo Público de BH. No domingo, no mais tardar 2a feira postarei aqui pra gente deleitar.
Old November 14th, 2011, 01:31 AM   #545
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Pessoal, conforme prometido, seguem fotos que me foram repassadas pelo Arquivo Público de BH. Lá existe um acervo absurdamente grande e apenas pincei algumas fotos de um total de 15000 fotos que pesquisei. Só que o acervo é bem maior. Noutra oportunidade, vou lá e pego mais algumas fotos. Lembrando que as fotos abaixo foram tiradas ao longo da década de 60.
Vamos lá:

Inauguração da Praça da Bandeira em dez de 1966. Época dos militares querendo ganhar a simpatia do povo.
image hosted on flickr

Capeamento do Córrego Acaba Mundo na av. Nossa Senhora do Carmo. Olha lá a Carbel do outro lado da avenida.
image hosted on flickr

Aqui o lado da igreja.
image hosted on flickr

Rua Outono com Andaluzita. Aquela casa à esquerda com entrada com forma de arco parece ser hoje o restaurante Hermengarda.
image hosted on flickr

Muito legal essa. Av. Uruguai à esquerda e Rua Califórnia à direita. Olha como a Uruguai era estreitinha.
image hosted on flickr

Comerciantes sendo despejados do antigo abrigo de bondes atual Mercado das Flores na Bahia com Afonso Pena.
image hosted on flickr

Afonso Pena com Prof. Morais. Eu lembro do Acaba Mundo ainda não capeado na Afonso Pena. Tamparam por volta de 1980.
image hosted on flickr

Mesmo local com a presença das autoridades. Que figura estranha era o Magalhães Pinto, ex-governador. O da esquerda era o então prefeito Oswaldo Pierucetti. Olha aquele residencial da Praça ABC novinho, novinho.
image hosted on flickr

Mesmo local, com o Acaba Mundo recém capeado na Prof. Morais.
image hosted on flickr

Desfile Militar em 1963 na Praça 7:
image hosted on flickr

Mesmo desfile, dessa vez em frente ao Acaiaca. Interessante que, neste caso, é antes de 1964 e as pessoas adoravam desfile militar de 7 de setembro. Vejam como está cheio. Duvido que desfile militar hoje dá essa audiência.
image hosted on flickr

Essa foto é só pra mostrar as condições de trabalho de antigamente. Estouro de uma adutora de esgoto e o cara mexendo lá sem nenhum calçado.
image hosted on flickr

Obra do fechamento do Acaba Mundo na Professor Morais.
image hosted on flickr

Av. dos Andradas
image hosted on flickr

Essa é ótima tbém. Getúlio Vargas com Contorno. Villa Rizza ao fundo.
image hosted on flickr

Recepcionistas da prefeitura. Que serviço estressante! kkkkkkkkkk
image hosted on flickr

Decoração de carnaval na Praça 7.
image hosted on flickr

Rua Vitório Marçola com Francisco Deslandes no Cruzeiro. Ambas as ruas correm em cima de leitos de córregos.
image hosted on flickr

As chaminés do Cimento Itaú a todo vapor em Contagem. Hoje são enfeites do Itaú Power Shopping.
image hosted on flickr

Contorno com Levindo Lopes. Onde está aquela bela casa à direita hoje está aquele prédio maravilhoso da Caparaó.
image hosted on flickr

Inauguração do Túnel da Lagoinha (Túnel Prefeito Sousa Lima).
image hosted on flickr

image hosted on flickr

Prefeito Sousa Lima fiscalizando obras no local onde posteriormente foi implantada a Praça do Papa (1970).
image hosted on flickr

Festival de música Camping Pop, realizado em 1971 onde hoje é a Cidade Administrativa. Apresentação de Dirceu Pereira e Fernando Sasso.
image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Essa foto fiz questão de pegar pois mostra a megalomania e o quanto os políticos gostam de prometer e não cumprir (fazem inauguração de pedra fundamental). É um projeto apresentado em 1975 de um elevado sobre o Rio Arrudas com instalação de monotrilho. Qualquer semelhança com os dias atuais NÃO é mera coincidência.
image hosted on flickr

Afonso Pena com Rua Mestre Lucas. Onde está essa casa à esquerda embaixo, hoje é um McDonalds. À direita, os vários caixotinhos da Rua Cabo Verde.
image hosted on flickr

Alto da Avenida Afonso Pena. À esquerda o prédio do Incra e a rua Ouro Fino.
image hosted on flickr

Aqui o detalhe é o lote onde posteriormente foi construído o edifício-sede da Telemig, hoje Oi.
image hosted on flickr

Praça Milton Campos vista do alto da Afonso Pena. As fotos do alto do Cruzeiro são de 1974.
image hosted on flickr

Essa não podia passar batido. Interessante essa foto pois mostra a paixão de uma torcida. Ela é de 1967, época que o Cruzeiro tinha um time fantástico e ganhava tudo. Aí está sendo feita simplesmente uma homenagem à Charanga do Galo.
image hosted on flickr

Canalização do córrego do Gentio na Contorno com Grão Mogol. Eu já fiquei preso nesse mercadinho (pequeno prédio à esquerda) num dia de chuva fortíssima que fez os bueiros todos estourarem com água subindo rapidamente. Ficamos presos no fundo do mercadinho com a água entrando. O problema, acredito eu, é que aí é um ponto de gargalo da rede subterrânea pois aí se encontram esse córrego do Gentio, vindo da Outono e Grão Mogol e o córrego do Acaba Mundo, que vem da Nossa Senhora do Carmo e Contorno para ambos descerem juntos a rua Prof. Morais.
image hosted on flickr

Obras de capeamento do córrego do Gentio no bairro do Carmo.
image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Asfaltamento da avenida João Pinheiro (1967). Vejam que beleza o Galaxie do prefeito!
image hosted on flickr

image hosted on flickr

Mais uma da série "inaugurações militares" típicas do regime militar no seu início. Vejam a quantidade de soldados e milicos pra inauguração dessa estátua onde hoje é a praça da Rodoviária (Praça Rio Branco). Alguém sabe onde está a estátua hoje?. Era aniversário da tomada de Monte Castelo em fevereiro de 1967.
image hosted on flickr

Olha aí de novo o Acaba Mundo na Afonso Pena. O DOPS à direita (hoje é a Narcóticos).
image hosted on flickr

Fonte de todas as fotos: ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE - APCBH/Fundo ASCOM

É isso aí galera. Abraços!
Old November 14th, 2011, 02:18 AM   #546
Allan Fonseca
Registered User

Allan Fonseca's Avatar

Likes (Received): 482

Old November 14th, 2011, 03:01 AM   #547
Coyotte
Coyote

Coyotte's Avatar

Likes (Received): 608

Quote:
Essa foto fiz questão de pegar pois mostra a megalomania e o quanto os políticos gostam de prometer e não cumprir (fazem inauguração de pedra fundamental). É um projeto apresentado em 1975 de um elevado sobre o Rio Arrudas com instalação de monotrilho. Qualquer semelhança com os dias atuais NÃO é mera coincidência.
image hosted on flickr
Graças a Deus essa coisa medonha nunca saiu do papel! Felizmente, hoje temos um belo bulevar (só falta revitalizarem a região, mas o passo inicial já será dado com os retrofits da Parafuso Tower e dos dois antigos prédios da Escola de Engenharia), com o feio e fétido Ribeirão Arrudas tampado, a Praça da Estação revitalizada e o metrô bem ali do lado, mas sem o impacto visual de um monotrilho...

Minhocão já ficou ultrapassado há anos...

Só mais um comentário: olhando por essas fotos, é impressão minha ou BH melhorou MUITO dessa época para hoje?

Last edited by Coyotte; November 14th, 2011 at 03:06 AM.
Coyotte no está en línea   Reply With Quote
Old November 14th, 2011, 02:30 PM   #548
Catrumano
Registered User

Likes (Received): 119

Parabéns Gusnas, um verdadeiro acervo fotográfico de um passado não tão distante de uma cidade marcante como BH. Valeu!
Catrumano no está en línea   Reply With Quote
Old November 14th, 2011, 03:56 PM   #549
Leléo_BH
Registered User

Likes (Received): 122

Quote:
Alguém sabe onde está a estátua hoje? image hosted on flickr
Se eu não me engano, está na Praça Afonso Arinos...
Old November 14th, 2011, 04:26 PM   #550
Bruto
Not Registered User

Bruto's Avatar

Likes (Received): 2949

Quote:
Originally Posted by Coyotte View Post
Graças a Deus essa coisa medonha nunca saiu do papel! Felizmente, hoje temos um belo bulevar (só falta revitalizarem a região, mas o passo inicial já será dado com os retrofits da Parafuso Tower e dos dois antigos prédios da Escola de Engenharia), com o feio e fétido Ribeirão Arrudas tampado, a Praça da Estação revitalizada e o metrô bem ali do lado, mas sem o impacto visual de um monotrilho...

Só mais um comentário: olhando por essas fotos, é impressão minha ou BH melhorou MUITO dessa época para hoje?
Exatamente a mesma impressão que eu tive. Algumas perdas inestimáveis e muito ganhos no processo de crescimento belo horizontino.

Infelizmente o planejamento a longo prazo nunca foi levado em consideração no desenvolvimento do Brasil, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Todo meio nas coxas e parametrizado pelo baixo custo...

Gusnas, parabéns. No aguardo de novas pinçadas de fotos da nossa querida BH.
Old November 14th, 2011, 04:47 PM   #551
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Quote:
Originally Posted by Leléo_BH View Post
Se eu não me engano, está na Praça Afonso Arinos...
Exatamente! Agora que vc falou, eu me lembrei, está lá mesmo. Só não lembro quando foi pra lá, mas provavelmente foi na reforma da Praça Rio Branco.
Old November 14th, 2011, 04:55 PM   #552
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Quote:
Originally Posted by Coyotte View Post

O meu comentário foi em cima da atitude, não do projeto. O projeto é horroroso para os padrões atuais, mas na época era comum aquele tipo de solução. O absurdo é que gastam uma grana danada nesses projetos, apresentações, chamam o presidente, o governador, o papa, inauguram pedra fundamental, colocam em outdoor que o deputado fulano de tal conseguiu a verba pra obra, e no fim das contas, não sai nada, mas eles conseguiram o que queriam, capitalizar algum financeira e politicamente.

Também acho que BH melhorou da década de 70 pra hoje. Mas acho que essa década e a de 80 foram de desenvolvimento desenfreado sem muita preocupação pela paisagem urbana. Vemos fotos muito bonitas da paisagem da década de 50 pra trás, houve uma piorada em 70 e 80 e a partir de 90 as coisas voltaram a melhorar. Outro aspecto é que hoje praticamente não existe córrego a céu aberto em BH em relação ao que havia antigamente. Tamparam tudo!
Old November 14th, 2011, 07:15 PM   #553
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Quote:
Alto da Avenida Afonso Pena. À esquerda o prédio do Incra e a rua Ouro Fino.
image hosted on flickr
Vejam só essa comparação. A foto acima é do Alto da Afonso Pena é de 1974 com esses postes com essa fiação no canteiro central.

A foto abaixo, retirada do livro "História dos Bairros" em http://www.pbh.gov.br/historia_bairr...ulCompleto.pdf

é da favela do Pindura Saia em 1965 que ficava exatamente onde tiraram a foto de cima (os postes com os fios são os mesmos). Em dez anos, arrumaram bem a região, abriram a Afonso Pena até a Praça da bandeira.

image hosted on flickr
Old November 14th, 2011, 07:32 PM   #554
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 9113

Realmente, BH melhorou muito. Sensacional o seu trabalho, Gusnas. Só acho que você deveria fazer um novo thread com essas fotos e lançar nos fóruns brasileiros, pois assim mais gente veria. Creio que, por ser um thread antigo, e no Sudeste, muita gente nem abre.
CharlesZSBH está en línea ahora   Reply With Quote
Old November 14th, 2011, 07:53 PM   #555
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Quote:
Originally Posted by CharlesZSBH View Post
Realmente, BH melhorou muito. Sensacional o seu trabalho, Gusnas. Só acho que você deveria fazer um novo thread com essas fotos e lançar nos fóruns brasileiros, pois assim mais gente veria. Creio que, por ser um thread antigo, e no Sudeste, muita gente nem abre.
Eu só quis agregar um pouco a esse tópico que é muito rico em história de BH. Sei lá, posso estar errado, mas acho difícil alguém sem vínculo com BH ou com o estudo da História se interessar por essas fotos antigas.

Eu inclusive estou pra seguir um conselho seu e fazer um tópico sobre o bairro do Carmo. Devo fazer em breve, mas não especificamente em cima de aspectos arquitetônicos pois acho que não há muita coisa digna de nota especificamente sobre isso e também porque não tenho esse talento todo como fotógrafo. Devo fazer mais é um descritivo do bairro em cima do que conheço com aspectos históricos e curiosos.

Abração.
Old November 14th, 2011, 10:41 PM   #556
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
Eu só quis agregar um pouco a esse tópico que é muito rico em história de BH. Sei lá, posso estar errado, mas acho difícil alguém sem vínculo com BH ou com o estudo da História se interessar por essas fotos antigas.

Eu inclusive estou pra seguir um conselho seu e fazer um tópico sobre o bairro do Carmo. Devo fazer em breve, mas não especificamente em cima de aspectos arquitetônicos pois acho que não há muita coisa digna de nota especificamente sobre isso e também porque não tenho esse talento todo como fotógrafo. Devo fazer mais é um descritivo do bairro em cima do que conheço com aspectos históricos e curiosos.

Abração.
Então faça. O Carmo nunca apareceu por aqui (e muita gente nem sabe que ele existe, como eu já disse, porque acha que tudo é Sion). Nem preciso dizer que participarei efetivamente.
Old November 15th, 2011, 10:42 PM   #557
Astronauta
45TR0N4UT4

Astronauta's Avatar

Excelentes adições, este thread é um dos mais ricos do SSC
(traga mais! )

Quote:
Gusnas #545
image hosted on flickr
Esses cabeções bustos que ficavam na Praça Sete agora estão na Praça dos Fundadores, no Parque Municipal:

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/...g=5521&taxp=0&

Last edited by Astronauta; November 15th, 2011 at 10:48 PM.
Astronauta no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2011, 03:30 AM   #558
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 7356

Gusnas,

Obrigado por trazer essas fotos para a gente! Valeu pelo trabalho e tempo! Fantásticas!

Antes de mais nada, alguns aspectos práticos: é fácil agendar uma visita ao AP para dar uma olhada nessas fotos? As fotos que você selecionou te passaram já digitalizadas, como funciona? Lá elas estão organizadas de que forma, por tema, época?

Bom, comentando, ao contrário da maioria, eu acho que BH piorou muito em relação à época dessas fotos. Pode estar maior, mais desenvolvida, mais grandiosa, com mais infraestrutura. Certamente hoje há restaurantes muito melhores, vida cultural mais intensa, um comércio de qualidade. Mas a cidade já não é tão linda... O cuidado de tudo, a harmonia das construções, a impressão de um lugar bem planejado, seguro, onde as pessoas preocupam-se com a fachada de suas casas, com seu jardim, os espaços públicos são bem cuidados... Ah, eu acho BH super decadente nesse aspecto. Acho que só melhorou um pouco em relação aos anos 80 e 90, o fundo do poço, e basicamente nos espaços públicos (praças e parques mais bem cuidados) e preservação do patrimônio histórico. Já as "ruas do dia-a-dia", as ruas dos bairros residenciais, para mim estão a cada dia pior, mais zoneadas, menos árvores, mais muradas, mais casas lindas e de bom gosto ao chão para vir algum blocão.

Acho que uma foto simbólica seria a da Rua Outono com Andaluzita. Ainda tinha córrego aberto, terreno baldio, cara de cidade pequena... Mas só casinha linda de muro baixo, e com arborização padronizada, impecável. Em beleza, já foi melhor.

Ou a Professor Morais, era uma via simples, de casas baixas, mas todas com alguma qualidade arquitetônica. Nada horripilante como alguns blocões de hoje. A torre da Igreja do Sagrado Coração de Jesus dominando a paisagem, muito belo!

Afonso Pena com Prof. Morais. Os prédios só a partir da rua Guajajaras, dão uma sensação de muito maior planejamento. E, problemas de inundação à parte, eu acho esse canal antigo da Andradas lindo, prefiro visualmente algo assim ao Bulevar de hoje - que é melhor que aquela vala horrenda de antes.

Outras fotos que me despertam interesse são essas do Alto da Afonso Pena, região onde moro. Interessante como nessa foto

image hosted on flickr

...são os mesmos prédios hoje, praticamente, mas não tem essa sensação de amplidão, de estar no alto, por causa das árvores enormes!

Isso me impressiona muito, as fotos dos anos 60 e 70 na região ao sul da Contorno, tipo Anchieta, Serra, Sion, Mangabeiras... Cheio de lote vago, córrego aberto, favelinhas, descampados, vazios... e hoje uma densidade impressionante, são lugares que as construtoras têm dificuldade de construir novos prédios por não haver terrenos. Essa região cresceu muito, muito mesmo. Assim como boa parte de BH, na verdade, mas talvez por ser um crescimento que consolidou classes mais favorecidas, e com maior verticalização, dá mais impacto. Eu que já nasci com esses bairros consolidados fico até meio 'chocado' de ver como vários pedaços são de consolidação muito mais recente do que imagino. Nem sei se "imagino" é a palavra certa, pq já sei há muito tempo da época em que tudo aconteceu, mas ainda assim sempre me dá uma certa surpresa ver fotos de lugares como o Mangabeiras, porque hoje são tão ligados à imagem da cidade, está no 'circuito turístico básico' levar o visitante à Praça do Papa, Mirante, parque... e uma geração acima de mim já viveu numa BH onde isso nem existia hehehe
Old November 16th, 2011, 03:40 AM   #559
lucaspetes
Registered User

lucaspetes's Avatar

Likes (Received): 372

Quote:
Originally Posted by Astronauta View Post
(traga mais! )

Esses cabeções bustos que ficavam na Praça Sete agora estão na Praça dos Fundadores, no Parque Municipal:

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/...g=5521&taxp=0&
Me impressionei qndo os vi no meio da Praça 7. Não sabia que eles já estiveram por lá - e que a Praça foi redonda/rotatoria nesse período.
lucaspetes no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2011, 03:51 AM   #560
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Astronauta View Post
Sim. E creio que até subsidiará pesquisas em algumas áreas. O ideal seria que pessoas mais velhas postassem fotos particulares, antigas, dessas que não se encontram em lugar nenhum.

Reply

Tags
belo horizonte, minas gerais

Thread Tools

Posting Rules