daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools Display Modes
Old August 25th, 2008, 04:54 AM   #41
Allan Fonseca
Registered User

Allan Fonseca's Avatar

Likes (Received): 262

Seria muito legal se tirassem fotos panorâmicas e aéreas atualizadas nos mesmos ângulos das fotos antigas e as colocassem lado a lado para comparação.

BH, Minas, Cruzeiro
Allan Fonseca no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 26th, 2008, 03:40 AM   #42
dfbm
Registered User

dfbm's Avatar

Likes (Received): 35

Mais uma, que saiu no EM uns dias atrás.

O paredão da serra em 1970, e o Mangabeiras completamente deserto.
The Crowd: Yes! We're all different!
Man in crowd: I'm not...
The Crowd: Schhh!!!
dfbm no está en línea   Reply With Quote
Old August 26th, 2008, 03:50 AM   #43
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 459

^

Nossa, uma coisa que me assusta são fotos tipo essa!

Eu moro na Serra desde que nasci, em 84. Minha rotina, minha vida, foi sempre pelo bairro, no Minas II, caminhar na Bandeirantes, Cultura Inglesa da Afonso Pena, bicicleta na Praça do Papa no fim de semana.... Para mim, aquilo tudo "sempre" existiu!! Lembro de um boomzinho de verticalização na rua onde morava, no começo dos anos 90, mas mesmo assim tudo me parecia já "estabelecido". Aí vejo essas fotos somente alguns anos antes, e a Serra bem esvaziada, umas ruas de terras e uma favela na parte mais alta, o Mangabeiras simplesmente VAZIO! Incrível!!!

Claro que a cidade toda foi mudando de cara ao longo do tempo, mas vendo fotos antigas da Savassi (onde estudei), por mais que fosse muito mais tranquila e horizontalizada, "já estava lá" há décadas e décadas. Já essa parte ao redor da Avenida Bandeirantes, não é simplesmente menos densa, é mato e rua de terra, mesmo!! Pensar que a prolongação e alargamento da Afonso Pena depois da Praça Milton Campos tem menos de 40 anos, e a Agulhas Negras nem isso....

Outra coisa que passa esse estranhamento é que hoje a cidade não expande mais para esses lados só porque a serra é uma barreira física. Mas nessa foto a cidade acabava aí, mesmo tendo espaço para expandir, aí era um canto, mesmo! Era como estar num Vila da Serra, cheio de terrenos e ruas a serem ocupados.
Old August 26th, 2008, 03:57 AM   #44
Rafael_BH
Registered User

Rafael_BH's Avatar

Likes (Received): 4

Imagens belíssimas!
BH já nasceu linda...
Rafael_BH no está en línea   Reply With Quote
Old August 26th, 2008, 04:09 AM   #45
JPBrazil
Registered User

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by dfbm View Post

Ai podeia ter virado um grande parque para toda a cidade, eu sei que é um pensamento meio ufanista mas ia ser perfeito, construir só nos vales e deixar as montanhas perservadas.
JPBrazil no está en línea   Reply With Quote
Old August 26th, 2008, 06:25 PM   #46
Descaminho
BANNED

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by JPBrazil View Post
Ai podeia ter virado um grande parque para toda a cidade, eu sei que é um pensamento meio ufanista mas ia ser perfeito, construir só nos vales e deixar as montanhas perservadas.

É verdade!
Descaminho no está en línea   Reply With Quote
Old August 27th, 2008, 02:20 AM   #47
Inconfidente
Farewell

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by dfbm View Post

Nossa, que legal! Na minha opinião, mais bonito do que a gente tem hoje.
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old August 27th, 2008, 11:24 PM   #48
wakebh
®®®®®

wakebh's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by JPBrazil View Post
Tb concordo ....
Sem contar que a toda essa ocupação alterou mto o clima da cidade,hj mais quente e árida...as partes mais altas regularizam mais o clima do que as baixas...
wakebh no está en línea   Reply With Quote
Old August 29th, 2008, 02:07 AM   #49
escobarbh
Registered User

escobarbh's Avatar

Av. Afonso Pena antigamente

Não sei de que época é essa foto, mas deve ser do final da década de 40 ou da década de 50 porque o Ed. Acaiaca já havia sido construído.

Last edited by escobarbh; August 29th, 2008 at 02:13 AM.
escobarbh no está en línea   Reply With Quote
Old August 29th, 2008, 03:22 AM   #50
JPBrazil
Registered User

Likes (Received): 3

Eu queria ter conhecido a BH dessa época.
JPBrazil no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2009, 05:41 AM   #51
andremezabarba
André

andremezabarba's Avatar

Muito bom o post e as fotos.

Em relação as fotos:
Leomarques: Não tenho certeza, mas a foto 28 parece ser a Av. Amazonas, segue o mesmo padrão dos canteiros centrais,.

Escobar: Do primeiro grupo de imagens, na foto 2, o primeiro prédio à esquerda parece com um que está situado ou na Av. Paraná ou alguma grande avenida do hipercentro.

Last edited by andremezabarba; March 12th, 2009 at 05:53 AM.
andremezabarba no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2009, 04:52 PM   #52
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 695

Incrível! Fotos chocantes
Eu simplesmente AMO esse tipo de foto retratando o passado da cidade!

Parabéns ao autor do thread
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2009, 11:41 PM   #53
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Likes (Received): 61

Quote:
Originally Posted by Leléo_BH View Post
Olá! Gostaria que você falasse mais sobre a Savassi de 1975... O que, especificamente, te impressionou tanto??? Você conhece a Savassi contemporânea??? Se sim, você consegue estabelecer muitas diferenças??? Obrigado!

Não sou tão velho, mas no começo da minha adolescencia pequei o fim da "era de glamour da Savassi".

O primeiro shopping de BH (BH Shopping) foi inaugurado em 79. Até então, todo o comercio um pouco mais sofisticado de BH, do tipo que se encontra em Shoppings, estava concentrado na Savassi (e disperso em algumas áreas do Centro).

Toda a vida noturna também se concentrava na Savassi.

Era o bairro das novidades, das lojas "antenadas", o bairro da moda. E não havia concorrência dos shoppings. Um bairro cheio de neons nas vitrines, com comercio funcionando até de noite, jovens e familias passeando, comprando, e se divertindo(sem medo da violencia).

Isso durou do final da década de 60 até meados da década de 80.

Obs.: como contraponto, a parcela da população que tinha acesso a esse tipo de consumo era bem menor do que hoje em dia. Era uma realidade para poucos.
observador_bh no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2009, 08:34 AM   #54
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 459

^
Coincidentemente, há alguns dias estava lendo sobre o projeto de revitalização da praça da Savassi. A presidente da Associação de Lojistas comemorava, dizia que o bairro estava bem, que o principal problema é vagas, mas que não é tão importante. Ela inclusive dizia que o Pátio Savassi foi bom para região, trazendo movimento e mais estacionamento. Disse que a região teve momentos de altas e baixas e que apenas um único momento foi de decadência mesmo, forte, um baque: a inauguração do BH Shopping. Foi uma fuga de consumidores como eles nunca tiveram. Pelo seu relato, realmente dá para ver que foi um marco na história da região.
Old March 14th, 2009, 04:16 AM   #55
dfbm
Registered User

dfbm's Avatar

Likes (Received): 35

Quote:
Originally Posted by observador_bh View Post
Obs.: como contraponto, a parcela da população que tinha acesso a esse tipo de consumo era bem menor do que hoje em dia. Era uma realidade para poucos.
Pois é, por isso que o shopping teve tanto impacto (além de ser novidade). Hoje já tem espaço pra todo mundo, Diamond, Pátio, lojas de rua na Savassi e Lourdes.
The Crowd: Yes! We're all different!
Man in crowd: I'm not...
The Crowd: Schhh!!!
dfbm no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2009, 04:31 AM   #56
Inconfidente
Farewell

Inconfidente's Avatar

Pessoal, alguém sabe qual era a época que tinha o tal do footing na Afonso Pena? Década de 20?
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2009, 02:29 AM   #57
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

Likes (Received): 232

Reitero o que disse aqui anteriormente, muito embora tenhamos perdido muitas áreas verdes, a cidade no passado tinha um certo ar meio "currutelão", não sei explicar direito. Prefiro muito mais como é hoje e especialmente com as mudanças que ainda virão. Pra mim o grande mal da BH atual chama-se trânsito.
Old March 15th, 2009, 06:53 PM   #58
Astronauta
Registered User

Astronauta's Avatar

Likes (Received): 762

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
^
Coincidentemente, há alguns dias estava lendo sobre o projeto de revitalização da praça da Savassi. A presidente da Associação de Lojistas comemorava, dizia que o bairro estava bem, que o principal problema é vagas, mas que não é tão importante. Ela inclusive dizia que o Pátio Savassi foi bom para região, trazendo movimento e mais estacionamento. Disse que a região teve momentos de altas e baixas e que apenas um único momento foi de decadência mesmo, forte, um baque: a inauguração do BH Shopping. Foi uma fuga de consumidores como eles nunca tiveram. Pelo seu relato, realmente dá para ver que foi um marco na história da região.
Fenômeno semelhante está acontecendo neste momento em Porto Velho: as lojas da Avenida Carlos Gomes - uma Savassi de lá - está apreensiva com a fuga de clientes para o primeiro shopping de porte aberto na capital de Rondônia há poucos meses.
Astronauta no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2009, 04:05 AM   #59
Allan Fonseca
Registered User

Allan Fonseca's Avatar

Likes (Received): 262

Quote:
Originally Posted by escobarbh View Post

FOTO 02 - Outubro de 1958. Não consegui identificar o local. Se alguém conseguir, informe por favor.
Achei um desafio identificar esta foto. Me parece ser a Rua Pedro Lessa, rua que continua a Rua Formiga acima do Hospital Odilon Behrens.

BH, Minas, Cruzeiro
Allan Fonseca no está en línea   Reply With Quote
Old March 19th, 2009, 04:04 AM   #60
oregon.bh
Varginha/UDI/BH

Olhando estas fotos dá para entender perfeitamente que a Praça 7 ... é uma praça.
Além disto dá para entender também o apelido de cidade jardim...Alias é quase uma cidade floresta .... Imagino que alguns estrangeiros desavisado (eles são desavisados até hoje) daquela época vendo fotos do centro de BH deviam achar que a cidade ficava no meio da floresta amazonica.

Reply

Tags
belo horizonte, minas gerais

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules