daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 22nd, 2013, 11:57 PM   #1701
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Likes (Received): 673

Quote:
Originally Posted by Gusnas View Post
Não consegui achar uma casa com fachada possível de ser vista completamente e comparar com a foto.

Mas vcs estão certos mesmo. Achei uma forma de conseguir escapar da ilusão de ótica. No mapa atual, se vc contar a distância do museu até a Conde de Linhares em medidas de comprimento da sede do museu, darão aproximadamente 4 sedes em fila. Se fizer o mesmo com a sede do museu na foto, também se chega à via aberta no meio da foto contando 4 sedes.
É o que eu havia dito, sobre os referenciais. Na foto antiga há poucas construções e todas baixas, o que dá a impressão de maior distância.
observador_bh no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 23rd, 2013, 01:54 AM   #1702
PAULOMGM
Registered User

Likes (Received): 11

Verdade, não era a casa que eu falei, não.
PAULOMGM está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 23rd, 2013, 02:18 AM   #1703
PAULOMGM
Registered User

Likes (Received): 11

Quote:
Originally Posted by careca americano View Post
Acredito que possa ter sido uma festa dada pelo casal society Alair Couto e Zilda, cuja família até hoje é a dona da mansão.

E como dizia o Ibrahim Sued, sorry periferia...
É essa mesmo.
Aqui tem o link do thread que eu falei. http://www.skyscrapercity.com/showth...=478464&page=7
PAULOMGM está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 24th, 2013, 04:54 PM   #1704
Fred Cunha
Registered User

Likes (Received): 2032

Quote:
Acredito que possa ter sido uma festa dada pelo casal society Alair Couto e Zilda, cuja família até hoje é a dona da mansão.

E como dizia o Ibrahim Sued, sorry periferia...
Ele adorava dizer também "os cães ladram e a caravana passa".

Agora virou comida de verme igual qualquer cão da periferia.
Fred Cunha no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2013, 06:18 PM   #1705
luizhbh
Registered User

Likes (Received): 0

Quote:
A praga, um pequeno inseto negro, entrava nos olhos e ardia como pimenta. Ficaram conhecidos à época pelo nome de "amintinhas", em homenagem ao prefeito da ocasião, o Aminthas de Barros.
Ninguém me convence de que foram a causa da poda.
Muito interesse deve ter rolado por debaixo dos galhos dessas árvores...

Aí vai uma foto da "fera":

Eu estudei no Barão do Rio Branco de 1978 a 1981, e por diversas vezes ficava com meu pai dentro do carro esperando a aula começar. Algumas vezes ficavamos parados na tomé de souza quase na getulio vargas, e ali havia umas árvores grandes(acho que eram Ficus) e esses bichinhos caiam no parabrisas do carro dele... lembro-me muito bem de ter perguntado o nome deles pro meu pai, já que pareciam micro escorpioes(a caudinha dele fica dobrada pra cima) e ele me disse que se chamavam "LACERDINHAS" por causa do também político Carlos Lacerda que infernizava o geverno federal desde os tempos de Getulio Vargas! ! Meu pai falava que se o bichinho cai no olho, parece que solta um substancia altamente irritante e é um incomodo DOS INFERNOS ! !heheheh! ! Dizem que causava até acidente de carro...

Essa historia de "Amintinhas" foi só aqui em BH, tanto é que ao procurar por imagens de lacerdinhas no google e aparece muito mais referencias com os insetinhos do que as buscas por amintinhas, que por sinal retorna ESSE post aqui do Forum ! heheh!

Aqui tem um link que inclusive acaba de explicar uma dúvida que eu tinha desde essa época de 1978!

http://luizlopesfilho.blogspot.com.b...de-sabado.html

Eu nao entendia porque os bichos caiam aos montes em cima do carro do meu pai e nem tanto nos carros ao lado... é que eles gostam da cor amarela... e meu pai tinha um OPALA 75 AMARELO! ! !hahahahhahah! !

Quote:
Originally Posted by Fernnando View Post
O Jorge Carone morreu em 2010 e era realmente um político muito integro e lutador. Seu filho Antonio Carlos Carone, que morreu em 2011, foi vereador e chegou a ocupar a prefeitura por alguns dias substituindo, se não me engano, o Hélio Garcia. Dizem que o Antonio Carlos Carone já fez muita campanha subindo em um banquinho pela cidade. (ele era bem alto).
Me desculpe, mas discordo muito de voce... conheci pessoalmente as TRÊS gerações da familia Carone... integridade ali nao era um conceito muito presente não... o prefeito, o filho vereador e playboy sanguessuga e um dos netos mais playboy e sanguessuga ainda. O prefeito era um, por assim dizer, lambão... sua ultima tentativa na política foi usando o mote: "Autor da lei que criou o Mineirão"... fracassou retumbante nas urnas... o filho vereador era um playboy que batia pega com Dodge Dart e Opala, usando peças "emprestadas" das viaturas oficiais da prefeitura e da câmara e como vereador não fez nada que fosse digno de nota e o neto, o mais velho, um zero à esquerda que vivia pela night dos anos 90 em BH batendo pegas de Dodge Dart na Nsa. Sra. do Carmo e pampulha e usando do nome e sobrenome do pai e do avô para se favorecer nas L' Apogee, Ao Bar e outros points badalados daquela época.
Faleceu em algum ponto entre 2000 e 2005 sofrendo muito em uma cama de hospital, em decorrência de um acidente de carro na Raja Gabaglia. Batendo pega...
luizhbh no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2013, 09:57 PM   #1706
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Likes (Received): 3871

Quote:
Originally Posted by luizhbh View Post
Eu estudei no Barão do Rio Branco de 1978 a 1981, e por diversas vezes ficava com meu pai dentro do carro esperando a aula começar. Algumas vezes ficavamos parados na tomé de souza quase na getulio vargas, e ali havia umas árvores grandes(acho que eram Ficus) e esses bichinhos caiam no parabrisas do carro dele... lembro-me muito bem de ter perguntado o nome deles pro meu pai, já que pareciam micro escorpioes(a caudinha dele fica dobrada pra cima) e ele me disse que se chamavam "LACERDINHAS" por causa do também político Carlos Lacerda que infernizava o geverno federal desde os tempos de Getulio Vargas! ! Meu pai falava que se o bichinho cai no olho, parece que solta um substancia altamente irritante e é um incomodo DOS INFERNOS ! !heheheh! ! Dizem que causava até acidente de carro...

Essa historia de "Amintinhas" foi só aqui em BH, tanto é que ao procurar por imagens de lacerdinhas no google e aparece muito mais referencias com os insetinhos do que as buscas por amintinhas, que por sinal retorna ESSE post aqui do Forum ! heheh!

Aqui tem um link que inclusive acaba de explicar uma dúvida que eu tinha desde essa época de 1978!

http://luizlopesfilho.blogspot.com.b...de-sabado.html

Eu nao entendia porque os bichos caiam aos montes em cima do carro do meu pai e nem tanto nos carros ao lado... é que eles gostam da cor amarela... e meu pai tinha um OPALA 75 AMARELO! ! !hahahahhahah! !
Esses bichos devem gostar mesmo de ficus pois é esta a árvore, assim como na Afonso Pena, que tem dentro do Barão do Rio Branco e cuja copa dá pra Tomé de Souza, provavelmente onde seu pai parava. Eu estudei no Bueno e sempre passava ali a pé. É uma árvore gigantesca e está lá, linda, dando sombra pra grande parte da rua e da calçada.

Quote:
Me desculpe, mas discordo muito de voce... conheci pessoalmente as TRÊS gerações da familia Carone... integridade ali nao era um conceito muito presente não... o prefeito, o filho vereador e playboy sanguessuga e um dos netos mais playboy e sanguessuga ainda. O prefeito era um, por assim dizer, lambão... sua ultima tentativa na política foi usando o mote: "Autor da lei que criou o Mineirão"... fracassou retumbante nas urnas... o filho vereador era um playboy que batia pega com Dodge Dart e Opala, usando peças "emprestadas" das viaturas oficiais da prefeitura e da câmara e como vereador não fez nada que fosse digno de nota e o neto, o mais velho, um zero à esquerda que vivia pela night dos anos 90 em BH batendo pegas de Dodge Dart na Nsa. Sra. do Carmo e pampulha e usando do nome e sobrenome do pai e do avô para se favorecer nas L' Apogee, Ao Bar e outros points badalados daquela época.
Faleceu em algum ponto entre 2000 e 2005 sofrendo muito em uma cama de hospital, em decorrência de um acidente de carro na Raja Gabaglia. Batendo pega...
Que família carregada, hein! Dois filhos do Carone prefeito morreram relativamente cedo, não sabia dessa história do neto.

Não sei quanto aos filhos, mas em relação ao pai, eu não vivi sua época como prefeito, mas os relatos que já li ou já ouvi de pessoas mais velhas sempre são no sentido de enaltecê-lo. Essa eleição que ele perdeu não quer dizer muita coisa pois foi muito tempo depois do período em que ele foi prefeito e aquela eleição, realizada no rastro da morte marcante e comovente do Tancredo Neves, só podia ser ganha por um candidato do PMDB, como assim realmente ocorreu.
Gusnas no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2013, 07:18 PM   #1707
J. Carlos.
Registered User

Likes (Received): 3

Em 1981 a Plambel fez um estudo do conjunto da Praça da Estação, com o levantamento fotográfico das construções públicas e particulares, sugerindo o seu tombamento. Esse documento pode ser acessado na biblioteca digital, nesse endereço:

CONJUNTO URBANO PRAÇA DA ESTAÇÃO

Há varias construções nas ruas do entorno da praça que hoje não existem mais, ou devido às obras do metrô ou à demolição para construção de edifícios. Muitas outras ainda existem, mas algumas abandonadas e cheias de pichações.
Abaixo alguns exemplos das que foram demolidas, com o texto contido no documento:

J. Carlos. no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2013, 01:07 AM   #1708
careca americano
Registered User

careca americano's Avatar

Likes (Received): 79

Virou esse maravlihoso conjunto arquitetonico...

Aeroporto da Pampulha para a Ponte-Aérea!

Salve o TRICOLOR MINEIRO!
AMÉRICA SEMPRE!
careca americano no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2013, 02:31 AM   #1709
lgot
Registered User

Likes (Received): 2082

Do perfil fotos antigas de Belo Horizonte - https://www.facebook.com/FotosAntigasDeBeloHorizonte

Avenida Afonso Pena - 1960

Esta imagem aérea mostra toda a extensão da arborizada avenida Afonso Pena em 1960.

Abaixo, a antiga Feira Permanente de Amostras e o antigo ponto de parada de ônibus. Atualmente, é a rodoviária de Belo Horizonte.

Acervo: José Góes

Contribuição: Raimundo Trindade Júnior

M Vini liked this post
lgot no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2013, 03:54 AM   #1710
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Nossa! Comparando esta foto, de 1960, com a logo abaixo, de 1948, dá para ver como o centro de BH passou por um boom de verticalização em um curto espaço de tempo.

Quote:
Originally Posted by lgot View Post
Do perfil fotos antigas de Belo Horizonte - https://www.facebook.com/FotosAntigasDeBeloHorizonte

Avenida Afonso Pena - 1960

Esta imagem aérea mostra toda a extensão da arborizada avenida Afonso Pena em 1960.

Abaixo, a antiga Feira Permanente de Amostras e o antigo ponto de parada de ônibus. Atualmente, é a rodoviária de Belo Horizonte.

Acervo: José Góes

Contribuição: Raimundo Trindade Júnior

Quote:
Originally Posted by Fabricio JF View Post
Old February 19th, 2013, 01:04 AM   #1711
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Uma nova "jazida" de fotos interessantes:

Niemeyer com o Prefeito Pimenta da Veiga na Igreja da Pampulha em 1989. O outro cara é o antigo vereador Arutana Cobério, lembram dele?

CEU com Mineirão ao fundo:

Ancoradouro na Pampulha! em 1966.

Primeira barragem. Pela largura da pista em relação a hoje, realmente era bem fina.

Foto linda do Mineirão. Realmente ele se destacava na paisagem.

As 4 próximas dizem respeito à Olimpíada dos alunos da Escola Dom Orione no Mineirão. Tem base um negócio desses hoje em dia?

Antônio Carlos em frente às obras do IAPI.

Fonte: http://www.museuvirtualbrasil.com.br...dules/myalbum/
Old February 19th, 2013, 10:25 PM   #1712
Fernnando
Adiante

Fernnando's Avatar

Likes (Received): 125

Belos registros Gusnas mas, quanto a foto cuja legenda diz: ancoradouro na pampulha em 1966, creio que esta data está errada. A foto parece ser bem mais antiga. Só se vê a igrejinha no fundo e nenhuma construção. Não seria 1946? Em 1966 já existiam casas alí, ou não?
Fernnando no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2013, 10:38 PM   #1713
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Pode ser que seja 1946. Eu pus a data que me pareceu estar na legenda, mas deve ser 1946 mesmo. Mas o impressionante é imaginar que um dia já houve barquinhos ancorados na lagoa da Pampulha tal qual na orla Bardot em Búzios.
Old February 19th, 2013, 10:58 PM   #1714
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Lembro-me bem, por volta de 1980, um vizinho nosso lá em Caeté, amigo da família, chegou em casa com um reboque e uma lancha recém adquirida.

No final de semana seguinte levou-a para a garagem de barcos do Iate (onde hoje funciona um estacionamento do clube). Nos finais de semana, sempre que o tempo estava bom, ia passear com a família.

Eu tenho uma vaga lembrança de estar na Pampulha e ver lanchas na lagoa. Isso era comum até meados dos anos 80. Aliás, lembro-me de uma notícia, creio que em 1992~1993, de um empresário que, estando embriagado, invadiu o bar Redondo com sua lancha. Ou seja, pode-se afirmar que até o começo dos anos 90 ainda se via embarcações de lazer na Pampulha.
Old February 20th, 2013, 12:25 AM   #1715
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Juiz do TRE-MG cassa mandato de Leo Burguês

Edit.

Ih, estava com duas janelas abertas e postei no lugar errado. Como faço para deletar o título???
Old February 21st, 2013, 02:47 PM   #1716
paumzim
Registered User

paumzim's Avatar

Likes (Received): 2

Precisa deletar uma noticia boa não..rs
Se bem que aqui é o lugar pra gente fugir dessas babacas!!

Bairro Padre Eustáquio decada de 50:

Fonte: Revista Encontro
paumzim no está en línea   Reply With Quote
Old February 22nd, 2013, 06:51 PM   #1717
Fernnando
Adiante

Fernnando's Avatar

Hoje na matéria publicada no EM sobre a provável reabertura do cine Pathé, fato louvável, a mesma nos brindou ainda com uma foto histórica:

Memória
O charme do letreiro luminoso

Avenida Afonso Pena, 759. Em 1920, o grupo Cinemas S.A. inaugura uma sala no Centro de Belo Horizonte, em alusão ao francês e industrial da sétima arte Charles Pathé. Treze anos passados e as portas cerradas depois da última sessão, dessa vez, seriam em definitivo – pelo menos naquele local. Quase três décadas depois do lançamento da sala, em 1948, para atender a demanda dos moradores do Bairro Funcionários, eram abertas as portas do novo Cine Pathé, na Avenida Cristóvão Colombo, 315 (foto). Por décadas, o empreendimento se tornou point dos jovens e das famílias, que a cada semana encontravam o anúncio de um novo clássico no letreiro luminoso.

A foto parece ser de início dos anos 70. Meu pai teve um fusca com esta sequencia de numeração de placa nesta época.
Old February 22nd, 2013, 06:55 PM   #1718
Fernnando
Adiante

Fernnando's Avatar

Quote:
Originally Posted by paumzim View Post

Precisa deletar uma noticia boa não..rs
Se bem que aqui é o lugar pra gente fugir dessas babacas!!

Bairro Padre Eustáquio decada de 50:

Fonte: Revista Encontro

Cadê a foto!?
Old February 27th, 2013, 02:57 PM   #1719
paumzim
Registered User

paumzim's Avatar

Likes (Received): 2

Agora vai...

Agora deu certo?

M Vini liked this post
paumzim no está en línea   Reply With Quote
Old February 27th, 2013, 10:45 PM   #1720
Fernnando
Adiante

Fernnando's Avatar

Onde será isto no bairro Padre Eustáquio? Parece que neste fundo de vale passa um córrego. E lá no alto à direita, um monte até bem robusto. Interessante que há muitas pessoas caminhando e este acampamento com carros de boi!! Parecem trazer o resultado da produção agrícola, numa cena que remete ao Brasil colônia.

Reply

Tags
belo horizonte, minas gerais

Thread Tools

Posting Rules