daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul > Notícias da Região

Reply

Thread Tools Display Modes
Old January 26th, 2008, 04:15 AM   #1
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 3

Florianópolis: Uma cidade ameaçada pelo crescimento desordenado

Crescimento e turismo desordenados ameaçam encantos de Floripa

Antonio Biondi
Especial para o UOL
Em Florianópolis

http://noticias.uol.com.br/ultnot/20...lt23u1032.jhtm

Com seus inúmeros encantos e belezas, Floripa é atualmente um dos principais destinos turísticos do país e de quem busca melhorar de vida em uma nova cidade. O futuro do paraíso, porém, está em jogo, ameaçado pelo crescimento recente.

A idéia de estar em Florianópolis entre dezembro e fevereiro, especialmente no Réveillon e Carnaval, anima brasileiros, "hermanos" e um contingente cada vez maior de pessoas de outras regiões do mundo. As praias e tradições, a história e natureza locais, a diversidade e as perspectivas... tudo convida e seduz o turista e os novos moradores.

Só 50% dos domicílios da capital contam com coleta e tratamento de esgoto

Cidade discute como conciliar grandes empreendimentos e meio ambiente

Das regiões mais valorizadas às mais pobres, cena corriqueira: Floripa à venda?

Casas sobem morro no Itacorubi, bairro de classe média-alta

Quem esteve na Ilha da Magia no feriado do Ano Novo, porém, se viu obrigado a conviver com engarrafamentos intermináveis, falta de água em alguns bairros e de luz em outros tantos, e de perceber, também, mudanças intensas na cidade. Os problemas ainda estão longe de fazer frente ao que Floripa oferece de melhor, mas o discurso de que as dificuldades estão relacionadas somente ao período de maior visitação já não se sustenta.

Entre 1980 e 2007, a população de Florianópolis mais que dobrou. O município, composto pela Ilha de Santa Catarina (conhecida carinhosamente por Ilha da Magia) e por uma parte no continente, viu seu número de habitantes saltar de 187.880 para cerca de 400 mil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para se ter uma idéia, no mesmo período, a população do Brasil variou aproximadamente 58%.

Para quem sonha em se mudar para Florianópolis como uma forma de viver "em um pedacinho do Brasil" livre dos conflitos sociais, econômicos e ambientais - e dos escândalos que têm marcado a cena política nacional desde sempre -, um aviso a respeito do paraíso. Nos últimos anos, Florianópolis tem sido palco de conflitos intensos, que vão dos protestos por melhorias no transporte público e pelo passe livre à Operação Moeda Verde, da Polícia Federal (PF).

As investigações da PF e do Ministério Público Federal trouxeram à tona graves problemas no atual modelo de desenvolvimento da cidade, como a venda de licenças ambientais para empreendimentos imobiliários e hoteleiros de grande monta. As denúncias do gênero já levaram à cassação de vereadores e ao embargo de alguns grandes empreendimentos - boa parte segue em construção ou já foi inaugurada -, além de terem dado vazão a escândalos que geraram constrangimentos até à atual gestão da prefeitura. No inquérito da PF, que foi encaminhado para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, foram indiciadas 54 pessoas, inclusive o prefeito Dário Berger.

Em meio ao tiroteio, Berger, eleito para o cargo em 2004 pelo PSDB, deixou o partido no final de 2007, somando-se aos quadros do PMDB. Durante o fechamento desta matéria, o próprio site da prefeitura municipal de Florianópolis era ainda traído pela mudança repentina. No link "Quem é Quem", Berger é apresentado como integrante do PMDB. Mas, ao entrar no perfil do prefeito e clicar em "Para saber mais sobre o Prefeito Municipal clique aqui", Berger ainda aparece como quadro do PSDB.

Os conflitos e escândalos que se espraiam pelos bastidores político-econômicos da Ilha da Magia saltam à vista, envolvem todas as regiões, paisagens e classes sociais. Morando há alguns meses em Florianópolis, Maria Tereza Jorge Pádua, ex-presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), logo percebeu "as casas subindo até o alto dos morros; descendo quase até o mar; e feitas em dunas, restingas, mangues", em "total desrespeito à legislação". Para Marc Dourojeanni, consultor do Banco Mundial na área Ambiental e casado com ela, "a consciência ambiental, inclusive no governo, vem crescendo, mas o 'partido' vencedor é o do lucro".

A carência habitacional e o aumento dos marginalizados são elementos perturbadores. Dados do Sinduscon (entidade patronal da construção civil) apontam para a existência de 63 favelas em Florianópolis. A entidade estima que um terço dos moradores da capital viva em situação de risco.

Nos Ingleses, a poucos metros da praia e encravada sobre as dunas - área de preservação permanente por excelência -, a comunidade do Arvoredo, mais conhecida por favela do Siri, aguarda solução para as quase 200 famílias que vivem no local. O problema se arrasta há anos. Vindos de várias regiões do país, sobretudo do interior catarinense, os moradores quase conquistaram a mudança para comunidades próximas. Abaixo-assinados feitos nos bairros de destino, contudo, impediram a solução. Glauceli Carvalho Ramos Branco, a Galega, da associação de moradores, reconhece a necessidade de deixarem a área, mas defende que "o problema não é só da gente", mas "de toda comunidade" do município.

Em uma cidade que depende do mar para tudo, os baixos índices de saneamento são outro grave problema. De acordo com a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), a coleta e tratamento de esgoto abrangem somente 50% dos domicílios da capital - em 2001, o percentual tratado era ainda menor: 40,5%. A assessoria de imprensa da Casan afirmou à reportagem que estão ingressando recursos do PAC do governo federal (Programa de Aceleração do Crescimento) que devem elevar o índice para cerca de 70%.

Ao mesmo tempo, o contingente de turistas se amplia a cada ano e, entre 1986 e 2006 o número de visitantes triplicou. Limitar o número de visitantes ou impedir a chegada de novos moradores certamente não está entre as soluções mais indicadas e desejáveis. Para que a cidade não enverede pelos caminhos tortuosos de outras capitais brasileiras, entretanto, precisará se planejar. E priorizar não só o presente.

No primeiro semestre de 2008, o plano diretor de Florianópolis (lei que traz as diretrizes para o desenvolvimento do município nos próximos anos) deve ser elaborado e votado. Para Ildo Rosa, diretor-presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), órgão ligado à prefeitura, o processo de discussões e decisão "será uma luta bastante renhida". Sua expectativa, porém é a de "um plano mais restritivo, cidadão e humano", que colabore na construção de um futuro melhor para a cidade.

Para o Padre Wilson Groh, que atua nas comunidades carentes do Maciço do Morro da Cruz, estão em jogo na Grande Florianópolis dois grandes projetos: "um de internacionalização da Ilha e outro de uma cidade inclusiva, humana". Ele defende que "esses dois projetos não podem trabalhar em oposição", mas, sim, "encontrar saídas".
Luiz no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 26th, 2008, 07:36 AM   #2
Alexandre Lima
BANNED

Likes (Received): 0

Caramba!!!

Tomara que floripa não tenha o mesmo destino de Manaus!!
Pra reverter isso depois é muito difícil!!!
Alexandre Lima no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2008, 02:02 PM   #3
LS Kim
Non Dvcor Dvco

LS Kim's Avatar

Likes (Received): 105

Pois é.... Essa é a parte ruim da fama..
Old January 26th, 2008, 02:49 PM   #4
Thina

Thina's Avatar

Likes (Received): 481

Dizem que foi culpa de quem a desenvolveu, a Angela Amin. Eu gosto da ex-prefeita, mas vou ver o pq desse crescimento desordenado, onde a base?
Thina no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2008, 02:49 PM   #5
Sublime
BANNED

Sublime's Avatar

Likes (Received): 2

Floripa não tem uma estrutura e nem porte de cidade grande que consiga suprir um crescimento de forma cosciente.
Sublime no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2008, 02:52 PM   #6
Thina

Thina's Avatar

Também já li, sobre "pobrismo" na ilha. Os moradores fazem ponte para acesso ao lugar onde resolvem morar, na lagoa da conceição no meio do mato, um caso.
Old January 26th, 2008, 03:20 PM   #7
juniorzzi
on my way to the OR trail

juniorzzi's Avatar

Likes (Received): 256

Jurava que pelo menos aí isso seria diferente....
uma pena....
;/
juniorzzi no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2008, 03:34 PM   #8
Rcrd
GoldMember

Rcrd's Avatar

Ha mais de 10 anos atras ja tinha uma favelinha no continente, perto da ponte de acesso a cidade. Eu vi...
Um contraste com a cidade que eh muuuuuuito bonita.

Os problemas nao comecam do dia pra noite.
Rcrd no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2008, 03:46 PM   #9
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 309

exposição na mídia é sempre complexo...
Agora, como já escrevi várias vezes anteriormente, para mim, crescer com a estrutura social, econômica, educacional... brasileira é insustentável... Os problemas são inerente ao crescimento. Maringá e Londrina são provas incontestes...
As vezes algumas administrações municipais conseguem controlar esse processo de crescimento desordenado de uma certa forma ou de outra, fazendo com que ele apareça em maior ou menor escala quando se compara alguns municípios. Mas só!

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DA AVENIDA COLOMBO COM A IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO MODAL DE TRANSPORTE PÚBLICO:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1331181
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2008, 04:23 PM   #10
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Kimura View Post
Pois é.... Essa é a parte ruim da fama..
Concordo contigo, mas essa fama fez muito mau a Brasília, Curitiba que eram simbolos de arquitetura, paisagismo, urbanismo e qualidade de vida, e a bola da vez era Florianopolis.

Espero que aprendam com a lição, e acho que no caso de Floripa é pior do que Curitiba e Brasília, pois a ilha tem um espaço finito, enquanto as outras não, tem um bom espaço para expansões futuras.

Espero que os governos estadual e municipal tome providências. Pois muitas pessoas se iludam que crescimento desordenado apenas acontece com as populações de baixa renda.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2008, 04:30 PM   #11
Rcrd
GoldMember

Rcrd's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post
Concordo contigo, mas essa fama fez muito mau a Brasília, Curitiba que eram simbolos de arquitetura, paisagismo, urbanismo e qualidade de vida, e a bola da vez era Florianopolis.

Espero que aprendam com a lição, e acho que no caso de Floripa é pior do que Curitiba e Brasília, pois a ilha tem um espaço finito, enquanto as outras não, tem um bom espaço para expansões futuras.

Espero que os governos estadual e municipal tome providências. Pois muitas pessoas se iludam que crescimento desordenado apenas acontece com as populações de baixa renda.
Discordo... Ilhas tem privilegios justamente por terem terrenos limitados...
Vou criar um thread a respeito da "gentrificacao". Um fenomeno que me chamou a atencao desde o ano passado quando soube da existencia do termo...

Last edited by Rcrd; January 26th, 2008 at 04:38 PM.
Rcrd no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2008, 04:35 PM   #12
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 1

Ricardo eu digo isso pois, vamos ver, na sua opinião, quantos habitantes a ilha de Florianopolis tem condições de receber sem destruir o meio ambiente? 300 mil, 3 milhões?

O problema não está no fato de construir prédios altos, mas o problema que a ilha tem várias áreas de proteção ambiental, então vc prefere destruir todos os ecosistemas para dar margem a especulação imobiliária?

E outra, jamais devemos pegar exemplos de ilhas de países desenvolvidos, pois não vale para a realidade brasileira.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2008, 06:55 PM   #13
Naipesky
Registered User

Naipesky's Avatar

Likes (Received): 392

Vamos ver... acho que isso já era esperado à pelo menos uns 15 anos. (Desde quando comecei a ouvir elogios em cima de elogios à Floripa)

Ilha por ilha, Vitória tem mais sorte por ser menor. (Em compensação possui 6 acessos ao continente para trazer o movimento da RM, que cresce a olhos vistos)
Old January 26th, 2008, 07:08 PM   #14
schmidt
Registered User

schmidt's Avatar

Likes (Received): 8

O único problema é que, além do plano diretor, Florianópolis precisa de investimento, e esse dinheiro não existe em nenhuma das 3 esferas do poder público para investimento lá. E olhem que a cidade já recebeu maciços investimentos públicos ultimamente!

Webshots Galleries
#1 #2 #3 #4 #5
schmidt no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2008, 07:18 PM   #15
Thina

Thina's Avatar

^Recebeu e boa parte dele só foi usado pela gestão Amim , pois foi desviado com Paulo Afonso e com a construção da ponte Pedro Ivo Campos, ver impeachment do ex-gov Paulo Afonso e caso Ouro Fino, engenheiro da ponte, ambos casos diferentes e datas bem diferentes tb.

Uma pergunta: progresso pode gerar um crescimento desordenado?

Florianópolis tinha um transito terrivel em uma das vias da Beira Mar Norte. Foi feito um elevado, do CIC, o transito desafogou, naquela area. Ficou melhor para acesso a UFSC, por exemplo. O fato de terem construido um elevado (progresso) pode gerar um crescimento desordenado em outras areas?
A fama se deve pelas praias, algumas mesmo de cegar os olhos, risos. Depois investiram em bares famosos, que chamam turistas ainda mais. Nunca como antes Fpolis foi tão bem vista. Será que desafogar o transito ajuda ou piora? Vem mais carros?
Old January 26th, 2008, 07:26 PM   #16
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 3

O que essa prefeitura anda fazendo que não saneou a cidade inteira ainda? Achei 50% de esgoto muito pouco para Floripa!!! E as favelas me impressionaram ao ver que alguns morros já estão tomados ou esse governo catarinense toma medidas enérgicas ou vão começar chamar Floripa de uma mini-Rio de Janeiro.
Luiz no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2008, 07:31 PM   #17
Ice Climber
Registered User

Likes (Received): 114

Pra mim o problema não é o progresso. Não é um elevado. Não é uma nova ponte, nem nada.

O problema é como a cidade se vende. E Florianópolis sempre se vendeu como uma ilha de perfeição social em meio ao caos de um país emergente. O fato é que Florianópolis sempre apareceu como a capital de alto desenvolvimento humano, baixo desemprego, pouca desigualdade, entre outros chamarizes para a migração. Os governos(estadual e municipal) compraram essa idéia, e venderam Brasil a fora. Deu no que deu.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2008, 04:49 AM   #18
Ariela
DuoCromo!

Ariela's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post

a ilha tem realmente um espaço finito. Mas BH tem 2.412.937 habs em 331 Km² e Fpolis tem 396.723 habs em 433, então acho que Fpolis ainda pode crescer um tanto. Mas pelo menos, o que eu vejo crescendo aqui, é em volta do centro, tb né? com um sistema de transporte público até eu moro nessa área!. Indo pra lugares mais "remotos" da ilha, a gente aidna vê muitas áreas desocupadas, "no meio do nada".
Mas o que eu acho errado aqui é que eu nã vejo a prefeitura fazendo nada pra parar o crescimento das favelas. há pouco tempo eu abri um thread falando sobre a favelinha que estavam abrindo, com patrola e tudo, na rua paralela aqui de casa. Não é muito meu estilo falar isso, mas, eu preferiria que a prefeitura tivesse negociado com emepreiteiras pra fazer loteamentos...
Ariela no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2008, 04:57 AM   #19
Ariela
DuoCromo!

Ariela's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Pra mim o problema não é o progresso. Não é um elevado. Não é uma nova ponte, nem nada.

O problema é como a cidade se vende. E Florianópolis sempre se vendeu como uma ilha de perfeição social em meio ao caos de um país emergente. O fato é que Florianópolis sempre apareceu como a capital de alto desenvolvimento humano, baixo desemprego, pouca desigualdade, entre outros chamarizes para a migração. Os governos(estadual e municipal) compraram essa idéia, e venderam Brasil a fora. Deu no que deu.
sincramente, eu vejo muita gente das cidades do interior de Sc aqui sem qualificação alguma e muito me perguntam o que vieram fazer aqui. do tipo, eles não tem qualificação, não tem estudo, não falam outras linguas (não, nem alemão na maioria). Daria pra colocá-los numa industria, SE aqui tivesse indústria, mas não é o caso!
Ariela no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2008, 08:13 PM   #20
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 231

Quote:
Originally Posted by Ariela View Post
sincramente, eu vejo muita gente das cidades do interior de Sc aqui sem qualificação alguma e muito me perguntam o que vieram fazer aqui. do tipo, eles não tem qualificação, não tem estudo, não falam outras linguas (não, nem alemão na maioria). Daria pra colocá-los numa industria, SE aqui tivesse indústria, mas não é o caso!
Mas esse pessoal se concentra mais ao cntinente não? Tipo periferia de são José e Palhoça?

O engraçado é que até aqui em Joaçaba tu pode encontrar cartazes, principalmente na rodoviária, dizendo que necessita-se de carpinteiros, pedreiros,pintores etc.. para trabalharem em Floripa e Balneário principalmente.

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules