|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
OFF
Join Date: Jun 2007
Location: Campina Grande/PB Brasil
Posts: 5,566
Likes (Received): 5
|
Super Thread: Cabedelo - PB
CABEDELO ![]() ![]() A cidade de Cabedelo possui uma área de 31,42 km², tendo uma forma singular, com 18 km de extensão por 3 km de largura. Tem uma população de aproximadamente 57 mil habitantes. Fundada em fins do século XVI, na década de 1580, quando se edificou Cabedelo, esta pertencia ao município de João Pessoa. Através da Lei nº 283, de 17 de março de 1908, teve autonomia, ficando o povoado elevado à vila. Perdeu os foros de vila e município, por Lei Estadual nº 676, de 20 de novembro de 1928, a qual anexou o seu território ao município da Capital. Em divisão administrativa de 1933 voltava a figurar como distrito do município de João Pessoa. Com a Lei Estadual nº 1631 de 12 de dezembro de 1956 mais uma vez voltava Cabedelo à categoria de município, compondo-se de um único distrito. Aquele diploma legal cria a Comarca, por desmembramento da Capital, cuja instalação do novo município estava prevista para 4 de abril de 1959 sendo, contudo instalado a 31 de janeiro de 1957. É uma cidade que faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa, mas que tem uma personalidade própria e encantadoramente discreta. Cabedelo é uma cidade portuária e fica numa península entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba. Seu nome vem da expressão que significa “pequeno cabo”. O Porto de Cabedelo é a grande entrada e saída comercial do Estado. Lugar de história rica, Cabedelo é cheia de momentos importantes na vida paraibana e nacional. Sem mais delongas, vamos às fotos: 1. Porto de Cabedelo e Fortaleza de Santa Catarina (primeiro plano). ![]() 2. ![]() 3. ![]() 4. ![]() 5. Área próxima ao porto: ![]() 6. ![]() 7. ![]() 8. ![]() 9. ![]() 10. ![]() 11. Pintura na praça que marca o Km 0 da Transamazônica ![]() 12. Fortaleza de Santa Catarina, construída no século XVI, representa um testemunho vivo das lutas contra os invasores holandeses da Região Nordeste à época do Brasil Colônia: ![]() 13. ![]() 14. ![]() 15. ![]() 16. ![]() 17. ![]() 18. ![]() 19. ![]() 20. ![]() 21. ![]() 22. ![]() 23. ![]() 24. ![]() 25. ![]() 26. ![]() 27. ![]() 28. ![]() 29. ![]() 30. ![]() 31. O Forte à noite: ![]() 32. ![]() 33. ![]() 34. Vista prévia do Porto e do Moinho: ![]() 35. ![]() 36. ![]() 37. ![]() 38. ![]() 39. ![]() 40. ![]() 41. Praia (ilha) de Areia Vermelha ![]() 42. Área de proteção às tartarugas marinhas: ![]() 43. ![]() 44. Diversos turistas comparecem todas as tardes para contemplar o pôr-do-Sol na praia do jacaré... ![]() 45. ...ao som do bolero de Ravel: ![]() 46. ![]() 47. Famoso "quebra-mar" ![]() 48. ![]() 49. ![]() 50. Visitante Ilustre (Marinha do Brasil) ![]() 51. Teatro Santa Catarina ![]() 52. BR 230 - Acesso à João Pessoa: ![]() 53. ![]() 54. Ginásio de Esportes: ![]() 55. ![]() E por fim pra fechar com chave de ouro: 56. ![]() Encerro por aqui. Espero que gostem e comentem!
__________________
. Campina Grande - Uma cidade Multifacetada "Eterno Poema de Amor à Beleza" Meus threads:
|
|
|
|
|
|
#2 |
|
Agreste Pernambucano
Join Date: Nov 2007
Posts: 14,793
Likes (Received): 123
|
Excelentes fotos! Algumas parecem até obra de arte. A Região Metropolitana de João Pessoa é 10!
|
|
|
|
|
|
#3 |
|
Cidade Lendária
Join Date: Feb 2007
Location: Recife/Brasil
Posts: 6,069
Likes (Received): 48
|
Muito Lindoooo
EU conheço cabedelo, passei por ai quando fui pegar uma balsa e fui para lucena(?) Cidade agradavel.
__________________
"Para conhecer uma paisagem não basta vê-la, é preciso muito mais, é preciso que as duas almas, a do contemplador e a do lugar, cheguem a entender-se, quantas vezes elas nem mesmo se falam!..... Ele não terá sentido os eflúvios desta nossa terra, os quais talvez seja preciso ser pernambucano para sentir e que podem não ter realidade e magia senão para nós mesmos" Joaquim Nabuco |
|
|
|
|
|
#4 |
|
Quem mais ?
Join Date: May 2007
Location: Campina Grande
Posts: 4,624
Likes (Received): 60
|
Que thread massa Hallyson !!!! Show de bola.
Cabedelo é mesmo uma cidade fantástica. Parabéns !!
__________________
____________ _______ Campina minha vida, Nordeste minha paixão Cidade de nanicos e galerias |
|
|
|
|
|
#5 |
|
Baiano sim senhor!
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 32,859
Likes (Received): 395
|
Conheci Cabedelo e gostei muito, achei uma cidade bonita e agradável.
Parabéns pelo thread, está muito legal. |
|
|
|
|
|
#6 |
|
:)
Join Date: Nov 2007
Location: Aracaju - Brasil
Posts: 18,002
Likes (Received): 54
|
Adorei conhecer Cabedelo agora por fotos! Parece ser um lugar agradavél além de muito bonito. Gostei em especial do Forte e das praias. Só não gostei da ingestão de alimentos e bebidas na ilha de Areia Vermelha, imagino quantos copinhos e afins não saem boiando pelo oceano todos os dias... Faça mais threads como esse, mostrando à todos as belezas da Paraíba!
Sucesso!
__________________
Veja informações e fotografias sobre destinos turísticos no blog "O Brasil de Tito" - Acesse também a Fan page no Facebook > > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < < |
|
|
|
|
|
#7 |
|
OFF
Join Date: Jun 2007
Location: Campina Grande/PB Brasil
Posts: 5,566
Likes (Received): 5
|
![]() Caruaruense: é verdade, Cabedelo realmente é uma obra de arte. ![]() MangueTown: Lucena tb possui belas praias, há um projeto para a construção de uma ponte interligando Cabedelo à Lucena. Acho pouco provável que aconteça, embora que seria um ótimo estímulo ao fluxo de turistas para essas duas cidades. ![]() FABIO CG: Valeu grande Fabio! ![]() cerrado: obrigado, cara! Que bom que gostou. ![]() Tito Garcez: Cara, esse realmente é um problema sério, embora há campanhas para a conservação e limpeza na praia/ilha. Vai da consciência de cada um, né? vlw!!
__________________
. Campina Grande - Uma cidade Multifacetada "Eterno Poema de Amor à Beleza" Meus threads:
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
BANNED
Join Date: Jul 2007
Location: Campina Grande
Posts: 2,750
Likes (Received): 0
|
Mto bom esse thread!!
bom trabalho!! |
|
|
|
|
|
#9 |
|
vou desovar o presunto
Join Date: Jan 2004
Posts: 5,383
Likes (Received): 308
|
Beleza de península.
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Registered User
Join Date: Aug 2006
Location: Mossoró - RN
Posts: 1,491
Likes (Received): 1
|
Nossa!!!! Esse thread foi uma grande novidade pra mim. A cidade parece ser bem aconchegante. Parabéns, Hallysson!
|
|
|
|
|
|
#11 | |
|
OFF
Join Date: Jun 2007
Location: Campina Grande/PB Brasil
Posts: 5,566
Likes (Received): 5
|
Quote:
Dan, a cidade além de aconchegante possui um grande potencial turístico, uma pena que não é vista desta forma por seus administradores...
__________________
. Campina Grande - Uma cidade Multifacetada "Eterno Poema de Amor à Beleza" Meus threads:
|
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
O Show é aqui!
Join Date: Nov 2004
Location: São Paulo
Posts: 5,443
Likes (Received): 0
|
que thread fantástico, muito informativo, adorei! as fotos estão lindas, e a densidade de prédios vem aumentando muito aí. Sempre escutei sobre o Porto de Cabedelo, e realmente está de parabéns, Hallyson!
![]() ![]() ![]() |
|
|
|
|
|
#13 |
|
Registered User
Join Date: Mar 2006
Location: Indaiacity, SP
Posts: 5,761
Likes (Received): 3
|
Cabedelo parece ser uma das melhores cidades de porte pequeno do Nordeste a ainda mais por estar numa RM surpreende ainda mais por tanta organização e beleza!!!!! Amei o thread.
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
Registered User
Join Date: Jan 2007
Location: João Pessoa - Brasil
Posts: 2,704
Likes (Received): 37
|
Hallyson!
q supresa boa kra! mto bom ver a lindíssima cidade de Cabedelo por aki! Cabedelo junto com o Conde são as cidades que mais crescem na RMJP, não só o setor de serviços, em especial o turismo, mas também no setor industrial. O Conde é o maior exemplo disso! Só faltou um pouco do skyline de Intermares que é mto massa! estão lindas as fotos só uma pergunta: você subiu no moinho Dias Branco? se subiu, como conseguiu? eheheheheeh Na última vez que fizemos um trédi sobre Cabedelo Ivo e eu ficamos loucos pra subir, mas naum conhecíamos ninguém lah... do topo deve ter uma visão lindíssima de Cabedelo e Jampa vlw! |
|
|
|
|
|
#15 |
|
Bora BahêêaA
Join Date: Apr 2007
Location: Salvador
Posts: 5,310
Likes (Received): 105
|
otimas fotos de Cabedelo...
João Pessoa tem porto ou só é esse? |
|
|
|
|
|
#16 | |
|
OFF
Join Date: Jun 2007
Location: Campina Grande/PB Brasil
Posts: 5,566
Likes (Received): 5
|
Quote:
Quanto ao thread não ter fotos de intermares, for proposital, tentei mostrar apenas o centro de cabedelo + porto. vlww
__________________
. Campina Grande - Uma cidade Multifacetada "Eterno Poema de Amor à Beleza" Meus threads:
|
|
|
|
|
|
|
#17 | |
|
OFF
Join Date: Jun 2007
Location: Campina Grande/PB Brasil
Posts: 5,566
Likes (Received): 5
|
Quote:
Leonardo, o porto fica na cidade de Cabedelo RM de João Pessoa.
__________________
. Campina Grande - Uma cidade Multifacetada "Eterno Poema de Amor à Beleza" Meus threads:
|
|
|
|
|
|
|
#18 |
|
Registered User
Join Date: Nov 2007
Location: Brumado,F. de Santana, Vit. da Conquista
Posts: 819
Likes (Received): 0
|
Bela ciade! Tudo muito legal! Valeu!
__________________
"Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar" David O. Mckay |
|
|
|
|
|
#19 |
|
Amável, charmoso e mortal
Join Date: Jan 2007
Location: Philipéia de N.S. das Neves - Frederikstad - Parahyba - João Pessoa
Posts: 9,038
Likes (Received): 140
|
Nossa Hall, que thread perfeito!!!
Passei a minha infância aí no porto com painho; ótimas lembranças. Legal tu teres mostrado o centro e região do porto. Abração, amigo. |
|
|
|
|
|
#20 |
|
Mameluco sangue azul
Join Date: Mar 2007
Location: Recife
Posts: 19,405
Likes (Received): 498
|
Excelente thread, apesar de conurbada com Jampa, Cabedelo consegue manter seu jeitinho de pacata cidade do interior. Já fui muitas vezes aí, tem uns botecos ótimos!
![]() A Fortaleza de Sta. Catarina é linda, pena que fique tão grudada com a zona portuária. O pôr-do-sol na Praia do Jacaré... Que maravilha!!! Deu saudades da Paraíba agora, estou precisando ir por aí de novo!
__________________
Pernambuco - O Leão do Norte Recife: 476 anos de cultura, tradição e modernidade. 06 de Março de 2013 - 196 anos da Revolução Pernambucana
רסיפה, ערש היהדות באמריקה |
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|