daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo



Reply

 
Thread Tools
Old February 7th, 2008, 01:43 AM   #1
sao.spotting
Registered User
 
Join Date: Feb 2008
Location: Sao Paulo/Suzano
Posts: 371
Likes (Received): 93

[Fotos & Info] Suzano - Oficial thread

Suzano é a segunda maior cidade da microregião do Alto Tietê. Com uma população de aproximadamente de 290.000 habitantes, a cidade era até 02/04/1949 distrito de Mogi das Cruzes.

A Suzano moderna se originou a partir de 1875 ao redor da estação Guayó, da Estrada de Ferro Central do Brasil. A estação tinha como objetivo ser uma parada técnica dos trens que circulavam entre Mogi das Cruzes e São Paulo.

Após ter o status de estação de passageiro, alguns moradores, ligados à rede ferroviária, traçaram um plano de ruas ao redor da estação em forma de tabuleiro, traçado até hoje mantido.

A cidade até o início dos anos de 1970 tinha a agricultura como a principal fonte econômica, se destacando na produção de morangos e flores, na qual recebeu o título "Cidades das Flores"

A industrialização ocorreu de forma acentuada no início dos anos de 1970, com a vinda de várias multinacionais como Komatsu, NSK, Mitutoyo e a ampliação das empresas que já estavam instaladas na cidade: Cia. Suzano, Hoescht (hoje Aventis e Clariant), Corning, Tsuzuki e Giotoku. Desde então a cidade passou a ter grande parte de sua receita relacionada com a indústria. Hoje Suzano possui a maior arrecadação de ICMS de sua microregião e uma das 20 maiores do Estado de São Paulo. 40% da arrecadação vem de uma única empresa: a Suzano Papel, que já foi até motivo de briga entre Suzano e Mogi das Cruzes, pois cada um reclamava para si que o terreno onde está a empresa era de seu município.

Apesar de ser uma cidade industrializada, Suzano ainda tem a agricultura como atividade econômica importante, principalmente na área de hortifrutigranjeiros, onde os japoneses desempenham um importante papel. Já que mencionamos os japoneses, eles foram vitais para o crescimento da cidade. Através deles houve novas técnicas de plantio na cidade, trouxeram sua cultura (representada por alguns prédios na cidade), participam da política, sendo que a cidade já teve dois prefeitos nipônicos: Paulo Tokuzumi (1993-1996) e Pedro Miyahira (1969-1972), inclusive muitos creditam a este último o impulso econômico e urbano que a cidade passou nos anos de 1970.

Hoje, a cidade busca diversificar seus negócios através do setor de serviços. Em 1992 foi inaugurado o primeiro centro de compra da cidade, o Suzano Plaza Shopping, hoje conhecido como Galeria e oito anos mais tarde o Suzano Shopping, com mais de 150 lojas, feita pelos sócios da Gyotoku.

Apesar da pujança econômica, Suzano não possui uma universidade para capacitar a mão-de-obra. Isso pesou na hora em que Suzano poderia ter se transformado na principal cidade da região. Mogi das Cruzes está colhendo os frutos de suas universidades, atraindo hoje várias empresas e possuindo o setor de serviços bem forte em relação a Suzano.

Um convênio firmado entre a prefeitura e o grupo português Instituto Jean Piaget pretende preencher este vácuo. Foi cedida por 80 anos uma área próxima a divisa de Poá para a construção do campus universitário, em contrapartida, o grupo será responsável pela revitalização da área de uma lagoa próxima ao campus.

Mesmo assim, falta muita coisa para melhorar na cidade, principalmente na área da saúde, onde não há um hospital público, ficando dependente dos hospitais particulares e da Santa Casa. Como curiosidade, Suzano possui um "campus" da Faculdade de Medicina USP através de um dos hospitais, antigo manicômio.

Possui distorções absurdas. De um lado o centro geográfico do município que começa ao sul da linha férrea e vai até próximo a estrada Fazenda Viaduto, altamente desenvolvido. Enquanto a zona norte (Distrito de Boa Vista) e sul (Distrito de Palmeiras) sofrem de carência em serviços básicos, como água, esgoto, escolas, postos de saúde e equipamentos culturais. Mesmo com os esforços da administração municipal em levar estes equipamentos básicos, ainda falta muita coisa para estes distritos terem a mesma qualidade de vida da área central.

Curiosidades

A cidade ficou nacionalmente conhecida como "A capital do volêi" pelo seu time de volêi, o Report/Suzano, que ganhou vários títulos nacionais e internacionais. Com a saída do Report do patriocínio e mais tarde da prefeitura, o time se migrou para Ferraz de Vasconcelos. Só recentemente que a cidade ganhou novos holofotes com o Ulbra/Suzano. Também foi conhecida como a principal cidade do tênis de mesa, com o campeão panamericano Hugo Oyama defendendo a cidade por muitos anos.

A cidade possui o maior acervo de plantas do mundo. Fica localizada na Reserva de Miraporanga, às margens da Rodovia Índio Tibiriçá. É uma reserva particular idealizada por um imigrante português e hoje enfreta dificuldades de mantê-la. Possui plantas raríssimas do mundo todo.

Um pouco antes de Miraporanga, pra quem vem do centro da cidade, fica a cidade histórica de Suzano, reconhecida principalmente por sua capela, a Igreja do Baruel. Foi lá que a cidade começou a crescer, no século XVII, através de descendentes do ex-corsário inglês Henry Barwell (daí a origem do nome Baruel). hoje restam poucos vestígios deste vilarejo além da Igreja.

A primeira escola de judô da América Latina foi instalada em Suzano, o Templo Terazaki. Com traços da arquitetura oriental, a escola foi idealizada pelo mestre Tokuzo Terazaki.

Agora algumas fotos da cidade, prometo em breve colocar mais informações da cidade e também mais fotos!

Vista da cidade de Suzano, em primeiro plano, o bairro residencial Jardim Carlos Cooper. Como podem observar, a foto é de 2005.


Rodovia Henrique Eroles - SP 66. Na área central, ela é chamada de Rua Dr. Prudente de Moraes. Antigamente era conhecida como Estrada Velha Rio-São Paulo. Hoje é a principal ligação de Suzano com Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Poá e Zona Leste de São Paulo. Na foto, a via sentido centro, ao fundo o viaduto Leon Feffer, mais conhecido como "Viaduto Novo".


Estação ferroviária de Suzano, ao fundo o Edifício Suzano, primeiro prédio da cidade, concluido por volta de 1967/68.


Degradação urbana: barracas cedidas pela prefeitura disputando lugar na calçada com os pedestres, próxima à estação Suzano.


Terminal rodoviário de Suzano, localizado ao lado da estação Suzano.


Praça Expedicionário Antônio Garcia, marcando o encontro da Rua Baruel com a General Francisco Glicério.


Rua General Francisco Glicério, principal rua comercial da cidade, desculpem pela qualidade da foto.


Parada Tiradentes. A prefeitura na gestão anterior ampliou o tamanho da rua Tiradentes da Gal. Francisco Glicério até a rua Baruel. Desapropriou o local e prolongou a via. Porém ficou um paredão (observem que não há fachadas voltada para a rua). Em 2006, a prefeitura resolve reformar o local, introduzindo uma nova paginação de piso, vegetação, novo mobiliário urbano e aterramento de fios, o resultado é este da foto.


Praça João Pessoa, com a Igreja Matriz de São Sebastião ao fundo. A Igreja data de 1962, substituindo a então capela existente.


Espero terem apreciados as fotos

Abraços
sao.spotting no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old February 7th, 2008, 03:06 AM   #2
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira
 
ulilopes's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: Interior de SP
Posts: 8,311
Likes (Received): 827

Legal!
Essa reforma que a prefeitura fez na Parada Tiradentes ficou bem bacana!!!
Locais com fios aterrados e sem pichação ficam bem valorizados!
__________________
Cidade de Araras-SP no Facebook
ulilopes no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2008, 04:05 AM   #3
Henrique
Registered User
 
Henrique's Avatar
 
Join Date: May 2007
Location: Carapicuíba - São Paulo
Posts: 819
Likes (Received): 47

Gostei das informações sobre a cidade, só achei que foram muito poucas fotos! Quando passei em Suzano pela 1°vez, me surpreendi com a quantidade de prédios que a cidade tem, nunca vi por aqui fotos do Skyline de Suzano. Seja bem vindo ao fórum e valeu pelas fotos e informações
Henrique no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2008, 04:21 AM   #4
Luiz
Registered User
 
Luiz's Avatar
 
Join Date: Mar 2006
Location: Indaiacity, SP
Posts: 5,764
Likes (Received): 11

Gostei de ver novamente Suzano aqui parece ser uma boa cidade mas aquela região da rua General Francisco Glicério tá implorando uma revitalização olha quanta fiação aerea tem ali!!!! No mais eu gostei da cidade.
Luiz no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2008, 05:55 AM   #5
jp_city
BANNED
 
Join Date: Sep 2007
Location: SP city
Posts: 483
Likes (Received): 1

Bonita e feia ao mesmo tempo, toda cidade tem suas partes.

Boas fotos
jp_city no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2008, 01:15 PM   #6
HGP
Viagem Interna
 
Join Date: Dec 2006
Location: São Paulo
Posts: 5,377
Likes (Received): 321

Bom Ver a Grande Suzano representada no SSC!
__________________
Retornarei quando for possível. Fiquem bem.
HGP no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2008, 04:39 PM   #7
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito
 
Menino de Sampa's Avatar
 
Join Date: Sep 2003
Location: São Paulo
Posts: 4,374
Likes (Received): 2

Legal. Suzano não é das melhores cidades da RM (SCS, SA, Mogi...), mas tb não entra da "banda podre".
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2008, 05:32 PM   #8
Overmundo
Aes não é Eletropaulo
 
Overmundo's Avatar
 
Join Date: Jul 2007
Location: São Paulo
Posts: 3,454
Likes (Received): 370

vc diz o loosho Itaquaquense???
Overmundo está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 7th, 2008, 07:24 PM   #9
LS Kim
Non Dvcor Dvco
 
LS Kim's Avatar
 
Join Date: Jun 2006
Location: Brasil
Posts: 2,681
Likes (Received): 351

É, concordo.

Suzano não é das melhores, mas também não é das piores...
__________________
Se você não tem nada de útil a dizer, não tente transformar isso em palavras.
LS Kim no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2008, 10:11 PM   #10
sao.spotting
Registered User
 
Join Date: Feb 2008
Location: Sao Paulo/Suzano
Posts: 371
Likes (Received): 93

Mais duas fotos da cidade:

Uma das entradas do Suzano Shopping. A instalação de um grande centro de compras começou por volta de 1991/1992, quando foi inaugurado o primeiro shopping da região do Alto Tietê, o Mogi Shopping Center.
A primeira idéia foi no mesmo local e tinha como âncoras a C&A, McDonald's e um parque de diversão da Turma da Mônica. Chegaram a limpar o terreno e vender os espaços. Porém, por motivos desconhecidos a idéia foi abandonada. Curiosamente ia ter o mesmo nome que a galeria da cidade: Suzano Plaza Shopping.
Um novo shopping só começou a ser pensado por volta de 1998, quando o empresário Jorge Giotoku anunciou que iria implementar o que chamava "do maior shopping center da região" (!). A primeira proposta era um centro de compra com dois pavimentos de 210 lojas e duas torres, sendo uma comercial e outra de hotel. Estudos mais realistas mostraram que esta proposta era muito cara e optaram por construir um shopping de pavimento único e com 150 lojas. Além disso, houve a cesão de parte do terreno para a prefeitura duplicar a Rua sete de setembro.
A primeira etapa do shopping foi concluida em nov/1999, com abertura do Hipermecado D'avo, uma das âncoras. Nove meses depois era inaugurado o shopping propriamente dito, contando com algumas âncoras (McDonald's) e com cinco salas de cinema digitais, até então uma novidade.
Depois de um tempo, o shopping foi vendido para um grupo de empresários, que não alterou nada (alguns dizem que até piorou...), posteriormente foi vendido para o Grupo American, que administra o Internacional Shopping de Guarulhos.


Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Inaugurado em 1992, o Centro Cultural como é conhecido pode ser considerado a principal referência cultural da cidade. Originalmente o local abrigava as escolas de ballet, desenho, pintura, artesanato, escultura e música, além de um pequeno auditório, a Secretaria de Cultura e a Biblioteca Eliza de Azevedo Cintra, que possui o maior acervo de livros da região. Apesar da fachada brutalista, o espaço interno é agradável, com grandes áreas de iluminação zenital, além de um pequeno jardim e totalmente integrado, com pouquíssimas paredes de alvenaria. Em primeiro plano a rua Benjamin Constant.


Abraços
sao.spotting no está en línea   Reply With Quote
Old February 8th, 2008, 02:28 PM   #11
HGP
Viagem Interna
 
Join Date: Dec 2006
Location: São Paulo
Posts: 5,377
Likes (Received): 321

Quote:
Originally Posted by Overmundo View Post
vc diz o loosho Itaquaquense???
Itaquaquacetuba é a referência de looshooo e gramur !!! Cenários lonabrasilitérrimos, em tons terra, calçamentos únicos e profundos, vegetação abundante e cerrada, etc. É a contraposição ao mármore granitado verde vidrilico da BH thereziana. Até suas estações a refletem (Manoel FEIO) !!!! Só falta para a glória virar verbete em definitivo do Glossário SSC.

No quesito loxxshxxooo e gramur, Suzano perdeu e feio!!!!!
__________________
Retornarei quando for possível. Fiquem bem.
HGP no está en línea   Reply With Quote
Old February 8th, 2008, 03:53 PM   #12
edumelo
Registered User
 
edumelo's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Mogi das Cruzes, SP
Posts: 646
Likes (Received): 400

Olá sao.spotting! Bem vindo ao SSC! É bom ter mais um vizinho participando e representando sua cidade! Estrou bem, o tópico ficou muito bom. Poste mais fotos quando puder.
edumelo está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 8th, 2008, 04:14 PM   #13
sao.spotting
Registered User
 
Join Date: Feb 2008
Location: Sao Paulo/Suzano
Posts: 371
Likes (Received): 93

Henrique Lyra e Edu melo, obrigado pela recepção!

Edu, esta foto no seu avatar não é do Cine Urupema, lembro que meu pai (que morou por muitos anos em Mogi) dizia que ia sempre neste lugar.

Em breve postarei mais fotos
sao.spotting no está en línea   Reply With Quote
Old February 8th, 2008, 05:07 PM   #14
edumelo
Registered User
 
edumelo's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Mogi das Cruzes, SP
Posts: 646
Likes (Received): 400

Sim, é o Cine Urupema em foto da década de 50 que encontrei no Flickr. Era um dos grandes cinemas que Mogi tinha antigamente. Infelizmente não é mais um cinema, mas o prédio ainda está lá.

Esperaremos mais fotos de Suzano.
edumelo está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 8th, 2008, 06:05 PM   #15
Felipette
Registered User
 
Felipette's Avatar
 
Join Date: Jan 2006
Location: Taubaté, SP
Posts: 56
Likes (Received): 0

Eu passo por Suzano a cada 15 dias!
Eu acho que Suzano é meio a meio.
Tem várias partes bonitas com a Praça João Pessoa. Aquela Igreja Matriz é bonita!
Agora as partes que margeiam a linha do trem, são horríveis!
O vandalismo nestas partes é feio!
E a zona rural de Suzano, na divisa com Riberão Pires não é bonito não também..
Acho que a cidade de Suzano é injustiçada. Tem um grande potêncial, mas ninguém percebe ou liga!
Abraços
__________________
Taubaté
Capital Nacional da Literatura Infantil
Felipette no está en línea   Reply With Quote
Old February 9th, 2008, 03:40 PM   #16
sao.spotting
Registered User
 
Join Date: Feb 2008
Location: Sao Paulo/Suzano
Posts: 371
Likes (Received): 93

Avenida Governador Mário Covas Júnior
Também conhecida como Marginal do Una, foi proposta como ligação entre as rodovias SP-31 (Índio Tibiriçá) e SP-66 (Henrique Eroles), além de ser uma via de tráfego pesado, evitando passar pelas avenidas centrais e pela Antônio M. Figueira. Foi no início dos anos de 1970 e recém concluída quase 35 anos depois, faltando ainda a pista centro-bairro.


Rua Antônio Marques Figueira
Observem duas pessoas tentando entrar sem pagar na estação...


Estação Suzano


Skyline de Suzano
À esquerda, o hospital Campos Salles






Outro ângulo do Terminal Rodoviário


Caos e congestionamento, encontro das ruas Antônio Marques Figueira e Prudente de Moraes, bem ao fundo, a cidade de Poá.


Viaduto Leon Feffer, todo pichado


Praça Cidade das Flores
Construída em 2007, gerou muita polêmica na sua construção. Inicialmente o terreno era destinado à construção de um teatro, fazendo parte do Centro Cívico municipal. O projeto foi parcialmente alterado e o teatro deixou de ser prioridade, funcionando o terreno como estacionamento da prefeitura. Houve reclamações por gastar dinheiro em uma praça em vez de colocar em outras áreas importantes e grupos políticos brigando pois achavam que a praça estava superfaturada, levando a justiça a embargar a obra. Bem ou mal, depois de muita disputa a prefeitura inaugurou a praça.


Outra vista da praça, ao fundo o edifício Maison de la Rochelle




Ao fundo, a prefeitura municipal de Suzano.


Rua Paulo Portela


Ao fundo, o Fórum da cidade


Torres comerciais, à esquerda o Centro Empresarial Columbia e à direita o Edifício Arupati


Usuárias da praça


Prefeitura Municipal de Suzano, o projeto data de 1984 e o início das obras em 1986, sendo paralisadas no ano seguinte. Só seria retomadas em 1998 e inauguradas em 2001. O projeto original foi vencedor do prêmio IAB de 1987, e apesar da brutalidade do edifício, revela-se totalmente integrado com o espaço urbano criado, para saber mais do projeto: http://www.arcoweb.com.br/arquitetur...itetura264.asp


Edifício comercial na Praça João Pessoal, na esquina das ruas Gal. Francisco Glicério e Felício de Camargo. O local anteriormente abrigou a prefeitura, câmara do vereadores e diversos orgãos públicos, sendo um edifício histórico (e um dos primeiros prédios públicos) da cidade. Infelizmente foi destruído para dar lugar a esta edificação. É o sinal de novos tempos...

Last edited by sao.spotting; February 9th, 2008 at 04:55 PM. Reason: Editar legenda
sao.spotting no está en línea   Reply With Quote
Old February 10th, 2008, 07:58 PM   #17
Ice Climber
Registered User
 
Ice Climber's Avatar
 
Join Date: Feb 2006
Location: Imbituba, SC
Posts: 6,451
Likes (Received): 1180

Achava que Suzano era medonha. Mas não é.

Aliás, é meio a meio. Pelas fotos é perceptível isso. Em algumas ela parece uma cidade no melhor estilo Caos Urbano, e em outras, aparenta ser agradável. Vá entender...
Ice Climber está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 10th, 2008, 10:41 PM   #18
edumelo
Registered User
 
edumelo's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Mogi das Cruzes, SP
Posts: 646
Likes (Received): 400

Quote:
Originally Posted by sao.spotting View Post
Rua Antônio Marques Figueira
Observem duas pessoas tentando entrar sem pagar na estação...
Não vi...


Quote:
Originally Posted by sao.spotting View Post
Praça Cidade das Flores
Construída em 2007, gerou muita polêmica na sua construção. Inicialmente o terreno era destinado à construção de um teatro, fazendo parte do Centro Cívico municipal. O projeto foi parcialmente alterado e o teatro deixou de ser prioridade, funcionando o terreno como estacionamento da prefeitura. Houve reclamações por gastar dinheiro em uma praça em vez de colocar em outras áreas importantes e grupos políticos brigando pois achavam que a praça estava superfaturada, levando a justiça a embargar a obra. Bem ou mal, depois de muita disputa a prefeitura inaugurou a praça.
Faz tempo que não passo por aí, não conhecia a praça. É muito bonita.
edumelo está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 10th, 2008, 11:15 PM   #19
Perfil
 
Sá's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Recife
Posts: 5,539
Likes (Received): 957

O Terminal Rodoviário é interestadual ?
Sá no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 02:46 PM   #20
caco
Crucismogiensis
 
caco's Avatar
 
Join Date: May 2006
Location: Mogi das Cruzes/SP - Brasil
Posts: 7,555
Likes (Received): 748

Aeeeee!!!!

Até que enfim um representante suzanense por aqui, mostrando novos ângulos de sua cidade.

Eu tenho que ir sempre à trabalho á Suzano, que é vizinha à minha, Mogi das Cruzes. Vou tanto de carro quanto de trem. A minha namorada trabalha numa farmaceutica aí em Suzano.

Ano passado eu havia feito um thread sobre Suzano com fotos minhas, quem quiser pode dar uma conferida.
caco no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 04:53 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu