daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old February 10th, 2008, 02:21 AM   #1
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 1513

Laguna dos Patos.....O "outro Mar" dos Gauchos!!

LAGUNA DOS PATOS...
...O "outro Mar" dos Gauchos!!

A Lagoa dos Patos é a maior laguna do Brasil e a segunda da América Latina.
Tem 265 quilômetros de comprimento e cerca de 40km de largura.
Ocupa uma area tatal de 10 144 km², estendendo-se na direção nordeste-sudoeste,
paralelamente ao Oceano Atlântico.

*fotos do flickr.com

1- Dunas e praias com aparencia "quase tropical" perto de Palmares do Sul.

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-Saida do Lago Guaiba em direcao a imensidao da Laguna dos Patos.

10-

11-

12-

13-

14-

15-Perto de Tapes...e o pontal ao fundo.

16-PN Lagoa do Peixe

17-PN Lagoa do Peixe

18-

Last edited by GersonLDN; February 10th, 2008 at 10:42 AM.
GersonLDN no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 10th, 2008, 03:57 AM   #2
mjbu
I'm alive

mjbu's Avatar

Likes (Received): 56

Gostei de seu thread.
mjbu no está en línea   Reply With Quote
Old February 10th, 2008, 05:50 AM   #3
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 8

Belissimo lugar!!!
Luiz no está en línea   Reply With Quote
Old February 10th, 2008, 03:17 PM   #4
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 2620

Parabéns pelo thread ! Mostra como a Laguna dos Patos é um verdadeiro mar, numa amplitude única no Brasil.

E tem paisagens belíssimas - poderia ser muito mais explorada, divulgada e badalada, pois nem se compara a procura que ela tem, em comparação com a procura que tem o litoral norte, por exemplo.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old February 10th, 2008, 06:48 PM   #5
Jordan Valle
Registered User

Jordan Valle's Avatar

Likes (Received): 83

Essa lagoa é tudo de bom! Água doce, mas com cara de mar. Os gaúchos deveriam valorizar mais, embora eu sei que muitos valorizam. Um dúvida, no inverno essa água fica muito gelada, como a do mar? Ou dependendo do dia, se tiver calor ela esquenta??
Jordan Valle no está en línea   Reply With Quote
Old February 10th, 2008, 08:03 PM   #6
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 681

Legal a lagoa tava merecendo um thread...um dos ecosistemas mais interessantes do estado...e âum verdadeiro mar de dentro....bela coletânea de fotos...valeu por postar.
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 12:39 PM   #7
VIAJANTE
Registered User

VIAJANTE's Avatar

Likes (Received): 0

Que beleza estas fotos da nossa laguna (lagoa?) dos Patos. Fim de semana que vem vou a São Lourenço do Sul e pretendo tirar umas fotos de lá!
VIAJANTE no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 01:10 PM   #8
portoimagem-II
Forno Alegre

Quote:
Originally Posted by Jordan Valle View Post
Essa lagoa é tudo de bom! Água doce, mas com cara de mar. Os gaúchos deveriam valorizar mais, embora eu sei que muitos valorizam. Um dúvida, no inverno essa água fica muito gelada, como a do mar? Ou dependendo do dia, se tiver calor ela esquenta??
Se é verão, a água fica bem mais quente que a do mar.

O que faz o mar ser quente ou gelado são as correntes que o lugar recebe.
São essas correntes que fazem o mar do estado do Rio de janeiro, por exemplo, serem frias, e o mar da Bahia ser quente, apesar de no Rio fazer até mais calor no verão.
São as correntes que fazem a maioria das praias do Chile serem bem geladas, muito mais frias do que as da mesma latitude no Brasil.

O mar do Rio Grande do Sul também é mais para frio, embora não muito.

Já a Lagoa dos Patos deve ser quente, primeiro porque não recebe essas tais de correntes frias.
Segundo, pois como a água é mais "parada" , não tem tanta renovação quanto a do mar, então dá tempo de esquentar.

A prova: eu já tomei banho em Barra do Ribeiro e em Lami, que são praias do lago Guaíba (que antecede a Lagoa dos patos) e a água era bem quente !
Old February 11th, 2008, 01:37 PM   #9
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 1873

qual a diferença entre Lagoa e Laguna?

a Lagoa dos patos é a 2a maior da America do Sul??? Ultima vez que eu tinha lido, era a maior lagoa do mundo. (lagoa não é a mesma coisa que lago... o Titikaka é maior)
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 02:27 PM   #10
.Kr'st_fer.
Registered User

Likes (Received): 535

Belas fotos..
O lugar realmente eh mto legal...
.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 04:46 PM   #11
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Likes (Received): 199

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Parabéns pelo thread ! Mostra como a Laguna dos Patos é um verdadeiro mar, numa amplitude única no Brasil.

E tem paisagens belíssimas - poderia ser muito mais explorada, divulgada e badalada, pois nem se compara a procura que ela tem, em comparação com a procura que tem o litoral norte, por exemplo.
Concordo que poderia ser mais explorada, divulgada e tudo mais, mas as praias da Lagoa dos Patos jamais vão ter o apelo que as do litoral norte e até do sul (leia-se Cassino) têm... As paisagens são lindas mesmo, muito mais bonitas que as do litoral, na minha opinião, mas São Lourenço do Sul, o Laranjal (Pelotas) e a própria orla de Porto Alegre, por exemplo, mesmo se tivessem uma infra-estrutura excelente, nunca vão gerar a "fascinação" que o mar exerce sobre as pessoas e, por isso, cidades como Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, etc, sempre terão mais destaque...
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 04:52 PM   #12
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Quote:
Originally Posted by VIAJANTE View Post
Que beleza estas fotos da nossa laguna (lagoa?) dos Patos. Fim de semana que vem vou a São Lourenço do Sul e pretendo tirar umas fotos de lá!
Ah, que legal! Tomara que tu pegue tempo bom! São Lourenço do Sul é bem legalzinha até, a parte mais próxima à orla é bem bonita e tem casas muito boas, aliás, a cidade tá muito bem "servida" de casas, há muitas (pro tamanho da população) bem grandinhas e bonitas!

Bah, faz tempo que eu quero tirar fotos em São Lourenço, mas até agora fiquei só na intenção, heheh... =P

Quanto às fotos do thread, tão ótimas, lindas mesmo!
Old February 11th, 2008, 05:09 PM   #13
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1299

Que belo e interessantíssimo thread!

Ainda não tive o prazer de conhecer esta lagoa/laguna ao vivo.

Deve ser impressionante.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 05:16 PM   #14
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post
qual a diferença entre Lagoa e Laguna?

a Lagoa dos patos é a 2a maior da America do Sul??? Ultima vez que eu tinha lido, era a maior lagoa do mundo. (lagoa não é a mesma coisa que lago... o Titikaka é maior)
Lago

do Lat. lacu

s. m.,
grande extensão de água cercada de terra;

por ext. tanque ornamental nos jardins;

poça ou grande porção de líquido derramado no chão.

Lagoa

do Lat. lacuna

s. f.,
pequeno lago;

charco;

pântano;

paul;

lagão.

Laguna

do Ven. laguna

s. f.,
braço de mar pouco profundo, entre ilhas ou bancos de areia;

ria.

Ria

de rio

s. f.,
esteiro de rio ou braço de mar, geralmente navegável e que se ramifica pela terra;

espécie de albufeira.

Albufeira

do Ár. albuhaíra, pequeno mar

s. f.,
lagoa formada pelas águas do mar;

represa artificial das águas correntes ou pluviais, para irrigação;

água que escorre das azeitonas.

Old February 11th, 2008, 06:16 PM   #15
Raonne
Salvador na copa.

Raonne's Avatar

Likes (Received): 0

LINDO!
Raonne no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 09:05 PM   #16
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 1513

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Concordo que poderia ser mais explorada, divulgada e tudo mais, mas as praias da Lagoa dos Patos jamais vão ter o apelo que as do litoral norte e até do sul (leia-se Cassino) têm... As paisagens são lindas mesmo, muito mais bonitas que as do litoral, na minha opinião, mas São Lourenço do Sul, o Laranjal (Pelotas) e a própria orla de Porto Alegre, por exemplo, mesmo se tivessem uma infra-estrutura excelente, nunca vão gerar a "fascinação" que o mar exerce sobre as pessoas e, por isso, cidades como Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, etc, sempre terão mais destaque...

Nao tenho tanta certeza.... estive em Chicago no final do verao(Setembro)e as praias estavam cheias de pessoas banhando-se no sol, jogando volei, fazendo cooper, brincando, e mesmo tomando banho(embora a agua seja congelante)......e me disseram que em Julho/Agosto ficava lotado.
O que falta, no caso da Laguna dos Patos, eh uma melhor divulgacao e infra-estrutura adequada pra receber milhares de pessoas.
Tambem acho nossas praias lacustres muito mais interessantes e bonitas do que o nosso "litoral".
Eh so ver aquelas primeiras fotos do thread com as imensas dunas e baias de agua calma e morna.
Nem parece RS!!

PS:Lembro quando crianca meu pai levava meus irmaos e eu seguidamente pra Itapua e pras praias no comeco da Laguna....era incrivel!!

GersonLDN no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 11:20 PM   #17
Rafael_Rosato
Registered User

Rafael_Rosato's Avatar

Likes (Received): 64

Muito lindoo... Perfeito!

Quote:
Concordo tbm... e (não sei se ja tem) deveria existir um passeio na laguna, saindo de Poa para os turistas assim como em Porto Velho(so que uma voltinha maior neh!), no rio Madeira(com os principais atrativos: ver o Boto cor-de-roda e a Cachoeira do ultimo desnivel do rio ate o mar no centro do continente!...eu ja fiz o passeio ) ... eu quero e vou conhecer a laguna!!!!!
Rafael_Rosato no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2008, 11:37 PM   #18
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Um passeio de barco do Centro de POA até o limite do município, quilômetros antes do início da Laguna dos Patos (ou fim do Guaíba), leva cerca de 4 horas.

Um passeio pela laguna, partindo ou não de Porto Alegre, não daria muito certo!
Old February 11th, 2008, 11:44 PM   #19
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Quote:
Originally Posted by GersonLDN View Post
Nao tenho tanta certeza.... estive em Chicago no final do verao(Setembro)e as praias estavam cheias de pessoas banhando-se no sol, jogando volei, fazendo cooper, brincando, e mesmo tomando banho(embora a agua seja congelante)......e me disseram que em Julho/Agosto ficava lotado.
O que falta, no caso da Laguna dos Patos, eh uma melhor divulgacao e infra-estrutura adequada pra receber milhares de pessoas.
Tambem acho nossas praias lacustres muito mais interessantes e bonitas do que o nosso "litoral".
Eh so ver aquelas primeiras fotos do thread com as imensas dunas e baias de agua calma e morna.
Nem parece RS!!

PS:Lembro quando crianca meu pai levava meus irmaos e eu seguidamente pra Itapua e pras praias no comeco da Laguna....era incrivel!!
Bom, tem que ver também que Chicago fica no meio dos Estados Unidos, muito longe do Pacífico e do Atlântico, sendo que as melhores praias americanas (talvez as únicas, realmente, boas) ficam em poucos estados, como a Califórnia, a Flórida, o Havaí... Confesso que não sei muito bem como são as do Texas, da Louisiana, do Alabama, da Geórgia, da Carolina do Sul... As dos estados mais ao norte eu "chuto" que são fracas, seja pela aparência (nisso as praias gaúchas não devem ficar muito atrás, hahah), pelo clima desfavorável, pela temperatura excessivamente baixa da água...

Ah, e com certeza, se a infra-estrutura fosse melhorada, as pessoas passariam a freqüentar as nossas praias lacustres, não tenho dúvidas disso... O que acontece é que, na minha opinião, o "brasileiro-médio" tem a "cultura do mar" e isso é algo que nem Porto Alegre, nem Pelotas e nem São Lourenço do Sul têm condições de oferecer... Ou seja, independente de uma possível melhoria da infra-estrutura, as pessoas continuariam (e muito) se deslocando para os litorais Norte e Sul, Santa Catarina, Punta del Este...

Old February 11th, 2008, 11:48 PM   #20
portoimagem-II
Forno Alegre

Quote:
Tem razão !

E não é por não ter ondas, pois muita gente adora praias calmas...

Qual será o segredo que o sal exerce sobre sobre as pessoas?

Reply

Thread Tools

Posting Rules