daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old February 13th, 2008, 02:20 PM   #1
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 16

Tramandaí (RS) - Fotos inéditas dos prédios da "Capital das Praias"

ATENÇÃO
AS IMAGENS COLOCADAS AQUI NÃO SÃO CONTEUDO LIVRE,
E SÓ PODEM SER UTILIZADAS E /OU REPRODUZIDAS COM
AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.
( entrando em contato pelo email ewenmed@hotmail.com )
O USO INDEVIDO DAS IMAGENS SEM AUTORIZAÇÃO, MESMO COM CITAÇÃO DE FONTE, É PREVISTO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS, SENDO PASSÍVEL DE INDENIZAÇÃO PARA O AUTOR

Tirei várias fotos de prédios e obras de Tramandaí, e resolvi compartilhar aqui. Não tem nenhuma foto da rua central em si, mas da Avenida da Igreja e da Avenida Fernando Amaral (acho que é), ambas transformadas em canteiro de obras nos últimos anos, quando a cidade litorânea retomou seu crescimento e verticalização após anos de estagnação.
As praias gaúchas tem poucos habitantes e são praticamente invadidas por veranistas do final de dezembro ao início de março. Nos finais de semana, há uma diáspora urbana da RM de Porto Alegre para as praias. Tramandaí já era uma cidade grande quando Capão da Canoa e etc ainda eram apenas balneários.

Ponte Giuseppe Garibaldi - divisa de Tramandaí com Imbé
1 -

2 -

3 -

4 -

5 - só mais uma. hehe

6 - Pescaria na ponte... em alguns dias isso ali LOTA de pescadores, acho que tem mais gente pescando do que sardinha pra ser pescada.

AVENIDA DA IGREJA
A Avenida foi construída por cima da primeira capela de Tramandaí, por isso tem esse nome.
7 -

8 -

9 - Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em estilo missões

10 - Igreja, prédio e o engarrafamento do feriadão de carnaval. ahaha

11 - Gostei desse prédio em construção

12 -

13 - Prefeitura.

14 -

15 - Última casinha estilo missões da Av. da Igreja, em breve deve ser engolida por algum prédio

16 - Prédio modernista (notem a cobertura) desfigurado pelo fechamento de sacadas que não combinou em nada com o prédio

17 -

18 - hortênsias, que eram comuns nos jardins de Tramandaí e Imbé até os anos 70

19 -

20 -

21 - Prédio bem ao estilo dos anos 70

22 - SAT - Sociedade Amigos de Tramandaí, o projeto modernista do prédio é muito interessante

23 -

24 -

25 -

26 - Esse é bem no estilo dos primeiros prédios do litoral gaúcho, bem laaaaaaargos e monótonos. Alguns ainda existem.

27 - contraste entre a velha e a nova Tramandaí

28 -

29 - em uma Avenida à Beira Mar

30 -

31 - Plataforma de Pesca

32 -

33-

(Barcos que estão sempre no horizonte por lá. hehe)

34 - Igreja Luterana, na Av. Fernandes Bastos. Uso repaginado de neogótico.

AV. FERNANDO AMARAL (?)

35 - obras :P

36 - a partir da Av. Igreja

37 - de perto

38 -

39 -

40 -

41 -

42 -

43 - Condomínio recente com estilo historicista

Por enquanto é só.

Last edited by thesapox; April 3rd, 2009 at 06:47 AM.
thesapox no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 13th, 2008, 03:17 PM   #2
VIAJANTE
Registered User

VIAJANTE's Avatar

Likes (Received): 0

Íncrível como Tramandai está mudando!
Veraneei aí por uns 20 anos e a cidade era bem "horizontal". Agora começar a formar um skyline na beira-mar, estilo Capão!
Parabens pelas ótimas fotos!
VIAJANTE no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2008, 03:18 PM   #3
Ginasta_PR
Arquiteto e Urbanista!

Ginasta_PR's Avatar

Likes (Received): 128

nunca fiquei em uma praia do RS, só passei por algumas...

ME parecem diferentes, sei lá...Mais cidade mesmo, do que as praias daqui...

Gostei da Cidade =)
tem ums prédios lindos!
Old February 13th, 2008, 05:08 PM   #4
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

Likes (Received): 906

Gostei dos estilos dos predinhos... hehe
A cidade eh bem linda mesmo, vale a pena conhecer!
.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2008, 05:44 PM   #5
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2777

Quote:
Originally Posted by VIAJANTE View Post
Íncrível como Tramandai está mudando!
Veraneei aí por uns 20 anos e a cidade era bem "horizontal". Agora começar a formar um skyline na beira-mar, estilo Capão!
Parabens pelas ótimas fotos!
falta muuuuuuuuuuuito pra chegar PERTO de Capão. A quantidade de prédios em Capão é abismal... e eles avançam 5 quadras pra longe do mar. E não tem espaço pra NADA entre os prédios!! Tá ficando como Copacabana.
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2008, 05:45 PM   #6
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Quote:
Originally Posted by felipe_ginasta View Post
nunca fiquei em uma praia do RS, só passei por algumas...

ME parecem diferentes, sei lá...Mais cidade mesmo, do que as praias daqui...

Gostei da Cidade =)
tem ums prédios lindos!
dê uma olhada no meu famoso thread de Capão da Canoa.
Old February 13th, 2008, 06:19 PM   #7
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 2309

Ta ficando bonita a praia....Tramandai tem uma geografia privilegiada!!
GersonLDN no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2008, 07:41 PM   #8
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

videozinho, mostrando principalmente a área do novo calçadão

esse video, de um hotel PODRISSIMO, mostra umas fotos areas interessantes da cidade

Last edited by AcesHigh; February 13th, 2008 at 07:59 PM.
Old February 13th, 2008, 07:53 PM   #9
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

Likes (Received): 10

Nada a ver misturar as fotos de Capão neste tópico sobre Tramandaí.
Eta bairrismo ferrenho, que é capaz de brigar até pelas praias do próprio Estado.
Tramanda está ficando mais bonita que Capão! Mesmo Capão sendo mais 'cidade'.
Cidade por cidade, ficamos com Osório, etc... Eu quero é praia! =P
Já fazem 2 anos que não vou à Tramanda, valeu por matar minha saudade.
Old February 13th, 2008, 08:05 PM   #10
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Quote:
Originally Posted by Hed View Post
Nada a ver misturar as fotos de Capão neste tópico sobre Tramandaí.
Eta bairrismo ferrenho, que é capaz de brigar até pelas praias do próprio Estado.
Tramanda está ficando mais bonita que Capão! Mesmo Capão sendo mais 'cidade'.
Cidade por cidade, ficamos com Osório, etc... Eu quero é praia! =P
Já fazem 2 anos que não vou à Tramanda, valeu por matar minha saudade.
oras, eu veraneio metade em Tramandaí, metade em Capão.

e sinceramente, Tramandaí NÃO está ficando mais bonita que Capão, apesar de estar melhorando.

qto as fotos, só quis demonstrar que Capão ainda tem MUITO MAIS prédios. As fotos não mentem.
Old February 13th, 2008, 10:34 PM   #11
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1523

A minha vizinha.

Tramandaí é uma das cidades que eu mais conheço. Apesar de ser uma das 10 mais pobres do estado, é uma ótima cidade para morar e investir.

Vou comentar algumas fotos.

1. O-D-E-I-O estas pontes feias e horrorosas!

2. Adoro esta parte do Centro. O Plano Diretor deveria liberar edifícios só nesta parte da cidade. Ficaria tão lindo.

4. Este prédio verde fopi o primeiro empreendimento de luxo do Litoral Norte. ELe é muito lindo ao vivo.

5. Adoro esta parte da beira-rio! Muito agradável. Pena estas cores berrantes e bregas.

7.

9. Acho esta Igreja horrorosa, assim como praticamente todas do Litoral Norte.

11. Este prédio vai ficar lindo. Um dos poucos prédios do litoral cuja base é bonita.

13. Esta Prefeitura era bonita (não gostei deste verde). Porém é MUITO boa! É uma das obras polêmicas do Cessim.

20. Esta avenida ficou muito boa. Só faltou aterrarem os fios e pintarem os canteiros com cores melhores.

22. A SAT é um dos prédios mais bonitos da cidade! A-D-O-R-O!

25. Gostei deste prédio com detalhes brancos. Só ODEIO o que estão fazendo na cidade, principalmente na Beira-Mar: construindo prédios nas divisas!

26. Merec ir para o chão.

28. Simples, mas bonito.

29. A única parte decente da Beira-mar.

31. Odeio esta plataforma. MUITO feia! A única que acho mais ou menos decente é a de Cidreira.

34. Acho esta igreja bem bonitinha.

39. Acho que vai ficar bom!

Tramandaí está mudando, mas no RS ainda prefiro Capão (pelo número de prédios e obras) e Torres (a minha primeira e inesquecível cidade *.*).

Parabéns pelo thread, o Litoral merece aparecer mais por aqui mesmo. :P
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2008, 10:55 PM   #12
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Torres é incomparável por sua beleza natural.

Capão da Canoa eu gosto bastante, da cidade em si. Bem mais desenvolvida do que Tramandaí, apesar do traçado urbano ser bem pior.
Falta algum atrativo natural em Capão (tem o lago que é lindo, mas longe da cidade)...

Tramandaí na minha opinião tem mais identidade como cidade, tem uma história interessante e de beleza natural tem o rio (a cidade inclusive sempre se desenvolveu ao longo do rio, e não do mar.)

Eu acharia lindo se tivesse mais prédios ali na beira do rio, inclusive
Old February 13th, 2008, 11:14 PM   #13
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1523

Quando citei Torres, me referi à cidade construída, com seus prédios de luxo, alguns dos mais altos e bonitos do Litoral Norte.

Mas eu acho o traçado urbano de capão melhor, com ruas largas, belas avenidas e parques lineares. Mas é uma cidade naturalmente feia.

O único problema de Capão é que é uma cidade tão pobre que não consegue nem pavimentar as próprias ruas.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2008, 11:54 PM   #14
portoimagem-II
Capital dos pampas

Likes (Received): 3346

Eu acho um crime o desmatamento que fizeram nas avenidas de Tramandai, de uns cinco anos pra cá.

A Avenida da Igreja era arborizadíssima no canteiro central, com os pinheiros "de praia".
Essa era a diferança de Tramandai, que era gostosíssima pelo seu farto verde.
Agora essa avenida ficou seca, árida.

Esse verde farto ainda existe em Nova Tramandaí, Tramandaí Sul, Atlântida, Xangrilá, e Torres, que têm suas ruas e também avenidas muito gostosas, com doses generosas de árvores.
portoimagem-II está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 14th, 2008, 12:01 AM   #15
olecramm
Registered User

olecramm's Avatar

Likes (Received): 4

ahh q cidade linda e agradável que realmente tem cara de praia.
sinceramente nada a vê enche a praia de prédio, se Capão é cheia deles azar é dela, isso só prejudica. Eu sinceramente adoraria que Tramandaí parasse por ai, no sentido de prédios ou que eles pelo menos ficassem mais concetrados no centro.
Parabéns pelas fotos, mostro pouco da cidade mas mostro muito bem!

Sempre que tem um Thread de Tramandaí enfiam Capão no meio, sempre que tem um de Caxias enfiam Novo Hamburgo, to começando a acha que é inveja.
olecramm no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2008, 12:12 AM   #16
portoimagem-II
Capital dos pampas

Likes (Received): 3346

Quote:
Originally Posted by olecramm View Post
ahh q cidade linda e agradável que realmente tem cara de praia.
sinceramente nada a vê enche a praia de prédio, se Capão é cheia deles azar é dela, isso só prejudica. Eu sinceramente adoraria que Tramandaí parasse por ai, no sentido de prédios ou que eles pelo menos ficassem mais concetrados no centro.
Parabéns pelas fotos, mostro pouco da cidade mas mostro muito bem!

Sempre que tem um Thread de Tramandaí enfiam Capão no meio, sempre que tem um de Caxias enfiam Novo Hamburgo, to começando a acha que é inveja.
Pessoas inseguras...

Não podem falar bem de Belo Horizonte ou Curitiba, que o pessoal de Porto Alegre fica mordido, exaltado... Mas o cipoal de vaidades vai além da briga egos POA x BH x Curitiba, entre Caxias x Novo Hamburgo, Tramandaí x Capão: essa semana teve até bairro Lindóia x Menino Deus!!! não tem jeito ...
portoimagem-II está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 14th, 2008, 12:19 AM   #17
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Quote:
Originally Posted by olecramm View Post
vixi, mas eu gosto de Caxias e da região. Tem jeito de cidade GRANDE. Parece POA em alguns lugares.

qto a Tramandai, não tenho inveja nenhuma. Nem teria pq ter, afinal, como eu disse, TAMBEM veraneio em Tramandaí. (minha namorada tem ap em tramanda, eu em capão. Vamos pro ap dela em Tramanda só pra ficar com a familia dela, pq ELA TAMBEM gosta mais de Capão. Na verdade, toda familia dela prefere Capão, com excessão do avô, que foi quem comprou o ap em Tramandaí . Ela sempre veraneou em Tramandaí, com excessão da adolescencia, qdo os pais dela começaram a alugar ap em Capão, apesar do avo ter casa em Tramandai)
Old February 14th, 2008, 12:21 AM   #18
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Eu acho um crime o desmatamento que fizeram nas avenidas de Tramandai, de uns cinco anos pra cá.

A Avenida da Igreja era arborizadíssima no canteiro central, com os pinheiros "de praia".
Essa era a diferança de Tramandai, que era gostosíssima pelo seu farto verde.
Agora essa avenida ficou seca, árida.

Esse verde farto ainda existe em Nova Tramandaí, Tramandaí Sul, Atlântida, Xangrilá, e Torres, que têm suas ruas e também avenidas muito gostosas, com doses generosas de árvores.
Eu não acho que chegue a ser um crime, essas árvores não são nativas da região, e por sinal davam uma sujeira terrível e deixavam a rua com aspecto bem feio. Não gosto muito dessas árvores, apesar de terem sido a "marca" do litoral por tanto tempo.

O que eu acho um CRIME é o modo como a orla do rio é tratada em Imbé e em Tramandaí, quase toda particular, com poucos espaços públicos.

Em Tramandaí há um grande espaço público à beira do rio, mas é escondido, abandonado e cheio de lixo. Se bem cuidado, podia ser lindo.

Fora a destruição sistemática das áreas ainda virgens do litoral norte, será que não existe nenhuma zona de conservação integral das dunas?
Old February 14th, 2008, 12:22 AM   #19
olecramm
Registered User

olecramm's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post
vixi, mas eu gosto de Caxias e da região. Tem jeito de cidade GRANDE. Parece POA em alguns lugares.

qto a Tramandai, não tenho inveja nenhuma. Nem teria pq ter, afinal, como eu disse, TAMBEM veraneio em Tramandaí. (minha namorada tem ap em tramanda, eu em capão. Vamos pro ap dela em Tramanda só pra ficar com a familia dela, pq ELA TAMBEM gosta mais de Capão. Na verdade, toda familia dela prefere Capão, com excessão do avô, que foi quem comprou o ap em Tramandaí . Ela sempre veraneou em Tramandaí, com excessão da adolescencia, qdo os pais dela começaram a alugar ap em Capão, apesar do avo ter casa em Tramandai)
Ai fiquei comovido
Eu acho ótimo, pra mim não fazem falta nenhuma e não vão ser por causa delas que a cidade vai se afunda, quanto menos pessoas lá melhor.
Tem quem goste de Tramandaí e não são poucas pessoas.
olecramm no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2008, 12:25 AM   #20
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Quote:
Originally Posted by FlicKlings View Post
Quando citei Torres, me referi à cidade construída, com seus prédios de luxo, alguns dos mais altos e bonitos do Litoral Norte.

Mas eu acho o traçado urbano de capão melhor, com ruas largas, belas avenidas e parques lineares. Mas é uma cidade naturalmente feia.

O único problema de Capão é que é uma cidade tão pobre que não consegue nem pavimentar as próprias ruas.
Eu acho a cidade de Torres meio feia, apesar de ter alguns prédios bonitos e também algum patrimônio histórico que as outras não tem.
As ruas são aleatórias e desorganizadas, o mesmo que penso de Capão da Canoa. Realmente Capão tem a vantagem das praças, mas continuo achando o traçado inadequado pro porte que a cidade adquiriu...

Eu não sei pra que rivalidade de Tramandaí e de Capão, nem porque estarmos falando de Capão num thread de Tramandaí

Reply

Thread Tools

Posting Rules