daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old February 13th, 2008, 04:34 PM   #1
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 6

Cerca de arame cortante avança em BH

Procura por dispositivo cresceu 20% em 2007; para arquiteta, cidade fica com aspecto de estado de guerra

Uma cerca de arame cortante, em espiral, que se assemelha às usadas em campos de guerra, está ganhando espaço como equipamento de segurança em Belo Horizonte. A concertina - como é chamada a cerca - não é ilegal. Mas sua instalação sobre muros e grades quase nunca é feita de acordo com as normas do Código de Postura, o que expõe os pedestres a risco. Além disso, elas deixam a cidade com um aspecto nada agradável. Ainda assim, avançam cada vez mais.

Em uma empresa especializada na instalação do produto em Belo Horizonte, a procura pelas concertinas aumentou 20% em 2007, na comparação com o ano anterior. De acordo com o proprietário da Emkal Empreendimentos, Bruno Calil, as pessoas, preocupadas com a segurança, optam pela concertina pelo custo mais baixo de instalação e porque a cerca não necessita de manutenção. Ele afirma que muitos consumidores que tinham cercas elétricas estão trocando o equipamento. Por mês, a empresa instala cerca de dois mil metros de concertinas. O investimento do interessado varia, em média, de R$ 1.000 a R$ 2.000, dependendo da extensão a ser protegida.

De acordo com a presidente do Instituto dos Arquitetos Brasileiros (IAB), Cláudia Pires, as concertinas, assim como as cercas elétricas, prejudicam a arquitetura da cidade. Ela condena os aparelhos de forma geral e acredita que foram desenvolvidos para atender a pessoas de classes mais favorecidas que se enclausuram em casas luxuosas. "Elas decretaram estado de guerra contra o restante da sociedade e, em estado de guerra, não existe preocupação estética", disse.

A implantação de sistema de segurança em imóveis deve seguir normas da prefeitura, que estabelece que a distância entre o local onde o equipamento está instalado e o chão deve ser, no mínimo, de 2,5 m. A cerca também deve respeitar o limite do muro, ou seja, ela não pode projetar-se na direção do passeio, fora do terreno do proprietário.

Ao percorrer bairros da capital, a reportagem de O TEMPO verificou que as regras do Código de Posturas não são obedecidas. Na maioria dos casos, o limite é sempre desrespeitado e, quando questionados, moradores afirmam que a responsabilidade é da empresa que vende e faz a implantação do produto. Pedestres que passam por passeios onde existem muros ou grades com os dispositivos reclamam do risco que elas apresentam.

Fiscalização

A responsabilidade de fiscalizar o cumprimento ao Código de Posturas para a instalação de cercas e outros equipamentos de segurança é de cada uma das nove regionais da prefeitura. No caso de irregularidade, o proprietário recebe uma notificação prévia e tem sete dias para adequar-se. Se o erro persistir, a pessoa é obrigada a pagar multa de R$ 367,03 que será dobrada e depois triplicada a cada dois dias. Débitos que não são pagos se transformam em dívida ativa. Ao todo, a prefeitura tem 123 fiscais de posturas, mas nem todos atuam nas ações práticas de fiscalização. (Com Eugênio Martins)

Fonte: O Tempo – 13/02/2008
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 13th, 2008, 04:35 PM   #2
Pesquisadorbsb
BANNED

Não adianta os arquitetos alegaram esses problemas, vivemos numa guerra civil velada e eles inventam que é obrigação do estado dar segurança, mas somente existe a obrigatoridade no papel, pois no real é bem diferente.
Old February 13th, 2008, 04:45 PM   #3
Astronauta
Registered User

Astronauta's Avatar

Terrível. Pior ainda são as garrafas quebradas, ainda comuns na periferia. Essas cercas cortantes são terríveis esteticamente, mas é mais um acessório de segurança. Na minha casa tem em um dos lados (não na frente), e é uma alternativa. Não dá para criticar, o que resta é a prefeitura fiscalizar as situações irregulares.
Astronauta no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2008, 04:50 PM   #4
Pesquisadorbsb
BANNED

Concordo contigo, pois tudo tem que obedecer o Codigo de Posturas, se estiver dentro do que o CP estipula, então é legal a sua utilização, em minha futura casa eu vou alem, eu vou colocar um campo minado e pronto se resolve o problema.
Old February 13th, 2008, 05:00 PM   #5
Rcrd
GoldMember

Rcrd's Avatar

Likes (Received): 5

Tinha que ser um canhao de raio laser pra pulverizar...

Fotos da dita "concertina":

Rcrd no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2008, 05:27 PM   #6
Pesquisadorbsb
BANNED

Mas essa foto daí parece de uma fortaleza, mas acho que não adianta muito, se o cara tiver aquelas camas elasticas ele salta esse muro sem maiores problemas.
Old February 13th, 2008, 05:30 PM   #7
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 2698

Me dá depressão ver esse tipo de cerca, deveria ser proibido.
Old February 14th, 2008, 02:45 AM   #8
Pesquisadorbsb
BANNED

Olha eu prefiro essas cercas do que as cercas elétricas, pois visualmente uma cerca eletrica não pode ser identificada por uma pessoa analfabeta, agora com essa cerca impoem um certo respeito.
Old February 14th, 2008, 03:24 PM   #9
maurocsf
Registered User

maurocsf's Avatar

Likes (Received): 68

Eu acho tão feio as casas no brasil cheio de muros e cercas.
Casas sem muros, como são nos EUA ficam muito mais bonitas.
maurocsf no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2008, 03:57 PM   #10
Inconfidente
Argentina Edition

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 679

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post
Mas essa foto daí parece de uma fortaleza, mas acho que não adianta muito, se o cara tiver aquelas camas elasticas ele salta esse muro sem maiores problemas.
Você já viu alguém usar uma cama elástica para saltar um muro?
Não é nada discreto, chamaria muita atenção.
Old February 14th, 2008, 04:11 PM   #11
Pesquisadorbsb
BANNED

Olha do jeito que tem ladrão que é ex paraquedista, então não seria muito dificil ter um, ladrão que pratica ginastica. Olha sempre quando as empresas inventam algo de segurança, sempre encontram uma forma de burla-la.
Old February 14th, 2008, 04:12 PM   #12
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 165

Reação à insegurança presente nas nossas cidades. É direito do proprietário zelar por sua propriedade, desde que isso não interfira ou prejudique o direito alheio.

Se as regras são obedecidas, não há do que se reclamar. Se não são, que se force os proprietários a adequar suas concertinas (taí um nome que eu desconhecia! ) e pronto.
E de nada adianta se não eletrificar e puser um sistema de alarme que indique o corte da concertina ou uma cerca elétrica (o que é mais comum).
Old February 14th, 2008, 06:42 PM   #13
Ginasta_PR
Urbano

Ginasta_PR's Avatar

Likes (Received): 49

ùnicamente motivada pela má segurança...e é claro que não devia ser proibida, é um direito 'tentar' se proteger...
e nao ver pelo lado estético, mas pelo lado da segurança...óbvio.
Ginasta_PR no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2008, 06:42 PM   #14
Ginasta_PR
Urbano

Ginasta_PR's Avatar

Likes (Received): 49

Quote:
Olha do jeito que tem ladrão que é ex paraquedista, então não seria muito dificil ter um, ladrão que pratica ginastica. Olha sempre quando as empresas inventam algo de segurança, sempre encontram uma forma de burla-la.

HAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHA
Ginasta_PR no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2008, 10:10 PM   #15
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Likes (Received): 199

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Me dá depressão ver esse tipo de cerca, deveria ser proibido.
Idem... Esse tipo de cerca é um horror... =S
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2008, 11:05 PM   #16
Pesquisadorbsb
BANNED

Cara se a justiça e a policia e os politicos não fazem nada, nos resta nos proteger da melhor forma possivel. Cercas Cortantes, carros blindados, vidros escuros, etc.
Old February 16th, 2008, 11:17 PM   #17
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Quote:
Cara se a justiça e a policia e os politicos não fazem nada, nos resta nos proteger da melhor forma possivel. Cercas Cortantes, carros blindados, vidros escuros, etc.
Bom, então, se começarem a colocar canhões e minas em cima dos muros, tu vai achar normal, pois, tendo como base esse argumento de que a justiça, a polícia e os políticos não fazem nada, tudo é válido para se proteger?

Honestamente, acho esse tipo de cerca um HORROR, um crime pra cidade, pra estética da casa e pra sensação de segurança... Eu acharia muito ruim morar num bairro em que as casas têm cercas assim, me sentiria muito mais inseguro, pois, pra mim, quem se sujeita a isso, tem a idéia de que mora, sei lá, no Complexo do Alemão...

Enfim, se alguém quer se "proteger" e colocar grades, ok, não acho bom, mas "compreendo"... Só acho PÉSSIMO quando colocam essas grades "violentas", "estilo prisão"!
Old February 16th, 2008, 11:32 PM   #18
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Quote:
Olha eu prefiro essas cercas do que as cercas elétricas, pois visualmente uma cerca eletrica não pode ser identificada por uma pessoa analfabeta, agora com essa cerca impoem um certo respeito.
Tadinho do ladrão analfabeto... Não sabe o que é uma cerca elétrica... Vai chegar lá em cima do muro e pensar "O que é isso? Um novo modelo de rede de pesca?"... Hahah, pelamor...

Sinceramente, que se f*** se o ladrão ou qualquer pessoa não saiba ler e "identificar" uma cerca elétrica (!!!)... Se alguém se sujeita a subir num muro, é porque tem a intenção de roubar algo ou, no mínimo, fazer algo ruim, ilegal... Então que leve choque mesmo!!!!!

Não sou a favor da cerca elétrica, mas, mais uma vez eu repito, essa de arame é um HORROR²²²!!!
Old February 16th, 2008, 11:57 PM   #19
Pesquisadorbsb
BANNED

Olha se no Brasil existisse apenas uma lei na Constituição, resolveria em muito essas coisas, seria a Lei da Propriedade privada, essa lei do direito de ir e vir, que está dando margem a isso, então o ladrão é protegido justamente por essa lei do ir e vir, roubar, matar e destruir e não podemos fazer nada, pois eles são resultado da nossa sociedade corrupta.

Enquanto isso em terras cubanas, ladrões são executados em praça pública e para o desespero dos parentes, não tem sequer dinheiro para comer direito, tem que pagar a bala que foi gasta para executar o meliante.

O interessante se revidamos a violência as pessoas reclamam e se não revidamos, também reclamam, vai chegar um tempo, que as pessoas vão estar tão despreocupadas com a violência, que vai cair na rotina, assistirmos assassinatos coletivos, estrupos, e por toda sorte de violência.

Certa vez, quando estava em Sampa, eu assisti uma barbarie dessas, uma guria se acidentou-se com carro, batendo violentamente num poste, e foi procurar socorro, resultado, apanhou mais e teve o carro roubado, nossa como os ladrões são tão bonzinhos.

Ainda bem que sou fã do Charlton Heston, defensor das armas, pois a arma é como o carro, se vc deixa la na mesa, ela não vai criar vida própria e sair atirando, o mesmo acontece com os carros, ele não vai sair sozinho atropelando todos.

Agora quem está manuseando a arma e o carro, esse sim é um crimonoso em potencial, pois sabem muito bem, o que estão usando, tanto que as leis de transito estão sendo mudadas pois, quando alguem sai com o carro e atropela uma pessoa e mata ela, essa pessoa sim, teve a intenção ou de matar alguem ou mesmo de tirar a própria vida (cometer suicidio), pois não tem cabimento numa vida de 50 km, as pessoas circularem a 150 a 300 km por hora.

Agora voltando ao caso das cercas, eu não vejo nada de degradante com essas cercas, acho que são menos nocivas do que as Cercas Elétricas, pois um guri vai pessar duas vezes antes de pular uma cerca dessas.

Mas respeito seu ponto de vista.
Old February 17th, 2008, 02:04 AM   #20
pseudo viajante
Registered User

pseudo viajante's Avatar

Likes (Received): 18

Quote:
Elas decretaram estado de guerra contra o restante da sociedade e, em estado de guerra, não existe preocupação estética", disse.
Aff o cara quer defender a familia dos bandidos, e isso é decretar estado de guerra?
Então se os assaltantes fazem o que fazem é em legítima defesa contra esses perigosos cidadãos?
Tem gente que gosta mesmo de inverter as coisas.
pseudo viajante no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules