|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
trinta zero zero
Likes (Received): 28
|
Lançada ponte para a Guiana Francesa
Lula e Sarkozy lançam pedra fundamental de ponte ligando Brasil à Guiana Francesa
Alex Rodrigues Repórter da Agência Brasil Macapá (AP) - Uma ponte de quase 400 metros de extensão ligando o Brasil a um pedaço da França, em plena floresta amazônica. Assim pode ser descrita a obra de cerca de R$ 38,6 milhões, cuja pedra fundamental foi lançada ontem (12) pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, da França. Segundo a declaração conjunta assinada pelos dois governantes, a ponte sobre o Rio Oiapoque, ligando a margem brasileira à cidade de São Jorge do Oiapoque (Saint-George de L´Oyapock), na Guiana Francesa – um departamento ultramarino da França – visa a favorecer o conhecimento mútuo entre os dois países. Além da ponte, a proposta conjunta é construir e melhorar as estradas que ligam as capitais Macapá e Caiena, “trazendo múltiplos benefícios para o desenvolvimento econômico e social da região”, conforme prevê a declaração conjunta, divulgada à imprensa durante o encontro de ontem entre Lula e Sarkozy. Hoje, a travessia de pessoas e o transporte de mercadorias são feitos por barcos, principal via de transporte em toda a Região Norte, ou por avião. Lula reconheceu a importância da ponte e afirmou que conhece projetos de mais de uma década para a realização da obra. “Eu ouço falar desta ponte há mais de dez anos. Já houve encontros e mais encontros e, talvez, o dinheiro que se gastou na reunião de técnicos franceses com brasileiros, de passagens [aéreas], talvez esse dinheiro desse para fazer a ponte”, disse Lula. Afirmando que desta vez os prazos anunciados serão cumpridos, Lula garantiu que a ponte será inaugurada em 2010 e assegurou que Sarkozy demonstrou a mesma disposição. “O que eu gostei do Sarkozy é que ele disse que quer começar a ponte este ano, porque ele acha inadmissível a França ter vontade de fazer uma ponte e ela demorar oito anos [para sair do papel]”. Uma comissão intergovernamental criada em julho de 2005, quando foi assinado o acordo bilateral para a construção da ponte, deve se reunir ainda neste primeiro semestre, em Brasília, para validar os trabalhos técnicos e dar início ao processo licitatório internacional que irá selecionar a empresa responsável pela obra. Também será definido como se dará a divisão dos custos. A intenção é de que os gastos sejam divididos igualmente entre Brasil e França, “mas levando em conta as implicações fiscais e a necessidade de evitar que a França termine onerada por tributos nacionais”. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
trinta zero zero
|
Vamos aguardar a licitação e o projeto, né?
Alguém sabe a situação e o estado atual das estradas que serão unidas pela ponte? |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Urbano
Likes (Received): 0
|
Vai melhorar o contrabando,eee
haha to brincando. Quanto mais infraestrutura e contato com países vizinhos, melhor |
|
|
|
|
|
#4 |
|
Brasil
Likes (Received): 3
|
Um bom exemplo de união econômica do Brasil com a Guiana Francesa
|
|
|
#5 |
|
CombaT ArmS
|
aff..ja morei em Oiapoque...
a cidade pelo que ainda me lembro!! nao era tao ruim nao!! morei lá quando eu tinha uns 8 anos.. por aiii
|
|
|
|
#6 |
|
Registered User
Likes (Received): 1
|
que otima noticia! agora vamos poder entrar ilegalmente em territorio Frances.
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
Aes não é Eletropaulo
Likes (Received): 152
|
O caminho mais facil para o primeiro mundo
![]() Imagina a propaganda: vá a França em pequenos passos ou nunca a França esteve tão perto de vc ![]() ![]()
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
|
ótima notícia...enfim Macapá deixará de ser isolada...
só que seria melhor se fosse com o resto do Brasil... |
|
|
|
|
|
#9 | |
|
Vada a bordo, cazzo!
Likes (Received): 153
|
Quote:
![]()
|
|
|
|
#10 |
|
Registered User
|
Lembrei de Jânio Quadros!
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
trinta zero zero
|
Uma vez li uma matéria na Horizonte Geografico, parece que já tem bastante fluxo nessa fronteira, mesmo sem a ponte. Aliás, tem milhares de brasileiros vivendo ilegalmente na GF, muitos deles em péssimas condições (os homens em geral no garimpo e construção e as mulheres caem na prostituição)
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
Registered User
Likes (Received): 5
|
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
From Sampa To The World
|
fotos???
|
|
|
#14 |
|
OFF
Likes (Received): 150
|
Eu já havia postado essa notícia no norte notícias a quase um mês!
|
|
|
#15 |
|
trinta zero zero
|
Entendo q é uma notícia nacional, pois envolve uma relação com outro país, não é um interesse só do Norte.
Drico, vc sabe se existem e como são hoje as estradas até o local da ponte? |
|
|
|
|
|
#16 |
|
Farewell
Likes (Received): 2
|
Porque a França não vende a Guiana Francesa pra nós, hein!
|
|
|
|
|
|
#17 |
|
Unconditional love
|
Eu questiono a necessidade do governo querer construir uma ponte de R$ 38,00 milhões pra ligar uma potência que é a Guiana que tem 190000 habitantes, a mesma população de Diadema na Grande São Paulo...
|
|
|
|
|
|
#18 | |
|
trinta zero zero
|
Quote:
Acho que as razões para fazer a ponte são inúmeras e não faz o mínimo sentido comparar a importância econômica e estratégica de ter uma ligação física com um país vizinho, ainda mais sendo território da França, com investimento em uma cidade como Diadema. |
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
Rumo ao fim do mundo!
Likes (Received): 2
|
|
|
|
|
|
|
#20 |
|
A cada um o que é seu
Likes (Received): 3
|
Uma ponte que eu não sei como está é aquela em Roraima, sobre o rio Takutu, ligando Bonfim a Lethem, na Guiana.
|
![]() |
| Tags |
| amapa, brazil, bridge, french guyana, guiana francesa, guyane |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|