Go Back   SkyscraperCity > Latin American Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo > Notícias Paulistas

Reply

Thread Tools Display Modes
Old February 13th, 2008, 10:15 PM   #1
RRC
6 anos de SSC!

RRC's Avatar

[capital] Prefeitura quer retomar obras do Boulevard JK

JT 09/02/2008

RRC no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2008, 10:56 PM   #2
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Sei que ando muuuuito chato ultimamente, mas vejam se a Prefeitura faz obras desse tipo na região central, faz algo com o Minhocão e tal... depois ficam com esses papinhos de "investimentos no centro", e um monte de gente cai, ainda... acho que essa sério de investimentos deixa claro qual é a região prioritária para a Prefeitura de São Paulo (e não me refiro a esta gestão, mas sim a todas as últimas gestões)...

Se os investimentos pesados no centro não começarem pelo poder público, pelo privado é que não vão mesmo...

Last edited by GRGM; February 13th, 2008 at 11:04 PM.
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2008, 11:06 PM   #3
RRC
6 anos de SSC!

RRC's Avatar

Concordo, um túnel que eliminasse o minhocão seria um senhor estímulo pra revitalizar a região, só dele não existir os imóveis já se valorizariam bastante, principalmente naquela regiçao do Lgo do Arouche, proximo a Higienópolis e a Pça da Republica.

Acho essa obra da JK desnecessária, seria melhor investir essa quantia em transporte público
Old February 13th, 2008, 11:31 PM   #4
Insidious
CHECKMATE!

Insidious's Avatar

É verdade, coincidentemente, tenho pensado muito num eventual projeto pra tornar o Minhocão um túnel.

[dream mode on]

1-Terrenos vagos/estatais ao longo do trajeto do viaduto são utilizados como pontos pra escavação/base de obras.

2-Dois shields de diametro pra 2 pistas começam a perfurar em ambos os sentidos(da Praça Roosevelt e da ponta ao Noroeste), criando dois túneis interconectados (para emergência/manutenção).

3-Em 1 mês de grande caos no trânsito, com todos os esforços da CET nesse período, os acessos e as pontas são ligadas ao túnel.

4-O túnel é inaugurado. O viaduto vai sendo desmontado, as peças percorrem a própria estrutura e vão sendo acumuladas e retiradas pelas bases de obras.

5-A avenida São João recebe projeto de urbanismo e um belíssimo monumento em aço e cristal, iluminado à noite.

[/dream mode off]

Será que é viável, numa parceria Prefeitura/Estado?
Old February 14th, 2008, 12:18 AM   #5
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

É realmente uma pena que pensem nisso ao invés de um projeto para demolir o minhocão. Apesar de que o término de uma obra dessas eu até apóio, pois já tinha sido começada. Mas infelizmente, longo prazo não é bem o que passa pela cabeça dos nossos governantes.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2008, 02:58 AM   #6
Speedy128k =)
Tem que ver isso ai

Speedy128k =)'s Avatar

Que parte já existe ? já existe algo pronto que foi aterrado ?
Eu trabalho na Luis de Barros x JK
Quero achar passagens secretas, hihihihihihih
Speedy128k =) no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2008, 03:03 AM   #7
Bent
Registered User

Bent's Avatar

Não vi muita diferença. Por que Boulevard? A avenida continuará idêntica na superfície, pelo jeito.
Deveria se chamar "Mais um túnel nos Jardins que congestionará logo". E como disse o Gabriel, o Minhocão continu lá, intacto enquanto fazem essas coisas. Lamentável.
Old February 14th, 2008, 03:37 AM   #8
Gutovsky
Registered User

Gutovsky's Avatar

Realmente, se a S. João tivesse não apenas um, mas um sistema de túneis no mesmo esquema da JK ela seria mais transitável, o fluxo de veículos que utilizam o trajeto seria maior e a região receberia um grande impulso.
Infelizmente, ao conversar com a minha irmã sobre o assunto (ela fez um trabalho muito bom a respeito da reconversão do Minhoca), ela comentou um aspecto que dificulta a obra: em diversos trechos, o Minhocão não é passível de ser substituído, como nas regiões muito próximas ao metrô, que não é lá muito profundo, e no Pacaembu, que já possui uma avenida abaixo da Amaral Gurgel e é de terreno alagadiço. Ou seja, o projeto teria que ser muito maior que apenas um túnel.
Bem, nada intransponível, mas exigiria um grande esforço de engenharia. Talvez se fossem três túneis de 1km cada, com partes em nível como entre o Ayrton Senna e o TJ, o projeto seria simplificado e os custos, reduzidos.
Old February 14th, 2008, 04:05 AM   #9
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Esse túnel vai ficar bem grande... lembra-me o túnel do Daylight.
bs.eduardo no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2008, 04:08 AM   #10
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Talvez tivessem então que fazer tipo uma Big Dig (como em Boston), mas sei lá, grandes projetos que realmente importam pra cidade estão meio raros hoje em dia... Esse é um que poderia sair e é muito necessário.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2008, 05:04 AM   #11
mopc
Registered User

mopc's Avatar

Acho que o poder público deveria investir cada centavo em transporte coletivo, especialmente metrô, mas se realmente sair por 57 milhões, não tá caro para mais de 1km, e pode resolver alguns problemas.

Pra substituir o minhocão, não tem jeito, só aquele projeto de fazer uma via elevada ao longo do leito ferroviário mais ao norte, talvez com um trecho inicial em túnel partindo do centro e depois virando elevado sobre a ferrovia, até chegar à Barra Funda e virar túnel de novo.

Visite meu album de fotos do metrô de São Paulo (com CPTM):
http://urbanrail.fotopic.net/c318757_1.html
mopc no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2008, 04:05 PM   #12
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Vejo que o centro não tem futuro. Ele foi esquecido, e cada vez mais fica degradado. Olhem como fazem coisas em outras regiões, já no centro nada é feito.
Old February 14th, 2008, 05:37 PM   #13
RRC
6 anos de SSC!

RRC's Avatar

Não é bem assim, veja o projeto da Nova luz por exemplo, e a linha 4 do metrô.

Eu acho que nos últimos dez anos tem-se investido na recuperaão doc entro, mas podiam investir MAIS, pra fazer o centro voltar a ser o coração da cidade.

Eu mesmo tenho dois projetos na minha cabeça, um pra ampliar o Anhagabaú e outro pra recuperar o Pq Dom Pedro, elejam-me prefeito e ponho tudo em prática
Old February 14th, 2008, 06:14 PM   #14
Bent
Registered User

Bent's Avatar

Nossa, aumentar o Anhangabaú? Em direção à região norte (Av. Tiradentes), não? Pq não vejo mais pra onde possa se ampliá-lo! haha
Achei interessante essa idéia, RRC!
Old February 14th, 2008, 07:25 PM   #15
RRC
6 anos de SSC!

RRC's Avatar

Sim, para o norte. Tenho passado diariamente pelo Anhagabaú, no trecho entre o viaduto Sta Ifigênia e a Av. Senador Queiroz e é absurdo o contraste que existe ali, a parte mais conhecida, entre os viadutos é linda, bem arrumada e conservada, já a parte entre o Sta Ifig~enia e a Sen. Queiróz é super deagradada, com comécios chulos e muita sujeira.

Minha idéia é prolongar o túnel que passa embaixo do Anhagabaú em 450 mts, até a passagem subterrânea que passa por baixo da Av. Sen, Queiroz, fazendo tudo uma coisa só, demolindo um pequeno quarteirão que só tem predinhos horrorosos e fazer uma continuação do boulevard existente, isso valorizaria muito a região e os prédios do entorno, aliás ali ha um prédio lindo e bem conservado, atrás do Mirante do Vale, um crime ele ficar numa região tão feia.

Uma imagem da minha idéia,em vermelho a area de ampliação do Anhagabau, integrando a Pça do Correio, em amarelo o quarteirão tosco a ser eliminado:
Old February 14th, 2008, 11:36 PM   #16
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

^ Nossa RRC, gostei MUITO da sua idéia! E é bem viável...

Utopicamente, acho que já podiam dar mais esticada por norte, até os lados do metrô Tiradentes, pra toda aquela região dos museus da Luz ficar menos inóspita, além de recolocarem o Monumento a Ramos de Azevedo em frente à Pinacoteca do Estado, como era antes

E o lindo edifício atrás do Mirante do Vale é o Rizkallah Jorge:

Old February 15th, 2008, 02:12 AM   #17
Bent
Registered User

Bent's Avatar

Também adorei a idéia! Deveríamos sugerir isso à prefeitura...
Old February 15th, 2008, 09:07 PM   #18
gutooo
Pro Brasilia Fiant Eximia

gutooo's Avatar

Eu passo direto pela região, e esse trecho entre os dois túneis é sempre um caos na hora do rush!

É um absurdo o que essa região fica congestionada!

Eles fizeram o projeto inicial pela metade, jogando todo o trafego que chega da 23 (uma via expressa) e que vai para os outros tuneis em direcao ao morumbi (mais via expressa) no meio de uma avenida cheia de cruzamentos com um bairro que já é lotado (o itaim).

Acho que devem sim fazer esse novo tunel.

Flickr
Twitter YouTube
São Paulo The Megalopolis
gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2008, 12:57 PM   #19
Highcliff
Highcliff

Quote:
Originally Posted by Insidious View Post
É verdade, coincidentemente, tenho pensado muito num eventual projeto pra tornar o Minhocão um túnel.

[dream mode on]

1-Terrenos vagos/estatais ao longo do trajeto do viaduto são utilizados como pontos pra escavação/base de obras.

2-Dois shields de diametro pra 2 pistas começam a perfurar em ambos os sentidos(da Praça Roosevelt e da ponta ao Noroeste), criando dois túneis interconectados (para emergência/manutenção).

3-Em 1 mês de grande caos no trânsito, com todos os esforços da CET nesse período, os acessos e as pontas são ligadas ao túnel.

4-O túnel é inaugurado. O viaduto vai sendo desmontado, as peças percorrem a própria estrutura e vão sendo acumuladas e retiradas pelas bases de obras.

5-A avenida São João recebe projeto de urbanismo e um belíssimo monumento em aço e cristal, iluminado à noite.

[/dream mode off]

Será que é viável, numa parceria Prefeitura/Estado?
Já fizeram uma coisa parecida com a cidade de Boston e ficou muito bom:bigdig
Highcliff no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2008, 02:42 PM   #20
Gutovsky
Registered User

Gutovsky's Avatar

Realmente, poderiam fazer os túneis por baixo das linhas de trem... Ou substituir o Minhocão por uma via expressa paralela, em nível, em outros lugares. Garanto que ninguém se incomoda de dar uma voltinha para não pegar farol. Nós sempre fazemos isso no trânsito!

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules