search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 2 votes, 5.00 average.
Old February 16th, 2008, 03:56 AM   #1
PaolaPoa
BANNED

Likes (Received): 1

Porto Alegre - Cidade do Atraso

Bem, eu adoro Porto Alegre, porém me revolto com a mentalidade de boa parte da população e principalmente das administrações... Digo isso por que não entendo certas coisas:

- Plano Diretor - Enquanto qualquer grande cidade do mundo adoraria ter seus arranhaceus, Poa limita muito a altura dos prédios... Até concordo com alguns limites, mas no centro não deveria haver limite de altura... Também acho que em grandes avenidas que deveriam se concentrar em prédios comerciais como a Ipiranga, Carlos Gomes também não deveriam ter essas limitações...

- Secretaria do meio ambiente - Confesso que desconheço o processo em outras cidades do Brasil, mas em Poa, ao meu ver é um absurdo... As licenças levam séculos para sair... E quando saem, geralmente alteram o projeto (pra pior, claro) ou encarecem por conta de transplantes de árvores etc... etc... etc..

- População - A população ajuda a atrasar mais ainda a cidade... Basta um projeto ambicioso para as associações de moradores cairem em cima querendo derrubar os projetos... Não é incomum ouvir absurdos como - Vão privatizar o por do sol do guaiba (referente ao pontal do estaleiro), ou então - vão descaracterizar a região...
O Simples asfalto na borges, em razão da ampliação do praia de belas já foi o suficiente para haver criticas... Por favor né... Sempre achei um absurdo uma avenida importantissima como a borges, em frente a um shopping e a um dos principais parques da cidade não ter asfalto... Acho que quem é contra o desenvolvimento tem que ir bem pro interior... É absurdo querer que uma cidade com 4 milhões de habitantes (com região metropolitana, claro) fique parada no tempo...

Isso tudo sem falar em absurdos, como querer revitalizar e/ou preservar coisas que não vejo razão alguma pra serem preservadas... Exemplo é o cais da maua... Meu deus, não entendo por que querem manter aqueles armazens de pé... Nem tudo que é velho é patrimonio histórico... Pelo amor de deus, botem tudo abaixo e façam coisas novas como muitas cidades européias fizeram com sua zona portuária...

Bem, não sei se estou certa, mas é o que penso...

RonaldoC. liked this post
PaolaPoa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old February 16th, 2008, 06:17 AM   #2
Squibb
freiheit über alles

Likes (Received): 25176

Nem tudo que é velho é patrimonio histórico.

Isto é vero, n sei se é só no Brasil ou no resto do mundo tb, mas o que tem de lugar que fica cheio de prédio velho inútil pq as pessoas acham que é "patrimônio histórico" não é pouco coisa.

Só falta daqui uns vinte anos vim alguém dizer que os blocões de concreto da década de 70 são patrimônio histórico, daí sim hehe
"Economic growth is produced when a society saves money and invests the savings wisely. It is not quantity of investment that matters most, but quality. Government is capable neither of saving nor investing, much less investing wisely"
Francisco Beltrão - Paraná [2007] -=-=- Francisco Beltrão - Paraná [2010].
Squibb está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 16th, 2008, 11:07 AM   #3
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 1941

Interessante e super pertinente teu thread...mas ele tá com cara de Boteco e não pra essa seção..
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2008, 02:11 AM   #4
PaolaPoa
BANNED

Quote:
Originally Posted by RVpoa View Post
Interessante e super pertinente teu thread...mas ele tá com cara de Boteco e não pra essa seção..
Não sei... Sou nova no forum... Mas se está no lugar errado, me diga, como posso alterar??? Tenho de apagar e criar novamente???
Old February 17th, 2008, 02:34 AM   #5
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 25

Quote:
Originally Posted by PaolaPoa View Post
Até concordo com alguns limites, mas no centro não deveria haver limite de altura...
Sim, e você já parou pra pensar no trânsito que um prédio alto geraria no centro, que hoje já é um CAOS?
O centro simplesmente NÃO COMPORTA prédios altos, não é questão de ser bonito ou feio...
Se Porto Alegre PRECISASSE de prédios altos, eles apareceriam. Engraçado como alguns foristas daqui acham que dá pra "implantar" um prédio alto totalmente fora do contexto, só pra satisfazer seus anseios.

Quote:
Originally Posted by Squibb
Isto é vero, n sei se é só no Brasil ou no resto do mundo tb, mas o que tem de lugar que fica cheio de prédio velho inútil pq as pessoas acham que é "patrimônio histórico" não é pouco coisa.

Só falta daqui uns vinte anos vim alguém dizer que os blocões de concreto da década de 70 são patrimônio histórico, daí sim hehe
Por favor, diga onde no Brasil existe essa mentalidade, que eu juro que NUNCA ouvi falar de sequer UMA cidade brasileira que faça questão em preservar alguma coisa, ainda mais em se tratando de prédios "velhos inúteis".

Alguns blocões da década de 70 são sim patrimônio histórico porque são relevantes, não é o caso dos sem graça construídos em escala industrial, mas alguns podem ser sim, porque não?
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2008, 02:42 AM   #6
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Quote:
Não sei... Sou nova no forum... Mas se está no lugar errado, me diga, como posso alterar??? Tenho de apagar e criar novamente???
Reporta a um dos moderadores a partir de uma PM...e pede pra passar para o Boteco....pro Gutooo por exemplo.
Old February 17th, 2008, 02:45 AM   #7
Farrapo
.

Likes (Received): 845

E por que não pro "Arquitetura e DISCUSSÕES URBANAS"?

É incrível como esse subfórum é ESQUECIDO...
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2008, 03:11 AM   #8
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

é verdade..não tinha me dado conta...tbém nesse seria bem pertinente.
Old February 17th, 2008, 03:15 AM   #9
PaolaPoa
BANNED

Quote:
Originally Posted by thesapox View Post
Sim, e você já parou pra pensar no trânsito que um prédio alto geraria no centro, que hoje já é um CAOS?
O centro simplesmente NÃO COMPORTA prédios altos, não é questão de ser bonito ou feio...
Se Porto Alegre PRECISASSE de prédios altos, eles apareceriam. Engraçado como alguns foristas daqui acham que dá pra "implantar" um prédio alto totalmente fora do contexto, só pra satisfazer seus anseios.

Por favor, diga onde no Brasil existe essa mentalidade, que eu juro que NUNCA ouvi falar de sequer UMA cidade brasileira que faça questão em preservar alguma coisa, ainda mais em se tratando de prédios "velhos inúteis".

Alguns blocões da década de 70 são sim patrimônio histórico porque são relevantes, não é o caso dos sem graça construídos em escala industrial, mas alguns podem ser sim, porque não?

Me desculpa, mas não concordo com essa mentalidade... Muita gente, quando se pensa em algo grande, logo acha desculpas, que ao meu ver não fazem sentido... O centro de Poa é um caos, e não existe um único prédio alto... O Centro é um caos por que é um lugar pobre, onde só vai quem realmente precisa... E infelizmente, a maioria das pessoas precisam...

As razões do centro ser um horror:

Comércio - Não existe comércio de nível... O centro hoje está dominado por lojas de 1.99, balaios, lojas de fabrica etc... destinados ao público que frequenta o centro hoje em dia... Um publico predominantemente mais pobre...
Os camelos sufocam as lojas e atrapalham o trânsito de pedestres de uma forma que para as calçadas em horários de pico...

Transporte - É uma vergonha... Hoje em dia praticamente todos os onibus da cidade passam pelo centro... O resultado é um caos de onibus e pessoas se debatendo nas calçadas intransitaveis... Tapadas de gente esperando onibus... (isso o portais da cidade promete resolver, isso se sair um dia)... Não existe estacionamentos públicos no centro (não me venha com a area azul)... Teria que haver estacionamentos ou subterraneos ou prédios garagem... Ou então fazer como muitas cidades europeias que estão banindo os carros do centro (mas pra isso tem que ter alternativa, o que aqui não existe)...

Segurança - Sem dúvida, tirando a periferia, o centro é o lugar onde me sinto mais insegura, e não sou a única... A noite o centro não existe... Não tem nada que chame um público interessante para o centro, pelo contrário... O centro é tomado pelo tráfico e prostituição...

Resultado - o centro não consegue ter um comércio descente e não consegue ser uma bairro residencial... As pessoas que moram no centro, moram por falta de opção... E as pessoas que não precisam morar ou trabalhar no centro, simplesmente evitam ao máximo... Eu chego a ficar meio ano sem ir ao centro... Isso que moro no menino deus, que é ao lado... E a maioria das pessoas que eu conheço, chegam a ficar com alergia só em pensar em ir ao centro...

Acho que grandes prédios comerciais, só ajudariam o centro... Não entendo com o que quer dizer com - o centro não comporta prédios grandes... Por que??? Na pior das hipóteses nos livrariamos de um prédio velho para dar lugar a um prédio novo, que aos poucos iria trazendo a classe A e B de volta para o centro...
Se vc se refere ao trânsito, olha, um prédio por maior que seja, não alteraria em nada... Por que hoje o centro simplesmente não comporta mais carros... Só doido vai para o centro de carro... Não tem onde estacionar na rua, e se achar uma vaga, tem que pagar area azul, ficar pouco tempo e correr um grande risco de ter o carro roubado... Se for para uma garagem particular, vc é literalmente roubado, tendo que pagar muitas vezes 10 reais pra deixar o carro por uma hora... sem falar que dependendo da garagem, vc fica meia hora esperando até o cara te trazer o carro de volta... Então, não mudaria em nada... Só que na verdade, acho que ninguém em sa consciencia construiria algo que presta enquanto não arrumarem o centro...

Voce NUNCA viu preservarem prédios velhos??? Desculpa, mas ou vc ta muito alienado ou o problema ta no conceito de preservar... Realmente, é difícil preservarem de fato, ou seja, cuidarem, restaurarem e etc... Gralmente o prédio ta la, atirado... Emporcalhando a cidade... Mas basta alguém cogitar a hipótese de botar abaixo, e já se levanta a cidade inteira contra...
Já que vc nunca ouviu falar nisso, vou refrescar a tua memória... Vc já ouviu falar no projeto que o Dado Bier tinha para o cais??? Bem ao lado do gasometro??? Bom, se vc não viu perdeu... Iria ficar lindo... Um projeto digno de cidades de primeiro mundo... Porém tinham que derrubar um porcaria de um galpão... Um lixo que chamavam de contrução... A prefeitura embarreirou o projeto até não poder mais... Aí o prédio pegou fogo... Aí sim... Até acusaram o empreendedor de ter tocado fogo no prédio "histórico" para poder dar inicio ao seu projeto... Resumindo, ele desistiu...
Mais atual ainda... Estão buscando a revitalização do cais maua... A prefeitura já deu a entender que não pretende botar nada abaixo, que aquilo tem história... que a intenção é restaurar... Restaurar??? Meu deus... Aquelas coisas horrorosas tem irem pro chão...
Old February 17th, 2008, 03:19 AM   #10
PaolaPoa
BANNED

Bem, vou tentar entrar em contato com algum moderador para alterar... Mas antes precisamos decidir em qual né???
Old February 17th, 2008, 03:49 AM   #11
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Acho q a sugestão do farrapo é a melhor.
Old February 17th, 2008, 05:59 AM   #12
BrunoVix
Registered User

BrunoVix's Avatar

Likes (Received): 951

Arquitetura e discussões urbanas!

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2008, 08:18 AM   #13
Inconfidente
Registered User

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 11810

Paola,

antes de tudo, seja bem-vinda!

Quote:
- Plano Diretor - Enquanto qualquer grande cidade do mundo adoraria ter seus arranhaceus, Poa limita muito a altura dos prédios... Até concordo com alguns limites, mas no centro não deveria haver limite de altura... Também acho que em grandes avenidas que deveriam se concentrar em prédios comerciais como a Ipiranga, Carlos Gomes também não deveriam ter essas limitações...
Essas restrições existem em qualquer cidade. Não fique tão preocupada. Acho que em Porto Alegre elas são mais rígidas, mas não são exclusividade de POA. Com relação ao Centro eu concordo, qualquer cidade deve ter um Centro com edifícios altos, até mesmo para ter um skyline bem definido.

Quote:
- Secretaria do meio ambiente - Confesso que desconheço o processo em outras cidades do Brasil, mas em Poa, ao meu ver é um absurdo... As licenças levam séculos para sair... E quando saem, geralmente alteram o projeto (pra pior, claro) ou encarecem por conta de transplantes de árvores etc... etc... etc..
Nisso aí acho que em Belo Horizonte a situação é oposta. É mais fácil burlarem a legislação ambiental mesmo. Mas sinceramente acho um aspecto positivo em POA.

Quote:
- População - A população ajuda a atrasar mais ainda a cidade... Basta um projeto ambicioso para as associações de moradores cairem em cima querendo derrubar os projetos... Não é incomum ouvir absurdos como - Vão privatizar o por do sol do guaiba (referente ao pontal do estaleiro), ou então - vão descaracterizar a região...
O Simples asfalto na borges, em razão da ampliação do praia de belas já foi o suficiente para haver criticas... Por favor né... Sempre achei um absurdo uma avenida importantissima como a borges, em frente a um shopping e a um dos principais parques da cidade não ter asfalto... Acho que quem é contra o desenvolvimento tem que ir bem pro interior... É absurdo querer que uma cidade com 4 milhões de habitantes (com região metropolitana, claro) fique parada no tempo...
Nisso aí aqui é igualzinho. O que mais acontece é associação de moradores do bairro "tal" se mobilizar e protestar na câmara dos vereadores.

Não se preocupe, a maioria destes problemas acontecem em quase todas as cidades em maior ou menor escala.
Inconfidente está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 17th, 2008, 01:57 PM   #14
PaolaPoa
BANNED

Quote:
Originally Posted by Frederico Fraga View Post
Paola,

antes de tudo, seja bem-vinda!

Essas restrições existem em qualquer cidade. Não fique tão preocupada. Acho que em Porto Alegre elas são mais rígidas, mas não são exclusividade de POA. Com relação ao Centro eu concordo, qualquer cidade deve ter um Centro com edifícios altos, até mesmo para ter um skyline bem definido.

Nisso aí acho que em Belo Horizonte a situação é oposta. É mais fácil burlarem a legislação ambiental mesmo. Mas sinceramente acho um aspecto positivo em POA.

Nisso aí aqui é igualzinho. O que mais acontece é associação de moradores do bairro "tal" se mobilizar e protestar na câmara dos vereadores.

Não se preocupe, a maioria destes problemas acontecem em quase todas as cidades em maior ou menor escala.

Obrigada pelas boas vindas!!!

Desconheço as leis municipais de outras cidades do mundo, mas acho que na maioria das grandes cidades do mundo não existe essas limitações... Exceto as brasileiras, claro...

Quanto a situação ambiental, vou dizer uma coisa... Talvez eu seja linchada, mas vamos lá... Não sou contra o meio ambiente, de forma alguma... Acho que deve se buscar a maior preservação possível, porém acho que ha lugares e lugares pra se preocupar com o meio ambiente... No meio de uma grande cidade, que precisa crescer e se modernizar, vc se preocupar, muitas vezes com uma árvore no caminho é o fim da picada...
Não sei em BH, mas aqui várias vezes já li noticias do tipo - Traçado de tal rua será alterado pra não atingir tal árvore... Ou então, construtora tem que transplantar (não é plantar, que seria relativamente simples) tantas árvores que se encontram no local da obra... Putz, no meio da cidade se preocupar com meia duzia de árvores??? Enquanto isso a amazonia desaparece... Mata atlantica nem se fala...
E as própias cidades que parecem tão preocupadas com o meio ambiente, não se preocupam o que realmente deveriam se preocupar - reciclar o lixo da cidade, tratar a água etc... Nisso sim a cidade deveria se preocupar com o meio ambiente... Agora com outras coisas pequenas, que só servem para encarecer ou afundar os projetos, não deveriam existir...
Old February 17th, 2008, 02:10 PM   #15
dricobel
Não sou capaz de opinar

dricobel's Avatar

Likes (Received): 3780

ouvi uma vez um comentário que POA tem uma zona portuaria abandona com galpões velhos!!! PQ não fazem que nem o governo daqui, transformaram esses galpões em uma grande área cultural para belém, com teatro, restaurantes, lojas, bares, bancos, artesanato, sorveteria, espaço para exposições, uma linda vista panorâmica para o rio, hj é um dos pontos turisticos mais visitados da capital paraense, além de ser um belo lugar
uma boa sugestão para poa!!!

Last edited by dricobel; February 17th, 2008 at 02:37 PM.
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2008, 02:57 PM   #16
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

O problema principal pra ter prédios altos no centro não é nada do que você citou. São as RUAS do centro, que na maioria seguem o traçado de centenas de anos atrás.
Traçado colonial português, por sinal, ruazinhas sinuosas e confusas, e com poucos metros.

Quanto à patrimônio histórico, mal sobraram prédios pra contar a história de Porto Alegre e você vem dizer que eles atrapalham o desenvolvimento da cidade?
Só porque VOCÊ acha o Cais horroroso, ele deve vir a baixo?
As coisas não tem só valor ESTÉTICO, elas tem valor cultural, histórico, até mesmo o cais, é feio sim, mas é uma referência na cidade.

Tem tanta arquitetura irrelevante em Porto Alegre pra derrubar, que não vejo pra que derrubar árvores ou prédios históricos pra construir as torrezinhas de vidro tão adoradas por aqui.
Old February 17th, 2008, 03:01 PM   #17
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Quote:
Obrigada pelas boas vindas!!!

Desconheço as leis municipais de outras cidades do mundo, mas acho que na maioria das grandes cidades do mundo não existe essas limitações... Exceto as brasileiras, claro...

Quanto a situação ambiental, vou dizer uma coisa... Talvez eu seja linchada, mas vamos lá... Não sou contra o meio ambiente, de forma alguma... Acho que deve se buscar a maior preservação possível, porém acho que ha lugares e lugares pra se preocupar com o meio ambiente... No meio de uma grande cidade, que precisa crescer e se modernizar, vc se preocupar, muitas vezes com uma árvore no caminho é o fim da picada...
Não sei em BH, mas aqui várias vezes já li noticias do tipo - Traçado de tal rua será alterado pra não atingir tal árvore... Ou então, construtora tem que transplantar (não é plantar, que seria relativamente simples) tantas árvores que se encontram no local da obra... Putz, no meio da cidade se preocupar com meia duzia de árvores??? Enquanto isso a amazonia desaparece... Mata atlantica nem se fala...
E as própias cidades que parecem tão preocupadas com o meio ambiente, não se preocupam o que realmente deveriam se preocupar - reciclar o lixo da cidade, tratar a água etc... Nisso sim a cidade deveria se preocupar com o meio ambiente... Agora com outras coisas pequenas, que só servem para encarecer ou afundar os projetos, não deveriam existir...
Desrespeito com o ecossistema urbano, essa mentalidade que você demonstra é responsável pelo microclima insuportavelmente quente da maioria dos centros urbanos brasileiros...
A amazônia está lá do outro lado, e a mata atlântica sobrou quase nada pra se preservar, então por que se opor às iniciativas da Prefeitura de manter algumas poucas árvores nativas?
Old February 17th, 2008, 03:16 PM   #18
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Bem, eu adoro Porto Alegre, porém me revolto com a mentalidade de boa parte da população e principalmente das administrações... Digo isso por que não entendo certas coisas:

Não conheço POA, mas também acho que o limite de altura na maior parte das cidades brasielrias é ridículo e quando estes não existem, colocam tantas regras que tornam inviável a construção de mega prédios nas cidades.

Quote:
Se é uma região histórica, defendo que seja preservada !

Quote:
Depende, por exemplo, aqui em SP eu seria totalmente a favor da recuperação do paralelepípide de algumas ruas do centro ! Acho um grande privilégio de vocês terem uma via importante desta como você diz que ainda mantém seu rolamento original ! hehe

Quote:
Isso tudo sem falar em absurdos, como querer revitalizar e/ou preservar coisas que não vejo razão alguma pra serem preservadas... Exemplo é o cais da maua... Meu deus, não entendo por que querem manter aqueles armazens de pé... Nem tudo que é velho é patrimonio histórico... Pelo amor de deus, botem tudo abaixo e façam coisas novas como muitas cidades européias fizeram com sua zona portuária...
Depende muito, eu acho muito bonito aqueles armazéns ! Na verdade o que é antigo não é sinônimo de velho e pode muito bem conviver em harmonia com o novo e moderno, talvez poderiam revitalizar a área e torná-la em um centro de lazer, exposições, sei lá !

Quote:
Bem, não sei se estou certa, mas é o que penso...
Que bom que pode pensar e expor né
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2008, 03:18 PM   #19
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by thesapox View Post
O problema principal pra ter prédios altos no centro não é nada do que você citou. São as RUAS do centro, que na maioria seguem o traçado de centenas de anos atrás.
Traçado colonial português, por sinal, ruazinhas sinuosas e confusas, e com poucos metros.

Quanto à patrimônio histórico, mal sobraram prédios pra contar a história de Porto Alegre e você vem dizer que eles atrapalham o desenvolvimento da cidade?
Só porque VOCÊ acha o Cais horroroso, ele deve vir a baixo?
As coisas não tem só valor ESTÉTICO, elas tem valor cultural, histórico, até mesmo o cais, é feio sim, mas é uma referência na cidade.

Tem tanta arquitetura irrelevante em Porto Alegre pra derrubar, que não vejo pra que derrubar árvores ou prédios históricos pra construir as torrezinhas de vidro tão adoradas por aqui.
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2008, 04:28 PM   #20
Ap_Recife
Viva o Frevo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 6059

Interessantes e válidos os seus questionamentos.

Curioso é que esses problemas no centro tbm são verificados aqui no Recife, ou seja, só mudam as cidades.

E quando a iniciativa privada tenta mudar isso, caso das torres gêmeas de 41 andares no centro do Recife que a Moura Dubeux está construindo, apareceram uns idiotas querendo impedir a construção pq tiravam a visibilidade de uns galpões horrorosos. Graças a Deus que a empresa venceu essa briga e as torres estão lá, imponentes e em fase de conclusão das estruturas.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules