|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Terra de Barros (Extremadura)
Bem-vindos a tudos
.Gostava de mostrar-vos uma comarca da província de Badajoz, na Extremadura. É uma bela regiao com 3 municipios que sao "conjunto histórico-artístico". Está situada no mesmo centro de Badajoz como podem ver: ![]() Está composta por 23 municipios, uma populaçao de 109 000 habitantes e uma densidade de 51 hab/km^2. O seu maior municipio é Almendralejo, de 30000 habitantes: ![]() É uma comarca que históricamente foi uma regiao de emigraçao, mas que nas últimas décadas está a incrementar a sua populaçao um 0.45 % cada ano. A taxa de envelhecimento é de um 17.1 %, similar à media do estado espanhol e inferior à de Extremadura. A taxa de maternidade é de um 19.7 %, superior à espanhola e extremenha. Isto é uma prova de que algo mudou na comarca nas últimas décadas. Além disso, a imigraçao cresceu bastante, e agora mesmo um 3.2 % da populaçao é de origem "estrangeiro" (nunca gostei desta palavra, mas bem), principalmente da Roménia (1 605 habitantes), de Europa do Leste (1 728 hab) e 1 600 portugueses. O sector de produçao económica principal da comarca é a agricultura, sector no qual trabalha um 24.7 % da populaçao. É uma agricultura principalmente de secano, com vides e oliveiras. Também é importante o serctor sector serviços que emprega a um 47.6 %, devido aos centros educativos, sociais e de saúde, como os 2 hospitais da regiao. Com isto queria mostrar o contexto socio-histórico da comarca e gostava de informar-vos de que é nesta regiao onde querem fazer a refinaria, e como podem ver nao acho que seja uma comarca que precise desse tipo de desenvolvimento . É uma terrinha humilde mas na que se vive bem, que precisa de potenciar o sector tecnológico, energias renováveis e sectores económicos que melhorem a qualidade de vida das pessoas, mas nao de dinheiro fácil, barato mas destructivo como uma refinaria (acho eu).
Last edited by napolit; February 17th, 2008 at 07:55 PM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Registered User
|
Ribera del Fresno
Primeiro vou mostrar uma vila que seguro que nunca ouviram falar dela, Ribera del Fresno (Ribeira do Freixo em português). Nao é nada conhecida nem há turistas nela, mas para mim é uma vila especial, de onde é grande parte da minha familia e onde sempre desfrutei de agradáveis dias e momentos. E sinceramente, acho-a linda, por isso desejo que desfrutem com estas fotos .Informaçao socio-económica. Ribera del Fresno tém agora mesmo uma populaçao de 3292 habitantes, uma densidade de 18 habitantes/km^2 e está a 83 km de Badajoz. A populaçao está a decrescer com os anos, concretamente um 0.45 % cada ano, mas ainda assim, se nao fosse por os imigrantes, tivesse descido mais. Exactamente há 27 imigrantes, 23 deles da Roménia, o que mostra o cambio que sufriu a vila nestes últimos anos, que passou a recever uma importante populaçao imigrante para trabalhar no sector agrícola. A tasa de envelhecimento da vila é superior à media espanhola e de Extremadura (20.7%), e a natalidade inferior (12.2 %). A maioria da populaço trabalha na agricultura (41.3 %), umm 26.1 % na construçao e na industria e o resto no sector serviços. A tasa de desemprego é bastante elevada, um 15.9 %. Viagem por Ribera del Fresno Agora que já sabem um pouco mais do contexto socio-económico da vila, vou mostrar-vos um pequeno passeio por as ruas mais históricas do centro. Aqui vai. Começamos o passeio por a casa dos meus avós, numa das mais lindas ruas, com imponentes casas e a capela de San Juan Macías, padre e santo que nasceu em Ribera e que é conhecido por a multiplicaçao dos paes em Olivença e por salvar a vida a um porco que caiu num poço , posteriormente foi a Lima, cidade onde está sepultado num dos seus magníficos mosteiros barrocos.![]() Aqui vemos a Casa da Cultura, na rua Meléndez Valdés (importante poeta e político da época da ilustraçao e que nasceu aqui). A casa destaca por a sua singularidade devido à influencia do barroco português devido a que uma familia de nobres portugueses vim a viver aqui trouxendo as suas costumes arquitectónicas. Actualmente é a sede do museu da jaciza arqueológica romana de Hornachuelos, que é possível visitar: ![]() ![]() ![]() Toda a vila é caracterizada por as suas casas "caiadas" de branco, destacam as suas grandes casas senhoriais que assombram por o seu tamanho, e os seus belos balcoes na parte central superior. Para mim, a beleza do encalado popular faz destas ruas um local muito especial. A modo de exemplo, podem ver esta lindissima casa na rua San Juan Macías: ![]() ![]() Outros elementos arquitectónicos muito destacávels desta linda vila sao as grandes janelas enquadradas e estupéndamente conservadas: ![]() ![]() Como podem ver na foto anterior, até os cabos estao escondidos pintados de branco para que nao fiquem feios, é de elogiar estes pequenos cuidados do mobiliário urbano. Depois encontramos a Igreja da Nossa Senhora da Graça, actualmente em restauração por ter encontrado restos mouriscos: ![]() Uma das ruas mais formosas é a seguinte, onde junto com belissimas casas humildes populais que proporcionam uma grande armonia ao conjunto da vila com belas janelas e portas, há este belissimo palácio, o Palácio de Quintanilha: ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Ainda podemos ficar mais impressionados com as pequenas coisas que fazem desta vila um local único, como este simples garagem com uma fachada tao ornamentada que parece a porta a um local onde a beleza é a principal obsesao: ![]() Nesta mesma rua está a linda casa da minha tia e onde viveu a infáncia o meu queridissimo avô. No exterior sao casas muito simples, mas por dentro sao grandissimas, com pátios e recintos muito bem conservados das antigas casas senhoriais que foram antigamente: ![]() Desde aqui passeiamos até a rua do Cura. Destaca como a modernidade chegou até estas terras, com ruas totalmente peadonais para que as pessoas desfrutem de passeiar sem preocupar-se por os carros: ![]() ![]() ![]() Uma das minhas fotos favoritas desta mesma rua é esta, uma casa com a mesma formosura e estilo que a Casa da Cultura, simplesmente uma maravilha: ![]() Um detalhe da magnífica fachada que deixa-me maravilhado, especialmente quadno contemplo-a nos meus relaixados passeios por a noite à luz da lua: ![]() ![]() Depois está a praça onde destaca a estátua de Meléndez Valdés, e uma singular casa de azulejos do ano 1929: ![]() ![]() A estátua de Meléndez Valdés, é mais conhecida como "El Cabezón": ![]() Nesta praça ainda continuamos a descobrir novas casas com influéncias portuguesas como as "taças" da parte superior da fachada: ![]() Continuamos e chegamos a este agradável passeio com árvores, onde está a Igreja do Cristo Novo: ![]() Embora nao seja de muito valor artístico esta igreja (em compraçao à da Nossa Senhora da Graça), há alguns detalhes interessantes, como o orgao destruido pela terramoto de Lisboa, que provocou importantes danos no edificio: ![]() Desde aqui voltamos à rua Meléndez Valdés para continuar a desfrutar da sua formosa armonía, ruas de puro branco e lindissimas reixas que adornam as janelas de cada uma destas casas senhoriais: ![]() ![]() ![]() ![]() Podemos continuar a observar maravilhossos detalhes destas casas, como as lindissimas reixas de algumas delas: ![]() ![]() Belos escudos lembram-nos de aqueles complicados tempos, nos quais uns poucos tinham a sorte de viver nos seus palácios e mostrar o seu prestígio: ![]() ![]() ![]() Nunca fico cansado de continuar a descobrir estas formosas ruas de belissimos edificios: ![]() A Cámara Municipal da vilinha: ![]() ![]() Aqui está outra linda casa que é similar no aspecto a uma das já mostradas, mas que nao é a mesma: ![]() Uma característica muito singular desta vila sao os seus estreitos becos, abertos para comunicar as diferentes ruas e que parecem mais um corredor de uma casa privada que um rua de encontro público, mas que ainda assim assombra-me por a sua singularidade: ![]() Por último gostava de mostrar os lindissimos interiores de algumas casas, com características muito "andaluzas", casas cheias de azulejos, pátios e outros pequenos tesouros, dos quais só posso mostrar-vos uma delas, com uma foto de muito má qualidade (acho que nem é preciso dizer que é tao má porque a fiz eu , e é que nao tenho fotos boas da casa sem mostrar a pessoas), mas que representa muito bem a estas belas casas: ![]() ![]() ![]() Desejo que gostassem deste agradável passeio por uma das muitas belas vilas desconhecidas, que estao fora das guias turísticas. Desejo que gostassem das formossissimos casas senhoriais com elaboradas fachadas, balcoes, áticos e escudos. Gostava de ter mostrado fotos da vila por a noite, quando as "salamanquesas" (um lindo reptil) saem às fachadas destas lindas casas e quando há uma grande vida nocturna na vila, as pessoas sem a divertir-se ao passeio do Cristo , e as portas das casas estao abertas, as pessoas ficam na rua a falar . As fotos as fiz neste verao, na hora da siesta, que é uma hora excelente para fotografar porque nao há pessoas . Assim termino de mostrar-vos esta vila. Quando tiver tempo, mostrarei-vos outra vila, Hornachos, onde ainda desfruto mais . Gostava de fazer uma pergunta, diz-se "casas senhoriais"?.
Last edited by napolit; May 29th, 2010 at 03:31 PM. |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Barra for Friends
Likes (Received): 187
|
É uma zona muito parecida ao alentejo
![]() Ainda bem que se têm dado incentivos à natalidade muito bem Municipios com 700 hab ? ![]() Almendralejo é a cidade do Extremadura, equipa que teve há uns anos na primeira divisao espanhola.
|
|
|
#4 |
|
Registered User
|
Em Extremadura como em muitas outras regioes de espanha, 1 municipio = 1 núcleo urbano, nao há municipios com vários núcleos urbanos. Por isso a populaçao de um municipio indica realmente quanta populaçao há realmente num único núcleo urbano, e nao a populaçao repartida por distintos núcleos (tipo, Elvas se nao recordo mal tém 30 000 hab, mas está repartido por imensos pequenos núcleos urbanos, alguns muitos pequenos). Sobre a natalidade nao há incentivos nenhum, acho eu. Às vezes ter filhos ou nao é também um factor cultural e de relaçoes sociais e nao significa só ter posibilidades económicas, acho eu
.Sim, parece-se imenso ao Alentejo, mas também a outros locais de Portugal, gostava de mostrar gráficamente esta semelhança com duas fotos: Mêda (na Beira): ![]() Ribera del Fresno:
Last edited by napolit; February 17th, 2008 at 02:22 PM. |
|
|
|
|
|
#5 |
|
Whatever
Likes (Received): 214
|
Belíssima napolit!
Impressionante como está tão limpinha! As casas são muito lindas, especialmente as que têm influências portuguesas!![]() "encaladas" em português diz-se "caiadas".
|
|
|
#6 |
|
_La Nada_
Likes (Received): 4
|
Napolit, gostei imenso de Ribera del Fresno. Tenho visitado algumas povoaçoes de Badajoz, sempre tao brancas e tao arranjadinhas. Ate as monjas vao vestidas de branco
![]() Gostei especialmente da referencia que fazes da visao das casas bracas à luz da lua. Realmente deve ser belíssimo. Muito Obrigado pelo thread.
|
|
|
#7 | |
|
Barra for Friends
|
Quote:
De acuerdo que lo edifício tiene algunas parecencas pero los estilos son completamente distintos
|
|
|
|
#8 |
|
Registered User
|
Obrigadissimo! Agradeço-te muito que me digas essas coisas para aperfeiçoar o meu português, muito obrigado!. Concordo contigo, estao muito limpinhas, igual que as ruas. Eu nao sei como é no Alentejo, mas lá as pessoas limpam as ruas, nao é preciso serviçoes de limpeza municipais. Acho que o respeito por a paisagem urbana que há nessas vilas devia ser toda uma liçao para muitas pessoas de cidades como a minha, que nao cuidam nada e sempre estao a estragar tudo, e que nao pensam nos grandes prejuízios que ocasionam por ser tao irrespeitosos. Gostava de ver alguma vez na minha cidade ou em Lisboa que uma pessoa quando veia a outra deitar um papel ou qualquer lixo ao chao, imediatamente apanha-lo e deita-lo ao lixo embora nao fosse ele quem o deitasse.
|
|
|
|
|
|
#9 | |
|
Registered User
|
Quote:
. Uma coisa que é muito "fixe" destas vilinhas é que as pessoas tiram umas cadeiras, colocam na porta da casa na rua e ficam ali a falar entre elas a desfrutar do ar natural e para ver aos vizinhos ou os que passeiam por as ruas.
Last edited by napolit; February 17th, 2008 at 08:55 PM. |
|
|
|
|
|
|
#10 | |
|
Registered User
|
Quote:
Sobre esses edificios, eu pessoalmente acho que sao muito semelhantes, a principal diferença sao os materiais de construçao, que sao totalmente distintos na Beira e na Extremadura ou no Alentejo . Mas a morfologia e características principais sao muito parecidas: tres balcoes a cada lado, um escudo central na parte superior, com forma ondulada no tecto, dois andares, nao sei, que opine o resto das pessoas a ver se acham muito semelhantes ou nao . O que gostava de saber é como sao as casas alentejanas por dentro, se sao parecidas a essa casa que mostrei, com pátios, um poço, azulejos, plantas, etc. ou se nao é assim.
Last edited by napolit; February 17th, 2008 at 08:57 PM. |
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Barra for Friends
|
As alentejanas não têm grades nas janelas do res do chão... fica muito feio
![]() Quanto aos jardins etc... penso que sim... algumas têm outras não.
|
|
|
#12 |
|
Αλέξανδρος
Likes (Received): 12
|
bonita, limpinha e agradavel, faz lembrar o Alentejo também com os ferros forjados e algum edificado barroco caiado identico
parece-me k depende da zona, não quero jurar mas em Campo Maior havia grades nos res do do Chão e em Marvão
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
O Prof Godin
Likes (Received): 2
|
…yap, Arpels…Campo Maior tem…
|
|
|
#14 |
|
Αλέξανδρος
Likes (Received): 12
|
bem me pareceu
|
|
|
|
|
|
#15 |
|
Cidade-Museu
Likes (Received): 192
|
Ao ver as fotos pensei logo comigo...e muito "alentejanada".
![]() Tem parecenças com Serpa e Campo Maior. Resumindo as ruas estao impecaveis,os edificios respiram limpeza...pitoresco e lindissimo.
''Evora is the finest example of a city of the golden age of Portugal after the destruction of Lisbon by the earthquake of 1755'' Inscription criteria on the List of the UNESCO World Heritage (1986) / |
|
|
|
|
|
#16 |
|
Registered User
|
Hornachos
Informaçao socio-económica. Hornachos é uma vila de 3829 habitantes e uma densidade de 13 hab/km^2. A diferença de Ribera del Fresno, a populaçao está a crescer nos últimos 10 anos, a um ritmo de um anos a um ritmo de um 0.27 % cada ano. A sua tasa de natalidade é de um 23.5 %, superior à media extremanha e espanhola (19.0 %) e a tasa de envelhecimento é também superior, com um 21.5 %. A imigraçao, a diferença do que acontece em Ribera, ainda é muito pequena, só há 9 imigrantes, 2 africanos, 4 americanos e 3 portugueses (dados do ano 2006). A maioria da populaçao trabalha na agricultura, um 32.5 % no sector dos serviços e um 10.3 % na indústria e a construçao. O desemprego também é alto, um 15.4 %. Viagem por Hornachos. Desde toda a Terra de Barros a serra de Hornachos destaca na paisagem com os seus 943 metros de altura. A medida que vamos de Ribera del Fresno a Hornachos, separadas por 18 km e com só uma populaçao no meio, vemos que a paisagem cambia: as terras vermelhas e férteis da Terra de Barros começam a cambiar a uma paisagem mais árida característico da comarca da Serena. Por isso Hornachos diz-se que situa-se na Terra de Barros e é o balcao da Serena. ![]() ![]() Hornachos é uma bela e humilde vila com uma grande história. A história de Hornachos está intimamente ligada à dos mouricos que viveram lá, que depois de ser expulsados das suas casas fundaram a cidade de Salé, e nela uma república independente que posteriormente seria a capital de Marrocos: Rabat-Salé. O amor que tinham por as suas terras de origens era tao grande que entregaram a república de Salé ao rei Filipe IV de Portugal (e III de Espanha), mas este nao aceitou. Actualmente conserva-se em Salé-Rabat muitas características parecidas à vila de Hornachos, e há até uma rua dedicada a este pequena vila. Aqui está uma bela vista desde o parque de "La Fuentencita": ![]() É esta situaçao o seu maior tesouro. Embora já extinguiram-se os lobos, ainda há algo mágico nesta serra tao bem conservada e declarada zona de especial protecçao para aves, onde desfrutamos de percorrer kilómetros a ver águias imperiais, abutre leonados e pretos, abutres do egipto, mochos, cobras, escorpioes, raposas, uma enorme biodiversidade de especies animais e botánicas que sao o maior tesouro para as seguintes geraçoes e que devemos conservar: ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Realmente é uma maravilha poder desfrutar pessoalmente de observar especies tao escassas no nosso planeta: ![]() ![]() ![]() ![]() No alto da serra há muitas covas onde refugiam-se os animais: ![]() E no meio desta serra, uma humilde casinha numa horta sem electricidade nem nada, mas que é onde realmente sinto que às vezes a civilizaçao urbana valora coisas que nao têm o suficente valor, e no entanto há outras pequenas coisas que sao muito mais valiosas na vida humana: ![]() A fonte de água natural da horta da minha avó é uma das coisas que sempre fica mais na minha memória: ![]() E muito perto belos "chozos" de pessoas que gostam do contacto com a natureza: ![]() O contraste entre a paisagem na primavera e no verao é espectacular: ![]() ![]() A vila caracteriza-se por casas humildes, algumas senhoriais como no caso de Ribera del Fresno, e por as grandes encostas que há por toda a vila situada na serra: ![]() ![]() ![]() ![]() Na parte mais bela encontramos casas mouriscas, com janelas muito pequenas e que contrastam muito com a arquitectura destas terras. Um exemplo representativo, embora estivesse a casa sem "caiar", é esta: ![]() Na parte baixa da vila, sao casas mais "modernas" mas que acho que sao simples mas agradáveis, adoro passeiar por estas ruas: ![]() Nao faltam os belos pátios: ![]() Como em Ribera, as noites sao realmente lindas, as pessoas dormem de dia a siesta, e aproveitam toda a noite para divertir-se: ![]() ![]() A Igreja matriz da "Purísima Concepción", declarada Monumento de Interés Cultural, é uma construçao do século XIII e embora sofresse há pouco uma má restauraçao, podemos ainda desfrutar da sua beleza: ![]() ![]() O convento de Sao Francisco foi o primer edificio "cristiano", fez-se para intentar convertir ao cristianismo aos mouriscos: ![]() Econtramos neste bela vila fontes onde abasteciam-se e água antigamente, um dos mais belos é este com o escudo imperial de Carlos I: ![]() ![]() Depois de percorrer algumas ruas de Hornachos, encontrarmos o ponto para subir ao castelo. No fundo, Hornachos é um pouco como Lisboa: subidas e descidas. ![]() Aqui encontramos o "pósito", antiga mesquita mourisca: ![]() No caminho encontramos mais elementos de aquele passado mourisco, como a fonte dos cristianos perto da calçada romana, e a fonte dos mouros (é enorme, mas neste foto nao se ve bem o seu tamanho): ![]() O castelo domina esta antiga povoaçao e nele esteve o núcleo de populaçao até que o rei Carlos I de Espanha obrigou a destruir o castelo e criar uma nova vila num local onde nao podessem defender-se tao facilmente. Embora já leva mais de 5 séculos destruido, conserva detalhes curiosos: ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Já em cima avistámos a vila: agora já podíamos presentear até onde e desde onde se extendiam aquelas ruas brancas, tão típicas de uma extremadura virada a este para o alentejo e a norte para a andalucía. Já com o fôlego perdido ficámos ali.. abrimos bem os pulmões e agora sim: ar puro. ![]() Observa-se uma linda vista até uns 30 km: o castelo de Feria, Villafranca de los Barros, Reina e outras vilas no horizonte. À medida que descemos, o som das cigarras misturava-se com o dos pássaros que por ali passam e um pôr-de-sol já se escondia pela serra, indicando-nos o fim da tarde, que tão de súbito terminou. ![]() ![]() image hosted on flickr ![]() image hosted on flickr ![]() E assim chega o momento do dia quando mais desfruto na horta dos meus avos a contemplar com às pessoas que mais quero a coisa mais intrigante deste mundo: todo aquilo que alguma vez foi, e que alguma vez será, o cosmos: ![]() ![]() ![]() ![]()
Existe al menos un rincón del universo que con toda seguridad puedes mejorar, y eres tú mismo (Huxley). Last edited by napolit; April 4th, 2008 at 11:03 AM. |
|
|
|
|
|
#17 |
|
Registered User
Likes (Received): 10
|
Wow, muito bonita
![]() E faz lembrar de facto o Alentejo |
|
|
|
|
|
#18 |
|
Registered User
|
Sim Almendralejo e que teve a equipa na 1ª. Divisão é que eu embora sendo alentejano, sou espanhol e os meu pais e irmãos são de Almendralejo terra bastante bonita, (Nasci em Évora mas a nacionalidade é Espanhola como os meus pais)
|
|
|
|
|
|
#19 | |
|
Registered User
|
Quote:
. Que giro é conhecer a alguem de Évora e de Almendralejo! duas terrinhas que adoro!. Viveste desde pequeno em Évora? Se queres, podes mostrar-nos aqui fotos e coisas de Almendralejo, uma cidade que deve ser linda (como o palácio de Monsalud e outras coisas) mas a verdade é que eu quase nunca estive (só de compras ou de "comunhao") e nao conheço demassiado bem (há por ali muitos "Báez", nao é? , o irmao do meu avô vive ali, se calhar somos familia! jaja). Uma das coisas que mais gosto dessa terra sao as paisagens tao "verdes" e tao "vermelhas", acho que é uma paisagem muito característica e bela, e que é um grande valor económico para a regiao essa produçao de "secano" e estou contente porque estao a conseguir um desenvolvimento sostenível com respeito à natureza e a essa agricultura natural.
Existe al menos un rincón del universo que con toda seguridad puedes mejorar, y eres tú mismo (Huxley). Last edited by napolit; March 1st, 2008 at 07:56 PM. |
|
|
|
|
|
|
#20 |
|
Registered User
|
Que vengan a ver Ribera y Hornachos que son dos pueblos muy bonitos y muy tipicos, hornachos con la sierra, y ribera con su santo juan macias, que vengan a verlo, que se iran aprendaos de los pueblos y de los paisajes, hay unas fiestas muy bonitas y son muy alegres los pueblos, y las personas son muy cariñosas y muy acogedoras. Hornachos tiene un pantano con muchisima agua y peces, que va la gente a bañarse de verano. Hay muchisimo esparrago triguero
.
|
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|