daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 18th, 2008, 02:05 AM   #1
VIAJANTE
Registered User

VIAJANTE's Avatar

Likes (Received): 1

São Lourenço do Sul - A pérola da Lagoa dos Patos

De colonização alemã, é uma das mais belas cidades da chamada Costa Doce do Rio Grande do Sul.

As praias de São Lourenço são de água doce, à beira da Lagoa dos Patos. São cinco quilômetros de orla com ondas cristalinas e rasas à sombra de plátanos, figueiras e coqueiros. As principais são a praia das Ondinas, a praia da Barrinha e a praia das Nereidas.

Área 2.036,130 km²
População 45.483 hab. est. 2006
Densidade 22,3 hab./km²
Altitude 26m (cidade) 325m (interior)
Clima: subtropical

IDH 0,777 PNUD/2000
PIB R$ 302.693.245,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 6.777,57 IBGE/2003

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

11-

12-

13-

14-

15-

16-

17-

18-

19-

20-

21-

22-

23-

24-

25-

26-

27-

28-

29-

30-

31-

32-

33-
VIAJANTE no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old February 18th, 2008, 06:18 AM   #2
Brazil_Gold Coast
Registered User

Brazil_Gold Coast's Avatar

Likes (Received): 0

Nossa essa cidadezinha nao tem uma rua com paralelepipedo irregular. Quem anda na Zona Sul de Porto Alegre tem que aguentar aquela zona tao bonita com paralelepipedo irregular e capim crescendo nos cantos das ruas...

Muito bonita essas fotos de Sao Lourenco! Parabens!!
Brazil_Gold Coast no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2008, 08:19 AM   #3
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 1948

Bem legal a cidadezinha....boas casas e até edificios históricos...bacana...a orla eu achei fraquinha....mas melhor q muito lugar por ae.
RVpoa está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 18th, 2008, 02:16 PM   #4
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 25

Gosto dessas ruas, a cidade parece bem cuidada.
Lindas casinhas históricas também.

Ótimo tópico
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2008, 02:48 PM   #5
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 7959

Quote:
Originally Posted by Brazil_Gold Coast View Post
Nossa essa cidadezinha nao tem uma rua com paralelepipedo irregular.
oq ser paralelepipedo irregular??

que eu saiba, existe PEDRA IRREGULAR e PARALELEPIPEDO. Um exclui o outro, até pq como o proprio nome diz, o PARALELEPIPEDO é uma pedra de lados paralelos, ou seja, quadradinha e encaixada.
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2008, 03:25 PM   #6
Farrapo
.

Likes (Received): 877

Finalmente o tão aguardado (por mim, pelo menos, heheh) thread de São Lourenço!

Ficaram boas as fotos! Ainda tem muita coisa pra mostrar em SLS, mas esse thread já passou uma idéia de como essa cidade é bonitinha... Tá, fica na Metade Sul, tem os problemas "clássicos" dessa região (infra-estrutura deficiente, pobreza em "excesso", estagnação econômica, etc) mas ainda assim não deixa de ser um local interessante e que merece uma visita... Na minha opinião, São Lourenço tem a orla mais bonita das cidades da chamada "Costa Doce"... É, no geral, bem arrumadinha, tem canteiros floridos, fora que há muitas casas (pra uma cidade de +-30 mil habitantes) bem bonitas! Falando em casas, as das fotos 26 e 27 são lindas, não fariam feio em nenhuma cidade, independente do porte, heheh!

Enfim, valeu pelas fotos, VIAJANTE! Ainda vou deixar a preguiça de lado, heheh, e fazer um thread bem completo de São Lourenço!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2008, 05:43 AM   #7
Jordan Valle
Registered User

Jordan Valle's Avatar

Likes (Received): 106

Lindas fotos, linda cidade! Ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente essa cidade, porém o farei daqui alguns meses! Adorei o seu clima de tranquilidade, e também adorei a orla. Praia de água doce é bom d++!
Jordan Valle no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2008, 06:23 AM   #8
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Likes (Received): 476

Legais as fotos Viajante! Acho que tentaste retratar bem a cidade, mas eu achei que ficou devendo um pouco nas fotos da orla, que é mais bonita que parece nas fotos e tb gostaria ter ouvido de ti mais comentários sobre o que achou da cidade. No mais mostraste vários hotéis da cidade, casas e ruas muitos agradáveis! Valeu por postar e não desanima, de jeito nenhum, busque nas suas "origens" a "persistência" necessária..hehe
Eduhaus no está en línea   Reply With Quote
Old April 21st, 2008, 09:21 PM   #9
Farrapo
.

Vou reviver esse thread! Acho que merece mais comentários!
Old April 21st, 2008, 10:03 PM   #10
Mr.Canello
Registered User

Likes (Received): 1459

Bonito o lugar, parece ser bem bucólico...
A foto 32 se estivesse no Guess the city eu falaria com toda minha falha certeza que seria Camboriú (o velho, não Bal. Camboriú), estes paralelepipedos são exatamente do mesmo jeito e no mesmo estilo!
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2008, 12:14 AM   #11
Thiago Braga Freire
Registered User

Thiago Braga Freire's Avatar

Likes (Received): 115

São Lourenço do Sul é uma cidade bem agradável! Quando visitei a cidade há muito tempo atrás, 15 anos já, lembro que era uma cidade bem limpa, as ruas bem delineadas e calçadas, e sem dúvida, o ponto mais marcante foi a orla da Lagoa dos Patos onde estão as praias! São pequenas em extensão mas muito agradáveis e bonitas! Já ouvi falar muito que no carnaval a cidade "ferve" e que a data é bem comemorada! Lembro também de ter almoçado no restaurante do Hotel das Figueiras quando o lendário goleiro do Grêmio, Mazzaropi, estava hospedado lá! O ambiente era muito bem frequentado, era o melhor hotel da cidade, não sei se ainda é, mas que segue bonito e charmoso segue! (foto 29)
Gostei muito das fotos, algumas casas bonitas e as paisagens das praias também! Valeu pelas fotos Viajante! Bem legal o thread! Um abraço!
Thiago Braga Freire no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2008, 12:27 AM   #12
Farrapo
.

Já que eu vou demorar pra fazer um thread de São Lourenço (sim, eu pretendo fazer um =D), vou postar uma foto que eu tirei na última (e única) vez que fui pra lá... É da VERDADEIRA "Casa das 7 mulheres"... Na verdade a irmã do Bento Gonçalves morava aí e não na casa que foi mostrada na minissérie... Não filmaram na verdadeira porque não tá muito bem conservada e há algumas descaracterizações bem toscas, tipo esquadrias metálicas na fachada posterior... Enfim, aí vai a foto:

Old April 22nd, 2008, 12:46 AM   #13
Príncipe
um príncipe de araque

Príncipe's Avatar

Likes (Received): 855

Eu imagino que as praias de são lourenço do sul sejam bem interessantes , nas fotos se parecem muito com o que encontramos aqui no Laranjal.

Pra falar a verdade eu não gosto muito das praias da lagoa dos patos,mas pra quem é da região e quer paz e sossego aliado a uma bela vista, é uma boa pedida .

Mas eu não gosto desse 'mato' todo na areia , dá uma sensação enorme de abandono ...
Old April 22nd, 2008, 05:07 AM   #14
Mr.Canello
Registered User

Likes (Received): 1459

Quote:
Originally Posted by Príncipe_Luiz View Post
Mas eu não gosto desse 'mato' todo na areia , dá uma sensação enorme de abandono ...
Não tenho certeza se em São Lourenço do Sul é assim, mas eu sei que a mata "ciliar" de regiões litorâneas e manguezais são protegidas pelo IBAMA, portanto não podem ser removidas pois tem todo um ecossistema que vive ali, pelo menos do pouco que eu sei em minha humilde opinião... Eu li uma vez algo semelhante sobre a retirada deste tipo de vegetação em São Francisco do Sul/SC e dizia que era protegida pelo IBAMA sim, agora resta saber se realmente procede...
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2008, 07:24 AM   #15
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

Likes (Received): 15

Exatamente! São juncos protegidos pelo IBAMA, e estão espalhados por praticamente toda a costa da Lagoa dos Patos. Não podem e não devem ser removidos.

O que poderia ocorrer, creio eu, é um paisagismo mais adequado, integrando-o à orla, com projeto arquitetônico, etc. e tal. Mas isso é luxo de primeiro mundo. Um sonho. Por enquanto.

Parabéns pelas fotos, Viajante! Quem sabe um dia a gente não consiga completar toda a costa da Lagoa dos Patos. Você fez esse de São Lourenço. Eu já fiz um tópico sobre a Barra do Ribeiro, o Gerson fez um geral da Lagoa e outro de Itapuã (Viamão). E o Farrapo fez um sobre o Laranjal [que eu não achei o link, me desculpe] (Pelotas). Eu ainda posso fazer de Guaíba e Tapes.

Tapes, aliás, que eu até já tenho algumas fotos, mas não são dignas de um tópico. E, falando nela, dá para notar a semelhança entre Tapes e São Lourenço. Mas a orla de São Lourenço, aparentemente, é um pouco mais "ajeitada". Talvez, por ser um pouco maior.

Valeu!
Old April 22nd, 2008, 10:23 AM   #16
Carlosh2
BANNED

Likes (Received): 0

lindo!
Carlosh2 no está en línea   Reply With Quote
Old April 23rd, 2008, 05:03 AM   #17
Hall_CG
Guinness Book

Hall_CG's Avatar

Likes (Received): 19

Que cidade simpática essa... gostei d+

Campina Grande - Uma cidade Multifacetada

"Eterno Poema de Amor à Beleza"
Hall_CG no está en línea   Reply With Quote
Old April 23rd, 2008, 04:56 PM   #18
Kelsen
No dependence on words

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 22617

Algumas ruazinhas lembram cidadezinhas praianas de Sc.

"Alguma coisa há, e o nada absoluto não há" - Mario Ferreira dos Santos.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2011, 02:04 AM   #19
Danieldd
∂αη

Danieldd's Avatar

Likes (Received): 814

Vendo os noticiarios,fiquei curioso pra saber como era a cidade antes da destruição.Realmente,estou impressionado com a qualidade das casas!
É uma pena que a cidade esteja passando por essa catástrofe,más torço para sua recuperação e que ela continue bela como sempre!!!

Danieldd no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2011, 04:28 PM   #20
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Likes (Received): 2005

Muito interessante a cidade sim, é uma daquelas que ainda não precisou construir um palitão para mostrar que é grande ou que está crescendo.

Ruas largas e bem conservadas, muito boa cidade mesmo. E prá completar, tem um belo potencial turístico, poderia ser um polo de competições náuticas.

Reply

Thread Tools

Posting Rules