daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old February 18th, 2008, 02:10 PM   #1
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Likes (Received): 402

Mogi das Cruzes pelos olhos de um forasteiro [80 fotos]

Mogi das Cruzes
Pelos olhos de um forasteiro

Este sábado, 16/02/2008, fui a Mogi das Cruzes fotografar a estação de Jundiapeba (meu hobby é fotografar estações de trem e metrô ).
Aproveitando que estava com câmera e disposição, resolvi retratar um pouco dessa cidade que eu gostei muito desde a primeira vez que desci do trem lá, no fim do ano passado.
Como o distrito de Jundiapeba é meio longe do centro, peguei um ônibus logo em frente, e tirei algumas fotos a partir do ônibus.

Ah, e comemorando também o meu 1000º post !!!

Um mapa do trajeto que fiz

Aqui um mais detalhado do trajeto a pé, onde tirei mais fotos

Antes de mais nada tenho que agradecer ao Ricardo (Cacobianchi), que me ajudou muito escrevendo quase todas as legendas das fotos.
O cara é uma enciclopédia mogiana.

Então vamos às fotos!

1 - Começando pela Estação Jundiapeba

2 - Aquele trem à direita é do Expresso Leste (linha com padrão metrô) que infelizmente só vem até Jundiapeba para ser lavado

3 - Entrada da estação

4 - Prédio antigo da estação, que já se chamou Santo Ângelo.

5 -

6 - Casinhas em volta

7 - Uma casa interessante

8 - A movimentada Avenida Lourenço de Souza Franco, que faz parte da interligação entre as cidades de Mogi das Cruzes e Suzano. Ela possui essa denominação somente em Jundiapeba.

9 - Entre Jundiapeba e Braz Cubas, próximo à fábrica da FEMSA, onde se engarrafa a água mineral Crystal.

10 - A bela Serra do Itapety, cartão postal visto de toda a cidade.
Esse enorme campo entre a avenida e a serra é a Várzea do Rio Tietê

11 - Concessionárias na Rua Ipiranga.
A Rua Ipiranga recebeu esse nome em homenagem ao local onde foi a Independência do Brasil, pois na volta do "grito", o Imperador Dom Pedro dormiu numa casa localizada neste rua.

12 - Igreja do Carmo, já no centro (e fora do ônibus)
As Igrejas do Carmo (são duas) foram construídas no século 17 e o seus interiores são em estilo barroco. São tombadas pelo patrimônio histórico nacional.

13 - Largo do Carmo

14 - Largo do Bom Jesus

15 - Igreja de São Benedito (século 18), localizada no Largo do Bom Jesus.

16 - Praça João Antônio Batalha (mais conhecida como Praça do Shangai)

17 -

18 - Os prédios da Previdência Social e da Justiça do Trabalho foram construídos e ainda são de propriedade da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.
O Centro Cívico foi construído na década de 70 para agrupar a maioria dos órgão públicos em apenas um local.

19 -

20 - Início da Av. Vereador Narciso Yague Guimarães

21 - Paisagismo excelente em todas as praças.

22 - PMMC - Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

23 -

24 - Ao fundo, prédios do Socorro, a região mais nobre de Mogi.
Destaque para o Arts Garden (centro-direita).

25 - Padrão das calçadas no Centro Cívico.
Apenas o Centro Cívico utiliza este padrão. No restante da cidade (principalmente no Centro, onde é obrigatório), ele é diferente.

26 - Ainda na Narciso Yague
O Caco trabalha por aqui

27 - Plenário da Câmara Municipal que é interligado ao prédio dos gabinetes que fica logo atrás.
É bom frisar que ele passa por ampliação, o que justifica aquele material jogado ali na frente.

28 - É um prédio bastante curioso. Essas 'janelas' parecem formar letras em braille.

29 - Av. Narciso Yague Guimarães, na esquina com a Rua Carmela Dutra.

30 - UMC - Universidade Mogi das Cruzes

31

32 -

33 - Terminal de Integração Estudantes, com os edifícios do Bairro do Shangai ao fundo.

34 - Estação Estudantes, acesso sul.

35 - Estacionamento do Mogi Shopping

36 - Mogi Shopping visto da Narciso Yague Guimarães.
Esta nova fachada veio junto com a ampliação no ano passado.

37 - Ao fundo a Serra do Itapety e os edifícios do Bairro Nova Mogilar.

38 - Largo do Socorro

39 - Igreja Nossa Senhora do Socorro (século 18)

40 - Lateral da igreja

41 - Residencial Arts Garden (parte de trás), os prédios mais belos que já vi na vida!!!! (sem exagero)

42 - Voltando pela Narciso Yague.
Praça Gebrail Sawaya, na Av. Narciso Iague Guimarães, entre o MogiShopping, Universidade de Mogi das Cruzes e o Hipermercado D´avó.

43 - Art´s Garden com o Hiper D´avó à frente

44 - Seguindo pela Av. Manoel Bezerra Lima Filho, trilhos em direção a Guararema, São José dos Campos e Rio de Janeiro (quem dera...). Aqui só passa carga.
A próxima estação daí pra frente é Cézar de Souza, a uns 2 km. Ano passado fizeram um abaixo assinado para que a CPTM vá até lá, pois o distrito possui 35 mil habitantes.

45 - Rotatória na Av. Francisco Rodrigues Filho com a Serra do Itapety ao norte

46 - Edifícios do Bairro Nova Mogilar

47 - Terminal Rodoviário Geraldo Scavone

48 - Esse ônibus vai pro Metrô Armênia mesmo, passando por Suzano, Poá, Itaquá, Ermelino Matarazzo e São Miguel Paulista, num percurso de quase 3 horas.

49 - Bem no fim dessa rua fica um dos acessos à Estação Estudantes (acesso norte).
Rua exclusiva para os ônibus que saem do Terminal Rodoviário.

50 - Terreno da UBC. Aquele prédio laranja ao fundo é o Ginásio Municipal de Esportes, com capacidade para 8 mil pessoas.

51 - Universidade Bráz Cubas, onde se formou nosso ilustre mogiano Ricardo Bianchi

52 - Uma pequena panorâmica desse prédio da UBC

53 - Av. Francisco Rodrigues Filho

54 - Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes

55 - Passagem Subterrânea Engº Osvaldo Crespo de Abreu, Mais conhecido como "Buraco do Padre" (uma alusão ao ex-prefeito e ex-padre e dono da UMC Padre Mello).
Liga o Centro ao Bairro do Mogilar. Passa por baixo da linha férrea, entre as estações Mogi das Cruzes e Estudantes. Substituiu uma passagem de nível. (pista sentido Mogilar/Ayrton Senna)

56 - É uma das duas únicas tranposições à ferrovia (a outra é um viaduto em Braz Cubas)

57 - Praça do Expedicionário.
Mogi das Cruzes foi a cidade brasileira que mais enviou pracinhas à Segunda Guerra Mundial.
Essa escultura do soldado é do famoso escultor Manabu Mabe.

58 - Pista sentido centro

59 - Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes. Do lado direito a UBC.

60 - Prédio da área de Ciências Biológicas da UBC.

61 - Rua Prof. Ismael Alves dos Santos.
Nesta avenida é feito o desfile da escolas de samba (note os postes de iluminação e o asfalto ainda pintado de branco.

62 - Trânsito em Mogi num sábado de tarde (obras de recapeamento)

63 - Terminal de Integração Mogilar

64 - Centro de fisioterapia da UMC, localizado no Centro Esportivo da UMC, no Bairro do Mogilar. Ao fundo, a torre de cronometragem da pista de atletismo.

65 - Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Mello (mais conhecido como Suds) (parte de trás)

66 - "O Mogilar é um dos melhores e mais tranqüilos bairros de Mogi."(by Cacobianchi)

67 - Ruas calmas, de paralelepípedo, me lembram o Bairro Santa Terezinha em Santo André.(by lipe_andreense )

68 -

69 - Rua Dr. Deodato Wertheimer, que começa no Mogilar, cruza todo o Centro e acaba no início da Rodovia Mogi-Bertioga.

70 - Repare no trem cruzando logo à frente.

71 - Rua Engenheiro Gualberto, com suas casinhas antigas do começo do século 20.
Sebastião Gualberto foi um engenheiro da E.F. Central do Brasil, que teve seu nome dado também a uma estação (hoje desativada) nessa mesma linha, no bairro do Tatuapé em São Paulo.

72 - Uma das várias passagens de nível que atrapalham a vida dos mogianos, na Rua Dr. Deodato Wertheimer.

73 - Praça Oswaldo Cruz (Antiga Praça do Aviário)

74 - Calçadão da Rua Dr. Deodato Wertheimer

75 - Cidade Limpa já!!!
(Já há um decreto municipal proibindo a instalação de novos banners e outdoors pela cidade.)

76 - Hotel na esquina da Barão de Jaceguai com a Braz Cubas. Até a década de 60 funcionava neste prédio o fórum estadual.

77 - Rua Barão de Jaceguai, ao lado da praça Oswaldo Cruz

78 - Praça Oswaldo Cruz, vista do lado da Rua Braz Cubas

79 - Rua ao lado da Praça Sacadura Cabral; à frente: outra passagem de nível; à esquerda: Estação Mogi das Cruzes
Esta passagem de nível dará lugar à um túnel ainda este ano (tomara que seja este ano).

80 - Estação Mogi das Cruzes

Last edited by lipe_andreense; February 19th, 2008 at 05:10 AM.
lipe_andreense no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 18th, 2008, 05:39 PM   #2
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 809

Antes de mais nada, parabéns pelo milésimo post, Felipe!

Sensacional o tópico eu adorei. Obrigado por ter me dado a oportunidade de ajudar na confecção das legendas. As fotos ficaram muito boas e retratam o que Mogi das Cruzes tem de mais bonito (e algumas o que há de feio).

Parabéns também por ter enfrentado aquele calorão que fez no último sábado, e por ter feito um percurso tão extenso como este.

Fico sensibilizado quando os foristas de outra cidade emitem opiniões sobre a minha querida cidade, e fico mais feliz ainda quando eles presenteiam todos os mogianos e os foristas do SSC com um belo tópico como este. Lembro-me que o Rafael RC também havia feito um thread completíssimo, como este do Lipe, sobre a minha cidade.

Valeu, Lipe, e muito obrigado por divulgá-la!
caco no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2008, 05:56 PM   #3
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Muito obrigado Caco!

Só agora fui ver no Google Earth: andei 7 Km
Nem cansei, sério. E se estava calor eu também não senti.
Old February 18th, 2008, 07:36 PM   #4
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 12

Muito linda essa cidade parabens Lipe os predios são muito bonitos e a cidade no geral achei muito bem arrumada!!!!
Luiz no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2008, 08:53 PM   #5
edumelo
Registered User

edumelo's Avatar

Likes (Received): 439

Belo registro, forasteiro, parabéns!!!

Você fez vários trajetos que eu faço todos os dias, e suas fotos ficaram muito bacanas. E andou pra caramba, hein? 7 km foi pouco menos do que você andou de ônibus. Valeu!

edumelo no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2008, 11:49 PM   #6
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Ótimas fotos, felipe!
Old February 19th, 2008, 01:28 AM   #7
LS Kim
Non Dvcor Dvco

Likes (Received): 387

Gosto de Mogi! Até que é arrumadinha!!

Valeu
LS Kim no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2008, 02:42 AM   #8
Evandro
Vada a bordo, cazzo!

Evandro's Avatar

Likes (Received): 423

Belas fotos e bela cidade, Felipe!!!

Campanha Eu digo SIM à motocicleta
Evandro no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2008, 04:00 AM   #9
will .
Registered User

will .'s Avatar

Likes (Received): 89

meu deus lipe...que via sacra hein ...deu pra ver varios pontos da cidade...

só 2 ressalavas...se não me engano mogi não é a primeira, mas sim a segunda cidade brasileira que mais enviou "pracinhas" pra segunda guerra mundial...a primeira é são paulo

alem disso, acho que a prof. ismael fica pintada de branco o ano inteiro ...é raro eu passar la, mas quando passo sempre vejo ela de branco

e por ultimo, mas não menos importantes...

parabens pelo seu trabalho
will . no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2008, 04:16 AM   #10
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Quote:
Originally Posted by Luiz View Post
Muito linda essa cidade parabens Lipe os predios são muito bonitos e a cidade no geral achei muito bem arrumada!!!!
Obrigado luiz!

Quote:
Originally Posted by edumelo View Post
Belo registro, forasteiro, parabéns!!!

Você fez vários trajetos que eu faço todos os dias, e suas fotos ficaram muito bacanas. E andou pra caramba, hein? 7 km foi pouco menos do que você andou de ônibus. Valeu!

Obrigado!
Sério? Caramba, estou descobrindo um fôlego incrível que nem conhecia!!

Quote:
Originally Posted by EricoWilliams View Post
Ótimas fotos, felipe!
Obrigado Erico!

Quote:
Originally Posted by Kimura View Post
Gosto de Mogi! Até que é arrumadinha!!

Valeu
Mogi é muito bem arrumada, se pudesse até moraria lá.
Quote:
Originally Posted by Evandro View Post
Belas fotos e bela cidade, Felipe!!!
Obrigado Evandro!

Quote:
Originally Posted by dh. View Post
meu deus lipe...que via sacra hein ...deu pra ver varios pontos da cidade...

só 2 ressalvas...se não me engano mogi não é a primeira, mas sim a segunda cidade brasileira que mais enviou "pracinhas" pra segunda guerra mundial...a primeira é são paulo

alem disso, acho que a prof. ismael fica pintada de branco o ano inteiro ...é raro eu passar la, mas quando passo sempre vejo ela de branco

e por ultimo, mas não menos importantes...

parabens pelo seu trabalho
Obrigado. As legendas são do Caco
(não leve a mal )

Last edited by lipe_andreense; February 19th, 2008 at 04:21 AM.
lipe_andreense no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2008, 05:38 AM   #11
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Parabéns, lipe, pela bela mostra da cidade! Mostra o quanto Mogi tem personalidade própria (nem parece que é da RMSP). Gostei muito mesmo !
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2008, 01:41 AM   #12
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Likes (Received): 3

Ótima compilação de imagens de Mogi Felipe !!!
Me surpreendeu bastante a cidade !
Adorei as duas igrejas históricas !
Suas fotos estão muito boas e as legendas idem, as referências estão ótimas para quem não conhece os locais por onde andou !
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2008, 01:53 AM   #13
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Muito bom, vc andou bastante hein!

Adro Mogi, é uma cidade suer agradável e muito bem cuidada, sem exageros deve ser uma das 3 melhores cidades da RMSP pra se viver. Se um dia sair e Sp pra morar p´roximo Mogi será uma cidade no topo da minha lista a escolher.

As torres do Arts Garden são muito belas mesmo, mas ali mesmo próximas dele tem um outro prédio que achei até mais bonito (O caco deve saber, um de tijolinho, de uns 10 andares)

A única coisa ruim são mesmo as passagens de nível, elas tem que ser substituidas gradativamente pra melhorar tanto ot rânsito como a ferrovia, essa ao lado da estação Mogi é terrível (foto 79), fica um trãnsito tremendo por sua causa, tomara que façam memso esse túnel logo

Valeu pelas fotos, adorei o thread
Old February 20th, 2008, 04:05 AM   #14
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Quote:
Originally Posted by RRC View Post
As torres do Arts Garden são muito belas mesmo, mas ali mesmo próximas dele tem um outro prédio que achei até mais bonito (O caco deve saber, um de tijolinho, de uns 10 andares)
Este edifício que o Rafael se refere é o Portinari, o mais exclusivo da cidade. Módicos R$ 2.500.000,00 a unidade:

Foto: Rafael RC
Old February 20th, 2008, 04:45 AM   #15
Observador_SJC
etc

Observador_SJC's Avatar

Likes (Received): 523

Gostei da cidade, parece bem tranquila pra RMSP, parece mais com uma cidade do Vale.
Observador_SJC no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2008, 04:20 PM   #16
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Mogi é uma cidade totalmente independente de São Paulo e isso é o que mais gosto, pois a cidade tem uma personalidade própria, ao contrário de outras cidades como a minha que são tão conurbadas que perdem a sua personalidade.

Mas a distância não é problema. Em 1 hora de trem se chega na estação da Luz, ou de carro (deve ser mais rápido).
Old February 20th, 2008, 06:08 PM   #17
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Quote:
Originally Posted by lipe_andreense View Post
Mas a distância não é problema. Em 1 hora de trem se chega na estação da Luz, ou de carro (deve ser mais rápido).
Sem trânsito, chega-se de carro à São Paulo em 40 minutos, por rodovias duplicadas.
Old February 20th, 2008, 06:48 PM   #18
HGP
Viagem Interna

Likes (Received): 321

Nossa Lipe, legal ver Mogi retratada por vc!! Outras visões de uma bela cidade, como vcs falaram, calma, pacata, independente em todos os sentidos da influência da capital.
Parabéns pelas fotos e pelo fôlego, 7 km não é mole não!!!
Old February 20th, 2008, 06:48 PM   #19
Evandro
Vada a bordo, cazzo!

Evandro's Avatar

Likes (Received): 423

Pessoal... venho informar que eu vou passar na estação de Mogi nesta sexta, por volta das 17hs, só que eu mal vou ter tempo de conhecer a cidade.

Campanha Eu digo SIM à motocicleta
Evandro no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2008, 07:20 PM   #20
edumelo
Registered User

edumelo's Avatar

Likes (Received): 439

Venha qualquer dia com mais calma
edumelo no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules