daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste > Notícias da Região

Reply

Thread Tools
Old February 19th, 2008, 03:56 PM   #1
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 2364

Tubarões - Pernambuco comemora dezenove meses sem ataques.

Pernambuco atingiu o recorde de um ano e sete meses sem ataques de tubarão. O período está sendo comemorado pelo Comitê Estadual de Monitoramento aos Incidentes com Tubarões (Cemit), Instituto Oceanário de Pernambuco, Corpo de Bombeiros e pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), entidades que atuam em conjunto em pesquisas e ações para conter os incidentes. De 1992 até hoje, foram registrados 50 ataques, com 19 vítimas fatais e 31 pessoas feridas. A capital pernambucana tem o maior índice de incidentes entre as cidades do Brasil.

De acordo com o engenheiro de pesca e presidente do Cemit, Fábio Hazin, desde que surgiu o comitê, em 2004, até março de 2006, o Estado ficou um ano e seis meses sem notícias de ataques. Para ele, um dos motivos para os quatro incidentes registrados em dois meses em que o programa não atuou foi a falta de recursos. “As atividades de monitoramento e pesquisa foram interrompidas porque o convênio entre o comitê e o Governo do Estado não foi renovado. Desta vez, conquistamos um novo recorde porque os órgãos estão atuando de maneira plena”, justificou.

Ano passado, o governo fez um investimento de R$ 1,3 milhão para financiar novas pesquisas através da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Além do trabalho dos órgãos envolvidos, Hazin destaca a contribuição da população. “As ações têm sido eficientes, mas é necessário que, em vez de comemorar, as pessoas continuem contribuindo com a atitude precautória. É notória a mudança de comportamento da população em relação aos cuidados com o banho e a prática do surfe”, salientou.

O presidente do comitê disse, ainda, que as medidas tomadas por parte dos órgãos e da população para evitar os ataques de tubarão foram responsáveis, também, pela redução significativa dos números de afogamentos (foram 445 casos, em 2004, contra 73, em 2008). Mas ele alertou que não se pode reduzir a cautela. “Nosso grande receio é que as pessoas se sintam confortáveis e relaxem quanto aos cuidados, aumentando a probabilidade de os ataques voltarem a ocorrer”, frisou.

Hoje, o trabalho de monitoramento é feito por quatro instituições. À UFRPE, cabem as pesquisas. A educação ambiental é feita através do Instituto Oceanário de Pernambuco. A vigilância e fiscalização da orla são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, e a recuperação ambiental fica a cargo da CPRH. O Cemit realiza, atualmente, a captura de tubarões com fins de pesquisa - o que antes era feito através da remoção do animal para laboratório. Agora, o peixe é marcado, na embarcação, e passa a ser monitorado em seu habitat natural.
רסיפה, ערש היהדות באמריקה
Mascate no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 19th, 2008, 03:59 PM   #2
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Ótima notícia, justamente no ano dedicado ao turismo.
Old February 19th, 2008, 06:58 PM   #3
Ap_Recife
Internacia lingvo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 1411

Pois é, que possamos continuar sem ataques. Eu continuarei a tomar banhos nas belas piscinas naturais de Boa Viagem. Lá não tem isso.
Old February 20th, 2008, 07:08 AM   #4
MasterPE
Registered User

MasterPE's Avatar

Likes (Received): 28

Não confio nesse Hazin .Não o acho com independência suficiente .Porque é um tema que envolve a ECONOMIA e a população.

A verdade é que, não vejo quase ninguém dentro dágua onde tem Mar aberto no local afetado.

Não me sinto seguro .

Tá falando quem cansou de nadar e só saia ao anoitecer do mar de Bv.Será que algum dia vou fazer isso novamente ?

Tem de exterminar essas criaturas do cão!!!

.

.
MasterPE no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2008, 12:46 PM   #5
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Eita, Jamy!!! Exterminar os pobres dos tubarões seria a maior sacanagem! Se eles atacassem na areia ou ficassem de tocaia nas esquinas da cidade eu até me calava... Se formos pensar assim teriam que exterminar os hipopótamos africanos, os crocodilos, leões, tigres etc... Eles matam mais gente durante o ano do que os tubarões. Os animais estão aonde deveriam estar, o homem é que invade e destrói o habitat de todos eles. Estamos pagando o preço pelo desenvolvimento que o Pólo de Suape vem trazendo para o estado...
Old February 20th, 2008, 05:23 PM   #6
Ap_Recife
Internacia lingvo

Ap_Recife's Avatar

Como eu falei, há opções de banho em Boa Viagem. É só nadar antes dos arrecifes, eles não passam, nunca houve ataque nessas áreas.
Old February 20th, 2008, 06:46 PM   #7
MasterPE
Registered User

MasterPE's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ap_Recife View Post
Como eu falei, há opções de banho em Boa Viagem. É só nadar antes dos arrecifes, eles não passam, nunca houve ataque nessas áreas.
Não é em todo canto que tem arrecifes protegendo.Principalmente em Candeias , Piedade e Pina.

Quote:
Originally Posted by Alfenim View Post
Eita, Jamy!!! Exterminar os pobres dos tubarões seria a maior sacanagem! Se eles atacassem na areia ou ficassem de tocaia nas esquinas da cidade eu até me calava... Se formos pensar assim teriam que exterminar os hipopótamos africanos, os crocodilos, leões, tigres etc... Eles matam mais gente durante o ano do que os tubarões. Os animais estão aonde deveriam estar, o homem é que invade e destrói o habitat de todos eles. Estamos pagando o preço pelo desenvolvimento que o Pólo de Suape vem trazendo para o estado...
Alf, com Hipopotamos temos chance de defesa, de lutar , de defender .Tubarão não.São seres que para nós são quase invisíveis.Não confie nas autoridades, no início eles diziam que Tubarão so atacava no fundo, colocaram a culpa nos surfistas e comos os surfistas sairam da água completamente, ataques a banhistas aconteceram no rasinho , com água no joelho.Muita coisa é escondida para não prejudicar o turismo.

Eu, nadava até o fundo.Surfava na praia do Paiva SOZINHO até tarde.e não tinha nada de ataques de Tubarão.

Interessante só acontecem esses casos em Pernambuco.Se a culpa fosse do homem ,então nas praias mais frequentadas como o Rio de Janeiro teríamos o fenômeno.Só em Pernambuco isso................... Estamos pagando o preço da incompetência isso sim.

Sacanagem é o que fazem com CÃES E GATOS no Centro de controle de zoonoses em Recife.Do lado de fora dá para ouvir os latidos, muitos são queimados ainda vivos.Basta os animais serem capturados e o dono não aparecer em 3(três) dias que são exterminados.Animais muitas vezes abandonados pelas pessoas ou que nasceram na rua .Isso é uma sacanagem tremenda.Eu morro de raiva e tristeza só de pensar nisso.

Sacanagem é o que fazem com o Peixe-Boi,Mico leão,beija-flor,Cavalo-marinho e tantos animais inofensivos,que por isso mesmo sofrem nas mãos humanas

Minha principal diversão e atividades esportivas eram no Mar , não sabe como esses ataques afetaram minha vida.Daí minha revolta!

.

Last edited by MasterPE; February 21st, 2008 at 05:11 AM.
Old February 21st, 2008, 03:34 AM   #8
Zeca
MA meu tesouro,meu torrão

Zeca's Avatar

Likes (Received): 40

To precisando de um par de óculos novos KKKKKK

Quote:
Originally Posted by Alfenim View Post
Pernambuco atingiu o recorde de um ano e sete meses sem ataques de tubarão. O período está sendo comemorado pelo Comitê Estadual de Monitoramento aos Incidentes com Tubarões (Cemit), Instituto Oceanário de Pernambuco, Corpo de Bombeiros e pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), entidades que atuam em conjunto em pesquisas e ações para conter os incidentes. De 1992 até hoje, foram registrados 50 ataques, com 19 vítimas fatais e 31 pessoas feridas. A capital pernambucana tem o maior índice de incidentes entre as cidades do Brasil.

De acordo com o engenheiro de pesca e presidente do Cemit, Fábio Hazin, desde que surgiu o comitê, em 2004, até março de 2006, o Estado ficou um ano e seis meses sem notícias de ataques. Para ele, um dos motivos para os quatro incidentes registrados em dois meses em que o programa não atuou foi a falta de recursos. “As atividades de monitoramento e pesquisa foram interrompidas porque o convênio entre o comitê e o Governo do Estado não foi renovado. Desta vez, conquistamos um novo recorde porque os órgãos estão atuando de maneira plena”, justificou.

Ano passado, o governo fez um investimento de R$ 1,3 milhão para financiar novas pesquisas através da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Além do trabalho dos órgãos envolvidos, Hazin destaca a contribuição da população. “As ações têm sido eficientes, mas é necessário que, em vez de comemorar, as pessoas continuem contribuindo com a atitude precautória. É notória a mudança de comportamento da população em relação aos cuidados com o banho e a prática do surfe”, salientou.

O presidente do comitê disse, ainda, que as medidas tomadas por parte dos órgãos e da população para evitar os ataques de tubarão foram responsáveis, também, pela redução significativa dos números de afogamentos (foram 445 casos, em 2004, contra 73, em 2008). Mas ele alertou que não se pode reduzir a cautela. “Nosso grande receio é que as pessoas se sintam confortáveis e relaxem quanto aos cuidados, aumentando a probabilidade de os ataques voltarem a ocorrer”, frisou.

Hoje, o trabalho de monitoramento é feito por quatro instituições. À UFRPE, cabem as pesquisas. A educação ambiental é feita através do Instituto Oceanário de Pernambuco. A vigilância e fiscalização da orla são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, e a recuperação ambiental fica a cargo da CPRH. O Cemit realiza, atualmente, a captura de tubarões com fins de pesquisa - o que antes era feito através da remoção do animal para laboratório. Agora, o peixe é marcado, na embarcação, e passa a ser monitorado em seu habitat natural.

Ao ver o título do tópico "Tubarões - Pernambuco comemora dezenove meses sem ataques." Eu li TUBARÕES COMEM DEZENOVE EM PERNAMBUCO. Deu até um frio na espinha, juro.
Flavio Dino 859.083 (29,49%) votos
Jackassado agora pelo povo 569.300 (19,54%)
Zeca no está en línea   Reply With Quote
Old February 21st, 2008, 02:42 PM   #9
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Old February 22nd, 2008, 01:33 AM   #10
MasterPE
Registered User

MasterPE's Avatar

cliquei no <Similar threads> e morri de rir!! A M.T achand oque os tubas entram nso rios.

Queria que eles entrassem no capibaribe, aí morreriam intoxicados:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=370560

.............................................................................

ZECA, vira essa boca pra lá ...................
Old February 22nd, 2008, 01:36 AM   #11
Ap_Recife
Internacia lingvo

Ap_Recife's Avatar

Quote:
Originally Posted by MasterPE View Post
Não é em todo canto que tem arrecifes protegendo.Principalmente em Candeias , Piedade e Pina.
E eu disse que tem arrecifes em todo canto????

Moro no Recife, então falo da praia que freqüento. Esses ataques de tubarões não alteraram em NADA minha rotina na praia. Nunca gostei de tomar banho em mar aberto, não suporto ondas me "dando tapas". Nunca pratiquei surfe.
Old February 22nd, 2008, 01:53 AM   #12
MasterPE
Registered User

MasterPE's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ap_Recife View Post
E eu disse que tem arrecifes em todo canto????

Moro no Recife, então falo da praia que freqüento. Esses ataques de tubarões não alteraram em NADA minha rotina na praia. Nunca gostei de tomar banho em mar aberto, não suporto ondas me "dando tapas". Nunca pratiquei surfe.
Eu não estou nem falando de BV , se pegar Candeias, piedade ...

Se não alteraram a sua.Viva! Alteraram a minha, pois toda semana estava no Acaiaca,Paiva curtindo a natureza pernambucana.Ou mergulhando em Pau-amarelo......

Até Olinda,Itapuama ,Gaibu eu entro desconfiado, apesar de achar que a possibilidade é mínima.

.
Old February 22nd, 2008, 03:04 AM   #13
Ap_Recife
Internacia lingvo

Ap_Recife's Avatar

Quote:
Eu não estou nem falando de BV , se pegar Candeias, piedade ...

Se não alteraram a sua.Viva! Alteraram a minha, pois toda semana estava no Acaiaca,Paiva curtindo a natureza pernambucana.Ou mergulhando em Pau-amarelo......

Até Olinda,Itapuama ,Gaibu eu entro desconfiado, apesar de achar que a possibilidade é mínima.

.
Pois é, mudou a tua e de muita gente. Lamentável.
Old February 22nd, 2008, 03:32 AM   #14
Leonardo López
Bora BahêêaA

Leonardo López's Avatar

Likes (Received): 338

depois dessa noticia o povo vai descer em peso pra praia e os tubarões vão voltar a atacar
ispie só
Leonardo López no está en línea   Reply With Quote
Old February 22nd, 2008, 01:16 PM   #15
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Quote:
cliquei no <Similar threads> e morri de rir!! A M.T achand oque os tubas entram nso rios.

Queria que eles entrassem no capibaribe, aí morreriam intoxicados:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=370560

.............................................................................

ZECA, vira essa boca pra lá ...................
Jamy, infelizmente a MT tem razão. Uma das espécies que habitam o litoral pernambucano é o cabeça chata, que consegue viver algum tempo em água doce ou salobra e nem precisa ser água muito limpa... Para piorar, essa é a espécie mais agressiva de tuba.
Old February 22nd, 2008, 01:21 PM   #16
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Quote:
Originally Posted by Leonardo López View Post
depois dessa noticia o povo vai descer em peso pra praia e os tubarões vão voltar a atacar
ispie só
Deixa de jogar praga, menino!!! Odeio a praia cheia de farofeiros, bem melhor os tubas!!!
Old February 23rd, 2008, 02:29 AM   #17
jmascena
Registered User

jmascena's Avatar

Likes (Received): 481

Quote:
Originally Posted by Leonardo López View Post
ispie só
Tu precisa ver BV dia de domingo... Não tem essa de tutu não. A turma vai em peso mesmo.
jmascena no está en línea   Reply With Quote
Old February 23rd, 2008, 02:31 AM   #18
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Ainda bem que minha praia é em Setúbal... Mar aberto, tubarão e nenhum farofeiro...
Old February 23rd, 2008, 02:32 AM   #19
D'Neto
-

D'Neto's Avatar

Likes (Received): 357

Não dá pra confiar, hehehe. Confesso que fiquei com um pé atraz na hora de tomar banho de mar aí em Pernambuco.
D'Neto no está en línea   Reply With Quote
Old February 23rd, 2008, 02:44 AM   #20
jmascena
Registered User

jmascena's Avatar

Likes (Received): 481

Engraçado que vejo menos gente tomando banho de mar nas praias da Beira-mar de Fortal do que em Boa Viagem. Tu tomas banho aí?
jmascena no está en línea   Reply With Quote
Reply

Thread Tools

Posting Rules