daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste > Notícias da Região

Reply
 
Thread Tools
Old February 29th, 2008, 04:09 PM   #1
Cruvinel
Gyn Tônica
 
Join Date: Jul 2007
Location: Goiânia
Posts: 2,769
Likes (Received): 30

Goiás torce pela renegociação da dívida de Mato Grosso

Continuação da matéria:

Dívida de Goiás em negociação com BB
Reale Palazzo
Editor-executivo

Torcida pelo Mato Grosso

As autoridades políticas e fazendárias de Goiás olham atentamente para uma operação entre o Estado de Mato Grosso e o Banco do Brasil (BB) que prevê o refinanciamento e o alongamento da dívida do vizinho. As bases dessa negociação vão nortear um futuro acerto entre o banco estatal e Goiás. A torcida é grande por parte do governador Alcides Rodrigues, do secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, e do vice-presidente de Governo do BB, o ex-governador Maguito Vilela.
“O caso do Mato Grosso está em diagnóstico para, depois, avançar nas negociações”, acautela-se Maguito. O ex-governador, contudo, deixa escapar que a proposta de acordo já está sendo convertida em projeto de lei para análise da Assembléia Legislativa daquele Estado. Maguito afirma que o Banco do Brasil é o coordenador do refinanciamento, e que a operação deve ter a participação de outros bancos, de recursos externos, de fundos de pensão e de investimentos. Os prazos para pagamento, adianta, seriam de 20 a 25 anos.
Maguito entende que o fator principal para que a operação se efetive, a vontade política, existe por parte dos governos estadual e federal e Banco do Brasil. Se a negociação impõe um acordo político entre os governos Alcides e Lula, o ex-senador despista. E completa, bem ao seu estilo: “A prioridade do BB é Goiás. Por ser goiano, estou dando atenção especial ao meu Estado. O governador Alcides Rodrigues está interessado, e temos a obrigação de ajudá-lo a fazer as obras necessárias ao desenvolvimento de Goiás.”
O otimismo de Maguito, porém, não se reflete entre os técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que vêem na negociação margem para um maior endividamento e precedente para que todos os Estados (Alagoas também tem interesse na operação), alguns em situações menos favoráveis, reivindiquem o mesmo “benefício”. Mas o vice-presidente do Banco do Brasil acredita que, ao final, o órgão será favorável porque, diz, o Tesouro Nacional será beneficiado com a antecipação do pagamento. Maguito até já enxerga um sinal verde (uma luz) ao fim do túnel.
A respeito da resistência da STN, o superintendente do Tesouro da Secretaria Estadual da Fazenda, Célio Campos de Freitas Júnior, é pragmático. Para ele, o passar dos anos revelou que os termos das renegociações das dívidas dos Estados com a União são extremamente nocivos à saúde financeira de boa parte dos entes federados, o que poderá gerar no futuro uma situação de insolvência. “Goiás, por exemplo, precisa começar a abater do montante da dívida, porque as parcelas comprometidas nem sequer alcançam os juros mensais. E isso torna a dívida impagável.”

http://www.dm.com.br/materias.php?id=29655
Cruvinel no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 09:52 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu