daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools Display Modes
Old April 27th, 2008, 11:30 PM   #61
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

Likes (Received): 246

As duas que vc citou são de Juix de Fora.
Lucianors no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 28th, 2008, 02:53 PM   #62
Inconfidente
Farewell

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by oseasjf View Post
Flando em mulher bonita, vcs conhecem Sheila Carvalho? E a segunda mulher mais bonita do mundo Nathalia Guimarães(miss universo moral)? Vai vendo ai....kkkk
Tem muita, mais muita...
Quote:
Originally Posted by Lucianors View Post
As duas que vc citou são de Juix de Fora.
[BAIRRISMO]As mineiras são as mais gatas![/BAIRRISMO]
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 03:27 PM   #63
jota8649
Registered User

jota8649's Avatar

Likes (Received): 0

Parabéns pelas fotos

Excelente material. Sou novo por aqui , estou pretendendo mudar-me com a minha familia de Recife-PE para o sul de Minas e este material está excelente par a começar minhas pesquisas.
As cidades são bonitas de fato.
jota8649 no está en línea   Reply With Quote
Old April 29th, 2008, 08:27 PM   #64
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 204

A título de curiosidade separei as imagens da manha urbana dessas 10 cidades, todas em torno da altitude do ponto de vista de 23 KM, para ter uma melhor análise comparativa.

Patos de Minas

Poços de Caldas

Divinópolis

Sete Lagoas

Ipatinga

Governador Valadares

Uberaba

Montes Claros

Juiz de Fora

Uberlândia
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2008, 01:51 AM   #65
Vargas
Registered User

Likes (Received): 22

^ JF deve ter quase 30km sentido NE/SE!

Uberlandia eh imensa, mas eh uma cidade q nao cresce mto verticalmente, por isso se alastra. Montes Claros tb me pareceu mto gde.

Patos, Pocos de Caldas e ate mesmo Divinopolis nao tem gde diferenca.

Brasil: >> Serra da Canastra >> Alto Paranaiba >> São Gotardo, Minas >> Goiânia >> Ouro Preto e Mariana
Vargas no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2008, 02:01 AM   #66
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

Grande trabalho, parabéns.
Old April 30th, 2008, 04:48 AM   #67
brunoad
Bruno

brunoad's Avatar

Likes (Received): 1

onde o terreno nao ajuda, as cidades sao mais "compactas" ao contrario de uberlandia, MC e Uberaba que tem espaço de sobra

ps.: Uberaba num parece aquelas amebas q ag ve no microscopio ?
brunoad no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2008, 05:32 AM   #68
lucasluzmg
Registered User

lucasluzmg's Avatar

Likes (Received): 53

haihaaihaihaha
lembra...

Ps. como chama esse bairro a SUDOESTE de Uberlândia? saiu do mapa ja...
lucasluzmg no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2008, 06:43 AM   #69
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 204

Quote:
Originally Posted by Bruno-NJ View Post
^ JF deve ter quase 30km sentido NE/SE!

Uberlandia eh imensa, mas eh uma cidade q nao cresce mto verticalmente, por isso se alastra. Montes Claros tb me pareceu mto gde.

Patos, Pocos de Caldas e ate mesmo Divinopolis nao tem gde diferenca.
A distância rodoviária do último bairro da zona norte a Barreira do Triunfo, até o último bairro da região sudeste o Floresta dá 33 KM, pra vc ter uma idéia o rio Paraibuna corta 22Km de área urbana.

Quote:
Originally Posted by brunoad View Post
onde o terreno nao ajuda, as cidades sao mais "compactas" ao contrario de uberlandia, MC e Uberaba que tem espaço de sobra

ps.: Uberaba num parece aquelas amebas q ag ve no microscopio ?

São cidades de topografia bem planas, favorece que elas se espalhem não sendo tão densas e as construções mais espassadas por isso uma cor mais opaca. Já as com topografia onduladas como JF e Ipatinga são mais densas, pq a cidade "escoa" por entre os vales e morros, daí uma cor mais viva pq as construções mtas vezes são coladas umas nas outras sem áreas livres ou terrenos mto gdes, a exceção é Divinópolis, repara que ela tem uma cor parecida com JF, porém o terreno não é tão montanhoso como aqui.
Detalhe que falei de densidade não de verticalização, Uberlândia é bem verticalizada mas não é tão densa como JF.

Só pra comentar, eu achei G. Valadares mto pequena visto dessa altura pela sua população, e Patos parece uma miniatura de Uberlândia, mas todas elas parecem uma ameba não é só Uberaba não...rsrs

Last edited by Driano MG; April 30th, 2008 at 06:55 AM.
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2008, 02:15 PM   #70
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Likes (Received): 40

Quote:
Originally Posted by lucasluzmg View Post

haihaaihaihaha
lembra...

Ps. como chama esse bairro a SUDOESTE de Uberlândia? saiu do mapa ja...
é o Morada Nova
Old April 30th, 2008, 03:03 PM   #71
guzzz
BANNED

^Realmente Uberlândia é muito espalhada, e tem muitos vazios urbanos, e cresce ainda mais, na horizontal. A verticalização cresce apenas em alguns bairros, e mesmo assim, prédios de no máximo 4 andares. Esses vazios urbanos raramente são ocupados, fruto ainda da especulação imobiliária, que "joga" a cada dia, mais pessoas pobres para a periferia, são vários os conjuntos populares contruídos pela prefeitura, já ultrapassando a BR 050 no setor sul de Uberlândia, mesmo sabendo que sobra espaço em lugares "menos periféricos". Mas um crescimento dessa forma, uma densidade menor, planejado, transporte coletivo acessível, é defendido por geógrafos urbanos dos Estados Unidos (saiu na revista Veja da semana retrasada), muita densidade, pouco planejamento, gera concentração de calor, grandes congestionamentos devido a grande aglomeração de pessoas em um local pequeno, dentre outros problemas. Acho que cidades espalhadas é o futuro do Brasil, e acho que aqui em Uberlândia é a melhor opção, mas deve ser um crescimento planejado, como disse acima!
guzzz no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2008, 03:22 PM   #72
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Crescimento mais denso ou menos denso, se planejado, dão bons resultados. Eu sou partidario da densidade, que diminui distâncias e, conseqüentemente, os custos da urbanização para o poder público e economias nos deslocamentos, para a população em geral.
Old April 30th, 2008, 04:46 PM   #73
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

Eu penso que o ideal é o meio termo, evitando-se extremos. Nesse sentido, acho que Udia é ideal, pois não é tão concentrada como nossas metrópoles nem tão espalhada quanto Brasília (onde as distâncias são realmente exageradas). Mas no fundo o que conta mesmo é o planejamento, concordo contigo nesse ponto Sbarbosa. Distâncias ou congestionamentes tendem a sumir quando há planejamento e um sistema eficiente de transporte público, o que definitivamente não temos no Brasil.
Old April 30th, 2008, 06:22 PM   #74
lucasluzmg
Registered User

lucasluzmg's Avatar

Likes (Received): 53

concordo com os 2...sendo PLANEJADO...
o grande problema é o planejamento.

PS. Driano_MG, será que é possivel, hora que vc tiver um tempo, fazer o mesmo com BH? só pra nos nortear...
lucasluzmg no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2008, 07:09 PM   #75
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Uberlândia ainda acho espalhada além do que precisa. Reflexo do planejamento indevido do passado. Hoje em dia, talvez por causa de uma mudança de paradigma, apesar de todos os problemas, a cidade tem plano diretor, plano viário, lei de uso e ocupação do solo que têm sido respeitadas. A tendência é que a cidade fique cada vez melhor.
Old April 30th, 2008, 09:35 PM   #76
guzzz
BANNED

Mais ainda continua sem planejamento nas questões de crescimento horizontal, esse crescimento aqui em Uberlândia são mais de 80% das construções, e sem limites para se expandir, devido ao tamanho imenso do território municipal, que é plano e de pouco uso!
Old April 30th, 2008, 09:40 PM   #77
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

mas o perímetro urbano tem limite. Atingido esse limite, a solução será crescer pra cima.
A planura do território não explica sozinha o espraiamento urbano, tem um componente que é a faísca da nuvem de gás: a especulação imobiliária.

Last edited by sbarbosa; April 30th, 2008 at 10:20 PM.
sbarbosa no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2008, 09:55 PM   #78
guzzz
BANNED

Quote:
Originally Posted by sbarbosa View Post
mas o perímetro urbano tem limite. Atingido esse limite, a solução será crescer pra cima.
Mas quando se tem um território municipal desse tamanho, o plano diretor não limita áreas para o avanço do perímetro urbano né? Porque tem cidades que já completaram o tamanho do seu município. Mas mesmo se tivesse, a proporção para o avanço horizontal seria grande.

Quote:
Originally Posted by sbarbosa View Post
A planura do território nao esplica sozinha o espraiamento urbano, tem um componente que é a faísca da nuvem de gás: a especulação imobiliária.
A especulação imobiliária ainda é muito grande, com a ajuda do teritório plano, facilita esse crescimento, não concorda? Esse é um grande problema de Uberlândia, ou diria, há suas vantagens e desvantagens, devido a concentração de pessoas em um só lugar.
Old April 30th, 2008, 10:21 PM   #79
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Então, Guzz, dos mais de 4000 km2, apenas 219 são destinados á urbanização. Pouco mais da metade são efetivamente urbanizados. Não existe possibilidade de crescer além dos 219 ja delimitados, pois não há como aprovar loteamento urbano fora do perímetro urbano. A não ser que por algum interesse não-muito-nobre nossos vereadores resolvam esticar o perímetro.

Sem dúvida o território plano é um prato cheio pra especulação e, consequentemente, o espraiamento urbano.

Cidades espraiadas têm um custo maior de urbanização, pois a infraestrutura atravessa áreas vazias. Um exemplo claro é o custo do transporte coletivo, cuja tarifa depende de um indicador, o IPK - Indice de Passageiros por Quilômetro.

Quanto maior o IPK, menor a tarifa; ou seja, quanto mais gente sobe e desce por quilômetro de linha, mais barata será a passagem. Numa cidade densa, com uso mais intenso do solo, haverá mais gente e mais atividades ao longo das linhas, que serão mais curtas e transportarão mais gente, possuindo, portanto, maior IPK e, logo, com tarifa menor. E o inverso é verdadeiro.

Claro que não dá pra ter uma densidade absurdamente alta também, pois aí começariam a haver problemas de uma aglomeração excessiva. Há de se achar ma densidade alta o suficiente pra baratear a implantação da infra-estrutura, mas que não chegue a gerar grandes transtornos. E Uberlândia ainda tem muito pra adensar agregando qualidade de vida.
Old April 30th, 2008, 10:22 PM   #80
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

"esplica" foi foda... já arrumei.

Reply

Tags
city, minas gerais

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules