daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools Display Modes
Old September 26th, 2008, 03:25 PM   #101
Diego-Uberaba
BANNED

Likes (Received): 0

O próprio SEDET divulgou 370 mil habitantes. Tenho percepção suficiente pra perceber que Uberaba não tem só isso, além de morar aqui há 23 anos e acompanhar dados da cidadee também ver a movimentação nas ruas. A metodologia utilizada pelo IBGE, percebe-se que você não conhece, tem um alto risco de erros. Você pode depois dar uma pesquisada e ver a meneira que é feita.
De maneira alguma eu acho que cidade grande é vantagem. Nesses tempos em que tentamos controlar a população mundial é ridículo querer que a cidade cresça desordenadamente, tanto que no Brasil nós não temos estrutura suficiente para uma cidade crescer de uma maneira sustentável.
Apenas estou questionando os dados divulgados pelo IBGE, pois com estes dados incorretos nós perdemos repasses(verbas) para cidade.

alguns dados: em 2000 uberaba possuía 65 bairros
em 2008 uberaba possui 181 bairros
Diego-Uberaba no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 26th, 2008, 04:37 PM   #102
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Likes (Received): 40

Em primeiro lugar você não me conhece para dizer que se eu conheço ou não a metodologia do IBGE. Pois digo que conheço bem, afinal, fui servidor naquela instituição por algum tempo e, mesmo antes, já trabalhava com as informações lá produzidas. A população é estimada com base nos números do último censo e na taxa de crescimento do período anterior. Apesar de falha, é a única razoável que temos em nível nacional. Certeza dos números, só quando há censo.

Quanto ao númer esdrúxulo que a SEDET (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberaba) fez, em que fazem uma projeção e chegam a esse número (sabe deus com que metodologia!). Por sorte, na versão do "Uberaba em dados" deste ano, corrigiram este erro e não colocaram isso. (http://www.uberaba.mg.gov.br/sedet/u...Capitulo01.pdf).

Quanto ao argumento de "acompanhar dados" e "ver o movimento nas ruas", fica difícil... Que dados você acompanha? Quanto ao movimento... sinceramente! Se Uberaba tem 370 mil habitantes como você diz, ela tá bem fraquinha...
Old September 26th, 2008, 06:01 PM   #103
Diego-Uberaba
BANNED

Calma aí! não estou brigando com você! kkkkkkkk
Qualquer um que more aqui há pelo menos 12 anos sabe que a cidade não tem só isso e vê como cresceu.
Não tem lógica uma cidade no ano de 2000 ter 260 mil habitantes, 65 bairros, frota de 60 ou 70 mil veículos e agora em 2008 ter 181 bairros, frota de 130 mil veiculos + 49 mil flutuantes e muito movimento nas ruas em comparação com antes, que era coisa que não se via!
Como vc já trabalhou lá vc, deve saber que essa forma tem uma grande margem de erro( o que aconteceu)
Old September 26th, 2008, 06:15 PM   #104
Gabriel Brasil
Brasil

Gabriel Brasil's Avatar

Likes (Received): 3

Realmente o número de bairros cresceu vertinosamente...
Mas qual o tamanho médio desses novos bairros?
E quanto cresceram em média os antigos bairros?
______________________ /\

Para o alto e avante!!!
Gabriel Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2008, 06:19 PM   #105
Robin Udi
Registered User

Robin Udi's Avatar

Pelo tamanho de Uberaba já dá pra ver que está tudo nos conformes diante dados do IBGE.
Robin Udi no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2008, 06:30 PM   #106
Diego-Uberaba
BANNED

Dentre os novos, tem bairro que tem mais de 10 mil moradores, outros tem menos. Os bairros antigos todos que possuiam espaço pra desenvolver mais chegaram ao seu limite. Em Uberaba não se acha terreno na região mais central da cidade, está muito denso, esse é um dos motivos pelo qual se tem tantos bairros novos. Outro motivo também por ter seus prédios espalhados pela cidade e não só no centro.

dado: nº de alunos matriculados na rede pública em Uberaba no ano de 2005 segundo dados da prefeitura: 100 mil alunos
Old September 26th, 2008, 06:34 PM   #107
Diego-Uberaba
BANNED

2000: 260 mil habitantes
2008: 290 mil habitantes

2000: 65 bairros
2008: 181 bairros

Quer dizer que CADA BAIRRO, então, possui 258 moradores ou igual a +- 60 casas?!?!?!?!?!?!? ( e ainda excluindo a possibilidades de ir para bairros já existentes)
impossível!

Last edited by Diego-Uberaba; September 26th, 2008 at 06:41 PM.
Old September 26th, 2008, 07:18 PM   #108
brunoad
Bruno

brunoad's Avatar

Likes (Received): 1

bom kra 370 mil eu nao acredito mesmo nao, eu chuto no maximo, estourando 340 mil, blz entendo o repasse de verbas, mas é dificil acreditar ter 370 mil (120mil hab a mais q na contagem de 2000, ou pouco menos q 1 patos de minas em 8 anos), e se por acaso tiver 370mil, reforço o q sbarbosa disse, a cidade vai ta bem fraquinha.
brunoad no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2008, 07:29 PM   #109
Diego-Uberaba
BANNED

como se explicaria esses dados aí de cima?
Old September 26th, 2008, 07:38 PM   #110
cidadaodeminas
BANNED

como eu ja tinha dito eu vo me mudar pra uberaba no final desse ano ou começo do ano que vem... pelas fotos que ja vi da cidade sinceramente ela nao parece ter so 300 mil habitantes
cidadaodeminas no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2008, 09:04 PM   #111
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Diego-Uberaba View Post
Dentre os novos, tem bairro que tem mais de 10 mil moradores, outros tem menos. Os bairros antigos todos que possuiam espaço pra desenvolver mais chegaram ao seu limite. Em Uberaba não se acha terreno na região mais central da cidade, está muito denso, esse é um dos motivos pelo qual se tem tantos bairros novos. Outro motivo também por ter seus prédios espalhados pela cidade e não só no centro.

dado: nº de alunos matriculados na rede pública em Uberaba no ano de 2005 segundo dados da prefeitura: 100 mil alunos

Depende do que você chama bairro. É inconcebível uma cidade do porte de Uberaba tem 181 bairros. É, no mínimo, uma irracionalidade. Você deve estar se referindo a loteamentos, que é um conceito diverso de bairro. Aliás, qual a fonte desse número de bairros?

Vamos para os outroa argumentos:

Primeiro o número de alunos na rede pública de ensino que você diz ser 100 mil: o Uberaba em dados, da Prefeitura traz, para 2007, dados do CEFET, UFTM, Delegacia Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação. Segundo estes dados, nos ensinos infantil, fundamental e médio - incluindo profissionalizante - perfazem o total de 66.332alunos, dos quais 2.648 nas escolas federais, 7.832 na rede particular, 25.142 na rede municipal e 30.710 na rede estadual. (Fonte: http://www.uberaba.mg.gov.br/sedet/u...Capitulo03.pdf)

Este número - 66.332 alunos - é até menor que a população estimada para 2007 de pessoas de zero a 19 anos, projetada pelo IBGE, que é de, aproximadamente, 99.137. (Fonte: http://www.uberaba.mg.gov.br/sedet/u...Capitulo01.pdf). Se considerarmos que a idade em que as pessoas estão na escola é de cerca de 4 anos quando entram no ensino infantil a 17, quando devem sair do ensino médio, nesses 99 mil e pouco tem muita gente que ainda não entrou na escola (bebês e crianças cujjos pais decidiram cpor na escola apenas para a pré-escola, aos 6 anos), e gente que já saiu da escola (por evasão, por estar cursando faculdade). Isto vai totalmente contra o que você diz. Ainda que a cidade tivesse os 100 mil alunos na rede pública (número que você não disse de onde veio), seria um número próximo da realidade de uma cidade do porte de Uberaba, e totalmente condizente com os números contestados do IBGE.

Continuando, de fato a cidade tem experimentado um crescimento horizontal importante, com o surgimento de novos loteamentos. Mas isso, considero, pelo fato de muita gente estar preferindo trocar o aluguel nas áreas mais antigas da cidade por imóveis próprios na periferia. Isto é reflexo, inclusive, do aumento do porder de compra da população, que agora tem condições condições de adquirir seu primeiro imóvel próprio.

POis bem, se a economia está aquecida a ponto de as pessoas comprarem imóveis na periferia, é natural observar o aumento no número de veículos e no movimento no comércio - coisas que quem defende que a população está muito acima do que o IBGE estima usa como argumento.

Outro argumento muito usado é o do número de eleitores: falam que os cerca de 200 mil é muito para uma cidade de menos de 300 mil habitantes. Uai, é obrigatório o voto daqueles que têm entre 18 e 70 anos; e é facultativo àqueles que têm entre 16 e 18 anos e àqueles que tem mais de 70. Uberaba, em julho de 2007 tinha 197.671 eleitores, segundo o TSE (O dado mais atual, de agosto de 2008 indica 203.451 eleitores). Pois bem, na faixa de população de 20 anos e mais, Uberaba, segundo estimativa do IBGE (Fonte: http://www.uberaba.mg.gov.br/sedet/u...Capitulo01.pdf), é de 188.569 habitantes. Não temos dados de população de 16 a 19 anos, que estão incluídas na faixa de 10 a 19. Mas é razoável considerar que uns 9 mil dos pouco mais de 50 mil desta faixa (10-19) tenham entre 16 e 19 anos. Ou seja, novamente os números são bem próximos aos das estimativas do IBGE.

Portanto, se os números de alunos são condizentes com o número de pessoas em idade escolar, e que o número de eleitores está em consonância com o número de pessoas aptas a votar, é muito claro que a estimativa do IBGE se aproxima muito da realidade. Uma estimativa é sempre passível de erro - afinal é uma estimativa. - e nada substitui o censo. Porém, a estimativa para Uberaba é uma estimativa muito boa.

Concluindo.. se Uberaba parece ter mais habitantes que tem, é uma questão de visão pessoal. Ótimo que pra você e para mais gente pareça (apesar de ter sido criado em Uberaba e ser uma cidade que gosto muito, não é uma visão que eu compartilho). Mas é preciso relacionar os diversos dados e comparar antes de sair atacando a qualidade do trabalho de uma instituição.

Old September 26th, 2008, 09:45 PM   #112
Diego-Uberaba
BANNED

Então você pode começar a brigar com a prefeitura porque os dados sobre os aluno DA REDE PÚBLICA matriculados foram divulgados até em Outdoor no meio de uma rotatória.
Não seria o que eu chamo de bairro e sim os BAIRROS que foram criados e registrados na prefeitura.

"Quanto ao númer esdrúxulo que a SEDET (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberaba) fez, em que fazem..."
Pensei que vc não confiasse no SEDET.

Em relação ao questionamento do trabalho do IBGE, não apenas eu, como também a prefeitura de Uberaba E DE OUTRAS CIDADES, questionaram esses dados e exigiram correção, porém nada foi feito.

Mesmo que fossem "loteamentos" e não bairros seria 116 "loteamentos" a mais nesses 8 anos. Dividindo a diferença de população(ano 2000 até 2008) pelo número de "loteamentos", ou seja, 27.000hab/116 = 232 HABITANTES por "loteamento" +ou- 60 casas por "loteamento" sem contar que poderiam ir para bairros já existentes. ESTRANHO NÉ?!?!

Estranho também Uberlândia poder crescer 150 mil habitantes nesses 8 anos e Uberaba não poder chegar nos "30 mil"
Old September 26th, 2008, 09:55 PM   #113
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Só te peço as fontes dos seus dados, já me dou por satisfeito.
Old September 26th, 2008, 10:02 PM   #114
Rcrd
GoldMember

Rcrd's Avatar

Primeiro eh preciso levar em conta que o IBGE eh um instituto de "estatistica"... Nao eh instituto de numeros exatos.
Segundo o IBGE por bem ou por mal eh a fonte que mais dados pode fornecer sobre populacao.
Rcrd no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2008, 10:06 PM   #115
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

E na falta de outro, é o melhro que temos... e, mesmo em se tratando de estimativa, as para Uberaba parecem muito boas.
Old September 26th, 2008, 10:16 PM   #116
Diego-Uberaba
BANNED

Acho que eu já disse todas as fontes.

assunto encerrado
Old September 26th, 2008, 10:24 PM   #117
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Para mim, "Outdoor no meio de uma rotatória" não é das fontes mais confiáveis. Se foi a prefeitura que divulgou, tá estranho quando comparados com os 66 mil que ela própria divulgou num relatório no seu próprios site. Dos 181 bairros não foi citada a fonte. Mas me dou por satisfeito, não tenho mais nada a argumentar.
Old September 27th, 2008, 02:32 AM   #118
Vítor Dias
Venda Nova Futebol Clube

Vítor Dias's Avatar

gente, por favor, palma, palma, não priemos cânico

pode ter acontecido em Uberaba o mesmo que ocorreu em BH: aqui, como os limites de bairros são não-oficiais - leia-se não especificados em lei -, a Prefeitura os muda de tempos em tempos de acordo com a cultura local. O mapa de bairros que se vê no site da PBH hoje não é o mesmo que se via em 2002, por exemplo. Há uma certa maleabilidade na criação e até extinção de bairros antigos, por mais que alguns ainda sejam reconhecidos por uma parte pequena da população, mesmo tendo a Prefeitura deixado de se referir a ele de forma oficial.
:: Santa Luzia, MG: Sede ::

Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar.
Vítor Dias no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2008, 02:40 AM   #119
Diego-Uberaba
BANNED

Quote:
Originally Posted by ohomemcueca View Post
gente, por favor, palma, palma, não priemos cânico

pode ter acontecido em Uberaba o mesmo que ocorreu em BH: aqui, como os limites de bairros são não-oficiais - leia-se não especificados em lei -, a Prefeitura os muda de tempos em tempos de acordo com a cultura local. O mapa de bairros que se vê no site da PBH hoje não é o mesmo que se via em 2002, por exemplo. Há uma certa maleabilidade na criação e até extinção de bairros antigos, por mais que alguns ainda sejam reconhecidos por uma parte pequena da população, mesmo tendo a Prefeitura deixado de se referir a ele de forma oficial.
Aqui não foi redivido e sim criado em locais diferentes
Old September 27th, 2008, 05:56 AM   #120
brunoad
Bruno

brunoad's Avatar

Olha os 100 mil estudantes eles contam os que vem de fora estudar (como na Uniube), nao apenas os que moram aqui.... o que tem de onibus de estudantes de outras cidades por aqui realmente eh bem grande
brunoad no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
city, minas gerais

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules