daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Retroceder   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Respuesta

Herramientas
Antiguo 25-08-2008, 02:04:53   #181
eamaral
Registered User

Likes (Received): 1

Setor C Norte

Está localizado entre a Samdu e as Chácaras do Núcleo Rural Taguatinga. É um setor pequeno, com menos de 20 quadras residenciais e algumas áreas especiais e comerciais (CNC), concentradas na parte norte. Abriga um importante núcleo hospitalar, onde estão o Hospital Anchieta e o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), além de clínicas, farmácias ao redor; alguns órgãos da Justiça, como o Fórum de Taguatinga e a Promotoria de Justiça; e alguns colégios, como o CEMTN e o Projeção, além do SENAI.

Vamos às fotos:
E_NC_00: Mapa da região:

E_NC_01a - Capela Sagrado Coração de Maria

E_NC_01b - Praça, próxima a igreja. Todas essas quadras da parte debaixo da QNC tem espaços como esse, que servem de praça...

E_NC_02 - Invasão das calçadas.

E_NC_03a - Uma rua tranqüila, que serve de passagem praticamente só pros moradores locais. à direita, já são terrenos de chácaras.

E_NC_03b - A cerca de uma chácara. Olhando uma foto dessa, quem diria estar a nem 1 km da Avenida Comercial?

E_NC_04a - Hospital Anchieta. No primeiro plano o prédio mais antigo e no fundo o Centro de Excelência:

E_NC_04b - Detalhe pra parte vasada do prédio do Centro de Excelência. A foto ficou de longe e tal, mas dá pra ter uma idéia melhor do prédio...

E_NC_04c - Depois disso, tirei essa mais próxima:

E_NC_05 - Hospital dos Olhos de Brasília - Taguatinga

E_NC_06a - Colégio e Faculdade Projeção. Este é o segundo prédio em Taguatinga. O primeiro já foi totalmente destruído e no loal foi construída a biblioteca, e tá mostrado na foto E_NB_??

E_NC_06b - Detalhe pras lojinhas q abriram na frente do colégio... Antes era apenas um muro (ou cerca), coberto por trepadeiras.

E_NC_07 - Fórum de Taguatinga

E_NC_07b - Detalhe pra lateral do prédio:

E_NC_07c - Campão de Terra, com a lateral do fórum ao fundo. Já vi mapas em que esse descampado aparece como um clube, mas nunca ouvi falar de projetos pro local...

E_NC_08a - SENAI - Taguatinga

E_NC_08b - Mastro do SENAI:

E_NC_08c - Mais uma do descampado, agora com o SENAI de fundo. Mais no fundo aparece a QNL.

E_NC_08d - Pista de acesso à QNL, logo abaixo do SENAI:

E_NC_09a - Hospital Regional de Taguatinga (HRT)

E_NC_09b - Entrada do Pronto Socorro
??

E_NC_10 - Promotoria de Justiça de Taguatinga
??

Última edición por eamaral fecha: 25-08-2008 a las 02:17:51
eamaral no está en línea   Responder Con Cita

Sponsored Links

Antiguo 26-08-2008, 21:05:50   #182
halembsb
Registered User

Likes (Received): 0

Sobre o ´´descampado´´ uma curiosidade:

Teve uma história que iriam construir uma igreja no local, dai a população, que ja tem poucos espaços para lazer, e usava a área para esportes, futebol, eventos , etc... Fez baixo assinado e tal para deixar a área como está, deu até no DFTV ...
Não lembro se falaram se o terreno é público ou privado, mais acredito que é público...

Bom pelo visto a população ganhou, e a área continua sem destinação, bem que podiam construir ali uma praça com varias quadras para esporte...
halembsb no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 27-08-2008, 03:05:14   #183
eamaral
Registered User

Eu sei q é no local q se realiza td ano a Via-Sacra de Taguatinga, a segunda maior festa do gênero do DF (atrás apenas da de Planaltina, no Morro da Capelinha). Inclusive, fui procurar sobre o assunto agora e achei uma notícia do Correio que fala sobre "área especial de clubes da QNC", o q confirma a destinação mostrada nos mapas...

Mas uma praça de esportes - quem sabe uma Vila Olímpica? - ia bem no local!
Antiguo 02-09-2008, 21:14:43   #184
eamaral
Registered User

Tava vendo o PDL de Taguatinga, de 98, e lembrei de um projeto antigo que nunca mais ouvi falar: a extensão da Avenida Comercial Sul entre as quadras da QSD. Atualmente, a Comercial acaba na altura do depois do Marista, na altura do Taguatinga Shopping.

Alguém sabe como anda (se é q anda) esse projeto? Tem algum dado mais elaborado sobre ele?

Eu acho q uma avenida maior faz um pouco de falta pra Taguatinga Sul mesmo. Isso ajuda a sobrecarregar o Pistão. Muitas linhas de ônibus passam por quadras residenciais, pq não tem avenidas internas (a Samdu acaba um pouco mais pra frente, qnd chega nas quadras da QSE). Mas não sei da viabilidade do projeto e nem mesmo da necessidade, pq não costumo andar por essa área (às vezes nos fins de semana, mas isso não diz mt sobre o local...)

Documento do PDL de Taguatinga:
http://www.seduma.df.gov.br/sites/300/379/00000538.pdf
Os de outras RAs estão disponíveis aqui:
http://www.seduma.df.gov.br/005/0050...CD_CHAVE=13173
Antiguo 17-09-2008, 05:55:37   #185
muckie
Registered User

Likes (Received): 690

ta cada vez mais bonita
esta dinamica de revitalizacao esta muito bacana, aliada à potencialidade que o DF oferece...

soh senti falta de arborizacao de rua
muckie no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 17-09-2008, 18:30:52   #186
salengasss
Registered User

Likes (Received): 3

Cita:
Empezado por eamaral Ver Mensaje
Tava vendo o PDL de Taguatinga, de 98, e lembrei de um projeto antigo que nunca mais ouvi falar: a extensão da Avenida Comercial Sul entre as quadras da QSD. Atualmente, a Comercial acaba na altura do depois do Marista, na altura do Taguatinga Shopping.

Alguém sabe como anda (se é q anda) esse projeto? Tem algum dado mais elaborado sobre ele?

Eu acho q uma avenida maior faz um pouco de falta pra Taguatinga Sul mesmo. Isso ajuda a sobrecarregar o Pistão. Muitas linhas de ônibus passam por quadras residenciais, pq não tem avenidas internas (a Samdu acaba um pouco mais pra frente, qnd chega nas quadras da QSE). Mas não sei da viabilidade do projeto e nem mesmo da necessidade, pq não costumo andar por essa área (às vezes nos fins de semana, mas isso não diz mt sobre o local...)

Documento do PDL de Taguatinga:
http://www.seduma.df.gov.br/sites/300/379/00000538.pdf
Os de outras RAs estão disponíveis aqui:
http://www.seduma.df.gov.br/005/0050...CD_CHAVE=13173

Tem esse projeto? Nunca ouvi falar.. aliás, acho que ficaria extranho, já que a avenida morre ali em frente o Marista mesmo!
Antiguo 17-09-2008, 21:13:41   #187
eamaral
Registered User

Cita:
Empezado por salengasss Ver Mensaje
Tem esse projeto? Nunca ouvi falar.. aliás, acho que ficaria extranho, já que a avenida morre ali em frente o Marista mesmo!
O projeto, no mínimo, já existiu. Eu já tinha ouvido falar dele e no PDL tá mais detalhado, informando as quadras que seriam utilizadas.

Cita:
Empezado por muckie Ver Mensaje
soh senti falta de arborizacao de rua
Isso é um grande problema, principalmente nas avenidas... Um dos grandes problemas de Taguá é a falta de espaço. As avenidas Samdu e Comercial (q cortam de norte a sul) não tem canteiro central, como as de Ceilândia têm.... A arborização acaba dependendo da boa vontade dos moradores em plantar em suas casas ou nos quintais...

Tinha me esquecido de postar as fotos dos outros setores aqui. Em breve, saem a QND, QNE e QNF...
Antiguo 18-09-2008, 02:12:24   #188
josudavid
raro,diferente..no..Unico

Likes (Received): 4

muito bonito e ordeira cidade
josudavid no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 20-09-2008, 20:52:27   #189
halembsb
Registered User

Likes (Received): 0

Nossa tempo que não venho aqui! Concordo com o salengasss, ficaria muito estranho! Mais seria interessante, aquela parte tem muitos becos, imagina uma Comercial ali, com os becos transformados em pistas(apesar de achar não ser possível),o problema que ia aumentar o fluxo de carros, mais mesmo assim seria interessante.
halembsb no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 23-09-2008, 00:42:48   #190
eamaral
Registered User

Setor D Norte

O setor D Norte é predominantemente residencial. As quadras comerciais (CND) estão concentradas ao redor da Praça do Bicalho, que é um ponto central do setor. Mas hj a maioria dos lotes da Comercial e os de esquina acabaram virando comércio também, às vezes com prédios baixos, de até três andares (mais térreo).
Voltado pro Pistão Norte (trecho da DF-001 ou Estrada Parque Contorno), tem alguns prédio residenciais. Ao longo a via, existe o Calçadão, mt usado pra caminhadas. E em alguns pontos, há equipamentos de musculação e quadras (mais raras, devem ser umas 2 ou 3, eu acho).
É limitado pelo Pistão ao leste (além dele está a Colônia Agrícola Samambaia e a Vila São José), pela Hélio Prates ao Norte (além dela, a QNG), pela Comercial (QNE) e pela "Pista do Senai" (QNA).

E_ND_00: Mapa do setor.

Vamos às fotos:

E_ND_01 - Rua q separa QND (à esquerda) e QNA (direita). A princípio eram residências, mas com o movimento da rua, a maioria já virou comércio.
Notem no canteiro central carros estacionados na calçada...

E_ND_02 - Edifício Comercial numa das quadras viradas pra QNA e pro Pistão:

E_ND_03a - Escola Classe 18 de Taguatinga, muito conceituada:

E_ND_03b

E_ND_03c - Acesso pro Pistão, apenas para pedestres, na altura da escola:

E_ND_04 - Prédio residencial no Pistão, de frente pra escola:

E_ND_05 - Quadra residencial. No fundo dá pra ver o Novitá, em TAguatinga Centro:

E_ND_06a - Praça do Bicalho:
A praça é maior q a do DI, na QNA.

E_ND_06b - Paróquia São José:

E_ND_06c

E_ND_06d - Posto de Saúde 02, na praça:

E_ND_06e - Estacionamento da praça:

E_ND_06f - Correios:

E_ND_06g - CEF 11 de Taguatinga, localizado tb na praça:

E_ND_07 - Rua de paralelepípedos, uma das poucas ruas assim em Taguatinga (já morei aí!). De fato, não sei pq ela é assim, diferente das outras... No fundo da imagem, pode-se ver a praça:

E_ND_08 - Outro edifício residencial, no início da rua, sempre às margens pro Pistão:

E_ND_09 - Outro, na QND :

E_ND_10 - Equipamentos de musculação, no Pistão Norte. A calçada q passa por trás é o novo Calçadão q fizeram, q fica mais distante do meio fio.

E_ND_11 - Pistão Norte, na altura da QND.
DEtalhe pra placa avisando pros motoristas q não é permitido andar no acostamento (o q é comum durante engarrafamentos, no fim da tarde).

E_ND_12 - Avenida Hélio Prates, em seu trecho mais "apertado", limite en tre QND e QNG.. À esquerda, a QND, com quadras residenciais (os lotes na esquina com a avenida foram em sua maioria transformados em comércio).

E_ND_13 - Pra finalizar uma da Comercial, no trecho q separa a QND (à direita) da QNE (à esquerda). Essas quadras da QND foram transformadas em comércio um pouco mais tarde do q as da QNE. Na verdade, ainda existem raras casas por aí...
Antiguo 22-11-2008, 17:04:50   #191
david!bsb
David Rodrigues

Likes (Received): 102

Praça do Relógio, a noite

Avenida Central

Avenida Sandu Sul

Avenida das Palmeiras

Avenida Comercial Sul

Alameda Shopping

Interior do shopping

Edificio Garagem do Alameda Shopping

Rua

Predio

Lojas

Caixa D'água

Taguatinga Shopping em expansão

FACITEC

Casa

Taguatinga Sul

Taguatinga e ao fundo Samambaia

Taguatinga e ao fundo Águas Claras

Taguatinga, Águas Claras e ao fundo Plano Piloto

UCB - Universidade Católica de Brasília. Vista do Bloco K.

Vista Aérea

fonte: http://www.panoramio.com
david!bsb no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 22-11-2008, 19:26:46   #192
don_quito
Que deselegante!!!!

Likes (Received): 85

taguayork bombando heim! belas fotos rapaz! Essa expansão do taguatinga shopping vai ficar show!
Antiguo 23-11-2008, 02:41:00   #193
Raul Neto
Registered User

Likes (Received): 74

Socorro! Aterrem as redes, plantem mais árvores e removam esta poluição visual das fachadas. A cidade só não é bonita porque faltam estes três cuidados!
Raul Neto no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 24-11-2008, 16:59:48   #194
GeoLeoBSB
Registered User

Likes (Received): 2

Cita:
Empezado por Raul Neto Ver Mensaje
Socorro! Aterrem as redes, plantem mais árvores e removam esta poluição visual das fachadas. A cidade só não é bonita porque faltam estes três cuidados!
Nos últimos quatro anos, o departamento de Eng. Civil da UnB trabalhou num projeto de revitalização completa para Taguatinga. Inclusive o VLT planejado para a W3 Sul foi uma derivação do que deveria ser feito naquela satélite, integrado ao metrô. Mas o bonde era apenas uma parte de um plano integral de renovação urbana, que previa o autofinanciamento de sua implantação com o aumento da arrecadação do IPTU (por meio do aumento dos gabaritos) e da utilização maciça do transporte público na área. Todas as sugestões dadas por você estavam contempladas no texto final elaborado pelos pesquisadores.

O objetivo final era diminuir a concentração de atividades (e de tráfego) no Plano Piloto e deslocar o centro econômico da cidade para Taguatinga.

Tudo foi muito bem pensado, calculado, simulado e acordado com lideranças comunitárias de Taguatinga e Ceilândia. Finalmente, o projeto foi apresentado ao atual governo, logo no início do seu mandato. Resultado? O projeto será implantado no Plano Piloto.

Agenda cultural de Brasília:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=752660
GeoLeoBSB no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 25-11-2008, 04:56:41   #195
eamaral
Registered User

GeoLeo, será q é esse aqui? Eu tinha encontrado o arquivo há um tempo atrás e postado no thread do Brasília Integrada. Copi aqui o post, de:
http://www.skyscrapercity.com/showpo...postcount=1109

Encontrei esse arquivo e achei interessante repassá-lo aqui no fórum:
http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/eventos/983.pdf
Chama-se
"Eixo de Oportunidades Ceilândia-Taguatinga
UM PROJETO DE RENOVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO URBANA"

Como trata de infra-estrutura no DF, incluindo transporte, acho q aqui é o lugar mais adequado. Foi desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Taguatinga – ACIT e pelo Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes da Universidade de Brasília – CEFTRU/UnB.
Especificamente os pontos quinto e sexto tratam de transporte. Além do metrô, citam uma criação de "transporte de massa" no sentido Sul-Norte, partindo de Taguatinga Sul (Pistão Sul), pegando a Comercial Sul na altura do TAguatinga Shopping e daí, em Taguatina Norte, seguindo praticamente o percurso q já foi destacado como troncal no Brasília Integrada (Comercial Norte e Hélio Prates). A diferença é q esse estudo, talvez por não ter mt compromisso com a realidade (hehe), reinventou a cidade.. pra mim, ficou irreconhecível...

Não li td, mas pareceu ser interessante, apesar de "meio" fora da realidade...
Antiguo 25-11-2008, 05:35:23   #196
GeoLeoBSB
Registered User

O próprio!!

Tive a honra de participar durante dois anos da elaboração e posso afirmar: é viável! Pode realmente parecer fantasioso devido à radicalidade da proposta, mas tudo partiu de estudos criteriosos de demanda, rentabilidade do uso e venda do solo, projeções de arrecadação com impostos, project finance completo para o VLT e a reforma das vias, entre outros aspectos.

O Prof. Joaquim Aragão, mentor do projeto, apresentou os resultados e a proposta ao atual governo, que pareceu se interessar em implantar o mais breve possível. De fato, se esforçou, mas em adaptar o projeto e distorcer a proposta original, que até PPP previa, para um meio de transporte de e para o Plano Piloto. O GDF espera que a W3 Sul reforme sua feia arquitetura por conta própria, ao contrário do previsto no original, em que a transformação urbana de Ceilândia e Taguatinga estava atrelada ao modo inovador de transporte público e seria financiadora e financiada pela implantação do VLT.

Acho que já vi aqui no SSC uma proposta de transformação do trevo da entrada principal de Taguatinga (a da EPTG) em uma grande praça, com o tráfego de acesso e saída passando a ser todo subterrâneo. Isso foi uma costela daquele projeto de transformação urbana, que pretendem aplicar isoladamente.

Infelizmente tenho pouco desse projeto no meu computador. De imagens então, nada. Para você ter uma idéia, o Prof. Aragão transporta o projeto em um HD portátil, tamanha a quantidade e a dimensão dos arquivos.

Abraços!

Cita:
GeoLeo, será q é esse aqui? Eu tinha encontrado o arquivo há um tempo atrás e postado no thread do Brasília Integrada. Copi aqui o post, de:
http://www.skyscrapercity.com/showpo...postcount=1109

Encontrei esse arquivo e achei interessante repassá-lo aqui no fórum:
http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/eventos/983.pdf
Chama-se
"Eixo de Oportunidades Ceilândia-Taguatinga
UM PROJETO DE RENOVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO URBANA"

Como trata de infra-estrutura no DF, incluindo transporte, acho q aqui é o lugar mais adequado. Foi desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Taguatinga – ACIT e pelo Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes da Universidade de Brasília – CEFTRU/UnB.
Especificamente os pontos quinto e sexto tratam de transporte. Além do metrô, citam uma criação de "transporte de massa" no sentido Sul-Norte, partindo de Taguatinga Sul (Pistão Sul), pegando a Comercial Sul na altura do TAguatinga Shopping e daí, em Taguatina Norte, seguindo praticamente o percurso q já foi destacado como troncal no Brasília Integrada (Comercial Norte e Hélio Prates). A diferença é q esse estudo, talvez por não ter mt compromisso com a realidade (hehe), reinventou a cidade.. pra mim, ficou irreconhecível...

Não li td, mas pareceu ser interessante, apesar de "meio" fora da realidade...

Antiguo 25-11-2008, 05:41:10   #197
GeoLeoBSB
Registered User

Ah, uma curiosidade:

O nome do projeto "Eixo de oportunidades..." foi definido numa reunião em Taguatinga, numa escola infantil da QSA, junto a lideranças comunitárias. O nome substituiu uma proposta original do professor, de usar a sigla CETA (CEilândia+TAguatinga). Daí esse que vos escreve disse que esse nome seria um desastre num outdoor, os pichadores fariam a festa e poderiam muito bem escrever: "Esse projeto é uma BU..." ahahahhaah.
Todos concordaram e veio a mudança.

Antiguo 25-11-2008, 06:44:59   #198
eamaral
Registered User

O pessoal ia zoar com o nome mesmo...

NA verdade, já vi usarem: TACESA, pra TAguatinga, CEilândia e SAmambaia juntas... Tenho numa cartilha/mapa q fizeram pra um dos aniversários de Taguatigna... Isso tem um tempo, mas dá uns resultados no Google, hehe.

só q a maioria é pra "Operação Tacesa da Polícia Civil do Distrito Federal"...

Sobre o "fora da realidade", como não tinha lido quase nd qnd postei (e tb nem li tanto até agora), foi mais pelas imagens... A figura 4, com aquela passarela e tds os prédios espelhados, me deu essa impressão. Como eu falei, não é a Taguatinga q conheço! hehe
*Juro q qn deu vi a figura 2 pensei na rua q passa entre os ministérios e os anexos, eheh. Só depois vi q tinha uma estação ali no canteiro central...

Mas reconheço q o projeto ficou bem completo (pela parte q tá no pdf) e seria uma boa se fosse implantado.

Agora, não sei se entendi direito... Aquela via rebaixada de exemplo nessa imagem 4 seria pra cada via q cruzasse a Comercial? Pq acho q não tem tanto espaço assim... A maior parte delas tem apenas uma faixa em cada sentido, com estacionamento a 45º e calçada estreita de cada lado.

--- ---
Essa idéia de túnel no Centro, eu já ouvi algumas vezes, inclusive me parece q o pessoa falou mais dele na época q tavam passando o metrô. Hj, é bem mais raro ouvir... Sabe se teria alguma dificuldade em fazer? pois teria q passar pela linha do metrô (em outro nível, claro...)

E nesse caso, como vc falou, poderia fazer uma praça em cima...Apesar q eu sempre vi esse projeto do túnel como complementar à via q já existe, e aí o túnel seria usado pra qm tá de passagem, aliviando o centro de Taguatinga pro trânsito interno, além dos ônibus q passam pra Ceilândia, supondo q não teria nenhuma outra mudança...

--- ---
Mas aí, sabe se tem mais alguma coisa de interessante no projeto q não foi pra esse pdf? Ou alguma idéia q foi descartada durante a elaboração? É legal ficar pensando em "como seria...", embora seria melhor se tivesse mais chances de virar realidade...
Antiguo 25-11-2008, 15:53:16   #199
Emanuel Paiva
Registered User

Likes (Received): 3429

Confesso que me surpreendi POSITIVAMENTE a respeito de Taguatinga-DF.

Apesar de eu desconhecê-la, muitas pessoas dizem que as Cidades Satélites são horripilantes. Não foi isso que meus olhos contemplaram!

Lindas fotos! Parabéns!
Antiguo 26-11-2008, 02:55:17   #200
GeoLeoBSB
Registered User

Cita:
O pessoal ia zoar com o nome mesmo...

NA verdade, já vi usarem: TACESA, pra TAguatinga, CEilândia e SAmambaia juntas... Tenho numa cartilha/mapa q fizeram pra um dos aniversários de Taguatigna... Isso tem um tempo, mas dá uns resultados no Google, hehe.

só q a maioria é pra "Operação Tacesa da Polícia Civil do Distrito Federal"...

Sobre o "fora da realidade", como não tinha lido quase nd qnd postei (e tb nem li tanto até agora), foi mais pelas imagens... A figura 4, com aquela passarela e tds os prédios espelhados, me deu essa impressão. Como eu falei, não é a Taguatinga q conheço! hehe
*Juro q qn deu vi a figura 2 pensei na rua q passa entre os ministérios e os anexos, eheh. Só depois vi q tinha uma estação ali no canteiro central...
Exato. Estrutura análoga à da figura 2 encontra-se na figura 3. Seria um retorno elevado, conjugado a uma estação/comércio para microônibus.

Cita:
Mas reconheço q o projeto ficou bem completo (pela parte q tá no pdf) e seria uma boa se fosse implantado.

Agora, não sei se entendi direito... Aquela via rebaixada de exemplo nessa imagem 4 seria pra cada via q cruzasse a Comercial? Pq acho q não tem tanto espaço assim... A maior parte delas tem apenas uma faixa em cada sentido, com estacionamento a 45º e calçada estreita de cada lado.
Sim, a idéia era de rebaixamento em todos os cruzamentos. Mas há que se considerar duas coisas: o estacionamento a 45° acabaria e o "mergulhão" mostrado na imagem foi apenas uma adaptação de imagem do "Buraco do Tatú". Não necessariamente teria a mesma estrutura, especialmente nas laterais. Uma terceira observação, é que a parte de cima teria circulação restrita aos pedestres e ao VLT, aumentando a disponibilidade de espaço, sem necessidade de mudança na largura das vias.

Cita:
Essa idéia de túnel no Centro, eu já ouvi algumas vezes, inclusive me parece q o pessoa falou mais dele na época q tavam passando o metrô. Hj, é bem mais raro ouvir... Sabe se teria alguma dificuldade em fazer? pois teria q passar pela linha do metrô (em outro nível, claro...)
Aqui eu me abstenho de um comentário mais profundo, porque foram os engenheiros de fato (inclusive o professor) que propuseram a praça. Mas acredito que a complexidade de construção seja um pouco maior, justamente devido à presença do metrô.

Cita:
E nesse caso, como vc falou, poderia fazer uma praça em cima...Apesar q eu sempre vi esse projeto do túnel como complementar à via q já existe, e aí o túnel seria usado pra qm tá de passagem, aliviando o centro de Taguatinga pro trânsito interno, além dos ônibus q passam pra Ceilândia, supondo q não teria nenhuma outra mudança...
Bom, pelo o que eu entendi, a via atual desaparecia, seria "enterrada", justamente para evitar o conflito de tráfego atual com o Pistão Sul e Norte. Há um projeto idêntico a esse para o outro lado de Taguatinga, já na ligação com a Ceilândia. Mas dessa vez, a praça teria tendas, feiras permanentes, coisa e tal. Lamento profundamente não ter as imagens comigo, era algo bem bacana.

Cita:
Mas aí, sabe se tem mais alguma coisa de interessante no projeto q não foi pra esse pdf? Ou alguma idéia q foi descartada durante a elaboração? É legal ficar pensando em "como seria...", embora seria melhor se tivesse mais chances de virar realidade...
Bom, não foram incluídos no .pdf as planilhas e os relatórios dos estudos de demanda, rentabilidade e da PPP, que poderiam ajudar na compreensão da viabilidade do projeto. Além das muitas imagens, como dito anteriormente. Mudanças eram quase diárias, justamente pelo fato de a equipe ser multidisciplinar. A maior parte de menor alcance. Algumas, de maior alcance, como a manutenção das três faixas no Pistão Sul (como se vê na ilustração da capa do .pdf) e a transposição do VLT para o canteiro central existente. Houve também a mudança de trajeto do bonde, porque muitos se preocuparam com o raio de curva que o veículo pode fazer, quando confrontado com a realidade de algumas vias de Taguatinga e Ceilândia. Por fim, incluiu-se uma recomendação, quando as vans ainda circulavam, de proibir a sua passagem nas vias paralelas ao circuito do VLT, como forma de garantir a rentabilidade e a segurança do contrato.

É o que eu me lembro de imediato, depois de mais de dois anos afastado para terminar minha dissertação e, mais recentemente, virar concurseiro

Respuesta

Tags
brasil, brasilia, taguatinga

Herramientas

Normas de Publicación