daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

Reply

Thread Tools
Old June 13th, 2008, 06:36 PM   #141
eamaral
Registered User

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by halembsb View Post
Agora poderiam urbanizar o Parque Saburo Onoyama , pois tem boa arborizaçao e boa area, a vista dele dos predios da CNB e QNL e muito bonita. Embora o parque pareça um pouco escondido..
E quem sabe ate construir um lago artificial nele, aproveitando as aguas do corrego Cortado ou do Taguatinga, semelhante aquele do Parque da Cidade.

Inclusive a uns tempos atras escutava essa historia de um lago de Taguatinga, entre a QND e QNL represando as aguas do corrego Cortado.Bom nao sei se isso e verdade,alguem tem alguma informaçao a respeito?
Não tenho certeza, mas acho q teve uma confusão aí. O Saburo Onoyama, ou "Vai quem quer", fica em Taguatinga Sul, nas QSDs pares... Ele até tem alguma estrutura, como quadras, pista pra caminhada e tal. Mas tem mt tempo q não vou lá...
O q imagino q vc quis dizer foi sobre a área do Núcleo Rural Taguatinga, q fica entre a QNL e a QNF (atrás do SESI e de um abrigo para menores) e tb entre a QNL e QNC. Essa área faz parte da ARIE JK. Mas acredito q td essa região é particular, ocupada por chácaras. Tanto q na Avenida q liga o centro de Taguatinga à QNL (a Avenida Elmo Serejo, como já foi citado aqui no tópico) de um lado tem a chácara Onoyama e do outro tem uma loja de plantas tb - Flora Kireibara, se não me engano... Inclusive já fui numa festa de formatura numa dessas chácaras, entrando pela QNL...

Acho q única parte pública disso td é o Parque do Cortado, que tem acesso pela QI.

Tb já ouvi falar desse lago do Cortado. Inclusive, lembro de ver um outdoor na pista q passa em frente ao SENAI e vai pra QNL anunciando o parque no local - e se não me engano falava do LAgo tb... Mas acho difícil esse lago sair... Sei nem se seria mt bom, pq ia acabar com um das poucas áreas verdes q ainda tem no eixo Taguatinga Norte-Ceilândia...

Por curiosidade, fui procurar alguma coisa sobre o assunto aqui e achei em algumas páginas o Lago do Cortado. Existe já o Lago do Cortado ou esse seria o nome do lago artificial q seria feito?
Inclusive um documento do Brasília Integrada cita o "Parque Lago do Cortado":
http://www.st.df.gov.br/sites/100/167/00000362.pdf

O Parque Lago do Cortado é esse mesmo da QI q já falei. Taí a lei de criação do parque:
http://sileg.sga.df.gov.br/sileg/def.../lc_638_02.htm
Confirmando q havia chácaras no local:
"Parque Lago do Cortado – Taguatinga: Cercamento do Parque está em execução (90% concluído); Com a
ajuda da Administração Regional de Taguatinga, está sendo feita roçagem e retirada de entulhos no Parque
e Atualmente existem três chácaras no interior do parque, e uma outra ocupação irregular, a COMPARQUES
está negociando a retirada desses invasores."
Fonte: http://www.seplan.df.gov.br/sites/100/146/00000044.pdf

Last edited by eamaral; June 13th, 2008 at 06:45 PM.
eamaral no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 15th, 2008, 04:57 AM   #142
halembsb
Registered User

halembsb's Avatar

Likes (Received): 0

Acho que voce ta certo mesmo eamaral

Esqueci que em Taguatinga Sul tambem existem areas verdes, que eu acredito sao um pouco menores.
A area que eu falava e mesmo o Nucleo Rural Taguatinga, pois se fosse um parque suponha que nao haveria atividade rural , devo ter confudido Chacara Onoyama com Parque Saburo Onoyama, mais engraçado pra mim aquela area sempre foi uma parte rural e outra o parque.
Bom falando do Parque do Cortado, seria uma boa ideia um lago, mais acredito que haveria uma perda ambiental muito grande, pois se eu nao me engano a area e pequena, entao melhor deixar tudo verdinho do jeito que esta, mesmo assim um lago seria muito interessante..
halembsb no está en línea   Reply With Quote
Old June 15th, 2008, 05:47 AM   #143
halembsb
Registered User

halembsb's Avatar

E aproveitando o thread, queria matar uma antiga curiosidade minha:
E sobre o antigo clube que fica abaixo da sandu(acho que se chama Clube da PM), que fica descendo o batalhao de policia na sandu norte, aquilo la esta abandonado faz tempo, alguem sabe se o governo ou alguma empresa pensa em reabri-lo ou construir algo na area? Eu sei que estao construindo um condominio colado na sandu, mais acho que vai ser em apenas uma parte do local.
Old June 15th, 2008, 08:00 AM   #144
eamaral
Registered User

Se não me engano por ali fica o CID (Centro de Iniciação Desportiva) de Taguatinga.
Mas eu lembro de meus pais falarem q antigamente aconteciam bailes por ali, assim como no Primavera.

Outro clube que também acabou foi o Taguatinga Esporte Clube, no Pistão Sul (que talvez acabe ficando pra Águas Claras, com a redefinição das poligonais das RAs do DF, se um dia elas forem feitas...). Eu tinha até carteirinha daquilo... Depois faliu e ficou por isso mesmo. Hoje só tá lá o tereno abandonado tb.

Acho q poderia ser pensado algo pra se fazer com esses 3 clubes, como já anunciaram q tão pensando pro Primavera...

Os únicos clubes q salvam em Taguatinga são a Associação Portuguesa de Brasília (APB, do lado do Taguatinga, no Pistão Sul) e o parque Vai quem quer, q acaba funcionando como clube público. Além dos SESCs (norte e sul) e SESI.
Old June 22nd, 2008, 05:14 AM   #145
halembsb
Registered User

halembsb's Avatar

O jeito é esperar para que os problemas dos clubes sejam solucionados, e o governo ou empresários façam algo com eles. Seriam ótimas alternativas de lazer para Taguatinga, que convenhamos ta precisando de clubes.
Old June 29th, 2008, 03:52 PM   #146
david!bsb
David Rodrigues

david!bsb's Avatar

Likes (Received): 73

1.Prédios

2.Acesso a estação do metrô

3.Túnel

4.Bilheterias

5.Saida para a Praça do Relógio

6.

7.Saida para as Lojas...

8.Relógio

9.Predio

10.Ed.Garagem do Alameda Shopping e Conselho Tutelar

11.

12.

13.

14.Torre do Alameda Shopping

15.

16. Vistas do ED.Garagem, Taguatinga e ao fundo Samambaia

17.

18.Ao fundo Samambaia

19.

20.Taguatinga Norte

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.
david!bsb no está en línea   Reply With Quote
Old June 29th, 2008, 05:10 PM   #147
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Belas fotos David!

Na minha opinião Taguá York só precisa de um bom banho de urbanismo!!! Retirar aquelas terríveis placas publicitárias, aterrar a fiação das vias principais, plantar árvores em diversos pontos e melhorar as calçadas de alguns lugares! Fora isso tudo excelente!
Espartano_bsb no está en línea   Reply With Quote
Old June 29th, 2008, 07:07 PM   #148
salengasss
Registered User

salengasss's Avatar

Quote:
Originally Posted by Espartano_bsb View Post
Belas fotos David!

Na minha opinião Taguá York só precisa de um bom banho de urbanismo!!! Retirar aquelas terríveis placas publicitárias, aterrar a fiação das vias principais, plantar árvores em diversos pontos e melhorar as calçadas de alguns lugares! Fora isso tudo excelente!
Isso mesmo, amigão...... tens razão!
Old June 29th, 2008, 09:19 PM   #149
Enzo
Registered User

Likes (Received): 2876

As fotos ficaram muito boa David!
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old July 3rd, 2008, 01:56 AM   #150
halembsb
Registered User

halembsb's Avatar

E não esqueçam da poluição sonora, que e um terror na Av Comercial e Sandu.Além claro do lixo nas ruas.

As fotos ficaram ótimas David, agora só falta eu fazer um thread digno pra deixar d ser novato...
Old July 3rd, 2008, 02:04 AM   #151
halembsb
Registered User

halembsb's Avatar

Sobre a reforma do relógio, eu não gostei muito da cor não, da impressão de velho...

Gostava quando era branco, e esperava que mativessem um branco igual a Catedral de Brasilia.
Old July 5th, 2008, 05:29 AM   #152
david!bsb
David Rodrigues

david!bsb's Avatar

Old July 5th, 2008, 05:33 AM   #153
Enzo
Registered User

Likes (Received): 2876

David gostei de ver a cara do povo de Taguatinga, e do movimento da cidade, ficou legal suas fotos.
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old July 5th, 2008, 08:55 PM   #154
david!bsb
David Rodrigues

david!bsb's Avatar

EDUCAÇÃO – Escola de Taguatinga ganha espaço de lazer de Parceiros da Escola
(04/07/2008 - 19:26)

Os 840 alunos do Centro de Ensino 09, em Taguatinga Sul, ganharam, nesta sexta-feira (04) uma praça com canteiros de flores e um palco para a realização de atividades artísticas como apresentações musicais e teatrais. A praça, que fica dentro das dependências da escola, é fruto do Programa Parceiros da Escola e foi construída por meio de uma parceria entre o Lions Clube Hellen Keller, de Taguatinga Sul, o empresariado local e o GDF.

Durante a inauguração do novo espaço, o governador José Roberto Arruda destacou a importância da participação da comunidade na melhoria das escolas. “O governo não dá conta de fazer tudo sozinho”, disse Arruda.

Segundo a presidente do Lions Club Hellen Keller, Maria Helena de Mendonça, a construção da praça custou R$ 30 mil, dinheiro arrecadado pelas 20 mulheres do grupo por meio de atividades beneficentes e doações de empresários. A Administração Regional de Taguatinga ajudou com alguns materiais. A obra levou três meses para ficar pronta. Na área de 580 metros quadrados havia apenas mato, entulho e muros pichados.

“Essa área deu até um novo visual para a escola, as crianças poderão usá-la para fazer piquenique”, disse a funcionária pública Sheyla Tino, 43 anos, mãe de um aluno.

O centro de ensino atende estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (Eja) e alunos especiais: oito autistas e nove surdos.

Mariana Santos – Agência de Comunicação

obs: minha escola
Old July 5th, 2008, 09:12 PM   #155
salengasss
Registered User

salengasss's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ezioboston View Post
David gostei de ver a cara do povo de Taguatinga, e do movimento da cidade, ficou legal suas fotos.
Mano, como é claro o teu amor por Brasília..... isso me encanta enormemente!!!!!!!!
Old July 9th, 2008, 09:38 PM   #156
david!bsb
David Rodrigues

david!bsb's Avatar

Expansão do Taguatinga Shopping

Águas Claras

Extra

Old July 16th, 2008, 05:32 AM   #157
eamaral
Registered User

Poucas opções de lazer

População reclama do abandono nos clubes e reivindica por mais diversão
Autor: Carol Kleszcz

Rodrigo de Oliveira

Os clubes de Taguatinga estão abandonados. E não é difícil perceber isso. As pessoas que passam ou moram próximos ao Clube Primavera de Taguatinga, por exemplo, pelo o mato alto e o muro quebrado. A piscina vazia e com sujeira é vista de longe. De acordo com informações da administração do clube, o problema começou há mais de dez anos. O aumento na inadimplência das mensalidades e a queda na arrecadação provocaram o abandono pelos proprietários. O Clube Portuguesa é o único que continua em funcionamento.

A comunidade reclama da falta de conservação dos lugares e aponta que um clube não comporta todas as pessoas que querem se divertir em um dia de sol. De acordo com a Administração Regional de Taguatinga, não serão construídos novos clubes e os antigos não serão revitalizados. Entretanto, há projetos para o antigo Primavera. O projeto deverá ser, futuramente, um Centro de Formação da Polícia Militar.

A Administração afirma que há outras opções de lazer, como o Parque Saburo Onoyama, o Ginásio do Serejinho, o Teatro da Praça, e os tradicionais cinemas e shoppings da cidade. E aponta que os parques são uma ótima opção para quem quer sair de casa. Todos têm policiamento e segurança local.

O morador Adailton Oliveira, de 39 anos, defende a criação de novos pontos de lazer. "Acho que os clubes deveriam ser revitalizados, sem contar os novos clubes poderiam ser abertos", afirma. "Taguatinga é uma cidade muito grande, há muito espaço para novos parques e clubes. Onde posso levar criança para brincar por aqui?", reclama.

A opção para levar as crianças nas férias é o Parque Saburo Onoyama. O espaço arborizado fica na QSD Área Especial, lote 10. O parque é conhecido pela população como "Vai quem quer", o parque tem cerca de 40 mil hectares, com quadras poliesportivas, campo de futebol de areia, churrasqueiras e playgrounds. As nascentes e os animais silvestres completam a diversão. A pista de cooper passa por dentro de todo o parque.

O Taguapark, no Pistão norte, ainda está em construção e agora, só tem ciclovias e pistas para caminhada. De acordo com a Administração da cidade, o investimento previsto é de R$ 5 milhões do GDF no parque. O projeto está dividido em etapas, a criação da área de esportes, batizada com o nome do atleta da cidade, Joaquim Cruz. A outra será de cultura, que contará com anfiteatro e museu, e a última a construção de playgrounds e parquinhos. O objetivo é manter a área natural. Os freqüentadores podem passear pelo Taguaprk tranqüilos, o local já tem iluminação pública nas pistas, é arborizado com ipês roxos e outras espécies de plantas. O parque ainda oferece estacionamentos e policiamento no local.

POVO FALA

Você acha que Taguatinga tem boa diversão?

"Eu acho que poderia ter mais variedade, porque são poucas as opções de lazer que temos. Nunca freqüentei os clubes da cidade"
Patrícia Viana da Silva 19 anos

"O que temos de lazer por aqui é só bar e shopping. Acho que o governo deveria revitalizar os clubes que fecharam ou construir novos espaços"
Adailton Oliveira 39 anos

"Um clube só não consegue suprir a necessidade das pessoas daqui. O Clube Primavera está uma tristeza. O mato está alto, está todo abandonado e cheio de pessoas que usam drogas. A violência existe não somente pelas faltas de oportunidades, mas pela falta de lazer"
Claudilena Pereira Celestino 27 anos

"Meu lazer aqui é passear e fazer compras. Fora isso, acho que deveria existir mais clubes, para nos dar outras opções de lazer"
Gleika Martin 17 anos

Data : 15 de julho de 2008
Fonte: http://tribunadobrasil.com.br/?ned=2375&ntc=68894&sc=60
Old July 16th, 2008, 05:50 AM   #158
eamaral
Registered User

Ah, e o halembsb tinha perguntado há um tempo sobre o clube que fica em Taguatinga Centro, abaixo da Samdu Norte... Eu falei CID, mas me enganei, é CIT - Clube da Indústria de Taguatinga.

Aí tem um texto geral sobre clubes de Taguá, entre outras RAs:
http://www.comparques.df.gov.br/site.../cidadesII.doc
"Quadro desolador

Taguatinga é, talvez, a cidade do DF que reúne o maior número de piscinas desativadas. São pelo menos dois grandes clubes de portas fechadas e mais de 10 piscinas sem água limpa. A situação das entidades degringolou no final da década de 90, após episódios de desentendimento entre os associados, inadimplência e má gestão. Com isso, os sócios e visitantes do Clube da Indústria de Taguatinga (CIT), no Centro, e do Primavera, em Taguatinga Sul, ficaram sem os equipamentos de lazer. No CIT, são sete piscinas vazias. No Primavera, três cheias de água podre.

Para impedir a invasão de moradores de rua e criminosos e para a felicidade de quem vive nas redondezas, foi erguido um muro na entrada principal do Primavera. Mas o aposentado Roosevelt Rodrigues, 64 anos, queria ainda que todas as construções existentes na área abandonada fossem demolidas. Sócio remido e vizinho do clube lembrado também pela badalação de seus carnavais, Roosevelt diz que hoje o local conta como ponto negativo para a QSE 17.

“Isso deve estar contaminado. Atrai insetos, sapos, cobras. Desvalorizou o meu imóvel”, queixa Roosevelt. E o problema não tem solução aparente a caminho. A decadência começou em 1993, com inadimplência dos associados, que já chegaram a ser 10 mil. A dívida aumentava, a manutenção ficava deficitária, os sócios abandonavam os títulos e a dívida crescia mais ainda. Hoje, uma sociedade ornitológica (que estuda os pássaros) ocupa uma parte da área. O clube está sem diretoria e os associados não se reúnem para tomar decisões. "

E ainda sobre o CIT, achei aqui uma reportagem de 2001, falando que anularam a venda do terreno para uma imobiliária do Vigão:
http://www.direito2.com.br/tjdf/2001...-de-taguatinga

Não vou reproduzir pra não ficar ainda mais longo, mas em resumo a decisão da Justiça faria com q o lote voltasse pra Terracap. Mas acredito que essa área ainda esteja sub judice. Mas dá pra dizer q ela já desvalorizou um pouco ao perder o acesso pra Avenida Elmo Serejo (continuação da Avenida Central de Taguatinga, rumo a L Norte) e pra Samdu Norte, por conta da construção do metrô na superfície e da adaptação da tesourinha... Pra chegar lá agora, só por uma ruazinha estreita, pelo fundo do terreno...
Old July 20th, 2008, 06:14 AM   #159
david!bsb
David Rodrigues

david!bsb's Avatar

Algumas noturnas, não ficaram muito boas mas...

Old July 20th, 2008, 05:51 PM   #160
salengasss
Registered User

salengasss's Avatar

Não ficaram boas......

Reply

Tags
brasil, brasilia, taguatinga

Thread Tools

Posting Rules