daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine
Old March 10th, 2008, 04:05 AM   #1
snt3000
trinta zero zero
 
snt3000's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Brasília de Lúcio Costa
Posts: 3,050
Likes (Received): 97

MMX quer reativar ferrovia Minas-Rio

07/03/2008 - Gazeta Mercantil

O empresário Eike Batista, da MMX Mineração, acompanhado do seu pai, o engenheiro Eliezer Batista, que foi presidente da Companhia Vale do Rio Doce, solicitaram ontem a intermediação do governador Aécio Neves para que esta última mineradora reative o ramal que liga Mariana, em Minas Gerais, a Campos dos Goytacazes, no litoral norte-fluminense.
A ferrovia , numa extensão de mais de 500 quilômetros, foi adquirida pela Vale no processo de privatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e imediatamente desativada porque sua operação foi considerada antieconômica.
Oficialmente o trecho é de propriedade da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), subsidiária da Vale que atua basicamente no interior de Minas e Bahia. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Márcio Lacerda, que esteve presente à audiência, a mineradora tem obrigação de devolver o ramal ao governo federal, no final do prazo de concessão e nas mesmas condições em que a recebeu. “Como será um investimento muito caro, em torno de R$ 2 bilhões, o governo mineiro tentará acordo entre a Vale e MMX para que a ferrovia volte a operar”.
O secretário informou, também, que o governo de Minas está formatando parceria público-privada (PPP) para conclusão do metrô de Belo Horizonte, obra que se arrasta há 25 anos e que tem extensão inferior a 20 quilômetros, de um total previsto de quase 100. O projeto inclui trecho subterrâneo entre o elegante bairro da Savassi até o começo da avenida Antônio Carlos e, ainda, a ligação do distrito de Venda Nova ao futuro Centro Administrativo, no caminho para o aeroporto de Confins. O projeto foi encaminhado semana passada à ministra Dilma Rousseff e tem custo estimado em R$ 3 bilhões.
Na mesma audiência de ontem, a MMX Mineração assinou protocolo de intenção com o governo de Minas para construção de mineroduto que sai da mineira Conceição do Mato Dentro e segue até o porto de Açu, em São João da Barra (RJ).
snt3000 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 01:04 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu