daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste > Notícias da Região

Reply

Thread Tools
Old March 15th, 2008, 05:47 PM   #1
cara.bsb
SP BSB

cara.bsb's Avatar

Likes (Received): 31

Shopping Centers do Distrito Federal - Movimentações no setor

Negócios
Grupo Baracat resiste a assédio

Empresa recusa três propostas estrangeiras para vender o Pátio Brasil e promete investir na construção de outros shopping centers

Vicente Nunes
Da equipe do Correio

Dona de 90% das ações do Pátio Brasil, o terceiro maior shopping center do Distrito Federal, a família Baracat pôs fim a todas as negociações para a venda do empreendimento. O assédio em torno do shopping envolveu três grupos estrangeiros — o canadense Brascan, um espanhol (cujo nome é mantido em sigilo) e o português Sonae Sierra — e se arrastou por mais de três meses. Nem mesmo a tentadora proposta de R$ 650 milhões feita por um dos interessados pelo controle do centro de compras foi suficiente para que o patriarca dos Baracat, Edmond, fechasse negócio. “Decidimos não vender o Pátio. As propostas foram boas, mas não é a hora de nos desfazermos do shopping”, disse Edmond.

Ele ressaltou que o grupo Baracat está capitalizado e, em vez de abrir mão de um negócio rentável, vai ampliar sua atuação na área de shopping centers, que vem se expandindo a taxas superiores a 10% ao ano. A meta da família, uma das pioneiras de Brasília, é construir um shopping ao lado da Concha Acústica, na Asa Norte, que terá tamanho semelhante ao do Pátio, em torno de 250 lojas. “Será um shopping médio, similar ao Pátio. O projeto está sendo desenvolvido em Belo Horizonte e devemos dar entrada junto à Administração de Brasília nos próximos 60 dias para obter o aval da construção”, afirmou Edmond.

Os investimentos para o futuro shopping serão de R$ 170 milhões e o objetivo é inaugurá-lo em, no máximo, dois anos. “Queremos que o empreendimento esteja funcionando até o final de 2009 ou início de 2010. Mas tudo dependerá do tempo que a Administração de Brasília levará para autorizar as obras”, destacou o empresário. Ele acrescentou que, além do controle do Pátio, os Baracat são donos de outros dois shoppings na capital do país, o Deck Brasil, no Lago Sul, e o Deck Norte, no Lago Norte.

Segundo Edmond, o capital estrangeiro está se movimentando a todo vapor para entrar no mercado brasileiro de shopping centers, devido à alta rentabilidade do negócio. O objetivo dos estrangeiros é deter o maior número possível desses centros de compras, dentro do processo de consolidação pelo qual está passando o setor. Em Brasília, o canadense Ivanhoe Cambridge assumiu, no ano passado, o comando do Conjunto Nacional, o maior da capital em número de lojas. No Pátio Brasil, 10% das ações são de propriedade do Soane Sierra, que tem sociedade com o fundo americano Diversified Realty Corporation (DDR), administrador de mais de 500 shoppings nos Estados Unidos e em Porto Rico.

No mercado, cogita-se que o Liberty Mall pode passar para as mãos da BRMalls, empresa com parte de suas ações detidas por fundos estrangeiros. Já os grupos Paulo Octávio, dono de pelo menos 50% do Brasília Shopping e de metade do Taguatinga Shopping, e JCGontijo, detentor dos outros 50% do Taguatinga Shopping, também foram procurados pelos investidores estrangeiros. Mas se recusaram a vender suas ações.

Sponsored Links

Old March 15th, 2008, 05:53 PM   #2
cara.bsb
SP BSB

cara.bsb's Avatar

Putz o Pátio Brasil está com tudo, 650 milhões de reais é uma quantia razoável!!
E esse novo shopping no SHTN vai ser bem grandinho também, interessante a proposta, desde que evitado os erros do Pier 21, que são muitos. E se o projeto está sendo desenvolvido m BH é bem provável que saia das pranchetas do Dávila arquitetura.
Old March 15th, 2008, 06:26 PM   #3
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Likes (Received): 0

Nossa!!! Será que tem mercado para todos eles? Na minha opinião esses Shoppings são todos muito parecidos!!! Poucos têm algo de novo para acrescentar... Efeito clone!!! Um Imax seria bem interessante por exemplo... Fora isso, o lado positivo é a geração de empregos para Brasília...
Espartano_bsb no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2008, 10:40 PM   #4
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 8

O que eu falei para vcs. Que eu sabia que o projeto estava em vias de ser anunciado. Agora eu estranhei, a Sonae já administra o Pátio Brasil, então eles queriam comprar o shopping inteiro por 650 milhões, dá doido seria a maior negociação imobiliária do Brasil no momento.

Então teremos novidades perto do aniversário de Brasília, bem que eu sabia, detalhe, vamos ver como vai ser esse shopping apelidado por min de Enseada, pois o nome do projeto orla no lugar, é justamente Complexo da Enseada que envolveria esse shopping mais o Ilhas do Lago do PO.

Agora com relação ao Liberty Mall, ele já fora administrado pela BRMalls, mas saiu da administração, e pelo que estou sabendo, quem está muito interessado em comprar o Liberty Mall é um consórcio formado pelo PO e JCGontijo.

E pelo que observei, eles diminuiram o número de lojas, que o previsto eram 360 lojas e 16 cinemas, agora aparecem com 250 lojas, digamos que vai ser do porte do futuro Iguatemi e do tamanho atual do Park Shopping. Detalhe o terreno é identico do Iguatemi, uns 80 mil m2. Só com um diferencial, a beira do Lago, então vai ser por sua localização o Shopping mais movimentado de Brasília depois do Conjunto Nacional.

E por falar em shoppings, eu confirmei mesmo, o Buddha Bar já está em obras no Icone Parque, localizado no mesmo prédio da academia A! Body Tech, agora outro detalhe, a A! Body Tech terá mais duas unidades, uma no Setor Sudoeste e outra no Lago Norte, eu tenho quase certeza que vai ser no shopping Iguatemi.

Eu vi essa matéria em off no Jornal de Brasília que vai ser publicado amanhã
O Buddha Bar está em obra e será inaugurado em breve,com vários sócios como Flavete Gomes, Luiz Henrique Elbel e a esposa, Claudia Bittar, e Arnaldo Gomes e Cecília Machado. Álvaro Garneiro, dono do Café de La Musique, está em conversação para colocar uma filial, na capital, fugindo, assim de lugares que só funciona no verão, como em Santa Catarina. Ele já tem um sócio na cidade. O bom é que querem fazer onde não incomoda ninguém, principalmente os vizinhos chatos.

Last edited by Pesquisadorbsb; March 15th, 2008 at 11:27 PM.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2008, 11:31 PM   #5
Pesquisadorbsb
BANNED

Quote:
Originally Posted by cara.bsb View Post
Putz o Pátio Brasil está com tudo, 650 milhões de reais é uma quantia razoável!!
E esse novo shopping no SHTN vai ser bem grandinho também, interessante a proposta, desde que evitado os erros do Pier 21, que são muitos. E se o projeto está sendo desenvolvido m BH é bem provável que saia das pranchetas do Dávila arquitetura.
Não é da Davila Arquitetura, é outro escritório de arquitetura que eu acredito que seja o mesmo que projetou o Power Center Itau.
Old March 15th, 2008, 11:35 PM   #6
Pesquisadorbsb
BANNED

Quote:
Originally Posted by Espartano_bsb View Post
Nossa!!! Será que tem mercado para todos eles? Na minha opinião esses Shoppings são todos muito parecidos!!! Poucos têm algo de novo para acrescentar... Efeito clone!!! Um Imax seria bem interessante por exemplo... Fora isso, o lado positivo é a geração de empregos para Brasília...
Eu acredito que tem espaço para todos, pois existe publico, o problema que tem muitos lojistas novos que querem vir se instalar em Brasília, e como vc mesmo alegou, pode ocorrer do shopping vier a ter as mesmas lojas.

C&A, Renner, Otoch, Riachuelo, e entre outras, mas pelo que eu fiquei sabendo, eles querem trazer novos tipos de comercio que não existem em Brasília, até mesmo, realmente não sabemos como vai ser o shopping, se tradicional como o Patio Brasil, se temático como o Pier 21, ou se um misto, no estilo do NYC e Barra Shopping no Rio de Janeiro, e eu vejo, que vai ser igual o último.

Vai existir duas estruturas, uma inteiramente temática, como bares, boates, restaurantes, cinemas e teatros, e com um funcionamento identico do Pier 21, e outro tradicional, que nem o próprio Patio Brasil.
Old March 17th, 2008, 01:00 AM   #7
salengasss
Registered User

salengasss's Avatar

Likes (Received): 3

Orra....... como vocês mesmo ficaram surpresos com o valor que o Grupo estrangeiro queria comprar o pátio, eu também fiquei.
Caramba, há muita oferta em construção de shoppings por aqui, hein!? E cada vez mais, creio que aumenta também a demanda sedenta por centros de comprar com todo conforte que lhe compete.
Será show de bola, se esse novo shoppin g for 1 misto de área de lazer com diversos tipos de entretenimento, e ainda um belíssimo centro de compras.
Bela notícia, cara.bsb!
Old March 17th, 2008, 04:04 AM   #8
Pesquisadorbsb
BANNED

Eu já havia dado o toque para vcs desde o ano passado, agora se o Sr. Baracat tiver um pouco de zelo na escolha do Mix, previlegiando empresas novas, claro que sem desmerecer as empresas locais, eu acredito que vai sim, ter espaço para todos.

Tu sabes que eu vi um artigo a alguns meses falando que do jeito que os shoppings estão ficando parecidos entre si, com as mesmas lojas ancoras, eles estão optando por saídas criativas, como teatros, academia, livrarias, entre outras coisas, se eles optarem por lojas ancoras novas, digo que não tenham similar em Brasília, o empreendimento vai ser um sucesso.

Agora querer repetir o arroz com feijão (as mesmas lojas ancoras existentes) então aí eu falo que não teria capacidade, eu vi que a C&A fez um estudo que em Brasília caberiam umas 10 lojas dela, eu acredito, que uma das ancoras desse shopping novo perto do Ilhas do Lago com certeza vai ser um supermercado.

E nem precisa falar pq, pois existe demanda dos mais de 30 mil moradores da região, 15 mil da Vila Planalto e 15 mil de todos os flats da região. Agora eu fiquei surpreso imaginar que no natal do ano que vem ou antes do carnaval de 2010 teremos outro shopping nossa eu espero que aumente a variedade de lojas.

Eu até não sendo vidente, mas penso do jeito que tem muitas varejistas internacionais querendo vir para o Brasil, quem sabe a JC Penney, Radio Shack, Sears, Home Depot entre outras não desembarque nesse shopping, pois já é público que essas empresas já estão se preparando para retornar ao Brasil.
Old March 17th, 2008, 05:32 AM   #9
Pesquisadorbsb
BANNED

Eu sei que Brasília vai ganhar 12 novos shoppings, com mais de 2 mil lojas e mais de 100 cinemas, possivelmente venha ter uns 6 teatros de grande porte, e cidades de grande porte que ainda não possuem um shopping estruturado vai ganhar o seu.

Brasília ganha 4 shoppings, Taguatinga ganha 3 shoppings, e Ceilandia, Gama, Lago Norte, Lago Sul, e Sobradinho vão ganhar 1 shopping cada uma. E eu vejo que tem muito espaço, pois como eu falei, se for segmentado e distante do Plano Piloto, vai ter publico, igual os novos que estão em construção ou em projeto em Brasília, cada um com seu publico especifico.
Old March 17th, 2008, 05:34 AM   #10
salengasss
Registered User

salengasss's Avatar

Quais os 3 de Taguá? o do Jarjour, Pátio Capital, e o terceiro é qual Pesquisador?!
Old March 17th, 2008, 05:37 AM   #11
cara.bsb
SP BSB

cara.bsb's Avatar

Concordo com vcs, ainda há muitos mercados passíveis de expansão em Brasília, e como a disponibilidade de espaços comerciais não é muita alta, e ainda é problemática em alguns pontos da cidade, acaba sobrando espaço para o surgimento de novos shoppings sem comprometer a viabilidade dos existentes. O alto valor oferecido pelo Pátio Brasil reflete que a rentabilidade dele é muito alta, ou seja, os empreendimentos existentes lucram muito, então há espaço para outros sim e acho que os reflexos da concorrência serão excelentes para a cidade em termos de preços e opções, basta ver as movimentações atuais no setor com expansões, reformas e revitalização do mix (vide Conjunto Nacional, que de novembro para cá já fez inúmeras alterações no mix e Parkshopping / Taguatinga Shopping com suas expansõs).

Quanto ao novo shopping do SHTN eu concordo com vcs, o ideal é que ele fuja do comércio tradicional dos shoppings e invista em novidades para a cidade, isso inclui áreas temáticas, locais para bares e restaurantes, maior integração com o Lago e com o potencial náutico e aprazível do mesmo (ao contrário do Pier que construiu um estacionamento em frente ao Lago e coloca uns banquinhos de concreto , eu não sou muito fã do pontão, mas é bem agradável passear junto ao lago e aproveitar os bares bem integrados a ele), um cinema com diferencial (IMAX por exemplo), talvez um teatro, e, de preferência, uma casa de shows decente e com boa capacidade e uma boate top de linha. Enfim, a tendência é o shopping investir em diversão mesmo, ainda mais que as pessoas se acostumaram a ir para aquelas bandas em busca de diversão.
Old March 17th, 2008, 05:42 AM   #12
cara.bsb
SP BSB

cara.bsb's Avatar

Ah e hoje eu li em um jornal aqui do Guará que o Free Park já tem um projeto pronto de expansão e ele já foi encaminhado para avaliação na administração regional.
Qualquer dia quero dar uma passada lá, eu o conheci logo que inaugurou, quando o conceito dele ainda eram pequenos boxes com lojas mais baratas em uma estrutura de shopping, de lá para cá parece que mudou muito e ele assumiu o conceito de shopping de móveis e decoração, acho interessante essas adaptações de mercado.
Old March 17th, 2008, 05:46 AM   #13
salengasss
Registered User

salengasss's Avatar

Com essas mudanças, a gente só tende a ganhar né Fernando?!
Old March 17th, 2008, 06:12 AM   #14
Pesquisadorbsb
BANNED

Olha a localização dos futuros shoppings, reparem que dessa vez vai ter um grande crescimento nas regiões periféricas do Plano Piloto.
Old March 17th, 2008, 06:17 AM   #15
Pesquisadorbsb
BANNED

Quote:
Originally Posted by cara.bsb View Post
Ah e hoje eu li em um jornal aqui do Guará que o Free Park já tem um projeto pronto de expansão e ele já foi encaminhado para avaliação na administração regional.
Qualquer dia quero dar uma passada lá, eu o conheci logo que inaugurou, quando o conceito dele ainda eram pequenos boxes com lojas mais baratas em uma estrutura de shopping, de lá para cá parece que mudou muito e ele assumiu o conceito de shopping de móveis e decoração, acho interessante essas adaptações de mercado.
Isso mesmo Cara.bsb, mas acho que ele vai perder muito clientes, eles mudaram o conceito, eles queriam ser um Outlet Center, mas fracassou no projeto, agora eles querem ser um shopping temático, mas acho que eles vão se lascar eu vi o projeto deles, e com sinceridade, é muito amador, não destina sequer área de lazer, como teatros, cinemas ou coisas do tipo.

Somente vão socar mais lojas e mais lojas sem nenhum atrativo, e creio que ele vai quebrar em pouco tempo. Pois em shoppings do mesmo tipo em São Paulo e até mesmo aqui mesmo em Brasília abriram o olho e investiram pesado em cinemas, praça de alimentação.

E o que eles me mostraram, não é nada diferente do que existe agora, vão aproveitar aquele galpão atrás do shopping aonde é utilizado para pista de kart.

Agora o projeto que vai dar muito a que falar é a expansão do ID e do Casa Park, no primeiro caso vai ter uma praça de alimentação com somente restaurantes, livraria, academia e cinemas.

E o CasaPark eu já postei no forum o projeto de expansão.

Olha como é a classificação dos shoppings, e para min, o FreePark continua um Outlet Center.
Old March 17th, 2008, 01:46 PM   #16
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Aqui em Águas Claras estão construindo alguns pequenos Shoppings locais também... Além do Águas Claras Shopping que concluiu recentemente a segunda etapa, temos também o futuro Vitrinni Shopping com cerca de 150 lojas, o Quê Shopping que vai ter um conceito diferente do habitual (mall), o Portal das Águas que nunca fica pronto (ficará ao lado do big box), o Metrópole Shopping que não sei o número de lojas... Ou seja, são muitos empreendimentos fatiando o mesmo mercado!!!! Se não tiver um diferencial muitos não terão fôlego!!!!

Para vermos como esse negócio de diferencial é importante, ontem fui no Casa Park... Acho que ele é um dos melhores para programas cults (cinema + livraria).. A Livraria Cultura é um espetáculo!!!! Fico horas me esbaldando ali dentro... Depois de um capuccino folheando um livro interessante é possível assistir um show gratuito promovido pela livraria em seu auditório!!! Ou seja, o Casa Park encontrou o seu espaço sem disputar mercado com Park Shopping que fica ao lado!!!! A única coisa que poderiam melhorar um pouco seria a existência de uma praça de alimentação, mas com expansão talvez essa questão seja sanada!!!! Então, sem um diferencial interessante todos os Shoppings estão caminhando para disputar o mesmo mercado, que por sinal é limitado!!!
Old March 17th, 2008, 02:37 PM   #17
salengasss
Registered User

salengasss's Avatar

Quote:
Originally Posted by Espartano_bsb View Post
Para vermos como esse negócio de diferencial é importante, ontem fui no Casa Park... Acho que ele é um dos melhores para programas cults (cinema + livraria).. A Livraria Cultura é um espetáculo!!!! Fico horas me esbaldando ali dentro... Depois de um capuccino folheando um livro interessante é possível assistir um show gratuito promovido pela livraria em seu auditório!!! Ou seja, o Casa Park encontrou o seu espaço sem disputar mercado com Park Shopping que fica ao lado!!!! A única coisa que poderiam melhorar um pouco seria a existência de uma praça de alimentação, mas com expansão talvez essa questão seja sanada!!!! Então, sem um diferencial interessante todos os Shoppings estão caminhando para disputar o mesmo mercado, que por sinal é limitado!!!
Justamente, Esperanto..... acertaram dois coelhos com uma cajadada só! Alugaram pra Livraria Cultura, que é uma belíssima casa de Cultura.... e lá dentro, quem quiser curtir os milhares de livros, o faz..... quem quer ver o showzin de músicas interessantíssimas, mas com músicos que não estão muito na mídia, o faz também. Isso é bom demais!
Outra coisa, que o CasaPark soube aproveitar e muito bem é que direto lá rola esses Fest Noivas; daí tem desfiles e tal. O casal vai comprar os móveis nas lojas e a noiva já vê desfiles!!!!!! Mas sabem atrair de todo jeito!!!!
Eu concordo com esse lance da Praça de Alimentação de lá também! Chega a ser ridícula...... eles precisam melhorar e muito!
Old March 17th, 2008, 07:14 PM   #18
Pesquisadorbsb
BANNED

Mas eu estou falando em shoppings de verdade, com praças de alimentação, cinemas, teatros e lojas ancoras, e os malls que estão sendo contruídos em Aguas Claras não passando de centros comerciais melhorados.
Old March 17th, 2008, 08:05 PM   #19
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post
Mas eu estou falando em shoppings de verdade, com praças de alimentação, cinemas, teatros e lojas ancoras, e os malls que estão sendo contruídos em Aguas Claras não passando de centros comerciais melhorados.
Mas fatiam o mercado de qualquer jeito!!! Desses citados, apenas o Águas Claras Shopping entra no conceito de Shopping de bairro... Ele possui 4 cinemas, praça de alimentação em expansão, livraria, rede bancária, âncora, etc, etc... Os outros realmente são centros comerciais melhorados... O Vitrini talvez surpreenda com as suas 150 lojas... Mas temos que esperar!! Mas o que eu quero dizer com isso tudo é que existem muitos empreendimentos servindo o mesmo mercado consumidor... Em todos eles você vai encontrar giraffas, fast food, loja de tênis, loja de roupa feminina, itens de informática, etc etc... Ou seja, mas do que nunca os novos shoppings regionais terão que apresentar algum diferencial!!!! Só lojas americanas e um cineminha não vai garantir nada!!! Brasília já passou da fase de não ter opções de lazer... Hoje em dia a realidade no DF é bem diferente do que há 15, 20 anos atrás...
Old March 17th, 2008, 10:39 PM   #20
Pesquisadorbsb
BANNED

Mas cara, em cidades como Sobradinho, Ceilandia e Gama, vai ser um baita diferencial, mesmo tendo uma Americanas e um Cineminha.
Reply

Tags
brasilia, malls

Thread Tools

Posting Rules