search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Fluviais e Marítimos



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old October 27th, 2007, 01:09 AM   #1
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 2,603
Likes (Received): 538

Portos de Portugal

E que tal um thread para as noticias, imagens e informações relacionadas com os portos nacionais e o tráfego maritimo?


-----------------------------------------


Ao todo, o porto de Aveiro irá beneficiar de cerca de 2,5 milhões de euros

Acessibilidades ao porto de Aveiro favorecidas com dotação orçamental


O Orçamento de Estado para 2008 vai atribuir 2,5 milhões de euros ao Porto de Aveiro que serão aplicadas na melhoria das acessibilidades portuárias.

Cerca de metade desse valor será investido na melhoria das acessibilidades marítimas, enquanto que o resto se destina às acessibilidades rodoviárias e ao projecto de ligação ferroviária sob responsabilidade da REFER.

O presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, está satisfeito com os valores tornados públicos pela tutela. "Esse valor está dentro do previsto e do que estava mais ou menos estimado. Houve uma melhoria em relação ao ano anterior, há um reforço da verba atribuída pela Governo para os projectos das acessibilidades do porto de Aveiro e nós congratulamo-nos com isso porque mostra claramente um sinal positivo do Governo e uma aposta no porto de Aveiro".

Entrada de navios de maior porte

Em relação às acessibilidades marítimas, em 2008 vai ser concluído o projecto de execução da reformulação da obra da Barra e vai ser concretizado o projecto de dragagem da Barra de Aveiro para o afundamento para a cota de – 12,5. Está também previsto o reforço do corpo dunar a Sul da Barra de Aveiro.

"O objectivo estratégico é permitir a entrada de navios de maior porte. A globalização está aí à porta e o porto de Aveiro, para não perder competitividade, tem necessidade de começar a meter rapidamente navios de maior comprimento e calado. Hoje já temos alguns sinais de perdas de carga por esse motivo e temos de acelerar os nossos projectos de investimento nas acessibilidades marítimas", comenta José Luís Cacho.

Um dos sectores do projecto da ferrovia relaciona-se com os restabelecimentos rodoviários à própria ligação ferroviária.

Gestão por privados

Entretanto, o porto de Aveiro tem em curso diversas concessões. "Neste momento está aberto o concurso dos líquidos. Vamos ver se ainda conseguimos abrir este ano o concurso da concessão da carga geral, estamos a acelerar estas concessões", refere o administrador. "A entrada de privados é a política definida pelo Governo para os portos portugueses. Trata-se de entregar às empresas privadas toda a operação portuária. Os outros portos já o fizeram no passado e nós estamos a ultimar esse processo. O futuro passa pelos privados a operarem a movimentação das cargas nos terminais".

Ao mesmo tempo, José Luís Cacho adianta que está a ser posto em funcionamento o regulamento de exploração e que o porto de Aveiro se encontra a ultimar o processo do provedor do cliente da instituição.

Comentando as críticas de gestão lançadas recentemente pelo Tribunal de Contas, José Luís Cacho salienta que "a maior parte não se referiam" à sua gestão "mas à anterior". "São injustas, já manifestei o meu desconforto em relação às críticas apresentadas. Sentimos que são injustas e injustificadas porque temos de encarar os investimentos portuários a médio e longo prazo", considera.

ed. 816, 25 de Outubro de 2007

Já não falta muito para ficar tudo pronto



Viriatox no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old October 27th, 2007, 01:11 AM   #2
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,688
Likes (Received): 32

É o 5º Porto nacional!
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old October 27th, 2007, 01:18 AM   #3
pedrodepinto
Feliz 2016 ;)!
 
pedrodepinto's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: Lisbon
Posts: 30,381
Likes (Received): 521

É verdade !
pedrodepinto no está en línea   Reply With Quote
Old October 27th, 2007, 02:46 AM   #4
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 97,480
Likes (Received): 4638

Ja levava ali umas gruas na zona de areia.... Se tivesse todo ocupado e bonitinho tinha grande valor

O Porto Internacional da Gafanha da Nazaré (Aveiro? isso é lá depois do monte )
__________________
:::
To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.
:::


The Latest Photo Reports: ::
To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.
::
To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.


Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old October 27th, 2007, 02:49 AM   #5
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia
 
Daniel_Portugal's Avatar
 
Join Date: Sep 2005
Location: PORTO Metro Area
Posts: 28,298
Likes (Received): 37

eh enorme. mas acho que deviam alargar a entrada. sekalhar ate eh isso k diz no texto LOL
__________________
pila
Daniel_Portugal no está en línea   Reply With Quote
Old October 27th, 2007, 03:23 AM   #6
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 2,603
Likes (Received): 538

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Ja levava ali umas gruas na zona de areia.... Se tivesse todo ocupado e bonitinho tinha grande valor

O Porto Internacional da Gafanha da Nazaré (Aveiro? isso é lá depois do monte )
É isso o que esta previsto, a plataforma ao fundo nas fotos vai ser para contentores e Ro-Ro e a plataforma que esta mais perto é para terminal de graneis solidos, a zona com areia em teoria é uma zona reservada para futuras ampliações. Tudo isso é novinho e vai entrar em operação em breve, se quiserem podem ver como isso estava a uns anos no google maps

Quote:
Originally Posted by Daniel_Portugal View Post
eh enorme. mas acho que deviam alargar a entrada. sekalhar ate eh isso k diz no texto LOL
A entrada acho que não vai ser alargada, o que esta a ser feito agora, e vem na noticia e que esta a ser aprofundado para permitir a entrada de navios maiores.

Vocês são mesmo preguiçosos ou então sou eu que sou um viciado destas coisas

Aqui esta o plano estrategico do Porto de Aveiro
Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old October 29th, 2007, 06:38 PM   #7
HugoK
Registered User
 
HugoK's Avatar
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 1,314
Likes (Received): 0

Figueira da Foz - Movimento no porto continua a aumentar

Quote:
Porto comercial continua a crescer, mas a Comunidade Portuária não esquece o molhe Norte e outros investimentos considerados urgentes.
Sempre a subir. Nos últimos anos, esta tem sido a tendência do movimento de cargas no Porto Comercial da Figueira da Foz. Em finais de 2006, o transporte de mercadorias ultrapassou um milhão de toneladas, pela primeira vez na história. Este ano, no entanto, o número “mítico” já foi ultrapassado, no início da semana passada. Os operadores esperam fechar o ano com 1,2 milhões de toneladas.
Até Agosto, o porto tinha registado cerca de 840 toneladas movimentadas, o que corresponde a um aumento de 12 por cento em relação ao período homólogo de 2006. O volume de saídas, que cresceu em relação ao de entradas, atinge perto de 60 do movimento global. Porém, na Figueira, o crescimento do movimento portuário também tem uma leitura para “consumo” externo (ver caixa).
Todavia, a Comunidade Portuária da Figueira da Foz (CPFF) não deixa de realçar a importância do prolongamento do molhe Norte. Através do presidente, António Redondo, vê “com grande preocupação” a falta de verbas para a obra no plano de investimentos do Estado de 2008 (ver edição de 22 de Outubro). “Até se desbloquear esta situação, ou se encontram fontes alternativas de financiamento para 2008, ou a obra não poderá ser lançada”, alerta.

Equipamento obsoleto
A CPFF sabe que o processo burocrático associado ao concurso público do molhe (que foi contestado) não deverá ficar concluído nos próximos meses. Porém, não compreenderia mais atrasos na obra por falta de dotação financeira do Estado para o próximo ano. Por outro lado, António Redondo defende que o desassoreamento permanente da barra e da zona portuária é indispensável para operacionalidade do porto.
As preocupações da Comunidade Portuária estendem-se, também, à base logística do cais comercial. “Temos de facto uma situação crítica.
Existem neste momento quatro gruas de cais, todas elas com mais de 20 anos de operação, e um plano de manutenção que não se tem mostrado eficaz”, repara António Redondo. Consequências? “Não é raro termos uma ou duas dessas gruas inoperacionais, o que retira flexibilidade aos operadores e ao porto em geral”, afirma.
as beiras.pt
HugoK no está en línea   Reply With Quote
Old October 29th, 2007, 06:57 PM   #8
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia
 
Daniel_Portugal's Avatar
 
Join Date: Sep 2005
Location: PORTO Metro Area
Posts: 28,298
Likes (Received): 37

deixem-me só fazer uma brincadeirazinha.... e mostrar alguns dos "Portos" de Portugal




assim bem pikininha pra nao chocar


apresento-vos um de 10 anos, um de 20, outro de 30, e outro de 40

__________________
pila
Daniel_Portugal no está en línea   Reply With Quote
Old October 29th, 2007, 09:01 PM   #9
Tom_Lisboa
Registered User
 
Tom_Lisboa's Avatar
 
Join Date: Jul 2007
Location: Lisboa
Posts: 1,125
Likes (Received): 4

Hà alguma zona industrial forte em Aveiro ?
Tom_Lisboa no está en línea   Reply With Quote
Old October 29th, 2007, 10:13 PM   #10
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,628
Likes (Received): 302

o porto de Aveiro sempre teve problemas com o açoreamento da barra, se andarem sempre em cima desse pormenor é um porto k pode ter bom movimento.
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old October 29th, 2007, 11:17 PM   #11
Tom_Lisboa
Registered User
 
Tom_Lisboa's Avatar
 
Join Date: Jul 2007
Location: Lisboa
Posts: 1,125
Likes (Received): 4

por isso q pergunto .. tem q render .. ao contrario eh lixo
__________________
re
Tom_Lisboa no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2007, 12:17 AM   #12
pedrodepinto
Feliz 2016 ;)!
 
pedrodepinto's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: Lisbon
Posts: 30,381
Likes (Received): 521

Quote:
Originally Posted by Daniel_Portugal View Post
deixem-me só fazer uma brincadeirazinha.... e mostrar alguns dos "Portos" de Portugal




assim bem pikininha pra nao chocar


apresento-vos um de 10 anos, um de 20, outro de 30, e outro de 40

Fiquei agradavelmente surpreendido ! Prefiro o mais velho, deve ser o de melhor paladar !
pedrodepinto no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2007, 12:28 AM   #13
Pelha
Registered User
 
Pelha's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Posts: 8,058
Likes (Received): 114

Quote:
Originally Posted by Daniel_Portugal View Post
deixem-me só fazer uma brincadeirazinha.... e mostrar alguns dos "Portos" de Portugal




assim bem pikininha pra nao chocar


apresento-vos um de 10 anos, um de 20, outro de 30, e outro de 40

Por acaso agora até ia um Tawny Ferreira de 40 anos…
Pelha no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2007, 02:45 AM   #14
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia
 
Daniel_Portugal's Avatar
 
Join Date: Sep 2005
Location: PORTO Metro Area
Posts: 28,298
Likes (Received): 37

Quote:
Originally Posted by pedrodepinto View Post
Fiquei agradavelmente surpreendido ! Prefiro o mais velho, deve ser o de melhor paladar !
surpreendido? porquê?
__________________
pila
Daniel_Portugal no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2007, 04:28 AM   #15
jose.a
Registered User
 
jose.a's Avatar
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 719
Likes (Received): 9

Quote:
Originally Posted by Tom_Lisboa View Post
Hà alguma zona industrial forte em Aveiro ?
É o distrito todo, é uma espécie de Vale do Ave, os concelhor mais fortes são
Estarreja
Ovar
Águeda
S. João Madeira
S.t Maria Feira
Cacia, fábrica Portucel
Aveiro

Tem uma industria muito variada, e por isso em certos aspectos é mais forte que o vale do Ave.
jose.a no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2007, 02:22 PM   #16
Portvscalem
a revolta da francesinha
 
Portvscalem's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Porto/Barcelona
Posts: 10,173
Likes (Received): 52

a parte sul do "noroeste" looool... eu conheço bastante bem o parque industrial de Ovar, e realmente é bem grande.....

o porto nota-se que tem um enorme potencial...se vier a servir castilla e león, e complementar um pouco mais o de leixões, podemos ter aqui um grande porto...o que não falta é espaço....
Portvscalem no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2007, 05:57 PM   #17
pedrodepinto
Feliz 2016 ;)!
 
pedrodepinto's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: Lisbon
Posts: 30,381
Likes (Received): 521

Quote:
Originally Posted by Daniel_Portugal View Post
surpreendido? porquê?
Não estava à espera que fizesses uma proposta tão gentil !
pedrodepinto no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2007, 06:01 PM   #18
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia
 
Daniel_Portugal's Avatar
 
Join Date: Sep 2005
Location: PORTO Metro Area
Posts: 28,298
Likes (Received): 37

eu sou gentil LOL
__________________
pila
Daniel_Portugal no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2007, 06:29 PM   #19
Portugues de Macau I
Registered User
 
Join Date: Oct 2007
Posts: 19
Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by fred_mendonca View Post
É o 5º Porto nacional!
Muito pouco para quem tem uma tradição nos mares com séculos...
Portugues de Macau I no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2007, 06:54 PM   #20
Portvscalem
a revolta da francesinha
 
Portvscalem's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Porto/Barcelona
Posts: 10,173
Likes (Received): 52

aquilo que eu já cheguei a dizer no fórum, mas na altura não tinha argumentos... o porto de viana vai pertencer ao de leixões...

in jn

Porto da cidade articulado com Leixões


Em comunicado ontem divulgado, o PSD de Viana do Castelo critica a reestruturação verificada na orgânica do porto da cidade, observando que veio "confirmar os piores receios" daquela estrutura partidária.

Rejeitando "atitudes centralistas", a comissão política concelhia do PSD reivindica por investimentos e autonomia de gestão para a infra-estrutura portuária, assinalando que a atitude tomada "em nada beneficia os interesses dos vianenses". Por sua vez, o líder do Executivo municipal, Defensor Moura, refere que o porto de mar da cidade "sempre dependeu de Lisboa", acentuando que, a partir de Janeiro próximo, passará a funcionar em articulação com o Porto de Leixões, situação que, afiançou, "há muito defendemos, de modo a dinamizar o porto vianense".

Dando conta que o Executivo a que preside reuniu já com agentes portuários, para dar a conhecer os moldes em que a infra-estrutura passará a funcionar - encontros esses participados por elementos do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e da Administração dos Portos do Douro e Leixões -, o autarca adiantou que as alterações na orgânica do porto deverão entrar em vigor a partir de Janeiro próximo. "O porto da cidade libertar-se-á, então, da gestão de pequenos portos, como os de Angeiras (em Matosinhos) e de Vila Praia de Âncora (Caminha), centrando, assim, a sua actividade no sector comercial", acentuou. De acordo com Moura, o Porto de Leixões passará, a partir do próximo ano, a ser o "accionista único" do porto vianense, situação que motivou já "dúvidas" no seio da vereação social-democrata, levando-a a questionar se será desviado para a cidade "o tráfego que não interesse ao Porto de Leixões".

Quanto aos acessos, investimento há muito reivindicado - uma vez que, com a obra concluída, os veículos pesados deixam de circular pela vila de Darque -, o autarca indicou que decorre a elaboração do projecto para a criação da ligação rodoviária entre Neiva e a margem Sul do Lima. Com um custo estimado em quatro milhões de euros, a via fará o aproveitamento da Estrada Nacional nº 13-3, "potenciando", segundo a Autarquia, o desenvolvimento da franja Sul do concelho, abandonada que foi a solução que previa a criação de um túnel sob o monte do Galeão, em Darque. Luís Henrique Oliveira
Portvscalem no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Related topics on SkyscraperCity


All times are GMT +2. The time now is 05:17 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2016, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2016 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2016 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu