daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Fluviais e Marítimos



Reply

 
Thread Tools
Old March 12th, 2008, 06:24 PM   #1
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

Portos do Arquipélago da Madeira

Naviera Armas ligará Madeira ao continente
Armadora das canárias realizarÁ viagens no verão para passageiros, carros e carga
Data: 12-03-2008


A Naviera Armas, empresa armadora das Canárias, que nos últimos dois anos assegurou ligações em navios 'ferry' para a Madeira, vai abrir uma linha entre o Funchal e um porto do continente, já neste Verão.

Neste momento decorrem contactos e negociações com entidades nacionais portuguesas, após o que a Naviera Armas deverá optar por um porto que, em princípio, não será na área de Lisboa.

O DIÁRIO sabe que o principal objectivo de António Armas, o patrão da empresa armadora das Canárias, é ganhar uma parcela do tráfego de mercadorias que se destinam às ilhas das Canárias, e que actualmente são embarcadas através do porto de Cádis, no Sul de Espanha, em navios que navegam directamente para os portos de Las Palmas de Grã Canária e de Santa Cruz de Tenerife.

As duas hipóteses mais prováveis para a Naviera Armas atracar em Portugal Continental são Sines, no Alentejo, e de Portimão, no Algarve. O porto algarvio pode ser o escolhido, pois, segundo soubemos, terá custos zero, em termos de atracação. Está dotado de uma plataforma de desembraque e embarque com rampas RO/RO, que ainda não foram utilizadas.

Embora a Naviera Armas aponte a carga com destino à Madeira e às canárias como o seu principal objectivo, o certo é que a abertura desta linha retoma a possibilidade dos madeirenses viajarem para o continente por via marítima, situação que os promotores canarianos não irão enjeitar. Fala-se mesmo que o ferry canariano irá possibilitar tarifas muito baixas, em relação aos preços actualmente disponíveis para os voos entre a Madeira e os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro. O DIÀRIO apurou que estão a ser estudadas diversas categorias de tarifas, incluindo para famílias com transporte de carro. Por exemplo, no caso de um casal com dois filhos custará sempre menos de metade do que essas quatro pessoas pagariam numa viagem aérea. Naturalmente que falamos de tráfego de férias.

O ferry que será utilizado no próximo Verão (ver destaque) é o 'Volcán de Tijarefe', o mais moderno da frota da Naviera Armas, que permite a travessia entre a Madeira e o continente em menos de 24 horas, com grande conforto para os seus passageiros. Estes podem optar por utilizar os camarotes ou ficar nas salas do navio, de acordo com o bilhete.

Manuel Vidal, porta-voz da Naviera Armas, confirmou ontem ao DIÁRIO que a companhia deverá anunciar nos próximos dias a nova rota que efectuará no Verão com o novo 'Volcán de Tijarafe', irmão gémeo do 'Volcán de Tamadaba' que esteve na linha da Madeira na última época estival. Contudo, admitiu que seria precipitado anunciar o porto que escalará no continente português, até porque as negociações estão a decorrer. A opção para continuar a rota do Funchal para o continente foi decidida há algum tempo e vem de encontro a declarações de António Armas, que no Verão de 2006 disse ao DIÁRIO que a sua empresa estava preparada para ajudar a Madeira no desenvolvimento de novas rotas marítimas.

Navio chega em Maio

O ferry 'Volcán de Tijarafe' está a ser contruído nos estaleiros 'Hijos de J. Barreras', em Vigo, no Norte de Espanha. Foi lançado á água em Agosto de 2007 e deverá chegar a Canárias em Maio, data em que será formalmente entregue à Naviera Armas. A empresa armadora é constituída por capital totalmente canariano, sendo actualmente a companhia espanhola de transporte marítimo com a frota mais moderna.

O 'Volcán de Tijarefe' tem 154,35 metros de comprimento por 24,20 de largura. Pode transportar mais de mil passageiros, 500 automóveis ligeiros e 100 atrelados com contentores.


Diario de Noticias Madeira

Last edited by NewTomorrow; March 12th, 2008 at 06:44 PM.
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old March 12th, 2008, 06:28 PM   #2
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

O 'Volcán de Tijarefe'


Fotos e texto do Blog

http://farinha-ferry.blogspot.com/





Caro Malheiro do Vale The Pilot Boat . Muitíssimo obrigado por estas imagens do "Volcan de Tijarafe" em Viana do Castelo onde se encontra actualmente em fase de aprestamento e pinturas, depois de ter sido lançado à água pelo estaleiro espanhol BARRERAS (Hijos de J. Barreras, S.A.) em Vigo. Este ferry em princípio, vai ficar na história marítima de Portugal, estando pevistas a realização de viagens entre a Madeira e o Continente já neste Verão. Ainda se encontra em estudo, se aportará em Sines ou Portimão, mas tudo leva a crer que a escolha recairá em Portimão estreando a rampa RO/RO que ainda não foi utilizada.Se tudo correr bem será a primeira vez que uma ilha portuguesa terá ligação via ferry com o Continente, e será uma extensão das viagens que este ferry ralizará a partir de 15 de Junho entre as Canárias e a Madeira. Nas viagens para o Continente transportará atrelados com contentores (ida e volta) O ferry canariano irá possibilitar tarifas muito baixas, em relação aos preços actualmente disponíveis para os voos entre a Madeira e os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.
O notável comentador naútico Luís Miguel, escreveu um comentário, "que uma coisa é um armador com a dimensão da ARMAS poder dar-se ao luxo de sazonalmente operar entre as Canárias e a Madeira de forma a oferecer um novo destino no seio do próprio mercado local / Canárias. Outra seria comprometer um dos navios novos, com custos associados de muitas dezenas de milhões de Euros, num serviço Lisboa - Funchal, cuja mais valia para o mercado espanhol seria questionável. Pelas suas dimensões reduzidas e periferia levaria muito tempo a rentabilizar o arranque da referida ligação".
A Naviera Armas, tem condições económicas para assegurar esta linha além da vasta experiência neste segmento dos ferry´s. Nas viagens programadas para Portimão, inclusive embarcará atrelados com contentores para o Funchal e Las Palmas além de viaturas. Duvidam do êxito desta experiência?
"Volcan de Tijarafe"
Capacidade de transporte de 500 viaturas e 100 atrelados com contentores.
Entre as ilhas das Canárias pode transportar 1.500 passageiros. Entre as Canárias e a Madeira com extensão ao Continente, pode transportar cerca de 800 passageiros.
Comprimento 154,35 m x 24,20 de boca (largura).
Tonelagem GT 19 976t
Velocidade 23 nós empregando os seus 31.824hp
Este ferry fará a viagem entre a Madeira e o Continente em menos de 24 horas.
Na última imagem vizualiza-se 2 ferrys para as ilhas dos Açores e Canárias no Estaleiro de Viana do Castelo. As ilhas mexem com o estaleiro!
O ferry "Atlândida" é totalmente construído neste estaleiro, para a Atlântico Line ao contrário do "Volcan de Tijarafe"
Comprimento total 97 m
Boca 18 m
Pontal ao convés principal 7 m
Calado 4,6 m
Velocidade de cruzeiro 19 nós
Sistema de propulsão Diesel Eléctrico com propulsores azimutais (o que lhe permite operacionalidade nos diversos Portos dos Açores) 2 motores com 2 linhas de veios e hélices de passo variável
Passageiros 750 Tripulação 40
Viaturas 140
Classificação Lloyd´s Register of Shipping “Classe conforto” – PCAC 33 Lloyd´s Register of Shipping

NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2008, 06:30 PM   #3
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

O Porto de Portimão



NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2008, 06:33 PM   #4
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

Desde os tempos do saudoso 'Funchal'
Última oferta de transporte regular em linha marítima verificou-se em 1978
Data: 12-03-2008

Desde os anos setenta que a Madeira não tem carreiras regulares marítimas para o continente português. O 'Funchal' fez a última escala no nosso porto em Outubro de 1975, então ao serviço da Companhia de Transportes Marítimos (CTM), que resultara da fusão da Companhia Colonial de Navegação e da Empresa Insulana de Navegação. O 'Funchal' e o 'Angra do Heroísmo', ambos ao serviço da Insulana, eram há cerca de 40 anos os paquetes que asseguravam as ligações entre os arquipélagos para transporte de passageiros. Ma o mais popular era o 'Funchal', construído especialmente para esta linha, em 1961.

Com a abertura do Aeroporto da Madeira em Julho de 1964 e a frequência das viagens aéreas, o transporte marítimo começou a perder importância. Por outro lado, nos anos setenta, após a Revolução de Abril, a Marinha Mercante portuguesa desmoronou-se. Desde a retirada do 'Funchal' desta linha, em 1975, apenas em 1978, depois do grave acidente aéreo sofrido pela TAP no Aeroporto da Madeira, voltou a haver viagens marítimas para passageiros entre o Funchal e Lisboa, mas por alguns meses. O navio 'Niassa', da Companhia Nacional de Navegação, navegou entre Janeiro e Março de 1978, mas as poucas dezenas de passageiros não justificaram a continuidade da linha.

Diario de Noticias Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2008, 06:42 PM   #5
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

'Sinfonia' na Pontinha
SUPER PETROLEIRO APROXIMA-SE DA COSTA SUL para EMBARQUE DE PEÇAS
Data: 12-03-2008



O porto do Funchal acolhe hoje a escala do paquete 'MSC Sinfonia', naquela que é a sua primeira e única presença do ano na Pontinha. Procedente de Tenerife, o mesmo tem chegada anunciada para as 9 horas e viaja com cerca de 1.700 turistas em trânsito. Segundo dados obtidos junto do agente João de Freitas Martins, Lda, a presença deste paquete na Pontinha prolongar-se-á até às 18 horas, prosseguindo depois viagem rumo ao porto de Tânger.

Ainda no que respeita ao movimento de navios, registe-se a presença ao largo, a cerca de 4,5 milhas a Sul do porto do Funchal, do super petroleiro 'Hamal Star', o qual tem chegada anunciada para as 7 horas. Esta aproximação ao largo da Madeira está relacionada com o embarque de tripulantes e de peças, sendo que o agenciamento para a Madeira do mesmo está a cargo da Navegação Blandy.

Segundo os dados disponíveis no sítio da internet da 'Portos da Madeira' o navio prosseguirá viagem quando forem 8 horas, com rumo ao Canal do Suez. Com esta escala, este é o terceiro super petroleiro do armador 'Vela Internacional Marine' a procurar a Região com o propósito de proceder ao embarque de tripulantes. Construído nos estaleiros da Hyundai, na Coreia, o mesmo foi entregue a 9 de Novembro de 1994.

Com uma arqueação bruta de 107.658 toneladas (TAB) e de 161208,83TAB quando em navegação ao longo do Canal do Suez, tem como principais dimensões 332,09 metros de comprimento, 58 de boca (largura) e 66 metros de altura.

Por fim uma referência para o terminal de cimentos do Porto Santo, o qual recebe hoje o navio cimenteiro 'Ponta São Lourenço e que tem chegada prevista àquele terminal para as 8 horas. Com agenciamento a cargo da Transinsular, o mesmo deverá proceder ao reabastecimento de cimento naquele terminal prosseguindo depois viagem rumo a Mitrena, no porto de Setúbal.

Recorde-se que este navio de 3.993 TAB, pertence à frota do armador português Transinsular e foi construído em 1980, sendo que em 1996 o mesmo foi reconvertido a navio cimenteiro.


Hamal Star



'Ponta São Lourenço no cais do Porto Santo
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2008, 12:32 AM   #6
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 83,610
Likes (Received): 1432

O porto na zona franca tem muita capacidade de expansão?
__________________
::: Portuguese Forum :::

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2008, 01:50 AM   #7
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 2,056
Likes (Received): 39

Fabulosa noticia essa da Naviera Armas . Só é pena a iniciativa ter vindo de uma empresa de fora, pode ser que agora os timidos investidores nacionais em caso de ver que da lucro acordem um bocado, o risco é que seja tarde demais e a Armas ficar com o pastel .
Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2008, 06:13 PM   #8
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

'Astor' de regresso
PRIMEIRA ESCALA DO 'ASTOR' NO DECORRER DESTE CRUZEIRO TRANSATLÂNTICO
Data: 13-03-2008



O porto do Funchal acolhe hoje a escala do paquete 'Astor', o qual tem chegada prevista para as 6.30 horas. Procedente de Barbados, nas Caraíbas, a bordo viajam 375 turistas em trânsito, os quais prosseguem viagem, pelas 18 horas, com rumo a Nice, em França.

Recorde-se que este paquete de 20.159 toneladas de arqueação bruta foi construído no ano de 1987 e totalmente remodelado no ano de 1996. Das principais dimensões, referimos que o mesmo mede 176 metros de comprimento e 23 metros de largura. Actualmente este paquete é operado pela 'Transocean Tours' e tem capacidade para receber, na sua lotação máxima, 650 turistas, acomodados nas 295 cabinas. No decorrer do presente ano o 'Astor' regressará ao porto do Funchal por mais duas vezes, a primeira no próximo dia 22 e a seguinte a 25 de Agosto. Já no que respeita ao movimento de navios previsto para o dia de hoje, no porto do Caniçal, registe-se a presença dos porta- contentores 'Apolo' (Blandy) e 'Port Douro' (Portmar), os quais procedem de Lisboa e têm como destino o porto de Leixões.

'Zuiderdam' ao largo








O 'Zuiderdam', o mais recente paquete da companhia Holland America Line, o qual tem escala inaugural, na Região, agendada para o próximo dia 24, ficará ao largo, no fundeadouro do Funchal. Tal situação decorre do facto de nesse mesmo dia estarem previstos mais quatro paquetes, os quais preencherão, por completo, todos os cais destinados a amarração. Esta escala no Funchal terá agenciamento a cargo da Navegação Blandy que, também, será responsável pelo agenciamento dos paquetes 'AIDAdiva' (chega no dia 23 e sai a 24) e do 'Oceana'. Depois, há a registar, ainda, as presenças dos paquetes 'Thomson Destiny' (Ferraz) e 'Athena' (J.F.M.).

Quanto ao 'Zuiderdam', é de referir que a sua presença na Região, e segundo os dados disponíveis no sítio da internet da 'Portos da Madeira', prolongar-se-á até às 23 horas, prosseguindo viagem rumo ao porto de Lisboa. Até ao final do ano este paquete realizará outra escala no Funchal, no dia 1 de Novembro, aquando da sua viagem de regresso às Baamas.

Diario de Noticias Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2008, 06:23 PM   #9
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
O porto na zona franca tem muita capacidade de expansão?

eu acho que da para aumentar até a marina da Quinta do Lorde (ve-se em ponto pequeno na foto)

NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2008, 06:31 PM   #10
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

'Ferry' bem-vindo
A possibilidade de haver uma ligaÇão marítima Madeira-Continente agrada aos comerciantes
Data: 13-03-2008

Os comerciantes dão as boas-vindas à iniciativa do armador canário Naviera Armas, que pretende colocar o seu mais recente navio (por estrear) na rota da Madeira-Continente.

A notícia dada ontem pelo DIÁRIO revela que o projecto, ainda em fase de contactos e negociações, terá fortes possibilidades de ser concretizado a partir deste Verão. É que em Maio, o novíssimo 'Volcán de Tijarafe' deverá ser entregue à companhia de navegação marítima de Canárias.

Apesar de prematura, a notícia foi bem acolhida pelos grandes grupos de distribuição e pelas associações. É o caso do Grupo Sá, cujo fundador e líder Jorge Sá salienta: "É uma notícia muito positiva e encorajadora. E se se confirmar que será para passageiros e cargas, teríamos que reforçar a nossa frota de viaturas e mandá-las ao continente, para descarregarem no porto do Funchal. Iria beneficiar também os consumidores, com preços mais baixos".

Já o responsável pelos supermercados Pingo Doce na Região diz que, "em termos gerais e tendo em vista a concorrência, uma solução destas será sempre benéfica para o consumidor", acredita Pedro Sá. E acrescenta: "A notícia diz que será uma operação pontual que não durará todo o ano. Para os operadores na Madeira traz sempre algumas dificuldades, pois quando planeamos e acordamos operações de transporte é a longo prazo". Por isso, acredita, "será mais positivo para os pequenos operadores e passageiros".

Também Ivo de Sousa, director comercial da empresa Floriális (comércio de flores), acredita na viabilidade deste projecto, mas dá uma perspectiva diferente: "No nosso caso, como estamos a falar de flores, teriam de ser transportados em contentores refrigerados. Se demorar menos de 24 horas, como se prevê, será viável para nós, mas também se for para o norte do país, onde temos a nossa principal área de negócios". Se a viagem for por mais tempo, "temos de ter em conta a qualidade da flor no destino", acrescenta.

Lino Abreu, presidente da Associação de Comércio e Serviços, só vê razões para pensar positivo após esta notícia. "É mais uma possibilidade de nós termos mais uma alternativa para além da que já existe para fazermos a travessia até ao continente", acredita. "Pelos custos que li, será benéfico e vantajoso se pudermos também efectuar trocas comerciais. Se for durante todo o ano, melhor. Seria o ideal, pois, actualmente, com o monopólio no tráfego marítimo, a concorrência só traria mais-valias", conclui.

Porto santo beneficia

José António Castro, presidente da Associação Comercial e Industrial do Porto Santo, diz que a confirmar-se a rota marítima, trará benefícios para a Madeira e, em consequência, será vantajoso à sua ilha, aos comerciantes e, por último, aos consumidores porto-santenses.

"Há que não esquecer que o Porto Santo usufrui, quinzenalmente, de um barco de mercadorias que passa pelo porto do Caniçal e que vem ao Porto Santo", realça. "E os custos são como se fosse directo de Lisboa ou de Leixões".

Para o empresário, o novo 'ferry' trará benefícios à ilha, "sobretudo porque o tecido empresarial do Porto Santo terá uma maior oferta em termos de transportes marítimos, o que resultará numa redução de custos para o comerciante e, consecutivamente, para o portosantense que comprará mais barato".


Diario de Noticias Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2008, 09:33 PM   #11
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 2,056
Likes (Received): 39

É muito positiva essa noticia, a Madeira é das regiões mais ricas do pais, por isso faz todo o sentido que exista este tipo ligação, acho que tem fortes possibilidades de ser rentável, tanto pela via de trocas comerciais como para o turismo, e o pais só tem a ganhar com o aumento do relacionamento e da comunicação .

PS: Quando vai ser aumentada a capacidade do Porto do Funchal para reber paquetes?
Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2008, 10:07 PM   #12
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

pelo que li numa noticia os trabalhos da nova Gare começam em Maio

(vai ficar neste lugar)

A transferencia da lota e da parte que é dedicada a pesca vai ser em 2010 e vai para o concelho de Camara de Lobos



os silos que aparecem nesta foto já foram deitados abaixo e no lugar deles vai sair um Tunel que vai ligar em Via expresso a Via Rapida

Last edited by NewTomorrow; March 14th, 2008 at 10:29 PM.
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2008, 10:27 PM   #13
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

Uns dos beneficios do Ferry é o poder fazer o Transporte de carga Rodada.

O Transporte em Carga rodada é muito mais barato, já que não implica gruas para a carga e descarga da mercadoria , também o tempo de descarga e carga diminui.

A ideia da saida do ferry em Portimão é boa, já que diminui o tempo da Viagem em comparação se a saida fosse em Lisboa.

Portimão também seria uma boa hipotese se pensarmos que é no Algarve que se concentra maior nº de turistas no Verão e a Madeira pode aproveitar-se desses turistas, especialmente os Turistas de Caravanismos.
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2008, 10:53 PM   #14
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

Obras condicionam acessos ao ferry
OBRAS NO PORTO DE ABRIGO CONDICIONAM EMBARQUE DOS PASSAGEIROS
Data: 14-03-2008



As obras de beneficiação que estão a ser levadas a cabo no porto de Abrigo do Porto Santo impedem, de momento, a colocação do portaló do ferry 'Lobo Marinho' no cais de embarque, uma situação que obriga a que os passageiros utilizem a rampa roll-on roll-off (ro-ro) do navio.

O DIÁRIO conversou com Duarte Rodrigues, administrador executivo da Porto Santo Line (PSL) que confirmou a situação, acrescentando que "de momento estamos a proceder ao embarque e desembarque dos passageiros através das saídas laterais existentes na rampa ro-ro do 'Lobo Marinho'. De resto, é de assinalar que estas saídas laterais já eram usadas anteriormente como acessos ao navio por parte dos nossos clientes e que, dessa utilização, não existem reclamações", disse.

Porto Santo com casa cheia na Páscoa

Como vem já sendo hábito, os madeirenses aproveitam o período de férias da Páscoa para realizarem umas mini férias na ilha dourada.

Este ano, a situação mantém-se, razão pela qual a PSL programou, logo no inicio do ano, duas viagens extraordinárias para o Porto Santo. Duarte Rodrigues, referiu ao DIÁRIO que "este ano a PSL, e atendendo à experiência adquirida em iguais períodos de anos anteriores, decidimos disponibilizar estas duas viagens logo no inicio do ano", concluiu.

Com efeito, nos dias 19 e 20 (quarta e quinta-feira) o ferry irá realizar duas viagens extras a partir do porto do Funchal, disponibilizando, dessa forma, mais 2.000 lugares. Em ambos os dias, o navio zarpa para o Porto Santo, e como habitualmente, às 8 horas com regresso ao Funchal anunciado para as 11.30 horas. Ao final da tarde, às 19 horas, o navio torna ao Porto Santo regressando daquele porto às 22:30, com chegada ao Funchal prevista para as 00.45 horas.

O DIÁRIO sabe que existem bilhetes para passageiros e viaturas para as quatro viagens a partir do porto do Funchal. Já no que diz respeito às viagens de regresso no Domingo, dia 23, a PSL garante apenas lugares na viagem das 14 horas, pois a segunda viagem, a das 21 horas, está completamente vendida.

Diario de Noticias Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2008, 10:56 PM   #15
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

Ligação Funchal - Portimão arranca em Junho
Naviera Armas estabelece ligação Canárias - Madeira - Portugal durante quatro meses



Data: 14-03-2008

Norte de África e Portugal são as novas ligações que a Naviera Armas pretende estabelecer já apartir de Junho e por um período de quatro meses.

Um novo 'ferry' liga Canárias ao Funchal, e Funchal a Portimão. O Volcán de Tijarafe com capacidade para mil passageiros que entra em serviço em Maio é o navio que ligará a Madeira e Portugal depois de 30 anos sem ligação marítima entre a ilha e Portugal continental.

O Volcán de Tijarafe sai à sexta-feira às 16 horas de Santa Cruz de Tenerife com destino a Gran Canária para rumar ao Funchal às 19.30. A chegada à Madeira acontece pelas 8 horas de sábado.

A partida com destino a Portimão é às 10.30, com o navio a chegar a Portugal às primeiras horas da manhã de domingo.

O 'ferry' regressa a Canárias via Madeira domingo às 10.30. O navio chega segunda-feira de manhã ao porto do Funchal onde permanece atracado até às 18 horas.

A viagem termina em Las Palmas às 10.30 de terça-feira.

Armas estabele ligação com Marrocos

A par da ligação Canárias - Madeira - Portugal, o armador espanhol ligará as Canárias a Marrocos.

O navio Volcán de Tamadaba partirá todas as sextas-feiras às 23.50 de Gran Canária com destino ao porto de Arrecife em Lanzorote. A partida para Marrocos é às 10 horas de sábado para chegar ao porto de Agadir às 19 horas. O navio regressa a Canárias às 22 horas do mesmo dia.


Diario de Noticias Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2008, 06:46 AM   #16
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 2,056
Likes (Received): 39

Que boas noticias, muito bem visto isso dos turistas em caravana, realmente pode atrair muitos turistas.

Obrigado pela resposta NewTomorrow, mas com essas obras a capacidade de receber navios vai aumentar ou apenas vão melhorar as condições?
Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2008, 08:17 AM   #17
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

eu acho que é capaz de aumentar mas não muito
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2008, 08:36 AM   #18
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

Novo Volcán em Viana
PINTURA DO FERRY ESPANHOL ESTÁ a ser feita NO ESTALEIRO DE VIANA DO CASTELO
Data: 15-03-2008

O ferry 'Volcán de Tijarafe', o novo navio do armador espanhol Naviera Armas, encontra-se em fase de aprestamento e respectivas pinturas, trabalhos que estão a ser efectuados nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, SA. O DIÁRIO conversou com António Armas, administrador do armador espanhol, que confirmou que os trabalhos de pintura do navio estão a ter lugar no referido estaleiro do Norte de Portugal. "Com efeito adjudicámos a pintura do navio ao estaleiro de Viana do Castelo, local onde deu entrada no inicio da semana passada. Os trabalhos deverão prolongar-se por cerca de 20 dias", disse. Quanto à data provável da entrada ao serviço do navio, aquele administrador adiantou que "depois dos trabalhos de pintura o navio ruma para Canárias e entrará ao serviço no decorrer do próximo mês. Já posso confirmar que o navio vai operar na linha de Canárias até ao final de Maio e, posteriormente, a partir de Junho, na linha Canárias - Madeira - Portimão - Madeira - Canárias", acrescentou.

Sobre este novo navio, recorde-se que o mesmo foi construído nos estaleiros espanhóis Hijos de J. Barreras, SA, em Vigo sendo que a cerimónia de lançamento à água teve lugar a 30 de Agosto de 2007 e que é o sexto ferry que aquele armador canário coloca de forma consecutiva ao serviço nos últimos quatro anos.

Das suas principais dimensões, e segundo os dados disponibilizados pelo armador no sítio da internet, em www.naviera-armas.com/, registe-se que este ferry de 20.500 toneladas de arqueação bruta mede 154,35 metros de comprimento por 25.60 de largura e 5,70 metros de calado. Está equipado com dois motores de 14.000 hp/cada, que lhe garantem uma velocidade de serviço na ordem dos 24,5 nós.

Ao nível das acomodações para os passageiros o mesmo dispõe de 100 camarotes, para um total de 300 camas. De referir que este navio está equipado com uma piscina, uma discoteca, um restaurante e vários bares, serviços que garantem aos passageiros em viagens diferentes alternativas ao nível da animação.

Quanto à sua lotação, a mesma é de 1.501 passageiros e tem uma capacidade para transportar cerca de 500 automóveis ligeiros e 100 atrelados com contentores.


Diario de Noticias Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2008, 08:39 AM   #19
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,285
Likes (Received): 4

A estratégia da Naviera Armas em Portugal


A Naviera Armas no ano de 2006 iniciou viagens experimentais de ferry entre as Canárias e a Madeira, no ano de 2007 continuou, e este ano fará uma extensão experimental até ao Sul do Continente Português com o seu mais recente ferry "Volcan de Tijarafe".
A estratégia da Naviera Armas passa naturalmente pela carga, tendo como objectivo a carga com destino à Madeira e Canárias.
Na extensão ao Continente o objectivo principal é ganhar uma parcela do tráfego de mercadorias que se destinam às ilhas das Canárias, e que actualmente são embarcadas através do porto de Cádiz, no Sul de Espanha, em navios que navegam directamente para os portos de Las Palmas de Grã Canária e de Santa Cruz de Tenerife, desta forma o armador rentabilizará a linha, e evidentemente que alguma carga deverá ter como destino a Madeira.
Distância entre Las Palmas e Cádiz 685 milhas o que equivale a 1.268 Km.
Distância entre Las Palmas e o Funchal 300 milhas (555Km) entre o Funchal e Portimão 480 milhas (888Km).
A estratégia está delineada, resta aguardar pelos resultados


http://farinha-ferry.blogspot.com/
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2008, 03:59 PM   #20
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 83,610
Likes (Received): 1432



Por acaso tinhamos falado dessas ligações há pouco tempo.

Excelente

Sabes se existe serviço de passageiros?
__________________
::: Portuguese Forum :::

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 02:13 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu