daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old March 21st, 2008, 12:17 AM   #1
Terra Alagoana
por HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Likes (Received): 1504

Foz do Rio São Francisco e as dunas do Pontal do Peba/Alagoas

Conheça Pontal do Peba, Alagoas...onde o Rio São Francisco deságua num cenário encantor!

O caminho por onde passa o Rio São Francisco é comprido. Da Serra da Canastra, em Minas Gerais, onde nasce, o Velho Chico percorre 3.160 km banhando terras da Bahia, Sergipe e Pernambuco até desaguar no mar da Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, a 134km de Maceió e a 26km da histórica Penedo.

algumas imagens da cidade de Piaçabuçu:

1)

2)

3)

4)

5)

A pequena cidade do sul de Alagoas não possui uma infra-estrutura hoteleira satisfatória, mas é o ponto de partida para os passeios de barco até a foz, onde as dunas, as piscinas naturais e o silêncio reconectam o homem com a natureza.

6)

7)

8)

9)

10)

Foi em Piaçabuçu que foram produzidas cenas do filme "Deus é Brasileiro" (2002) com os atores Antônio Fagundes e Wagner Moura, o que a tornou mais conhecida em todo o país. É a partir do seu cais que os barcos partem com destino à foz, avistando-se, ao longo do percurso, mangues, coqueirais e dunas. A viagem é tranqüila e tem duração de cerca de duas horas 30 minutos, ida e retorno. Como o Pontal do Peba é uma Área de Proteção Ambiental (APA) – local de desova de tartarugas e pouso de aves migratórias –, o tempo de visitação permitido pelo Ibama é de apenas uma hora.

11)

12)

13)

14)

15)

As embarcações ancoram perto da foz e os visitantes podem aproveitar o tempo para caminhar pelas dunas até o encontro das águas do rio com as do Oceano Atlântico e se banhar nas piscinas naturais que se formam à beira-mar com a maré baixa. Há tanta beleza natural em volta que chega a ser inacreditável a existência de um local com este. A ausência de barulho – somente se ouve o sopro do vento e o marulho das ondas – provoca um silêncio interior que atordoa e acalma os sentidos desacostumados com o sossego.

16)

17)

18)

Para quem tem receio de fazer passeios de barco, há a opção de chegar até a foz do Rio São Francisco de buggy pela Praia do Ponta do Peba. O que não se pode é deixar de conhecer esse pedaço de paraíso acessível aos mortais. Do Peba, um dos maiores pólos produtores de camarão do Nordeste, até a foz são 21km, cerca de três horas de deslocamento (ida e retorno). E para completar a aventura pela região, experimente voar de parasail. Um cabo de 70m eleva o pára-quedas em uma altitude de até 50m, de onde se tem uma extraordinária vista das dunas, dos coqueirais e da praia, além da gostosa sensação de estar pairando no ar.

19)

20)

A praia de Pontal do Peba é a maior de Alagoas. As dunas acompanham a paisagem nos 20km de extensão da praia:

21)

22)

23)

Como chegar

Piaçabuçu, de onde partem os barcos em passeio pela foz, está a 134km de Maceió pela AL-101 Sul e a 26km de Penedo. A estrada asfaltada está em boas condições.

Onde ficar/Penedo

Hotel São Francisco – O maior da cidade, dispõe de 52 apartamentos, distribuídos em quatro andares com dois elevadores, todos com vista para o rio. Foram reformados e redecorados oito apartamentos superior luxo, que contam com camas de casal king size. A diária para o casal custa R$156 (superior luxo). Av. Floriano Peixoto, 237, Telefone: (82) 3551-2273. Site: www.hotelsaofrancisco.tur.br.

Pousada Colonial – À beira do Rio São Francisco, a pousada cobra diária de R$80 tanto para o casal quanto individual. Pça. 12 de Abril, 21. Telefone: (82) 3551-2355

Onde ficar/Pontal do Peba

Pousada Chez Julie – Pequena e aconchegante, a pousada fica em frente à Praia do Peba, a 100m, e serve o melhor café da manhã da região. No desjejum matinal, não deixe de experimentar mamão papaya com sorvete, doces e geléias preparados na própria pousada. A diária para o casal custa R$80. Praia do Pontal do Peba, km 42. Fonefax: (82) 3557-1217

Passeios

Farol da Foz (Pontal do Peba) – Além do passeio à foz do Rio São Francisco de catamarã (R$25 por pessoa), de buggy (R$120 para quatro pessoas) e superbuggy – adaptado com banco superior para mais três ocupantes (R$140 para oito pessoas), a agência de receptivo oferece vôo em pára-quedas ascendente (parasail) rebocado pelo superbuggy carcará. Há ainda o passeio pelas dunas (R$80 para até seis pessoas) e coqueirais da APA, incluindo uma caminhada de 200m até o mirante das dunas, onde os intrépidos visitantes podem escorregar nos montes de areia de até 40m de “esquibunda” (sentado sobre uma prancha) ou de esquipaça (de barriga sobre a prancha). No final do dia, o pôr-do-sol visto das dunas é inesquecível. Telefone: (82) 3552-1298. E-mail: [email protected]

Delta 1 (Piaçabuçu) - Realiza passeio de barco até a foz do Rio São Francisco por R$25 por pessoa (mínimo de quatro).
Telefone: (82) 3552-1226

Dicas de viagem

É indispensável protetor solar (mesmo em dias nublados), óculos de sol e boné.

O passeio até a foz é feito pela manhã e tem duração de cerca de três horas (ida e retorno). As empresas locais prestadoras do serviço não oferecem lanche nem bebida, então, leve algo para comer e beber.

No volta do passeio à foz, pode-se almoçar em Piaçabuçu ou em Penedo, onde os restaurantes oferecem melhor infra-estrutura, a exemplo do Forte da Rocheira (82 3551-3273), que serve desde a tradicional moqueca a pratos feitos com carne de jacaré.

Fique de olho na maré. O passeio de buggy somente é realizado quando está baixa.

Quere ir por conta própria até a foz? Vá, mas, somente de carro com tração 4x4. Não ouse colocar o carro de passeio na areia, pois as chances de atolar são muitas e, neste caso, reze para aparecer alguém que possa ajudar a desatolar.

Créditos:
- Texto do caderno de turismo do jornal Correio da Bahia
- fotos dos sites Flickr e Picasa, e algumas de Gustavo Menezes.

Last edited by Terra Alagoana; March 23rd, 2008 at 09:09 PM. Reason: numeração das fotos
Terra Alagoana no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old March 21st, 2008, 12:27 AM   #2
Netop
Made in Maceió

Netop's Avatar

Likes (Received): 37

Ótimo thread Terra Alagoana!

Sem dúvidas este cenário é um dos mais espetaculares dentre as belezas naturais alagoanas.
A combinação entre as dunas branquinhas junto às aguas transparentes e cristalinas, é, de fato, formidável
Netop no está en línea   Reply With Quote
Old March 21st, 2008, 12:33 AM   #3
abrandao
Paris, France.

abrandao's Avatar

Likes (Received): 3712

O mais belo trecho do Rio São Francisco, definitivamente!!!!!!!!!!!

Fez-me lembrar de campanha publicitária veiculada em diversas cidades brasileiras, entre as quais Brasília, à época do Filme "Deus é Brasileiro", que dizia:

DEUS É BRASILEIRO, MAS CAPRICHOU EM ALAGOAS!!!!!!!!!
abrandao no está en línea   Reply With Quote
Old March 21st, 2008, 05:12 AM   #4
brunohdb
Registered User

brunohdb's Avatar

Likes (Received): 9

Nossa, um espetáculo de beleza e essas dunas são show!!!!!!
brunohdb no está en línea   Reply With Quote
Old March 21st, 2008, 04:55 PM   #5
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 741

Poxa cara, parabéns pelo thread!

Piaçabuçu é um lugar lindo que preciso conhecer melhor. Cheguei apenas a conhecer a cidade em si e a zona urbana da praia de Pontal do Peba. Já me prometi que próxima vez que visitar Alagoas tenho que ir na foz do Rio e nas dunas!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros e argentinos em minha página clicando aqui.

Acesse também e curta a fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old March 21st, 2008, 07:01 PM   #6
Hall_CG
Guinness Book

Hall_CG's Avatar

Likes (Received): 19

Thread perfeito! Quantas fotos lindas!

A foto 8 está tão perfeita quanto um quadro pintado à mão...

E ainda dizem que Deus não existe...

Campina Grande - Uma cidade Multifacetada

"Eterno Poema de Amor à Beleza"
Hall_CG no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 07:02 PM   #7
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Essa região é magnífica.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 09:14 PM   #8
Terra Alagoana
por HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Quote:
Originally Posted by Netop.Mcz View Post
Ótimo thread Terra Alagoana!

Sem dúvidas este cenário é um dos mais espetaculares dentre as belezas naturais alagoanas.
A combinação entre as dunas branquinhas junto às aguas transparentes e cristalinas, é, de fato, formidável

Valeu Netop. Nosso estado tem belezas incríveis mesmo.
Old March 23rd, 2008, 09:16 PM   #9
Terra Alagoana
por HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Quote:
Originally Posted by abrandao View Post
O mais belo trecho do Rio São Francisco, definitivamente!!!!!!!!!!!

Fez-me lembrar de campanha publicitária veiculada em diversas cidades brasileiras, entre as quais Brasília, à época do Filme "Deus é Brasileiro", que dizia:

DEUS É BRASILEIRO, MAS CAPRICHOU EM ALAGOAS!!!!!!!!!

Não só a foz, mas o trecho dos cânions também é muito bonito abrandao...
Old March 23rd, 2008, 10:38 PM   #10
Will_NE
Na Suíça Sertaneja

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 8030

Rio São Francisco... Da nascente à foz, um rio repleto de belezas naturais!!!!
Will_NE está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 10:51 PM   #11
Tony Weslley
BAhiA>NOrdEsTe>BrASil

Tony Weslley's Avatar

Likes (Received): 1

Rpz, fotos perfeitas, eu n conhecia Piaçabuçu e fiquei surpreso com tantas belezas dessa praias magníficas, a fto 4 é um sonho.
Parabéns pelas fts. vlw
Old March 24th, 2008, 03:02 AM   #12
Terra Alagoana
por HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Quote:
Originally Posted by brunohdb View Post
Nossa, um espetáculo de beleza e essas dunas são show!!!!!!
Tbm acho Bruno. Paisagens com dunas são sempre bonitas, não só em Piaçabuçu, como também no Ceará, RN, BA...etc...
Old March 24th, 2008, 03:09 AM   #13
Terra Alagoana
por HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tito Garcez View Post
Poxa cara, parabéns pelo thread!

Piaçabuçu é um lugar lindo que preciso conhecer melhor. Cheguei apenas a conhecer a cidade em si e a zona urbana da praia de Pontal do Peba. Já me prometi que próxima vez que visitar Alagoas tenho que ir na foz do Rio e nas dunas!

Comigo foi o contrário Tito, eu fui direto pro cais de Piaçabuçu pegar a escuna do passeio à foz e não conheci a praia urbana da cidade.
Old March 24th, 2008, 03:29 AM   #14
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 741

Quote:
Originally Posted by Terra Alagoana View Post
Comigo foi o contrário Tito, eu fui direto pro cais de Piaçabuçu pegar a escuna do passeio à foz e não conheci a praia urbana da cidade.
Ah, o passeio para a foz sai do cáis na cidade mesmo? Eu cheguei a ver o cáis onde tinha trocentas canoas apenas, não vi nenhuma embarcação maior. Será que tem outro na cidade, próprio para estes passeios?

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros e argentinos em minha página clicando aqui.

Acesse também e curta a fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2008, 04:04 AM   #15
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 9224

Parabéns João pela marca e pelo belíssimo thread, essa região é de tirar o fôlego.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2008, 07:54 AM   #16
Terra Alagoana
por HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Valeu Halysson e Tonyssa pelos comentários!
Old March 24th, 2008, 07:56 AM   #17
Terra Alagoana
por HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Quote:
Originally Posted by Sanfranciscano View Post
Rio São Francisco... Da nascente à foz, um rio repleto de belezas naturais!!!!

É verdade cara. O rio SF é muito bonito desde a nascente.

Revitalização já!!!
Old March 24th, 2008, 08:01 AM   #18
Terra Alagoana
por HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tony Weslley View Post
Rpz, fotos perfeitas, eu n conhecia Piaçabuçu e fiquei surpreso com tantas belezas dessa praias magníficas, a fto 4 é um sonho.
Parabéns pelas fts. vlw

Obrigado Tony!
Só há poucos anos que esse roteiro turístico passou a ser divulgado e explorado em Alagoas. Muitos ainda desconhecem....Eu mesmo que sou alagoano só fui conhecer a Foz do São Francisco mês passado...
Old March 24th, 2008, 08:04 AM   #19
Terra Alagoana
por HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tito Garcez View Post
Ah, o passeio para a foz sai do cáis na cidade mesmo? Eu cheguei a ver o cáis onde tinha trocentas canoas apenas, não vi nenhuma embarcação maior. Será que tem outro na cidade, próprio para estes passeios?

Sim Tito. Os veleiros também partem do cais da cidade. Na certa vc passou numa hora em que esses barcos de passeio estavam justamente na foz...por isso vc só viu as pequenas canoas.

Na próxima página colocarei mais fotos desse roteiro e vc poderá observar alguns veleiros ancorados no cais da cidade.
Old March 24th, 2008, 08:07 AM   #20
Terra Alagoana
por HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Quote:
Originally Posted by cerrado View Post
Parabéns João pela marca e pelo belíssimo thread, essa região é de tirar o fôlego.

Cerrado, acho que vc fez um comentário no thread errado...

Não foi o João Manoel que fez esse thread de Piaçabuçu...

Reply

Thread Tools

Posting Rules