daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old March 22nd, 2008, 09:03 AM   #1
amthiago
Direito Urbanístico

amthiago's Avatar

Likes (Received): 0

Fortaleza observada de 3 ângulos inéditos. Vistas panorâmicas.

Bom, este é meu primeiro post, espero que gostem. Já há algum tempo que acompanho este fórum sem nunca ter participado ativamente. Reuni algumas fotos minhas batidas entre maio de 2007 e início de 2008.

A proposta aqui é apresentar a cidade à partir de 3 ângulos diferentes.

Primeiramente, a cidade vista a partir do Bairro de Fátima (lugar onde morei por muito tempo e ainda espero voltar) com fotos batidas de um edifício de 25 pavimentos, salvo engano. Fotos tiradas dos 5º e 22º pisos.

Num segundo momento, a cidade vista a partir da Aldeota, com fotos tiradas do último andar do Shopping Aldeota.

Por último a cidade vista da Varjota, a partir do 7º andar do prédio onde moro atualmente.

--------------------------------------------------------------------------
Bairro de Fátima

1) Este é o prédio de onde bati as fotos do Bairro de Fátima (5º e 22º pisos):

2)Vê-se aqui do b. Fátima ao Dionísio Torres.

3) Dionísio Torres ao fundo visto do b. de Fátima.

4) Mais uma vez o Dionísio Torres observado a partir do b. de Fátima.

5) Densidade do Bairro de Fátima.

6) Vista de um lado do Bairro. As casas ainda predominam.

7) Aspecto das ruas.

8) O Bairro de Fátima é um dos bairros mais tradicionais de Fortaleza. Verticalizá-lo é um desafio para especulação imobiliária há décadas, visto que a maior parte das residências possuem área pequena, o que dificulta a compra dos terrenos. No entanto nesta década a verticalização vem ganhando impulso.

9) Quartel General dos Mórmons em Fortaleza no meio sendo construído. Trata-se de um templo de 10 andares, salvo engano.

10) Há muitos prédios das décadas de 70, 80 e 90.

11) 23º Batalhão de Caça do Exército que já fica na intersecção entre Fátima e o Benfica. A presença militar no bairro é muito forte. Uma considerável área do bairro é formada por áreas militares.

12) Estádio Presidente Vargas que fica atrás do 23º BC, já no Bairro do Benfica.

13) Centro visto do Bairro de Fátima

14) Panorâmica do b. de Fátima ao Centro.

15) Skyline do Centro.

16) Rua Assunção. Corta o Bairro de Fátima e o Centro numa reta só. Uma rua reta típica de Fortaleza.

17) Centro, b. Fátima e Benfica.

Aldeota

18) Vista do último andar do Shopping Aldeota. Dá pra ver Aldeota, um pouco do Cocó e as serras.

19) Vista para Shopping Del Paseo (cor de rosa) e uma boa visão da Aldeota.

20) Pedaços do Papicu e Cocó, com as dunas do Bairro Dunas ao fundo.

21) Vista para a direção do Dionísio Torres.

22) De um pedaço da Aldeota ao Dionísio Torres ao fundo.

23) Este já é conhecido dos foristas: Edifício Santos Dumont.

Varjota

25) Bairro do Papicu visto do prédio onde resido na Varjota. Mesmo lugar de onde bati a próxima foto.

24) Ângulo bem desconhecido este para a maioria aqui. Esta é a Ponta do Mucuripe bem no finalzinho onde começa o Porto de Fortaleza visto do Bairro Varjota, onde resido atualmente. Dá para ver os geradores eólicos da usina da Praia Mansa.

Last edited by amthiago; March 23rd, 2008 at 05:06 AM.
amthiago no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 22nd, 2008, 10:42 AM   #2
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 57

Antes de mais nada, seja muito bem-vindo!

Parabéns por tuas fotos, foram muito bem tiradas... Ta aí outra cidade que preciso muito conhecer! Fortaleza é linda!

Veja informações e fotografias sobre destinos turísticos no blog "O Brasil de Tito" - Acesse também a Fan page no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <

Last edited by Tito; March 22nd, 2008 at 10:52 AM.
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2008, 01:14 PM   #3
Galado
Registered User

Galado's Avatar

Excelente thread! mostrou regiões da cidade não muito conhecidas por nos turistas, muito estranho para mim ver o centro da cidade bem próximo ao mar, parabéns pelas fotos e seja bem vindo!
flw
Galado no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2008, 03:58 PM   #4
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 1

Antes de mais nada, seja bem-vindo! e que estréia fantástica! parabéns!
que fotos lindas! Que thread simplesmente espetacular! essas aéreas que mostram o Centro lembra bem fotos antigas que tenho em livros dos anos 50! Que massa ver o centro da cidade, com os prédios do Banco do Nordeste (matriz), Savanah, Sul América.

Me surpreendeu muito o skyline de Fátima. Esses prédios se misturam a tradição do bairro ainda com casas enormes. Imagino como deve estar essa região daqui uns 10 anos.

Putz como Fortaleza tá densa em vários bairros!

Adorei a foto que mostra a densidade do Papicu, além, claro da imponência da Torre Santos Dumont e Aldeota!

que legal!
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2008, 04:51 PM   #5
Caruaruense
Agreste Pernambucano

Caruaruense's Avatar

Likes (Received): 175

Começou muito bem! Parabéns pelo thread e para Fortaleza!
Caruaruense no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2008, 05:22 PM   #6
gessifagner
Registered User

gessifagner's Avatar

Maravilhaa de thread!
gostei de todas as fotos
O bairro de Fátima é bem legal,tem um dos melhores IDH´s de Fortaleza
bom que outros bairro agora estão sendo mais explorados pelos forista daki, a exemplo do Bairro de Fátima, Dionísio Torres e Varjota.
mereceu mais fotos....hehehe, próxima vez tira das ruas tbm...hehehe

Parabéns e seja bem vindo!
gessifagner no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2008, 06:02 PM   #7
D'Neto
-

D'Neto's Avatar

Likes (Received): 61

Começando com o pé direito, hein?
Muitíssimo bem-vindo!

Adorei as fotos do Bairro de Fátima, principalmente a 3ª, com o skyline! Aliás, o skyline do eixo Bairro de Fátima-Dionisio Torres vem melhorando consideravelmente ultimamente! As do Centro também tão massa!

As que mais gostei foram as da vista do Shopping Aldeota! Que belo skyline na foto 18 e que densidade na 19!
D'Neto no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2008, 07:11 PM   #8
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Belo thread. Mostrando bem a densidade do skysline de Fortaleza. Seja bem vindo!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2008, 07:35 PM   #9
Marcelo Massulo
Registered User

Show de Fotos. Valeu!
Marcelo Massulo no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2008, 08:05 PM   #10
Cacique
BANNED

Cacique's Avatar

Likes (Received): 2

Maravilhas de fotos!!! Principalmentecom os ângulos do aldeota! Meus parabéns!
Cacique no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2008, 08:15 PM   #11
Bob_Omena
.a vida não para.

Bob_Omena's Avatar

Likes (Received): 207

muito bom mesmo cara!
bem vindo! otima estreia!
as da aldeota ficaram show!
Old March 22nd, 2008, 08:17 PM   #12
AldeotaXP
Registered User

AldeotaXP's Avatar

Ótimas fotos, seja bem vindo!
Old March 22nd, 2008, 09:55 PM   #13
amthiago
Direito Urbanístico

amthiago's Avatar

Obrigado a todos que comentaram e também aos que apenas visualizaram. Valeu pela ótima recepção, pessoal.

Mas achei que fui muito injusto com o bairro onde moro e com o Papicu postando apenas 2 fotos com qualidade duvidosa.

Então, para corrigir este erro vou postar aqui mais algumas fotos tiradas da janela do meu apê aqui na Varjota hoje mesmo.

Vajorta e Papicu

Rua Ana Bilhar. Ela também corta todo o Meireles que fica à uns quarteirões adentro, mas tem seu início na Varjota.

No detalhe dá pra saber o porquê de prédio residencial aqui sem varanda não vender. Aliás, acho que residencial aqui sem varanda dificilmente é construído. A preferencia aqui é por apartamentos com amplas varandas.

Uma amostra de como a Varjota vem se verticalizando. Mas espero que não fique como o Meireles, apesar de acreditar que não ficará, pois há uma parte do bairro ainda com um perfil urbano muito parecido com o B. de Fátima que insiste em resistir: quarteirões inteiros bem divididos por casas.

Futebol na Varjota.

Parte do Papicu visto da Varjota.

Papicu outa vez visto da Varjota. Esses bairros são separados pela Via Expressa. No meio uma das torres já pronta do Complexo São Mateus. Soube por aqui que irão começar a construir a segunda, serão gêmeas.

Finalizando.

Last edited by amthiago; March 22nd, 2008 at 11:31 PM.
Old March 22nd, 2008, 10:20 PM   #14
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Essa segunda parte de fotos está show tb, amthiago!
Me impressiona bastante uma coisa: há vários bairros de Fortaleza que já são auto-suficiente. Isso é uma tendência que começou com o centro, nos anos 50, passando pela Aldeota, nos anos 70, com a construção do Shopping Center Um. Hoje, bairros como Papicu, Varjota, Fátima, Cocó, Agua Fria, já estão indo para o mesmo caminho.
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2008, 10:29 PM   #15
Freire
--- x ----

Freire's Avatar

Likes (Received): 11

Parabéns !!! Fotos muito boas...O Sol ajudou na composição, heim !!!

O skyline do Papicu, visto da Varjota tá muito bom. Morava bem pertin do Complexo São Mateus (visto nas fotos).

Tb acho um charme o bairro de Fátima e espero que naquele bairro as casas continuem a predominar, acho importante cidades com bairros centrais como de Fátima ter casas em detrimento a prédios. Dá para dar uma respirada !!

Valeu.
Old March 22nd, 2008, 11:00 PM   #16
pcalais
Registered User

Muito bom mesmo, fotos de lugares de Fortaleza que normalmente a gente não vê!
pcalais no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2008, 11:19 PM   #17
D'Neto
-

D'Neto's Avatar

Adorei essas novas fotos, amthiago! Belíssimo skyline e que incrível mostrada nelas!

Quote:
Originally Posted by amthiago View Post

No detalhe dá pra saber o porquê de prédio residencial aqui sem varanda não vender. Aliás, acho que residencial aqui sem varanda dificilmente é construído. A preferencia aqui é por apartamentos com amplas varandas.
Esse prédio muito me intriga.

Já entrei até um apartamento nele, por sinal é onde mora um amigo meu. Pelo hall social, normal, só notei 3 apartamentos por andar. Mas depois fui perceber que olhando por fora, ele tem 4 apartamentos. O apartamento do meu amigo era o ultimo do hall, mas depois do apartamento dele ainda tinha outro apartamento, que morri de procurar a sua porta e não encontrei.
Old March 23rd, 2008, 04:14 AM   #18
amthiago
Direito Urbanístico

amthiago's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fortal View Post
Essa segunda parte de fotos está show tb, amthiago!
Me impressiona bastante uma coisa: há vários bairros de Fortaleza que já são auto-suficiente. Isso é uma tendência que começou com o centro, nos anos 50, passando pela Aldeota, nos anos 70, com a construção do Shopping Center Um. Hoje, bairros como Papicu, Varjota, Fátima, Cocó, Agua Fria, já estão indo para o mesmo caminho.
Com certeza fortal. Bairros que você vê claramente, além desses que você citou, entre outros, são cidade dos funcionários e também a cidade 2000. A cidade 2000 por exemplo que não é nenhuma aldeota mas lembra uma cidadezinha limpa e organizada independente, mesmo dentro de Fortaleza, com muita qualidade de vida e serviços completos. Tem seu centro comercial, cultural, e o mesmo se diz da cidade dos funcionário. e olha que são bairros muito novos.

A descentralização de Fortaleza é uma tendência da década de 70 que hoje já é uma realidade muito bem consolidada.
Old March 23rd, 2008, 04:17 AM   #19
amthiago
Direito Urbanístico

amthiago's Avatar

Quote:
Originally Posted by NeToFZ View Post
Adorei essas novas fotos, amthiago! Belíssimo skyline e que incrível mostrada nelas!

Esse prédio muito me intriga.

Já entrei até um apartamento nele, por sinal é onde mora um amigo meu. Pelo hall social, normal, só notei 3 apartamentos por andar. Mas depois fui perceber que olhando por fora, ele tem 4 apartamentos. O apartamento do meu amigo era o ultimo do hall, mas depois do apartamento dele ainda tinha outro apartamento, que morri de procurar a sua porta e não encontrei.
mmmm... o arquiteto desse prédio deve ser o mesmo do north shopping!
Old March 23rd, 2008, 04:32 AM   #20
D'Neto
-

D'Neto's Avatar

Quote:
Originally Posted by amthiago View Post
mmmm... o arquiteto desse prédio deve ser o mesmo do north shopping!
Hahaha, é mesmo!

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules