daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Reply

Thread Tools Display Modes
Old March 23rd, 2008, 03:40 PM   #1
SallesNeto@RR
OurAmazon'sONLYbrazilian!

SallesNeto@RR's Avatar

Thumbs up Minhas férias em Fortal: as melhores das 2.000 fotos que bati :D

Após muita paciência consegui selecionar as melhores fotos, editá-las, carregá-las com linha discada (!!!) e organizá-las neste thread, finalmente.

Este é especial, são todas minhas, batidas entre 31/dez e 5/fev, tempo em que passei férias na minha terra, na Terra do Sol!

Gostei muito do que vi, a cidade está limpa e bem mais segura (aquele Ronda do Quarteirão passa uma segurança "danada", de 5 em 5min vê-se uma). E, como sempre, lotadaaaaa de turistas

Vamos às fotos! Uma ou outra não está muito artística pois bati do carro, mas a qualidade está boa.
  • Se você usa linha discada e sabe do sofrimento que seria carregar tudo isto, clique aqui para uma lista das miniaturas.
Aí também tem umas 20 fotos a mais que este thread.

Skyline da Av. Beira-mar a partir da Ponte Metálica

[1] "A" Ponte Metálica (ponte dos ingleses)

[2] Skyline... lindo... fantástico

[3]

[4]

[5]

[6]

Avenida Beira-mar

[7] Início da Beira-mar

[8]

[9] Monumento... essa ficou magnífica, modéstia parte

[10]

[11]

[12]

[13]

[14] O mar some e aparecem as barracas de praia.

[15]

[16]

[17]

[18]

[19]

[20] Verticalização intensa e linda

[21] "As velas do Mucuripe vão sair para pescar...", Fagner.

[22] Fim da Beira-mar.

Avenidas e ruas próximas à orla marítima

[23]

[24]

[25]

[26]

[27]

[28]

[29]

[30]

[31]

[32]

[33]

[34]

[35]

[36] Beira-mar a noite

[37] Beira-mar a noite na feirinha de artesanato

[38]

Aéreas com skyline e mar

As fotos a seguir foram batidas da cobertura de um edifício de 15 andares no bairro Papicu. Vê-se o mar entre os edifícios da orla, observem...

[39]

[40]

[41]

[42]

[43]

Centro, Shoppings, avenidas,...

[44] Centro de Fortaleza, originalíssima árvore de Natal feita de redes!

[45] Marina Hotel (acho que é isto). Se não me engano esta é a Av. Leste-Oeste.

[46] Shopping Benfica, pequeno centro comercial do bairro homônimo.

[47] Av. Bezerra de Menezes, Parquelândia, a partir do terceiro pavimento (estacionamento) do North Shopping, um dos maiores da cidade.

[48] Na outra direção...

[49] Essa eu tenho quase certeza que é a Leste-Oeste hehe

[50] Não é uma foto muito bonita... mas vale a pena pelo skyline.

[51] Skyline por sobre o viaduto...
http://s205.photobucket.com/albums/b...za2008-534.jpg

[52] Avenida Washinton Soares (como sempre, eu acho. Se estiver errado corrijam-me por favor. Saí de Fortaleza aos 6 anos e de quase nada lembro-me :P).

[53] Leste-Oeste - agora tenho certeza que é! :P Vejam o skyline da Praia de Iracema ao fundo.

[54] Periferia de Fortaleza, bairro Antônio Bezerra. Essa é a avenida Mister Hull, que segue para Caucaia (região metropolitana), já completamente conurbada à capital. Não é uma foto bonita, mas ficou interessante...

E, para terminar, uma bela foto da Serra do Maranguape, no município homônimo, parte da RMF. Foi batida de um viaduto que "salta" uma ferrovia. É uma região pobre, mas a foto ficou interessante.

[55] Farol de Fortaleza, situado entre a praia de Iracema e a praia do Futuro.

[56] Sede da Ypióca, maior fábrica de cachaças do Brasil. Achei a arquitetura bem interessante (a foto ficou ruim por que foi batida do carro).

Porto das Dunas, Beach Park, Praias

Após a Praia do Futuro, rumando a leste, passando-se a foz do rio Cocó, chega-se ao Porto das Dunas, município de Aquiraz, na RMF. É um percurso lindíssimo até lá, para mim de nada vale visitar Fortaleza sem passar por ali. O caminho mistura Dunas, floresta, praia, caatinga e mansões e resorts fantásticos!

[57] Essa estrada estadual liga Fortaleza ao Porto das Dunas... essa imagem ficou tremida mas vale a pena mostrá-la: note como as dunas "comem" a estrada! No horizonte vê-se uma placa do Beach Park, situado poucos quilômetros além.

[58] Aproximando-se do Beach Park... veja o Insano, colossal tobogã (ou toboágua) realmente para pessoas que não valorizam muito a vida eheheheh.

[59] Beach Park!

[60] Bela vista desta incrível cidade-de-fim-de-semana (Insano ao fundo).

[61] Mansões...

[62] Fantástica vista!

[63] Parapente e uma panorâmica dos resorts ao fundo -- e o mar!!

[64] Depois do Porto das Dunas segui reto rumo à Prainha, ainda em Aquiraz. No caminho este pôr-do-sol incrível:

[65] Noutro dia, na Prainha.

[66] Agora rumando à praia do Cumbuco, em Caucaia...

[67] Cumbuco.

[68] Praia da Taíba, a 90km de Fortaleza, no município de São Gonçalo do Amarante. Essas fotos foram tomadas a partir de cavernas que dividem seu espaço com a maré... muito bonito.

[69] Outro ângulo.

[70] A vila da Taíba.

[71]

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Belíssimo espaço na costa fortalezense dentinado à preservação e restauração do patrimônio histórico e cultural do Ceará. Elegante, bem cuidado e emocionante. Não deixe de ir quando for à Fortal!

[72] Prédios históricos no interior do Centro.

[73] Estátua do grandioso Patativa do Assaré, maior poeta nordestino de todos os tempos!

[74]

[75]

[76] Vista da cidade a partir do Dragão do Mar.

[77]

[78] Planetário.

Parque do Cocó e bairro

Belíssima área verde destinada à preservação com ótimo urbanismo e verticalização. Uma das melhores áreas da cidade.

[79] Vias do bairro.

[80] Avenida atravessando o parque.

[81] Interior do parque... os edifícios brincam de esconde-esconde por detrás das árvores

[82]

[83]

[84] Passeio de barco pelo rio Cocó.

[85] Avenida vista de um viaduto.

[86] Prédios...

[87] Cruzamento... belo urbanismo.

[88]

Esporte

Como bom tricolor de aço, trago também algumas fotos do meu Leão.

[89] Bandeirão do Grêmio Recreativo, Esportivo e Social Leões da Torcida Uniformizada do Fortaleza (Leões da TUF), no Clássico-Rei Fortaleza 1 vs. 1 Ceará, dia 27 de janeiro pelo Cearense.

[90] Treinamento no Alcides Santos, sede do Fortaleza.

[91] "Ah! Eu sou da TUF!"

[92] "Hoje vai ter futebol e o meu Leão vai dar um show no PV! vou levar foguete fojão e um bandeirão só pra fortalecer!"

Skyline de Belém do avião!

Essas fotos são de 31/dez, cerca de 6h30 da manhã, meu vôo fez escala em Belém e consegui pegar esses ângulos! Infelizmente eu estava no corredor e os meus vizinhos enchiam o saco toda vez que tentava fotografar algo, por isso que não consegui mais nenhuma foto boa =\

[93] Suponho que aqui funcione um porto e seja a Baía de Guajará...

[94] Ficou meio tremida mas está legal

Espero que tenham gostado e comentem! Fazer um thread desse tamanho com dial up é muito trabalhoso...! E aguardem, em breve (algumas semanas :P) um super-thread de JERICOACOARA, a Mahakesh brasileira, e região! Que lugar lindo aquele!

Comentem!
Old March 23rd, 2008, 04:04 PM   #2
PejatBR
Registered User

PejatBR's Avatar

Belas fotos !
PejatBR no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 05:29 PM   #3
amthiago
Direito Urbanístico

amthiago's Avatar

Belas imagens. Pena que durente o período em que você esteve em Fortaleza o céu esteve mais tempo nublado, pelo menos foi o que percebi nas fotos.

Quanto a limpeza, não concordo com você. A cidade há 3 anos e meio era uma coisa nesse aspecto, e hoje é outra bem diferente. Parece que nos últimos 3,5 anos a limpeza e manutenção paisagística da cidade foi abandonado pela atual administração da cidade, a prefeitura de luizianne lins. Nas fotos mesmo percebe-se o mato alto nas vias rubanas, calçadas e meio fios quebrados, asfalto péssimo, etc. Parece que a prefeita se utiliza do que há de mais antigo, atrasado e desonesto no mundo da política para enrolar a população: a política do pão e circo. Temos uma prefeitura de eventos (festas), que gosta de lançar projetos que não leva para a frente, e o resultado é que a cidade que um dia já foi referência de urbanismo durante todo os anos 90 e início dos 2000 hoje nesse aspecto está tomando o rumo contrário de muitas outras capitais nordestinas, está involuindo e perdendo todas as conquistas acumuladas durante os últimos quase 20 anos. Eu temo por essa cidade.
amthiago no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 05:55 PM   #4
D'Neto
\/ Fortal City

D'Neto's Avatar

Aê SallesNeto, que bom que gostou! E valeu pelas fotos também, estão ótimas! Volte mais vezes!!!

Realmente a população está se sentido MUITO mais segura com o Ronda do Quarteirão. A limpeza, como você falou, está até boa, mas não como Fortaleza estava acostumada em prefeituras anteriores, que tem que ser o aceitavel para cidades turísticas.

Gostei das fotos do "inicio da Beira-Mar" (que na verdade é a Praia de Iracema). Mostra o urbanismo PÉSSIMO da região, mas que pra nossa sorte, está passando por obras de requalificação!

As fotos da cobertura no Papicu também tá massa, e a da Parquelândia vista do North Shopping também, mostrando a Avenida Bezerra de Menezes!

Adorei as fotos do bairro/parque do Cocó! Mostra o verde e a beleza da região. Mas na foto 79, que você chamou de Cocó, na verdade é BAIRRO DE FÁTIMA (no caso, bem longe do Cocó).

As fotos do PORTO DAS DUNAS estão lindas também! Mostra a pujança da pequena cidade, que já conta com 11 empreendimentos de grande porte em construção, sendo 7 deles resorts! É uma Cancún!

D'Neto no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 05:55 PM   #5
tonyssa
Registered User

Belas fotos. Esse Skyline da Beira mar é fantástico.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 06:04 PM   #6
dricobel
Belém

dricobel's Avatar

Fortaleza é foda, uma belissima capital, em uma das fotos a impressão que se tem é que as dunas avançam sobre a rodovia......... o skyline dispensa comentários, lindaço
parabéns pelas fotos salles ficaram otimas!!!

2 anos de SSC
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 06:08 PM   #7
Mangueboy
Cidade Lendária

Mangueboy's Avatar

Ótimas fotos e você andou muito por Fortaleza né?

Como já falaram, não sabia que o urbanismo em partes da beira mar e avenidas proximas era ruim assim.
Gostei muito das fotos do parque do cocó, muito agradável esse bairro.

Ahh. ..e boas fotos do clássico Ceará x Fortaleza
"Para conhecer uma paisagem não basta vê-la, é preciso muito mais, é preciso que as duas almas, a do contemplador e a do lugar, cheguem a entender-se, quantas vezes elas nem mesmo se falam!..... Ele não terá sentido os eflúvios desta nossa terra, os quais talvez seja preciso ser pernambucano para sentir e que podem não ter realidade e magia senão para nós mesmos"
Joaquim Nabuco
Mangueboy no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 06:24 PM   #8
D'Neto
\/ Fortal City

D'Neto's Avatar

Quote:
Originally Posted by MangueTown View Post
Ótimas fotos e você andou muito por Fortaleza né?

Como já falaram, não sabia que o urbanismo em partes da beira mar e avenidas proximas era ruim assim.
Gostei muito das fotos do parque do cocó, muito agradável esse bairro.

Ahh. ..e boas fotos do clássico Ceará x Fortaleza
Essa parte da "Beira-Mar" (que nem Beira-Mar é, e sim Praia de Iracema) quem tem o urbanismo ruim, está em obras para um novo urbanismo!
Começaram em fevereiro, pra ficar pronto em agosto.

Aí sim, toda a parte verticalizada da orla vai ficar com o urbanismo exemplar já famoso aqui no SSC.
D'Neto no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 07:10 PM   #9
SallesNeto@RR

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by amthiago View Post
Belas imagens. Pena que durente o período em que você esteve em Fortaleza o céu esteve mais tempo nublado, pelo menos foi o que percebi nas fotos.

Quanto a limpeza, não concordo com você. A cidade há 3 anos e meio era uma coisa nesse aspecto, e hoje é outra bem diferente. Parece que nos últimos 3,5 anos a limpeza e manutenção paisagística da cidade foi abandonado pela atual administração da cidade, a prefeitura de luizianne lins. Nas fotos mesmo percebe-se o mato alto nas vias rubanas, calçadas e meio fios quebrados, asfalto péssimo, etc. Parece que a prefeita se utiliza do que há de mais antigo, atrasado e desonesto no mundo da política para enrolar a população: a política do pão e circo. Temos uma prefeitura de eventos (festas), que gosta de lançar projetos que não leva para a frente, e o resultado é que a cidade que um dia já foi referência de urbanismo durante todo os anos 90 e início dos 2000 hoje nesse aspecto está tomando o rumo contrário de muitas outras capitais nordestinas, está involuindo e perdendo todas as conquistas acumuladas durante os últimos quase 20 anos. Eu temo por essa cidade.
Pois é, assim que cheguei passaram 10 dias chovendo toda manhã hehe... é o inverno chegando, pelo visto ele será muito bom, graças a Deus...
Só ficava com raiva por que deixei de ir à praia por isso umas 5 vezes
Abraço!
Old March 23rd, 2008, 07:49 PM   #10
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

caramba! que fotos show! aehhhh, Salles! obrigado pelo thread! adorei!
Nota-se como essa cidade está entupida de prédios! em todos os cantos, a verticalização avança!
Adorei a Bezerra de Menezes, muito show, até lembra uma grande avenida de São Paulo!
Os prédios nas cercanias do Cocó é realmente um espetáculo!
parabéns!
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 08:17 PM   #11
Cerrado
In the brig

Linda seleção, Fortaleza é uma cidade maravilhosa.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 08:26 PM   #12
SallesNeto@RR

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by amthiago View Post

Olha, se se comparar a Fortaleza que vi em dezembro de 2004 qdo a Luiziane estava às vésperas de ser prefeita com a de hoje, ao menos no aspecto limpeza, dá de 10 a 0.
Haviam *montanhas* de lixo no meio da rua, pelo que lembro era uma greve dos garis. Não por coincidência aquele foi considerado o pior ano para se visitar Fortal, segundo os próprios turistas.
Abraço!
Old March 23rd, 2008, 08:32 PM   #13
Rondon
Sete, Porto Velho

Rondon's Avatar

Salles de férias no Nordeste...
Eu também fiquei o mês de Janeiro de férias lá, mas foi do ladinho do Ceará (no Piauí)
Old March 23rd, 2008, 09:00 PM   #14
SallesNeto@RR

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
Salles de férias no Nordeste...
Eu também fiquei o mês de Janeiro de férias lá, mas foi do ladinho do Ceará (no Piauí)
Foste a Teresina? Parnaíba? Paranaíba é muito massa
Old March 23rd, 2008, 09:00 PM   #15
SallesNeto@RR

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fortal View Post
caramba! que fotos show! aehhhh, Salles! obrigado pelo thread! adorei!
Nota-se como essa cidade está entupida de prédios! em todos os cantos, a verticalização avança!
Adorei a Bezerra de Menezes, muito show, até lembra uma grande avenida de São Paulo!
Os prédios nas cercanias do Cocó é realmente um espetáculo!
parabéns!
Hehehe valeu!
Bezerra de Menezes em horário de pico é infernal :S
Old March 23rd, 2008, 09:03 PM   #16
SallesNeto@RR

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by NeToFZ View Post
Aê SallesNeto, que bom que gostou! E valeu pelas fotos também, estão ótimas! Volte mais vezes!!!

Realmente a população está se sentido MUITO mais segura com o Ronda do Quarteirão. A limpeza, como você falou, está até boa, mas não como Fortaleza estava acostumada em prefeituras anteriores, que tem que ser o aceitavel para cidades turísticas.

Gostei das fotos do "inicio da Beira-Mar" (que na verdade é a Praia de Iracema). Mostra o urbanismo PÉSSIMO da região, mas que pra nossa sorte, está passando por obras de requalificação!

As fotos da cobertura no Papicu também tá massa, e a da Parquelândia vista do North Shopping também, mostrando a Avenida Bezerra de Menezes!

Adorei as fotos do bairro/parque do Cocó! Mostra o verde e a beleza da região. Mas na foto 79, que você chamou de Cocó, na verdade é BAIRRO DE FÁTIMA (no caso, bem longe do Cocó).

As fotos do PORTO DAS DUNAS estão lindas também! Mostra a pujança da pequena cidade, que já conta com 11 empreendimentos de grande porte em construção, sendo 7 deles resorts! É uma Cancún!

hehehe desculpe, como já disse morei muito pouco tempo em Fortal :P. E obrigado pelos comentários!
Old March 23rd, 2008, 09:03 PM   #17
SallesNeto@RR

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by Drico-bel View Post
Fortaleza é foda, uma belissima capital, em uma das fotos a impressão que se tem é que as dunas avançam sobre a rodovia......... o skyline dispensa comentários, lindaço
parabéns pelas fotos salles ficaram otimas!!!
Mas elas avançam mesmo :P
Old March 23rd, 2008, 09:06 PM   #18
SallesNeto@RR

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Belas fotos. Esse Skyline da Beira mar é fantástico.
Quando estava voltando pra BV, dia 5/fev, o avião da TAF fez um vôo panorâmico pela beira-mar... fantástico!!

Só que as pilhas da câmera estavam descarregadas :'( buaaaaaaaa. Quase cortei meus pulsos quando cheguei em RR por causa disso :P

Mas é incrível... aquele foi o melhor momento da viagem, ao menos no que diz respeito à beleza da vista.

(Se bem que Jericoacoara é demais... voces verão pelo próximo thread! )
Old March 23rd, 2008, 09:09 PM   #19
amthiago
Direito Urbanístico

amthiago's Avatar

Quote:
Originally Posted by NeToFZ View Post
Essa parte da "Beira-Mar" (que nem Beira-Mar é, e sim Praia de Iracema) quem tem o urbanismo ruim, está em obras para um novo urbanismo!
Começaram em fevereiro, pra ficar pronto em agosto.

Aí sim, toda a parte verticalizada da orla vai ficar com o urbanismo exemplar já famoso aqui no SSC.
O aterro não podia ser mexido por conta da intervenção do Ministério Público em relação à área aterrada alegando prejuízo ao meio ambiente. Nem mesmo o calçadão podia ser recuperado equanto o processo estivesse correndo. Mas o mal urbanismo em relação à essa área só diz respeito mesmo em relação ao calçadão do aterro, o restante está OK.

Mas parece que já há algum tempinho que essa questão vem tendo um desfecho positivo, de forma que o calçadão já pode ser mexido. Só esta prefeita maluca que leva 2 anos para fazer um edital de licitação por conta da falta de competência técnica de sua equipe para só agora ter a brilhante idéia de recuperar a área. Eleições chegando né, mas não tenho muita expectativa quanto a conclusão da reforma para ainda este ano.
amthiago no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2008, 09:20 PM   #20
Rondon
Sete, Porto Velho

Rondon's Avatar

Quote:
Originally Posted by SallesNeto@RR View Post
Foste a Teresina? Parnaíba? Paranaíba é muito massa
Sim, até postei umas fotos aqui no fórum do Nordeste. Fui em Teresina, Parnaíba e Luís Correia

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules