daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste > Notícias da Região



Reply

 
Thread Tools
Old March 28th, 2008, 01:50 PM   #1
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 34,735
Likes (Received): 1380

Bahia terá transplante de medula ainda este ano

Correio da Bahia

28/03/2008


Pelo menos 240 pessoas já recebem suporte pré e pós-operatório no Hospital das Clínicas

Enquanto a Bahia aguarda o credenciamento do Ministério da Saúde para começar a realizar transplantes, o Centro de Transplantes de Medula Óssea (CTMO), no Hospital das Clínicas, presta à população serviços de acompanhamento e tratamento nas fases de pré e pós-operatório. Pelo menos 240 pessoas recebem o suporte. O CMTO também é responsável por organizar o fluxo dos pacientes que necessitam da cirurgia, assim como o encaminhamento às unidades fora do estado. A previsão é que, até o final deste ano, os transplantes sejam realizados dentro do próprio estado.
Antes de receber a nova medula, o paciente passa por exames e avaliações clínicas feitas por uma equipe multidisciplinar, necessários para a realização do transplante, como testes de compatibilidade (HLA) entre irmãos, verificação do estágio da doença, avaliação de indicação de transplante de medula óssea, avaliação e preparação psicossocial para o procedimento através de um grupo formado por cinco médicos especializados.


Há dois anos, o jogador de futebol Elton Miranda, 20 anos, é assistido pelo CMTO. Vítima de anemia plástica, ele foi submetido ao transplante e recebeu a medula da irmã, em outubro do ano passado, em Curitiba. “O remédio começou a não responder, fiquei internado e terminei passando pela cirurgia”, comenta o rapaz. Hoje, ele vive bem e, pelo menos, uma vez por mês é atendido no CMTO, onde faz revisão clínica e recebe suporte psicológico.


O coordenador do Programa Estadual de Transplante de Medula, Marco Aurélio Salvino, considera o projeto como um enorme desafio e um dos primeiros passos para que o Complexo Hupes se torne o primeiro hospital público na Bahia a realizar o transplante de medula. “Logo teremos um serviço completo e de excelência”, garantiu o médico.
As atividades do CMTO são realizadas no Hospital-Dia de Hematologia/TMO, nos ambulatórios de pré e pós-TMO e na enfermaria de hematologia do Hospital das Clínicas. O serviço realiza hoje uma média de 220 consultas por mês, sendo 20 casos novos. Também cabe ao CTMO levantar os dados estatísticos relacionados à terapêutica no estado (números de transplantes necessários e realizados por ano, resultados e lista de espera).


Equipe com 12 profissionais


O Centro de Transplantes de Medula Óssea (CTMO) foi dividido em duas etapas: a primeira, já concluída, foi a inauguração do CTMO; a segunda prevê a construção de uma enfermaria para pacientes hematológicos e uma unidade fechada para TMO, com previsão de conclusão das obras ainda este ano. Com isso, todo o processo ligado ao transplante passa a ser realizado no estado. A equipe com 12 novos profissionais, entre pessoal administrativo, médicos, enfermeiros, psicólogo e infectologistas já foi capacitada. Para que a Bahia comece a realizar os procedimentos, basta apenas que as instalações do centro cirúrgico sejam concluídas.
A professora e hematologista, Gloria Bonfim, chefe do serviço de hematologia, considera o serviço de suma importância para população dependente do sistema público de saúde. O projeto é resultado de uma parceria do Complexo Hupes/Ufba com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).
Cerrado no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old March 29th, 2008, 01:36 AM   #2
tonyssa
.
 
tonyssa's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Posts: 73,276

Já estava na hora.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 10:29 PM   #3
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 34,735
Likes (Received): 1380

O povo precisa tomar consciência da importancia de se tornar doador.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2008, 03:30 PM   #4
GLeal_SSA
Registered User
 
Join Date: Nov 2006
Posts: 1,549
Likes (Received): 226

O problema é que doar medula é complicado. Achar uma compatibilidade fora da família é raríiiissimo!
Que boa notícia. A bahia ta devendo muito em termos de transplante e de doações também.
GLeal_SSA no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2008, 03:58 PM   #5
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 34,735
Likes (Received): 1380

Quote:
Originally Posted by GLeal_SSA View Post
O problema é que doar medula é complicado. Achar uma compatibilidade fora da família é raríiiissimo!
Que boa notícia. A bahia ta devendo muito em termos de transplante e de doações também.
Realmente a compatibilidade na questão de medula é uma coisa muito complicada, para os não parentes as chances é de mais ou menos 1 em 1 milhão, mas quanto mais pessoas inscritas no banco de doadores de transplante melhor.
Conheço uma pessoa em Itabuna que fez o transplante em Curitiba, recebeu de uma pessoa desconhecida que estava inscrita no banco.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old March 31st, 2008, 12:54 AM   #6
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
 
BrunoInteriorano's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Eixo do Mal (Caçapava-SP)
Posts: 7,095
Likes (Received): 1

muito bom!!

a Bahia realmente ta crescendo!!
__________________
conscientize-se
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 10:32 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu