search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old March 29th, 2008, 05:01 AM   #1
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 38,838
Likes (Received): 7339

Salvador da Bahia, 459 anos - História, cultura e tradição

Sábado, 29 de março de 2008



Parabéns São Salvador da Baía de Todos os Santos!



A nossa história começa em 1501, quando Américo Vespuccio descortina a Baía de Todos os Santos. Sua posse foi oficializada com a colocação do marco da coroa portuguesa, onde hoje está localizado o Forte e o Farol da Barra. Bela e segura rota, o local passa a ser freqüentemente visitado por esquadras em trânsito (a vocação turística de Salvador já se fazia presente). Não se instalou nenhum princípio de povoação logo no início da descoberta, no entanto.

Em 1510, Diogo Álvares Correia, que destinava-se às Índias, termina naufragando na Baía de Todos os Santos. Os índios Tupinambás pescam a tripulação e a devoram. Apenas um sobrevive, é poupado pela tribo por ser extremamente magro e alto, não sendo, portanto, um bom "prato", fato que explica o apelido que lhe foi dado e como passou a ser mais conhecido : Caramuru. ( Caramuru ou moréia é um peixe esguio e comprido característico da região). Ele conquista a confiança dos índios e casa-se com a filha do cacique Taparica, a Paraguaçu , que recebe posteriormente o nome Catarina, em seu batismo na França. Surge daí o primeiro núcleo de povoamento da baía. Localizava-se entre o bairro da Graça e a Vitória, e, acreditam alguns historiadores, foi chamado de Salvador em alusão ao naufrágio. Foi considerado um patriarca, sua prole foi tão numerosa que Gregório de Matos o chamou de "Adão de Massapê" ( massapê : terra argilosa da Bahia, ideal para cultura da cana-de-açúcar.) a miscigenação, hoje traço marcante da cidade, tem aí seu início.
Portugal, no entanto, pouco estava interessado com o que se passava por aqui. Não tendo encontrado metais preciosos como a Espanha em suas colônias, ocupava-se com o ainda rentável comércio de especiarias da Índia. Apenas com a ameaça dos recém -formados estados nacionais da França, Inglaterra e Holanda, que, por ter sido tardia, ficaram de fora do tratado que dividia o mundo entre os países ibéricos, Portugal decide ocupar a colônia, para evitar a perda. D. João III, monarca português, divide, então, o Brasil em capitanias hereditárias, medida colonizadora mais adequada para a situação - reduzia os investimentos diretos da coroa, já que cabia ao donatário zelar pela defesa e geração de riqueza explorável na colônia e , evidentemente, pagar imposto.
A capitania da Bahia foi doada a Francisco Pereira Coutinho, que chegou aqui em 1536 e fundou a vila da Bahia, no lugar onde ainda se localizam o Forte de São Diogo e a Igreja de Santo Antônio da Barra. Conta-se que a tripulação que o acompanhava assustou-se com a presença de um branco entre os nativos; era Caramuru, agora seu mais próximo vizinho. Pereira plantou algodão e cana-de-açúcar, mas seus esforços de povoamento têm fim um ano depois, com um naufrágio também na Baía de Todos os Santos. Neste dia, a refeição foi farta na tribo tupinambá, prato principal : Francisco Pereira Coutinho. Caramuru funde as duas vilas que passam à denominação geral de Vila Velha, em contraposição à cidade posteriormente fundada.
A capitania da Bahia não foi a única a fracassar. A falta de recursos para investimentos e de segurança, o isolamento das capitanias entre si foram fatores que se somaram definindo o malogro. D. João, também preocupado com o poder absoluto dos donatários em suas capitanias e desconfiado da sonegação dos impostos, implanta um governo geral que pudesse centralizar os interesses da coroa. A família de Pereira Coutinho, não querendo dar continuidade ao empreendimento, vende a capitania a Portugal, onde, então, fundaria a sede do governo geral. A idéia de D. João era "mandar fazer uma fortaleza e povoação grande e forte, em lugar conveniente". O encarregado da missão era Tomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil, que chega aqui em 1549, no dia 29 de março, data oficial de nascimento da capital ( no calendário católico, dia do São Salvador, fato a que outro grupo de historiadores atribui o nome da cidade).



Bem-vindos à Terra da Felicidade


Pelourinho


A história do Pelourinho está intimamente ligada à história da própria cidade, fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil (quando D. João III era o monarca reinante), que escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica - no alto, próximo ao porto e da região comercial e com uma barreira natural constituída por uma elevação abrupta do terreno, verdadeira muralha de até 90 metros de altura por 15km de extensão - facilitando a defesa da cidade.

Era um bairro eminentemente residencial, onde se concentravam as melhores moradias, até o início do século XX.

A partir dos anos 60, o Pelourinho sofreu um forte processo de degradação, com a modernização da cidade e a transferência de atividades econômicas para outras regiões da capital baiana, o que tranformou a região do Centro Histórico em um antro de prostituição e marginalidade.

Somente a partir dos anos 80 (com o reconhecimento do casario como patrimônio da humanidade pela UNESCO) e dos anos 90 (com a revitalização da região) é que o Pelourinho transformou-se no que é hoje: um centro de "efervescência" cultural.

Nas últimas décadas o Pelourinho passou a atrair artistas de todos os gêneros: cinema, música, pintura, tornando-o um importante centro cultural de Salvador.







Terreiro de Jesus



















Igreja de São Francisco









Anoitecer no Pelô


Ordem Terceira do São Francisco





Fundação Casa de Jorge Amado





Catedral Basílica



Primeira Escola de Medicina do Brasil




Becos do Pelô













Algumas peças do artesanato baiano







Praça no Pelourinho











Praça da Sé














Candomblé


Samba de Roda


Capoeira



Belvedere da Sé - Cruz Caída





Igreja da Misericórdia






Participações de Tonyssa, André Marques e SandroBR

Last edited by Cerrado; April 11th, 2008 at 01:34 AM.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old March 29th, 2008, 05:09 AM   #2
Tony Weslley
BAhiA>NOrdEsTe>BrASil
 
Tony Weslley's Avatar
 
Join Date: Jun 2007
Location: Feira de Santana
Posts: 931
Likes (Received): 1

Muito bom Cerrado, vc arrebentou nessas fotos, me fez recordar bons momentos que tive quando fui ao CH de Ssa pela última vez. Valeu!!!
__________________
Meus Threads: Fsa 1 - Fsa 2 - Fsa 3 - Fsa 4 - Fsa 5 - Pq da Cidade - Lençóis - Cabuçú
Tony Weslley no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 05:21 AM   #3
CARIOCAemSSA
Registered User
 
CARIOCAemSSA's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: JUA/PZN(x); SSA( ); SANCA( ); RIO( )
Posts: 18,497
Likes (Received): 11574

Esse thread está excelente! O pelorinho é lindo! Onde fica essa praça (muito bonita por sinal) no pelô?
CARIOCAemSSA no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 05:26 AM   #4
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 38,838
Likes (Received): 7339

Quote:
Originally Posted by CARIOCAemSSA View Post
Esse thread está excelente! O pelorinho é lindo! Onde fica essa praça (muito bonita por sinal) no pelô?
Esta praça é a do primeiro estacionamento que entra pela Baixa dos Sapateiros.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 02:25 PM   #5
CanudosWar
Troublemaker
 
CanudosWar's Avatar
 
Join Date: May 2007
Location: Salvador da Bahia,Brasil
Posts: 2,241
Likes (Received): 3

a reforma no campus de medicina a todo vapor
__________________
"O mal da ignorância é que vai adquirindo confiança à medida que se prolonga."
CanudosWar no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 03:22 PM   #6
tonyssa
.
 
tonyssa's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Posts: 101,002

Uma pequena amostra do maior conjunto arquitetonico colonial portugues fora de Portugal!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 03:25 PM   #7
Tito
:)
 
Tito's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Aracaju (Brasil) / Puerto Madryn (Argentina)
Posts: 18,494
Likes (Received): 715

Mais belas fotos! Também queria conhecer esta praça, como outros belos lugares do Pelourinho, deve ser pouco conhecida!

Parabéns Salvador³!
__________________


Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros e argentinos em minha página clicando aqui.

Acesse também e curta a fanpage no Facebook



> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 05:32 PM   #8
salengasss
Registered User
 
salengasss's Avatar
 
Join Date: Jul 2007
Location: Brasília
Posts: 5,650
Likes (Received): 12

Que beleza, a cidade completando 459 anos....... já viu tanta coisa acontecer nesse mundo! Espero que as festanças nos terreros sejam muito lindas....... que se possa ecoar longe os toques dos atabaques, pra que todos conheçam essa maravilha toda! Parabéns a cidade e a todos os sotepolitanos! Daqui alguns dias, é Nossa Brasília que faz Níver também; uma minininha perante a envergadura de São Salvador! Parabéns pelo thread, cerrado!
__________________
Céu de Brasília, traço do arquiteto...... Gosto tanto dela assim!!!!!!!!
salengasss no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 06:03 PM   #9
Deco
Soteropolitano
 
Deco's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: São Salvador - Bahia
Posts: 8,352
Likes (Received): 2292

Quem espera algo de cerrado só deve esperar que ele vai surpreender no próximo tópico, hehehe!!

Grande abraço a você, a todos aqui e à minha cidade linda!!!!
(depois comento mais, porque tou com pressa)
Deco no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 06:11 PM   #10
Bertilo
Registered User
 
Bertilo's Avatar
 
Join Date: Oct 2006
Posts: 2,215
Likes (Received): 63

Parabéns Cerrado, pelo trabalho e pela iniciativa. Parabéns a Tonyssa e a André. A minha contribuição (?) foi insignificante. Obrigado, Cerrado.

E parabéns a esta cidade que já foi a maior das Américas, a maior do Hemisfério Sul, a segunda maior cidade do Império Português e que após um longo período de estagnação renasceu. Que esse crescimento se mantenha e que saibamos, apesar das dificuldades, preservar o belo patrimônio colonial que temos e que foi tão bem mostrado nesse thread.


Bertilo no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 07:07 PM   #11
Perfil
 
Sá's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Recife
Posts: 5,549
Likes (Received): 993

Um tread turístico.

Excelente.
Sá no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 07:37 PM   #12
Perfil
 
Sá's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Recife
Posts: 5,549
Likes (Received): 993

Nestes lugares histórico não era para deixar colocar orelhão assim, este roxo acaba com a paisagem histórica.
Sá no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 10:51 PM   #13
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
 
BrunoInteriorano's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Eixo do Mal (Caçapava-SP)
Posts: 7,128
Likes (Received): 8

sinto desapontá-los mas eu não sou fã do Pelorinho
mas esse thread está excelente assim como os outros!! mais
__________________
conscientize-se
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old March 29th, 2008, 11:39 PM   #14
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 38,838
Likes (Received): 7339

Valeu gente, Salvador merece!
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2008, 12:48 AM   #15
Will_NE
Na Suíça Sertaneja
 
Will_NE's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Senhor do Bonfim/BA - Fortaleza/CE
Posts: 20,395
Likes (Received): 6954

Pelourinho... Sempre quando vou à Salvador, não deixo de passar por aí. É uma região extremamente fascinante de se andar e ficar admirando todo esse patrimônio histórico. Valeu, cerrado!
Will_NE no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2008, 01:07 AM   #16
Fj_sinval
Registered User
 
Fj_sinval's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Brumado,F. de Santana, Vit. da Conquista
Posts: 833
Likes (Received): 8

Se é que pode falar mais alguma coisa.
Salvador tem uma particularidade sem par. Cidade bela.
O Pelourinho é uma cidade dentro de Salvador.
__________________
"Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar"
David O. Mckay
Fj_sinval no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2008, 03:11 AM   #17
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 38,838
Likes (Received): 7339

O Pelourinho é uma preciosidade, tem que ser muito bem cuidado, uma veradeira galinha dos ovos de ouro para o turismo da cidade.

Last edited by Cerrado; March 30th, 2008 at 04:09 AM.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2008, 03:39 AM   #18
Manilov
Registered User
 
Manilov's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Fortaleza
Posts: 1,490
Likes (Received): 406

Quantas igrejas antigas, lindonas e tão próximas!!

O pelourinho é fascinante!!!!!

Lindas fotos!
__________________
Roma e Esparta foram durante muitos séculos armadas e livres. Os suiços são armadíssimos e extremamente livres. Maquiavel, 1532.
Manilov no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2008, 05:09 AM   #19
Raonne
Registered User
 
Raonne's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: SSA / SP
Posts: 512
Likes (Received): 88

Parabens² Ssa
O pelourinho é lindo,
e a igreja internamente revestida em ouro é muito sufocante!
Raonne no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2008, 01:39 PM   #20
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 38,838
Likes (Received): 7339

Quote:
Originally Posted by Raonne View Post
Parabens² Ssa
O pelourinho é lindo,
e a igreja internamente revestida em ouro é muito sufocante!
O interior da igreja de São Francisco é coisa de doido, é estonteante.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Related topics on SkyscraperCity


All times are GMT +2. The time now is 05:55 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11 Beta 4
Copyright ©2000 - 2017, vBulletin Solutions Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu