daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Closed Thread

 
Thread Tools
Old March 29th, 2008, 06:34 AM   #1
Cruvinel
Gyn Tônica
 
Join Date: Jul 2007
Location: Goiânia
Posts: 2,777
Likes (Received): 33

Comunidades Alternativas de Goiás e DF

Comunidades Alternativas de Goiás


Se conhece a frase: se nada der certo, viro hippie! Então seu futuro pode estar em Goiás


Introdução

"Em 30 de agosto de 1883, Dom Bosco (santo italiano, nascido em 1815 e fundador da Ordem dos Salesianos) teve um de seus famosos sonhos. Um dos trechos que ele relatou diz o seguinte: Entre os paralelos de 15º e 20º havia uma depressão bastante larga e comprida, partindo de um ponto onde se formava um lago. Então, repetidamente, uma voz assim falou: "...quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível..."

Dizem que esse sonho era sobre Brasília, mas o paralelo S15 também cruza com cidades cujo patrimônio ambiental e cultural é de grande valor para a humanidade. Dentre esses patrimônios citamos, por exemplo: Porto Seguro e Ilhéus, Brasília, Pirenópolis, Goiás Velho, Serra do Roncador, Cuiabá e Chapada dos Guimarães, Curvelândia, Reserva do Cabaçal, Vila Bela de Santíssima Trindade, Chiquitos Bolivianos, Lago Titicaca e Planície de Nazca.

Porém o Planalto Central goiano foi o que mais ganhou ares místicos desde então, especialmente em Alto Paraíso a partir da década de 80."


Algumas das construções “esotéricas” de Alto Paraíso:






Algumas das comunidades presentes em Alto Paraíso – “A Capital do Terceiro Milênio”:



Instituto Quinta Essência;

Fundação Ordem Santo Graal - Cavaleiros de Maytréia;

Associação Cúpulas de Saint Germain: construíram cúpulas;

Comunidade Osho Lua: seguidores do guru indiano Osho, que construíram cúpulas em forma de gotas;







Fundação Arcádia : é uma espécie de centro cultural de estudo de óvnis e que trouxe dois congressos cósmicos, de âmbito mundial, que atraiu para a região pessoas do mundo inteiro;

Fazenda Bona Espero : Não é uma seita, mas uma fazenda-escola com mais de 40 anos. A Educação é feita com o esperanto, idioma criado para ser universal.




Cidade da Fraternidade: Núcleo espiritual kardecista com famílias que vivem em sistema cooperativo de produção e distribuição de renda.




Novas correntes espirituais continuam a chegar em Alto Paraíso, enquanto outras já deixaram a região. Em outras regiões do estado também existem comunidades alternativas:

Comunidade FraterUnidade: comunidade hyppie de Pirenópolis que influenciou a Novela Estrela Guia da Globo, em que a Sandy era a principal protagonista.

Comunidade Asha: em Goiânia que difunde o zoroastrismo no Brasil

Goiasnat - Associação Goiana de Naturismo: em Aragoiânia na R.M. de Goiânia

Foto da fazenda de Naturismo em Aragoiânia (7 Km de Goiânia)




Em Brasília:
Vale do Amanhecer
: "Localizado em Planaltina - DF, o Vale do Amanhecer é a maior comunidade esotérica do Distrito Federal. Talvez a maior do país, já que conta com quase 600 templos espalhados pelo Brasil. Além de mais de uma dezena em outros países, como Japão, Alemanha e Trindad & Tobago.
A doutrina surgiu quando a caminhoneira Neiva Chaves Zelaya, ou apenas Tia Neiva, começou a ter visões e contatos com entidades espirituais. Desses contatos, recebeu uma missão: trazer libertação para a humanidade.
Diferentemente, da grande maioria dos centros religiosos localizados em áreas rurais, o Vale do Amanhecer possui uma população de aproximadamente 10.000 pessoas e localiza-se em uma área de fácil acesso, exercendo atração, tanto por sua função religiosa/turística quanto por sua característica de "cidade-dormitório". "














"Presencia-se também a partir da década de 1990, o surgimento das primeiras ONGs de caráter ambiental que passam a desempenhar ativo papel na defesa do patrimônio natural da Chapada dos Veadeiros. Podemos citar a ACV-CV (Associação dos Condutores de Visitantes da Chapada dos Veadeiros); a ASJOR (Associação Comunitária da Vila de São Jorge); AMOR MOINHO (Associação dos Moradores do Povoado do Moinho); todas de inspiração local, e outras de caráter internacional, como a WWF (Fundo Mundial para a Natureza)."


Ecocentro – IPEC

Uma Ong de destaque no cenário nacional é o Ecocentro em Pirenópolis, que possui uma vila ecológica muito interessante.

Matéria sobre o Ecocentro no Globo Repórter
http://www.youtube.com/watch?v=MipldiYbwRw


O que é o Ecocentro IPEC?

O IPEC – Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado - é uma organização estabelecida em Pirenópolis, Goiás, para desenvolver oportunidades de educação e referências em sustentabilidade para o Brasil. O Ecocentro IPEC mantém um centro de referência em que desenvolve soluções práticas para os problemas atuais das populações brasileiras, incluindo estratégias de habitação ecológica, saneamento responsável, energia renovável, segurança alimentar, cuidado com a água e processos de educação de forma vivenciada.
Desde sua formação, em julho de 1998, o Instituto tem capacitado pessoas e prestado serviços comunitários para populações rurais do Cerrado Brasileiro, bem como cooperado internacionalmente com organizações da África, Ásia e das Américas.

Missão

Estabelecer soluções apropriadas, demonstrando a viabilidade de uma cultura sustentável, oportunizando experiências educativas e disseminando modelos.

História e cronologia

Fundado em 1998 para estabelecer uma referência de vida sustentável no Cerrado brasileiro, o Ecocentro iniciou seu trabalho com a realização de cursos de Permacultura em todas as regiões do Brasil, capacitando mais de 2000 permacultores.
Com a missão de proporcionar experiências educativas práticas, o Ecocentro iniciou a implementação da infra-estrutura para uma escola de estudos sustentáveis, desenvolvendo tecnologias e soluções práticas para os problemas atuais da sociedade brasileira.
As soluções estabelecidas até então apresentam inovações nas áreas de habitação sustentável, segurança alimentar, manejo ecológico da água e energia renovável.
Graças ao esforço voluntário de muitos jovens, o Ecocentro é hoje uma referência internacional em sustentabilidade.

Fotos:

Local onde seria construído o Ecocentro, em 1998


Ecocentro hoje:



Encontro “BioConstruindo 2007”: é o maior evento de construção natural da América Latina, e acontece anualmente no Ecocentro IPEC (Pirenópolis, Goiás). O Principal objetivo do evento é capacitar pessoas na construção de habitações de baixo custo que causam um impacto positivo no meio ambiente.
São realizadas diversas oficinas práticas sobre as principais técnicas de construção natural e oficinas teóricas (Conferências) que envolvem manejo sustentável da água, aplicação de energia renovável, tratores vivos, sanitários compostáveis, construção com terra, biocombustível e biorremediação.
O evento reúne pessoas de todo o planeta - arquitetos, ambientalistas, engenheiros, estudantes da área, biólogos e especialistas na arte de construir - todos com o mesmo objetivo: viver e construir sustentavelmente.
Saiba mais: www.bioconstruindo.com.br









A Ecovila























Construção de uma das casas de “superadobe”








Tijolos de Solocimento


Técnica de “Biorremediacão”




Utilização de energia renovável



Para quem se interessar, há mais imagens do Ecocentro no site... é só fazer um Tour Virtual pela vila...
http://www.ecocentro.org/



“Cidade Eclética” em Goiás

História

Em 1956, quando Brasília não passava de um projeto na cabeça de algumas pessoas, sob a liderança de um místico, o Mestre Yokaanam, 300 famílias deixaram o conforto do Rio de Janeiro para se instalar numa região praticamente deserta no Planalto Central. Alguns não suportando as dificuldades desistiram e voltaram, mas quem ficou admira hoje a grande obra realizada: a Fraternidade Eclética Espiritualista Universal. Mais conhecida por Cidade Eclética, localizada a 63 Km de Brasília, essa comunidade mística revive nos dias atuais o mesmo messianismo que levou Antônio Conselheiro, no século passado, a instalar-se em Canudos.

A Cidade Eclética, entretanto, vai mais longe. Ela se autodenomina o I Santuário Essênio do Brasil e das Américas. Eis uma revelação extraordinária. Afinal, como é ensinado nas escolas ocultistas, os essênios são os possuidores da tradição cabalística que aplicam (ou aplicavam) a interpretação dos Livros Sagrados.

Vivem hoje na comunidade mais de 600 pessoas, são os chamados “obreiros internos”. Do lado de fora, mas em permanente contato com os trabalhos da organização, existem os “externos”. A Fraternidade tem 12 filiais (ou “regionais”) em vários estados e mais duas fora do Brasil: uma na Argentina e outra no Paraguai. Calcula-se em 3.000 o número total de pessoas ligadas ao movimento.

Embora não se veja nenhum sinal de luxo, na Cidade Eclética há uma organização que providência o necessário para todos e sem que haja necessidade de utilizar o dinheiro. De acordo com o Irmão Izaias, um dos “public relations” da Cidade, o obreiro interno tem direito à casa (existem mais de 50), alimentação (que apanha numa cozinha geral), e, na medida do possível, tudo mais que precisar. Como não corre dinheiro dentro da comunidade (à semelhança de Canudos), o obreiro deverá pagar tudo isso com trabalho, estabelecido segundo suas capacidades e as necessidades da organização. Ser um obreiro interno significa ter os mesmos direitos de qualquer um, mas para chegar lá é preciso que o pretendente, antes, se submeta a um estágio de seis meses, fazendo o trabalho diário, para efeito de adaptação e avaliação pelo grupo dirigente. Não existe vínculo empregatício. A qualquer momento a pessoa pode deixar o lugar.
Basicamente existe um sincretismo religioso que mistura Umbanda, o Kardecismo e o Catolicismo... por isso o nome Cidade Eclética...

Fotos:







Catedral da cidade






Cruvinel no está en línea  

Sponsored Links
 
Old March 29th, 2008, 07:02 AM   #2
WP Gyn
.
 
WP Gyn's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Goiânia
Posts: 10,208
Likes (Received): 2388

Muito interessante!!!
WP Gyn no está en línea  
Old March 30th, 2008, 02:12 AM   #3
danieldefranca
Registered User
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 2,367
Likes (Received): 40

cruvinel e seu ecletico thread , hehehehee
danieldefranca no está en línea  
Old March 30th, 2008, 02:20 AM   #4
FlicK
Registered User
 
FlicK's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Posts: 20,835
Likes (Received): 1646

Credo, que construções bizarras!




Achei interessantíssimo o thread, parabéns!

Apesar de não seguir estas ideologias, adoraria conhecer um local destes!
FlicK no está en línea  
Old March 30th, 2008, 02:28 AM   #5
Pesquisadorbsb
BANNED
 
Join Date: Jan 2006
Posts: 25,717
Likes (Received): 8

Aqui aos arredores de Brasília tem muitas comunidades alternativas, até povoado de bruxas tem por aqui.
Pesquisadorbsb no está en línea  
Old March 30th, 2008, 03:08 AM   #6
Cruvinel
Gyn Tônica
 
Join Date: Jul 2007
Location: Goiânia
Posts: 2,777
Likes (Received): 33

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post
Aqui aos arredores de Brasília tem muitas comunidades alternativas, até povoado de bruxas tem por aqui.
essa eu não encontrei... vc sabe o nome?
Cruvinel no está en línea  
Old March 30th, 2008, 03:35 AM   #7
salengasss
Registered User
 
salengasss's Avatar
 
Join Date: Jul 2007
Location: Brasília
Posts: 5,612
Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post
Aqui aos arredores de Brasília tem muitas comunidades alternativas, até povoado de bruxas tem por aqui.
Tem mesmo.... já ouvi falar que as vezes elas se encontram durante a noite no Parque da Cidade!
__________________
Céu de Brasília, traço do arquiteto...... Gosto tanto dela assim!!!!!!!!
salengasss no está en línea  
Old March 30th, 2008, 04:05 AM   #8
Cruvinel
Gyn Tônica
 
Join Date: Jul 2007
Location: Goiânia
Posts: 2,777
Likes (Received): 33

Quote:
Originally Posted by salengasss View Post
Tem mesmo.... já ouvi falar que as vezes elas se encontram durante a noite no Parque da Cidade!
Mas aí já não é uma comunidade, é uma turma de emos
Cruvinel no está en línea  
Old March 30th, 2008, 04:32 AM   #9
Rodrigo U.
Registered User
 
Join Date: Jul 2007
Location: Gyn
Posts: 2,154
Likes (Received): 82

Rodrigo U. no está en línea  
Old March 30th, 2008, 04:42 AM   #10
Pesquisadorbsb
BANNED
 
Join Date: Jan 2006
Posts: 25,717
Likes (Received): 8

Não é turma de emos nada, são homens e mulheres, com caldeiroes e tudo.
Pesquisadorbsb no está en línea  
Old March 30th, 2008, 04:55 AM   #11
Fabius_
Ad astra
 
Fabius_'s Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Campinas
Posts: 16,123
Likes (Received): 1743

Ótimo thread.
Adoro ver essas construções exóticas e toda a mística que se constituiu em torno do Paralelo 15°S.
__________________
CAMPINAS: ontem, hoje e sempre.
Fabius_ no está en línea  
Old March 30th, 2008, 05:08 AM   #12
snt3000
trinta zero zero
 
snt3000's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Brasília de Lúcio Costa
Posts: 3,049
Likes (Received): 97

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post
Aqui aos arredores de Brasília tem muitas comunidades alternativas, até povoado de bruxas tem por aqui.
Tem mesmo, são umas Wiccas. Tenho uma amiga que frequentava, mas ela foi embora do país.
snt3000 no está en línea  
Old March 30th, 2008, 06:53 AM   #13
PATy
Registered User
 
PATy's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Posts: 54
Likes (Received): 0

Nossa eu nao conhecia! Eu aprendo muito com vcs,obrigada!
PATy no está en línea  
Old March 30th, 2008, 06:05 PM   #14
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 35,981
Likes (Received): 2518

Paz e amor!
Cerrado no está en línea  
Old March 30th, 2008, 06:37 PM   #15
Kaique
Registered User
 
Kaique's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Fortaleza/Balneário Camboriú
Posts: 7,110
Likes (Received): 133

Massa.
Acho super interessante essas sociedades alternativas geram soluções que podreíamos aprender.
Kaique no está en línea  
Old March 30th, 2008, 06:43 PM   #16
Rafael_Rosato
Registered User
 
Rafael_Rosato's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Curitiba, PR
Posts: 4,097
Likes (Received): 140

Que loucuuraaa... adoraria conhecer lugares assim!!!!!!!

Otimo thread!
Rafael_Rosato no está en línea  
Old March 30th, 2008, 08:37 PM   #17
buenavista2
Registered User
 
Join Date: Oct 2007
Posts: 468
Likes (Received): 0

Muito massa
Queria saber mais sobre essa comunidade de bruxas que nao foi mostrado
buenavista2 no está en línea  
Old March 30th, 2008, 08:45 PM   #18
muckie
Registered User
 
muckie's Avatar
 
Join Date: Mar 2006
Location: Rio de Janeiro
Posts: 6,816
Likes (Received): 730

incrivel esse apanhado
parabens
muckie no está en línea  
Old March 30th, 2008, 09:26 PM   #19
Cruvinel
Gyn Tônica
 
Join Date: Jul 2007
Location: Goiânia
Posts: 2,777
Likes (Received): 33

Valeu pelos comentários pessoal!
Pensei que ninguém ia gostar
Cruvinel no está en línea  
Old March 30th, 2008, 10:01 PM   #20
danieldefranca
Registered User
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 2,367
Likes (Received): 40

eu reparei que tem uma foto do qual o cruvinel aparece, então quer dizer que este é seu novo estilo de vida?
danieldefranca no está en línea  


Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 06:45 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu