daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas



Reply

 
Thread Tools Rate Thread
Old April 5th, 2008, 02:59 PM   #1
Inconfidente
Olha o vão
 
Inconfidente's Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Belo Horizonte
Posts: 11,066
Likes (Received): 1821

Mais Obras de revitalização no Hipercentro de Belo Horizonte começam em 10 dias

Reforma do primeiro quarteirão da Avenida Amazonas e do entorno do Mercado Central promete trazer mais beleza e melhorar o fluxo de veículos e pedestres

Paulo Henrique Lobato - Estado de Minas


Projeto prevê palmeiras do lado de fora do tradicional centro de compras e a transformação em passeio da área reservada ao estacionamento de carros no quarteirão entre ruas da Bahia e Espírito Santo

As obras para revitalização do primeiro quarteirão da Avenida Amazonas, entre as ruas da Bahia e Espírito Santo, e do entorno do Mercado Central, no polígono formado pela Avenida Augusto de Lima e ruas Santa Catarina, Goitacazes e Curitiba, começam em 10 dias. A primeira intervenção vai consumir R$ 2,1 milhões e deve ser finalizada em seis meses. A outra, orçada em R$ 8,6 milhões, deve ser concluída em novembro. As informações foram dadas sexta-feira pelo secretário municipal de Políticas Urbanas, Murilo Valadares, acrescentando que ambas as intervenções virão acompanhadas de projetos paisagísticos.

A requalificação da Amazonas mudará muito o visual do quarteirão conhecido pelas imponentes palmeiras imperiais. Isso porque a prefeitura vai alargar as calçadas e fechará o espaço destinado ao estacionamento de veículos, o que afastará os vários flanelinhas (*)que ocupam o local. Como conseqüência, haverá melhoria no fluxo do trânsito, pois muitos motoristas param em fila dupla ao lado das imensas árvores, atrapalhando um dos principais corredores viários da capital.

O projeto prevê a recuperação do piso em calçada portuguesa, remoção de espécies herbáceas e arbustivas dos jardins, substituição do mobiliário urbano (lixeiras, gradis, bancas de jornais), rebaixo de meio-fio, nova iluminação pública, instalação de sinalização de trânsito, intervenção nos sistemas de irrigação e drenagem (bocas-de-lobo, sarjetas, canaletas e grelhas). Às 19h da próxima terça-feira, a prefeitura vai discutir as obras. O encontro será no auditório da secretaria, na Rua Espírito Santo, 505.

No dia seguinte, no auditório do Mercado Central, haverá reunião para apresentar as intervenções ao lado do tradicional estabelecimento. O desenho feito em computador pela prefeitura mostra que o quarteirão da Augusto de Lima, uma das principais entradas do empreendimento, será ocupado por palmeiras semelhantes à da Amazonas. A calçada também será alargada e o piso, rebaixado, para ficar no mesmo nível de outro endereço nobre de BH, o Minascentro, que fica em frente.

As obras no entorno do Mercado também compreendem a execução de piso em blocos intertravados de concreto, para ligar os dois prédios separados pela Augusto de Lima; a elevação de pista na Rua dos Goitacazes (nas esquinas da Santa Catarina e Curitiba); implantação de calçadões nos quatro quarteirões fechados adjacentes à Praça Raul Soares; construção de rampas nos passeios; sistema de drenagem; mobiliário urbano (lixeiras, bancos, telefones públicos, bicicletário, bases para bancas de revistas); e gradis metálicos.

*Grifo meu

Fonte: Portal Uai
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old April 5th, 2008, 03:29 PM   #2
Astronauta
45TR0N4UT4
 
Join Date: Jul 2007
Location: BH
Posts: 8,467

Muito bom, tomara que a obra não gere muitos transtornos, pois é por onde passo para ira à Cidade Jardim.
Espero que o resultado nessa etapa seja bom, pois a Prefeitura criou a padronização das calçadas, mas em muitos locais os proprietérios estão 'avacalhando': instalando cimento ruim e mal alisado, o resultado está ficando terrível em algumas ruas.
Pelo menos os Centro Vivo está caminhando, e prevejo que, quando anunciarem intervenções na Afonso Pena, vai ser algo mais ousado (talvez uma readequação de todo o passeio e canteiro central?) - e inaugurado próximo às eleições....
Astronauta no está en línea   Reply With Quote
Old April 5th, 2008, 03:54 PM   #3
Inconfidente
Olha o vão
 
Inconfidente's Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Belo Horizonte
Posts: 11,066
Likes (Received): 1821

O Centro está ficando cada vez mais agradável. Falo isso porque estudo no Centro atualmente e estou surpreso como a região melhorou nos últimos anos.
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old April 5th, 2008, 06:01 PM   #4
Danzin
Danielz - xdanielz
 
Join Date: Jan 2006
Posts: 1,683
Likes (Received): 10

Pimentel é "o prefeito"...
Danzin no está en línea   Reply With Quote
Old April 5th, 2008, 07:06 PM   #5
Raul Neto
Registered User
 
Join Date: Nov 2007
Posts: 2,718
Likes (Received): 73

Excelente! O Centro de BH é a parte da cidade mais interessante sob o ponto de vista arquitetônico - claro que não me esqueço da Pampulha e seu conjunto - e cultural. Gostei muito da iniciativa, que a cidade caria muito, mas espero, siceramente, que quanto ao paisagismo não fiquem plantando apenas palmeiras em todas as ruas, nossa flora é muito mais rica e BH merece mais. Já chega a mediocridade e mesmice que tomou conta de parte da cidade, me dá raiva ver gente endeusando uns residenciais horríveis, para novos ricos emergentes, que substituem belíssimas residências pela cidade. Como disse e repito, BH merece mais.
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2008, 03:51 AM   #6
FredBH
_-_
 
FredBH's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Belo Horizonte
Posts: 2,771
Likes (Received): 71

tava pensando esses dias que dia que começariam as obras! mto bom, quero ver pronto logo! as intervenções perto do mercado central devem e a raul soares pronta, vai mudar mto aquela região!
__________________
Meus Threads
Fotos do UPC
Flickr
FredBH no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 05:34 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu