search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 8th, 2008, 09:47 AM   #1
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Likes (Received): 27

Teresópolis-RJ - Fria e importante cidade serrana Fluminense.

Fotos de Fábio Barros, Renan e outras garimpadas.

Área: 770,507 km²
IDH: 0,809 (2005)
PIB: R$ 1,5 bi
PIB per capita: R$ 10.717,00
População: 150.268 hab. (2007)
Densidade: 195,0 hab./km²
Altitude: 871 metros
Clima: Cwb Temperado Úmido (27/18°C em fevereiro e 20°C/10°C em julho ~ Média anual: 16°C) - Menor temperatura registrada no centro: -4°C

Personalidades nascidas em Teresópolis e/ou moradores ilustres:

Eloy Decarlo, Mozart Catão etc.

Fotos:

8°C ao meio-dia. Fez 4°C às 4 da tarde nesse dia.

8°C numa noite de inverno de 2007. Bem mais ameno.

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Last edited by Bucs; June 22nd, 2008 at 05:34 PM.
Bucs no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old April 8th, 2008, 03:21 PM   #2
RJ-Travel
Registered User

Linda Teresópolis, assim como os outros 2 da região serrana !
Mas eu pensava que tinha um IDH maior...
A primeira foto ta magnífica !
RJ-Travel no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2008, 03:24 PM   #3
dricobel
Não sou capaz de opinar

dricobel's Avatar

Likes (Received): 3977

É sem dúvidas um lugar lindo! Adoro lugares montanhosos, com clima frio, bela Teresópolis.
Parabéns
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2008, 03:57 PM   #4
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Quote:
Originally Posted by RJ-Travel View Post
Linda Teresópolis, assim como os outros 2 da região serrana !
Mas eu pensava que tinha um IDH maior...
A primeira foto ta magnífica !
Eu gostaria de ver mais de São José do Vale do Rio Preto, Cordeiro, Cantagalo e outros municípios daquela região. Pra mim, nenhum se compara a Petrópolis. Porém, gosto de Friburgo pelo frio intenso no inverno.

E é, o IDH de Terê é baixíssimo pra região. Está bem atrás de Petrópolis e Nova Friburgo e essa é uma estimativa de 2005. Em 2000, o IDH de Teresópolis era de pífios 0,790.

Quote:
Originally Posted by Drico-bel View Post
É sem dúvidas um lugar lindo! Adoro lugares montanhosos, com clima frio, bela Teresópolis.
Parabéns
Valeu, Drico. O clima lá é bem agradável o ano todo. Esse ano, Terê registrou 10°C em pleno verão e é a mais úmida das três principais serranas. Petrópolis tem a fama de fria mas raramente chega aos 0°C no centro. Friburgo bateu -3°C ano passado.
Old April 8th, 2008, 04:22 PM   #5
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Likes (Received): 5536

É uma linda cidade. E fria mesmo. Passei o reveillon(janeiro, verão) lá, e digamos que peguei 10ºc(termômetro de rua) em pleno verão. Por isso acho estranho você ter colocado uma média de 27ºc em fevereiro(???). Eu acredito que rola um descaso por esses institutos de climatologia e afins em relação à cidades como Teresópolis e Visc. de Mauá. Sempre que checo o tempo em alguns sites, as temperaturas dessas cidades estão sempre uma média de 4/5 graus acima do que realmente estão. Parecem que não existem estação/fontes certas ou confiáveis nessa região.

Last edited by WallyP; April 8th, 2008 at 04:32 PM.
WallyP no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2008, 04:30 PM   #6
dricobel
Não sou capaz de opinar

dricobel's Avatar

Likes (Received): 3977

Quote:
Originally Posted by Terrormachine View Post

Valeu, Drico. O clima lá é bem agradável o ano todo. Esse ano, Terê registrou 10°C em pleno verão e é a mais úmida das três principais serranas. Petrópolis tem a fama de fria mas raramente chega aos 0°C no centro. Friburgo bateu -3°C ano passado.
eu ia me da bem , gosto muito de clima frio, apesar de ser alergico "renite"

Valeu Terrormachine!
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2008, 04:31 PM   #7
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Vale lembrar tambpem que foi em teresópolis o "único núcleo brasileiro de colonização britânica", liderado pela Família March. Mas não entendo essas construções germânicas na cidade. Teve alguma espécie de imigração alemã?(acredito que sim pq terê fica entre Petrópolis e Nova Friburgo, suas cidades altamente colonizadas por alemães).
Old April 8th, 2008, 05:07 PM   #8
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Quote:
Originally Posted by Drico-bel View Post
eu ia me da bem , gosto muito de clima frio, apesar de ser alergico "renite"

Valeu Terrormachine!
Hah, é. Eu também fico todo acabado no inverno.

Quote:
Originally Posted by WallyP View Post
É uma linda cidade. E fria mesmo. Passei o reveillon(janeiro, verão) lá, e digamos que peguei 10ºc(termômetro de rua) em pleno verão. Por isso acho estranho você ter colocado uma média de 27ºc em fevereiro(???). Eu acredito que rola um descaso por esses institutos de climatologia e afins em relação à cidades como Teresópolis e Visc. de Mauá. Sempre que checo o tempo em alguns sites, as temperaturas dessas cidades estão sempre uma média de 4/5 graus acima do que realmente estão. Parecem que não existem estação/fontes certas ou confiáveis nessa região.
É, eu também desconfiei mas Terê tem mais ou menos o clima de Curitiba por ser uma cidade menor e com menos ilhas de calor. O mês mais quente em Curitiba é de 26°C em fevereiro. Aparentemente, as máximas nessa época do ano, são bem mais amenas que em Curitiba.

E eu concordo contigo. Na minha opinião, há um certo descaso com o Estado do Rio que tem um potencial de frio muito alto. Até hoje, não há nenhuma forma de medição pelo INMET no local mais frio do Brasil que fica aqui no Estado. Friburgo, por exemplo, não tem uma automática. Pasmém, nossa 'estação mais fria' é a de Avelar em Paty do Alferes e a menor que o INMET registrou, foi de 1,2°C.

Pra mim, colocaria uma estação em Salinas em Friburgo, uma no Alto Itatiaia lá no Abrigo Rebouças. Já teríamos várias mínimas abaixo de 0°C registradas. Ano passado, nenhuma estação do INMET registrou temperatura abaixo de 0°C no Estado. Mesmo Friburgo batendo -3°C e o Alto Itatiaia -6°C.

Quote:
Vale lembrar tambpem que foi em teresópolis o "único núcleo brasileiro de colonização britânica", liderado pela Família March. Mas não entendo essas construções germânicas na cidade. Teve alguma espécie de imigração alemã?(acredito que sim pq terê fica entre Petrópolis e Nova Friburgo, suas cidades altamente colonizadas por alemães).
Terê foi fundada e colonizada por ingleses mas recebeu, assim como Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, vários imigrantes alemães e italianos. A região ali de Friburgo (Cordeiro, Cantagalo...) recebeu mais suíços e alemães. Aliás, alguém da região podia me confirmar se Teresópolis é o município serrano com a maior população branca? Há uma população considerável de negros e pardos em Friburgo. Petrópolis nem tanto. Em Teresópolis, a população branca parece ser a etnia de esmagadora maioria. Inclusive, muitas pessoas de olhos e cabelos claros.

Last edited by Bucs; April 8th, 2008 at 05:17 PM.
Old April 8th, 2008, 06:12 PM   #9
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Então deve ser por isso..já que eles não tem estações nas cidades serranas mais altas, eles devem considerar as temperaturas das cidades serranas 1/2ºc graus a menos que Avelar, o que é um absurdo, pq são cidades muito mais frias. Tenho um amigo paulista que tem casa em Terê, e ele diz que lá incomparavelmente mais frio e mais ameno do que São Paulo por exemplo. Só que se você checar esses sites de meteorologia, verá que as temperaturas são bem parecidas, as vezes Terê aparece até menos amena....ou seja, eles simplesmente pegam Avelar, e tacam qualquer coisa ali....A pessoa vai esperando máxima de 20ºc pra Terê, chega lá tá uns 15ºc e fica na M****..kkkk
Old April 8th, 2008, 06:31 PM   #10
Vini2
Registered User

Vini2's Avatar

Likes (Received): 623

PQP Teresópolis é linda!!
essas fotos tão fodásticas!!

Não sabia da imigração britânica em Terê!

Põe Teresópolis no Latino Terror!!!
Mto bom o thread!
Vini2 no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2008, 06:31 PM   #11
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Quote:
Então deve ser por isso..já que eles não tem estações nas cidades serranas mais altas, eles devem considerar as temperaturas das cidades serranas 1/2ºc graus a menos que Avelar, o que é um absurdo, pq são cidades muito mais frias. Tenho um amigo paulista que tem casa em Terê, e ele diz que lá incomparavelmente mais frio e mais ameno do que São Paulo por exemplo. Só que se você checar esses sites de meteorologia, verá que as temperaturas são bem parecidas, as vezes Terê aparece até menos amena....ou seja, eles simplesmente pegam Avelar, e tacam qualquer coisa ali....A pessoa vai esperando máxima de 20ºc pra Terê, chega lá tá uns 15ºc e fica na M****..kkkk
Isso... Mas depende do site, claro! Tem uns que sempre erram pra muito. Mas na verdade, há estações em todos as cidades mas são, em sua maioria, convencionais e ficam todas na sedes dos municípios. Eu não consigo ter um acompanhamento decente de Friburgo, por exemplo. Há distritos de Friburgo que passam dos 1.200m mas a sede fica só a 840m e, se eu não me engano, a estação fica bem em meio dos concretões no centro de numa altitude um pouco só mais elevada que isso. Ainda assim, Friburgo bateu -3°C num bairro um pouco mais afastado.

Não tem como comparar São Paulo com Teresópolis. Terê é muito mais amena. Eu compararia Teresópolis com Curitiba. Inclusive, no verão, Terê 'leva a melhor'. Curitiba tem mínimas absolutas menores por causa da latitude e altitude bem maiores. Tem numa das fotos aí, Terê fazendo 8°C ao meio-dia e 4°C às 4hrs da tarde num inverno desses passados.

Outro exemplo é Itatiaia, que fica a 600m apenas e raramente chega abaixo dos 5°C. Enquanto mais pra cima, temos temperaturas bem abaixo de 0°C no Parque. -6°C foi a mais baixa registrada no Estado ano passado. Porém, não pelo INMET. Itatiaia não deve nem ter passado dos 4°C positivos.

Agora, Petrópolis tem uma estação automática no Pico do Couto 'apenas' a 1.776m. O INMET registrou 7,7°C lá em pleno verão. Ano passado, no auge do inverno, a umidade esteve perto de 100% logo pela manhã cedo, a temperatura quase negativando e se o céu tivesse limpo, teríamos alguma precipitação de neve em plena Petrópolis. Mas é bem mais difícil do que parece, não chegou a negativar nesse dia, eu acho.

Last edited by Bucs; April 8th, 2008 at 06:42 PM.
Old April 8th, 2008, 06:42 PM   #12
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Um exemplo, essas estações automáticas do inmet, marcaram 20,9ºc de temperatura máxima em Teresópolis até agora no dia de hoje. O climatempo, preve máxima de 26ºc.
Vai entender.

Last edited by WallyP; April 8th, 2008 at 06:49 PM.
WallyP no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2008, 06:49 PM   #13
Vini2
Registered User

Vini2's Avatar

Quote:
Originally Posted by Terrormachine View Post
Terê foi fundada e colonizada por ingleses mas recebeu, assim como Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, vários imigrantes alemães e italianos. A região ali de Friburgo (Cordeiro, Cantagalo...) recebeu mais suíços e alemães. Aliás, alguém da região podia me confirmar se Teresópolis é o município serrano com a maior população branca? Há uma população considerável de negros e pardos em Friburgo. Petrópolis nem tanto. Em Teresópolis, a população branca parece ser a etnia de esmagadora maioria. Inclusive, muitas pessoas de olhos e cabelos claros.

Cidade - porcentagem de brancos
Bom Jardim - 81,21%
Cantagalo - 58,33%
Carmo - 63,45%
Cordeiro - 61,44%
Duas Barras - 64,14%
Nova Friburgo - 78,34%
Petrópolis - 70,22%
Santa Maria Madalena - 55,77%
São José do Vale do Rio Preto - 75,10%
Sapucaia - 61,44%
Sumidouro - 75,03%
Teresópolis - 70,17%

Das 3 grandes cidades da Serra, Nova Friburgo é a q tem mais brancos.
Old April 8th, 2008, 06:52 PM   #14
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Deveríamos ter é uma pequena cidade dentro da parte alta de Itatiaia....não seria nada mal. Num daqueles campos abertos, planalto, sei lá. kkkk
Old April 8th, 2008, 06:54 PM   #15
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vini2 View Post
PQP Teresópolis é linda!!
essas fotos tão fodásticas!!

Não sabia da imigração britânica em Terê!

Põe Teresópolis no Latino Terror!!!
Mto bom o thread!
Vini, meu caro. Porra, valeu, que bom que gostou! Gostaria de mostrar bem mais de Terê aqui mas as fotos na internet são pouquíssimas. Se eu tivesse um tempo, tiraria eu mesmo algumas dos locais de mais interesse do SSC lá em Teresópolis. Além de um clima agradável e uma arquitetura bonita, Teresópolis é bem cuidada, limpa e tem uma natureza exemplar. Eu estive uma vez em Teresópolis (digo, pra ir e ficar) e faz tempo mas pretendo fazer um passeio passando por toda a região serrana e o Vale do Paraíba. Petrópolis é a que mais me agrada arquitetônicamente. Em Friburgo, é o clima e Teresópolis é a natureza.

E cara, sinta-se livre pra colocar no latino. É uma boa idéia.
Old April 8th, 2008, 06:57 PM   #16
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Quote:
Um exemplo, essas estações automáticas do inmet, marcaram 20,9ºc de temperatura máxima em Teresópolis até agora no dia de hoje. O climatempo, preve máxima de 26ºc.
Vai entender.
Haha, eu disse, não dá pra confiar... Mas porra, Wally, climatempo é sacanagem. Você já chegou a ver aquele Agroclima deles?! Depois dá uma olhada... Em um dia no ano passado, eles previam mínimas de 4°C pra cá, na capital e uma vez, eles previam -16°C pra Curitiba.
Old April 8th, 2008, 07:01 PM   #17
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

fonte: http://lh5.google.com/helena.aventur...jpg?imgmax=720
Old April 8th, 2008, 07:02 PM   #18
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vini2 View Post
Cidade - porcentagem de brancos
Bom Jardim - 81,21%
Cantagalo - 58,33%
Carmo - 63,45%
Cordeiro - 61,44%
Duas Barras - 64,14%
Nova Friburgo - 78,34%
Petrópolis - 70,22%
Santa Maria Madalena - 55,77%
São José do Vale do Rio Preto - 75,10%
Sapucaia - 61,44%
Sumidouro - 75,03%
Teresópolis - 70,17%

Das 3 grandes cidades da Serra, Nova Friburgo é a q tem mais brancos.
Olha só, não sabia. Bom Jardim fica bem colada com Friburgo mas não faço idéia quais imigrantes eles receberam. Acredito que os mesmos de Friburgo. Engraçado que, em Friburgo, você vê muito mais pardos e da cor preta que em Teresópolis. Posso estar enganado, não sei. Mas, pra mim, os negros estavam muito mais presentes em Friburgo que em Terê. Acredito que, os brancos estejam muito mais nas áreas rurais de Friburgo enquanto em Terê, é o contrário.

Agora que já estamos falando da Região Serrana como um todo, aqui vai um vídeo sobre a origem de Friburgo. Eu acho muito interessante. Conta a chegada dos imigrantes suíços e como eles vivem até hoje nas áreas rurais do município.

http://video.globo.com/Videos/Player...IBURGO,00.html

.

Last edited by Bucs; April 8th, 2008 at 07:15 PM.
Old April 8th, 2008, 07:07 PM   #19
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Quote:
Deveríamos ter é uma pequena cidade dentro da parte alta de Itatiaia....não seria nada mal. Num daqueles campos abertos, planalto, sei lá. kkkk
É, se tivéssemos uma cidade lá a 2.400m, não ia ter pra ninguém... -13°C em 2000 na região. Uma pena ser seco demais no inverno e a neve ser, cada vez, mais rara.
Old April 8th, 2008, 07:16 PM   #20
Vini2
Registered User

Vini2's Avatar

Postei Terê lá no latino

Reply

Thread Tools

Posting Rules