daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte > Notícias da Região

Closed Thread

Thread Tools Display Modes
Old April 19th, 2008, 07:01 PM   #81
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Likes (Received): 5

Granizo não tem nada a ver com frio, Drico. Aqui chove granizo no verão. A última foi em 2006.

Lembra neve.
Bucs no está en línea  

Sponsored Links

Old April 19th, 2008, 07:03 PM   #82
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Likes (Received): 145

é gelo também
Old April 19th, 2008, 07:03 PM   #83
Davizão AC
DAVI

Davizão AC's Avatar

Quote:
Originally Posted by Terrormachine View Post
Não é disputa, fialho. Eu só gostaria de esclarecer. Quais e quando, exatamente? Você diz em médias mínimas ou temperaturas absolutas? Eu gostaria de saber quais cidades na Amazônia têm uma média inferior a da cidade do Rio de Janeiro.

Eu repito, a menor registrada por mim ano passado foi de 7,8°C e gostaria de saber a menor em Rio Branco.

O que me causa estranheza é o fato de você comentar sobre as pessoas sentirem frio em plena amazônia, sinal que você desconhece que na região sul da amazônia costumeiramente faz frio, não é nada de anormal. Todo ano durante o outono e inverno praticamente toda vez que chega frente fria no sul do país chega aqui também. E como o FIalho postou, não estamos aqui falando de mínimas absolutas - em Rio Branco já fez até 6ºC-. Não é comum fazer essa temperatura tão baixa aqui, mas também no Rio de Janeiro não é diferente. Agora, é muito comum sim todo os anos termos dias com temperatura abaixo de 18ºC e isso pra mim é frio, quer dizer que no Rio de Janeiro não é não? Agora, 25º C para nós daqui do Acre não é frio não, pois essa é justamente a média térmica anual do estado. Agira como o CH bem falou, lá pro pessoal de belém isso jé é considerado frio pra eles pois eles estão acostumados com temperaturas bem mais altas. O inverso pode acontecer também, uma pessoa do sul do país ficar se derretendo em Belém com uma temperatura de 28ºC enquanto que para o pessoal nativo de lá está normal.
Old April 19th, 2008, 07:16 PM   #84
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Quote:
Originally Posted by Drico-bel View Post

é gelo também
Granizo é formado por poeira também, Drico. Não tem a ver com temperatura do ar do local em que cai o granizo. Tanto é que derrete logo quando cai.

Quote:
Originally Posted by Davizão AC View Post
O que me causa estranheza é o fato de você comentar sobre as pessoas sentirem frio em plena amazônia, sinal que você desconhece que na região sul da amazônia costumeiramente faz frio, não é nada de anormal.
Não, eu acompanho e sei que o sul da amazônia faz 'frio'.

Quote:
Todo ano durante o outono e inverno praticamente toda vez que chega frente fria no sul do país chega aqui também.
Você quer dizer periodo de seca e chuva, certo?

Quote:
E como o FIalho postou, não estamos aqui falando de mínimas absolutas - em Rio Branco já fez até 6ºC-. Não é comum fazer essa temperatura tão baixa aqui, mas também no Rio de Janeiro não é diferente.
Como poderia afirmar? É bem costumeiro baixar dos 15°C aqui e muitas vezes baixa dos 10°C. Você é quem está mostrando total falta de informação ao imaginar que o Rio de Janeiro fica no nordeste e que as temperaturas são iguais o ano todo. Se 18 graus de latitude não fazem diferença, eu jogo tudo que eu sei (não é muito) sobre meteorologia e climatologia no lixo.

Quote:
Agora, é muito comum sim todo os anos termos dias com temperatura abaixo de 18ºC e isso pra mim é frio, quer dizer que no Rio de Janeiro não é não?
Bom... Não, não necessariamente. De novo, O Rio de Janeiro não é Recife, Fortaleza ou João Pessoa. As pessoas estão acostumadas a dizer que carioca se veste todo de casaco de lã quando faz 18°C. Porém, esses 18°C aqui sentem como 14°C, 13°C e até menos, se bobear. Por exemplo, a sensação térmica em plena COPACABANA chegou a 3°C positivos ano passado.

Enfim, segue as médias máx./mín. do ADBV, aqui na capital em 2000.

30,4°C
- 20,6°C
30,0°C - 20,2°C
29,0°C - 19,3°C
29,9°C - 19,9°C
27,2°C - 15,9°C
25,2°C - 15,0°C
22,5°C - 13,5°C
25,0°C - 15,0°C
25,1°C - 16,3°C
28,3°C - 18,7°C
27,7°C - 18,8°C
30,0°C - 20,0°C

Quote:
Sensações Térmicas Minimas no Estado do Rio de Janeiro HOJE:
Fonte: Inmet

Na CAPITAL:

Estação de Copacabana(Forte Copacabana/Inmet):
Sensação Térmica chegou a 3,0°C

Estação de Marambaia:
Sensação Térmica chegou a 3,0°C

Estação de Jacarepaguá:
Sensação Térmica chegou a 4,0°C

Estação da Lagoa Rodrigo de Freitas:
Sensação Térmica chegou a 4,0°C

Estação da Escola Naval:
Sensação Térmica chegou a 5,0°C

Estação da Vila Militar:
Sensação Térmica chegou a 6,0°C

Estação do Maracanã:
Sensação Térmica chegou a 7,0°C

GRANDE RIO

Estação de Niterói:
Sensação Térmica chegou a 5,0°C

PETROPOLIS:

Estação do Pico do Couto:
Sensação Térmica chegou a -17,0°C
No momento(17:10) a sensação térmica lá é de -14,0°C na Rajada de Vento!!! he he he

TERESOPOLIS:

Estação de Teresópolis (Na Cidade):
Sensação Térmica chegou a -2,0°C

Vai lá... a nível do mar. Latitude 22°

Post original:
http://www.abaixodezero.com/viewtopi...2180&start=920
Bucs no está en línea  
Old April 19th, 2008, 07:49 PM   #85
odilsons
Registered User

odilsons's Avatar

Likes (Received): 0

Na Amazônia há locais que chegam a fazer frio! Por que não? Embora esteja em plena zona intertropical, que de um modo geral vai fazer com que as temperaturas sejam elevadas; há outros fatores que vão influênciar como altitude e a umidade. Muita gente pensa que a Amazônia toda é uma planície. Na realidade a verdadeira planície aparece somente ao longo do rio Amazonas. Grande parte da nossa região é constituída de planaltos. O planalto das Guianas, ao norte, se estendendo pelo AP, PA, RR e AM (onde está o ponto mais alto do Brasil - o pico da Neblia, com 3014m) e o planalto Central (que se estende pelo TO, PA, MT, RO e pequena parte do AM). Nos pontos mais elevados da região as temperaturas tendem a sem menores. Nos lugares onde a umidade e, consequêntemente a nebulosidade é menor, as temperaturas tendem a cair mais rapidamente a noite, tendo amplitudes térmicas diárias e anuais maiores, como é o caso de RR, TO, sul do Pará, RO e AC. Já em Belém que, em grande parte do ano é bastante nublada, há um maior equlíbrio térmico, ou seja as amplitudes térmicas diárias e anuais são bem menores (as diárias não ultrapassam 10ºC e as anuais não ultrapassa 1ºC), com as tempraturas a noite não caindo tão acetuadamente como nas áreas anteriores citadas acima. A ausência de umidade no deserto de Saara, por exemplo, faz com que haja grande amplitude térmica diária, com máxima chegando aos 50ºC e mínima de madruganda, chegando a 0ºC.
odilsons no está en línea  
Old April 19th, 2008, 07:53 PM   #86
fialho
Fialho

fialho's Avatar

Terror, só pra constar, não estou questionando os dados - se são oficiais, não há o que questionar - e não sei como é feito o cálculo pra se chegar à esta sensação térmica, mas eu estava no Rio no dia 29 de julho do ano passado, curiosamente em Copacabana, mais especificamente próximo ao forte, durante boa parte do dia e da noite, e de forma alguma o frio que senti correspondeu à uma temperatura tão baixa (3,0º C).
fialho no está en línea  
Old April 19th, 2008, 07:54 PM   #87
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Quote:
Originally Posted by odilsons View Post
Na Amazônia há locais que chegam a fazer frio! Por que não? Embora esteja em plena zona intertropical, que de um modo geral vai fazer com que as temperaturas sejam elevadas; há outros fatores que vão influênciar como altitude e a umidade. Muita gente pensa que a Amazônia toda é uma planície. Na realidade a verdadeira planície aparece somente ao longo do rio Amazonas. Grande parte da nossa região é constituída de planaltos. O planalto das Guianas, ao norte, se estendendo pelo AP, PA, RR e AM (onde está o ponto mais alto do Brasil - o pico da Neblia, com 3014m) e o planalto Central (que se estende pelo TO, PA, MT, RO e pequena parte do AM). Nos pontos mais elevados da região as temperaturas tendem a sem menores. Nos lugares onde a umidade e, consequêntemente a nebulosidade é menor, as temperaturas tendem a cair mais rapidamente a noite, tendo amplitudes térmicas diárias e anuais maiores, como é o caso de RR, TO, sul do Pará, RO e AC. Já em Belém que, em grande parte do ano é bastante nublada, há um maior equlíbrio térmico, ou seja as amplitudes térmicas diárias e anuais são bem menores (as diárias não ultrapassam 10ºC e as anuais não ultrapassa 1ºC), com as tempraturas a noite não caindo tão acetuadamente como nas áreas anteriores citadas acima. A ausência de umidade no deserto de Saara, por exemplo, faz com que haja grande amplitude térmica diária, com máxima chegando aos 50ºC e mínima de madruganda, chegando a 0ºC.

Muito boa explicação odilsons
Old April 19th, 2008, 07:56 PM   #88
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Quote:
Originally Posted by fialho View Post
se são oficiais, não há o que questionar

Isso foi postado no dia 29 de julho. São dados do dia anterior. Mas o que exatamente fazia perto do Forte de Copacabana à noite?!

Quote:
Originally Posted by BrunoVix View Post
Mínimas registradas hoje nas capitais:

PORTO ALEGRE 7,2 °C
CURITIBA 7,6 °C
RIO DE JANEIRO 8,7 °C
SAO PAULO 9,4 °C
BELO HORIZONTE 10,6 °C
FLORIANOPOLIS 11,4 °C
CAMPO GRANDE 11,7 °C
BRASILIA 12,1 °C
RIO BRANCO 14,4 °C
VITORIA 15,5 °C
GOIANIA 16,3 °C
PORTO VELHO 16,6 °C
TERESINA 18,7 °C
CUIABA 19,2 °C
NATAL 19,4 °C
SALVADOR 19,5 °C
ARACAJU 20,8 °C
MANAUS 20,9 °C
RECIFE 21,1 °C
JOAO PESSOA 21,1 °C
BELEM 21,5 °C
FORTALEZA 22,8 °C
BOA VISTA 23,2 °C
SAO LUIS 23,2 °C
MACAPA 23,5 °C
PALMAS 24,0 °C

- INMET
Mesmo assim, eu registrei, dias depois dessa tabela aí, 7,8°C na Zona Oeste e sim, sentia como 2°C positivos com rajadas de vento. Esse não é oficial, foram medidos por mim e meu termômetro abrigado. Enfim, esses do INMET são mais que oficiais, é o principal orgão do país. Vai ver, você estava muito bem agasalhado! Porém, concordas que sentiu frio, correto?

É muito fácil, quando se tem uma temperatura de 8°C, a sensação baixar dos 5°C. Um ventinho de 14km/h ou 4m/seg já faz o trabalho. Ainda mais perto da orla onde ventos são bem freqüentes.

http://www.inmet.gov.br/html/clima.p...ica/index.html

Last edited by Bucs; April 19th, 2008 at 08:06 PM.
Bucs no está en línea  
Old April 19th, 2008, 08:06 PM   #89
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Terror, só pra constar, não estou questionando os dados - se são oficiais, não há o que questionar - e não sei como é feito o cálculo pra se chegar à esta sensação térmica, mas eu estava no Rio no dia 29 de julho do ano passado, curiosamente em Copacabana, mais especificamente próximo ao forte, durante boa parte do dia e da noite, e de forma alguma o frio que senti correspondeu à uma temperatura tão baixa (3,0º C).
No dia do meu aniversário!
Old April 19th, 2008, 10:36 PM   #90
fialho
Fialho

fialho's Avatar

Quote:

Isso foi postado no dia 29 de julho. São dados do dia anterior. Mas o que exatamente fazia perto do Forte de Copacabana à noite?!

Mesmo assim, eu registrei, dias depois dessa tabela aí, 7,8°C na Zona Oeste e sim, sentia como 2°C positivos com rajadas de vento. Esse não é oficial, foram medidos por mim e meu termômetro abrigado. Enfim, esses do INMET são mais que oficiais, é o principal orgão do país. Vai ver, você estava muito bem agasalhado! Porém, concordas que sentiu frio, correto?

É muito fácil, quando se tem uma temperatura de 8°C, a sensação baixar dos 5°C. Um ventinho de 14km/h ou 4m/seg já faz o trabalho. Ainda mais perto da orla onde ventos são bem freqüentes.

http://www.inmet.gov.br/html/clima.p...ica/index.html
Bom, não entendi o porquê da curiosidade, mas já que lhe interessa, no dia 29 estava perto do forte com alguns amigos, havia ocorrido um show da banda deles na tarde deste dia na Praça das Medalhas - por isto lembrei da data -, fomos andar pela praia e ficamos próximos ao forte durante parte da noite. E, sim, ventava por lá. Mais alguma pergunta?

Se os dados não foram do dia 29, ok. No dia 28, se não me falha a memória, choveu bastante e circulei pouco pela cidade. Mas eu posso lhe assegurar que não estava tão bem agasalhado - estava apenas com uma daquelas capas azuis distribuídas à colaboradores do Pan - e nem de longe percebi uma temperatura que pudesse corresponder a menos de 10º durante todo o período que estive na cidade. Mas tudo bem, acredito que você e outros possam ter sentido, foi apenas uma observação.
fialho no está en línea  
Old April 19th, 2008, 10:44 PM   #91
Rafael_Rosato
Registered User

Rafael_Rosato's Avatar

Likes (Received): 19

Como eu fui o primeiro a citar PVH :

Quote:
Assumerei que esteja falando do Estado do Rio de Janeiro.
Eu falei da cidade do Rio

Quote:
Então tá okay. Frio na amazônia chega perto disso?

-13,5°C
Bom em Vilhena ja fez 0º C cidade a 600 metros de altitude... mas qnto sera q fez na Serra dos Pacaas a mais de 1mil metros(chegando cerca de 1mil e 100) de altitude na epoca??

Quanto sera as minimas em lugares com mais de 2mil e 500 metros de altitude no AM e em RR??(não sei ) ...

*Comparar uma região ENORME como a amazonia com a cidade o estado do RJ e pior ainda, com a cidade... é um meio sem nexo...

Quote:
Mas sério, cara... Você quer comparar uma cidade de 6 milhões de habitantes como uma ilha de calor desse tamanho com Porto Velho? Se for assim, PHV é mais fria que São Paulo também.
Exatamente... alem do mais, o municipio de Pvh tem mais de 34mil Km²... existe uma consideravel variação de altitude, influencia de frentes frias, e ate de clima...

*Eu não disse que Pvh é mais fria...

Quote:
PHV tem a média anual de 25°C contra 23°C do Rio. Portanto, não. Porto Velho não é mais amena que o Rio.
Li em lugares na internet em que a temperatura media anual de Pvh é de ate 28º C ... confio mesmo nos dados dos mapas, livros e informações que eu obtive em Pvh mesmo, em colegios e tbm na federal de RO... Temperatura media anual de 24ºC (nao faz mt diferença)

... em RO na ordem... região sul e mais alto do estado, media de 22ºC(mais frio q no rio), região central media de 23ºC... região norte, 24ºC... a região da Serra dos Pacaas não possui municipio, mas o clima eh sim mais baixo do que em Vilhena... o estado de RO não tem altitudes muito altas, são consideradas medias...

A questão é, um dia amanhece mais frio no Rio, no mesmo dia as maximas ficam proximas(ou mais altas) das de Pvh, no maximo no dia seguinte... e na maior parte do ano as maximas ficam sempre mais altas... as minimas semelhantes ou um pouco mais baixas no Rio, as vezes um pouco mais baixas em Pvh...

... a amplitude termica da cidade do Rio é maior do que a de Pvh... isso eh fato! Não da pra comparar...

*Ja vi algumas maximas do rio, ate uns 7(media) graus mais altas do que em Pvh (uns 38 graus do Rio e uns 29 em Pvh... isso ja ocorreu, eu ja vi ) isso sem a influencia de alguma massa de ar frio... mas nunca vi o contrario... mas por estas minimas do Rio q vc me disse, o mesmo pode ocorrer ao contrario sim... minimas do Rio com até 6 graus(no maximo) abaixo das minimas de Pvh...

Nunca duvidei do frio que faz na cidade do Rio... mas ele eh passageiro com a amplitude da cidade, no mesmo dia ja esquenta consideravelmente... pq duvido MESMO que o Rio tenha maximas em torno de 14/15/16º... mas Pvh ja teve maximas de 16º (eu duvido, mas nao tenho certeza, que fique bem claro!)

Quote:
A mínima absoluta, a nível do mar no Rio é de 4°C, 1°C no ADBV e negativa na Floresta da Tijuca. A diferença são nas médias máximas. O Rio, por ser mais temperado, registra temperaturas absolutas mais extremas. POA, por exemplo, registra acima dos 40°C quase todo ano.
como eu disse, não duvido do frio que faz no Rio...
E sim... mas em Pvh não faz tanto calor... e outra... como vc deve ter percebido, no Rio a amplitude termica eh bem maior... ou seja, no mesmo dia em que amanhece com estas temperaturas super baixas, em muitos tbm faz calor... agora ja viu como se comporta uma frente fria na amazonia??

Eu disse que em relação de frio, depende do comportamento da massa de ar frio, algumas são mais fortes o interior do continente e outras mais no litoral leste do país...

Quote:
E outra, Vilhena tá a 600m de altitude e ainda tem um clima equatorial.
Clima Tropical, igual o do Centro-Oeste, não o do nordeste!!!!!

Quote:
Eu registrei 7,8°C aqui na ZO ano passado. Qual foi a menor temperatura aí?

Até aqui no Rio isso acontece. É o choque entre o ar quente e o ar frio.
Falando nisso... alem da umidade natural da Amazonia, em Pvh as chuvas chegam tbm pelas massas de ar frio e deste choque de regiões quentes e frias... a Zona de convergencia do Atlantico Sul logo, Pvh com menor variação de temperatura do que o Rio!

Last edited by Rafael_Rosato; April 20th, 2008 at 01:55 AM.
Rafael_Rosato no está en línea  
Old April 19th, 2008, 10:48 PM   #92
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Quote:
Se os dados não foram do dia 29, ok. No dia 28, se não me falha a memória, choveu bastante e circulei pouco pela cidade. Mas eu posso lhe assegurar que não estava tão bem agasalhado - estava apenas com uma daquelas capas azuis distribuídas à colaboradores do Pan - e nem de longe percebi uma temperatura que pudesse corresponder a menos de 10º durante todo o período que estive na cidade. Mas tudo bem, acredito que você e outros possam ter sentido, foi apenas uma observação.
RIO DE JANEIRO – Céu nublado, garoa fina, vento forte e pessoas encolhidas nas arquibancadas. Este foi o cenário em que se realizaram as provas da natação desta quinta-feira no Parque Aquático Maria Lenk, em Jacarepaguá. Além de não empolgar a torcida, o frio não foi bem recebido pela maioria dos atletas.

“Senti muito frio antes de entrar na piscina e também estava nervosa”, revelou a brasileira Tatiane Sakemi, sexta colocada na final dos 100 metros nado peito. Já a medalhista de prata nos 100 metros nado costas, Fabíola Molina afirmou que também teve problemas com a temperatura fora da água. “O frio é desconfortável na hora que você está aquecendo. Sinto mais frio porque sou um pouco mais magra que as outras. Mas estava preparada para superar as condições externas.”

[...]

Não foram só os brasileiros que se prepararam para contratempos com relação às condições climáticas Os norte-americanos não se deixaram levar pela fama da ensolarada ‘cidade maravilhosa’ e vieram para os Jogos Pan-Americanos muito bem organizados neste sentido.

“Estávamos preparadas para o clima, pois sabíamos que era inverno aqui no Brasil. Então trouxemos muitos agasalhos, parcas e capas de chuva para nos protegermos.

Scott Clary, prata na prova dos 200 metros nado costas afirmou que prefere o clima frio ao calor. “Eu gosto desse clima (frio), acho que é o melhor ambiente para uma competição. Morando no sul da Califórnia, você acaba se cansando do calor.”

http://ultimosegundo.ig.com.br/espor...es_930580.html
Bucs no está en línea  
Old April 19th, 2008, 10:49 PM   #93
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

o povo aqui gosta muito de clima
Old April 19th, 2008, 10:51 PM   #94
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rafael_Rosato View Post
Nunca duvidei do frio que faz na cidade do Rio... mas ele eh passageiro com a amplitude da cidade, no mesmo dia ja esquenta consideravelmente... pq duvido MESMO que o Rio tenha maximas em torno de 14/15/16º... mas Pvh ja teve maximas de 16º (eu duvido, mas nao tenho certeza, que fique bem claro!)
Rafael, eu concordo com a maioria das coisas que disse e vou só responder essa aqui. O Rio teve uma máxima de 11°C em julho de 2000. A mínima foi de 6°C.
Bucs no está en línea  
Old April 19th, 2008, 10:57 PM   #95
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

"RIO - A temperatura na cidade do Rio de Janeiro voltou a bater recorde de frio do ano, na madrugada desta terça-feira. Os termômetros marcaram 8,7 graus na Vila Militar, na Zona Norte do Rio, segundo o Climatempo. Na segunda-feira, a mínima foi de 9,5 graus no Alto da Boa Vista ."

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007.../297050106.asp

.
Bucs no está en línea  
Old April 19th, 2008, 10:59 PM   #96
fialho
Fialho

fialho's Avatar

Quote:
RIO DE JANEIRO – Céu nublado, garoa fina, vento forte e pessoas encolhidas nas arquibancadas. Este foi o cenário em que se realizaram as provas da natação desta quinta-feira no Parque Aquático Maria Lenk, em Jacarepaguá. Além de não empolgar a torcida, o frio não foi bem recebido pela maioria dos atletas.

“Senti muito frio antes de entrar na piscina e também estava nervosa”, revelou a brasileira Tatiane Sakemi, sexta colocada na final dos 100 metros nado peito. Já a medalhista de prata nos 100 metros nado costas, Fabíola Molina afirmou que também teve problemas com a temperatura fora da água. “O frio é desconfortável na hora que você está aquecendo. Sinto mais frio porque sou um pouco mais magra que as outras. Mas estava preparada para superar as condições externas.”

[...]

Não foram só os brasileiros que se prepararam para contratempos com relação às condições climáticas Os norte-americanos não se deixaram levar pela fama da ensolarada ‘cidade maravilhosa’ e vieram para os Jogos Pan-Americanos muito bem organizados neste sentido.

“Estávamos preparadas para o clima, pois sabíamos que era inverno aqui no Brasil. Então trouxemos muitos agasalhos, parcas e capas de chuva para nos protegermos.

Scott Clary, prata na prova dos 200 metros nado costas afirmou que prefere o clima frio ao calor. “Eu gosto desse clima (frio), acho que é o melhor ambiente para uma competição. Morando no sul da Califórnia, você acaba se cansando do calor.”

http://ultimosegundo.ig.com.br/espor...es_930580.html
E? Isso mostra o quê, além do fato óbvio e incontestável de que fazia frio, especialmente pra quem ia entrar numa piscina e estava com trajes adequados pra isso?

Mas tudo bem, Terror, meu relato já foi feito e não entendo o que você quer provar buscando uma notícia como essa.
fialho no está en línea  
Old April 19th, 2008, 11:35 PM   #97
Rafael_Rosato
Registered User

Rafael_Rosato's Avatar

Quote:
Rafael, eu concordo com a maioria das coisas que disse e vou só responder essa aqui. O Rio teve uma máxima de 11°C em julho de 2000. A mínima foi de 6°C.
So pra finalizar... uma vez aí que o Rio é mais ameno que Pvh...

Só que ria lembrar de algumas questões:

*Desconsidere as temperaturas mais baixas do Rio e iguale as mais baixas de Pvh... acha que a temperatura media do Rio continuaria a mesma??

Resumindo, eu so quero dizer que Pvh pode não ter temperaturas tão baixas quanto as do Rio... mas não vamos ser ipocritas, todos sabemos que o frio não predomina em nenhuma das duas cidades!!!!
Não considero mesmo o Rio mais ameno que Pvh(justamente por causa das maximas)... ou contrario, não me dou nem ao trabalho uma vez q nem conheço o Rio, so tenho informções de internet, livros... essas coisas...
Eu ja considero temperaturas amenas MUITO presentes em boa parte do ano em Pvh...

*Quando eu morava la, super evitava sair na rua sem carro, no periodo de 12h as 14h... pq o sol era forte, não nescessariamente o ar quente!!!!!!

So pra lembrar tbm oq eu não falei, em alguns pontos mais frios do estado de RO, as medias anuais chegam a 21 graus... no Alto da Serra dos Pacaas, fica abaixo disso...

Lembrando tbm: Pvh é simplismente A CIDADE MAIS QUENTE DO ESTADO DE RONDÔNIA!

Eu acho mesmo o clima das duas cidades diferentes e dificil de comparar... mas uma ultima observação:

Em Pvh as temperaturas tem variedades mais ou menos assim:
Mim 11 max 16(frios mais fortes)
Mim 14/15 max 18/19
Mim 18 max 24
Mim 19 max 25/26
Mim 20 max 27
Mim 20 max 29
Mim 21 max 29
Mim 22 max 30
Mim 23 max 32 (dias mais quentes... alguns mais quentes existem... em RO ouve um problema chamado queimadas e ilhas de calor... o ideial seria maximas em até 32º mesmo... mas com isso os recordes foram de 38º [o mesmo de Curitiba] e em alguns pontos isolados do estado de até 40 graus [vírgula]alguma coisa...)

Eu sei que no Rio as temperaturas tem uma variedade maior que isso e as maximas e recordes de varias cidades do sudeste e sul, passam bastante disso!
Old April 20th, 2008, 12:01 AM   #98
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Likes (Received): 89

Vcs vão fazer uma tese de doutorado sobre clima?
Old April 20th, 2008, 12:12 AM   #99
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Likes (Received): 15

Tamo chegando lá!
O clima é um assunto que me fascina!

A discussão está boa mas esse tópico não é o ideal pra ela.. se pudéssemos criar um outro...

sdçs..
Sr. Jirau no está en línea  
Old April 20th, 2008, 12:24 AM   #100
Rafael_Rosato
Registered User

Rafael_Rosato's Avatar

* Gente fiz umas correções nos meus dois ultimos comentarios!!! Meu pc deu pau na hora, não deu pra arrumar no mesmo instantes...

Closed Thread

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules