|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#81 |
|
De Porciúncula a Paraty.
Likes (Received): 5
|
Granizo não tem nada a ver com frio, Drico. Aqui chove granizo no verão. A última foi em 2006.Lembra neve.
|
|
#82 |
|
OFF
Likes (Received): 145
|
![]() é gelo também
|
|
#83 | |
|
DAVI
|
Quote:
|
|
|
#84 | |||||
|
De Porciúncula a Paraty.
|
Granizo é formado por poeira também, Drico. Não tem a ver com temperatura do ar do local em que cai o granizo. Tanto é que derrete logo quando cai.
Quote:
Quote:
![]() Quote:
Quote:
Enfim, segue as médias máx./mín. do ADBV, aqui na capital em 2000. 30,4°C - 20,6°C 30,0°C - 20,2°C 29,0°C - 19,3°C 29,9°C - 19,9°C 27,2°C - 15,9°C 25,2°C - 15,0°C 22,5°C - 13,5°C 25,0°C - 15,0°C 25,1°C - 16,3°C 28,3°C - 18,7°C 27,7°C - 18,8°C 30,0°C - 20,0°C Quote:
|
|
|
#85 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Na Amazônia há locais que chegam a fazer frio! Por que não? Embora esteja em plena zona intertropical, que de um modo geral vai fazer com que as temperaturas sejam elevadas; há outros fatores que vão influênciar como altitude e a umidade. Muita gente pensa que a Amazônia toda é uma planície. Na realidade a verdadeira planície aparece somente ao longo do rio Amazonas. Grande parte da nossa região é constituída de planaltos. O planalto das Guianas, ao norte, se estendendo pelo AP, PA, RR e AM (onde está o ponto mais alto do Brasil - o pico da Neblia, com 3014m) e o planalto Central (que se estende pelo TO, PA, MT, RO e pequena parte do AM). Nos pontos mais elevados da região as temperaturas tendem a sem menores. Nos lugares onde a umidade e, consequêntemente a nebulosidade é menor, as temperaturas tendem a cair mais rapidamente a noite, tendo amplitudes térmicas diárias e anuais maiores, como é o caso de RR, TO, sul do Pará, RO e AC. Já em Belém que, em grande parte do ano é bastante nublada, há um maior equlíbrio térmico, ou seja as amplitudes térmicas diárias e anuais são bem menores (as diárias não ultrapassam 10ºC e as anuais não ultrapassa 1ºC), com as tempraturas a noite não caindo tão acetuadamente como nas áreas anteriores citadas acima. A ausência de umidade no deserto de Saara, por exemplo, faz com que haja grande amplitude térmica diária, com máxima chegando aos 50ºC e mínima de madruganda, chegando a 0ºC.
|
|
|
|
|
#86 |
|
Fialho
|
Terror, só pra constar, não estou questionando os dados - se são oficiais, não há o que questionar - e não sei como é feito o cálculo pra se chegar à esta sensação térmica, mas eu estava no Rio no dia 29 de julho do ano passado, curiosamente em Copacabana, mais especificamente próximo ao forte, durante boa parte do dia e da noite, e de forma alguma o frio que senti correspondeu à uma temperatura tão baixa (3,0º C).
|
|
|
|
|
#87 | |
|
OFF
|
Quote:
Muito boa explicação odilsons
|
|
|
#88 | |
|
De Porciúncula a Paraty.
|
Isso foi postado no dia 29 de julho. São dados do dia anterior. Mas o que exatamente fazia perto do Forte de Copacabana à noite?! ![]() Quote:
É muito fácil, quando se tem uma temperatura de 8°C, a sensação baixar dos 5°C. Um ventinho de 14km/h ou 4m/seg já faz o trabalho. Ainda mais perto da orla onde ventos são bem freqüentes. http://www.inmet.gov.br/html/clima.p...ica/index.html
Last edited by Bucs; April 19th, 2008 at 08:06 PM. |
|
|
|
|
|
#89 | |
|
Tôma-te! Eu acho é pouco!
Likes (Received): 0
|
Quote:
|
|
|
#90 | |
|
Fialho
|
Quote:
![]() Se os dados não foram do dia 29, ok. No dia 28, se não me falha a memória, choveu bastante e circulei pouco pela cidade. Mas eu posso lhe assegurar que não estava tão bem agasalhado - estava apenas com uma daquelas capas azuis distribuídas à colaboradores do Pan - e nem de longe percebi uma temperatura que pudesse corresponder a menos de 10º durante todo o período que estive na cidade. Mas tudo bem, acredito que você e outros possam ter sentido, foi apenas uma observação. |
|
|
|
|
|
#91 | ||||||
|
Registered User
Likes (Received): 19
|
Como eu fui o primeiro a citar PVH
:Eu falei da cidade do Rio ![]() Quote:
Quanto sera as minimas em lugares com mais de 2mil e 500 metros de altitude no AM e em RR??(não sei ) ...*Comparar uma região ENORME como a amazonia com a cidade o estado do RJ e pior ainda, com a cidade... é um meio sem nexo... Quote:
*Eu não disse que Pvh é mais fria... Quote:
... em RO na ordem... região sul e mais alto do estado, media de 22ºC(mais frio q no rio), região central media de 23ºC... região norte, 24ºC... a região da Serra dos Pacaas não possui municipio, mas o clima eh sim mais baixo do que em Vilhena... o estado de RO não tem altitudes muito altas, são consideradas medias... A questão é, um dia amanhece mais frio no Rio, no mesmo dia as maximas ficam proximas(ou mais altas) das de Pvh, no maximo no dia seguinte... e na maior parte do ano as maximas ficam sempre mais altas... as minimas semelhantes ou um pouco mais baixas no Rio, as vezes um pouco mais baixas em Pvh... ... a amplitude termica da cidade do Rio é maior do que a de Pvh... isso eh fato! Não da pra comparar... *Ja vi algumas maximas do rio, ate uns 7(media) graus mais altas do que em Pvh (uns 38 graus do Rio e uns 29 em Pvh... isso ja ocorreu, eu ja vi ) isso sem a influencia de alguma massa de ar frio... mas nunca vi o contrario... mas por estas minimas do Rio q vc me disse, o mesmo pode ocorrer ao contrario sim... minimas do Rio com até 6 graus(no maximo) abaixo das minimas de Pvh...Nunca duvidei do frio que faz na cidade do Rio... mas ele eh passageiro com a amplitude da cidade, no mesmo dia ja esquenta consideravelmente... pq duvido MESMO que o Rio tenha maximas em torno de 14/15/16º... mas Pvh ja teve maximas de 16º (eu duvido, mas nao tenho certeza, que fique bem claro!)Quote:
E sim... mas em Pvh não faz tanto calor... e outra... como vc deve ter percebido, no Rio a amplitude termica eh bem maior... ou seja, no mesmo dia em que amanhece com estas temperaturas super baixas, em muitos tbm faz calor... agora ja viu como se comporta uma frente fria na amazonia?? Eu disse que em relação de frio, depende do comportamento da massa de ar frio, algumas são mais fortes o interior do continente e outras mais no litoral leste do país... Quote:
Quote:
logo, Pvh com menor variação de temperatura do que o Rio!
Last edited by Rafael_Rosato; April 20th, 2008 at 01:55 AM. |
||||||
|
|
|
|
#92 | |
|
De Porciúncula a Paraty.
|
Quote:
“Senti muito frio antes de entrar na piscina e também estava nervosa”, revelou a brasileira Tatiane Sakemi, sexta colocada na final dos 100 metros nado peito. Já a medalhista de prata nos 100 metros nado costas, Fabíola Molina afirmou que também teve problemas com a temperatura fora da água. “O frio é desconfortável na hora que você está aquecendo. Sinto mais frio porque sou um pouco mais magra que as outras. Mas estava preparada para superar as condições externas.” [...] Não foram só os brasileiros que se prepararam para contratempos com relação às condições climáticas Os norte-americanos não se deixaram levar pela fama da ensolarada ‘cidade maravilhosa’ e vieram para os Jogos Pan-Americanos muito bem organizados neste sentido. “Estávamos preparadas para o clima, pois sabíamos que era inverno aqui no Brasil. Então trouxemos muitos agasalhos, parcas e capas de chuva para nos protegermos. Scott Clary, prata na prova dos 200 metros nado costas afirmou que prefere o clima frio ao calor. “Eu gosto desse clima (frio), acho que é o melhor ambiente para uma competição. Morando no sul da Califórnia, você acaba se cansando do calor.” http://ultimosegundo.ig.com.br/espor...es_930580.html
|
|
|
#93 |
|
OFF
|
o povo aqui gosta muito de clima
|
|
#94 | |
|
De Porciúncula a Paraty.
|
Quote:
|
|
|
#95 |
|
De Porciúncula a Paraty.
|
"RIO - A temperatura na cidade do Rio de Janeiro voltou a bater recorde de frio do ano, na madrugada desta terça-feira. Os termômetros marcaram 8,7 graus na Vila Militar, na Zona Norte do Rio, segundo o Climatempo. Na segunda-feira, a mínima foi de 9,5 graus no Alto da Boa Vista ."
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007.../297050106.asp .
|
|
#96 | |
|
Fialho
|
Quote:
![]() Mas tudo bem, Terror, meu relato já foi feito e não entendo o que você quer provar buscando uma notícia como essa. |
|
|
|
|
|
#97 | |
|
Registered User
|
Quote:
Só que ria lembrar de algumas questões: *Desconsidere as temperaturas mais baixas do Rio e iguale as mais baixas de Pvh... acha que a temperatura media do Rio continuaria a mesma?? Resumindo, eu so quero dizer que Pvh pode não ter temperaturas tão baixas quanto as do Rio... mas não vamos ser ipocritas, todos sabemos que o frio não predomina em nenhuma das duas cidades!!!! Não considero mesmo o Rio mais ameno que Pvh(justamente por causa das maximas)... ou contrario, não me dou nem ao trabalho uma vez q nem conheço o Rio, so tenho informções de internet, livros... essas coisas... Eu ja considero temperaturas amenas MUITO presentes em boa parte do ano em Pvh... *Quando eu morava la, super evitava sair na rua sem carro, no periodo de 12h as 14h... pq o sol era forte, não nescessariamente o ar quente!!!!!! So pra lembrar tbm oq eu não falei, em alguns pontos mais frios do estado de RO, as medias anuais chegam a 21 graus... no Alto da Serra dos Pacaas, fica abaixo disso... Lembrando tbm: Pvh é simplismente A CIDADE MAIS QUENTE DO ESTADO DE RONDÔNIA! Eu acho mesmo o clima das duas cidades diferentes e dificil de comparar... mas uma ultima observação: Em Pvh as temperaturas tem variedades mais ou menos assim: Mim 11 max 16(frios mais fortes) Mim 14/15 max 18/19 Mim 18 max 24 Mim 19 max 25/26 Mim 20 max 27 Mim 20 max 29 Mim 21 max 29 Mim 22 max 30 Mim 23 max 32 (dias mais quentes... alguns mais quentes existem... em RO ouve um problema chamado queimadas e ilhas de calor... o ideial seria maximas em até 32º mesmo... mas com isso os recordes foram de 38º [o mesmo de Curitiba] e em alguns pontos isolados do estado de até 40 graus [vírgula]alguma coisa...) Eu sei que no Rio as temperaturas tem uma variedade maior que isso e as maximas e recordes de varias cidades do sudeste e sul, passam bastante disso!
|
|
|
|
|
|
#98 |
|
O Show está Começando!
Likes (Received): 89
|
Vcs vão fazer uma tese de doutorado sobre clima?
|
|
#99 |
|
SSC Brasil
Likes (Received): 15
|
![]() Tamo chegando lá! O clima é um assunto que me fascina! A discussão está boa mas esse tópico não é o ideal pra ela.. se pudéssemos criar um outro... sdçs.. |
|
|
|
|
#100 |
|
Registered User
|
* Gente fiz umas correções nos meus dois ultimos comentarios!!! Meu pc deu pau na hora, não deu pra arrumar no mesmo instantes...
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|