|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#101 | |
|
De Porciúncula a Paraty.
Likes (Received): 5
|
Quote:
![]() Vilhena x Nova Friburgo seria mais justo. http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=604862 -3°C no centro ano passado.
Last edited by Bucs; April 20th, 2008 at 12:48 AM. |
|
|
|
|
|
#102 |
|
Registered User
Likes (Received): 19
|
Por qual motivo, causa ou circunstancias eu faria isso??Acabei de falar que comparações com duas regiões predominantemente quentes, mas com variações de temperaturas diferentes, são um pouco(não totalmente) sem nexo... dependendo do ponto abordado... Não sei se Vilhena é a mais fria do estado... pode até ser a sede municipal mais fria(não tenho certeza)... mas não é a região mais fria... Mesmo assim... o estado de Rondônia, não é um estado onde cidades são predominantemente frias... Vilhena por exemplo, é considerada uma cidade de temperaturas amenas, e não frias! Eu disse que Pvh é a mais quente de RO, pq eu estava falando das temperaturas de Pvh, não tenho acesso e nem fontes confiaveis de todas as temperaturas de todos as cidades de RO... (se ate as de Pvh ja são precarias) Outra coisa, eu acho um pouco dmais querer comparar uma cidade Serrana com latitude consideravelmente mais ao sul com cidades de RO, que tem a vantagem de estarem na região mais amena de uma região de grande umidade, e de estarem na região mais "alta" do interior do continente(onde predominam planicies) exatamente na mesma direção da Argentina... Mas se quiser fazer comparações... considere, as variações anuais, temperaturas maximas e minimas, as temperaturas predominantes, medias maximas e minimas(alguns municipios da região de Vilhena sem altitude tem medias minimas anuais de 18º , maximas de alguns não chega a 30!) Com toda comparação que quiser, uma coisa eh fato... em RO tem sim cidades com temperaturas amenas... NENHUMA tem temperatura predominantemente fria como Curitiba! exemplos: Curitiba só é considerada mais fria que Poa, pq não esquenta tanto quanto Poa... ... outra, uma amiga q mora aqui em Curitiba, ela é de Cascavel e morou em Vilhena... ela mesmo disse que em Vilhena o clima eh agradavel, ja Cascavel, todos sabem que é quente e tbm que faz bastante frio... mas eaí?! Quem é mais fria? Cascavel certo! e quem é a mais quente? Tbm Cascavel, certo!!!! (peguei o exemplo dela pra justificar a comparação com Cascavel, poderia ter comparado com qlquer cidade do norte/noroeste/oeste paranaense, que tem fama de serem quentes, mas q todos sabem que fazem bastante frio com a presença das massas de ar polar) Eu acompanho as noticias de temperaturas do oeste paranaense... la realmente(com excessão dos dias frios) as maximas são semelhantes ou maiores do que as de Pvh e sempre menores do que as de Vilhena! Outro, os desertos são mais quentes e mais frios do que a maioria das cidades brasileiras, e estão loclizados na região por onde passa os tropicos de Capricornio e Cancer... Não me leve a mal, nao to te recriminando por querer comparar... acho até validas por questão de conhecimento... pra mim seria interessante pq nao conheco o RJ... so quero deixar clarro as informações que deixei de RO... e o motivo pelo qual acho errado(NESTE CASO) considerar o estado X mais frio ou mais quente q o estado Y simplismente por algumas temperaturas apresentadas... deixando claro as diferenças e particularidades dos dois climas... de duas regiões predominantemente quentes(com excessão as Serras de RO e do RJ, nas de RO pelo menos alguns lugares acredito que predominam temperaturas amenas, e não quentes) Last edited by Rafael_Rosato; April 20th, 2008 at 01:24 AM. |
|
|
|
|
#103 | ||||
|
De Porciúncula a Paraty.
|
Só por isso aqui:
Quem começou as comparações, não fui eu. E depois, eu acho saudável. Ninguém se exaltou aqui. Quote:
Quote:
Quote:
Temos campos nativos floresta de arucárias pelo sul e centro do Estado. Aliás, um rapaz postou a foto de uma angustifolia em Rondônia e ela não estava tão saudável assim. Na cidade do Rio, temos araucárias a nível do mar e na Floresta da Tijuca há angustifolias de mais de 30 anos. Introduzidas aqui há uns 200. Todas estão muito bem. Há araucárias em, pasmém, São Gonçalo. Acredito que, poucos de vocês, nortistas, sabem disso. Quote:
Só pra atiçar um pouco mais, uma foto de duas senhoras andando pelo Rio de Janeiro: ![]() ![]() Que fique claro que estou comparando temperaturas absolutas pois se formos comparar médias, dificilmente algum município (dito, ameno) de RO seria mais frio que algum das Serras do Rio. O Estado todo é muito montanhoso. Temos ainda Paty do Alferes (Avelar é a nossa estação mais fria no INMET), Petrópolis, Resende, São José do Vale do Rio Preto, Cordeiro, Cantagalo, Varre-Sai (quarto município mais alto e perto da divisa com o Espírito Santo, temperatura beira 0°C). Só, por favor, não sejam alienados o bastante para acharem que o Estado do Rio de Janeiro é justamente como a Cidade do Rio de Janeiro. Bom, já fiz minha parte. Eu já postei aqui que, uma cidade, a nível do mar, nessa latitude, sente como 3°C no inverno. Nosso recorde de frio (que se tenha registrado) é de apenas 4°C a nível do mar, 1°C no ADBV e negativos na Floresta da Tijuca. Há relatos de geadas no Jardim Botânico estragando os exemplares exóticos de Dom João VI. Por isso da estufa quentíssima que temos lá construída por ele. Por fim, sugiro e os convido, todos vocês, nortistas, a visitarem meus threads de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Além das nevascas em Itatiaia e a colônia finlandesa em pleno "infernal" Rio de Janeiro. Friburgo ![]() ![]() ![]() Terê 8°C ao meio-dia. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Cidade Imperial ![]() ![]() ![]() ![]() E se vocês, moradores do Acre e de Rondônia preferirem praias, nós temos também: Algumas de Arraial do Cabo: ![]() ![]() ![]() image hosted on flickr ![]() image hosted on flickr ![]() ![]() Paz, pessoal... só tô mostrando as belezas já tão faladas do meu Estado (que não é só praia) pros amigos do norte do País!
Last edited by Bucs; April 20th, 2008 at 08:37 PM. |
||||
|
|
|
|
#104 |
|
Tôma-te! Eu acho é pouco!
Likes (Received): 0
|
Hoje de manhã geou na Ilha do Marajó!
|
|
#105 | ||||||||||
|
Registered User
|
Tu é mt engraçado!!! (foi divertida a discussão)Quote:
*Você SEMI-começou (to sendo sincero ) ... eu tbm acho saldavel... mas como eu disse, Rondônia faz um certo frio, PONTO! em alguns lugares como na região de Vilhena o clima é considerada ameno, e não frio... nem por isso RO vai ser mais quente do que o Rio e outros estados do país...Quote:
![]() Quote:
afinal, alem de ter altitude, tem uma latitude bem mais ao sul, proxima do tropico de Capricornio ... só desconhecia detalhes...Quote:
![]() Quote:
![]() Em Rondônia muitos gostam de ter pinheiros, angustifolias, essas coisas... elas são plantadas no estados, por gosto mesmo... aquela não parecia bem cuidada, assim como qlquer arvore... pra falar a verdade as plantas dos jardins de RO na maioria das vezes não são nativas... Acho que é questão de cuidado e bom censo... algumas especies não sobrevivem ou não se desenvolvem, outras alem de sobreviver, com cuidado ficam lindas ... quando eu morava la, tinhamos 3 especies diferentes, TODAS lindas ![]() Mesmo aqui em Curitiba existem este tipo de arvore muitas vezes nativa, mas que estão feias!!! Ja que vc gosta de nos mostrar o teu estado... vou falar um pouco do meu: Meu estado não é so floresta, floresta e floresta... começando que as proprias floresta do estado possuem variações(não lembro de cabeça quais, nem os nomes especificos...) ... Rondônia tbm tem consideraveis regiõs de cerrado, e algumas de campos... sem falar na região do vale do Guapore, que é área de transição entre a Amazonia e o Pantanal, daí vc tem uma noção da importancia ecologica do lugar... ... considere a Amazonia como a região de maior biodiversidade do planeta, daí vc considera uma lugar onde existe areas de transição entre a Amazonia e o cerrado, a Amazonia e o Pantanal, a Amazonia e campos abertos... Não tenho conhecimento de todas as especies nativas do estado... mas a variedade é muito grande... não so pelo encontro de importantes ecossistemas mas tbm por variações no clima... Quote:
Quote:
Outra coisa... as cidades "serranas" de RO tem altitude médiana, e não elevadas... as regiões mais elevadas não possuem sedes municipais... Eu não duvidei aqui que as regiões serranas do RJ são mais frias, mesmo pq as de RO no maximo tem temperatura predominante anual considerada moderada/amena... Quote:
Na região mais quente do estado(a parte mais ao norte e mais baixa), ja fez 10 graus Interessante neh, pra um estado de baixa latitude... o frio recorde das demais regiões foi daí pra baixo, e a variação é muito consideravel, grande mesmo ...Quote:
, não sei se vc lembra, ja até comentei acho... e pra ser bem sincero, tenho vontade de conhecer Petrópolis...Quote:
... eu só não entendi vc querer comparar RO que não é um estado frio(mas que as vezes faz um frio sim e que no maximo tem a região mais alta completamente desconhecida por todos, mas que nela não encontramos cidades... com regiões realmente frias (esse foi meu questionamento)... no incios compararam apenas a cidade do Rio com a superhiperultramega região chamada Amazonia(que não é só brasileira) ... a Amazônia é ENORME, é tem uma variedade incrivel de paisagens, biodiversidade, colonização, populações, culturas, econimias e até de climas... como eu disse, esse tipo de comparação não tem muito sentido... ... daí vc foi mais racional e quiz comparar cidades do RJ com as de RO... mesmo assim não tem muita logica tbm, justamente porque as de RO não são frias, algumas amenas... eu só não falei pelas cidades do RJ pq eu não conheço apenas tenho uma ideia sobre elas... Last edited by Rafael_Rosato; April 21st, 2008 at 12:52 AM. |
||||||||||
|
|
|
|
#106 |
|
O Show está Começando!
Likes (Received): 94
|
Acho que na Serra de Pacaás faz deve fazer muito frio...
|
|
#107 |
|
Registered User
|
eu tiro por Vilhena, em algumas regiões chega a ter quase o dobro de altitude de Vilhena... ví algumas POUCAS repostagens que mostravam POUKISSIMAS coisas sobre a região... morro de curiosidades de conhecer o lugar...
|
|
|
|
|
#108 |
|
O Show está Começando!
Likes (Received): 94
|
Frio não é exclusividade do sudeste
|
|
#109 |
|
Registered User
|
... falando nisso... aqui ta fazendo um friozinho tããão baum
|
|
|
|
|
#110 |
|
Registered User
|
os cara tem sorte de mora num lugar q faz calor o ano todo
aki ta frio eh foda prefiro calor |
|
|
|
|
#111 |
|
De Porciúncula a Paraty.
|
Não entendi. Assumo que more em algum lugar no extremo sul da América do Sul, Antártica, Groenlândia, meio-oeste ou norte dos Estados Unidos, Alaska, Canadá, norte da Escandinávia, Ásia Central, Sibéria ou quem sabe, no interior da Mongólia, Himalaias ou China...
Last edited by Bucs; April 20th, 2008 at 11:46 PM. |
|
|
|
|
#112 |
|
Bronzil il il
|
Acabei de descobrir que moro no Saara!
|
|
#113 |
|
Off-road urbano
Likes (Received): 553
|
É uma pena que não tenhamos nenhuma cidade nas regiões altas do estado (Serra dos Pacaás Novos e Chapada dos Parecis), são regiões de proteção ambiental, cheias de restrições e de difícil acesso. Além disso, quase não se fala, não se divulga, não se pesquisa e não se informa nada sobre essas regiões. Elas são um verdadeiro mistério até pra nós que vivemos aqui. Eu mesmo só conheço pelo Google Earth, nem fotos decentes de lá eu consigo achar. Vilhena é a cidade mais alta do estado, com 600 metros de altitude. Entretanto temos regiões com mais de 1.100 metros de altitude onde não há nenhuma cidade.
![]() Serra dos Pacaás Novos no Google Earth:
|
|
|
#114 |
|
De Porciúncula a Paraty.
|
Acabei de descobrir que precisa de aulas de interpretação de texto!
|
|
#115 |
|
Off-road urbano
|
Por falar em frio na Amazônia, qual será a temperatura na região do Pico da Neblina?
|
|
|
#116 |
|
De Porciúncula a Paraty.
|
Não é nem de longe um dos pontos mais frios do país."A temperatura nas áreas até os 700m são de aproximadamente, em todo o ano de 32°C ao dia e à noite as temperaturas são de 21°C, nas áreas de 750m a 2000m as temperaturas são de 26°C (dia) e 17°C (noite), e nas áreas de altitude superior a 2000m, as temperaturas são de 20°C ao dia e 7°C à noite." Apenas 7°C à noite no inverno. Não chega nem perto disso: Média de 2000 no Alto Itatiaia a ~2.400m ![]() Esse ano, uma temperatura de 10°C foi observada em janeiro no Alto Itatiaia. O Pico das Agulhas Negra fica a ~2.700m. São Joaquim, Santa Catarina (para comparação):
Last edited by Bucs; April 21st, 2008 at 12:49 AM. |
|
|
|
|
#117 |
|
Off-road urbano
|
Que não é um dos pontos mais frios do país é meio óbvio, até porque essa região fica muito próxima da Linha do Equador.Mas por esse quadro que vc postou aí, a temperatura lá é uma delícia, variação entre 1,5ºC e 17,5ºC.
|
|
|
#118 | |
|
De Porciúncula a Paraty.
|
Quote:
Last edited by Bucs; April 21st, 2008 at 12:40 AM. |
|
|
|
|
|
#119 |
|
Off-road urbano
|
Ah tá... é que nós estávamos falando do Pico da Neblina, nunca que eu ia imaginar que esse quadro era de outro lugar... ![]() Bom, sendo assim a Serra dos Pacaás Novos deve ser mais fria que o Pico da Neblina então. Vc tem as temperaturas de lá também?
|
|
|
#120 |
|
De Porciúncula a Paraty.
|
Eu achei isso:"O Parque Nacional de Pacaás Novos" "O clima é quente e úmido, do tipo equatorial, com dois a três meses secos. O período chuvoso vai de novembro a março, quando se concentram 70% da precipitação anual, que é de 2.000 a 2.500 mm. O inverno (junho, julho, agosto) corresponde à estação seca. A temperatura média é de 25 ºC." Acredito que isso seja na parte baixa do parque.
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|