search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old April 19th, 2008, 03:51 AM   #1
gaucho
PAPALEGUAS
 
gaucho's Avatar
 
Join Date: Apr 2003
Location: Porto Alegre/Dublin
Posts: 3,568
Likes (Received): 3503

Por que é cool morar no Centro (reportagem)

O bacana mesmo é morar no Centro.

A região de Porto Alegre vem ganhando novos moradores e mudando aos poucos seu perfil. É uma turma que começa o desembarque atraída pelos imóveis antigos de preços bem mais camaradas, salas gigantescas e uma proximidade do Guaíba que dá ares de exclusividade. Enquanto alguns fogem do Centro, justificando que a área é decadente, perigosa e suja, outra turma enxerga justamente o contrário: beleza, segurança e sujeira equivalente a de outros bairros.

- Morar no Centro é um estilo de vida.

Vicente Saldanha define assim a opção que ele e Thomas McKay fizeram há pouco mais de três anos. Moradores do Bom Fim, foram para o Centro em busca do apartamento espaçoso que não viesse com um agregado: o preço milionário. Encontraram, reformaram e mudaram-se. Mas até fechar o negócio, Vicente relutou:

- Confesso que tinha muito preconceito com o bairro. Ficava pensando: "Será mesmo que é uma boa idéia? Puxa, o Centro?".

O estímulo final veio de Thomas. O relações-públicas norte-americano, há cinco anos morando no Brasil, relembrou o que aconteceu com a sua cidade natal, Los Angeles. O centro decadente foi transformado em zona nobre, obrigando os antigos moradores a instalarem-se em outros bairros - foram corridos pelo boom imobiliário. Aconteceu em Los Angeles e aconteceu também em algumas das principais cidades do mundo: Barcelona, Nova York, Lisboa e Londres.

- Áreas decadentes que sofrem algum tipo de investimento significativo ou processo de revitalização em conjunto passam a ser muito visadas e valorizadas. Barcelona foi sede da Olimpíada e do Fórum Industrial, Lisboa recebeu a Expo e Londres será sede dos Jogos em 2012 - relembra Paulo Reyes, mestre em Planejamento Urbano e também morador do Centro.

Na tarde de pôr-do-sol quase pintado à mão, uma vista incrível do Guaíba, das ilhas e da cidade parecia até dor-de-cotovelo ignorar as belezas que o Centro oferece.

A aquisição do apartamento de Vicente e Thomas foi seguida pela "reforma total". Paredes derrubadas, reposição de canos, do piso, da fiação; troca das janelas. Colocando na ponta da caneta, eles praticamente gastaram um outro apartamento com as mudanças. O que deu ao local um ar contemporâneo e com uma vista... Ah, melhor do que descrever é apreciar nas fotos desta página.

- No Centro existe o senso de urbanidade, uma cidade fervilhante e pulsante - diz Tommy, pois o edifício tem entrada pela Andradas. - Só que aqui (29º andar) é outro mundo. Temos show de fogos de artifício sempre, já que vemos a cidade toda.

Nem tudo limita-se à vista. Vicente reclama da interdição do trânsito de carros no calçadão e dos camelôs que invadem as ruas, mas continua com certeza de que valeu a pena a mudança. Um dos charmes do endereço está inclusive na questão histórica. O prédio em que mora foi o primeiro de estrutura metálica a ser erguido em Porto Alegre e, ainda hoje, é o mais alto do Estado e de Santa Catarina.

Com menos predicados históricos, um outro endereço na Siqueira Campos é o maior ícone deste movimento de migração de bacanas para o Centro.

No prédio com 82 apartamentos "hay de todo". O mix de moradores é a cara do novo centro de Porto Alegre. São militares reformados, viúvas, mãe-de-santo, casais que viveram desde sempre lá e que, há algum tempo, sentiram a invasão de uma nova tribo: publicitários, fotógrafos, músicos, artistas, jornalistas, escritores. Azul Marinho, colunista social, e Katia Suman, jornalista e agitadora cultural, são seus vizinhos.

Dividem o mesmo elevador com Rita Chang, diretora do Patrimônio Histórico, e Mãe Neusa. No último andar, encontram-se os prováveis responsáveis pela invasão de novos moradores. O fotógrafo Marcelo Nunes e a mulher, Shana, adotaram o Centro há sete anos. Ele descobriu as maravilhas do prédio ao utilizar um dos apartamentos para uma locação de fotos publicitárias.

- Quando cheguei o prédio era decadente. Desde então, melhorou muito - conta Marcelo, cujo apartamento ainda tem uma pequena moradora, a filha Ana Maria, de quatro anos e meio. - Todo mundo que vem aqui, até uma turma mais descolada, primeiro fica desconfiada, mas depois se apaixona.

Analisa Eschberger e Marcus Silveira são os exemplos mais recentes da transformação do choque em encantamento. A empresária e o estilista foram convencidos pela filha a visitar o apartamento de Marcelo e...

- Não acreditei que estivesse em Porto Alegre - brinca Ana.

Moradores da Bela Vista, trocaram de apartamento sem dó. Após a longa reforma, consideram-se não em fase de adaptação, mas de descobrimento. Viver no Centro é também se reencontrar com uma arquitetura histórica da Capital e com a Porto Alegre cultural.

- Com a descentralização do comércio, o Centro deixou de ser uma potência comercial. Está meio destruído, mas vale o esforço da recuperação para apresentá-lo como referência de cultura. Exatamente o espaço que Porto Alegre quer ocupar no Mercosul com a Bienal e o Em Cena - enfatiza Paulo Reyes.

A primeira visita que Ana e Marcus receberam do entregador de água resume bem a relação da cidade com o Centro. Da porta, avistando a sacada, ele não se conteve:

- Bá, aquilo ali é o Rio?

O colunista social Azul Marinho Castilhos está assistindo à troca de perfil do bairro do apartamento que divide com Luizinho - o cachorro acaba de completar oito anos com "festa de aniversário com bolinho e tudo". Marinho mora no Centro há 14 anos. Deixou o quartel, onde servia em Dom Pedrito, e mudou-se para Porto Alegre, na Duque de Caixas. Um ano depois, instalou-se no prédio em que vive até hoje. As reformas no apartamento não são como a dos outros moradores, definitivas, mas sim diárias. Marinho tem móveis, quadros, peças, livros, colheres e enfeites - destaque para uma garça que faz as vezes de petisqueira - cobrindo cada cantinho de mesa. As festas que promove são famosas e, garante ele, conta com a presença de até cem pessoas graças à sala imensa.

- O chique começou aqui. A arquitetura mais linda da cidade está no Centro. No Centro, a gente dorme bem e come bem - exalta Azul Marinho, que também valoriza as opções de comércio do bairro. - Ah, e tem mais: assaltante do Centro não assalta os moradores do Centro. Eles respeitam a gente. Até cuidam da gente. Se há assalto, é de gente de fora.

Com tantas coisas boas, ele se queixa justamente de um dos símbolos do bairro:

- Só não gosto da Feira do Livro, tranca todo o trânsito. A gente já acorda com aquele cheiro horroroso de churros subindo na janela. Parece que vão servir lá em casa.

O cheiro de fritura é detalhe. Azul Marinho Castilhos é um entusiasta da área:

- O Centro está com força total. Está voltando com tudo.

Link http://zerohora.clicrbs.com.br/zeroh...52&section=100

Essa reportagem é do dia 13/04, não sei se alguém já tinha postado, mas achei interessante e pergunto se isso esta ocorrendo em outras capitais?

Em POA tá começando aos poucos, mas a região central (bairros em volta do centro) já estão se valorizando, a Cidade Baixa é um exemplo, sei de construtoras que estão com planos de investimento na região.
__________________
AS CARROÇAS DE PORTO ALEGRE SÃO AS MELHORES DO BRASIL SEGUNDO O IBGE (até 2016)
gaucho no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old April 19th, 2008, 03:53 AM   #2
gaucho
PAPALEGUAS
 
gaucho's Avatar
 
Join Date: Apr 2003
Location: Porto Alegre/Dublin
Posts: 3,568
Likes (Received): 3503

Só achei meio errado a informação de um prédio que eles mencionam na reportagem como sendo o mais alto do RS e SC
__________________
AS CARROÇAS DE PORTO ALEGRE SÃO AS MELHORES DO BRASIL SEGUNDO O IBGE (até 2016)
gaucho no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2008, 05:01 AM   #3
AcelomadoSC
Registered User
 
AcelomadoSC's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Location: Criciúma
Posts: 773
Likes (Received): 521

Bom, aqui em Criciúma tem um prédio com 20 e poucos andares (24 eu acho). Com certeza deve algum outro com mais de 29 (caso esse tenha 29 mesmo).
AcelomadoSC no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2008, 02:34 PM   #4
Fabius_
10 anos de SSC
 
Fabius_'s Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Ribeirão Preto/Campinas
Posts: 19,382
Likes (Received): 7590

Se não me falha a memória, o mais alto do Rio Grande do Sul é o Parque do Sol (1976), com 114m, 36 pavimentos, que fica em Caxias do Sul.

O Santa Cruz (1960), em PoA, tem 32 pavimentos, com 107m.
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2008, 11:07 PM   #5
Raul Neto
Registered User
 
Join Date: Nov 2007
Posts: 2,718
Likes (Received): 81

Enfim! O regresso da classe média e dos formadores de opinião para o Centro de Porto Alegre, é a alavanca de qualquer processo de revitalização. Quando vou à Porto Alegre fico sempre num apartamento na Duque que é só uma maravilha! A sala, como diz a reportagem, é imensa, as vistas então, de babar, sem contar com a classe e elegância das instalações, que não tem paralelo nos bairros novos de Porto Alegre como a Bela Vista. Não porque não tenham luxo, mas classe em Porto Alegre é ali e na Indepedência. A revitalização dos predios residenciais do centro por estes novos moradores é a melhor notícia que Porto Alegre poderia receber.
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2008, 05:46 AM   #6
portoimagem-II
Longe demais das Capitais
 
portoimagem-II's Avatar
 
Join Date: May 2007
Location: Porto Alegre
Posts: 9,668
Likes (Received): 9093

Reportagem interessante, mas que não retrata uma tendência, mas somente a historia de alguns artistas e pessoas em buscas de algo diferente.

A têndencia é clara: há anos o Centro vem tendo êxodo, tem visto sua população diminuir, e esse fonômeno se mantém inalterado.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2008, 06:39 AM   #7
Bruno BHZ
.
 
Bruno BHZ's Avatar
 
Join Date: Nov 2002
Location: Belo Horizonte (e S.Paulo)
Posts: 15,583
Likes (Received): 23488

Quote:
Originally Posted by gaucho View Post
Essa reportagem é do dia 13/04, não sei se alguém já tinha postado, mas achei interessante e pergunto se isso esta ocorrendo em outras capitais?
Em Belo Horizonte o centro está melhorando bastante, no entanto, a parte onde hoje já tem pessoas de bom nível morando nunca chegou a entrar totalmente em decadência. Mas deu um bom salto com o grande marco da revitalização recente, que foi a retirada dos camelôs em 2003.

O centro de BH limita com Lourdes, Savassi e Funcionários, 3 dos bairros mais nobres da cidade, o que ajuda a ir "espraiando civilidade" desses bairros para ele. No entanto, aqui em BH é muito comum uma das largas avenidas da cidade ser um "divisor de águas" - de um lado um bairro de um jeito, e basta atravessar a avenida, e os quarteirões na outra direção seguem outro padrão. No caso do centro, há uma certa dificuldade de disseminar esse melhor nível para as partes ao norte da Avenida Amazonas - cerca de metade do centro. Tem uns pedaços perto da rodoviária que continuam muito ruins, praticamente o mesmo de sempre, porém com calçadas novas, prédios pintados, sem camelôs... Mas o mesmo povo baixo nível, mendigos, prostituição...

O centro daqui não tem esse atrativo de uma vista diferenciada, como parece ser o de POA, e nem mesmo a questão de ser uma zona com bem mais patrimônio histórico: boa parte das maiores e mais belas construções antigas da cidade ficam na Savassi/Funcionários. A Praça da Liberdade, que é o "auge" do patrimônio antigo da cidade, fica na divisa de Lourdes com Savassi. Mmmm se bem que de qualquer forma tem muita coisa lá, realmente é interessante. Mas não é aquela cooisa diferente do resto da cidade.

Ano passado inauguraram a primeira reforma de prédio abandonado no centro da cidade. Esse prédio


Estava abandonado e voltou a ser residencial, aps de 1 quarto, vendidos a 65 mil, acho. O mesmo empresário já está reformando mais outro, começou hoje

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ



www.otempo.com.br


Ícone. Símbolo de abandono, edifício no centro de Belo Horizonte voltará a ter moradores
Balança, mas não cai’ é reformado


Prefeitura e construtora têm laudos que atestam segurança do prédio

FLAVIANE PAIXÃO

Depois de décadas de abandono, o edifício Tupis, conhecido como Balança, mas não cai, será revitalizado e entregue à capital mineira como um imóvel residencial. Ontem, a construtora responsável pela reforma deu início às obras, que devem ser concluídas em 18 meses. O prédio tem 17 andares, 68 apartamentos com 40 metros quadrados e não tem garagem. As três lojas do primeiro pavimento serão mantidas. A intenção é reverter o estigma da degradação que o prédio ganhou ao longo dos anos e criar um novo conceito de modernidade e estética.

Segundo o secretário de administração da Regional Centro-Sul, Fernando Cabral, as revitalizações feitas no centro da cidade, como nas ruas Rio de Janeiro, Carijós e na própria praça Raul Soares, contribuíram para o resgate do potencial imobiliário bem como para a valorização dos imóveis existentes. "Aliada a essa recuperação, o morador conta com uma ampla rede de serviços, faculdade, escolas e a proximidade com a região hospitalar. A demanda por residência no centro está aquecida", analisou.

No caso do edifício Tupis, Cabral relembrou que sua interdição, de maneira integral, aconteceu em dezembro de 2007. Na época, foram retirados os dois últimos moradores que haviam invadido o espaço. Também foram removidos vários caminhões de lixo de dentro do local. "O edifício era um ícone do abandono", disse. Lançado em 1945, a construção do imóvel teve cinco interrupções. E na década de 70, os elevadores pararam de funcionar por falta de manutenção. A partir daí, começou a ser esvaziado. Mas o local serviu de moradia para pessoas ilustres como o ministro das Comunicações, Hélio Costa. Lá ainda funcionou a rádio Itatiaia.

ESTRUTURA. Ao contrário do que indica o apelido que recebeu, o edifício Tupis tem uma estrutura segura, conforme o secretário Cabral e o diretor da construtora que arrematou o imóvel, Teodomiro Diniz Camargos. "Temos três laudos que atestam a boa condição. Essa questão de balançar é um mito", disse Camargos. Segundo uma pesquisa do empresário, essa fama surgiu pouco depois da inauguração do prédio. Como era o único do quarteirão, o edifício se destacava no céu. E o movimento das nuvens ao seu redor conferia essa ilusão de balanço àqueles que freqüentavam o Mercado Central. Quanto ao episódio do queda da marquise, acontecido recentemente, Camargos creditou o acidente à falta de manutenção.

Mesmo antes do início das obras, a construtora tinha 15 reservas para compra. Camargos garantiu que será mantido o estilo arquitetônico art déco presente na portaria. As varandas que dão vista para a avenida Amazonas também serão preservadas. Responsável pelo recuperação de um outro edifício na rua São Paulo, Camargos registrou a venda de 147 dos 167 apartamentos disponíveis. E ele adiantou que está em negociação com um terceiro imóvel docentro para adaptá-lo com fim residencial.


No momento tem dois centros culturais (os dois com teatro de mais de 1500 lugares) em construção na região... E um Museu...

Tem muita obra de urbanismo sendo tocada - tipo a dessa rua (essa foto era ainda finalizando a obra, por isso a poeira e os blocos de granito)
[img]http://i18.************/4ka8oba.jpg[/img]

[img]http://i9.************/6bnwnxl.jpg[/img]

mmm... acho que é isso! Acho que o "boom imobiliário" do país vai ajudar esse processo. Na minha família mesmo tem uma tia procurando ap para meus primos, queria na ZS, ficou espantada com o aumento dos preços, e já extendeu a área de procura vários quarteirões para dentro do centro - (só até a Av. Amazonas, que falei, no entanto...)
__________________
=)
Bruno BHZ está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 24th, 2008, 09:10 AM   #8
Hed
Bronzil il il
 
Hed's Avatar
 
Join Date: Mar 2006
Location: Caxias do Sul / Porto Alegre
Posts: 4,581
Likes (Received): 15

Imagens para contribuir:


Thomas McKay e Vicente Saldanha fazem parte do atual perfil dos moradores do Centro de Porto Alegre


Shana, Marcelo Nunes e a filha Ana Maria são fãs do Centro e dos passeios de bicicleta.


O casal Marcus e Analisa acaba de mudar de endereço para o Centro


O colunista Azul Marinho, morador do prédio que é a cara do "novo Centro"

Também não acho que já seja uma tendência, mas pode vir a ser. Como aconteceu em BH, a retirada dos camelôs pode dar outra vida ao Centro. Com os Portais da Cidade, menos ônibus, um pouco mais carros e bem mais pessoas a pé. O Centro será um lugar mais limpo e bonito, o que pode trazer mais pessoas de alta renda interessadas em morar lá.
__________________
Blog Porto Imagem | Shoppings Brasileiros
Eu derrubei as torres gemeas HAHAAHA ¬.¬!
Hed no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2008, 01:04 PM   #9
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
 
Gui_Poa's Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Porto Alegre
Posts: 6,663
Likes (Received): 858

Quote:
Originally Posted by Hed View Post
Imagens para contribuir:


Thomas McKay e Vicente Saldanha fazem parte do atual perfil dos moradores do Centro de Porto Alegre


Shana, Marcelo Nunes e a filha Ana Maria são fãs do Centro e dos passeios de bicicleta.


O casal Marcus e Analisa acaba de mudar de endereço para o Centro


O colunista Azul Marinho, morador do prédio que é a cara do "novo Centro"

Também não acho que já seja uma tendência, mas pode vir a ser. Como aconteceu em BH, a retirada dos camelôs pode dar outra vida ao Centro. Com os Portais da Cidade, menos ônibus, um pouco mais carros e bem mais pessoas a pé. O Centro será um lugar mais limpo e bonito, o que pode trazer mais pessoas de alta renda interessadas em morar lá.
Que apartamento lindo


*-*


Se eu tivesse grana, comprava um ap assim no centro.


Meu sonho é um ap todo envidraçado no centro, mas não eiste.

=/


Mas quem sabe um dia, alguem reforme uns predios?

Da pra fazer.

=D

muito boa a reportagem, tirando o detalhe

"Nem tudo limita-se à vista. Vicente reclama da interdição do trânsito de carros no calçadão e dos camelôs que invadem as ruas, mas continua com certeza de que valeu a pena a mudança. Um dos charmes do endereço está inclusive na questão histórica. O prédio em que mora foi o primeiro de estrutura metálica a ser erguido em Porto Alegre e, ainda hoje, é o mais alto do Estado e de Santa Catarina."


Mas de resto, show....
Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2008, 03:43 PM   #10
AcesHigh
Taking On The World
 
AcesHigh's Avatar
 
Join Date: Feb 2003
Location: Novo Hamburgo
Posts: 26,186
Likes (Received): 7768

os aps brasileiros são latas de sardinha... mesmo os grandes...


outro dia mesmo estava lendo um blog de um casal americano que veio morar em Belo Horizonte... eles estavam procurando apartamento no BELVEDERE e reclamando do tamanho dos aps brasileiros... com quartos que são exatamente "BED-ROOMS" como eles mesmo brincaram... só cabe uma cama nos quartos!
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2008, 03:43 PM   #11
AcesHigh
Taking On The World
 
AcesHigh's Avatar
 
Join Date: Feb 2003
Location: Novo Hamburgo
Posts: 26,186
Likes (Received): 7768

Thomas McKay é uma MULHER????
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2008, 06:54 PM   #12
Bruno BHZ
.
 
Bruno BHZ's Avatar
 
Join Date: Nov 2002
Location: Belo Horizonte (e S.Paulo)
Posts: 15,583
Likes (Received): 23488

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post
Thomas McKay é uma MULHER????


Tá certo que a imagem da pessoa da esquerda gera dúvidas, se me falassem que é mulher, eu acreditaria, se falassem que é homem, também. Mas a imagem do "companheiro" da direita, com essa camisa entreaberta, colar, pulseira e mão na cintura... entrega...

Bem bonito esse ap deles.


- - - - - -

Você tem o link desse blog?
Não acho que os apartamentos brasileiros sejam realmente pequenos - estão cada vez menores, mas ao menos os de melhor padrão, não me parece (suponho que esse casal está procurando algo de melhor padrão, apesar de que o Belvedere tem uma avenida onde todos os residenciais são bem "humildes"). Acho que o problema é que eles tem sempre quartos pequenos, mesmo aps gigantescos, com várias salas, enormes, cozinha espaçosa, tem uma suíte principal onde cabe só a cama e uma mesinha encostada na parede. Um monte de ap bem de luxo tem área do banheiro + closet maior do que o quarto, mesmo.
__________________
=)
Bruno BHZ está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 24th, 2008, 09:01 PM   #13
AcesHigh
Taking On The World
 
AcesHigh's Avatar
 
Join Date: Feb 2003
Location: Novo Hamburgo
Posts: 26,186
Likes (Received): 7768

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Você tem o link desse blog?
Não acho que os apartamentos brasileiros sejam realmente pequenos - estão cada vez menores, mas ao menos os de melhor padrão, não me parece (suponho que esse casal está procurando algo de melhor padrão, apesar de que o Belvedere tem uma avenida onde todos os residenciais são bem "humildes"). Acho que o problema é que eles tem sempre quartos pequenos, mesmo aps gigantescos, com várias salas, enormes, cozinha espaçosa, tem uma suíte principal onde cabe só a cama e uma mesinha encostada na parede. Um monte de ap bem de luxo tem área do banheiro + closet maior do que o quarto, mesmo.

eu apaguei todas referencias ao blog devido à reação exagerada de algumas CRIANÇAS nesse forum. A dona do blog leu o forum e ficou muito triste com a reação de algumas pessoas aqui, sendo que ela escreveu tudo com a melhor das intenções.

Last edited by AcesHigh; April 29th, 2008 at 02:45 AM.
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2008, 09:06 PM   #14
AcesHigh
Taking On The World
 
AcesHigh's Avatar
 
Join Date: Feb 2003
Location: Novo Hamburgo
Posts: 26,186
Likes (Received): 7768

eu havia linkado as fotos do ap do Blog aqui. Foi uma má idéia. Primeiro, pq acredito que deve ter sido assustador pros donos do Blog verem as fotos do ap deles num forum cheio de estranhos, algo que eu não havia pensado a respeito.

segundo, pq eles ficaram assustados com a reação ridicula de algumas pessoas aqui, e portanto, prometi a eles deletar as referencias ao blog aqui no SSC.

Last edited by AcesHigh; April 29th, 2008 at 02:48 AM.
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2008, 11:48 PM   #15
Raul Neto
Registered User
 
Join Date: Nov 2007
Posts: 2,718
Likes (Received): 81

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Em Belo Horizonte o centro está melhorando bastante, no entanto, a parte onde hoje já tem pessoas de bom nível morando nunca chegou a entrar totalmente em decadência. Mas deu um bom salto com o grande marco da revitalização recente, que foi a retirada dos camelôs em 2003.

O centro de BH limita com Lourdes, Savassi e Funcionários, 3 dos bairros mais nobres da cidade, o que ajuda a ir "espraiando civilidade" desses bairros para ele. No entanto, aqui em BH é muito comum uma das largas avenidas da cidade ser um "divisor de águas" - de um lado um bairro de um jeito, e basta atravessar a avenida, e os quarteirões na outra direção seguem outro padrão. No caso do centro, há uma certa dificuldade de disseminar esse melhor nível para as partes ao norte da Avenida Amazonas - cerca de metade do centro. Tem uns pedaços perto da rodoviária que continuam muito ruins, praticamente o mesmo de sempre, porém com calçadas novas, prédios pintados, sem camelôs... Mas o mesmo povo baixo nível, mendigos, prostituição...

O centro daqui não tem esse atrativo de uma vista diferenciada, como parece ser o de POA, e nem mesmo a questão de ser uma zona com bem mais patrimônio histórico: boa parte das maiores e mais belas construções antigas da cidade ficam na Savassi/Funcionários. A Praça da Liberdade, que é o "auge" do patrimônio antigo da cidade, fica na divisa de Lourdes com Savassi. Mmmm se bem que de qualquer forma tem muita coisa lá, realmente é interessante. Mas não é aquela cooisa diferente do resto da cidade.

Ano passado inauguraram a primeira reforma de prédio abandonado no centro da cidade. Esse prédio


Estava abandonado e voltou a ser residencial, aps de 1 quarto, vendidos a 65 mil, acho. O mesmo empresário já está reformando mais outro, começou hoje





No momento tem dois centros culturais (os dois com teatro de mais de 1500 lugares) em construção na região... E um Museu...

Tem muita obra de urbanismo sendo tocada - tipo a dessa rua (essa foto era ainda finalizando a obra, por isso a poeira e os blocos de granito)
[img]http://i18.************/4ka8oba.jpg[/img]

[img]http://i9.************/6bnwnxl.jpg[/img]

mmm... acho que é isso! Acho que o "boom imobiliário" do país vai ajudar esse processo. Na minha família mesmo tem uma tia procurando ap para meus primos, queria na ZS, ficou espantada com o aumento dos preços, e já extendeu a área de procura vários quarteirões para dentro do centro - (só até a Av. Amazonas, que falei, no entanto...)
Agora, para o centro de BH ficar perfeito, só falta o metrô, SUBTERRÂNEO, cruzando a área no sentido Hospitais, linha 2, e a Linha 3 até a Savassi.
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2008, 11:59 PM   #16
Raul Neto
Registered User
 
Join Date: Nov 2007
Posts: 2,718
Likes (Received): 81

Bruno, conheço bastante bem, por motivos relacionados às viagens a trabalho que tive que realizar, os centros de Porto Alegre e de Belo Horizonte. Te asseguro, são bastante diferentes: o centro de BH é muito mais fácil, a meu ver, de revitalizar pois é há muito mais espaço e grandes avenidas, que faltam ao centro da capital gaúcha, com ruas estreitas, muito denso e com áreas muito degradadas, mais que em BH. É curioso e aqui levanto uma tese: da mesma forma de a RMSP e a RMRJ que são megacidades estão diferenciadas das demais, vejo entre as metrópoles regionais uma pequena divisão, uma vez que a RMBH e a RMPA são consideravelmente semelhantes em envergadura e estão, aos poucos, se distanciando das demais RM's regionais. Quando se chega a BH ou Porto Alegre, qualquer um se dá conta de que está em uma metrópole e há o sentido claro que a escala já não é humana e sim pautada pelo gigantismo. São centros da terceira e quarta economias brasileiras. Não sei se a tese é consistente, mas é assim que vejo estas duas metrópoles.
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2008, 12:34 AM   #17
gaucho
PAPALEGUAS
 
gaucho's Avatar
 
Join Date: Apr 2003
Location: Porto Alegre/Dublin
Posts: 3,568
Likes (Received): 3503

O centro de BH realmente me parece bem mais arrumado e limpo que o de POA.

O centro de POA é uma zona mesmo, mas acredito que o centro de POA tem mais potencial por causa do valor histórico e de estar a beira do Guaiba. Daria pra fazer muito retrofit além de derrubar alguns prédios. Mas pra deixar o centro de POA decente teria q ser feito um investimento muito maior que o de BH.
__________________
AS CARROÇAS DE PORTO ALEGRE SÃO AS MELHORES DO BRASIL SEGUNDO O IBGE (até 2016)
gaucho no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2008, 12:36 AM   #18
Hed
Bronzil il il
 
Hed's Avatar
 
Join Date: Mar 2006
Location: Caxias do Sul / Porto Alegre
Posts: 4,581
Likes (Received): 15





Eles acharam esse apartamento do Belvedere pequeno?? Estão muito exigentes... Ele é bem grande. O livin' é muito grande, a cozinha está de bom tamanho (a média das cozinhas certamente é muito menor que esta), os quartos não são grandões, mas estão ótimos. A vista é bacana, parece ser muito bem localizado (é região central?).

Sobre o custo de vida, eles tem razão. A coisa tá feia.

Ah,o banheiro verdão abacate não seria problema para mim. Já peguei um ap com banheiro azulão fundo-do-mar, . Se for próprio, é só arrancar, se for alugado, vai ter que aturar, paciência.
__________________
Blog Porto Imagem | Shoppings Brasileiros
Eu derrubei as torres gemeas HAHAAHA ¬.¬!
Hed no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2008, 01:21 AM   #19
Bruno BHZ
.
 
Bruno BHZ's Avatar
 
Join Date: Nov 2002
Location: Belo Horizonte (e S.Paulo)
Posts: 15,583
Likes (Received): 23488

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post

O blog é muito legal... a maioria é escrito pela mulher, e ela ESCREVE UM MONTE, descrevendo a vida no Brasil, coisas que ela acha estranho, coisas que ela acha bom. Oq ela mais tem reclamado ultimamente é o custo de vida... o preço de carros, da gasolina, de porcarias de plastico, de eletrodomésticos, hehehe.
Opa, valeu, eu adoro ler esse tipo de coisa, também!

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post
Minas Tenis Club... alguem sabe onde é?
É em Lourdes...
Que banheiro bizarro. Mas gosto até da idéia de um prédio mais antigo, super bem conservado, ter mantido os acabamentos originais, por mais que seja "chocante" hoje em dia hehehe
__________________
=)

Last edited by Bruno BHZ; April 27th, 2008 at 10:03 PM.
Bruno BHZ está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 25th, 2008, 01:22 AM   #20
AcesHigh
Taking On The World
 
AcesHigh's Avatar
 
Join Date: Feb 2003
Location: Novo Hamburgo
Posts: 26,186
Likes (Received): 7768

Hed: acredito que ESSE apartamento, que foi oq eles acabaram ficando, eles gostaram. Mas eles tiveram muita dificuldade de achar algo maiorzinho.
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Related topics on SkyscraperCity


All times are GMT +2. The time now is 04:36 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11 Beta 4
Copyright ©2000 - 2017, vBulletin Solutions Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu