daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste > Notícias da Região

Reply
 
Thread Tools
Old April 23rd, 2008, 11:22 PM   #1
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 35,901
Likes (Received): 2356

Mineração deve gerar mais de 3 mil empregos no sul da Bahia

23/04/2008

A instalação da mineradora Mirabela Mineração do Brasil, subsidiária da australiana Mirabela Nickel, no município de Itagibá, no sul da Bahia, deverá gerar aproximadamente 3,5 mil empregos diretos e indiretos, na fase de operação. Agora, ainda em implantação, o Projeto Santa Rita, como é chamado o empreendimento, já emprega cerca de 1,7 mil trabalhadores, em sua maioria, mão-de-obra local.

A produção anual será de 150 mil toneladas de concentrado com teor de níquel de 13% e está prevista para ter início no segundo trimestre de 2009, devendo durar cerca de 20 anos. A empresa vai explorar a primeira jazida de níquel sulfetado na Bahia e a maior descoberta na América do Sul nos últimos 10 anos.

O investimento da ordem de R$ 700 milhões é fruto de licitação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa vinculada à Secretaria Indústria e Comércio e Mineração (Sicm). “A empresa vai trazer para o estado e para a região de Itagibá e Ipiaú um desenvolvimento muito grande com a geração de empregos diretos e indiretos, infra-estrutura e, recursos como o ISS para o município, ICMS para o Estado e para a CBPM, através do imposto de Compensação Financeira pela Extração de Recursos Minerais (CFEM)”, disse o diretor presidente da CBPM, Nilton Silva Filho.

O processo de implantação do Projeto Santa Rita, iniciado há pouco mais de três meses, está bastante adiantado. Já foram investidos algo em torno de R$ 100 milhões. Uma das primeiras obras foi a ponte sobre o Rio de Contas, com extensão de 200 metros, entre os municípios de Itagibá e Ipiaú, e a ligação à BR 330. A obra vai evitar o trânsito de veículos pesados na área urbana de Ipiaú. Toda essa infra-estrutura foi doada à Bahia e poderá ser utilizada livremente pela população local.

De olho na produção do minério, está o mercado internacional. Segundo o gerente geral da Mirabela, Paulo Oliva, as negociações já estão em andamento. “Estamos discutindo contratos e analisando propostas de empresas da China, Finlândia e Canadá. Além disso, despertamos também o interesse do mercado interno. Neste caso, estão sendo analisadas propostas da Votorantim”, revela Paulo Oliva.

A Bahia passa por um grande momento no setor de mineração. “É importante lembrar as novas licitações que vão acontecer por meio da CBPM, com jazidas de ferro, zinco e ouro, entre outros. Temos a maior jazida de areia silicosa do mundo, tanto em qualidade como em quantidade, sendo disputados por grupos nacionais e internacionais, todos querendo vir para a Bahia, aproveitar esse boom da mineração”, ressalta Nilton Silva Filho.

Impostos

Da arrecadação do imposto de Compensação Financeira pela Extração de Recursos Minerais, 65% será destinado ao município de Itagibá e 23% para o Estado, que ainda recebe 2,51% em royalties para a CBPM. Além dos impostos arrecadados, a parceria entre Governo do Estado e a mineradora também traz ganhos significativos para o desenvolvimento da região Os cerca de 3,5 mil empregos diretos e indiretos possibilitarão a revitalização do comércio e reaquecimento da economia.

O desenvolvimento socioeconômico vem acompanhado de um grande salto em diversas áreas, como por exemplo, a de construção civil, pois muitas moradias serão construídas para os trabalhadores vindos de outras regiões do país, atraídos pelas oportunidades geradas após a instalação da mineradora. Dentre os projetos sociais, está a reforma da Escola Agrotécnica Chico Mendes, em Itagibá.

“Com o sucesso dessa parceria, outras companhias foram atraídas para se engajarem muito fortemente nas licitações da CBPM. Além dos ganhos econômicos, poderemos, futuramente, criar outros projetos e assim criar um ciclo virtuoso”, revelou Paulo Oliva.

Meio Ambiente

O Programa de Gestão Ambiental desenvolvido pela Mirabela atualmente envolve trabalhos de monitoramento da fauna e flora existentes em toda extensão do Projeto Santa Rita. Todos os animais localizados nas áreas onde está sendo implantado o projeto são capturados e soltos nas áreas de mata preservadas. Além disso, os animais doentes são tratados pela equipe de veterinários e biólogos da mineradora, antes de serem soltos em um habitat natural.

Quanto ao monitoramento da flora e marcação de plantas matrizes para coleta de sementes, a empresa espera, em um ano, realizar um diagnóstico detalhado da ocorrência de vegetais na área do empreendimento. O objetivo é gerar sementes em viveiro e utilizá-las para replantio das áreas de reserva legal e de preservação permanente (APP). As mudas também serão utilizadas no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, uma vez que a mineradora pretende recuperar todas as áreas afetadas.

O viveiro deverá produzir, anualmente, de 100 a 300 mil mudas de árvores destinadas ao plantio, resultando assim numa recomposição florestal de cerca de 70% da área. Outra medida ambiental da empresa é a erradicação das roças de cacau da área do empreendimento, evitando que se transformem em fontes de disseminação da vassoura-de-bruxa ou mesmo da podridão parda.

Sulfeto

O minério de níquel sulfetado contém de 3 a 5% de sulfeto. Os sulfetos são principalmente classificados em pentlandita (sulfeto de níquel), pirrotita (sulfeto de ferro), calcopirita (sulfeto de cobre e ferro) e pirita (sulfeto de ferro). Esses sulfetos são hospedados em rochas classificadas como ultrabásicas, que tem uma denominação específica e técnica de piroxenitos e peridotitos. O minério sulfetado possui um teor médio de 0,60% de níquel e 0,14% de cobre. Esse níquel pode ser extraído e usado como componente principal na fabricação do aço inoxidável.

Fonte:Agecom

Last edited by Cerrado; April 24th, 2008 at 01:04 AM.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old April 24th, 2008, 12:31 AM   #2
tonyssa
.
 
tonyssa's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Posts: 75,671

Que venha mais e mais empregos para o estado!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2008, 10:06 PM   #3
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 35,901
Likes (Received): 2356

Será a redenção econômica da região de Ipiaú.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 01:40 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu