daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Reply

Thread Tools Display Modes
Old April 27th, 2008, 01:13 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

RS - Novo Hamburgo - Patrimônio arquitetônico colonial do bairro Hamburgo Velho

Agora mais um thread, desta vez de Novo Hamburgo. São fotos que eu também tirei em fevereiro de 2005 em um bairro chamado Hamburgo Velho.

Novo Hamburgo é uma das cidades mais prósperas do Rio Grande do Sul, estando a cerca de 50km de Porto Alegre em direção norte pela BR-116.

A cidade foi fundada por imigrantes alemães e tem sua economia focada na produção de calçados, porém um pouco enfraquecida nesses últimos anos em virtude do dólar desvalorizado.

Apesar de ter sido fundada pelos imigrantes alemães, Novo Hamburgo não guarda muito da arquitetura típica dos colonizadores. O bairro de Hamburgo Velho é onde está o maior conjunto arquitetônico colonial ainda preservado.

Novo Hamburgo é uma bela cidade para ser visitada, embora não seja turística. É uma pena que os roteiros turísticos para a Serra Gaúcha vendidos em agências de viagem não incluem o bairro de Hamburgo Velho no roteiro. Mas aqueles que vierem ao Sul de carro, podem fazer a vista à cidade. Está dada a dica.

A única coisa que eu não gosto muito lá é a quantidade de sinaleiras (= semáforos) e o tempão que elas demoram para abrir o sinal verde. Se você pegar as sinaleiras de Novo Hamburgo vermelhas, esqueçam da vida. Desçam do carro, passeiem um pouco e tomem uma rodada de chimarrão. Quando voltarem, a sinaleira ainda vai estar vermelha (risos).

Foto 01

Foto 02

Foto 03

Foto 04

Foto 05

Foto 06

Foto 07

Foto 08

Foto 09

Foto 10

Foto 11

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Foto 16

Foto 17

Foto 18

Foto 19

Foto 20

Foto 21

Foto 22

Foto 23

Foto 24

Foto 25

Foto 26

Foto 27

Foto 28

Foto 29

Foto 30

Foto 31

Foto 32

Foto 33
renehass está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 27th, 2008, 01:40 AM   #2
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Em primeiro lugar, excelentes fotos. Pegaste os angulos mais interessantes do bairro!

As fotos 9 e 22 ficaram muito bonitas!

Só cuidado ao chamar de "colonial", pois isso sempre se refere ao período colonial do Brasil. O único modo correto é chamar "da colônia alemã" mesmo, mas como fica estranho na verdade se fala eclético com influência germânica, no caso do eclético; ou enxaimel no caso do enxaimel (óbvio. :P)

Discordo que Novo Hamburgo tenha conservado pouco seu patrimônio. Não conheço nenhuma cidade da região que tenha mais exemplares, além de São Leopoldo...

Discordo também da cidade não ser turística. Não tem turismo de massa, até por não ter ainda estrutura. Mas já existem roteiros, o receptivo turístico e o principal: coisas MUITO interessantes pra ver. A cidade ainda não interessa roteiros nacionais porque o clima de parque temático de Gramado agrada muito mais turistas do que história de verdade..
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old April 27th, 2008, 04:45 AM   #3
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Que interessante! Gostei do estilo das construções, e é ótimo a paisagem não ter nenhum prédio mais alto e medonho atrapalhando, nem mesmo ao fundo, em nenhum dos ângulos!
Old April 27th, 2008, 10:11 AM   #4
Tito
o_0

Tito's Avatar

Que belas fotos! Novo Hamburgo é uma das cidades gaúchas que preciso conhecer. Ficou aparente que há preservação do patrimônio na cidade e que assim continue.

Parabéns pelos threads que você anda criando!
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old April 27th, 2008, 03:50 PM   #5
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Obrigado pelos comentários, pessoal.

Sapox, agradeço por suas correções no sentido de como se referir ao estilo colonial dessa parte de Novo Hamburgo.

Tito Garcez, em breve estarei criando mais threads. Tenho muitas fotos que gostaria de partilhar com todos. Aguarde!

Rene
Old April 27th, 2008, 04:27 PM   #6
Marcelo Olisa
Marcelo de O. Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Uai, se as " sinaleiras" demoram tanto a abrir , por toda a cidade, então é sinal que é uma cidade que privilegia os pedestres. Detesto sinais que abrem e fecham como um relâmpago e que os pedestres mal têm tempo de chegarem ao outro lado da rua.
Quanto às fotos é até difícil dizer qual delas eu mais gostei já que sou um apaixonado por arquitetura com traços alemães. Quando eu me refiro à arquitetura das cidades colonizadas por alemães em SC, RS etc , eu simplesmente digo " arquitetura alemã" para generalizar e /ou enxaimel ( referindo-me à que parece predominar) , bávara ( a de gramado) etc. Claro que não sou arquiteto . No início, eu , sendo mineiro, achava estranho escutar ou ler em folhetos /guias turísticos que a arquitetura destas cidades é colonial. Sei que o RS tem arquitetura colonial mas em seu litoral e talvez em alguns pontos do interior mas não na Serra ou Vales de imigrantes. Mas , com o tempo, fui assimilando o vocábulo como sendo uma redução de arquitetura da colonização alemã e italiana, daí o termo colonial. Sempre escuto falar também em " arquitetura típica dos imigrantes". Enfim, independente do termo, adorei as fotos do Renê: dentre minhas preferidas, destaco as de número 10,12,13, 21 ( a que mais gostei) e 30 ( sou apaixonado por esta casa -museu enxaimel).
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old April 27th, 2008, 09:05 PM   #7
Marcelo Olisa
Marcelo de O. Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Complementando o que escrevi no post acima, sei que no Sul se usa o termo " Colono" para se referir ao imigrante ou descendente dele que preserva a sua cultura européia . Também há o termo " café colonial" referindo-se às guloseimas dos imigrantes que fazem uma espécie de brunch ( mistura de café-da-manhã e almoço ) , hás festas dos colonos, há " Aldeias Coloniais", " caminhos da colônia" , música dos colonos etc . Enfim, se a própria população local se auto-denomina como colonial , ela deu um novo significado ao termo inclusive em relação à arquitetura.
Old April 27th, 2008, 09:06 PM   #8
Marcelo Olisa
Marcelo de O. Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Algo que , na minha opinião, combina extremamente com esta arquitetura dos imigrantes são estas flores nas janelas e acho que grandes vasos entre as portas com gerânios ou outras flores assim como mais flores em janelas , só aumentariam a beleza destes lugares tão harmoniosos e bucólicos.
Old April 27th, 2008, 11:47 PM   #9
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Quando eu me refiro à arquitetura das cidades colonizadas por alemães em SC, RS etc , eu simplesmente digo " arquitetura alemã" para generalizar e /ou enxaimel ( referindo-me à que parece predominar) , bávara ( a de gramado) etc.
Chamar de arquitetura alemã é incorreto. Nem mesmo para as casas construídas em técnica enxaimel originais, porque o que aqui se fez foi uma readequação dos valores do enxaimel europeu, principalmente quanto à organização dos espaços. Arquitetura da imigração alemã sim, é correto chamar ao enxaimel de verdade e ao eclético com frontão recortado e outras influências da cultura germânica (quase sempre o destaque são os telhados inclinados).

O "bávaro" de Gramado é uma imitação de um tipo de construção que ocorreu paralelamente ao enxaimel na Europa, em áreas com menos abundância de madeira e mais de pedras. porém, não foi o caso do Brasil e quando muito tivemos enxaimel preenchido com pedra grês ou casarões de pedra dos imigrantes italianos (há casos de contar nos dedos, de casas de pedra gres de imigrantes alemães).

Mas qualquer dessas imitações não tem valor histórico, cultural nenhum. E não podem ser chamados de nada além de "arquitetura neo-eclética", neo qualquer coisa.Tem somente valor estético (questionável) e turístico (infelizmente inquestionável).
Old April 28th, 2008, 12:23 AM   #10
Marcelo Olisa
Marcelo de O. Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Obrigado Sapox por ter me esclarecido mais uma vez. sei que dei palpite em área que não é a minha .
Quanto àquela foto número 10 , ali se vê , por dentro da grade, o tipo de vasos que eu colocaria entre as portas das casas e nos becos se fosse dono de algum pedaço ali. Gostei ,particularmente, daquele medalhão ( não sei como se chama) na fachada da casa que é pintado dando um toque bem pessoal... e que combina com od detalhes debaixo da janela que também parecem pintados. Aquele frontão recortado ( o termo está certo, Sapox?) me lembra a arquitetura holandesa e até nos detalhes, como na cortina, vemos mãos da cultura imigrante. Aquela casinha é realmente muito simpática. É fácil de encontrá-la quando caminhamos pelo bairro Velho?
Old April 28th, 2008, 12:45 AM   #11
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Marcelo, estudar arquitetura não é privilégio de arquitetos, assim como história não é somente pra historiadores...
É sempre bom expor opiniões, mesmo que sejam precipitadas, pois sempre acabamos aprendendo mais e compartilhando pontos de vista.

A casinha fica bem próxima ao museu, é fácil de achar...
As placas de madeira pintada são bem características deoartesanato da região. nesse caso deu um charme especial na casinha
Old April 28th, 2008, 12:58 AM   #12
Marcelo Olisa
Marcelo de O. Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Na foto 12 , eu fiquei curioso para saber o que são aqueles símbolos na parede que se parecem com letras de algum alfabeto. Gostei também daqueles símbolos decorativos mais altos que acompanham todo o prédio.
Old April 28th, 2008, 01:02 AM   #13
Marcelo Olisa
Marcelo de O. Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Esta padaria é a mais charmosa que já vi... rsss....
Old April 28th, 2008, 01:05 AM   #14
portoimagem-II
O maior site sobre POA

portoimagem-II's Avatar

Lindas fotos!

Conheço bem a cidade, pois tenho parentes em Novo Hamburgo, já fui um milhão de vezes aí.

E essa parte antiga da cidade é muito graciosa, sempre passo aí.

Tuas fotos confirmam Novo Hamburgo como uma das cidades mais bonitas do estado.
Avaliando as maiores cidades do RS, a cidade construida, então, pode ser considerada a mais bonita do estado, em minha opinião, superando inclusive Porto Alegre.
portoimagem-II está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 2nd, 2008, 04:25 PM   #15
AcesHigh
Going to the dark side...

AcesHigh's Avatar

nossa, como é q perdi esse thread sobre a minha cidade???

muito legais as fotos, apesar que o dia ensolarado assim não combina muito bem com a arquitetura
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2008, 08:56 PM   #16
Hall_CG
Registered User

Hall_CG's Avatar

Lindos prédios. Particularmente prefiro prédios históricos a espigões.

Thread perfeito. Linda cidade.
Meus threads:
Hall_CG no está en línea   Reply With Quote
Old May 5th, 2008, 04:10 AM   #17
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Hallyson: Novo Hamburgo tem um conjunto arquitetônico de prédios modernos e altos muito bonitos. Mas eu também prefiro fotografar os prédios antigos aos modernos. Eles refletem a história do local onde estão.
Old May 31st, 2008, 03:43 AM   #18
Elover
Pelz Nickel

Elover's Avatar

O correto mesmo é denominarmos o bairro como histórico, uma vez que há mais de uma influência cultural naquela região. Os próprios ingleses que construiram estações férreas na região acabaram por influenciar muitas construções na época, além do design das próprias estações. Não esqueçamos que o nome New Hamburg partiu deles. A arquitetura, como tudo na vida, imita tendências. O bairro histórico de Hamburgo Velho é lindo por preservar essa miscelânia de propósitos.
Old May 27th, 2009, 05:30 PM   #19
Marcelo Olisa
Marcelo de O. Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Não há fotos disponíveis de dentro do Museu que fica naquela casa da foto 19?
Old May 27th, 2009, 05:45 PM   #20
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Muito legal que voce fotografou a Casa Kayser, Rene.
Normalmente devido a simplicidade, poucos dão atenção.
É a casa mais valiosa do bairro, depois do museu. Um exemplar de enxaimel extremamente bem conservado na sua originalidade, até mais do que o museu, que já passou por anos em ruínas e perdeu muito do seu interior.
Essa casa é rebocada e tem um friso na fachada, disfarçando o enxaimel. Mas é possível perceber as traves da estrutura na parede.

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules