daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old April 28th, 2008, 01:21 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 587

RS - Uruguaiana, na fronteira Brasil-Argentina (94 fotos)

A cidade de Uruguaiana fica a cerca de 625km de Porto Alegre e se localiza na margem esquerda do Rio Uruguai na fronteira Brasil-Argentina. Do outro lado do rio fica a cidade argentina de Paso de los Libres.

É o grande portão de entrada do Brasil para argentinos e chilenos que resolvem chegar em nosso país via rodoviária. E a principal saída do Brasil para aqueles que pretendem visitar a Argentina e o Chile de carro.

Achei Uruguaiana uma cidade bem estruturada e planejada. Não há grandes edifícios, mas há um patrimônio arquitetônico muito bem preservado. A cidade conta com ruas muito largas (como se vê nas fotos) e com calçadas altas. A maioria das ruas na região central da cidade (onde essas fotos foram tiradas) são asfaltadas e, parece, que o asfaltamento foi recente.

Eu não sei o nome desse estilo arquitetônico dessas construções antigas em Uruguaiana. Quem souber, pode escrever aqui. Mas é interessante que este estilo predomina em muitas cidades da metade sul do Rio Grande do Sul como Livramento, Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e Rio Grande.

Curiosidades sobre Uruguaiana:

Uruguaiana foi palco da mais sangrenta das batalhas ocorridas na Guerra do Paraguai. A cidade tinha posição estratégica, pois ela ficava no ponto de fronteira entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Depois o Paraguai perdeu seu território para a Argentina.

Foi em Uruguaiana que surgiu o Grupo Ipiranga (rede de postos de gasolina) sob o nome de Refinaria Rio Grandense de Petróleo.

A ponte rodoferroviária internacional de Uruguaiana, inaugurada em 1947, foi a maior obra de engenharia da América Latina naquele ano e a primeira ponte a ligar o Brasil com a Argentina.

Foto 01:

Foto 02:

Foto 03:

Foto 04:

Foto 05:

Foto 06:

Foto 07:

Foto 08:

Foto 09:

Foto 10:

Foto 11:

Foto 12:

Foto 13:

Foto 14:

Foto 15:

Foto 16:

Foto 17:

Foto 18:

Foto 19:

Foto 20:

Foto 21:

Foto 22:

Foto 23:

Foto 24:

Foto 25:

Foto 26:

Foto 27:

Foto 28:

Foto: 29:

Foto 30:

Foto 31:

Foto 32:

Foto 33:

Foto 34:

Foto 35:

Foto 36:

Foto 37:

Foto 38:

Foto 39:

Foto 40:

Foto 41:

Foto 42:

Foto 43:

Foto 44:

Foto 45:

Foto 46:

Foto 47:

Foto 48:

Foto 49:

Foto 50:

Foto 51:

Foto 52:

Foto 53:

Foto 54:

Foto 55:

Foto 56

Foto 57:

Foto 58:

Foto 59:

Foto 60:

Foto 61:

Foto 62:

Foto 63:

Foto 64:

Foto 65:

Foto 66:

Foto 67:

Foto 68:

Foto 69:

Foto 70:

Foto 71:

Foto 72:

Foto 73:

Foto 74:

Foto 75:

Foto 76:

Foto 77:

Foto 78:

Foto 79:

Foto 80:

Foto 81:

Foto 82:

Foto 83:

Foto 84:

Foto 85:

Foto 86:

Foto 87:

Foto 88:

Foto 89:

Foto 90:

Foto 91:

Foto 92:

Foto 93:

Foto 94:
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 28th, 2008, 01:33 AM   #2
Camilo_Costa
pindura mesmo!

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 1013

Nossa, essa cidade possui uma arquitetura muito interessante! Gostei!
Old April 28th, 2008, 01:40 AM   #3
Vini2
EIKE SORRISO!

Vini2's Avatar

Likes (Received): 184

Uruguaiana tem uma arquitetrura bem bonita! legal ver q a maioria dos prédios tão bem conservados.
Passei por aí e achei uma cidade bem calma e muito quente hehehe, mas era verão né!
Alguém sabe pq o nome de uruguaiana é esse? sendo q a cidade tá na fronteira com a Argentina?
Vini2 no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 01:50 AM   #4
Príncipe
um príncipe de araque

Príncipe's Avatar

Likes (Received): 126

Parabéns guri, as fotos tão ótimas ! Talvez o melhor thread já feito sobre Uruguaiana (talvez o Carlos venha a discordar rsrs :p) . Nunca fui à Uruguaiana,mas o fato de ser uma cidade de fronteira faz o lugar ser mais interessante . Confesso que até a foto 22 eu tava odiando tudo haha, muito descuido , construção com mofo e infiltração , me lembrou uma cidade vizinha de Pelotas mas a partir dessa catedral começou a melhorar, essas casas de estilo colonial (?) têm aqui em Pelotas tbm, e assim como aqui algumas delas estão em bom estado de conservação, coloridas...Uruguaianas me parece ser beeeeem provinciana e 'parada' mas como já disse, só de poder atravessar a fronteira pra abastecer o carro com gasolina melhor e mais barata e comprar coisas que aqui no Brasil geralmente não tem (quilmes, alfajores , etc etc) além de ter um rio já conta pontos pra mim ! Pena que é tão longe da maioria dos centros urbanos do RS, que estão no leste do estado e que dificulta que mais pessoas a conheçam ! Mas gostei do thread
Old April 28th, 2008, 02:00 AM   #5
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 1930

Quote:
Originally Posted by Vini2 View Post
Uruguaiana tem uma arquitetrura bem bonita! legal ver q a maioria dos prédios tão bem conservados.
Passei por aí e achei uma cidade bem calma e muito quente hehehe, mas era verão né!
Alguém sabe pq o nome de uruguaiana é esse? sendo q a cidade tá na fronteira com a Argentina?
Deve ser por causa do Rio Uruguai. Esse rio serve como divisa entre o Brasil e a Argentina no RS e entre RS e SC em boa parte.

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 02:06 AM   #6
Vini2
EIKE SORRISO!

Vini2's Avatar

Likes (Received): 184

Quote:
Originally Posted by Kelsen View Post
Deve ser por causa do Rio Uruguai. Esse rio serve como divisa entre o Brasil e a Argentina no RS e entre RS e SC em boa parte.
É mesmo, tinha me esquecido do nome do rio q corta a cidade
Vini2 no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 03:36 AM   #7
Farrapo
.

Likes (Received): 217

Quote:
Originally Posted by Vini2 View Post
Origem do Nome

Na língua tupi:

URUGUÁ => caracol, concha
Y => rio, água

Então:

URUGUAY => Rio do Caracol

ANA => homenagem à Senhora de Sant'Ana, padroeira da cidade

Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 04:03 AM   #8
Farrapo
.

Muito bom o thread! O melhor (mais completo) de Uruguaiana (viu, André...)! =P

Uruguaiana e Pelotas podem ser consideradas irmãs quase gêmeas... Digo isso porque ambas foram "projetadas" pelo ministro-"arquiteto" Domingos de Almeida... Pelotas foi projetada antes, durante os 9 anos de existência da República Rio-Grandense e serviu como um modelo pra Uruguaiana... Quem conhece as duas cidades até pode pensar que não são muito parecidas (e não são mesmo)... Pelotas tem muitas ruas e calçadas bem estreitas, ao contrário de Uruguaiana... Domingos de Almeida "projetou" Uruguaiana com ruas e calçadas largas e, apesar dos seus atuais 120 mil habitantes (mais ou menos isso), a cidade passa uma sensação muito grande de espaço e o trânsito de veículos flui muito fácil, e as calçadas nunca estão cheias... Já em Pelotas... =S

Bom... "Introduções históricas" à parte, heheh... Aí vão alguns comentários a respeito das fotos:

02. Bem bonito!
14. Muito interessante esse "castelinho"... Pena que parece que tá meio descaracterizado (vide a torre mais à esquerda)...
19. Parece ser bonito esse...
25. Lindo!
27. Bonito, gostei das cores! Só fico puto com essas descaracterizações... Aqui em Pelotas tem uns casos bizarros!
28. Muito bonito!
31. Que descaracterização bizarra...
32. Que cores horríveis... Bah, e é um banco "famosinho" que tá ocupando esse prédio... Normalmente, prédios que são ocupados por bancos são bem conservados, não possuem grandes descaracterizações e não são pintados com cores toscas... Pena que não foi o que aconteceu nesse caso...
46. Muito lindo (e a carroagem imperial vittariana "dando o ar da graça" por ali, hahah =P)!
47. Por mim esses carroceiros podiam morrer! =) Atrapalham o trânsito (tem uns muito irresponsáveis) e os cavalos cagam pela cidade inteira!
62. E eu reclamo dos 270km que separam Pelotas de Porto Alegre, heheh...
63. Bonitinho!
66. Que belo conjunto!
72. Bela igreja e a praça parece estar bem cuidada!
76. Até os gaudérios grossos de Uruguaiana são cafonas, hahahah...

É isso! Ah, a maioria das construções que aparecem nessas fotos são do estilo eclético!

Valeu pelas fotos!
Old April 28th, 2008, 04:07 AM   #9
Farrapo
.

Quote:
Originally Posted by Príncipe_Luiz View Post
Parabéns guri, as fotos tão ótimas ! Talvez o melhor thread já feito sobre Uruguaiana (talvez o Carlos venha a discordar rsrs :p) . Nunca fui à Uruguaiana,mas o fato de ser uma cidade de fronteira faz o lugar ser mais interessante . Confesso que até a foto 22 eu tava odiando tudo haha, muito descuido , construção com mofo e infiltração , me lembrou uma cidade vizinha de Pelotas mas a partir dessa catedral começou a melhorar, essas casas de estilo colonial (?) têm aqui em Pelotas tbm, e assim como aqui algumas delas estão em bom estado de conservação, coloridas...Uruguaianas me parece ser beeeeem provinciana e 'parada' mas como já disse, só de poder atravessar a fronteira pra abastecer o carro com gasolina melhor e mais barata e comprar coisas que aqui no Brasil geralmente não tem (quilmes, alfajores , etc etc) além de ter um rio já conta pontos pra mim ! Pena que é tão longe da maioria dos centros urbanos do RS, que estão no leste do estado e que dificulta que mais pessoas a conheçam ! Mas gostei do thread
Só no veneninho...
Old April 28th, 2008, 12:38 PM   #10
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 2236

Valeu pelas fotos!!
Tenho um amigo que ta morando na cidade...........mas nao sei se tenho
paciencia de percorrer 650km p/ visita-lo
GersonLDN no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2008, 10:48 PM   #11
Ander Vaz
Registered User

Ander Vaz's Avatar

Likes (Received): 190

Uruguaiana tem o melhor carnaval do RS!
Minha mãe ia chorar vendo essas fotos. Se bem que ela vive viajando pra Uruguaiana. Ela nasceu lá e aquela catedral foi onde ela se casou com meu pai.
Eu lembro de ter morado quando muito pequeno lá.
Faz uns 20 anos que não piso em Uruguaiana!
Ander Vaz no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2008, 04:50 AM   #12
Xitao de Ituiutaba
Registered User

Xitao de Ituiutaba's Avatar

Likes (Received): 95

Castelinho da foto 14 é show de bola. Bela cidade, parabéns.
Old July 15th, 2008, 12:17 AM   #13
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1385

Que thread fantástico! =O

Uruguaiana sempre me surpreende (positivamente) no que diz respeito ao patrimônio histórico!

Adorei a casa da foto 43, super simpática, assim como a Igreja da foto 44, lindíssima!

A construção da foto 46 era bem ousada para a época!
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old July 17th, 2008, 01:51 AM   #14
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 842

Fantástico thread, pena não estar no forum principal, mas é bom apesar de ver que tá precisando de melhorias urgentes de conservação o patrimônio bem rico que a cidade possui, em algumas fotos parece que se está em uma cidade argentina...como acontece em quase todas as cidades de fronteira gaúcha.
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2008, 03:29 AM   #15
snowb
Registered User

snowb's Avatar

Likes (Received): 0

Uruguaiana é muito legal...ja tive a oportnidade de ir algumas vezes.
As fotos estão muitos boas...
snowb no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2008, 09:59 AM   #16
Philipp, Neu Baden
Sixteen Lots

Philipp, Neu Baden's Avatar

Likes (Received): 28

Uma cidade com cara de pequena, mas eu gostei. Uruguaiana tem um clima horrível.
Philipp, Neu Baden no está en línea   Reply With Quote
Old July 6th, 2010, 09:51 PM   #17
Pedruzzi
Lucas Pedruzzi

Pedruzzi's Avatar

Likes (Received): 0

reavivando o thread,

muito bom! não o tinha visto, e não conheço a cidade. Na próxima sexta-feira viajo rumo ao Alegrete e vou dar um pulo em Uruguaiana e precisava ver o que tá lá para 'otimizar a viagem'! Vou registrar um pouco de como ela está hj e mais além compartilho com todos aqui.

O difícil vai ser achar alguns destes pontos na cidade.
Tem mais alguma coisa essencial que preciso visitar em Uruguaiana? Algo histórico?
Pedruzzi no está en línea   Reply With Quote
Old July 7th, 2010, 10:53 AM   #18
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Likes (Received): 495

Das cidades da fronteira Uruguaiana é a que menos, ou quase nada, tem cara de decadente. Muito antes pelo contrário, parece bem conservada, tudo com muito capricho. Terra do meu pai e alguns tios, vou mostrar as fotos para ele.

Reply

Thread Tools

Posting Rules