daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Reply


 
Thread Tools Display Modes
Old April 28th, 2008, 01:21 AM   #1
renehass
Rene Hass
 
renehass's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Location: Porto Alegre RS
Posts: 780
RS - Uruguaiana, na fronteira Brasil-Argentina (94 fotos)

A cidade de Uruguaiana fica a cerca de 625km de Porto Alegre e se localiza na margem esquerda do Rio Uruguai na fronteira Brasil-Argentina. Do outro lado do rio fica a cidade argentina de Paso de los Libres.

É o grande portão de entrada do Brasil para argentinos e chilenos que resolvem chegar em nosso país via rodoviária. E a principal saída do Brasil para aqueles que pretendem visitar a Argentina e o Chile de carro.

Achei Uruguaiana uma cidade bem estruturada e planejada. Não há grandes edifícios, mas há um patrimônio arquitetônico muito bem preservado. A cidade conta com ruas muito largas (como se vê nas fotos) e com calçadas altas. A maioria das ruas na região central da cidade (onde essas fotos foram tiradas) são asfaltadas e, parece, que o asfaltamento foi recente.

Eu não sei o nome desse estilo arquitetônico dessas construções antigas em Uruguaiana. Quem souber, pode escrever aqui. Mas é interessante que este estilo predomina em muitas cidades da metade sul do Rio Grande do Sul como Livramento, Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e Rio Grande.


Curiosidades sobre Uruguaiana:

Uruguaiana foi palco da mais sangrenta das batalhas ocorridas na Guerra do Paraguai. A cidade tinha posição estratégica, pois ela ficava no ponto de fronteira entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Depois o Paraguai perdeu seu território para a Argentina.

Foi em Uruguaiana que surgiu o Grupo Ipiranga (rede de postos de gasolina) sob o nome de Refinaria Rio Grandense de Petróleo.

A ponte rodoferroviária internacional de Uruguaiana, inaugurada em 1947, foi a maior obra de engenharia da América Latina naquele ano e a primeira ponte a ligar o Brasil com a Argentina.


Foto 01:


Foto 02:


Foto 03:


Foto 04:


Foto 05:


Foto 06:


Foto 07:


Foto 08:


Foto 09:


Foto 10:


Foto 11:


Foto 12:


Foto 13:


Foto 14:


Foto 15:


Foto 16:

Foto 17:


Foto 18:


Foto 19:


Foto 20:


Foto 21:


Foto 22:


Foto 23:


Foto 24:


Foto 25:


Foto 26:


Foto 27:


Foto 28:


Foto: 29:


Foto 30:


Foto 31:


Foto 32:


Foto 33:


Foto 34:


Foto 35:


Foto 36:


Foto 37:


Foto 38:


Foto 39:


Foto 40:


Foto 41:


Foto 42:


Foto 43:


Foto 44:


Foto 45:


Foto 46:


Foto 47:


Foto 48:


Foto 49:


Foto 50:


Foto 51:


Foto 52:


Foto 53:


Foto 54:


Foto 55:


Foto 56


Foto 57:


Foto 58:


Foto 59:


Foto 60:


Foto 61:


Foto 62:


Foto 63:


Foto 64:


Foto 65:


Foto 66:


Foto 67:


Foto 68:


Foto 69:


Foto 70:


Foto 71:


Foto 72:


Foto 73:


Foto 74:


Foto 75:


Foto 76:


Foto 77:


Foto 78:


Foto 79:


Foto 80:


Foto 81:


Foto 82:


Foto 83:


Foto 84:


Foto 85:


Foto 86:


Foto 87:


Foto 88:


Foto 89:


Foto 90:


Foto 91:


Foto 92:


Foto 93:


Foto 94:
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 01:33 AM   #2
Camilo_Costa
NOT ******
 
Camilo_Costa's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Oeste paranaense
Posts: 2,661
Nossa, essa cidade possui uma arquitetura muito interessante! Gostei!
__________________
Vittariano de coração!
Canada, wait for me - 2010
Camilo_Costa está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 01:40 AM   #3
Vini2
DENNAB
 
Vini2's Avatar
 
Join Date: Jun 2007
Location: Rio de Janeiro
Posts: 1,681
Uruguaiana tem uma arquitetrura bem bonita! legal ver q a maioria dos prédios tão bem conservados.
Passei por aí e achei uma cidade bem calma e muito quente hehehe, mas era verão né!
Alguém sabe pq o nome de uruguaiana é esse? sendo q a cidade tá na fronteira com a Argentina?
Vini2 está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 01:50 AM   #4
Príncipe
um príncipe de araque
 
Príncipe's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: Pelotas - Rio Grande do Sul
Posts: 2,033
Parabéns guri, as fotos tão ótimas ! Talvez o melhor thread já feito sobre Uruguaiana (talvez o Carlos venha a discordar rsrs :p) . Nunca fui à Uruguaiana,mas o fato de ser uma cidade de fronteira faz o lugar ser mais interessante . Confesso que até a foto 22 eu tava odiando tudo haha, muito descuido , construção com mofo e infiltração , me lembrou uma cidade vizinha de Pelotas mas a partir dessa catedral começou a melhorar, essas casas de estilo colonial (?) têm aqui em Pelotas tbm, e assim como aqui algumas delas estão em bom estado de conservação, coloridas...Uruguaianas me parece ser beeeeem provinciana e 'parada' mas como já disse, só de poder atravessar a fronteira pra abastecer o carro com gasolina melhor e mais barata e comprar coisas que aqui no Brasil geralmente não tem (quilmes, alfajores , etc etc) além de ter um rio já conta pontos pra mim ! Pena que é tão longe da maioria dos centros urbanos do RS, que estão no leste do estado e que dificulta que mais pessoas a conheçam ! Mas gostei do thread
__________________
A "princesa" adormecida finalmente está despertando
Porto Shopping : U/C - 152 lojas - seis salas de cinema - ?????
Shopping Punta Carretas Pelotas: APP - 100 lojas - cinco salas de cinema - Hipermercado Carrefour - ?????
Projeto Pelotas Polo do Sul: On Going - R$ 68 milhões em investimentos para Pelotas
Príncipe no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 02:00 AM   #5
Kelsen
Dias lotados..
 
Kelsen's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Location: Joaçaba - Santa e Bela Catarina
Posts: 6,640
Quote:
Originally Posted by Vini2 View Post
Uruguaiana tem uma arquitetrura bem bonita! legal ver q a maioria dos prédios tão bem conservados.
Passei por aí e achei uma cidade bem calma e muito quente hehehe, mas era verão né!
Alguém sabe pq o nome de uruguaiana é esse? sendo q a cidade tá na fronteira com a Argentina?
Deve ser por causa do Rio Uruguai. Esse rio serve como divisa entre o Brasil e a Argentina no RS e entre RS e SC em boa parte.
__________________
Sangue latino, coração de terra bruta, a nossa luta é por trabalho e gente séria.

I òmeni i xe come i me£uni: de zsento ghen'è do de buni.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 02:06 AM   #6
Vini2
DENNAB
 
Vini2's Avatar
 
Join Date: Jun 2007
Location: Rio de Janeiro
Posts: 1,681
Quote:
Originally Posted by Kelsen View Post
Deve ser por causa do Rio Uruguai. Esse rio serve como divisa entre o Brasil e a Argentina no RS e entre RS e SC em boa parte.
É mesmo, tinha me esquecido do nome do rio q corta a cidade
Vini2 está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 03:36 AM   #7
Farrapo
www.fotolog.com/pelotasrs
 
Farrapo's Avatar
 
Join Date: Oct 2003
Location: Pelotas|Porto Alegre
Posts: 6,269
Quote:
Originally Posted by Vini2 View Post
Alguém sabe pq o nome de uruguaiana é esse? sendo q a cidade tá na fronteira com a Argentina?
Origem do Nome

Na língua tupi:

URUGUÁ => caracol, concha
Y => rio, água

Então:

URUGUAY => Rio do Caracol

ANA => homenagem à Senhora de Sant'Ana, padroeira da cidade

Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 04:03 AM   #8
Farrapo
www.fotolog.com/pelotasrs
 
Farrapo's Avatar
 
Join Date: Oct 2003
Location: Pelotas|Porto Alegre
Posts: 6,269
Muito bom o thread! O melhor (mais completo) de Uruguaiana (viu, André...)! =P

Uruguaiana e Pelotas podem ser consideradas irmãs quase gêmeas... Digo isso porque ambas foram "projetadas" pelo ministro-"arquiteto" Domingos de Almeida... Pelotas foi projetada antes, durante os 9 anos de existência da República Rio-Grandense e serviu como um modelo pra Uruguaiana... Quem conhece as duas cidades até pode pensar que não são muito parecidas (e não são mesmo)... Pelotas tem muitas ruas e calçadas bem estreitas, ao contrário de Uruguaiana... Domingos de Almeida "projetou" Uruguaiana com ruas e calçadas largas e, apesar dos seus atuais 120 mil habitantes (mais ou menos isso), a cidade passa uma sensação muito grande de espaço e o trânsito de veículos flui muito fácil, e as calçadas nunca estão cheias... Já em Pelotas... =S

Bom... "Introduções históricas" à parte, heheh... Aí vão alguns comentários a respeito das fotos:

02. Bem bonito!
14. Muito interessante esse "castelinho"... Pena que parece que tá meio descaracterizado (vide a torre mais à esquerda)...
19. Parece ser bonito esse...
25. Lindo!
27. Bonito, gostei das cores! Só fico puto com essas descaracterizações... Aqui em Pelotas tem uns casos bizarros!
28. Muito bonito!
31. Que descaracterização bizarra...
32. Que cores horríveis... Bah, e é um banco "famosinho" que tá ocupando esse prédio... Normalmente, prédios que são ocupados por bancos são bem conservados, não possuem grandes descaracterizações e não são pintados com cores toscas... Pena que não foi o que aconteceu nesse caso...
46. Muito lindo (e a carroagem imperial vittariana "dando o ar da graça" por ali, hahah =P)!
47. Por mim esses carroceiros podiam morrer! =) Atrapalham o trânsito (tem uns muito irresponsáveis) e os cavalos cagam pela cidade inteira!
62. E eu reclamo dos 270km que separam Pelotas de Porto Alegre, heheh...
63. Bonitinho!
66. Que belo conjunto!
72. Bela igreja e a praça parece estar bem cuidada!
76. Até os gaudérios grossos de Uruguaiana são cafonas, hahahah...

É isso! Ah, a maioria das construções que aparecem nessas fotos são do estilo eclético!

Valeu pelas fotos!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 04:07 AM   #9
Farrapo
www.fotolog.com/pelotasrs
 
Farrapo's Avatar
 
Join Date: Oct 2003
Location: Pelotas|Porto Alegre
Posts: 6,269
Quote:
Originally Posted by Príncipe_Luiz View Post
Parabéns guri, as fotos tão ótimas ! Talvez o melhor thread já feito sobre Uruguaiana (talvez o Carlos venha a discordar rsrs :p) . Nunca fui à Uruguaiana,mas o fato de ser uma cidade de fronteira faz o lugar ser mais interessante . Confesso que até a foto 22 eu tava odiando tudo haha, muito descuido , construção com mofo e infiltração , me lembrou uma cidade vizinha de Pelotas mas a partir dessa catedral começou a melhorar, essas casas de estilo colonial (?) têm aqui em Pelotas tbm, e assim como aqui algumas delas estão em bom estado de conservação, coloridas...Uruguaianas me parece ser beeeeem provinciana e 'parada' mas como já disse, só de poder atravessar a fronteira pra abastecer o carro com gasolina melhor e mais barata e comprar coisas que aqui no Brasil geralmente não tem (quilmes, alfajores , etc etc) além de ter um rio já conta pontos pra mim ! Pena que é tão longe da maioria dos centros urbanos do RS, que estão no leste do estado e que dificulta que mais pessoas a conheçam ! Mas gostei do thread
Só no veneninho...
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old April 28th, 2008, 12:38 PM   #10
GersonLDN
PORTO ALEGRE EH TRI.ste!
 
GersonLDN's Avatar
 
Join Date: Mar 2005
Location: London-UK/Porto Alegre-BR
Posts: 5,595
Valeu pelas fotos!!
Tenho um amigo que ta morando na cidade...........mas nao sei se tenho
paciencia de percorrer 650km p/ visita-lo
GersonLDN no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2008, 10:48 PM   #11
Ander Vaz
Registered User
 
Ander Vaz's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Location: Porto Alegre
Posts: 751
Uruguaiana tem o melhor carnaval do RS!
Minha mãe ia chorar vendo essas fotos. Se bem que ela vive viajando pra Uruguaiana. Ela nasceu lá e aquela catedral foi onde ela se casou com meu pai.
Eu lembro de ter morado quando muito pequeno lá.
Faz uns 20 anos que não piso em Uruguaiana!
Ander Vaz no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2008, 04:50 AM   #12
Xitao de Ituiutaba
Registered User
 
Xitao de Ituiutaba's Avatar
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 462
Castelinho da foto 14 é show de bola. Bela cidade, parabéns.
__________________
Xitao Ituiutaba
Xitao de Ituiutaba no está en línea   Reply With Quote
Old July 15th, 2008, 12:17 AM   #13
FlicK
...
 
FlicK's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Posts: 15,941
Que thread fantástico! =O

Uruguaiana sempre me surpreende (positivamente) no que diz respeito ao patrimônio histórico!

Adorei a casa da foto 43, super simpática, assim como a Igreja da foto 44, lindíssima!

A construção da foto 46 era bem ousada para a época!
__________________
flickr

Meu último thread: III PERIMETRAL - Porto Alegre!

Veja todos os meus threads clicando aqui.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old July 17th, 2008, 01:51 AM   #14
RVpoa
Registered User
 
RVpoa's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Bagé/Porto Alegre
Posts: 1,766
Fantástico thread, pena não estar no forum principal, mas é bom apesar de ver que tá precisando de melhorias urgentes de conservação o patrimônio bem rico que a cidade possui, em algumas fotos parece que se está em uma cidade argentina...como acontece em quase todas as cidades de fronteira gaúcha.
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2008, 03:29 AM   #15
snowb
Registered User
 
snowb's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Posts: 916
Uruguaiana é muito legal...ja tive a oportnidade de ir algumas vezes.
As fotos estão muitos boas...
snowb no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2008, 09:59 AM   #16
Philipp, Neu Baden
Registered User
 
Join Date: Jul 2008
Location: Brusque
Posts: 7
Uma cidade com cara de pequena, mas eu gostei. Uruguaiana tem um clima horrível.
Philipp, Neu Baden no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 12:38 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.3
Copyright ©2000 - 2010, Jelsoft Enterprises Ltd.

SkyscraperCity - In Urbanity We Trust

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
BBS server management by DaiTengu
Forums Directory