daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Projectos e construção > Lisboa

Lisboa Área Metropolitana de Lisboa



Reply

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 2 votes, 5.00 average.
Old November 22nd, 2004, 04:17 PM   #1
Marco Bruno
Les cites obscures
 
Marco Bruno's Avatar
 
Join Date: Aug 2003
Location: Lisbon
Posts: 7,203
Likes (Received): 357

Lisboa | EPUL - Martim Moniz

Obras da EPUL Jovem no Martim Moniz Só Começam em 2005
http://jornal.publico.pt/2004/11/22/...sboa/LL05.html

situação actual


após a intervenção...


Os promitentes compradores dos 82 fogos que a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) há-de construir no Martim Moniz, que começaram a ser vendidos em 2001, ainda vão ter de aguardar mais dois anos até conseguirem viver na casa que já pagaram parcialmente.

Isto se, até lá, conseguirem manter a liquidação dos empréstimos bancários que fizeram em 2001, sem entretanto terem visto resolvido o seu problema de habitação. Com a venda daqueles fogos - que obriga os promitentes compradores a avançar com 20 por cento do valor total - a EPUL terá arrecadado perto de um milhão de euros. Mas isso não tem levado a empresa municipal a esclarecer devidamente os seus clientes sobre a previsível conclusão das obras, ainda por iniciar e respeitando um projecto do arquitecto Augusto Vasco Costa.

Alguns dos jovens compradores queixam-se de "há seis meses" não terem qualquer informação da EPUL . E também de não terem ainda sequer conseguido escolher a casa, o que lhes fora garantido que sucederia em Setembro passado e não se verificou.

A necessidade de voltar a escolher a casa que estão a pagar deve-se à alteração do projecto feita em 2002, quando o então presidente da câmara, Pedro Santana Lopes, mandou suspender o que fora escolhido pelo executivo socialista, da autoria de Silva Dias e Manuel Tainha. A EPUL escusou-se igualmente a apresentar ao PÚBLICO um horizonte para o arranque dos trabalhos. Em Abril passado a entrega das casas estava prevista para o Outono de 2005 - ano em que afinal irão começar as obras, que tem um prazo de execução de ano e meio.

É essa falta de informação que mais preocupa os compradores. Alguns, entretanto, casaram e tiveram filhos e precisaram de encontrar soluções alternativas de habitação, embora continuem a pagar juros à banca.

O projecto da empresa municipal ainda não está sequer aprovado pela Câmara de Lisboa, que é a única accionista da EPUL. "O licenciamento do projecto está dependente do parecer do Ippar [Instituto Português do Património Arquitectónico]", disse fonte do gabinete da vereadora Eduarda Napoleão, responsável pelo licenciamento urbanístico e também presidente da administração da EPUL.

A empresa responsabilizou também o Ippar pela demora do arranque da construção. A intervenção do instituto prende-se com o facto de a obra se situar numa zona que é classificada de nível um, em termos de potencial valor arqueológico, pois está na área delimitada pela muralha fernandina. Situação que, como estipula o Plano Director Municipal, obriga a escavações prévias e à aprovação da entidade responsável pelo património.

Esse era um dado que a EPUL - como qualquer outro promotor de obra - era obrigada a ter em conta, antes de vender aquilo que não sabia sequer se poderia construir. E escavar naquela zona da cidade é como abrir uma caixa de Pandora. Na campanha que está actualmente a ser desenvolvida, a cargo de arqueólogos do Museu da Cidade, encontraram-se vestígios de ocupações do Neolítico e da Idade do Bronze, a pouco mais de dois metros de profundidade (ver caixa).

Ippar dará parecer favorável
"O assunto está em vias de resolução, mas não foi pacífico", disse o arquitecto Flávio Lopes, da direcção regional de Lisboa do Ippar. "Acabei por propôr a aprovação do projecto, porque estão cumpridos os requisitos para que a obra seja feita", adiantou. A dificuldade foi compatibilizar o projecto com a existência de fundações da muralha fernandina, que, segundo Flávio Lopes, "ali passava mas da qual já pouco se detectou, a não ser um troço da fundação e um reforço que terá sido aplicado 200 ou 300 anos depois da sua construção".

Esses dados foram obtidos na primeira campanha de escavações realizada em 2002. Em Abril passado, o Ippar pediu a alteração do projecto de Augusto Vasco Costa, que prevê a construção de um pequeno túnel entre dois blocos de edifícios, destinado a servir de acesso ao estacionamento do empreendimento da EPUL Jovem.

Diz a empresa que "no seguimento das escavações arqueológicas realizadas a pedido do Ippar, este organismo solicitou uma revisão ao projecto e à concepção estrutural do empreendimento, nomeadamente ao nível das fundações, devido às fragilidades dos elementos arquitectónicos vizinhos, de grande interesse histórico e arqueológico, designadamente a muralha fernandina e a Torre da Pela, cuja estabilidade poderia eventualmente ser afectada por esta obra".

Acrescenta a empresa municipal que assim que "o Ippar se pronuncie e dê luz verde para o andamento do processo, todos os promitentes compradores serão imediatamente contactados".

O que a EPUL não explica é quem vai pagar os prejuízos causados aos investidores que estão à espera de casa.


A Maior Escavação da Pré-história em Lisboa
Segunda-feira, 22 de Novembro de 2004
http://jornal.publico.pt/2004/11/22/.../LL05CX01.html

Embora a maioria dos lisboetas não se aperceba, no Martim Moniz está em curso há alguns meses a "maior escavação pré-histórica da cidade, em termos de área", segundo os arqueólogos do Museu da Cidade. Entre os vestígios do Neolítico de finais do V milénio, da Idade do Bronze, encontrou-se já a base de uma casa, assente nos solos aluvionares da ribeira de Arroios, que ali passava. Há "uma estrutura misteriosa, de forma elíptica" que ainda não foi possível identificar a que corresponde, mas que se sabe ser também da mesma época, pelos materiais cerâmicos e pelos artefactos e restos de sílex que ali aparecem.

Uma lareira, que se supõe ser do Neolítico mais antigo, foi também já posta a descoberto. Tudo isto está a ser registado, porque durante as obras vai ser destruído. A campanha vai prolongar-se pelo menos até ao fim deste ano, já que a informação que é dada aos arqueólogos é de que as obras só se irão iniciar na Primavera de 2005. De épocas mais tardias também ali se encontraram diversas estruturas romanas, entre elas um troço de um caminho que se supõe que percorresse a encosta de Sant'Anna e que já seria usado no período islâmico.

Por enquanto está ainda à vista uma sepultura romana, revestida com uma espécie de telhas de canudo e idêntica a uma outra detectada na

na campanha realizada em 2002, que foi entretanto registada e levantada.

Os arqueólogos supõem que estas sepulturas, uma das quais se encontra ao lado da Torre da Pela, correspondam a um prolongamento da necrópole da Praça da Figueira.



Acesso ao Estacionamento Bloqueado
Segunda-feira, 22 de Novembro de 2004
http://jornal.publico.pt/2004/11/22/.../LL05CX02.html

Um dos problemas a resolver no empreendimento da EPUL no Martim Moniz foi o acesso ao estacionamento dos edifícios. É que, explicou o arquitecto Flávio Lopes, do Instituto Português do Património Arquitectónico, ele fora bloqueado pela saída do parque de estacionamento entretanto construído na praça do Martim Moniz, cuja localização inviabilizara inclusivamente o que estava previsto no projecto dos arquitectos Silva Dias e Manuel Tainha. Daí, acrescentou Flávio Lopes, que o novo projecto preveja um pequeno túnel de ligação entre os edifícios para passagem exclusiva dos automóveis, que terão de atravessar outros prédios antes de chegar ao seu lugar de parqueamento. O PÚBLICO tentou contactar o autor do novo projecto, o arquitecto Augusto Vasco Costa, mas sem êxito.

Last edited by Marco Bruno; December 11th, 2004 at 06:27 PM.
Marco Bruno no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old November 22nd, 2004, 05:32 PM   #2
TeKnO_Lx
Registered User
 
TeKnO_Lx's Avatar
 
Join Date: Oct 2004
Location: Lisboa
Posts: 6,571
Likes (Received): 145

eh pa mas kem é que vai comprar uma casa no Martim Moniz?? ok a vista po lado do castelo pode ser boa.. mas a nível de segurança e frequencia aquele deve ser tipo uns dos piores de Lisboa? LOL axo que a camara tinha um plano de requalificação para a zona além destes novos prédios que inclua obras na propria praça mas no sei do que é feito dele (o site da camara tá offline ha bués ninguém sabe de nada? )
TeKnO_Lx no está en línea   Reply With Quote
Old November 22nd, 2004, 08:37 PM   #3
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

Tekno depois de morar la mais gente aquilo acalma (acho eu), até tá bem centralizado, tens o metro tens a baixa ao virar da esquina, quanto á praça foi a maior trapalhada urbanistica de Lisboa, é pura e simplesmente horrivel, não se enquadra no bairro velho (só tem ruinas) não se enquadra no bairro novo (cade ele?) 1 cagada resumindo, os arranjos de agua ate estão lindos mas não eram para ali e era com escoamento de agua de jeito, não é como está em que a agua cai na pedra ali fica e depois as pessoas pisam e esta o chão molhado e sujo.
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2004, 05:46 PM   #4
odivelense
Registered User
 
odivelense's Avatar
 
Join Date: Apr 2004
Location: lisbon
Posts: 263
Likes (Received): 13

Esta é uma das praças mais esquisitas de Lisboa, onde nada condiz com nada...Este novo projecto da EPUL até que não é mau, segue uma traça arquitectónica que deveria ter sido seguida em toda a área da praça, mas graças ao extremo bom gosto da autarquia lisboeta, a praça viu nascer mamarrachos horrendos, como o Centro Mouraria ou o Centro Martim Moniz, frequentados por paquistanezes, indianos, ucranianos, africanos, chineses, ciganos e só...os turistas mal vêem quem frequenta a praça, fogem logo, com medo de ser assaltados ou algo mais e tb porque não há muito o que vêr na mesma, a não ser as fontes que dignificam um pouco aquela zona.Mas para mim, o Martim Moniz deveria ser totalmente demolido e reconstruido novamente, seguindo a arquitectura tradicinal pombalina, de forma a enquadrar-se na baixa e não ser um "ghetto" como é actualmente.
odivelense no está en línea   Reply With Quote
Old November 27th, 2004, 03:15 AM   #5
Phobos
Registered User
 
Phobos's Avatar
 
Join Date: Sep 2003
Location: Porto,Portugal-EU(currently living in Brazil)
Posts: 9,192
Likes (Received): 53

Quote:
Esse era um dado que a EPUL - como qualquer outro promotor de obra - era obrigada a ter em conta, antes de vender aquilo que não sabia sequer se poderia construir.
Esta e boa,se a EPUL que e uma empresa publica de planejamento nao se preocupa,quem e que vai se preocupar!Enfim nem digo nada...
Eu gostei deste projecto por ele manter o traçado das casas antigas envolventes,espero que va para a frente.
__________________
████
████
Europe:many countries,only one nation.
http://europa.eu/
Phobos está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 3rd, 2004, 08:06 PM   #6
Lss911
Supermoto scratcher!
 
Lss911's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisbon
Posts: 4,661
Likes (Received): 6

Estive na área de construção deste projecto e oq ue está por detrás dos paineis são...escavações arqueológicas! Andam lá a sacar cenas paleolíticas e romanas e tal!
Tá giro tá! Mas vai tudo À vida, vai mesmo ser construido o projecto...2meses para terminarem as escavações aqueológicas é o prazo e dps começam as obras
Lss911 no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2004, 08:21 PM   #7
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

a andar que se lixem os restos arquologicos, isto não é foz coa
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2004, 10:17 PM   #8
Lss911
Supermoto scratcher!
 
Lss911's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisbon
Posts: 4,661
Likes (Received): 6

lol...tando eu em artes pude perceber que nao tem valor mt grande!Viva o betão!
Lss911 no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2004, 10:25 PM   #9
Marco Bruno
Les cites obscures
 
Marco Bruno's Avatar
 
Join Date: Aug 2003
Location: Lisbon
Posts: 7,203
Likes (Received): 357

espero que façam os edifícios, estou farto de ver buracos nessa zona da cidade. nunca gostei do Matim moniz e dos projectos foleiros que lá foram fazendo, mas pelo menos arrumem a envolvente. Esses edifícios novos são mais do que necessários para equilibrar um pouco aquilo.

Aquele hotel mundial mete medo aos cães, mau até dizer chega.
Marco Bruno no está en línea   Reply With Quote
Old December 4th, 2004, 12:44 PM   #10
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

Quote:
Originally Posted by Lss911
lol...tando eu em artes pude perceber que nao tem valor mt grande!Viva o betão!
não é assim Lss, é estudar os achados e não deixar as obras estagnar, passado é passado e presente é presente, ou preferes ver aquilo como esta?
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old December 4th, 2004, 05:33 PM   #11
Lss911
Supermoto scratcher!
 
Lss911's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisbon
Posts: 4,661
Likes (Received): 6

O passado é mt importante, é verdade, e acho importante que se façam este tipo de escavações; mas inevitavelmente há coisas que têm mais valor que outras...aliás está mesmo previsto na lei que seja garantido que não se perca nada de importante do passado, enfim da nossa identidade.
Como é óbvio o Martim Moniz está feio à brava, e não afirmei em vez nenhuma que prefiro ver aquilo como está. Sou a favor das escavações e a favor da qualidade urbana!
Lss911 no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2004, 06:26 PM   #12
Marco Bruno
Les cites obscures
 
Marco Bruno's Avatar
 
Join Date: Aug 2003
Location: Lisbon
Posts: 7,203
Likes (Received): 357

coloquei no 1º post uma foto da situação actual...
Marco Bruno no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2004, 08:39 PM   #13
Lss911
Supermoto scratcher!
 
Lss911's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisbon
Posts: 4,661
Likes (Received): 6

As escavações arqueológicas já terminaram, excepto na zona da antiga muralha fernandina...o que é bem natural.
Lss911 no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 02:55 AM   #14
Cidade_Branca
Architect
 
Cidade_Branca's Avatar
 
Join Date: Jul 2004
Posts: 4,233
Likes (Received): 12

EPUL - Mouraria

Ja esta em construcao. Tenho algumas fotos.





Um filme de 10s

http://www.youtube.com/watch?v=DTZU6jKFIXc

Last edited by Cidade_Branca; July 11th, 2007 at 03:14 AM.
Cidade_Branca no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 02:59 AM   #15
daniel322
Registered User
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 20,842
Likes (Received): 312

boa.. coloca
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 10:48 AM   #16
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 80,308
Likes (Received): 837

Isso é o Projecto de Martim Moniz
__________________
::: Portuguese Forum :::

The Latest Photo Reports: Porto Alto :: Aveiras de Cima :: Rio Maior :: Marinhas do Sal :: Santa Comba Dão :: Tondela


Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 10:51 AM   #17
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

pois é, ja vai ate mais adiantado do k pensava...
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 12:29 PM   #18
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,713
Likes (Received): 21

Está a andar rápido!
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 12:46 PM   #19
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!
 
pedrodepinto's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: Lisbon
Posts: 28,887
Likes (Received): 266

Quote:
Originally Posted by Arpels View Post
pois é, ja vai ate mais adiantado do k pensava...
, também pensava que estivesse mais atrasado...
pedrodepinto no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2007, 12:52 AM   #20
JohnnyMass
Whatever
 
JohnnyMass's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Location: Porto
Posts: 46,211
Likes (Received): 984

já não era sem tempo! O MM é um buraco degradante no coração de Lisboa a todos os níveis.
__________________
Edit my Signature
JohnnyMass no está en línea   Reply With Quote


Reply

Tags
epul, lisboa, martim moniz

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 06:28 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu