search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Projectos



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old November 24th, 2013, 06:53 PM   #1
ERVATUGA
- Take it easy -
 
ERVATUGA's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Shéol
Posts: 37,275
Likes (Received): 14316

Cascais | Academia Aga Khan

- Cascais | Academia Aga Khan -


Tópico para seguir a evolução deste projeto

__________________
- Please, be Happy -

Last edited by ERVATUGA; September 16th, 2017 at 09:20 PM.
ERVATUGA no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old November 24th, 2013, 06:55 PM   #2
ERVATUGA
- Take it easy -
 
ERVATUGA's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Shéol
Posts: 37,275
Likes (Received): 14316


A hipótese de uma Academia Aga Khan em Cascais representa um investimento de grande magnitude a todos os níveis, como explica Carlos Carreiras: “Falamos de um investimento extraordinário do ponto de vista do conhecimento e do ponto de vista social, uma vez que aqui, numa academia de excelência, podem vir a ser formados muitos líderes do amanhã; falamos de um investimento extraordinário do ponto de vista ambiental, uma vez que nos vai permitir encontrar uma solução para terrenos magníficos que têm estado sobre forte pressão urbanística; e, por último, falamos de um extraordinário investimento do ponto de vista económico, porque permite criar prosperidade e empregos.”

As conversações entre a Fundação Aga Khan e a Câmara Municipal de Cascais têm decorrido de forma intensa ao longo dos últimos meses e contam com o patrocínio do governo. Prova desse compromisso foi a presença do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, que acompanhou Sua Alteza o Príncipe Aga Khan ao longo de toda a visita.

Depois de Carcavelos e Parede, que vão acolher os novos polos universitários da Universidade Nova de Lisboa - Nova School of Business and Economics, e da Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Ciências da Saúde, é agora a vez de Cascais entrar neste novo eixo do conhecimento. “Acreditamos que com a possibilidade de acolhermos a Academia Aga Khan, fechamos um ciclo extraordinário de atração de academias, de talento e de reconhecimento para Cascais que fará deste concelho um verdadeiro centro de conhecimento nacional.”

As Academias Aga Khan são uma rede global de escolas que através de um rigoroso programa académico de excelência reconhecido internacionalmente, o International Baccalaureate, formam alunos em ambiente internacional mas com o objetivo de fazer a diferença nas suas comunidades locais.

Fonte: http://www.cm-cascais.pt/noticia/pri...khan-na-europa
__________________
- Please, be Happy -
ERVATUGA no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2013, 06:56 PM   #3
ERVATUGA
- Take it easy -
 
ERVATUGA's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Shéol
Posts: 37,275
Likes (Received): 14316

__________________
- Please, be Happy -
ERVATUGA no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2013, 07:03 PM   #4
ERVATUGA
- Take it easy -
 
ERVATUGA's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Shéol
Posts: 37,275
Likes (Received): 14316

A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento em Portugal


A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) conta com uma presença activa de várias décadas no país, tendo iniciado a sua actividade com a Fundação Aga Khan Portugal, que actua desde 1983, tendo sida em 1996 oficialmente reconhecida, por decreto-lei, como uma Fundação Portuguesa. As actividades da Fundação em Portugal vão desde a investigação à intervenção inovadora nas áreas da educação de infância e nas respostas à exclusão social e pobreza urbana.

K’CIDADE- um Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano

Os contextos urbanos na Europa têm-se tornado gradualmente mais diversificados, multi-étnicos, em que pessoas com diferentes origens e características socio-económicas convivem lado a lado. As cidades Europeias estão condicionadas pelo impacto da globalização económica e pela crescente migração de e para a União Europeia. Novas formas de pobreza têm vindo a excluir pessoas do que é considerado como o limite mínimo aceitável para uma vida condigna. As alterações contextuais a que se assistem incluem a privatização de serviços e a reforma do Estado de Providência, alterações demográficas com um aumento da percentagem de emprego feminino, aumento do número de famílias monoparentais, aumento da esperança de vida, desertificação das zonas rurais e urbanização.

A sociedade portuguesa tem atravessado, nas últimas décadas, transformações profundas de natureza social, económica e cultural que, no seu conjunto, traduzem uma inegável melhoria da qualidade de vida da generalidade da população. Contudo, torna-se igualmente incontornável a persistência e a emergência de bolsas de pobreza e exclusão social, designadamente em áreas urbanas ou em zonas de periferia urbana e metropolitana.

Em 2005, o Patriarcado de Lisboa e a Fundação Aga Khan Portugal assinaram um acordo de parceria que prevê a colaboração no âmbito de um programa de desenvolvimento comunitário urbano, tendo em vista a produção de respostas inovadoras para problemas decorrentes da exclusão social. Este acordo reflecte o compromisso partilhado do Patriarcado de Lisboa e da Fundação Aga Khan Portugal, uma agência da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, na melhoria da qualidade de vida das populações, incluindo imigrantes e minorias étnicas.

Este compromisso com as problemáticas da exclusão social está igualmente subjacente ao Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento estabelecido entre o Governo Português e o Imamat Ismaili, que vigora desde Março de 2006. Um começo sólido desta parceria teve lugar através do Programa K’CIDADE, Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano, com o desenvolvimento de iniciativas múltiplas no sentido de fortalecer as competências das comunidades para que sejam agentes activos do seu próprio desenvolvimento sustentável e iniciem um percurso de progresso económico e social.

O objectivo do Programa K’CIDADE (lê-se “Capacidade”) é o de desenvolver novas formas de apoiar estas comunidades, designadamente através de: reforço dos esforços governamentais para ir ao encontro de necessidades de uma população que é crescentemente diversificada, fortalecer a sociedade civil, incluindo as associações voluntárias de base local, mobilizar um conjunto diversificado de parceiros. Em 2008, o programa beneficiou cerca de 15.000 pessoas e em 2009 pretende chegar a cerca de 25.000 pessoas, das quais 45% são imigrantes ou pertencentes a minorias étnicas, e disponibilizar apoio a 250 organizações locais.

Através do Programa, a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento colabora com o Governo e autarquias, com a Comissão Europeia, organizações da sociedade civil proeminentes e a Igreja Católica. As lições que resultam do trabalho desenvolvido pelo K’CIDADE estão a ser analisadas e sistematizadas para uma possível replicação das abordagens em outros contextos urbanos em Portugal e em outros países da Europa.


Educação

Educação de Infância


Conscientes da importância dos primeiros anos de vida na formação da inteligência, personalidade, comportamento social e no desenvolvimento físico ulterior e dos retornos extraordinários que o investimento nestes primeiros anos traz para o sucesso das crianças na escola e na vida, a educação de infância tem sido uma das prioridades da Fundação Aga Khan em Portugal. Desde o início que a Fundação tem procurado apoiar iniciativas que promovam uma educação de qualidade para as crianças que seja esclarecedora, que fomente a autonomia, a aprendizagem activa, o pensamento crítico e a participação da criança.
A Fundação Aga Khan tem mais de 25 anos de experiência internacional em educação de infância e tem relações estreitas com especialistas e organizações pioneiras na promoção de uma educação de infância de qualidade.

Em estreita parceria com o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, a Fundação Aga Khan Portugal planeia assegurar a gestão de um centro de educação de infância em Lisboa. A nova parceria público-privada tem como objectivo a criação de um centro de referência para crianças até aos 5 anos de idade, com especial enfoque nas crianças dos 0 aos 3 anos, atendendo às necessidades existentes para esta faixa etária. Trabalhando com crianças de diferentes contextos e percursos de vida, será dada ênfase às questões relacionadas com a diversidade cultural e os benefícios da integração e das aprendizagens nos primeiros anos de vida.

A Academia Aga Khan

Em 2000, Sua Alteza o Aga Khan iniciou um programa para o estabelecimento de uma rede integrada de escolas, as Academias Aga Khan, dedicadas a expandir o acesso a uma educação segundo os padrões internacionais de excelência. As Academias, que disponibilizarão educação para homens e mulheres, do pré-escolar ao secundário, estão planeadas em zonas geográficas específicas, primordialmente na Ásia e em África. A primeira destas academias é a Academia Aga Khan em Mombaça que iniciou as suas operações em Agosto de 2003.

Está prevista a inclusão de Lisboa como um dos locais para a criação de uma Academia, como parte desta prestigiada rede de Academias.

Com um curriculum baseado no International Baccalaureate, a Academia tem como actividade central uma educação abrangente centrada no ser humano desde o pré-escolar até ao secundário. As Academias irão desenvolver um sistema robusto e internacional de intercâmbios de professores e alunos, bem como com outras escolas parceiras, como a Academia Phillips nos Estados Unidos e a Schule Schloss Salem na Alemanha. Duas das áreas que vão ser trabalhadas transversalmente serão o domínio de pelo menos duas línguas, com o inglês como a língua de ensino, e o domínio das tecnologias de informação. Para assegurar o acesso independentemente das condições socio-económicas ou outros factores, a admissão nas Academias é baseada no mérito e não na capacidade financeira das famílias para pagar.

Educação Superior

Em Julho de 2008, a Universidade Aga Khan e a Universidade Católica Portuguesa assinaram um acordo para uma colaboração académica, como parte dos esforços de promoção de uma compreensão e um entendimento das diferentes culturas e credos. Áreas de colaboração entre as duas universidades incluem questões relacionadas com cultura, lei, religião, ética, ciências da saúde, educação e desenvolvimento humano que se consubstanciarão através de projectos de investigação conjunta, iniciativas de formação e programas de intercâmbio para os membros das faculdades e os estudantes. Esta parceria reforça um compromisso colectivo de ir além das fronteiras existentes e construir pontes entre diferentes credos e comunidades, estabelecendo ligações entre diferentes partes do mundo através da linguagem universal do estudo e da investigação. Esta parceria é uma oportunidade de abordar preocupações partilhadas, identificar interesses comuns e promover um maior entendimento de questões mais vastas a nível mundial.

Fonte: http://www.akdn.org/portugal_home.asp
__________________
- Please, be Happy -
ERVATUGA no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2013, 09:52 PM   #5
Fern
...
 
Fern's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisbon
Posts: 16,974
Likes (Received): 1863

Excelente notícia

Quote:
Originally Posted by ERVATUGA View Post
Depois de Carcavelos e Parede, que vão acolher os novos polos universitários da Universidade Nova de Lisboa - Nova School of Business and Economics, e da Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Ciências da Saúde, é agora a vez de Cascais entrar neste novo eixo do conhecimento.
Parece que Carcavelos e a Parede não fazem parte do Concelho de Cascais
Fern no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2013, 01:00 AM   #6
RDias15
Registered User
 
Join Date: Jul 2008
Posts: 128
Likes (Received): 86

A imagem está errada. O logotipo que foi colocado no tópico é da Khan Academy do Sal Khan, uma escola online que nada tem a ver com Aga Khan.

Já me tinha assustado pois a Khan Academy nada tem a ver com fundações e investidores deste género. Já agora dêem um salto no website para quem não conhece e façam umas aulas em inglês. (O projecto em português foi "monopolizado" pela Portugal Telecom e o trabalho está péssimo, melhor está o brasileiro)

https://www.khanacademy.org/


Quote:
Originally Posted by ERVATUGA View Post
- Cascais | Academia Aga Khan -


Tópico para seguir a evolução deste projeto

RDias15 no está en línea   Reply With Quote
Old November 27th, 2013, 12:06 AM   #7
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 108,486
Likes (Received): 7544

Boa !
__________________
::: Portuguese Forum :::

::Visita ao Alto Alentejo ::

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old November 29th, 2013, 07:45 PM   #8
ERVATUGA
- Take it easy -
 
ERVATUGA's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Shéol
Posts: 37,275
Likes (Received): 14316

Quote:
Originally Posted by RDias15 View Post
A imagem está errada. O logotipo que foi colocado no tópico é da Khan Academy do Sal Khan, uma escola online que nada tem a ver com Aga Khan.

Já me tinha assustado pois a Khan Academy nada tem a ver com fundações e investidores deste género. Já agora dêem um salto no website para quem não conhece e façam umas aulas em inglês. (O projecto em português foi "monopolizado" pela Portugal Telecom e o trabalho está péssimo, melhor está o brasileiro)

https://www.khanacademy.org/
Prefiro o outro



























__________________
- Please, be Happy -

RDias15 liked this post
ERVATUGA no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2013, 02:14 AM   #9
Luís Raposo Alves
Registered User
 
Luís Raposo Alves's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: LX
Posts: 11,608
Likes (Received): 1789

Quote:
Originally Posted by Fern View Post
Excelente notícia


Parece que Carcavelos e a Parede não fazem parte do Concelho de Cascais
são localidades diferentes. carcavelos é concelho de cascais mas não é cascais e parede é concelho de cascais mas não é cascais.

também há um macdonalds em algés, outro em oeiras, outro em porto salvo, etc... e não se vai chamar a esses todos macdonalds de oeiras.
__________________
A L F A M A C A S T E L O S É G R A Ç A S Ã O V I C E N T E B A I X A M O U R A R I A B I C A C H I A D O B A I R R O A L T O
Luís Raposo Alves no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2013, 08:31 PM   #10
Fern
...
 
Fern's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisbon
Posts: 16,974
Likes (Received): 1863

Quote:
Originally Posted by Luís Raposo Alves View Post
são localidades diferentes. carcavelos é concelho de cascais mas não é cascais e parede é concelho de cascais mas não é cascais.

também há um macdonalds em algés, outro em oeiras, outro em porto salvo, etc... e não se vai chamar a esses todos macdonalds de oeiras.
McDonald's há muitos.. E sim, é comum veres o nome do concelho quando estamos a falar de projectos desta envergadura de em vez do nome da freguesia. Para mais, a forma como foi escrito "primeiro em Carcavelos e agora é a vez de Cascais entrar no eixo do conhecimento" dá a entender, para quem não é de cá, que estamos a falar de concelhos distintos.
Fern no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2013, 11:23 PM   #11
Luís Raposo Alves
Registered User
 
Luís Raposo Alves's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: LX
Posts: 11,608
Likes (Received): 1789

bah
__________________
A L F A M A C A S T E L O S É G R A Ç A S Ã O V I C E N T E B A I X A M O U R A R I A B I C A C H I A D O B A I R R O A L T O
Luís Raposo Alves no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2014, 04:26 PM   #12
krake
Registered User
 
Join Date: Jan 2012
Posts: 901
Likes (Received): 175

@ Público

Quote:
Um grupo de cidadãos lançou uma petição pública contra um projecto de urbanização com uma área total de construção de 160 mil metros quadrados em Birre, perto do Guincho, Cascais, por considerar que este viola o Plano Director Municipal (PDM), actualmente em fase final de revisão. A Câmara de Cascais critica os peticionários, que nesta sexta-feira eram mais de 500, por conduzirem uma “campanha de desinformação”. A petição surge na sequência da aprovação em reunião de câmara, a 13 de Janeiro, de um Memorando de Entendimento assinado no início de Fevereiro entre a autarquia, a Fundação Aga Khan Portugal – que integra uma rede internacional de cooperação e desenvolvimento ligada à comunidade muçulmana ismaili – e a Norfin, proprietária dos terrenos com mais de 500 mil metros quadrados e gestora do fundo imobiliário Lusofundo, participado por um fundo luxemburguês e pela Caixa Geral de Depósitos.
Neste memorando – que mereceu os votos contra da oposição PS e CDU e a abstenção da vereadora do movimento independente Ser Cascais – o executivo compromete-se a tomar “todos os procedimentos que sejam legalmente necessários para a aprovação da operação urbanística, na medida do possível, mesmo antes da entrada em vigor do novo PDM”. Esta “operação urbanística” divide-se em dois planos: a construção de uma academia da Fundação Aga Khan, com 40 mil metros quadrados; e um projecto imobiliário a cargo do Lusofundo, que inclui equipamentos, habitação, serviços e hotelaria, distribuído por 120 mil metros quadrados, “com respeito dos parâmetros que vierem a ser definidos para a zona”, através do novo PDM.
No PDM ainda em vigor, os terrenos, situados no final da A5, a norte da estrada de Birre-Areia, estão classificados quase na totalidade como sendo de baixa densidade de construção ou como espaço de protecção. Algumas parcelas estão inseridas na Rede Ecológica Nacional (REN) e na Rede Agrícola Nacional (RAN). Os signatários da petição consideram que o projecto implica a “urbanização significativa” da zona e antevêem que o novo plano, que deverá entrar em discussão pública após o Verão, possa permitir um aumento da densidade de construção.
O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras (PSD), não esteve disponível nesta sexta-feira para falar com o PÚBLICO. O gabinete de comunicação da autarquia responde que a petição assenta em pressupostos “tendencialmente falsos” e está inserida numa “campanha de desinformação”. A autarquia acusa os autores da petição de “irresponsabilidade ao tentarem pôr em causa o projecto de uma academia de excelência Aga Khan”, que “irá criar centenas de postos de trabalho num campus ao estilo universitário e que contribuirá para que Cascais se assuma como um novo eixo de crescimento”. A autarquia realça ainda que o projecto da Aga Khan "fica abaixo" dos valores de construção que constam do PDM actual.
O gabinete de comunicação acrescenta que, nas áreas que o actual PDM já antecipa como habitação, com um índice de 0,5, o projecto prevê índices entre 0,35 e 0,4 "sempre de acordo com as características da envolvente. "Nas áreas de interesse municipal, reconhecido em sede de Assembleia Municipal, foi mantido o índice de 0,35, que é o previsto pelo PDM em vigor", afirma. Nas áreas de REN e RAN, não haverá qualquer intervenção, segundo a câmara.
krake no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2014, 04:44 PM   #13
Fern
...
 
Fern's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisbon
Posts: 16,974
Likes (Received): 1863

Há sempre alguém contra Neste momento aquela zona é um antro de ruelas, terrenos baldios, casas construídas sem seguir qualquer plano urbanístico e maus acessos. Sem este plano vamos assistir inevitavelmente ao agravamento desta situação. Espero que siga em frente.
__________________
"I contend that for a nation to try to tax itself into prosperity is like a man standing in a bucket and trying to lift himself up by the handle." - Winston Churchill
Fern no está en línea   Reply With Quote
Old March 18th, 2014, 11:20 AM   #14
krake
Registered User
 
Join Date: Jan 2012
Posts: 901
Likes (Received): 175

Podias colocar um link do google maps para se ver a zona em questao?
krake no está en línea   Reply With Quote
Old March 18th, 2014, 05:09 PM   #15
Marco Bruno
Les cites obscures
 
Marco Bruno's Avatar
 
Join Date: Aug 2003
Location: Lisbon
Posts: 10,090
Likes (Received): 2867

Sim, mete o link do google maps
__________________
Lx Projectos
Marco Bruno está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 18th, 2014, 05:57 PM   #16
Fern
...
 
Fern's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisbon
Posts: 16,974
Likes (Received): 1863

https://www.google.pt/maps/search/ma.../data=!3m1!1e3
__________________
"I contend that for a nation to try to tax itself into prosperity is like a man standing in a bucket and trying to lift himself up by the handle." - Winston Churchill

Marco Bruno liked this post
Fern no está en línea   Reply With Quote
Old March 18th, 2014, 06:42 PM   #17
krake
Registered User
 
Join Date: Jan 2012
Posts: 901
Likes (Received): 175

Mas aquilo é um descampado do piorio. As imobiliarias devem estar por detrás.

Eu pensava que era mais perto do mar, mas assim sendo ...
krake no está en línea   Reply With Quote
Old March 18th, 2014, 07:50 PM   #18
Fern
...
 
Fern's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisbon
Posts: 16,974
Likes (Received): 1863

Quem não conhece vai na conversa destes abaixo-assinados... A realidade é que a expansão imobiliária não tem tido travão nesta zona e por norma da forma mais caótica possível.
__________________
"I contend that for a nation to try to tax itself into prosperity is like a man standing in a bucket and trying to lift himself up by the handle." - Winston Churchill
Fern no está en línea   Reply With Quote
Old March 19th, 2014, 03:54 PM   #19
Q.E.D.
BANNED
 
Join Date: Dec 2013
Posts: 317
Likes (Received): 51

Quote:
Originally Posted by Fern View Post
Excelente notícia


Parece que Carcavelos e a Parede não fazem parte do Concelho de Cascais

Como não poderia deixar de ser, a educação de excelência continua concentrada e reservada a populações bem definidas no território nacional, únicamente em zonas de elite, porque o resto do país não possui esse direito. A estratificação social no seu expoente máximo, parabéns.
Q.E.D. no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2014, 11:37 PM   #20
ERVATUGA
- Take it easy -
 
ERVATUGA's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Shéol
Posts: 37,275
Likes (Received): 14316

Quote:
Originally Posted by pai nosso View Post
in "Sol"


Fundação Aga Khan arrastada em polémica





Portugal vai ser o primeiro país na Europa a ter uma academia da prestigiada Fundação Aga Khan - uma escola onde se prevê que haja em média um professor para cada oito alunos, onde a dança, a pintura, a natação ou o críquete serão actividades habituais e os estudantes serão incentivados a desenvolver um pensamento crítico.


O projecto está previsto para um terreno de quase 30 hectares em Cascais, entre Birre e o Guincho, mas ficou a semana passada ensombrado pela polémica devido às dúvidas ambientais levantadas sobre a construção prevista em terrenos vizinhos.


A escola da fundação da comunidade muçulmana ismaili terá cerca de mil alunos e representará um investimento global de 100 milhões de euros. “A academia estará aberta a crianças entre os cinco e os 18 anos”, explicou ao SOL Nazim Ahmad , representante da rede Aga Khan em Portugal. “Mas, como é hábito nas nossas academias, as crianças serão sujeitas a testes de admissão: nós procuramos talentos”.


O projecto de educação desta rede de escolas baseia-se no programa International Baccalaureate e aposta numa selecção pelo mérito, explica. Destina-se a dar uma “educação de excelência” a rapazes e raparigas com grandes potencialidades e que de outra forma não poderiam explorar todo o seu potencial. Os professores serão também seleccionados por concurso e sujeitos a formação naquele método de ensino.


A escolha de Portugal para erguer a primeira academia ocidental da rede - as outras três são no Quénia, Moçambique e na Índia - tem uma explicação simples: “99% dos membros da comunidade ismaelita são oriundos de Moçambique”, diz o responsável, acrescentando que a comunidade muçulmana ismaelita no país rondará as nove mil pessoas.


As propinas dos alunos variam consoante os rendimentos, mas os valores que serão pagos em Portugal estão ainda por definir. As bolsas da Fundação Aga Khan garantem, por sua vez, ensino e alojamento gratuito às crianças e jovens sem recursos económicos.


As academias têm regime de internato a partir dos 12 anos. Em Portugal, também haverá alunos a dormir no campus da academia: Nazim Ahmad calcula que a nova escola venha a “alojar entre 100 a 150 jovens, não só portugueses mas também vindos das ex-colónias, bem como alunos de outras academias Aga Khan, num regime de rotação que lhes permitirá conhecer outros países”.


Construção de hotel no centro da polémica


Há vários anos que a Fundação Aga Khan procura um local para o projecto, na região de Lisboa. Depois de Seixal, Sintra e Oeiras, os 13 hectares de terreno em Cascais - com rápido acesso à serra ou à praia, num concelho onde estão previstas duas universidades (a Católica, na Parede, e a Nova School of Business and Economics, em Carcavelos) foram considerados ideais para erguer a academia e restantes infra-estruturas, num terreno que permite construir, no máximo, 40 mil m2.


Mas uma petição pública que já tem centenas de assinaturas, alertando para um excesso de urbanização na zona do Guincho, lançada este mês, desencadeou a polémica. Na Câmara de Cascais, os vereadores alertam que o negócio dos terrenos em redor da academia Aga Khan violam o PDM (Plano Director Municipal), actualmente em discussão pública.


“O nosso projecto não viola qualquer regra municipal, caso contrário nunca teríamos escolhido esse terreno, que ainda nem comprámos” - garante Nazim Ahmad, lamentando que a fundação, que espera assinar em breve o contrato-promessa de compra e venda, esteja a ser arrastada na controvérsia que envolve terrenos vizinhos.


O terreno que a Fundação quer comprar por cinco milhões de euros e outras parcelas em redor - com uma capacidade de construção de 120 mil m2 - são propriedade de um fundo da Caixa Geral de Depósitos, gerido pela Norfin, uma sociedade gestora que tem na administração o social-democrata Alexandre Relvas e Filipe Bottom, administradores da Logoplaste, cuja fábrica é também naquela região.


No memorando de entendimento assinado entre a Aga Khan, a Norfin e a Câmara de Cascais - que tem de desanexar o lote da fundação dos restantes -, a autarquia compromete-se a tomar “todos os procedimentos legalmente necessários para a aprovação da operação urbanística” da academia, mas também de uma unidades de hotelaria, de uma unidade de saúde e de lotes de terrenos para moradias em terrenos da Norfin.


Para a vereadora do movimento independente Ser Cascais, “a reboque do projecto da Fundação Aga Khan, a Câmara está a violar o actual PDM nessa parcela destinada a hotelaria”. Isabel Magalhães explica que se absteve na votação do memorando - aprovado na autarquia em Janeiro, com os votos contrários do PS e da CDU - “por achar que era importante segurar o projecto da Fundação Aga khan”.


Depois de analisar todos os projectos e os comparar com o PDM em vigor, percebeu que, “num terreno contíguo ao da fundação, de 37 mil m2, onde está previsto hotelaria, viola-se o PDM quanto ao índice de construção que será permitido”. No terreno, classificado como zona agrícola de nível 4, o índice de construção bruta permitida pode chegar a 1%, quando no actual PDM não pode ultrapassar 0,2%.


As dúvidas sobre a permeabilidade dos solos e os projectos de construção de moradias também preocuparam os vereadores.


Ao SOL, o presidente da Câmara de Cascais negou qualquer violação do PDM. “Todos os projectos respeitam índices de construção de baixa densidade, tal como prevê o PDM ainda em vigor”, diz Carlos Carreiras. Admite, contudo, alterações de pormenor ao PDM para desagregar terrenos e construir uma estrada. “As zonas de protecção serão mantidas”, assegura, dando como exemplo “os 70 mil metros previstos para habitação - moradias em grandes lotes de terreno à semelhança dos que já existem em Birre -, onde as zonas serão preservadas e uma antiga pedreira recuperada”.
__________________
- Please, be Happy -
ERVATUGA no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Related topics on SkyscraperCity


All times are GMT +2. The time now is 01:03 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11 Beta 4
Copyright ©2000 - 2017, vBulletin Solutions Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu