daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Projectos e construção > Lisboa

Lisboa Área Metropolitana de Lisboa



Reply

 
Thread Tools Rate Thread
Old August 16th, 2007, 02:05 AM   #1
Cidade_Branca
Architect
 
Cidade_Branca's Avatar
 
Join Date: Jul 2004
Posts: 4,233
Likes (Received): 12

Lisboa | Igreja do Parque das Nações

Atencao. Nao eh a Catedral de Lisboa. Eh soh a Igreja do Parque das Nacoes.

Quote:
Futura igreja do Parque das Nações já tem projecto
2006-03-13 12:18:54
A Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes do Parque das Nações apresentou ontem o projecto da futura igreja, que será construída na zona norte da Expo, junto ao Parque do Tejo, e que deverá estar concluída em 2017.

O projecto será da responsabilidade do arquitecto José Maria Dias Coelho e da empresa DOG, que ganharam o concurso por convite lançado pela paróquia e que contou com 11 propostas.
A igreja, que terá lugar para 650 pessoas sentadas, terá ainda uma capela, sacristia, uma sala para babby sitting (com montra de vidro para o templo e saída de som), capelas mortuárias, secretariado, gabinete do pároco e do vigário paroquial, um auditório, salas de apoio e um centro pastoral, que será equipado com salas de catequese, salas de encontros e salas de actividades juvenis.
A residência paroquial comportará quartos, salas de trabalho, cozinha com sala de jantar e uma sala comum, e no novo templo existirá ainda uma zona comercial, com restaurante e snack bar, café com esplanadas e uma pequena loja.
Na nova igreja também ficará a sede dos escuteiros, o Agrupamento nº1100 do Parque das Nações, que disporá de salas de reuniões e salas para arrumação de materiais.
A obra está orçada em quatro milhões e meio de euros e deverá ver a benção da primeira pedra ter lugar em 2007, apesar da primeira fase da construção só estar prevista ter início três anos depois.
O terreno, com cerca de quatro mil metros quadrados, foi adquirido à Parque Expo pela paróquia, por 250 mil euros, e a zona onde será construída a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes terá uma área de 2200 metros quadrados.
De acordo com o padre Paulo Franco, responsável pela paróquia desde a sua criação, há cerca de dois anos e meio, a vontade de construir um templo vem desde o fim da Expo 98, quando os moradores de começavam a movimentar e a formar uma comunidade.
Vários foram os obstáculos a ultrapassar, como relembra o pastor, mas os cerca de 400 fiéis com que conta a paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes já deixaram de se deslocar à Igreja de Moscavide, onde iam inicialmente, assistindo agora à missa que tem lugar numa loja adquirida para o efeito, no Terreiro dos Corvos, no próprio Parque das Nações.
A partir do mês de Abril, a loja encerrará para ser rentabilizada, de forma a captar receita para as obras da projectada igreja, e a missa passará a ser celebrada num terreno contíguo ao do futuro templo, onde está a ser montada uma estrutura para o efeito.
O padre Paulo Franco explicou ainda que o dinheiro para as obras só será possível graças à contribuição dos fiéis, mas que a paróquia está a estudar várias iniciativas para captar receita e irá em breve propor a algumas entidades e empresas parcerias para angariar fundos.
As zonas comerciais e o próprio parque de estacionamento que nascerá no terreno junto à igreja, com capacidade para 350 viaturas, serão igualmente, de acordo com o padre uma fonte de receita para financiar o projecto.
Quanto às câmaras de Loures e de Lisboa, Paulo Franco garantiu que apesar de todo o apoio "logístico e político" dado até ao momento à paróquia, não foi disponibilizada nenhuma ajuda financeira.

Anabela Mendes
in Paroquias de Portugal
Cidade_Branca no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old August 16th, 2007, 02:08 AM   #2
Cidade_Branca
Architect
 
Cidade_Branca's Avatar
 
Join Date: Jul 2004
Posts: 4,233
Likes (Received): 12



Quote:
Zona da Expo vai ter igreja


Fátima Mariano</B>

Zona da Expo vai ter igreja

Osonho há muito acalentado pelos paroquianos do Parque das Nações de ter um templo próprio ficou ontem mais próximo da realidade com a apresentação dos primeiros esboços da futura Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. A apresentação decorreu na Torre Vasco da Gama, durante um almoço que contou com a presença de cerca de 200 fiéis, dos representantes do gabinete de arquitectura responsável pela concepção do projecto e do presidente da Câmara de Loures.

A primeira pedra do novo espaço religioso - a construir num terreno situado na zona Norte do Parque das Nações, junto à ponte Vasco da Gama - só será lançada em 2009. A obra, orçada em cerca de 4,5 milhões de euros, deverá estar concluída em 2013, adiantou o padre Paulo Franco, responsável pela paróquia.

Na igreja - que terá uma torre sineira com 42 metros de altura e capacidade para acolher 620 fiéis sentados - existirá uma sala interior, com uma parede em vidro e saída de som, que permitirá aos paroquianos assistirem à missa acompanhados pelos filhos pequenos. "Muitas vezes, os fiéis não vêm à missa porque temem que os filhos desestabilizem a tranquilidade necessária. Com este espaço, o problema deixará de existir", explicou o pároco.

Serão igualmente construídas capelas mortuárias, um cartório, um auditório polivalente, um centro pastoral, uma residência paroquial (com três quartos, sala comum e de trabalho e cozinha com sala de jantar incorporada) e a sede do agrupamento 1100 do Corpo Nacional de Escutas. Uma vez que a construção do novo complexo religioso vai exigir um "grande" esforço financeiro por parte da paróquia, foi pensada uma forma de o projecto se auto-financiar parcialmente. "Decidimos construir um parque de estacionamento subterrâneo, com capacidade para 140 viaturas, e uma zona comercial, com restaurante, café, esplanada e loja, que serão concessionados", acrescentou o pároco.

Templos provisórios

Desde que a paróquia foi criada, em Julho de 2003, que o culto religioso tem sido praticado numa loja, no Pátio dos Corvos, "demasiado pequena para acolher todos os fiéis", explicou, ao JN, Vítor Gil, um dos principais dinamizadores deste projecto. Tanto assim é que a missa de domingo passou a ser celebrada na Escola Básica Integrada Vasco da Gama, que "cede gentilmente" as instalações".

O problema ficará parcialmente resolvido a partir do próximo mês, quando estiver a funcionar um espaço litúrgico temporário, perto do local onde será construída a igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Trata-se de um pavilhão pré-fabricado, com uma área de 700 metros quadrados e capacidade para 200 pessoas sentadas. A inauguração está marcada para 9 de Abril, domingo de Ramos.

Uma vez desocupada a loja, poderá ser vendida ou arrendada, de modo a angariar verbas para pagar a nova igreja.
in JN
Cidade_Branca no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2007, 02:47 AM   #3
Phobos
Registered User
 
Phobos's Avatar
 
Join Date: Sep 2003
Location: Porto,Portugal-EU(currently living in Brazil)
Posts: 9,192
Likes (Received): 53

A julgar pelo render não parece má.Fiquei curioso para saber o que seriam aquelas duas coisas agarradas dos dois lados do corpo da igreja.
__________________
████
████
Europe:many countries,only one nation.
http://europa.eu/
Phobos no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2007, 04:03 AM   #4
Cidade_Branca
Architect
 
Cidade_Branca's Avatar
 
Join Date: Jul 2004
Posts: 4,233
Likes (Received): 12

Nao ha mais informacoes sobre o atelier que projectou esta igreja. Se eu soubesse o nome do atelier dava para ver se tem ou nao site.
Cidade_Branca no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2007, 11:24 AM   #5
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 80,228
Likes (Received): 832

É aquela parecida à de linda a velha não é ma .... mas mesmo assim.
__________________
::: Portuguese Forum :::

The Latest Photo Reports: Porto Alto :: Aveiras de Cima :: Rio Maior :: Marinhas do Sal :: Santa Comba Dão :: Tondela


Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2007, 02:43 PM   #6
PedroGabriel
BANNED
 
Join Date: Feb 2007
Location: Póvoa de Varzim
Posts: 5,867
Likes (Received): 1

no me gusta.
PedroGabriel no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2007, 02:49 PM   #7
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

k beleza tenho uma fritadeira pas batatas fritas parecida...

Last edited by Arpels; August 16th, 2007 at 08:40 PM.
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2007, 08:19 PM   #8
tuga14
_tuga14_
 
tuga14's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Location: Portugal
Posts: 4,266
Likes (Received): 80

essa parte cilindrica parece me a nova basilica de Fátima...
tuga14 no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2007, 08:23 PM   #9
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,713
Likes (Received): 21

nada de especial.
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2007, 08:14 PM   #10
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!
 
pedrodepinto's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: Lisbon
Posts: 28,866
Likes (Received): 264

Quote:
Originally Posted by fred_mendonca View Post
nada de especial.
Mesmo assim não me desagrada !
pedrodepinto no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2007, 08:20 PM   #11
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,713
Likes (Received): 21

É um projecto, como muitos outros!
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2007, 11:13 PM   #12
Reflex
cenas...
 
Reflex's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Lisboa
Posts: 29,704
Likes (Received): 145

Mais um deposito de agua?
__________________
"Not knowing it was impossible, he did it."
Reflex no está en línea   Reply With Quote
Old August 18th, 2007, 12:56 AM   #13
daniel322
Registered User
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 20,841
Likes (Received): 311

Quote:
Originally Posted by Arpels View Post
k beleza tenho uma fritadeira pas batatas fritas parecida...
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old August 18th, 2007, 11:08 PM   #14
Mr Strangelet
BANIDO
 
Join Date: Mar 2007
Posts: 2,183
Likes (Received): 1



Este render é parecido com o de cima, mas tem mais alguma cor
Mr Strangelet no está en línea   Reply With Quote
Old August 19th, 2007, 12:16 AM   #15
snitrom
Registered User
 
snitrom's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Toronto
Posts: 658
Likes (Received): 0

Mas para quê mais igrejas se as que já existem estão às moscas? Nem eu que sou cristão vou à missa, quanto mais a maioria da população que nem sabe o que é! Mais valia fazer um centro de escutas, apoio à terceira idade, etc, serviços de apoio. Agora mais igrejas...
snitrom no está en línea   Reply With Quote
Old August 19th, 2007, 12:44 AM   #16
Mr Strangelet
BANIDO
 
Join Date: Mar 2007
Posts: 2,183
Likes (Received): 1

E isto é só a Igreja, ainda falta a Catedral do Parque das Nações!!!
Mr Strangelet no está en línea   Reply With Quote
Old August 19th, 2007, 12:58 AM   #17
snitrom
Registered User
 
snitrom's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Toronto
Posts: 658
Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Mr Strangelet View Post
E isto é só a Igreja, ainda falta a Catedral do Parque das Nações!!!

Tanto dinheiro votado fora... podia ser aplicado em bairros sociais, ajuda comunitária. Ou então recuperar tanta igreja portuguesa abandonada...
snitrom no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2007, 01:29 AM   #18
Mr Strangelet
BANIDO
 
Join Date: Mar 2007
Posts: 2,183
Likes (Received): 1

Como por exemplo a igreja do marco de canaveses que está deixada ao abandono...
Mr Strangelet no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2007, 07:00 PM   #19
Eduarqui
Eduarqui
 
Join Date: Jul 2006
Location: Rio de Janeiro
Posts: 2,077
Likes (Received): 1396

Marco de Canaveses ? Se não estou enganado, é bem perto de onde nasceu a cantora Carmen Miranda, que veio com toda a sua família para o Brasil em 1909 ... há imagens desta igreja em algum tópico ?
Eduarqui no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2007, 07:41 PM   #20
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

é sim Eduardo, Carmen Miranda nasceu numa freguesia da Várzea da Ovelha no concelho de Marco de Canaveses, não sei se ha algum thread com a igreja mas se é a igreja de Santa Maria do arquitecto Siza Vieira de uma espreitadela nesse site que ela esta la http://arquitecturafotos.blogspot.co...za-vieira.html
Arpels no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 02:41 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu