daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Projectos



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old September 5th, 2012, 04:41 PM   #1
fidalgo
the mitty
 
fidalgo's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Setuþalmela
Posts: 6,878
Likes (Received): 10509

Cidade do futebol no Jamor

Projecto “Cidade do Futebol” da FPF custará dez milhões de euros


Quote:
É um sonho de há muitos anos e que deverá tornar-se uma realidade em 2015. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, apresentou nesta quarta-feira os detalhes do projecto “Cidade do Futebol”, que será construído no Vale do Jamor, em Oeiras, junto ao Estádio Nacional. A estrutura deverá estar pronta em 2015 e será utilizada pelas selecções nacionais.

O investimento global para passar o projecto do papel para a realidade será de dez milhões de euros, revelou Fernando Gomes. A FPF já garantiu 40% desse montante, assegurou o dirigente federativo. A UEFA fará uma comparticipação de cerca de três milhões e a FIFA contribuirá com uma verba a rondar o milhão de euros.

O projecto da “Cidade do Futebol” prevê a implantação em dois núcleos: o primeiro reservado ao futebol profissional e o segundo vocacionado para as selecções jovens e femininas. No primeiro núcleo está prevista a construção de um campo principal, com uma bancada para mil espectadores, e ainda dois campos de treino e um campo de treino para guarda-redes. O segundo núcleo terá dois campos de futebol.

O arquitecto responsável pelo projecto disse ainda que a adjudicação das obras está prevista para Janeiro de 2014 e a sua conclusão no prazo de 18 meses.

“Queremos captar investimento privado, nos sectores da hotelaria e da restauração, e assim criar empregos directos e indirectos”, sublinhou o ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, também presente na cerimónia.
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1561800

Cidade do Futebol custará 10 milhões de euros

Quote:
A Cidade do Futebol, um projeto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que corresponde à antiga Casa das Seleções, vai nascer em 2014 e custará 10 milhões de euros, 40 por cento dos quais estão já assegurados pelas comparticipações da UEFA (3 milhões) e da FIFA (um milhão), segundo revelou hoje, na apresentação da maqueta, Fernando Gomes, presidente federativo, que teve a seu lado Miguel Relvas, ministro da presidência.

A autoria do projeto é do arquiteto José Paradela, que tem delineado para o Alto da Boa Viagem, no Vale do Jamor, dois núcelos, o primeiro dos quais engloba um estádio com bancada para mil espectadores, três campos de treinos, a futura sede da Federação e ainda um edifício de apoio. O segundo vai incluir dois campos de treino, um pavilhão multiusos e ainda duas unidades hoteleiras.

O investimento na Cidade do Futebol está avaliado em 10 milhões de euros e Fernando Gomes já garantiu 40% desse montante junto da UEFA e da FIFA, para conseguir a restante fatia a FPF vai não só recorrer ao seu "pé de meia" como candidatar-se a fundos comunitários, acrescentando ainda ao bolo as receitas dos jogos particulares da seleção A dos próximos anos.

O caderno de encargos do projeto vai ser entregue até Dezembro de 2013, em Janeiro de 2014 será feira a adjudicação da obra, prevendo-se a conclusão da mesma no prazo de 18 meses, ou seja, em Julho de 2015.
http://www.ojogo.pt/Internacional/Se...ent_id=2753338

UEFA e FIFA pagam 40 por cento da «Cidade do Futebol»

Quote:










As seleções nacionais e a Federação Portuguesa de Futebol passarão a viver e trabalhar no Jamor, em Oeiras, a partir de meados de 2015. A «Cidade do Futebol» custará dez milhões de euros e 40 por cento do financiamento virá de UEFA e FIFA. Fernando Gomes, presidente da FPF, e Miguel Relvas, ministro-adjunto, assinaram esta quarta-feira o protocolo que dá início ao projeto.

De acordo com o que foi o revelado pelo presidente da FPF, o projeto custará dez milhões de euros. A UEFA aceitou comparticipar em cerca de três milhões de euros. A FIFA dará um milhão de euros. O restante será conseguido através de candidaturas do munícipio de Oeiras a fundos comunitários de reabilitação para o «Alto da Boa Viagem» e das receitas dos jogos particulares da seleção, nas próximas duas épocas. «Esta é uma forma de dar sentido adicional a esses jogos, tantas vezes mal compreendidos. Uma Federação transparente revela onde aplica as suas receitas. No nosso caso elas serão aplicadas aqui, ao serviço das próxmas gerações», afirmou Fernando Gomes.

O arquiteto responsável pelo projecto, José Paradela, explicou durante a cerimónia que a «Cidade do Futebol» terá dois núcleos.

O maior ficará situado no «Alto da Boa Viagem» (nas traseiras da tribuna de honra do Estádio Nacional, do lado direito de que desce do Jamor). Aí existirá a nova sede da Federação (que deixa o centro de Lisboa), um campo com uma bancada para mil espectadores, dois campos relvados e uma área para treino de guarda-redes, além de um edifício de apoio técnico.

O segundo núcleo será mais pequeno e servirá seleções jovens, futebol feminino, futsal e futebol de praia. Terá dois campos de treino e um edifício de apoio. Ficará em outro local do Centro Desportivo Nacional do Jamor.

A assinatura do protocolo entre federação e governo foi o resultado de oito meses de conversas. Seguir-se-á o processo de licenciamento. As obras têm início previsto para Janeiro de 2014 e deverão estar concluídas «dezoito meses depois», segundo José Paradela.

Adeus a Sintra

A «Cidade do Futebol» é o projeto que sucede à «Casa das Seleções», muitas vezes prometida na direção de Gilberto Madail, presente na cerimónia. Sintra chegou a ser o destino escolhido, mas federação e governo entenderam que nas atuais condições não existia capacidade financeira para obra de semelhante envergadura (custaria cerca de 30 milhões de euros e teria um hotel). Fernando Seara, presidente da Câmara Municipal de Sintra, ouviu Fernando Gomes agradeceu-lhe a compreensão pela mudança e a visão. Mas, disse, «o mundo mudou» e o presidente da FPF não esconde que é «entusiasta» deste novo projeto. Mais pequeno, mais barato, mais adaptado à realidade.

Miguel Relvas também sublinhou a necessidade de o futebol ter um centro de alto rendimento. Pela importância social que possui e pelos resultados dos últimos anos (o ministro quis salientar a excelência do nosso futebol e referiu-se a Portugal como «quinta seleção do mundo»; pecou por defeito: duas horas antes o novo ranking da FIFA colocara Portugal na quarta posição).

No dia em que fazia anos (algo que foi revelado por Fernando Gomes), o ministro desejou que o Jamor seja «cada vez mais um espaço que as famílias da área metropolitana de Lisboa escolhem para lazer desportivo».

Na cerimónia, que decorreu na tribuna de honra do Estádio nacional, estiveram presentes representantes de clubes, sócios da Federação e diversos responsáveis da direção federativa.
http://www.maisfutebol.iol.pt/selecc...2593-1194.html
Video RTP
fidalgo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old September 5th, 2012, 05:03 PM   #2
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 94,646
Likes (Received): 3957

Fico muito contente. Melhorar o que está lá é imperativo
__________________
:::
To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.
:::


The Latest Photo Reports: ::
To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.
::


Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 05:21 PM   #3
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,690
Likes (Received): 32

É uma boa notícia.

Fica localizada num dos parques de estacionamento, um pouco acima dos terenos onde irá ser contruída a nova urbanização.
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 05:22 PM   #4
Lino
'tou na lua...
 
Lino's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Coimbra
Posts: 34,549
Likes (Received): 2942

bom para o Jamor, mas porque não uma cidade desportiva que abranja tb atletismo, rugby e etc?
__________________
Coimbra tem mais encanto na hora da... chegada!

To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.
Lino no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 05:25 PM   #5
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,690
Likes (Received): 32

Já existem infraestruturas para essas modalidades no Jamor. Até há uma nave coberta para o atletismo.
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 05:45 PM   #6
jpfg
( ͠° ͟ʖ ͡°)
 
jpfg's Avatar
 
Join Date: May 2008
Location: Lisboa
Posts: 4,089
Likes (Received): 1356

Isso não é no mesmo sítio onde se pretendia fazer uns equipamentos para o Estoril Open (que até foram anunciados há uns poucos meses atrás)?
jpfg no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 08:27 PM   #7
Cbr Domes
BANNED
 
Join Date: Mar 2012
Location: Coimbra, Troika State
Posts: 5,223
Likes (Received): 1507

Nao li tudo.. nao vao fazer nada no Estadio Nacional?
Cbr Domes no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 08:29 PM   #8
PortoNuts
Registered User
 
PortoNuts's Avatar
 
Join Date: Apr 2008
Location: Porto
Posts: 21,933
Likes (Received): 2578

Boa notícia para o Jamor. Então já não vão precisar de ir para Alcochete.
__________________
Got one head for money and one head for sin..
PortoNuts no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 08:47 PM   #9
fidalgo
the mitty
 
fidalgo's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Setuþalmela
Posts: 6,878
Likes (Received): 10509

Quote:
Originally Posted by PortoNuts View Post
Boa notícia para o Jamor. Então já não vão precisar de ir para Alcochete.
Alcochete? que me lembre foi só aquando do euro'04
ultimamente têm ido é para Obidos
fidalgo no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 08:47 PM   #10
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,690
Likes (Received): 32

Quote:
Originally Posted by jpfg View Post
Isso não é no mesmo sítio onde se pretendia fazer uns equipamentos para o Estoril Open (que até foram anunciados há uns poucos meses atrás)?
Esse projecto do João Lagos fica junto à Praça da Maratona. Mas não tem nada a ver com este.

O que acontece é que junto ao terreno onde supostamente isto vai ser edificado está projectado um pavilhão multiusos da autoria do Taveira. E chegou-se a falar que poderia acolher o Estoril Open. Mas se o projecto do João Lagos se realizar penso que não faz sentido construir o outro pavilhão multiusos.
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 08:50 PM   #11
PortoNuts
Registered User
 
PortoNuts's Avatar
 
Join Date: Apr 2008
Location: Porto
Posts: 21,933
Likes (Received): 2578

Quote:
Originally Posted by fidalgo View Post
Alcochete? que me lembre foi só aquando do euro'04
ultimamente têm ido é para Obidos
Tens razão. Mas associo sempre Selecção Nacional a Alcochete.
__________________
Got one head for money and one head for sin..
PortoNuts no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 09:29 PM   #12
traveler
Registered User
 
Join Date: Jun 2005
Posts: 8,912
Likes (Received): 279

E' um plano mediocre para o jamor. Era, melhor gastar dinheiro num novo estadio e de construir equipamento e predios de grande pontacial para atrair grande eventos!
__________________
florida . Biarritz .Esposende
traveler no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 09:48 PM   #13
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,690
Likes (Received): 32

Mais em baixo vão construir um pavilhão multiusos, 2 hotéis, torres de habitação, escritórios e comércio.
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 09:50 PM   #14
Luís Raposo Alves
Registered User
 
Luís Raposo Alves's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: LX
Posts: 11,617
Likes (Received): 1779

muito bom! vai ficar onde, mesmo? podem representar numa vista aérea?
__________________
A L F A M A C A S T E L O S É G R A Ç A S Ã O V I C E N T E B A I X A M O U R A R I A B I C A C H I A D O B A I R R O A L T O
Luís Raposo Alves no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 10:14 PM   #15
traveler
Registered User
 
Join Date: Jun 2005
Posts: 8,912
Likes (Received): 279

Quote:
Originally Posted by fred_mendonca View Post
Mais em baixo vão construir um pavilhão multiusos, 2 hotéis, torres de habitação, escritórios e comércio.
E' bom mas nao vai ser muito grande para atrair Sports internacional e de grande qualidade para trazer dinheiro. Bom e' melhor que nada!
__________________
florida . Biarritz .Esposende
traveler no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 10:26 PM   #16
Zurb
Registered User
 
Join Date: Jun 2009
Location: Lisboa
Posts: 365
Likes (Received): 23

pensava que a selecção já tinha inúmeras casas, tendo em conta os centros de estágio que se foram construindo ao longo do país, para concentrar a seleção antes dos grandes eventos.

é só desperdício de dinheiros públicos, e é por isso que o contribuinte tem cada vez mais moral para fugir aos impostos
Zurb no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 11:12 PM   #17
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,690
Likes (Received): 32

Quote:
Originally Posted by traveler View Post
E' bom mas nao vai ser muito grande para atrair Sports internacional e de grande qualidade para trazer dinheiro. Bom e' melhor que nada!
Mas quais Sports internacional o que. O complexo é para as selecções de futebol de Portugal.
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2012, 11:17 PM   #18
alentejolover
Cidade-Museu
 
alentejolover's Avatar
 
Join Date: Jun 2007
Location: Evora-World Heritage Site since 1986
Posts: 18,271
Likes (Received): 1090

Agora o Reinaldo já fica contente
__________________
Évora - 30 anos como Património Mundial
alentejolover no está en línea   Reply With Quote
Old September 6th, 2012, 12:40 AM   #19
traveler
Registered User
 
Join Date: Jun 2005
Posts: 8,912
Likes (Received): 279

Quote:
Originally Posted by fred_mendonca View Post
Mas quais Sports internacional o que. O complexo é para as selecções de futebol de Portugal.
Mas se eu vou comecar a gastar dinheiro num novo «Cidade do Futebol» entao e' melhor de construir um novo estadio no jamor e outros complexo de esporto de grande qualidade para suportar eventos internacionais. Mas como eu penso como um Americano agente aki sempre pensamos como ganhar dinheiro no Sports.
__________________
florida . Biarritz .Esposende
traveler no está en línea   Reply With Quote
Old September 6th, 2012, 12:45 AM   #20
Luís Raposo Alves
Registered User
 
Luís Raposo Alves's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: LX
Posts: 11,617
Likes (Received): 1779

novo estádio?! deves estar a brincar, não?

outros complexos de desporto? muitos já existem e outros estão em construção.

olha, aconselho-te a visitar primeiro o jamor...
__________________
A L F A M A C A S T E L O S É G R A Ç A S Ã O V I C E N T E B A I X A M O U R A R I A B I C A C H I A D O B A I R R O A L T O
Luís Raposo Alves no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Related topics on SkyscraperCity


All times are GMT +2. The time now is 08:21 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2016, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2016 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2016 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu