search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Projectos



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old May 1st, 2016, 04:44 PM   #1
ERVATUGA
- Take it easy -
 
ERVATUGA's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Shéol
Posts: 27,149
Likes (Received): 11345

Lisboa | Novo edifício do Hospital CUF Descobertas

Lisboa | Novo edifício do Hospital CUF Descobertas
__________________
- Please, be Happy -
ERVATUGA no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old May 1st, 2016, 04:46 PM   #2
ERVATUGA
- Take it easy -
 
ERVATUGA's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Shéol
Posts: 27,149
Likes (Received): 11345

O novo hospital CUF Descobertas começa agora

Em Maio, arranca a construção do novo edifício hospitalar da CUF Descobertas, no Parque das Nações. O investimento é de €50 milhões. Em 2021, todas as instalações estarão operacionais

O Hospital CUF Descobertas, da José de Mello Saúde, prepara-se para crescer muito nos próximos anos. Em Maio, começa a ser construído um novo edifício que permitirá desenvolver e aprofundar as especialidades do hospital, renovar o serviço de urgência, e ainda permitir a formação de futuros médicos. Depois, o edifício já existente será sujeito a obras de ampliação. Todas estas apostas contam com a instalação de avançados meios tecnológicos.

O investimento no hospital que se situa no Parque das Nações é de €50 milhões e arranca 15 anos depois da inauguração do CUF Descobertas. Em 2017, começará a funcionar o novo edifício e em 2021, o novo Hospital CUF Descobertas, com obras de ampliação completas nas actuais instalações, estará totalmente operacional.

A José de Mello Saúde pretende desenvolver e aprofundar as especialidades do seu hospital. No novo edifício, existe um especial enfoque na ortopedia, ginecologia-obstetrícia, imunoalergologia, oftalmologia e dermatologia. Outra especialidade que será reforçada é a geriatria: a ideia é servir os doentes durante "todas as etapas da vida", garante a empresa. A oncologia será tratada de forma transversal em todas as especialidades e está prevista a instalação de um Hospital de Dia Oncológico.


Como será organizado o novo edifício?

A partir de Maio, arrancam as obras de construção do novo edifício do CUF Descobertas. Aqui, encontram-se sete pisos dedicados a diferentes áreas.

O piso -1 será um centro de Ortopedia. Aqui, estão as áreas assistenciais e de tratamento em ambulatório (a doentes não acamados ou internados). Dedicam-se ainda ao estudo das doenças de músculos e esqueleto, com recurso a instalações especializadas como um laboratório de marcha ou uma sala de radioscopia dedicada. Em vez de 10, existirão 20 gabinetes de consultas para sete subespecialidades.

O piso 0 dedica-se ao "conhecimento" e reflecte a maior aposta nas áreas de investigação, ensino e formação. Aqui pratica-se a parceria com a Nova Medical School, com aulas de ensino pré-graduado no Mestrado em Medicina e a "eventual responsabilidade ou regência de algumas cadeiras". A área da investigação passa por aqui: o hospital quer acolher ensaios clínicos. No novo edifício, será ainda construído um auditório para 150 pessoas onde se realizarão conferências, formações, e se transmitirão ao vivo cirurgias e procedimentos realizados em qualquer parte do mundo. Ao dispor, há ainda uma biblioteca digital.

Continuando a subir, o piso 1 é o Centro da Mulher, com espaços dedicados às grávidas, como uma sala para a monitorização fetal e um espaço para ecografia e exames invasivos. Tanto as grávidas de alto risco obstétrico como as doentes oncológicas terão melhores condições de tratamento. Aqui há uma ligação directa à maternidade. Neste piso, encontram-se ainda vários gabinetes de diversas especialidades médicas.

O piso 2 é destinado às crianças e adolescentes, apostando nos cuidados de ortopedia infantil e cardiologia pediátrica. Contudo, a urgência pediátrica mantém-se no edifício já existente.

O terceiro andar é para as doenças respiratórias. O CUF Descobertas acumula aqui as especialidades de otorrinolaringologia (com salas dedicadas à audiologia, audiometria e vertigem, a mais), de imunoalergologia, de pneumologia, um laboratório para a função respiratória e um Hospital de Dia Médico, para prestar cuidados em ambulatório.

Avançando para o quarto piso, encontraremos um Centro de Oftalmologia, que quer juntar todas as fases e processos relacionados com as consultas, os meios auxiliares de diagnóstico e de tratamento e procedimentos cirúrgicos. Há duas áreas diferentes, uma infantil e outra para adultos. O CUF Descobertas também quer apostar mais nas especialidades de oftalmologia oncológica e óculo-plástica.

O piso 5 será um Centro de Dermatologia. Envolve as especialidades de cirurgia maxilo-facial, cirurgia plástica e dermatologia. Encontram-se aqui os cuidados pós-operatórios e estão disponíveis tratamentos diferentes, seja a patologias ou de estética. Estes últimos englobam desde transplantes de cabelo a peelings. Aqui existirá uma sala para estudos clínicos.

E como ficará o edifício actual?

No edifício actualmente existente, as obras ocorrerão entre 2017 a 2021. A área da urgência vai duplicar, tanto quanto à geral como à pediátrica. Serão instalados mais gabinetes médicos e salas de tratamentos no piso 0. Aqui, será erguido um novo Centro de Oncologia, com um Hospital de Dia e um espaço dedicado ao desenvolvimento de ensaios clínicos.

O primeiro andar do actual edifício será apenas cirúrgico e receberá tecnologia de vanguarda. Duas das dez salas de cirurgia podem ser salas "híbridas" ou de robô. Cria-se ainda uma nova área de transfer e uma sala de recobro dedicada às crianças. Neste piso, está disponível ainda uma unidade de cirurgia ambulatória.

Fonte: http://www.sabado.pt/ciencia___saude...eca_agora.html
__________________
- Please, be Happy -
ERVATUGA no está en línea   Reply With Quote
Old May 1st, 2016, 04:47 PM   #3
ERVATUGA
- Take it easy -
 
ERVATUGA's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Shéol
Posts: 27,149
Likes (Received): 11345

Quote:
Originally Posted by Marco Bruno View Post
Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Pela foto parece que é aqui:

https://www.google.pt/maps/@38.75803...1!1e3?hl=pt-PT

O projeto do Taveira para essa zona já se foi.
Quote:
Originally Posted by ERVATUGA View Post


Sim, vai ser no parque de estacionamento.
__________________
- Please, be Happy -
ERVATUGA no está en línea   Reply With Quote
Old May 1st, 2016, 11:10 PM   #4
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 97,460
Likes (Received): 4632

Muito bem
__________________
:::
To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.
:::


The Latest Photo Reports: ::
To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.
::
To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.


Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Related topics on SkyscraperCity


All times are GMT +2. The time now is 04:10 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2016, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2016 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2016 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu