daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste > Notícias da Região

Reply

Thread Tools
Old May 7th, 2008, 06:59 AM   #1
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 767

Goiânia: Bosque dos Buritis será entregue dia 30 com cara nova.

Um dos principais cartões postais de Goiânia está de cara nova. O Bosque dos Buritis, que vem passando por um trabalho de revitalização desenvolvido pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) desde julho do ano passado, deverá ser entregue completamente reformulado à população no dia 30 de maio. As obras, que consumiram cerca de R$ 1,6 milhão, trazem muitas novidades para os freqüentadores, que agora poderão visualizar melhor o parque durante o dia, graças à retirada de obstáculos e às intervenções que facilitam a percepção de todo o espaço, e usufruir da área no período noturno, em função da iluminação especial que foi implantada. Além dos benefícios visíveis, percebidos na obra física, a população ganha mais qualidade de vida com a reforma da unidade de conservação.

Cada elemento do bosque - fauna, flora, recursos hídricos, equipamentos, iluminação, entre outros - foi tratado individual e coletivamente, de forma especial, garantindo harmonia ao ambiente. Agora, ao caminhar pela unidade de conservação, os visitantes poderão conhecer as espécies da fauna e da flora encontradas no local, graças às placas de orientação que identificam cada espécie. Além delas, foram instaladas também placas de sinalização, indicando onde o visitante está e quais os possíveis caminhos a partir daquele ponto. “Essa comunicação visual é importante para promover a integração do visitante com o bosque, que é ainda uma área de lazer ativo e contemplativo”, analisa a arquiteta e urbanista da Amma, Celina Fernandes, responsável pelo projeto de revitalização do novo Bosque dos Buritis.

Todos os lagos passaram por um processo de higienização, garantindo maior qualidade das águas. O terceiro lago, próximo à estação de ginástica, foi recuperado e já está cheio. A água dos lagos, antes bombeada, agora é captada da nascente do Clube dos Oficiais e passa pela roda d’água e a bica, instaladas durante a revitalização, promovendo, junto com os três novos jatos d’água do lago principal, a renovação e aeração (oxigenação) da água. “Além dos benefícios para a população, a fauna e a flora também ganham com as modificações. O foco do trabalho era resgatar e valorizar os pontos fortes do Bosque. Para isso, todos os elementos que poluíam a área foram removidos e agora ele pode ser melhor percebido. O resultado de todo o trabalho é, além do bem-estar, maior conforto visual e ambiental”, explica Celina Fernandes.

Para a prática de lazer contemplativo, foi construído um belvedere, de onde os visitantes podem apreciar a vista do bosque, e instalados vários bancos ao redor dos lagos e ao longo das pistas internas – feitos de concreto e madeira –, garantindo a integração dos equipamentos com o meio ambiente. Além disso, foi desenvolvido um projeto luminotécnico, que consiste na iluminação das trilhas internas, permitindo sua utilização no período noturno. O bosque, que antes ficava aberto aos visitantes até às 18h, agora deve ficar aberto até às 20h, para permitir que as pessoas que trabalham até tarde também desfrutem da unidade de conservação.

No caso da vegetação, um projeto de recomposição florística foi implantado pela Amma no bosque, através da substituição da leucenas (espécie invasora de árvore, que prolifera-se rapidamente e impede que outras espécies se reproduzam) por espécies nativas do cerrado. No total, cerca de 110 leucenas foram retiradas, dando a lugar a exemplares de pau d’oleo, ingá, ipê-amarelo, ipê-roxo, caraíba, paineira, madeira-nova, angico, aroeira, bálsamo, cagaita, jatobá, embaúba, nó-de-porco, entre outros. O plantio de mudas ocorreu não apenas nos locais onde houve onde houve substituição de leucenas, mas também em áreas do bosque que se encontravam degradadas. No total, 1.200 mudas foram plantadas.

Outra novidade é a transferência das lanchonetes e sede administrativa para uma área ao lado do Cento Livre de Artes, próximo à Rua 1, cedendo o lugar para o Espaço Alternativo. Esse espaço terá uso coletivo, para prática de atividades diversas. Em parceria com a Associação dos Orquidófilos e Associação dos Amigos do Bosque, foi desenvolvido ainda o projeto de um orquidário, que deverá ser implantado em breve, também ao lado do Centro Livre de Artes, onde estão concentrados o estacionamento, o Centro de Visitantes, o posto da Guarda Municipal e o Museu de Artes de Goiânia (MAG). O acesso a esse complexo será pela Rua 1, que teve a entrada revitalizada e valorizada.

“Do ponto de vista urbanístico, o Bosque dos Buritis desempenha um papel de extrema importância. É um bem que já faz parte da memória da cidade, existe desde o início de sua construção. A revitalização é, antes de tudo, um resgate da história de Goiânia. Além disso, a unidade de conservação, localizada no Centro da cidade, melhora o microclima da região, que é cercada de construções, e garante equilíbrio à cidade. A unidade de conservação proporciona aos freqüentadores maior contato com a natureza”, garante Celina.

http://www.goiania.go.gov.br/
WP Gyn está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 7th, 2008, 12:39 PM   #2
Carlosh2
BANNED

Likes (Received): 0

Mas o bosque sempre ficou aberto até as 20 horas, isso não é novo. Eu mesmo já fiquei muito lá até 20 horas.
Carlosh2 no está en línea   Reply With Quote
Old May 7th, 2008, 07:18 PM   #3
Cruvinel
Gyn Tônica

Likes (Received): 25

Parece ter ficado bom!
Cruvinel no está en línea   Reply With Quote
Old May 7th, 2008, 07:27 PM   #4
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

Likes (Received): 557

Ficou muito boa essa revitalização, GYN é show mesmo. Mas fugindo um pouco do assunto, alguém poderia me tirar uma dúvida: passei esse último feriado em Goiânia, minha irmã mora aí e me levou em vários lugares, estive no Flamboyant (um baita shopping aliás), tentamos entrar no Outback (mas a fila tava enorme) e ela me levou a um parque, do qual não me lembro o nome, em que centenas de macacos iam até as pessoas para comer pipoca, isso na rua, do lado das grades do parque. Me impressionei com a quantidade e com a tranquilidade dos bichos. Qual o nome desse lugar ??? Parabéns pela cidade, seguramente minha segunda capital em preferência.
Lucianors no está en línea   Reply With Quote
Old May 7th, 2008, 07:31 PM   #5
Carlosh2
BANNED

Tem muito lugar que tem macaco na cidade. Não sei te dizer qual parque é, pq vários tem macacos que comem picoca.
Old May 7th, 2008, 07:34 PM   #6
Carlosh2
BANNED

não é muito recomendado ficar dando picoca e doces pra macacos não. Tem varios deles com problemas dentários e outros pq isso.

Eles gostam de frutas, bananas, mamão, frutas nativas, etc.
Old May 7th, 2008, 07:35 PM   #7
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Likes (Received): 24

Você deve ter ido ao parque Areião. Lá é um dos parques onde mais se encontra macacos e onde se pode ter contato com eles. A entrada no local foi até impedida na época da epidemia de febre amarela.
Old May 7th, 2008, 07:35 PM   #8
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 767

Luciano pelas características deve ser o Parque Areião proximo ao Estádio do Goiás, creio eu que no Setor Pedro Ludovico.
WP Gyn está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 7th, 2008, 07:38 PM   #9
Carlosh2
BANNED

Uma vez eu fui atacado por um bando de macacos, não teve jeito, tive que entregar o meu salgado.
Old May 7th, 2008, 07:38 PM   #10
Carlosh2
BANNED

Pode ser o Jardim Botânico.
Old May 7th, 2008, 07:38 PM   #11
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Agora me lembrei de uma reportagem que a Globo News gravou em Goiânia, exatamente no Parque Areião, falando sobre a alimentação dos macacos.
Old May 7th, 2008, 07:40 PM   #12
Carlosh2
BANNED

Quote:
Originally Posted by LeoJr_GYN View Post
Agora me lembrei de uma reportagem que a Globo News gravou em Goiânia, exatamente no Parque Areião, falando sobre a alimentação dos macacos.
Já gravaram com os da UFG tb.
Old May 7th, 2008, 09:43 PM   #13
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

É Areião mesmo, quem vê aquilo no meio da cidade fica impressionado com a integração cidade/natureza, coisa que GYN e BH fazem muito bem. Outro parque que conheci foi o Vaca Brava, no setor Bueno, maravilhoso, muita gente caminhando e uns bares excelentes no entorno, tem um tal de Cabana`s que serve uma cerveja super gelada. GYN entra indiscutivelmente no meu Top 5 Brasil.
Old May 7th, 2008, 09:51 PM   #14
Carlosh2
BANNED

Hummmmm

BH tem um parque no pé daquela serra né?

Eu tenho vontade de conhecer o parque laje no Rio. O jardim botânico tb.
Old May 8th, 2008, 02:10 AM   #15
thiagomiau
Registered User

thiagomiau's Avatar

Deixa eu criar um pouco de inveja em vocês. Moro entre o Zoo e o Bosque hehehe
thiagomiau no está en línea   Reply With Quote
Old May 8th, 2008, 02:39 AM   #16
Enzo
Registered User

Likes (Received): 2876

Bosque do Buritis era cheio de gays fazendo pegacao, aquilo era um perigo, uma bagunca, ainda continua assim?
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old May 8th, 2008, 02:41 AM   #17
Rodrigo U.
Registered User

Likes (Received): 5

Ele fica muito feio com essas grades!Digo o mesmo do Areião!

O horto não tem como tirar poque é o zoo...,mas com a transferencia espero que tirem!
Rodrigo U. no está en línea   Reply With Quote
Old May 8th, 2008, 05:08 AM   #18
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Achei que o modelo das grades do Bosque dos Buritis melhorou muito. O anterior era feio e mal cuidado, mas o atual ficou bastante bonito, principalmente o portal de entrada. Os parques de Goiânia, tirando o Vaca Brava, possuem um vegetação muito densa e não podem ser abertos, pois se tornariam muito perigosos para que trafega nas calçadas.
Old May 8th, 2008, 02:03 PM   #19
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

Quote:
Originally Posted by Carlosh2 View Post
Hummmmm

BH tem um parque no pé daquela serra né?

Eu tenho vontade de conhecer o parque laje no Rio. O jardim botânico tb.
Sim, é o parque das Mangabeiras, que é muito lindo e gigante também, que pode ser visto do alto da Serra do Curral. O link abaixo mostra toda sua exuberância vista de cima, aliás, vale a pena conferir as belíssimas imagens neste thread, que já se tornou uma unanimidade do fórum Sudeste.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=621351

Reply

Thread Tools

Posting Rules