daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Projectos e construção > Lisboa

Lisboa Área Metropolitana de Lisboa


Reply

 
Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old May 9th, 2008, 04:01 AM   #1
Pelha
Olissiponensis User
 
Pelha's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Lisboa
Posts: 8,063
Likes (Received): 3

Lisboa | Museu do Oriente

Instalado junto ao Tejo, num edifício construído nos anos 40, património municipal, o edifício Pedro Álvares Cabral, construído para receber os Armazéns Frigoríficos do Porto de Lisboa e agora totalmente recuperado, este projecto da Fundação Oriente vai ocupar uma área de 15.500 metros quadrados, com seis pisos à superfície e uma cave. O edifício da zona portuária de Alcântara foi totalmente remodelado para acolher as várias componentes do museu, num projecto que ficou a cargo dos arquitectos Carrilho da Graça e Rui Francisco, com um pequeno jardim concebido por Gonçalo Ribeiro Telles.



Na cave, ficam instalados o centro de documentação (que pretende constituir uma referência na pesquisa de informação sobre a Ásia e as suas relações com Portugal) e uma cafetaria. Os três primeiros pisos são destinados às exposições, no terceiro piso ficam as reservas e áreas técnicas afectas ao acervo museológico e acima estão o centro de reuniões (com cinco salas), o auditório com 360 lugares e um restaurante com vista sobre o Tejo. Segundo Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente, os custos deste projecto situam-se entre os 25 milhões e os 30 milhões de euros.



O museu, que tem como directora Natália Correia Guedes, apresenta duas exposições de carácter mais longo - "Presença Portuguesa na Ásia" e "Deuses da Ásia" - e uma exposição temporária, "Máscaras da Ásia". A primeira exposição tem 1.400 peças alusivas à presença portuguesa no Oriente (essencialmente obras adquiridas pela Fundação ao longo de 20 anos) e a exposição "Deuses na Ásia" reúne 650 peças da colecção Kwok On (instrumentos musicais, marionetas, pinturas, porcelanas e lanternas, por exemplo).



A colecção Kwok On é constituída por mais de 13 mil peças de arte popular de toda a Ásia, que serão expostas em ciclos. Na galeria de exposições temporárias ficará durante seis meses a mostra "Máscaras da Ásia", composta por mais de 200 máscaras da Índia, Sri Lanka, Tailândia, China, Coreia e Japão. A partir de Setembro, haverá uma outra exposição temporária com obras de jovens pintores chineses. Nos primeiros dias, o Museu do Oriente vai apresentar uma peça musical desenvolvida pelo pianista Mário Laginha, que convidou alguns instrumentistas orientais (do Vietname, da Índia e do Japão) para o acompanharem.Música e danças tradicionais de Goa, música chinesa em instrumentos ocidentais e um espectáculo de marionetas também fazem parte do programa inaugural.



Uma parte do Monstra - Festival de Animação de Lisboa vai decorrer nas instalações do museu de 10 a 18 de Maio. Nos dois primeiros dias (10 e 11) será apresentada uma retrospectiva do japonês Osamu Tezuka. Do programa deste festival consta ainda um ciclo dedicado ao Oriente por cineastas do Ocidente. No início de Junho, o Museu do Oriente apresenta um espectáculo de teatro e outro de dança integrados no Alkantara Festival.



O Museu do Oriente tentou criar parcerias com eventos que já têm uma tradição na cidade, como é o caso destes festivais, apresentando "a componente oriental" das suas programações, segundo um responsável da Fundação Oriente.Para a programação do primeiro mês foi ainda anunciado um espectáculo com a fadista Ana Moura, no dia 17.



O Museu do Oriente tem também actividades lúdicas e pedagógicas, a cargo do Serviço Educativo, incluindo visitas guiadas gerais e temáticas. Estão previstos cursos de línguas orientais, workshops de yoga, de cozinha vietnamita ou de "chá com arte", a par de ateliers de pintura e caligrafia e de actividades para crianças. Nos primeiros dias, os mais novos podem aprender com elementos do grupo Ekvât, de música tradicional de Goa, passos de uma dança de curumbins e canções em concani (língua falada em Goa) ou ainda experimentar os trajes típicos.



O Museu do Oriente terá entrada gratuita nos dias 9, 10 e 11 para todos os eventos, excepto os concertos de Mário Laginha. Depois, o preço normal de entrada é de quatro euros, mas há descontos para jovens e idosos e há também bilhetes mais baratos para grupos e para famílias. O museu está aberto das 10:00 às 18:00, mas à sexta-feira prolonga o seu funcionamento até às 22:00, sendo a entrada gratuita neste horário. Às terças-feiras encerra.
__________________
1961/1962
Pelha no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old May 9th, 2008, 06:19 PM   #2
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 76,661
Likes (Received): 143

Foi um excelente aproveitamento
__________________
::: Portuguese Forum :::

The Latest Photo Reports: Aires


Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old May 9th, 2008, 06:27 PM   #3
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Moita
Posts: 52,624
Likes (Received): 3

ta bonito, apesar de ser contra a existencia de museu sim museu não, esta td tão disperso, cada vez mais, façam um mega museu...
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old May 9th, 2008, 10:13 PM   #4
_Rick_
Registered User
 
_Rick_'s Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Lisboa
Posts: 2,185
Likes (Received): 16

Concordo plenamente.

Espaços museológicos são sempre bons mas o número já começa a ser tão grande e a distribuição espacial já é tão diversa que os turistas acabam por não ir.

Além disso os custos também aumentam por ter tudo separado e as pessoas não estão para pagar tantas entradas.

Eu já tinha dado uma ideia noutro thread que era concluirem passo a passo (nem é preciso grandes pressas) o projecto do palácio da ajuda e transformar aquilo num mega centro musiológico.

Com tanto espaço era a questão de ter diversas alas com o seu tema (tal como o Hermitage em São Petersburgo).
_Rick_ no está en línea   Reply With Quote
Old May 9th, 2008, 10:19 PM   #5
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Moita
Posts: 52,624
Likes (Received): 3

exactamente
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old May 9th, 2008, 11:20 PM   #6
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 1,999
Likes (Received): 0











Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2008, 12:09 AM   #7
O Prof Godin
O Prof Godin
 
O Prof Godin's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Location: Coimbra
Posts: 6,768
Likes (Received): 2

…é…muito museu…
__________________
Curam habe de bono nomine: hoc enim magis permanebit, quam mille thesauri
pretiosi, e magni

É a própria vida que tem de mudar…

Crónicas de Coimbra,…país profundo…
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2008, 12:36 AM   #8
fred_mendonca
President and CEO
 
fred_mendonca's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Oeiras
Posts: 17,717
Likes (Received): 1

É bem aproveitado aquele edifício enorme que antes estava ali feito mono!
__________________
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2008, 04:18 AM   #9
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,288
Likes (Received): 1

a Colecção do Sr Carlos Monjardim é das maiores colecções da Europa.
~
ele é o Presidente da Fundação Oriente muito ligada ao partido Socialista
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2008, 01:03 PM   #10
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 76,661
Likes (Received): 143

Tenho que lá ir
__________________
::: Portuguese Forum :::

The Latest Photo Reports: Aires


Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2008, 05:02 PM   #11
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Moita
Posts: 52,624
Likes (Received): 3

tb quero ir ver a colecção parece fixe...
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old May 11th, 2008, 12:56 AM   #12
tuga14
_tuga14_
 
tuga14's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Location: Portugal
Posts: 4,176
Likes (Received): 6

Parece me interessante esse museu! Qual quer dia vou dar la uma escapadinha
tuga14 no está en línea   Reply With Quote
Old May 11th, 2008, 11:00 PM   #13
Bluesence
Registered User
 
Bluesence's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Barcelona
Posts: 3,792
Likes (Received): 4

Parece interessantíssimo!
__________________
Photo Threads:

Portugal
Bluesence no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2008, 01:30 AM   #14
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 1,999
Likes (Received): 0

Hoje falaram dele e mostraram imagens no final do telejornal da televisão espanhola (tve)!!
Coisa rara, muito rara. Quase nunca dizem nada de Portugal .

Realmente parece ser muito interessante. Já estou cheio de vontade de o ir ver (terei de esperar uns mesitos hehe)
Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2008, 01:50 AM   #15
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 1,999
Likes (Received): 0

Imagens 360º
Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old June 10th, 2008, 05:21 AM   #16
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 1,999
Likes (Received): 0

37 mil pessoas já conhecem o Museu do Oriente
2008-06-09


O Museu do Oriente assume-se como um dos espaços culturais de referência da cidade de Lisboa.


O Museu do Oriente superou todas as expectativas no primeiro mês de actividade, ao receber 37 mil visitantes, revelando-se, desde já, como um dos espaços culturais de referência da cidade de Lisboa.

As exposições permanentes e temporária – "Presença Portuguesa na Ásia", "Deuses da Ásia" e "Máscaras da Ásia" – lideram a lista de preferências, tendo sido visitadas por um total de 26.574 pessoas, desde a inauguração do Museu, a 9 de Maio.

No primeiro mês de actividade, mais de seis mil visitantes assistiram aos espectáculos no Auditório e o registo das actividades promovidas pelo Serviço Educativo ultrapassou os quatro mil participantes.

O Domingo surge como o dia da semana com maior afluência de visitantes e, a 10 de Maio, o primeiro Sábado após a abertura do Museu do Oriente, foi batido o recorde de entradas: perto de cinco mil.

O Museu do Oriente aposta no despertar da curiosidade de portugueses e estrangeiros em relação a culturas pouco conhecidas no Ocidente, apresentando uma programação abrangente e dinâmica.

Ciclos de cinema, espectáculos de música e dança e actividades lúdico-pedagógicas promovidas pelo Serviço Educativo, são algumas das sugestões do Museu do Oriente para ocupar os meses de Verão.

Entre as propostas disponibilizadas por este espaço de excelência no contexto cultural português, contam-se, ainda, as exposições permanentes, com núcleos de arte chinesa, indo-portuguesa, japonesa e timorense, testemunhos da relação entre Portugal e o Oriente, e a exposição temporária "Máscaras da Ásia".

O Museu do Oriente está aberto das 10h00 às 18h00, de Quarta a Segunda-feira, e às Sextas-feiras encerra às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00.

Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old June 10th, 2008, 12:25 PM   #17
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 76,661
Likes (Received): 143

praí 80% foi quando estava à borla
__________________
::: Portuguese Forum :::

The Latest Photo Reports: Aires


Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old June 10th, 2008, 07:39 PM   #18
pauloluso
Metro Lisboa
 
pauloluso's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Aldeia Galega, Costa Azul
Posts: 8,223
Likes (Received): 73

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
praí 80% foi quando estava à borla
Podes sempre ir a sexta-feira depois do trabalho. Pelos visto, vai continuar a ser gratuito neste periodo
pauloluso no está en línea   Reply With Quote
Old June 12th, 2008, 11:43 PM   #19
JohnnyMass
Whatever
 
JohnnyMass's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Location: Porto
Posts: 45,807
Likes (Received): 195

então? ainda ninguém lá foi? a mim não me vai escapar quando for aí abaixo!
__________________
Edit my Signature
JohnnyMass no está en línea   Reply With Quote
Old June 13th, 2008, 07:05 PM   #20
MarcoSousa
Registered User
 
MarcoSousa's Avatar
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,211
Likes (Received): 25

Já fui lá, esta muito bom. O espaço foi bem aproveitada.
MarcoSousa no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 05:05 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2013, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.1.2 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2013 DragonByte Technologies Ltd.
vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2013 DragonByte Technologies Ltd. (Resources saved on this page: MySQL 15.38%)

SkyscraperCity - In Urbanity We Trust

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu